Passeio Ecológico “Rio Pardo Vivo”


São Pedro dos Morrinhos - após algumas horas de barco, rio-pardenses realizam churrasco de confraternização

No dia 18 cerca de 30 pessoas distribuídas em 12 barcos percorreram aproximadamente 90 km do rio Pardo em seis horas de navegação.
Eles saíram do Clube Rio-pardense de Pesca – logo abaixo da represa Limoeira – e seguiram até São Pedro dos Morrinhos, distrito de Tambaú. O grupo saiu às 9h e retornaram por volta das 17h. Durante o percurso foram realizadas diversas paradas para registro e captação de imagens. Antes de retornar ao Clube de Pesca foi realizado um churrasco de confraternização no meio da mata nativa, próximo à cachoeira em São Pedro dos Morrinhos.
O Passeio Ecológico “Rio Pardo Vivo”, como é conhecido, é um evento idealizado por Felipe Quessada, atual diretor de Meio Ambiente do município, e está em sua 7ª edição.
Segundo informações de Quessada, este ano o passeio foi diferente dos anteriores em dois aspectos: número de pessoas e também a diversificação do público participante. “Procuramos levar este ano empresários, profissionais liberais, representantes da prefeitura e até crianças. A idéia foi fazer com que cada vez mais rio-pardenses conheçam a riqueza que é o rio. São inúmeras as pessoas que nascem e moram no município sem conhecer o potencial turístico e a beleza do rio Pardo”.
O percurso foi acompanhado por uma equipe da EPTV/São Carlos. O material colhido deverá ir ao ar ainda este mês como parte das comemorações dos 30 anos da emissora. Quessada contou que todo evento é colhido imagens de diversas partes do rio. “Disse que há trechos degradados, assoreados, de plantio, de criação de gado e também de preservação das margens”.
“Em uma das paradas encontramos um pescador de quase 90 anos que falou da importância de se preservar o rio e suas margens, e o que isso representaria para as próximas gerações. Foi uma verdadeira aula”.

Nenhum comentário: