Ano VII - Edição 160 - São José do Rio Pardo - SP - 27 de março de 2010

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Simão Pedro visita cidades da região

O deputado estadual Simão Pedro (PT) participou no final de semana de três atividades na região. Pela manhã, esteve na cidade de Mococa visitando o Lar dos Velhinhos “Dr. Adolfo Barreto”. A entidade recebeu por emenda do parlamentar recursos para aquisição de dois veículos zero quilômetro, uma perua Kombi e um Saveiro. Os veículos foram adquiridos no dia 17 de março, uma semana antes da visita do deputado.
Simão chegou por volta das 9h30 na entidade e foi recebido pela direção do Lar e por vários petistas mocoquenses. A presidente, Maria Lúcia Jerolinsky Pisani, agradeceu o empenho de Simão Pedro em contribuir com o “Lar dos Velhinhos” em seguida mostrou as dependências ao parlamentar.
A emenda, no valor de R$ 60 mil, atendeu a solicitação do Diretório do PT de Mococa, em ajudar o “Lar dos Velhinhos” e hoje, os dois veículos já estão sendo utilizados nas demandas diárias - transportes de equipamentos, mantimentos, doações e também idosos para atendimento médico, hospitalar.
Após a visita, o deputado se reuniu com os membros do seu partido para avaliar a atual conjuntura política nacional, estadual e municipal. Ele também falou de sua atuação como deputada na região e a parceria estabelecida com o deputado federal Paulo Teixeria, também do PT
Após o encontro, ele seguiu para Divinolânda para participar da posse da nova direção regional do PT. Seu novo coordenador é o vereador divinolandense Ismar Ernani, ele juntamente com seu vice, o rio-pardense Miguel Paião, ficará à frente da Macrorregião Mogiana por três anos. Ele foi eleito em novembro de 2009, em Casa Branca, através do Programa de Eleição Direta. Estiveram presentes à festa dirigentes partidários de várias cidades da região, dentre elas Santa Cruz das Palmeiras, São José do Rio Pardo, Casa Branca, Vargem Grande do Sul, Tapiratiba, Pinhal, entre outras.
Com o término do evento de posse, Simão seguiu para Vargem Grande do Sul, para ouvir reivindicações e se reunir com a militância local.

Entidades recebem 5 toneladas de alimentos do PAA

Muitas entidades estão sendo beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), implantando em São José do Rio Pardo por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Cooperativa Agropecuária de São José do Rio Pardo (COOPARDENSE).
Todas as terças-feiras, na Feira do Produtor, acontece a doação dos alimentos, entre os quais verduras, legumes e frutas diretamente dos pequenos produtores para as 33 entidades beneficentes e também Associações de Pais e Mestres de escolas do município. De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Ferreira, cerca de cinco toneladas de alimentos são doadas por semana através do PAA. “Boa parte destes alimentos, que antes da implantação do programa acabava perdida pelos produtores, agora beneficiam a merenda e também garantem a alimentação nas entidades”, disse.
O PAA é uma das ações do Governo Federal, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. Conforme explicou o presidente da COOPARDENSE, Tabajara de Campos Silva, não são apenas as APMs e entidades que são beneficiadas, mas principalmente os pequenos produtores. “Os pequenos agricultores que participam do programa estão muito satisfeitos. Além do incentivo financeiro, pois toda a produção é comprada pela CONAB, os produtores sabem que estão contribuindo para melhorar a alimentação de muita gente”, destacou.
A coordenadora da EMEB “Professora Zélia Maria Zanetti”, Maria Cristina Baizi Boaro destacou a importância da variedade de alimentos para a merenda dos alunos. “O PAA garante alimentos variados e de excelente qualidade para uma alimentação bem diversificada”.

Participe da Hora do Planeta

No sábado, 27 de março, entre 20h30 e 21h30 (hora de Brasília), o Brasil participa oficialmente da Hora do Planeta. Das moradias mais simples aos maiores monumentos, as luzes serão apagadas por uma hora, para mostrar aos líderes mundiais nossa preocupação com o aquecimento global.

A Hora do Planeta começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel, o Coliseu e a Times Square, além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização. Em 2010, com a sua participação, vamos fazer uma Hora do Planeta ainda mais fantástica!
Então não se esqueça, neste sábado, dia 27 de março, vamos apagar todas as luzes da nossa casa e ajudar o planeta!

Fonte: www.horadoplaneta.org.br/

Orquestra de Viola é a atração deste final de semana

A programação especial de aniversário de São José do Rio Pardo continua. A Casa de Cultura e Cidadania e o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) promovem neste sábado, 27, o show da Orquestra de Viola Caipira de Atibaia. O evento, considerado um dos mais aguardados pelo público, será realizado a partir das 20h30 no teatro de arena Epidauro (Praça Oliveiros Pinheiros, s/n – centro).
Fortemente engajada na divulgação da viola, a Orquestra de Viola Caipira de Atibaia, composta por 30 violeiros e regida por Agnaldo Villaça, conta com solistas, vozes solo e vozes em coral e tem em seu repertório musical, além da verdadeira música raiz, interpretações variadas de artistas que reinventaram a instrumento. Entre o repertório, composto por 68 músicas, estão “Menino da Porteira”, “Cabocla Teresa”, “Chico Mineiro”, “Triste Berrante”, “Trem do Pantanal” e “Comitiva Esperança”. Confira as demais atrações da programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DOS 145 ANOS DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO
Dia 25 de março - Apresentação de dança – “Mulheres: Todas, essas, outras...” (Grupo de Dança e Expressão do Teatro Pedro Ângelo Camin de Mococa) - Local: Teatro de Arena Epidauro, a partir das 20h

Dia 27 de março - Apresentação da Orquestra de Viola Caipira de Atibaia (realização Casa de Cultura e Cidadania, Prefeitura Muncipal/DEC) - Local: Teatro de Arena Epidauro, a partir das 20h30.

Dia 28 de março - “Programa Prefeitura no Bairro” - Local: bairro Domingos de Sylos, a partir das 9h.

Fest Notícia com Otávio Augusto & Gabriel; Ricardo & Eduardo; Ricardo & João Fernando e Sergio Santo - Local: Praça XV de Novembro, a partir das 19h30

Abril
Dia 01 - Programa “Prefeitura no Bairro”- Local: Fazenda Dalbon, a partir das 9h.

Dia 04 de abril - Apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo
Local: Teatro de Arena Epidauro, a partir das 20h.

Dia 11 de abril - Missa de Páscoa (realização Colégio Santa Inês e Prefeitura Municipal/DEC)
Local: Teatro de Arena Epidauro, a partir das 18h30.

Sebrae terá palestra sobre relacionamento com cliente

O Sebrae promoverá a palestra “Qualidade no Relacionamento com o Cliente”, que será realizada no dia 14 de abril, quarta-feira, às 19h30 na sede da Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo.
A palestra, gratuita, terá como conteúdo programático a discussão dos conceitos de qualidade e não qualidade; o que é gestão pela qualidade total, o papel das pessoas na qualidade e o atendimento aos clientes com foco na qualidade. Os interessados deverão procurar o Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor, à Rua José Andreoli, 132, centro, falar com Daniela e Alex, ou ainda pelos telefones 3682-9343 e 3682-9344. Vale lembrar que as pessoas que fizerem cadastro no Posto do Sebrae receberão a agenda bimestral de cursos e palestras, para maior comodidade, tudo gratuitamente.

Paulo Búfalo (PSOL) visita a cidade

No dia 20 de março, Paulo Búfalo, provável candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PSOL, esteve em São José do Rio Pardo conversando com o professor Fábio Missura. Búfalo, que já foi vereador na cidade de Campinas, disse estar percorrendo o estado junto com outros militantes para organizar o partido e fomentar as discussõe sobre as eleições deste ano. Durante a conversa, ele informou que este ano Heloisa Helena deixe de concorrer à cadeira do Palácio da Álvorada para disputar uma vaga no Senado. Com isso, o mais provável é que o seu partido apresente como candidato a Presidência da República Plínio de Arruda Sampaio.

ACI e SINCOPAR assinam convênio com a FEUC para concessão de bolsas

A Associação Comercial e Industrial (ACI) e o Sindicato do Comércio de São José do Rio Pardo e Região (Sincopar) celebraram esta semana convênio com a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) pelo qual a escola concede descontos na mensalidade de seus cursos de graduação aos associados das duas entidades, descendentes diretos, cônjuge e funcionários. Pelo documento, a FEUC concede “desconto no valor cheio das mensalidades” de acordo com uma tabela decrescente, que vai de 50% no primeiro semestre, caindo sucessivamente para 45% no segundo, 40% para o terceiro, 35% para o quarto, 30% para o quinto, e 25% a partir do sexto até o oitavo semestre. Da parte da ACI e do Sincopar, Cabe realizar a divulgação do objeto do contrato e enviar à FEUC a cada seis meses a listagem dos associados atualizada. Os atuais alunos da FEUC que preenchem as condições do convênio gozarão de seus benefícios de acordo com o semestre que estiverem cursando, não havendo retroatividade. A assinatura do convênio foi realizada na noite de terça-feira, 23, em reunião da qual participaram a diretora da FEUC, Isabela Bozzini e os presidentes da ACI, Izonel Tozini; e José Ibrahim Curi, presidente do Sincopar. Na ocasião, tanto Tozini como Ibrahim Cury manifestaram a intenção das entidades de manter estreitos laços com a FEUC, dando à escola superior mais antiga da cidade todo o apoio que estiver ao alcance. Isabela Bozzini acredita que a união de forças das entidades locais é imprescindível principalmente no momento em que o poder público municipal demonstra com clareza a intenção de criar novas condições de crescimento da faculdade.

Geraldão está órfão

Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

T
odos sabem sobre a triste notícia da morte do criador de quadrinhos que marcaram uma geração inteira no Brasil. Geraldão, Geraldinho, Casal Neuras, Los três Amigos, Dona Marta, Zé do Apocalipse, Cacique Jaraguá e tantos outros personagens que lidavam com o dia-a-dia das pessoas em situações lúdicas, abordando problemas cotidianos como drogas, solidão, violência urbana, neurose, etc., marcaram presença em espaços famosos como a Folha de São Paulo além de obras individuais. Los três Amigos foi construído em parceria com Jean e Angeli, outros grandes nomes do humor.
Seus primeiros trabalhos foram publicados no jornal Diário da Manhã em 1976, sendo que, já no ano seguinte ele recebeu prêmio das mãos de Jaguar, Millôr Fernandes, Henfil e Angeli, no salão de humor de Piracicaba. Desde cedo dava para saber a capacidade e a qualidade dos trabalhos de Glauco.
Também fez parte do elenco de redatores da TV Pirata e de infantis como TV Colosso, além de ser músico e curtir tocar um rock como hobby. Sua maior marca era o humor ácido, as piadas rápidas e inteligentes unindo a ingenuidade e malícia, além de traços limpos que colaboraram com a modernização do estilo de cartoons brasileiro (hoje algo difícil de encontrar nos quadrinhos – um grande nome para ser pesquisado por fãs desse tipo de arte é Dálcio).
Infelizmente, temos que dizer que perdemos um grande criador e artista de forma brutal. Estamos de luto não só pela morte de uma grande personalidade, mas principalmente pela ausência mórbida da falta de respeito entre seres humanos e do aumento da violência e banalização da vida. Fica aqui nossa homenagem e, tristemente anunciamos que Geraldão ficou órfão.

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Situada à entrada do Asilo Padre Euclides Carneiro, na Vila Pereira, está a Gruta de Nossa Senhora De Lourdes, que além de ser um ponto turístico de São José Do Rio Pardo também é um ambiente de fé e reflexão.
Sua inauguração ocorreu no dia 18 de maio de 1918 e contou com a presença de oitenta Filhas De Maria, conforme registram os jornais da época. Cogita-se que sua construção se justifica pelo fato de estarem acontecendo simultaneamente a primeira guerra mundial e uma epidemia de gripe em São José do Rio Pardo e o templo seria mais um local de orações e intenções. A construção da gruta se deu pela iniciativa da irmandade “Filhas de Maria” que foi também patrocinada pelo rev. Vigário Euclides Carneiro e que contou também com a colaboração do vice-prefeito capitão Antonio Ribeiro Nogueira na conclusão das obras.
No seu interior, todo revestido de pedras e com replicas de estatuetas, encontra-se uma fonte sob os pés da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, transmitindo uma sensação de paz e serenidade. Hoje o comportamento e as atitudes das pessoas são bem diferentes daqueles do começo do século xx, mais ainda hoje permanece o sentido religioso do recinto, além dele figurar como um importante elemento na paisagem turística rio-pardense.

No 1º turno?

De acordo com reportagem veiculada esta semana pelo portal estadao.com.br, o crescimento da pré-candidata do PT à presidência, Dilma Rousseff, “ante a estagnação de seu provável adversário”, José Serra (PSDB), “tem impressionado”, além do diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, a diretora do Ibope, Márcia Cavallari, e os diretores dos institutos Datafolha e Seunsus, respectivamente Mauro Paulino e Ricardo Guedes.
O diretor do Vox Populi considera a hipótese de que Dilma seja eleita presidente já no primeiro turno. Pela sua análise, a decisão da disputa presidencial será fortemente influenciada pela economia, que é, segundo Meira, o principal trunfo do Governo Lula. Outro aspecto decisivo, na avaliação dele, será o ideológico. Ele citou também como decisivo o tempo a ser ocupado pelos candidatos nos espaços gratuitos da TV.

Eu e o Futebol: Gols de Placa de Pelé


Emílio Antônio Duva

Visitei varias vezes na rua Javarí, no bairro da Moooca (SP) o Estádio Conde Rodofol Crespi (industrial italiano, benemérito juventino), pertencente ao patrimônio do Clube Atlético Juventus. Neste simpático estádio, hoje está erguido um busto-homenagem a Pelé (o maior atleta de todos os tempos), um cidadão do mundo com nome de Edson Arantes do Nascimento.
Pelé afirma que neste local fez o seu mais belo gol (na gloriosa carreira assinalou mais de mil e tantos gols). Foi no dia 2 de agosto de 1963 (meu querido amigo, e, santista Becão aniversaria neste dia. Salve Becão), o Santos enfrentava o Juventus, e a partida já estava 3 a 1 para o Peixe. O negão já tinha feito 2 gols, e mesmo assim a torcida grená, ainda pegava no seu pé. Aos 40 do segundo tempo, Pelé recebeu uma bola à meia altura da direita (Dorval), matou no peito e deu um, dois e três chapéus nos 3 zagueiros sucessivamente, pinta na frente do goleiro Mão de Onça, aplica-lhe outro chapéu, e finaliza de cabeça para as redes juventinas. Todos os presentes o aplaudiram o feito. Mas, infelizmente este jogo não foi filmado em videoteipe (processo pelo qual as produções da televisão eram registradas nessa fita magnética). Algumas fotos existem, e o próprio Pelé autorizou uma computação gráfica deste tento. No filme “Pelé Eterno”, pode-se imaginar, com a ajuda do vídeo, daquele momento. E no dia 5 de março de 1961, no Maracanã, pelo torneio Rio-São Paulo, o negão endoidou mais uma vez. Pegou uma bola no meio campo do Santos, driblou do ponta esquerda ao goleiro Castilho, do Fluminense, e empurrou a bola para as redes. O então jovem jornalista nascido em Tambaú, de nome Joelmir Beting, fazendo uma cobertura daquele jogo para o extinto jornal “O Esporte”, citou (e criou) que o fenomenal gol deveria ter uma placa no Maracanã. Daí então o significado do termo “gol de placa”. No que foi atendido tempos depois. E pasmem: a gravação daquele jogo, em fita celulose, desapareceu misteriosamente. Nem Sherlock Holmes, até hoje conseguiu descobrir o paradeiro de tal gravação. E mais uma vez... A computação gráfica. Coisas da bola, coisas da vida...

Prato do Dia: Canelone de berinjela

Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br

Ingredientes
2 berinjelas
2 colheres (sopa) de suco de limão
Sal, pimenta branca a gosto - quanto baste de pimenta-do-reino branca

Recheio
01 cebola picada
03 dentes de alho picados
01 xícara (chá) molho de tomate pronto
04 colheres (sopa) de azeite
200 g de patinho moído
100 g de pernil suíno moído

Molho
01 sache de molho de tomate pronto.
03 colheres de Azeite de Oliva
01 cebola picada – pedaços bem miudinhos
03 dentes de alho picados bem miudinhos
03 colheres de manjericão picado

Montagem
200 g queijo prato fatiado
200 g presunto cozido fatiado
Parmesão ralado agosto

Modo de preparar
Corte as berinjelas em fatias finas no sentido do comprimento.
A seguir, tempere com o suco de limão, sal e pimenta branca.
Coloque as fatias em um refratário, tampe e leve ao microondas
por 5 a 6 minutos na potência alta. Reserve.

Em seguida
Puxe a cebola e o alho no azeite até dourar.
Junte as carnes moídas e frite bem.
Coloque sal, pimenta e o molho de tomate – coloque também um pouco de água e deixe cozinhar
até que fique ligeiramente seco

Molho
Puxe no azeite a cebola e o alho até dourar ligeiramente
Junte o molho de tomate, sal, pimenta branca e 1/2 xícara de água.
Cozinhe por 3 minutos desligue, junte o manjericão

Montagem
Coloque em cada fatia de berinjela uma fatia de queijo prato e de presunto, um pouco do recheio e enrole igual a um canelone.
Unte um refratário com parte do molho de tomate. Arrume os canelones nesse refratário, cubra com o restante do molho de tomate e polvilhe com o queijo parmesão. Leve o refratário ao microondas por 6 a 8 minutos na potência alta.

Momento Espírita: A paz em você

Grupo Espírita Hilário Silva

A palavra paz costuma estar nos discursos de todas as pessoas. Seja o político influente, o religioso, a mãe de família, o patrão ou o empregado, todos afirmam desejar a paz. Contudo, é comum a percepção de que a paz é algo que se produz no exterior e por obra de outros. Deseja-se a paz à custa de atos alheios. Se ela não se faz presente, entende-se que a culpa é de terceiros. Culpa-se o governo pelos estrépitos das ruas. Culpam-se os políticos pela cultura de desonestidade que prejudica a tranquilidade. Sempre são os outros os responsáveis.
Entretanto, toda realização legítima e duradoura começa no indivíduo. As ideias surgem nas mentes de alguns, alastram-se, convertem-se em atos e gradualmente tomam corpo no meio social. Toda conquista positiva perfaz esse caminho para se converter de ideia de poucos em realidade de muitos. Com a paz não pode ser diferente. Mas, em relação a ela, ainda há uma peculiaridade. A genuína pacificação se opera no íntimo do ser. O exterior tumultuado pode constituir um desafio à preservação da harmonia interior. Ocorre que o silêncio do mundo não induz à paz interna. Em geral, quem tem a consciência pesada busca se agitar bastante, a fim de não se deter na própria realidade. Como algo interno, a paz legítima é uma construção pessoal e intransferível. Ninguém se pacifica à custa do semelhante. Um ser iluminado pode dar exemplos, conselhos e lições.Contudo, pacificar-se é um processo de dignificação, que só o próprio interessado pode realizar. Ele pressupõe a compreensão de que atos indignos sempre têm tristes consequências. Ninguém adquire plenitude interior sem agir com dignidade e sem dominar seus pensamentos e sentimentos.
A entrega ao crepitar das paixões apenas complica a existência. Os gozos mundanos são momentâneos, ao passo que a lembrança do que se fez dura bastante. Não há como viver em paz e desfrutar de vantagens indevidas, prejudicar os semelhantes e fazer o que a consciência reprova. O requisito básico da paz é a tranquilidade de consciência. Para isso, é preciso tornar-se senhor da própria vontade. Hábitos de longa data não somem em um repente. Enquanto eles são dominados, a vontade precisa ser firme. Para não viver torturado por desejos ilícitos, também se impõe deter o olhar no que de belo há no mundo. Sem angústia, mas com a firme intenção de corrigir-se aos poucos, direcionar a própria atenção e o próprio querer para atividades dignas.
Devagar, surge o prazer de ser trabalhador, digno e bondoso. Como resultado, faz-se a paz no íntimo do ser.

Logosofia - Concepção do bem

A concepção do bem contrapõe à face universal do mal, seu poder construtivo e reconfortante. A beleza inefável do primeiro triunfa em definitivo contra os artifícios do último.
A Logosofia ensina a pensar no bem e a senti-lo em toda sua força. Quem empenha seus esforços e energias na louvável empresa do próprio aperfeiçoamento, cumpre de fato com esse requisito. Ser bom, mas não tolo; eis a questão.
O bem que fizermos ao semelhante deve ser espontâneo, nunca obrigado; nem sequer pelas circunstâncias. Isto quer dizer que nossa bondade terá de estar subordinada unicamente ao nosso livre-arbítrio e ao nosso sentir.

Carlos Bernardo González Pecotche - Criador da Logosofia