Ano VI - Edição 137 - São José do Rio Pardo - SP - 19 de setembro de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes!!!!

Clube do Pança e a internet


São José registra primeira morte pela nova gripe

Um homem de 38 anos morreu em decorrência da gripe A (H1N1) em São José do Rio Pardo, na noite de domingo, 13. Sérgio Henrique da Silva deu entrada na Santa Casa da cidade no dia 6 com febre, tosse e dificuldades para respirar. Ele foi medicado com tamiflu e ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva. Um exame confirmou a doença na sexta-feira, 11. Essa foi a terceira morte por gripe A na região. A doença já havia provocado a morte de uma moradora de São Carlos e de um homem de Américo Brasiliense.
O prefeito João Luís Cunha lamento a morte do rio-pardense e pediu que a população não se alarmasse. “Estamos trabalhando para que não haja mais nenhum óbito no município, seja pela gripe suína ou por qualquer outro motivo”.
Na tarde de sexta-feira, 18, a Vigilância Epidemiológica divulgou dados sobre casos de contaminação da gripe no município. De acordo com as informações, de 17 de agosto a 18 de setembro, foram registrados 16 casos da gripe suína – dez mulheres e seis homens; e 36 suspeitas, sendo que algumas pessoas ainda estão internadas na Santa Casa em observação.
Segundo o médico da Vigilância Epidemiológica, Hamilton Torres e a Enfermeira, Denise Salvador, “não é preciso haver pânico e posturas discriminatórias”.

Leite in natura é proibido, diz Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de São José do Rio Pardo está alertando a população sobre os perigos de se consumir leite in natura (vendidos sem passar pelo processo de pasteurização). De acordo com o Coordenador da VS, Fernando Tavares Simas, a lei federal 6437/77 proíbe a venda de leite in natura diretamente ao consumidor.
“Essa lei tem o objetivo de evitar que as pessoas possam ser contaminadas por doenças que estejam presentes no leite, pois grande parte da população desconhece que o consumo contínuo do leite conhecido como puro, pode acarretar uma série de doenças infecto contagiosas, pois este leite não recebe nenhum tipo de controle sanitário, tratamento térmico (pasteurização) ou monitoramento das condições mínimas de higiene exigidas para a captação, transporte e venda”, destacou Fernando”.
O Coordenador de VS destacou que as principais doenças que podem ser causadas pelo consumo de leite in natura são: Tuberculose bovina: a doença geralmente não passa para o homem, mas se o animal for contaminado pela bactéria causadora da tuberculose humana poderá transportar a doença para quem consome o leite, e pelo ar, para quem fica próximo ao animal. Estudos relacionam essa bactéria ao aparecimento de uma doença chamada ‘Doença de Crohn’, a qual pode atacar qualquer parte do trato digestivo. Os sintomas são dor abdominal, febre, obstrução intestinal e dores articulares.
Brucelose: pode causar febres recorrentes e um quadro geral de fraqueza física.
Listeriose: pode manifestar como uma diarréia ou causar problemas ais sérios em crianças, idosos, imunodeprimidos e mulheres grávidas.
Bactérias encontradas: aparecem ou por falta de higiene ou por doença na glândula mamária das vacas. As conseqüências mais comuns nas pessoas são problemas gastrintestinais, enjôos e dores de cabeça.

DEC divulga jogos da Semana Euclidiana 2009

O Departamento de Esportes e Cultura (DEC) divulgou a programação dos Jogos da Semana Euclidiana (JOSE). A abertura do evento será realizada no dia 4 de outubro, às 19h, no Ginásio de Esportes ‘Tartarugão’. De acordo com o Diretor de Esportes, Marinho Silva, o objetivo dos jogos é integrar as escolas e incentivar os alunos a diversas práticas esportivas. Nesta edição, o JOSE terá competições em 10 modalidades, entre elas Atletismo (masculino e feminino), Basquetebol (masculino e feminino), Damas Misto, Futsal (masculino e feminino), Handebol (masculino e feminino), Voleibol (masculino e feminino), Voleibol de Areia (masculino e feminino), Xadrez Misto, Mini Campo Misto e Tênis de Mesa (masculino e feminino).
As escolas que vão disputar os jogos serão Colégio Santa Inês, Colégio Objetivo, Colégio Degrau, Colégio Lumen, Colégio Unigrau, E.E. Dr. Cândido Rodrigues, E.E. Euclides da Cunha, E.E. Prof.ª Laudelin Pourrat, E.E. Dr. João Gabriel Ribeiro, E.E. Profª. Sylvia Portugal Syllos, EMEIF Prof.ª Stella Maris Catalano, E.E. Prof.ª Stella Couvert Ribeiro e Centro Paula Souza.
Maiores informações no DEC, com o Diretor de Esportes, Marinho Silva, pelo telefone 3608-3391.

Primeiro Encontro de Desenvolvimento de Negócios Turísticos

A Secretaria Municipal de Turismo promoverá na próxima quarta-feira, 30, o 1º Encontro de Desenvolvimento de Negócios Turísticos de São José do Rio Pardo e região, que será realizado às 13h30 na Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”.
O evento terá o apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, Renovias, Sebrae São Paulo e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP).
Para ministrar a palestra foi convidado o consultor da Organização Mundial de Turismo, Mauro Kupfner Coutinho. Na sexta-feira, 11, o Secretário de Turismo, Alexandre Afarelli, se reuniu com o presidente da ACI, Izonel Tozini, juntamente com o Diretor de Turismo, Márcio Barbosa e a Gestora do Sebrae, Tatiana Freire, para apresentação do Encontro de Desenvolvimento.
Na ocasião, o Secretário destacou a importância deste evento, tanto para a cidade, quanto para a região. “Queremos que São José se torne, além de um destino turístico regional, também nacional”, salientou Alexandre Afarelli.

Guarda Mirim inaugura nova cozinha neste sábado


Com recursos próprios, Guarda Mirim melhora qualidade do serviço prestado aos jovens que se alimentam diariamente no local

Depois de mais de um ano de reforma, boa parte das instalações da Guarda Mirim de São José do Rio Pardo já estão concluídas.
Para comemorar o trabalho, a direção da instituição realiza neste sábado, às 12h, a solenidade de inauguração da cozinha pré-industrial e também dos novos vestuários.
Segundo o diretor administrativo da Guarda, Thiago Francisco Martins Sereno, toda reforma foi realizada com recurso próprio da Guarda.
Disse também que a cozinha, antes localizado na parte superior do prédio, agora com a reforma está funcionando desde o dia 14, segunda-feira, atrás do prédio, “ocupando um espaço bem mais amplo e arejado”.
Hoje cerca de 60 jovens e adolescentes da Guarda recebem algum tipo de refeição da instituição. Durante o dia, além do almoço, são servidos cafés na parte da manhã da tarde.
Também como parte das reformas, Sereno lembrou da transferência da parte administrativa para parte inferior do prédio, antigo porão, onde ficavam os entulhos. “Hoje podemos dizer tranquilamente que a Guarda Mirim possui um ambienta estrutural mais saudável, construíamos também na parte inferior os banheiros com vestiários e chuveiro, tanto para os homens quanto para as mulheres”.
Na parte de cima, hoje funcionam os cursos de informática, de cidadania, inglês, música e aulas de psicologia. “O próximo passo é colocar o piso, que já está comprado e que deve chegar nos próximos dias, no salão localizado atrás do prédio. Depois, numa outra etapa queremos colocar forro e talvez até ar condicionado”.

Segunda etapa da vacinação contra poliomielite será dia 19

A 2ª etapa da Campanha Nacional de vacinação contra Poliomielite será realizada neste sábado, 19, na zona urbana de São José do Rio Pardo. A vacinação, que estava marcada para acontecer no último dia 22 de agosto, foi transferida para este mês por recomendação do Ministério da Saúde em prevenção à Gripe A – H1N1. De acordo com a responsável pela Imunização da Vigilância Epidemiológica, Janaína Fogliarini Bueno da Silva, a meta é vacinar 3.417 crianças, entre zero e cinco anos, o que corresponde a 95% da população nesta faixa etária. “A vacina não tem contra-indicação e mesmo as crianças que estejam com febre e diarréia, por exemplo, podem ser vacinadas”, explicou.
Janaína observou que as crianças que já foram imunizadas na segunda etapa da campanha na zona rural não precisam ser vacinadas neste sábado. Ela destacou ainda que os pais deverão levar as carteirinhas de vacinação das crianças, pois em alguns postos haverá multivacinação. “Vamos conferir as vacinas das crianças e se alguma dose estiver em atraso, realizaremos nos postos que terão a multivacinação, entre eles o Posto de Saúde Central, PSFs Vale Redentor e Cassucci, EMEB “Profª Zélia Maria Zanetti” e EMEB Profª Ada Parisi”, informou.

Roteiros de Vacinação Poliomielite - Horário: das 8h às 17h.
Centro de Saúde I (Multivacinação), PSF Vale do Redentor (Multivacinação), PSF Cassucci (Multivacinação), EMEI Ada Parisi (Multivacinação), EMEIF “Zélia Maria Zanetti” (Multivacinação), Posto Buenos Aires, Posto Domingos de Sylos, Centro Odontológico, Centro de Referência Saúde da Mulher, PPA Saúde Mental, E.E. “Profª. Stella Couvert Ribeiro” .
Apenas na Igreja São Cristovão, o horário será das 13h às 17h.

Judoca do DEC é destaque em Campinas


No sábado, 12, a judoca do Departamento de Esportes e Cultura (DEC) de São José do Rio Pardo, Bruna Gabriele dos Santos Moraes, foi vice-campeã categoria meio leve na final do Estadual da Federação Paulista de Judo. A competição ocorreu no clube Concórdia, em Campinas. No primeiro ano disputando as competições oficiais classificatória, em três fases da Federação, sendo que na primeira fase Regional, Bruna Gabriele sagrou-se campeã na cidade de Mococa. Na segunda fase sagrou-se campeã Estadual do Interior na cidade de Itapira. A equipe do DEC está treinando para participar no dia 27 de setembro de 2009 do 22º Torneio Inter Regional de Judo da Amizade.
O evento será realizado na cidade de Pirassununga, no Ginásio de Esporte Dr. Lauro Pozzi, a organização é da Federação Paulista de Judo.

Participe do Dia Mundial Sem Carro

Que tal ir trabalhar sem o carro pelo menos um dia no ano? A oportunidade pode ser nesta terça-feira, 22 de setembro, no Dia Mundial Sem Carro. Vale ir a pé, de bicicleta, skate, patins, ônibus, etc.
Histórico: O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. Em 2001, 1683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade. Em 2001, 11 cidades brasileiras aderiram ao Dia Mundial Sem Carro.

Vila Verde terá um PPA, diz prefeito

No programa “Em dia com a prefeitura”, desta semana, o prefeito João Luís Cunha falou sobre aquisições de veículos para educação e das obras de infra-estrutura do município - dentre elas, a construção de um PPA. O programa é voltado exclusivamente às emissoras de rádios comunitárias do município e vai ao ar toda semana. Na rádio Maria FM ela é transmitida todas as terças-feiras a partir das 8h30, já na Esperança ainda não há um horário fixo para sua exibição.
No dia 15, Cunha falou sobre a aquisição de dois ônibus pela Secretaria de Educação que serão utilizados no transporte escolar e também de funcionários públicos, se for necessário. Os veículos, de segunda-mão, estão sendo pintados e deverão ser expostos à população nos próximos dias.
Segundo ele, com os veículos a prefeitura deverá economizar cerca de R$ 30 mil por mês.

Morreu ator que marcou anos 80/90


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Um dos filmes mais comentado e assistido no final de 80 e início de 90, contava a história de um casal feliz que, numa dessas viradas do destino, são separados pela morte. Mas, o amor é tão grande que nem mesmo esse acontecimento consegue impedir o amor dos dois: ele, como fantasma, através de uma médium, está sempre protegendo sua amada.
É, estamos falando de Ghost, do outro lado da vida. Lembram? Com Whoopi Goldberg, Demi Moore e Patrick Swayze. Velhos tempos, velhos nomes. A comediante Whoopi fez sucesso, Demi foi considerada uma das mulheres mais belas da época e era casada com o bonitão Bruce Willis e Patrick, bem, era um rosto sexy, com o corpo de deus grego que havia há pouco conseguido o sucesso com outra obra também famosa: Dirty Dancing (1987) e num futuro não muito distante, conseguiria nome novamente no surreal Donnie Darko.
Pois é, os tempos mudaram e a vida, mais uma vez, deu seu cheque-mate para alguns. O ator Patrick Swayze morreu essa semana no estado da Califórnia, EUA. Vítima de câncer no pâncreas desde 2008, de certa forma foi para nós um exemplo de força e luta, duas palavras tão fortes, característica de verdadeiro vencedor.
Mesmo doente, magro, abatido, ele nunca deixou de trabalhar e de continuar vivendo da melhor forma possível.
Eis algumas peculiaridades de sua história. Patrick foi bailarino clássico (sua mãe era coreógrafa e dançarina) e foi aí que nasceu sua paixão pelo palco e câmeras. Atuou em filmes famosos, como os mencionados acima, mas também encarou papéis no ótimo Caçadores de Emoção e o delicado e encantador Para Wong Fu, obrigado por tudo! (este, melhor que Priscila a rainha do deserto).
Também não podemos deixar de citar aqui sua tentativa de cantor quando gravou She’s like the Wind para a trilha de Dirty dancing. Muitas homenagens a ele estão sendo feitas ao redor do mundo: Hollywood, Berlim e muitos outros lugares, incluindo essa coluna, afinal, seu personagem Sam, em Ghost, vai ser eterno na lista dos mais do cinema.
Tudo indica que em breve sua esposa/viúva, lançará (como sempre acontece com todos os famosos) suas memórias em um livro. Quem se interessar, é só aguardar.

Eu e o Futebol: Zulu – o sempre eficiente


Emílio Antônio Duva

Os charmosos anos 60 e 70 propiciaram modas, costumes e novos procedimentos ao mundo, e, em especial à pequena centenária São José. Face disso, alguns jovens atletas do futebol, depois que Rio Pardo Futebol Clube (RPFC) e Associação Atlética Riopardense (AAR) despediram-se do profissionalismo, um transformou o campo em duas piscinas e o outro restringiu a participação do local aos sócios, alguma atitude foi tomada.
E num dos últimos campeonatos de futebol realizado a contento nestas plagas, aconteceu uma celebre partida entre o Esporte Clube Sindicato versus Associação Atlética Anjos do Além. Nomes de equipes diferentes para muitas pessoas iguais. O jogo ocorreu no extinto estádio do RPFC.
De um lado, craques do extinto RPFC, e do outro uma seleção de jovens estudantes, profissionais liberais e simpatizantes. O único jornal e rádio desta cidade dava ênfase ao prélio. A cidade inteira viu-se envolvida. Resultado: estádio lotado. O nível do jogo prometia, em todos os sentidos. Um desfile inédito do futebol maravilhoso do quase tricampeão do globo. Duelos à parte. E agora os personagens centrais: Aloísio Felipe Mattar ou Mulato, como queiram, (ex-Portuguesa de Desportos) defendendo o Sindicato, o técnico da equipe era ninguém menos do que Valdir Zanata, o Boizinho. Já o craque do Anjos do Além era Miguel arcanjo Tempesta Crudi, o destemido Zulu, (ex-campeão amador pelo Rio Pardo). Dentro do vestiário, nervoso, do Sindicato, Mulato dirige-se a Boizinho e diz:
- Querido Boi, vou provocar a expulsão do excelente lateral esquerdo deles, o Zulu.
- Pelo amor de Deus, Mulato. Precisamos ganhar a partida, é importante. Nada de confusão, vai pegar mal. Pelo amor de Deus... responde o preocupado técnico.
E começa a partida, tudo transcorria normal, um verdadeiro desfile futebolístico. O craque Zulu marcava impiedosamente e cheio de classe e o tarimbado ponta direita Bataglia (ex-Corinthians e Atalanta, na Itália). Segundo tempo Boizinho já respirava tranqüilo, com o placar de um a zero a favor de seu time. Mal sabia ele o que estava para acontecer.
Inesperadamente, às costas do arbitro Marcos Sernáglia, Mulato cumpri sua promessa e desfere um chute no bumbum de Zulu. Este por sua vez dá um carreirão em Mulato que, aos brados, pede socorro e a famigerada expulsão do seu perseguidor. No que foi atendido e, no que foi... prometido. Uma das cenas que o futebol regional jamais se esquecerá. Naquele estádio que não existe mais. Naquelas tardes ensolaradas e agitadas que se desapareceram. E daqueles craques que jamais voltaram a exibir seus talentos.
Fecham-se as cortinas e termina o grande espetáculo.

Novos rumos, novos lucros


Marcelo Augusto da Silva

É interessante observar como as grandes empresas, bem como os investidores de uma maneira geral, sempre estão de olho em uma nova “tendência”– seja ela surgida espontaneamente ou por eles mesmos forjada - ou num segmento a ser explorado. Aliás, nossa vida, de certa forma, é pautada por aquilo que o sistema capitalista nos impõe, ditando o que devemos fazer, seguir, consumir, usar, etc.
Falo isso com base na constatação de vários casos como nas estratégias atuais do ramo da indústria de gêneros alimentícios e seus derivados que por muito tempo nos obrigam a consumir artigos que não são condizentes com as nossas necessidades, e que nem ao menos nos ofereçam algo saudável. Muito pelo contrário, essas empresas nos vendem produtos com a menor taxa de nutrientes, todos eles com grandes quantidades de calorias, conservantes, corantes e outros elementos químicos que só tem a contribuir com o desgaste de nosso organismo, tornando boa parte da população mundial em uma nação de obesos, viciados, com a saúde comprometida e insatisfeitos com sua vida e consigo mesmo.
No momento que essas empresas e as grandes redes de fast food se viram acuadas pela onda de conscientização que toma conta de grande parte da população, elas viraram seu foco e começaram a combater aquilo que elas próprias criaram. Vejam só o caso de redes como o McDonald’s que depois de enganar com seus lanches calóricos, gordurosos e com preços astronômicos, oferecem agora a seus clientes um cardápio variado com itens que vão desde os lanches naturais até as saladas. Até mesmo a Coca-Cola, com seus líquidos cheios de produtos tóxicos causadores de diversos males às pessoas, coloca agora em seus rótulos mensagens positivas estimulando os consumidores a deixarem o sedentarismo e levarem um dia-a-dia mais dinâmico e saudável. Empresas oferecem hoje alimentação “alternativa e saudável” - contraditoriamente industrializada - com uma promessa de emagrecimento rápido àqueles que não estão felizes com seus corpos devido ao que durante anos foi consumido indevidamente.
Uma bandeira foi erguida hoje também por outros setores que investem demasiadamente na questão ambiental e na preservação do planeta. A partir do início da industrialização até os dias atuais ela só veio a aumentar seus níveis de produção e de poluição, sendo que os envolvidos nesse sistema não pensaram na condição que a Terra estaria alguns anos à frente caso a humanidade consumisse nas quantidades que eles pretendiam para poder ganharem mais. É ridículo ver uma indústria ou empresa de produtos químicos, por exemplo, dizer que está pensando na saúde do planeta; pior ainda é vê-las passando a obrigação ainda aos consumidores para colaborarem com esse propósito. É como se fôssemos os únicos e exclusivos responsáveis pela degradação ambiental, sendo que na verdade nosso papel é apenas consumir um pouco daquilo que os grandes empresários criaram para enriquecerem. Fazem isso não pensando, é claro, na saúde e no bem estar do mundo e daqueles que consomem suas produções, mas sim em não perderem seus lucros. Ou seja, ganharam com o veneno, ganham agora com o antídoto.

Prato do Dia: Feijão Guisado com Dobrada


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br

Colaboração da Patrícia





Ingredientes:
4 xícaras (chá) de feijão branco
500 g de bucho bovino
250 g bacon picado
02 gomos lingüiça calabresa picada
02 cebolas picada
05 dentes de alho picados
02 cenouras cozidas picadas
Sal, salsa picada, pimenta branca e azeite a gosto.

Modo de preparar
O bucho depois de muito bem lavado e escaldado; cozinhar até que fique bem macio.
Cozinhe o feijão com duas folhas de louro.
Frite o bacon no azeite.
Junte a cebola picada e o alho até dourar.
Adicione o feijão e o respectivo caldo do cozimento, o bucho cozido, a lingüiça e deixe ferver durante 10 minutos.
Ao servir junte as cenouras deixe ferver um pouco para apurar e a salsa.

Obs.: Coloque a dobradinha em uma cumbuca de feijoada e polvilhe uma mistura de queijo parmesão ralado e farinha de rosca, 50% cada, e leve ao forno até gratinar.

Momento Espírita: Um olhar puro

Grupo Espírita Hilário Silva

Em seu famoso Sermão da Montanha, Jesus afirmou que a candeia do corpo são os olhos. Também disse que, se os olhos forem bons, todo o corpo terá luz. Mas se eles forem maus, todo o corpo será trevoso.
A candeia era um utensílio utilizado para iluminação.Devia ser colocada em local alto e de destaque, a fim de que sua luz se espraiasse ao longe.
Consoante antigos ditados populares, os olhos são a janela ou o espelho da alma.
Esses adágios revelam a importante correlação existente entre os olhos e a essência da criatura. De ordinário, é preferencialmente por eles que o ser humano percebe a realidade que o cerca. A partir dessa percepção, ordena seu sentir e seu proceder. O que ele focaliza, o que elege como importante para prestar atenção, dá o tom de seu viver. Como disse Jesus, se os olhos são bons, todo o corpo é luminoso.
O mundo é rico de distrações. Sem uma orientação firme, é possível perder-se nelas e tornar-se alguém fútil. Novelas e séries de TV, Internet e revistas são apenas alguns dos passatempos à disposição. Não possuem nada de intrinsecamente errado, mas não constituem o objetivo da existência. Justamente por isso, não podem consumir tempo em excesso.
O Espírito não toma um corpo de carne para se distrair, mas para se aperfeiçoar. O tempo mais bem aproveitado é o despendido no burilamento intelectual e moral. Em conversas instrutivas, no aconchego da família, com os amigos do coração. Ou no aprendizado de uma língua, na meditação sobre um texto de moral ou filosofia. Também possui grande valor a dedicação a uma causa, a atenção dada a pessoas carentes ou enfermas.
Entretanto, não é apenas com o excesso de distrações que se deve ter cautela. Pior do que gastar tempo com banalidades é fixar a atenção em coisas deletérias. Vive-se na Terra uma época de grande permissividade e vigora o discurso de que quase tudo é normal. Assim, pode não parecer chocante gostar de pornografia, manter conversas picantes ou ter comportamento permissivo.
Mas é preciso cuidado com aquilo em que se fixa detidamente o olhar, para não comprometer a própria dignidade. O gosto pela podridão, ainda que socialmente aceito, conspurca a essência do ser. Para não ter um corpo trevoso, conforme o dizer evangélico, importa ter bons olhos. Ou seja, focar a atenção no que de belo e puro há no mundo. Tomar gosto por conversações e leituras sadias. Gastar o próprio tempo em atividades construtivas e dedicar-se a obras sociais. O resultado dessa opção pelo bem será uma formosa luz que revestirá todo o ser.

Concursos: Vagas no IBGE e para professor

IBGE: 37 vagas para região
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o edital do processo seletivo simplificado com 33.012 vagas para Agentes Censitários, divididas em: 400 vagas de Agente Censitário Regional (ACR), 558 de Agente Censitário Administrativo (ACA), 6.722 Agentes Censitários Municipais (ACM), 23.900 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 1.432 de Agentes Censitários de Informática (ACI), distribuídas por todos os 5.565 municípios do Brasil. O quadro de vagas por municípios e áreas de trabalho será disponibilizado no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais. Na região serão 37 vagas. Em São José: 7 ACS, 1 ACM e 1 ACI; Caconde, 3 ACS e 1 ACM; Casa Branca 3 ACS e 1 ACM; Divonolândia, 2 ACS e 1 ACM; Itobi, 1 ACS e 1 ACM; Mococa, 8 ACS e 1 ACM; São Sebastião da Grama, 2 ACS e 1 ACM; Tapiratiba, 2 ACS e 1 ACM.
As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, 21 de setembro, e vai até o dia 6 de outubro de 2009, e poderão ser feitas pela Internet através da Cesgranrio ou em Postos de Inscrição nos Municípios / Área de Trabalho onde o candidato desejar trabalhar. A taxa de inscrição é de R$ 22, para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI); de R$ 18 para a função de Agente Censitário Administrativo (ACA) e de R$ 30 para a função de Agente Censitário Regional (ACR).
A previsão de execução dos trabalhos é de até: 12 meses para o ACR, 10 meses para o ACM, 10 meses para o ACI, nove meses para o ACS, e 12 meses para o ACA. Para todas as funções a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A prova será aplicada das 13h às 17h de 6 de dezembro de 2009. Os locais de realização de prova serão informados a partir de 23 de novembro.

Concurso para professores do Estado
O governador do estado autorizou a abertura de concurso público para preencher 10.083 vagas de professores de 5ª a 8ª série dos ensinos fundamental e médio. O despacho, assinado no dia 14 foi publicado no dia seguinte no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O decreto do governador também prevê que o mesmo concurso possa efetivar candidatos aprovados em vagas remanescentes que surgirem durante o prazo de validade do concurso.
O secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, formou uma comissão que ficará encarregada de indicar os temas, a bibliografia e definir os critérios da prova. De acordo com a secretaria, a previsão é que os exames sejam realizados em março de 2010.
Os aprovados vão passar por um curso oferecido gratuitamente pela Escola de Formação de Professores do Estado de São Paulo, obrigatório para novos professores da rede pública. O curso integra o programa + Qualidade na Escola, que tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação no Estado. Serão 360 horas de formação durante quatro meses com atividades semipresenciais e práticas escolares. Atualmente, a rede pública estadual é formada por 210 mil professores.