Ano V - Edição 96 - São José do Rio Pardo - SP - 15 de novembro de 2008

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

O Natal do Clube do Pança



Motociclista morre após colidir em ônibus no Vila Verde

A Yamaha prata conduzida por Eliel foi arrastada pelo ônibus da Lima e Lima por cerca de dez metros e ficou destruída

Um homem de 26 anos morreu na noite de segunda-feira, 10, em um acidente no bairro Vila Verde. Eliel Sandre Francisco bateu com sua moto Yamaha 125 contra um ônibus escolar da viação Lima e Lima Ltda. A colisão ocorreu às 23h15 no cruzamento das ruas Dinorah Tavares Righetti com a Alice Camilo Cassucci. Eliel foi socorrido por policiais militares e por uma ambulância do município, mas morreu antes de dar entrada ao Pronto-Socorro. A vítima morava no bairro Maria Boaro.
Vários moradores próximo ao local ouviram o barulho do impacto entre os veículos e saíram todos para saber o que havia ocorrido. Em seguida acionaram a ambulância e a presença da Polícia Militar. Minutos depois de ter dado entrada ao Pronto-Socorro chegou a informação aos militares que atendiam a ocorrência de que a vítima não havia resistido aos ferimentos. Segundo averiguações dos policiais, com a batida a vítima parou, mas a moto foi para de baixo do ônibus que a arrastou por cerca de dez metros – ficando totalmente danificada.
Até o fechamento desta edição, o jornal não havia conseguido informações da causa que resultou na morte de Eliel.

O fato
A falta de sinalização no bairro, já reivindicada há tempos pelos moradores daquela região, pode ter sido um dos fatores que contribuiu para que a tragédia ocorresse.
Segundo informações do motorista do ônibus, José Paulo Camargo, ele voltava do Sítio Novo, onde teria deixado alguns estudantes, e seguia pela Alice Camilo Cassucci, e ao chegar à Dinorah Tavares Righetti parou para que uma moto passasse, em seguida disse ele, continuou o seu trajeto, mas quando estava no meio do cruzamento das duas vias a moto de Eliel bateu próximo a roda traseira do lado esquerdo do ônibus. Paulo disse que a vítima estava correndo, pois quando foi atravessar não teria visto nenhum outro veículo se aproximar. A direção da Lima e Lima lamentou o fato, e disse ter sido o primeiro acidente no município envolvendo a empresa com vítima fatal.
Apesar da fatalidade, a direção informou que não houve falha do motorista já que no local, apesar de não haver sinalização, era do ônibus – segundo o artigo 29 do Código de Trânsito, em cruzamento sem sinalização a preferencial é de quem está à direita do motorista. Mesmo assim, a empresa disse que iria entrar em contato com a família da vítima.

João Luís Cunha em Brasília

O prefeito eleito João Luís Cunha foi recebido em Brasília na quarta-feira, 12, pelo Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, no Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno, a quem foram reivindicados recursos orçamentários e melhorias para o Município, entre os quais o destinado pelo governo federal para a construção de uma ciclovia na cidade. Cunha foi acompanhado pela deputada federal do PP, Aline Corrêa.

SANEAMENTO - Após o encontro, a deputada levou João Luís para conhecer as atribuições da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental. Segundo informado pelo Prefeito eleito, São José do Rio Pardo tem apenas 2% do esgoto recolhido tratado, uma ameaça ao meio ambiente, que surpreendeu os representantes federais.
Esse foi o primeiro de muitos contatos que serão realizados – e já agendados por João Luís - com o Ministério das Cidades, sempre em busca de atrair recursos do governo federal.

Espaço de Inclusão já está em funcionamento

Já está em funcionamento no bairro Carlos Cassucci desde o dia 3 de novembro o Espaço de Inclusão Social Produtiva. Ele fica localizado na rua dos Abacateiros, próximo ao Profast.
No local há uma oficina para fabricação de doces artesanais instalada pela Promoção Social. O projeto tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O resultado é tão positivo que atende, no momento, 12 mulheres que já estão recebendo encomendas dos produtos.
Outra oficina a ser instalada, em breve será de trabalhos manuais, como bordados, costuras e artesanatos, por exemplo.
“Com este espaço, poderemos ampliar e melhorar o atendimento das famílias”, conta a secretária de Promoção Social Rosângela Tinti Lopes. O local é amplo, possui uma cozinha equipada, banheiros, sala para terapia em grupo e um grande salão para reuniões com os moradores.
Segundo Rosângela, atualmente no Profast residem mais de 70 famílias que totalizam aproximadamente 220 pessoas. Ela diz que a maioria dos moradores é de adultos e idosos, já que nos últimos anos o número de crianças e adolescentes residentes no núcleo diminuiu bastante em razão da transferência de famílias para outros projetos de moradia.
Para a coordenadora do espaço, Cacilda Benjamin Caruso, o espaço foi um grande avanço para a comunidade. A cozinha começou a funcionar em fase experimental no dia 30 de outubro, e no dia 3 de novembro começou a produção efetiva de doces e bolachas.

Cerca de 600 pessoas participaram do Filosofia em Debate

De 5 a 7 de novembro São José do Rio Pardo sediou a terceira edição do Filosofia em Debate. Este ano, assim como no primeiro, o evento foi realizado no Espaço Cultural do Mercado Municipal. Ele é coordenado pelos professores, Carlos Eugênio Alves, Marli de Fátima Alves e João Batista da Silva.
Cerca de 600 pessoas estiveram presentes nos três dias de palestras. O psicólogo Carlos Eugênio, José Caetano Minus, mestre pela Universidade Gregoriana de Roma, e Dimas dos Reis Ribeiro, professor doutorando pela Unesp de Franca foram os palestrantes.
O evento contou com o apoio do Supermercado Fonseca, Sicca Imagem, Taba Veículos, Rede Maga de Serviços, e Secretaria de Turismo.
Segundo os organizadores, as palestras, dentre outras coisas, servem para que professores, estudantes e o cidadão como um todo, passe a refletir o mundo a partir de cada realidade; e que a reflexão passea a fazer parte do cotidiano do rio-pardense.

Aluno da Feuc lança livro

O autor de “A Coisa em Si”. André Plez

O poeta mocoquense André Plez, 28 anos, lançou na noite de quarta-feira, 12, o livro “Coisa em Si”. O evento ocorreu no Salão Nobre da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) com o apoio do Instituo Cultural Oswaldo Galotti e do grupo Amigos da Faculdade. A obra com 68 páginas e 61 poemas foi confeccionada pela editora Casa Nova, de São Paulo.
O evento foi embalado pelo som dos teclados de Maria Teresa Ratti de Oliveira, contou com a presença do diretor Jarbas Tavares dos Santos , da vice Isabela Custódio Talora Bozzini, de professores, amigos e muitos alunos.
Antes dos autógrafos, Plez chamou de indescritível “o sonho de uma criança que brincava de fazer quadrinhos se tornar realidade”.
O autor foi elogiado pela direção e pelos professores. “A Feuc fica envaidecida de ter um aluno tão dedicado e sensível à arte como o André”, disse o diretor Jarbas Tavares aos presentes. A vice, Isabela, também não poupou elogios: “é importante sabermos que têm alunos que nos superam, o André é um exemplo”.
André Plez é formando no curso de Letras e um compulsivo amante da linguagem e das palavras. Possui várias obras prontas para serem publicas, entre elas um romance, um conto e outros três livros de poesia, “A Coisa em Si” foi o quarto.
Plez conta que a poesia está além do significado verbal. “A rosa no meu poema é a própria rosa, com suas flores, perfume, cores e espinhos. A rosa é representada pela palavra. A palavra, por sua vez, é a própria rosa, é “A coisa em si”. “É a expressão do absoluto que só a poesia consegue registrar.

Associação de Catadores firma convênio

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Recicla São José formalizou nesta sexta-feira, 14, a parceria com a Prefeitura para manutenção das atividades da entidade.
O prefeito João Santurbano se reuniu com representantes da Associação, a presidente Ana Lúcia Marques e a tesoureira Cleide Mara Marques. O encontro teve participação da secretária municipal de Assistência e Inclusão Social, Rosângela Tinti Lopes.
O convênio assinado nesta sexta é mais uma passo para a oficialização das ações da Associação Recicla São José, responsável pela coleta seletiva dos resíduos recicláveis produzidos pela população.
A Prefeitura oferece todo apoio ao programa de coleta desde que ele foi implantado, em 2004, fornecendo um caminhão para o transporte, motorista, combustível, galpão para os trabalhos e esteira para melhorar a separação dos materiais. Com este apoio, a Associação coleta em média 20 toneladas de materiais recicláveis por mês.
Criado pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social como um programa para geração e complementação de renda para famílias carentes, o Recicla São José tornou-se associação há poucos meses e conta atualmente com 18 pessoas no grupo, sendo a maioria mulheres, que mantém o sustento da família através deste trabalho.
Durante a reunião, Ana Lúcia e Cleide Mara aproveitaram para agradecer ao prefeito Santurbano e a secretária Rosângela pelo apoio dado ao programa de coleta seletiva.

Você está preparado para o mercado de trabalho?

Se queres colher a curto prazo, plante cereais;
Se queres colher a longo prazo, plante árvores
frutíferas; Mas se queres colher para sempre, treine e eduque o homem.” (Provérbio Chinês)

Muitas vezes, ficamos atônitos com a rapidez com que as mudanças acontecem e sabemos que muitas coisas ainda vão passar por alterações. Para se destacar no mercado de trabalho e ser um profissional requisitado, você precisa dominar os conhecimentos em sua área de atuação e, para isso, há apenas um caminho: estudo e atualização constantes. Não tem mistério.

Importante
Existem conhecimentos que são fundamentais, independente da área em que você atue. A informática é um deles, pois vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”, ela é uma “nova tecnologia” que usamos como conhecimento, e nos transforma em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho. Se você ainda não domina os fundamentos da informática, já está mais do que na hora de começar, nada “de ficar deixando para depois, “empurrando com a barriga”.
Mas, é preciso estudar bastante e, acima de tudo, colocar em prática o que você aprende. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e seletivo e não há vagas para enganadores.
Estamos vivendo a “era da informação, da velocidade e da orientação para resultados”.
Sem conhecimento = sem oportunidade de emprego.
Não deixe para começar amanhã, ou na segunda-feira, ou no ano que vem. Tome uma atitude hoje e comece a criar um futuro melhor para você! Pense nisso!

Elaine Tereza Franco
People Computação

Cheque especial tem juro mais alto em 5 anos

Tomar dinheiro emprestado em linhas de crédito pessoal e cheque especial ficou mais caro em novembro em alguns dos principais bancos do país, segundo pesquisa da Fundação Procon divulgada nesta quinta-feira, 13.
De acordo como llevantamento, a taxa média dos bancos pesquisados para empréstimo pessoal subiu de 6,04% ao mês em outubro para 6,15% ao mês. No cheque especial, as taxas passaram em média de 8,96% ao mês para 9,24% ao mês, a maior taxa desde julho de 2003 (9,27%).
Segundo a Fundação Procon, que pesquisou preços de dez bancos do Brasil, cinco elevaram o custo do empréstimo pessoal: Bradesco (de 5,47% para 5,99% a.m), Itaú (de 6,89% para 7,09% a.m), Real (de 7,95% para 8,15% a.m), Santander (de 5,90% para 6,00% a.m) e HSBC (de 4,82% para 4,85% a.m). Já no cheque especial, a elevação ocorreu em seis instituições: Bradesco (8,05% para 8,64% a.m), Real (9,28% para 9,85% a.m), Safra (11,79% para 12,30% a.m), HSBC (8,91% para 9,25% a.m), Unibanco (8,39% para 8,59% a.m) e Itaú (de 8,75% para 8,95% a.m.).
O encarecimento das taxas de crédito é um dos principais efeitos da crise no Brasil. “Não há dúvidas de que para o tomador de crédito, a situação piorou muito. As instituições financeiras decidiram apertar o crédito e as taxas de juros voltaram a subir de maneira expressiva. Se antes o cheque especial já era uma linha de crédito muito cara, agora se torna impraticável”, afirma comunicado da entidade, que recomenda cautela aos consumidores.
O BC tem tomado uma série de medidas para injetar mais dinheiro no mercado e combater a escassez de crédito, como a nova mudança nas regras do compulsório anunciada nesta quinta.

Noventa cidades do Estado de SP terão feriado no Dia da Consciência Negra

O dia 20 será de feriado na capital paulista e também em outras nove cidades da Região Metropolitana. Quem trabalha na cidade de São Paulo, no entanto, não vai poder esticar o descanso. Sexta-feira é dia de expediente normal.
Em Campinas, o feriado poderá ser prolongado porque o dia 21 é ponto facultativo. A mesma regra vale para Santo André e Mauá. No Estado, 90 cidades vão comemorar com um feriado o Dia da Consciência Negra. O número é 164% maior do que no ano anterior, quando 34 prefeituras, entre as 645, reconheciam a data.
A quinta Marcha da Consciência Negra, com o tema 120 Anos da Abolição Inacabada, será realizada na Avenida Paulista. Quatro trios elétricos percorrerão o trajeto pela Rua da Consolação até o Vale do Anhangabaú. A concentração será às 11 horas, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), e a saída está prevista para as 12 horas.
No interior paulista, 17 municípios também terão programações próprias em homenagem à data. Santos pela primeira vez terá feriado da Consciência Negra. Durante a próxima semana, diversos eventos homenageiam a comunidade, incluindo exposições e workshops.
Haverá uma caminhada com saída da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, às 9 horas, e a apresentação da Escola de Samba X-9 Paulistana.

Assaltantes são surpreendidos com cofre do Banco do Brasil

A Polícia Militar de Guaranésia (MG) surpreendeu na madrugada de sábado, 8, três homens tentando levar um dos cofres da agência do Banco do Brasil daquela cidade.
Eles foram flagrados por policiais que faziam patrulhamento, no momento em que saíam do banco.
Wilian Elvis Benedito, de 31 anos, de Guararapes, Leandro de Santana, 21 anos, de Ribeirão Preto, e Leandro Alves, também de Ribeirão Preto, estavam utilizando um Gol, azul, placas BZP-1533 da cidade de São Paulo, para realizar o assalto. O veículo estava estacionado em frente à agência.
Durante averiguação nas proximidades da agência, os PMs encontraram escondido no jardim adjunto, parte do sistema de alarme do banco e, na calçada, uma bolsa de cor preta, contendo várias ferramentas. Os três, que têm passagens pela polícia de São Paulo, por homicídio, foram recolhidos na delegacia pública de Guaxupé depois de serem autuados na Delegacia por furto qualificado.

Ainda em Minas

Pelo menos 20 pessoas foram presas no final da manhã de domingo, 9, em Guaxupé. Elas foram surpreendidas em uma rinha de galo. Uma denúncia anônima levou os policiais até um sítio que fica às margens da rodovia BR-491. Além das prisões, a polícia apreendeu 52 ganchos e materiais usados na rinha.
A Polícia do meio Ambiente também foi acionada para decidir o que será feito com as aves.

Artigo: A República dos bananas


MARCELO AUGUSTO DA SILVA
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Nessa semana em que comemoramos o aniversário da Proclamação da República no Brasil, lembrei de algo que costuma me chamar a atenção. Sempre que estou dando aulas de História do Brasil na 8º série do Ensino Fundamental, cujo conteúdo compreende o período do começo do século passado até a atualidade, sou indagado por muitos alunos sobre quem foi o melhor presidente que o Brasil já teve.
Difícil responder uma pergunta dessas sem deixar a parcialidade de lado, mas tento encontrá-la através do olhar crítico, e como se eu estivesse em outro contexto. Difícil também é achar alguém ou algo perfeito em toda a sua plenitude, uma vez que a perfeição é uma utopia, embora seja perseguida por muitos.
Mas numa rápida olhada no processo republicano no Brasil percebo a confusão que é nossa vida política, a começar pela própria Proclamação da República, que só foi realizada para manter privilégios de alguns grupos e, o que é pior, sem a participação popular, onde o brasileiro acordou no dia 15 de novembro de 1889 sem saber que vivia a partir daquele momento num país republicano. Sem falar que os primeiros presidentes que tivemos eram todos militares, o que torna a nossa república ainda mais incoerente, já que ela deveria ser representada por civis eleitos pelo sufrágio universal. Depois desse tropeço inicial tivemos a república coronelista que revezava o poder federal entre os governadores de São Paulo e Minas Gerais eleitos através das fraudes eleitorais, que só terminou, vejam só, com o golpe de Getúlio Vargas, que se manteve como presidente durante quinze anos através de mais outros dois golpes, e que por ironia do destino só deixou o governo graças a um outro golpe.
Após o fim da Era Vargas outros fiascos aconteceram no nosso cenário político, como Jânio Quadros que depois de se eleger sob a promessa de varrer a corrupção do Brasil renunciou ao cargo poucos meses após ser empossado, e Jango seu vice que assumiu o controle do país, foi derrubado por outro golpe, dessa vez um militar, que durou mais de vinte anos e dispensa comentários.
Aliás, depois de todo esse período ditatorial, quase que o país se vê refém de uma continuidade do militarismo, pois no dia de sua posse, Tancredo Neves o primeiro presidente civil após duas décadas, é vitimado por uma doença que o leva à morte meses depois.
Nesse momento o Brasil começa a viver novamente em uma democracia, mas no fim da década de oitenta a Rede Globo lança seu candidato e fazendo a cabeça dos eleitores o elege, embora nenhum brasileiro soubesse de onde vinha nem quem era o esculacho chamado Collor. No entanto como este não atende os privilégios das classes dominantes e se envolve nos mais estapafúrdios casos de corrupção, a mesma Rede Globo urdiu todo um mecanismo até conseguir arrancá-lo do poder.
Permeando esses presidentes tivemos outros que devem ser lembrados pelas suas bizarrices como JK que abriu o país para o investimento externo, FHC que privatizou o país e Lula, o mais recente deles, que sendo uma referência na esquerda brasileira se une à direita e ao assumir a presidência dá um continuísmo ao governo anterior, o qual ele tanto criticava.
Tudo isso faz com que a resposta sobre quem foi o melhor presidente do Brasil se torne quase impossível de responder. É claro que há exceções nesses casos citados não existindo somente erros em seus governos; certos presidentes merecem o reconhecimento pelo que fizeram, se bem que, há por outro lado algo que os desabone. Minha resposta então é afirmar que o Brasil não teve em nenhuma ocasião um presidente admirável na sua totalidade, mas procuro dizer que dentre aqueles que nos comandaram alguns fizeram algo de bom para o país e isso deve ser lembrado, e esses seus acertos servem para mostrar que não se deve desacreditar nem abandonar a política, para que assim um dia, quem sabe, teremos um excelente presidente.

Momento Espírita: Quem são nossos pais?

Grupo Espírita Hilário Silva

Quando abrimos os olhos, neste mundo, vimos debruçados sobre nosso berço, duas pessoas especiais: nosso pai e nossa mãe. Nos primeiros anos nos sentimos dependentes deles. E, mesmo o simples fato de eles estarem a nos olhar, se constituía em segurança para nós.
Assim, aprendemos a andar, amparados pelos seus braços. Nossos machucados receberam curativos e beijos. Aprendemos a andar de bicicleta, enfrentamos as ondas do mar, as águas da piscina. Suas mãos nos conduziram à escola e quando fomos ali deixados pela primeira vez, pareceu que algo se quebrou dentro de nós. Estaríamos sendo abandonados? Contudo, ao final do dia, retornamos ao lar e aprendemos que a escola era somente um lugar para estar algumas horas. Era um lugar para aprender, para fazer amizades, para crescer. Mas sempre havia um lugar para voltar: nosso lar. O aconchego da família, a segurança paterna, o carinho materno.
À medida que os anos foram se somando, deixamos de ser dependentes. Andamos com nossos pés, agimos com nossa vontade, alçamos vôos mais altos, ou rasos. E, alguns de nós, passamos a olhar os pais de forma diferente. Quem são eles para desejarem comandar a nossa vida? Quem são eles para dizerem o que devemos ou não fazer? Quem são? Nossos pais são Espíritos que, quase sempre, guardam relações afetivas conosco de longa data. Amigos que aceitam nos receber como filhos, desejando encurtar distâncias entre nós e o progresso. Espíritos que se dispõem a nos oferecer um corpo, a nos proteger, a nos amar.
Exceções existem, é verdade. Espíritos não tão amigos que se reencontram no cadinho doméstico para ajustes do pretérito um tanto nebuloso. Mesmo assim, eles nos moldaram um corpo, permitindo-nos a reentrada no mundo carnal, e lhes devemos ser gratos.
Mas, se desejam saber aonde vamos, com quem vamos, nesses tempos de tanta violência, é porque conosco se preocupam. Se nos estabelecem horários para o retorno ao lar, se nos procuram quando nos retardamos, é porque a nossa segurança os preocupa. Se insistem conosco para que estudemos mais, nos esforcemos mais, é porque, mais experientes pela maturidade que ainda não temos, nos desejam ver galgar degraus de sucesso.
Se nos impõem disciplina, se nos exigem atitudes comedidas, é porque desejam colaborar com nosso progresso. Para isso, Deus nos confiou à sua guarda. E porque esse compromisso está registrado em sua memória espiritual, tanto quanto pelos laços de afeto que nos unem, eles se importam conosco. Pensemos nisso e antes de reclamarmos tanto, olhemos nossos pais com gratidão. Vivamos com eles o melhor possível. Afinal, não estarão sempre conosco. É possível que logo mais eles se transfiram para a espiritualidade, cumprida sua missão. Vivamos usufruindo o melhor da sua companhia, da sua sabedoria, dos seus afagos. Amanhã, quando não estiverem mais conosco, teremos doces lembranças para alimentar a nossa saudade.

Prato do Dia: Roupa Velha


ODAIR CORSINI
odaircorsini@ig.com.br





Ingredientes
01 kg carne assada ou cozida desfiada
02 Colheres de sopa de manteiga
01 cebola picada
05 dentes de alho picado
½ pimentão vermelho picado
05 tomates picados sem semente e pele
01 maço de cheiro verde picado
250 g farinha de mandioca crua
Sal e pimenta branca a gosto
500 ml água

Modo de preparar
Frite o alho e a cebola na manteiga até dourar
Junte o pimentão, carne, sal e a pimenta. Deixe fritar um pouco, acrescente a água, ferva 3 minutos.
Adicione o cheiro verde e a farinha de mandioca devagar mexendo para não engrossar muito.