CÂMARA

Vereadores entram em recesso parlamentar



A Câmara Municipal de São José do Rio Pardo entrou em recesso parlamentar no dia 5 de dezembro, seguindo dispositivos de seu Regimento Interno. Durante o recesso (que vai até 31 de janeiro de 2008), os vereadores se reúnem em caráter extraordinário somente sob convocação, tanto do Executivo como por 2/3 dos vereadores, em qualquer dia ou horário. Nessas sessões, só podem ser apreciados projetos (do Executivo ou do Legislativo) que constem da convocação, não sendo apreciadas proposituras de rotina, como requerimentos e indicações. Na Câmara de São José do Rio Pardo, as sessões extraordinárias não são remuneradas. Independentemente do recesso parlamentar, o expediente na Câmara continua normal.
(Fernando Torres – assessoria de comunicação da Câmara)

JUVENTUDE

Câmara Jovem encerra ano com sessão solene

Está marcada para o dia 14 de dezembro, sexta–feira, a Sessão Solene de Encerramento do Ano Legislativo de 2007 da Câmara Jovem de São José do Rio Pardo. Estão previstas homenagens e palestra, e como tem feito há alguns anos, a Câmara Jovem vai inaugurar uma exposição de trabalhos artísticos e promover uma apresentação musical de crianças e jovens alunos instrumentistas da Fábrica de Expressão. No último dia 30 de novembro, a Câmara Jovem realizou a quarta e última sessão ordinária.
(Fernando Torres – Assessoria de comunicação da Câmara)

95ª SEMANA EUCLIDIANA

Divulgados os resultados da Maratona Intelectual



A Casa de Cultura Euclides da Cunha está divulgando nesta semana o resultado da Maratona Intelectual Euclidiana de 2007. Tida como uma das principais atividades do Movimento Euclidiano, a Maratona é integrada por estudantes de escolas públicas e particulares de várias cidades e de diferentes estados brasileiros que - durante a Semana Euclidiana, através dos Ciclos de Estudos - discutem vida e obra do escritor Euclides da Cunha. De acordo com a Casa de Cultura, a Maratona deste ano teve participação de 391 estudantes, divididos em quatro áreas nos Ciclos de Estudos: Área I-A (estudantes de 5ª e 6ª séries); Área I-B (estudantes de 7ª e 8ª séries); Área II (estudantes do Ensino Médio) e Área III (estudantes universitários e demais interessados). A Casa de Cultura promoveu ainda, durante a 95ª Semana Euclidiana, os Ciclos de Estudos noturnos, cujas aulas tiveram 252 estudantes inscritos, representantes da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) e Universidade Paulista (Unip). Conforme os resultados divulgados, o Colégio Unigrau, as escolas estaduais “Dr. João Gabriel Ribeiro” e “Dr. Cândido Rodrigues” praticamente monopolizaram os primeiros lugares nas Áreas I-A e I-B. Entre os estudantes declarados vencedores (de 1º a 5º colocados) a maior nota foi 9,5 e a menor 7,0 o que mostra rigor nos critérios de correção das avaliações. Realizada entre os dias 9 e 15 de agosto, há 95 anos, a Semana Euclidiana é um dos mais tradicionais eventos do país voltado à celebração de um escritor – Euclides da Cunha (1866-1909), que entre 1889 e 1901 residiu em São José do Rio Pardo, período no qual escreveu grande parte da obra Os Sertões.