Pacientes reclamam de clínicos em apenas 2 dias da semana em posto

Outro problema é ter que viajar para cidades vizinhas para fazer exames
Fonte: EPTV

Pacientes reclamam que um posto de pronto atendimento em São José do Rio Pardo tem médico clínico geral apenas em dois dias da semana. Com isso, as filas crescem e conseguir um encaminhamento com especialista fica ainda mais demorado.

O auxiliar geral José Roberto chegou nesta segunda-feira (28), às 5h, no posto que fica no Centro. Ele só foi trazer resultado de exames pra avaliação do médico. “Se não vir cedo, você não consegue vaga e fica sem consultar. Só daqui há dois meses demora”, reclamou.

Às vezes, mesmo com senha e com horário agendado os pacientes precisam voltar para casa. “O médico não vem e a gente vai embora. Acontece muitas vezes da gente perder”, disse a aposentada Cesarina de Bastos.

Quando encaminhados para exames, os pacientes de Rio Pardo contam que precisam pegar estrada. “Para fazer mamografia tem que ir em Casa Branca. Exame de vista nós somos mandados para Divinolândia e tem exame que é feito em São João da Boa Vista”, explicou a dona de casa Neusa Paulino.

A secretaria municipal de Saúde, Ilene Maria Rondinelli Muradi, falou que isso é uma determinação do governo do estado. “O Ambulatórios Médicos de Especialidades do Estado (Ame) ficou criado para atender uma região, tanto é que o paciente é levado para essa unidade que o governo está implantando no estado inteiro”.

Segundo ela, em breve não será preciso acordar tão cedo para conseguir atendimento no posto. “Nós temos dois dias com atendimento clínico, porque os outros atendimentos são especialidades e são agendados. Nós queremos estender a consulta clínica para todos os dias da semana”, ressaltou.

Ainda de acordo com a secretária de saúde, nesta semana será feito um levantamento para contratação ou remanejamento de médicos para que tenha atendimento com clínico todos os dias da semana.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que não existe uma determinação, mas sim um acordo com as prefeituras para que alguns exames médicos sejam feitos nos Ames de cidades vizinhas.

Estudantes soltam 85 mil alevinos no Rio Pardo

Medida é para evitar que peixes desapareçam do local
Fonte: EPTV

Cerca de 85 mil alevinos foram soltos nesta sexta-feira (18), no Rio Pardo, em São José do Rio Pardo.

Ao todo, 250 alunos participaram da soltura. É o terceiro ano que novas espécies são soltas no rio. Neste ano, a espécie escolhida é o pacu-guaçú.

Para evitar que os peixes desapareçam do rio, a Polícia Ambiental fiscaliza se os pescadores usam equipamentos proibidos, como redes e tarrafas. Confira o vídeo.