Ano VII - Edição 153 - São José do Rio Pardo - SP - 06 de fevereiro de 2010

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Clube do Pança e a humildade

Ano letivo começa nesta segunda na rede municipal de ensino


Coordenadores, diretores e professores durante o planejamento realizado na EMEB “Stella Maris”

Cerca de 3 mil alunos da rede municipal de ensino darão início ao ano letivo de 2010 na próxima segunda-feira, 8. Do total de alunos, mais de 2.600 são das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e 408 das creches retornarão às salas de aula.
Antes, porém, do retorno do recesso escolar, a Secretaria Municipal de Educação realizou o planejamento pedagógico para todo ano letivo. Professores, diretores e coordenadores participam das reuniões que aconteceram no decorrer da semana, na EMEB “Professora Stella Maris Barbosa Catalano”.
“O objetivo destas reuniões é planejarmos todas as atividades que serão realizadas ao longo deste ano, bem como traçar também os planos de trabalho entre coordenação, direção e corpo docente”, explicou a diretora do Departamento de Educação, Nilcéia Aparecida Marin Semensato. Ela destacou que neste ano a Secretaria adotou o trabalho em rede nas escolas para as disciplinas de Português e Matemática. “O mesmo conteúdo será trabalhado no mesmo bimestre em todas as unidades escolares municipais”, destacou a diretora.
Para a coordenadora Maria Aparecida Dornellas, “a mudança para o trabalho em rede foi excelente, pois todas as escolas estarão trilhando um único caminho, produtivo, para uma educação de qualidade cada vez mais superior”.
“O trabalho em rede nos auxiliará bastante também com relação às transferências de alunos, pois uma das dificuldades dos professores é justamente o acompanhamento no aprendizado destes alunos transferidos. Agora, saberemos que todos estarão aprendendo, ao mesmo tempo, o mesmo conteúdo, seja qual for a escola”, disse a professora Ieda Pansani.

Inscrições para Bolsa de Estudos da Prefeitura começam dia 1º

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo abre na próxima segunda-feira, 1º de fevereiro, o prazo de inscrições dos programas de concessão de Bolsa de Estudos e Ajuda Transportes para estudantes.
As inscrições poderão ser feitas diretamente na Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, e atenderão alunos residentes em São José do Rio Pardo, inscritos em cursos técnicos profissionalizantes deste e de municípios vizinhos ou em cursos superiores de graduação de instituição de ensino do município.
Na Ajuda Transporte do Programa serão atendidos exclusivamente alunos inscritos em cursos técnicos profissionalizantes não existentes em São José do Rio Pardo que, por causa disso, tenham que viajar para municípios limítrofes.
Nesta semana, a Prefeitura está divulgando decreto com as regras dos programas.
Os candidatos interessados deverão se inscrever no período de 1º a 12 de fevereiro de 2010, das 8h00às 17h00, na Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, preenchendo requerimento próprio e respondendo a questionário, segundo modelos elaborados pela Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, devendo apresentar o original e fotocópia de vários documentos (veja quadro abaixo):
Será formada uma comissão que avaliará os pedidos, formada por representantes das secretarias de Assistência e Inclusão Social e da Educação e dos Conselhos Municipais da Assistência Social e da Educação (ambos indicados pelos secretários destas pastas) e um representante do prefeito.
Os alunos beneficiados deverão comprovar a freqüência mínima de 75% das aulas e pagar a sua parte das mensalidades.

Bolsa de estudos
Carteira de Identidade Própria e dos demais membros do grupo familiar, podendo apresentar Certidão de Nascimento dos menores de 18 anos;
Comprovante de Residência; para o portador de necessidades especiais, se for o caso, apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau de deficiência e a referência do CID; apresentar os seguintes comprovantes de rendimento do estudante: declaração de Imposto de Renda, se maior de 18 anos; se assalariado: os últimos 6 (seis) contra-cheques e carteira profissional atualizada; se trabalhador autônomo ou profissional liberal: pró labore declarado pelo contador ou pelo profissional conforme o caso, e ainda: conta de água, luz, telefone, fatura de cartão de crédito, pagamento de aluguel ou prestação da casa e despesas com educação; se aposentado ou pensionista: Três últimos comprovantes de aposentadoria ou pensão; se proprietário de empresa: Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Programa do governo federal beneficia agricultores e entidades


Pelo menos 70 pequenos agricultores e algumas entidades de São José do Rio Pardo começaram a se beneficiar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo federal. O programa é considerado como uma das principais ações estruturantes do programa Fome Zero, e constitui-se em mais um mecanismo de apoio à agricultura familiar, a exemplo do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).
No município ele foi implantado em parceria entre a Prefeitura, Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Cooperativa Agropecuária de São José do Rio Pardo (COOPARDENSE).
Segundo informações do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Ferreira, “cada um dos 70 produtores venderá seus produtos de acordo com o preço tabelado pela CONAB, com a garantia dos R$ 4 mil por ano. Esses alimentos serão comprados pela Companhia, a qual os doará para entidades assistenciais e escolas municipais”.
Nesta semana começaram as entregas dos produtos agrícolas às entidades beneficiadas do município. A entrega dos 504 quilos de alimentos aconteceu na terça-feira, 2, na Feira do Produtor e contou com a presença do vice-prefeito, José Carlos Zanetti, do secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Toninho Ferreira, representantes da COOPARDENSE e entidades, entre elas Associação Beneficente Paulo de Tarso (Asilo Lar de Jesus), PEVI – Projeto Esperança e Vida e Projeto Renascer.
“É satisfatório ver que o PAA já está funcionando e beneficiando estas entidades com produtos agrícolas de qualidade e vindos da nossa terra. Este é mais um projeto que a atual administração está fazendo funcionar, e da melhor forma possível”, destacou José Carlos Zanetti.
Toninho Ferreira também falou da satisfação em fazer esta primeira entrega dos alimentos do PAA às entidades “É um grande sonho que está sendo realizadas pela prefeitura”, disse, acrescentando que os produtores da COOPARDENSE farão a entrega dos alimentos todas as terças, às 9h, na Feira do Produtor para que as entidades possam levar os produtos agrícolas, conforme a necessidade de cada uma.

Vítimas de acidente continuam internadas na Santa Casa

Até o final da tarde de sexta-feira, dia 5, as cinco pessoas que escaparam com vida do aciadente no domingo, 31 de janeiro, na rodovia SP 350, continuavam internadas na Santa Casa. Márcio Fernando Correa, de 36 anos, os estudantes Marcelo Junior Correa, de 14, e Bárbara Lima Siqueira, de 12, e também o rio-pardense Renato Magrim, estavam mantidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dos feridos, apenas Rozana Aparecida de Lima, de 38 anos, estava no quarto. Segundo informações, o quadro de todos é estável mas requer total atenção. O acidente ocorreu no início da noite de domingo, próximo a fazenda Graminha, entre as cidades de São José do Rio Pardo e Tapiratiba. O motorista de um automóvel Astra, Mário César da Silva Lima, de 28 anos, saiu no acostamento e quando tentou voltar perdeu o controle da direção e bateu em carro de Guaxupé que vinha no sentido contrário.
O motorista, a namorada dele, Eliane de Fátima Cardozo da Costa, de 20 anos, que estava grávida e uma amiga do casal, Marina Gabriela da Silva Lima, de 16 anos, morreram na hora.

Prefeitura e SEC/SP realizarão Circuito Cultural Paulista em São José

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Estado da Cultura (SEC/SP) realizarão o Circuito Cutural Paulista 2010 em São José do Rio Pardo. O projeto prevê a realização de eventos de cunho artístico/cultural, que neste ano será realizado em mais 69 cidades do estado, além do município rio-pardense, entre os meses de março a dezembro.
A programação dos eventos culturais e artísticos em São José para os meses de março e abril já foi divulgada (confira abaixo). O restante da programação, com apresentações previstas até dezembro, será divulgado bimestralmente. Importante lembrar que os eventos serão totalmente gratuitos.
A Prefeitura cederá espaço físico, além de outros equipamentos de infra-estrutura para as apresentações. Veja abaixo as atrações culturais e programe-se.

Março
Dia 20 – 16h00 “O Flautista de Hamelin” - Cia Furunfunfum (teatro infantil)
Sinopse: A cidade de Hamelin está cheia de ratos! Todas as tentativas de acabar com a praga foram frustradas. O povo está desesperado, Mas eis que surge um personagem estranho e misterioso – um flautista – que se oferece para livrar Hamelin dos ratos. Ele é contratato e cumpre sua promessa. Porém, quando quer receber seu pagamento... Encantamento para toda a família!
Duração: 50 minutos – Classificação indicativa: Livre
Local: Teatro da Fábrica de Expressão – Rua Francisco Glicério, 64, centro.

Abril
Dia 16 – 16h00 = Luna Parke – La Mínima (Circo)
Comom sempre apoiados no trabalho do Palhaço, a Cia La Mínima recria aqui o ambiente dos Parques de Atrações, exibindo apresentações bizarras, junto com prestidigitadores, brincadeiras, acrobatas e vendedores de milagres.
Duração: 50 minutos – Classificação indicativa: Livre
Local: Ginásio Municipal Adhemar Machado de Almeida (Tartarugão) – Avenida Euclides da Cunha, 145, centro.

Em dia com a Prefeitura

Na terça-feira, 2, no programa “Em dia com a Prefeitura”, o prefeito João Luís Cunha comentou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – já em funcionamento no município e que já está beneficiando agricultores e entidades assistenciais. O Programa vai ao ar toda terça-feira nas rádios comunitárias Esperança e Maria FM.
Explicou que o governo Lula, através da CONAB, compra os alimentos dos pequenos agricultores cadastrados ao programa e depois os repassam para as entidades como escola, creches, asilos, hospital, dentre outros, sem nenhum custo.
Em Rio Pardo há 70 produtores já cadastrados e que estão fornecendo os alimentos. A intenção da prefeitura é que esse número cresça cada vez mais. Para participar basta que o interessado procure a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para se inscrever.

Carnaval
Sobre o Carnaval, disse que tudo está sendo organizado para que a festa seja melhor que 2009 – com mais estrutura. A folia começa neste sábado, 6, no Mercado Cultural, com o Baile de Máscaras.
Também está sendo programado, desfile de escolas de samba e de blocos no domingo de Carnaval. Inclusive com escolas de outras cidades. “A banda do Grelo está se organizando e a prefeitura irá dar condições para que ela saia. Além disso, todas as tardes na Praça XV de Novembro terá o Carnaval Nostalgia no Coreto, com muitas marchinhas e músicas que marcaram época. Haverá também uma grande estrutura, com camarotes e praça de alimentação no pátio do Tartarugão, para receber os foliões durante as quatro noites.

Área de Lazer
Disse que a Área de Lazer, localizada próximo ao Tartarugão, será totalmente reformulada. “É uma região belíssima, mas que acabou sendo abandonada e pouco utilizada pela população. Mas agora, com os investimentos do governo federal, ela ganhará vida e será novamente um ponto atrativo para os rio-pardenses e também para os visitantes”.
Serão construídas três pistas para caminhadas, reformados os canteiros, os pontos de assoreamento, a iluminação e haverá mais segurança. “A Secretaria de Segurança e Trânsito será instalada no local. Será um local de descanso e de paz”. A verba é do governo federal, através de emenda do deputado Devanir Ribeiro (PT).
Outro deputado do PT que enviou recursos para Rio Pardo foi Paulo Teixeira. Também por emenda, enviou mais de R$ 300 mil para revitalização do estádio Palimiro Petrocelli, no Jardim Aeroporto.
“O projeto já foi finalizado, o convênio já foi assinado e assim que for aprovado pela Caixa Econômica Federal daremos início às obras. Vamos transformar o local em um ambiente adequado para o uso. Além das instalações da Fábrica de Expressão, serão construídas e reformadas a iluminação, vestiários, banheiros, finalização das pistas de atletismos, iluminação interna e verificação das arquibancadas”.

Prefeito de Juruaia (MG) é detido por dirigir embriagado

O prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior (PSDB), foi detido por dirigir embriagado na rodovia AMG-1530. Acionada por um morador que avistou um carro parado no meio da pista com os faróis acesos, a Polícia Militar encontrou o político desacordado no volante do carro. Ao acordar, Júnior tentou fugir, mas os policiais já estavam de posse da chave do veículo.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o prefeito ficou irritado com a abordagem dos policiais e disse para eles “fazerem o trabalho e honrarem a farda, porque o combustível das viaturas é pago pela prefeitura”.
Levado para a delegacia de Muzambinho, Júnior realizou o teste do bafômetro e, segundo o delegado plantonista Adnam Cassiano, o resultado constatou estado de embriaguez um pouco acima do permitido. Multado pelo incidente, o político negou, o ocorrido.

Festival de Pesca Rio Pardo Vivo

A Prefeitura de São José do Rio Pardo realizará no mês de março o primeiro “Festival de Pesca Rio Pardo Vivo – Pesque e Solte”, o evento acontecerá no dia 19, no Recanto Euclidiano, data em que a cidade irá comemorar 145 anos. O festival também lembrará o Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
O Festival contará com uma praça de alimentação e também com toda a estrutura utilizada no programa “Prefeitura no Bairro”. Segundo os organizadores, o objetivo é de fiscalizar e dar proteção aos peixes no rio Pardo. A data coincidirá com o fim da piracema, que acontece em fevereiro.
“No ano passado, a Prefeitura soltou milhares de alevinos no Pardo e estes peixes já devem estar com um porte maior, atingindo quase um quilo. Nosso objetivo é fazer deste festival um trabalho de conscientização da população, e com a ajuda da polícia combater a pesca predatória com redes e tarrafas que, com certeza, acabam com os peixes, prejudicando o meio ambiente”, explicou o Diretor do Meio Ambiente, Felipe Quessada.
Na parte da manhã, as escolas municipais, estaduais e particulares participarão de uma programação especial de educação ambiental com a prática de pesca. O período da tarde será dedicado aos pescadores profissionais, amadores e simpatizantes. Também haverá soltura de mais alevinos.

Reajuste de energia em Rio Pardo é de 8,78%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na terça-feira, 2, os índices de reajuste de tarifas de cinco distribuidoras, que atendem cerca de 360 mil unidades consumidoras no interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As novas tarifas entraram em vigor na quarta-feira, 3. A variação da inflação, medida pelo IGP-M e também a alta do dólar seria uma das causas do alto índice do reajuste.
CPFL Leste Paulista, que abastece São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Divinolândia, Casa Branca, Itobi, Tapiratiba e Caconde, elevará as contas em 8,78% nas casas e 7,54% nas indústrias. Os consumidores residenciais da Companhia Jaguari de Energia (CJE), que atende as cidades de Jaguariúna e Pedreira, terão aumento de 4,3%, enquanto as indústrias sofrerão aumento médio de 3,31%.
A Companhia Luz e Força de Mococa (CLFM), que atende a cidade paulista de mesmo nome e mais três municípios mineiros, elevará as contas de luz residenciais em 2,97% e industriais em 3,83%, em média.
A CPFL Sul Paulista, que fornece energia para Itapetininga, São Miguel Arcanjo, Guareí, Sarapuí e Alambari, terá aumento de 5,35% na classe residencial e média de 4,23% na industrial. Por fim, a Companhia Luz e Força Santa Cruz (CFLSC), que atende 24 municípios do interior de São Paulo e três do Paraná será a única a ter redução na tarifa, de 1,60% na classe residencial e de 3,16% na industrial.
Basicamente o aumento das tarifas refletem uma série de fatores. O primeiro é a variação da inflação, medida pelo IGP-M no período. A alta do dólar que afetou o preço da energia de Itaipu comprada pela CPFL também afetou a decisão. A Aneel destacou ainda que também foi determinante o repasse às tarifas do aumento dos custos com o Encargo de Serviços do Sistema (ESS), que nada mais é que o custo de ter se mantido as usinas termelétricas no ano passado.

BC e Fazenda apresentam novas cédulas do real


Com mais recursos de segurança, visual mais limpo e com tamanhos diferenciados, as novas cédulas do real foram apresentadas na quarta-feira, 3, pelo Banco Central (BC) e Ministério da Fazenda. As efígies permanecem, mas as notas foram reduzidas, ficando a de R$ 2 com o menor e a de R$ 100 com o maior tamanho.
Ficaram muito parecidas com o Euro. O governo chama essa série de “segunda família do real”. A primeira foi lançada em 1994.
As cédulas de R$ 50 e de R$ 100, mais falsificadas, serão as primeiras na troca, entrando em circulação no primeiro semestre deste ano. A de R$ 50 mantém a onça pintada e a de R$ 100 traz a garoupa, mas o peixe tem novo design.
A apresentação foi feita pelo ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Paulo Bernardo, e pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, após reunião extraordinária do Conselho Monetário Nacional.
“O objetivo é que sejam mais seguras contra falsificação”, disse Mantega. Justificou que as mudanças foram possíveis pela modernização da Casa da Moeda. “Outro aspecto importante é que o real se tornou uma moeda forte”, disse Mantega. “Além disso, temos que nos preparar para que o real seja uma moeda de curso internacional. Já começa a haver demanda para que seja utilizado fora do Brasil, daí a importância de ser sólida”, completou Mantega.
As novas cédulas de real vão atender à demanda dos deficientes visuais e terão tamanhos diferentes e marcas em relevo que facilitam a identificação tátil.
“Já existiam demandas para que houvesse uma forma de os deficientes visuais identificar as cédulas”, disse o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ao fazer o anúncio da nova família do real. Elas também terão recursos gráficos mais sofisticados que vai protegê-las de falsificação. Foram mantidos os elementos que já existiam, como a marca dágua, e outros foram redesenhados para facilitar a identificação e dificultar a falsificação.
“A população não precisa ir ao banco para trocar as cédulas. Elas [as atuais e as novas] vão conviver conjuntamente [até todas serem recolhidas], disse Meirelles. Nas notas de R$ 50 e R$ 100, que serão lançados até junho deste ano, foram incluídas faixas holográficas diferentes. Segundo o BC esse é um dos elementos mais sofisticados contra falsificação.
A substituição será feita aos poucos. No primeiro semestre de 2011 serão lançadas as cédulas de R$ 10 e R$ 20. Todas as novas cédulas estarão circulando até 2012.

Tenista volta a defender Rio Pardo em torneios

A consagrada tenista rio-pardense Maria Helena Xavier Barbosa voltará a defender São José do Rio Pardo em diversos torneios nacionais e internacionais de tênis na categoria sênior.
A proposta para a atleta voltar a jogar partiu da prefeitura, quando no dia 28 de janeiro se reuniram o prefeito João Luís Cunha, o diretor-presidente do Departamento de Esportes e Cultura, Marlon Callegari da Silva e Maria Helena. Na reunião ficou acertado que a tenista já jogará por Rio Pardo em fevereiro, além de outros detalhes do apoio da administração ao tênis amador no município. “É com muito orgulho que jogarei pela minha cidade. Este investimento da prefeitura no esporte é muito positivo, pois há necessidade de se falar não apenas em uma única modalidade, mas em diversas, inclusive o Tênis”, disse a tenista. Maria Helena, de 76 anos, competiu durante seis anos pela cidade de São Caetano do Sul e faz parte da equipe da Confederação Brasileira de Tênis (categoria sênior). A tenista é a primeira do ranking brasileiro na categoria simples e dupla (sênior) e terceira no ranking sul-americano.

O deus a Mané Garrincha – a alegria do povo


Emílio Antônio Duva

Então Mané Garrincha e Elza Soares desembarcam na Europa, mais precisamente em Roma (Itália). Ambos representavam o Brasil culturalmente. Elza na musica, na ginga do samba e primordialmente na sua voz rouca - um espetáculo à parte. E Mané Garrincha, uma espécie de “embaixador” do futebol do passado.
O governo brasileiro pagava o aluguel do apartamento e uma renda extra para o casal. Um dia, porém, Elza cansou-se das homéricas bebedeiras de Mané, e o ex-atleta da vida “diplomática”.
A vinda definitiva para o Brasil foi iminente - bom para ela e uma desgraça para ele. A separação matrimonial, o esquecimento da mídia, dos poucos colegas, e dos “tapinhas” nas costas acelerou ainda mais a doença do alcoolismo naquele que um dia foi considerado, também, o melhor jogador de futebol do planeta. E o astro já cambaleante, se ferindo por dentro e por fora, foi se apagando. Até que na manhã de janeiro de 1983, já internado numa clinica, e envolto num lençol com a identificação de paciente: Manoel da Silva, o mundo enluta-se com a perda de Garrincha. O jornal The New York Times estampa a noticia. Na Itália os jornais também lhe prestam homenagens.
Morreu na qualidade de... indigente. Seu velório, realizado no Maracanã, foi conturbado. Algumas autoridades se fizeram presentes, pouquíssimos jogadores, ou ex, compareceram.
Hoje ainda cogita-se do seu busto erguido no Maracanã ser transferido para o Estádio Engenhão. Mas os familiares não aceitam esta infeliz idéia. Há 20 metros do seu modesto jazigo, em Pau Grande, a prefeitura local construiu um mausoléu para os seus restos mortais, e sua família também se posiciona contra esta nefasta idéia, argumentando que Mané era pessoa simples e nada de pompas inadequadas. Que Mané descanse em paz.
“Daqui 400 anos, quando falarem de futebol, falarão de Garrincha”. (João Saldanha, jornalista, técnico de futebol e comunista, graças a Deus)


BALADA Nº 7
Sua ilusão entra em campo no estádio vazio
Uma torcida de sonhos aplaude talvez
O velho atleta recorda as jogadas felizes
Mata a saudade no peito driblando a emoção

Hoje outros craques repetem as suas jogadas
Ainda na rede balança seu último gol
Mas pela vida impedido parou
E para sempre o jogo acabou
Suas pernas cansadas correram pro nada
E o time do tempo ganhou

Cadê você, cadê você, você passou
O que era doce, o que não era se acabou
Cadê você, cadê você, você passou
No vídeo tape do sonho, a história gravou

Ergue os seus braços e corre outra vez no gramado
Vai tabelando o seu sonho e lembrando o passado
No campeonato da recordação faz distintivo do seu coração
Que as jornadas da vida, são bolas de sonho
Que o craque do tempo chutou

Cadê você, cadê você, você passou
O que era doce, o que não era se acabou
Cadê você, cadê você, você passou
No vídeo tape do sonho, a história gravou

Odorico Paraguaçu: O Bem-Amado de Dias Gomes


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Eis aí uma obra interessante. Odorico Paraguaçu, para quem não sabe, é um engraçadíssimo personagem de ficção de Dias Gomes. O primeiro a interpretá-lo na televisão foi Rolando Boldrin, embora tenha sido imortalizado com Paulo Gracindo, há muitos idos anos na novela O bem amado, embora tenha sido criado para estrelar no teatro na peça Odorico, o bem amado ou Os mistérios do amor e da morte, com o ator Procópio Ferreira em 1969.
Trata-se do prefeito de Sucupira que é obcecado em inaugurar um cemitério na cidade. Isso porque, durante as eleições, prometeu aos cidadãos a realização da obra, já que quando alguém morria, tinha que ser levado para a cidade vizinha para ser enterrado. Entretanto, após a grande inauguração, as pessoas pararam de morrer e ele, desesperado, começou a provocar macabras e cômicas situações para realizar um único objetivo: enterrar alguém. O auge da trama acontece quando o pistoleiro redimido Zeca Diabo chega à cidade com a missão de matar uma pessoa para a inauguração do sinistro lugar.
Entretanto, o tiro sai pela culatra, e Zeca Diabo, numa crise de irritação, mata Odorico Paraguaçu, inaugurando, assim, o cemitério.
Além do irresistível enredo, a novela também foi destaque porque foi a primeira obra em cores na televisão brasileira. O Chile, em 1996, também a regravou e a lançou com o nome de Sucupira.
E onde essas informações se enquadram no nosso texto? O escritor, cenógrafo e figurinista respeitado, José Dias assina esse livro de 192 páginas, da editora Imprensa Oficial, com o mesmo nome do título acima, contando tudo sobre o mundo da personagem. A obra nasceu de uma dissertação de mestrado concluído pelo autor na USP.
Com uma linguagem de fácil acesso, é um trabalho bem feito, uma verdadeira biografia de um dos personagens fictícios mais famosos da TV brasileira. Vale a pena dar uma olhada.

A esquerda alemã nas telas


Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Quando adquiri em 1984 o primeiro disco da Legião Urbana – um dos clássicos do rock nacional da década – a faixa Baader-Meinhof Blues me chamou a atenção já com as primeiras frases, as quais Renato Russo cantava “a violência é tão fascinante e nossas vidas são tão normais”, porém toda idéia que ele transmitia em forma de música era pra mim algo desconexo, pois não sabia o contexto da obra em si.
Com o tempo fui saber que Baader-Meinhof tratava-se do apelido dado à RAF (Facção Exército Vermelho, em alemão Rote Armee Fraktion) um grupo de extrema esquerda da Alemanha que agiu na década de 70 e foi extinto em 1998, e que foi tema do filme O grupo “Baader-Meinhof “dirigido por Uli Edel, onde estreou nos cinemas em 2008 e chegou às locadoras recentemente.
O filme enfoca a personalidade dos principais integrantes do grupo e os motivos que levaram à sua formação, que dentro dos acontecimentos daquela década era a luta contra o governo da Alemanha ocidental sob a alegação de permanência de uma ideologia nazista, o capitalismo e o imperialismo estadunidense, a Guerra do Vietnã, a criação do Estado de Israel em territórios palestinos e a fabricação de armas nucleares. O apelido dado ao grupo nasceu da junção dos sobrenomes do seu líder e de uma jornalista que o ajudou numa fuga histórica da prisão, numa espécie de referência ao episódio e aos dois integrantes em si.
Apesar de ser uma produção alemã o filme tem toda aquela dinâmica do gênero ação, principalmente nas cenas em que há a atuação do grupo, uma vez que para conquistar a efetivação dos seus propósitos, eles aderiram à luta armada e iniciaram uma tática de ataques e confrontos com seus opositores, que sempre eram recheados de violência - justificada por eles como uma resposta à violência a qual foi dada ao grupo pelo governo - e também pelas investidas contra os bancos para arrecadar fundos para financiar esses ataques. Aliás, o grupo não se referia a essas ações como roubo, mas sim como expropriação, do mesmo modo que a esquerda armada brasileira utilizou do termo no período da ditadura militar, onde se tomava o dinheiro do capital financeiro, que crescia com a exploração da população, para destiná-lo dignamente numa causa que iria favorecer essa mesma população. Antes de assistir ao filme vi o seu trailer (disponível no youtube) e de início já notei que a questão do terrorismo era bem evidenciada, como se tivesse uma preocupação muito grande por parte do diretor em caracterizar o grupo dessa maneira, numa forma de ligá-los ao terrorismo atual. Um ato violento contra um prédio público ou privado é considerado terrorismo, principalmente seu houver vítimas, no entanto os motivos desses atentados da década de 70 e são bem diferentes dos atuais, o que não se pode relacionar ao terrorismo de hoje nem querer entender o mundo atual pelas atividades do grupo alemão assim como sugere, embora nas entrelinhas, o filme e mais enfaticamente o trailer. Hoje o terrorismo está associado ao fundamentalismo que antes de qualquer coisa tem um intuito totalmente religioso, o que não pode ser confundido com as ações do Baader-Meinhof, cujos propósitos eram políticos e sociais.
Só depois de vê-lo é que se constata a diferenciação daquele momento com o de hoje, as ideologias latentes e o desejo dos jovens em mudarem o mundo e se arriscarem na conquista desse objetivo são bem distantes do que temos atualmente. De qualquer forma o filme é uma boa indicação para quem quer ir mais a fundo na canção da Legião Urbana, conhecer o mundo no período da Guerra Fria e tirar suas próprias conclusões sobre qual o melhor caminho para se reverter uma situação de opressão e violência.

Prato do Dia: Língua bovina com batata


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes
2 un. língua
01 cebola grande picada
06 dentes de alho picados
01 pimentão verde picado
300 g molho de tomate
1kg de batata em cubos
1l água
Sal, pimenta branca, óleo e cheiro verde a gosto

Modo de preparar
Cozinhar as línguas em água e sal durante 30 minutos
Puxar as línguas picadas em cubos no óleo até dourar ligeiramente
Junte cebola, alho e o pimentão até murchar
Adicione sal, pimenta, molho de tomate, água e a batata.
Deixe até que a batata esteja cozida
Ao servir junte o cheiro verde

Notas de São José

Bibo assume o PT neste domingo
O PT de São José do Rio Pardo se reúne neste domingo, 7, às 9h para discutir questões internas e também dar posse à nova direção. Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo) assumirá a presidência no lugar de Miguel Paião, que ficará como tesoureiro da sigla nos próximos três anos.
Na pauta da reunião também constará o desempenho do PT no município, a participação de membros do partido na coordenação regional, as eleições de julho deste ano e ainda o bom desempenho nas pesquisas divulgadas durante a semana da Ministra da Casa-Civil, Dilma Rousseff.

Márcio Araújo deixa o Sertãozinho
Esta semana o rio-pardense Márcio Arauújo pediu desligamento do Sertãozinho. A gota d’água foi o empate por 1 a 1 com o Rio Claro na noite de quarta-feira, 3, que desagradou a torcida. Márcio foi o segundo treinador a pedir demissão no Paulistão. Antes dele, Paulo Comelli deixou o Oeste de Itápolis. O substituto de Araújo no Sertãozinho deve ser apresentado ainda nesta quinta-feira.


Creche Júlio Possebon
Estão sendo concluidos os trabalhos da troca do telhado da creche “Júlio Possebon”, na Vila Maschietto. A creche havia sido interditada em dezembro devido às fortes chuvas. A creche é uma das mais antigas do município e o telhado precisava ser trocado há algumas décadas. “Além do telhado, foi realizada reforma da parte elétrica”, disse o secretário de Educação, Luís Carlos Caruso. Ela deverá estar pronta nos próximos dias.


A Tragédia da “Piedade”
O escritor Euclides da Cunha foi armado ao encontro de Dilermando de Assis, amante de sua mulher, Ana. Conhecido como A Tragédia da Piedade, o caso resultou na morte do autor de “Os Sertões”, e Assis, absolvido por legítima defesa, casou-se com Ana. Um hipotético encontro entre essas três figuras é o mote da peça de Antônio Rogério Toscano. A peça fica em cartaz no CCBB, em São Paulo, de quarta a sábado, às 19h30, até o dia 21 de março. R$ 7 a R$ 15.

Escolas de educação profissional
De 2005 até agora, o número de escolas federais de educação profissional criadas foi praticamente o mesmo que o de 1909 a 2002 - 140. A marca foi alcançada nesta segunda-feira, dia 1º, com a inauguração simultânea de 78 unidades em todo o País, feita pelo governo federal. Outras 99 unidades estão elevando o número para 380, que oferecerão mais de 500 mil vagas.em obras e devem ficar prontas até o final deste ano.

Logosofia: A Divina Comédia

O que significa ser bom? De onde provém o paradigma que nos permite discernir o que é bom do que não é bom?
É bom quem agride o seu semelhante? O que rouba o vizinho? O que explora o seu irmão? Aquele que, podendo fazer o bem não o faz? Onde está o código moral que diferencie o bem do mal?
E o bem, de onde provém?
Isso nos faz recordar a sala-de-espera do inferno de Dante habitada pelos indecisos, pelos os que não fazem o mal nem o bem, os egoístas que só pensam em si. Seria o caso de se perguntar se aquele que deixa de fazer o bem não estaria fazendo o mal. Em caso positivo, a sala de espera do inferno metafórico de Dante. teria o seu fundamento.
Sabe-se que a obra do poeta fiorentino foi chamada de “A Comédia” e que no século dezesseis, um padre a publicou com o nome de “A Divina Comédia”. A alteração parece ter sido feita por quem não entendeu bem a “Comédia” e pretendeu insinuar que Deus fosse um humorista. O padre parece ter subestimado o próprio Criador e não ter compreendido a grande metáfora do poeta italiano que, certamente, não teria concordado com a mudança.
Ao adentrar com Dante e Virgílio na ante-sala do inferno, tem se a impressão de já ter estado naquele lugar. É fato que já ouvimos dizer que o inferno é aqui e o poeta italiano o enfatiza. Diz que aquele fosso enorme com todas as suas subdivisões, está sob Jerusalém.
Ao lançar hoje o nosso olhar crítico para a milenar cidade, a metáfora parece ficar mais indecifrável e a Comédia nada de Divina. Deus não pode ser o pai implacável que joga seus filhos uns contra os outros numa guerra fratricida e infindável e nem propriedade de algum grupo ou associação.
Mas se Deus é o criador de todo o Universo, teria criado também o mal? Ou metaforicamente dizendo, o inferno?
Afinal, o que é o mal? E o que é o bem?
Deus, além de não ser humorista, não é o professor que nos dá respostas prontas.. Uma parte dos mistérios e do objetivo da vida está justamente ai: chegar a responder, por própria conta certas perguntas complicadas. Por que vivo? De onde venho? Para onde eu vou? O que é o bem? O que é o mal? Quem é Deus? Se não se tem as respostas, faltam os conhecimentos. Onde não há conhecimento, reside a ignorância que parece, numa primeira análise, confundir-se com o próprio mal.
Então, lutar contra o mal deveria significar lutar contra a ignorância, começando eliminá-la por si mesmo. O mal provém da mente humana, de pensamentos monstruosos que se foram gestando através dos séculos e que se assenhoraram das vontades e da inteligência enfraquecida pela ignorância. Lutar contra o mal deveria significar lutar contra esses pensamentos criminosos que têm causado tanto sofrimento para os seres humanos, começando por extirpar a própria ignorância que nos faz impacientes intolerantes, irascíveis e desumanos. Esse seria o início de uma verdadeira cruzada contra o mal.

Nagib Anderáos Neto

Momento Espírita: Abraçando a imperfeição

Grupo Espírita Hilário Silva

Quando eu ainda era um menino, ocasionalmente, minha mãe gostava de fazer um lanche, tipo café da manhã, na hora do jantar. E eu me lembro especialmente de uma noite, quando ela fez um lanche desses, depois de um dia de trabalho, muito duro.
Naquela noite longínqua, minha mãe pôs um prato de ovos, lingüiça e torradas bastante queimadas, defronte ao meu pai. Eu me lembro de ter esperado um pouco, para ver se alguém notava o fato. Tudo o que meu pai fez, foi pegar a sua torrada, sorrir para minha mãe e me perguntar como tinha sido o meu dia, na escola. Eu não me lembro do que respondi, mas me lembro de ter olhado para ele lambuzando a torrada com manteiga e geléia e engolindo cada bocado. Quando eu deixei a mesa naquela noite, ouvi minha mãe se desculpando por haver queimado a torrada. E eu nunca esquecerei o que ele disse:” - Baby, eu adoro torrada queimada...”
Mais tarde, naquela noite, quando fui dar um beijo de boa noite em meu pai, eu lhe perguntei se ele tinha realmente gostado da torrada queimada... Ele me envolveu em seus braços e me disse:” - Companheiro, sua mãe teve hoje, um dia de trabalho muito pesado e estava realmente cansada... Além disso, uma torrada queimada não faz mal a ninguém. A vida é cheia de imperfeições e as pessoas não são perfeitas. E eu também não sou um melhor empregado, ou cozinheiro!”
O que tenho aprendido através dos anos é que saber aceitar as falhas alheias, escolhendo relevar as diferenças entre uns e outros, é uma das chaves mais importantes para criar relacionamentos saudáveis e duradouros.
Essa é a minha oração para você, hoje. Que possa aprender a levar o bem, o mal, as partes feias de sua vida colocando-as aos pés do Espírito. Porque afinal, ele é o único que poderá lhe dar uma relação na qual uma torrada queimada não seja um evento destruidor.
De fato, poderíamos estender esta lição para qualquer tipo de relacionamento: entre marido e mulher, pais e filhos e com amigos. Não ponha a chave de sua felicidade no bolso de outra pessoa, mas no seu próprio. Veja pelos olhos de Deus e sinta pelo coração dele; você apreciará o calor de cada alma, incluindo a sua. As pessoas sempre se esquecerão do que você lhes fez, ou do que lhes disse. Mas nunca esquecerão o modo pelo qual você as fez se sentir.
Tenham uma semana repleta de muita Luz e Paz!