Ano VI - Edição 131 - São José do Rio Pardo - SP - 08 de agosto de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes!!!!

Clube do Pança


Parlamentares do PT vão contribuir para construção do campus da FEUC


Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo), a diretora da FEUC Isabela Bozzini, o senador Eduardo Suplicy e o assessor parlamentar José Carlos Colabardini

Os recursos deverão vir de emendas do senador Eduardo Suplicy, do deputado federal Paulo Teixeira e do estadual Simão Pedro.

Junto com o deputado federal Paulo Teixeira, o senador Eduardo Suplicy, ambos do PT, deverá destinar recursos para que a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) possa construir o primeiro bloco do campus.
A informação foi passada na tarde do dia 31, sexta-feira, durante o encontro entre o senador e a diretora da faculdade, Isabela Custódio Talora Bozzini, em São Paulo. O encontro intermediado pelo Diretório Rio-pardense do PT ocorreu na casa do parlamentar. Isabela foi acompanhada por José Carlos Colabardini, assessor de Paulo Teixeira, e pelo marido Aloísio Calsoni Bozzini, Professor Bibo. Dois dias antes ela havia sido recebida pelo deputado em seu escritório para tratar do mesmo assunto. Na ocasião, ele confirmou que estaria disposto a contribuir com a instituição de ensino rio-pardense.
Segundo Isabela, a reunião com Suplicy foi realizada para apresentar o projeto arquitetônico e o orçamento para o início da construção do campus – cerca de R$ 2 milhões. O senador analisou os documentos e em seguida telefonou para o deputado Paulo Teixeira e definiram que cada um deles poderia destinar, por emenda, parte da verba para construção do prédio.
Para a diretora, os últimos dias foram produtivos para a FEUC. “Depois de recebermos a informação de que a Prefeitura de São José do Rio Pardo está disposta a dar início à construção de um prédio próprio para Faculdade ainda este ano, tivemos a grata notícia de que o restante dos recursos poderá vir através dos parlamentares do PT. No dia 29, quarta-feira, estivemos com Paulo Teixeira e no dia 31, sexta, com Suplicy, ambos demonstraram total interesse em contribuir com a FEUC. Parte dos recursos que serão despendidos na construção virão da prefeitura através da venda de um terreno localizado no bairro Santo Antônio”, disse Isabela Bozzini.
De acordo com dados do executivo, com a venda será possível arrecadar aproximadamente R$ 800 mil, o que daria para dar início às obras. O restante deverá ser complementado com as emendas dos parlamentares.

Simão Pedro
No decorrer da semana, o deputado estadual Simão Pedro comunicou à direção do PT local, através de sua assessoria, que também quer contribuir com a construção do prédio da FEUC. Uma reunião deverá ser agendada nos próximos dias entre o deputado petista e direção da faculdade para definir sua participação no processo.
Ainda como parte dos trabalhos, na próxima terça-feira, 11, a diretora estará levando à Brasília as justificativas, objetivos e todos os projetos referentes ao campus para que Paulo Teixeira e Eduardo Suplicy possam formular a emenda no orçamento de 2010.
Também está agendada para terça-feira uma audiência com Maria Paula Dallari Bucci, da Secretaria de Educação Superior do MEC. Os dois parlamentares deverão acompanhar Isabela.

Suplicy
Segundo informações da diretora, ela chegou com o Professor Bibo e com assessor parlamentar Colabardini à residência do senador às 12h30, conforme combinado. “Ele estava concedendo entrevista a uma emissora de rádio pelo telefone”.
Em seguida conversaram sobre a participação do senador no primeiro Fórum Social da Mogiana, realizado em maio em São José do Rio Pardo. Ele elogiou a organização e a temática do evento. Perguntou se a diretora já tinha ido à Brasília conversar com Maria Paula Dalari Bucci. Isabela lhe informou que a data tinha sido adiada algumas vezes e estava esperando confirmação para 11 de agosto, já que a Semana Euclidiana tinha sido adiada em decorrência da gripe A (H1N1) – gripe suína.
Imediatamente Suplicy ligou para Brasília e confirmou o agendamento para dia 11. Minutos depois Maria Paula Dalari retornou a ligação ao senador e a diretora pôde adiantar, por telefone, alguns itens da visita, como a firmação do convênio entre a FEUC e o MEC para trabalhar a formação inicial e continuada de professores.
Em seguida o senador contou que havia encontrado com o diretor de teatro José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, autor da peça “Os Sertões - A Terra, O Homem e A Luta -” no teatro Oficina em São Paulo. O senador disse que chegou a perguntar a Zé Celso da possibilidade da obra ser encenada em Rio Pardo. Mas, de acordo com o diretor, para trazê-lo o custo seria alto. No entanto, como alternativa, disse que a trilogia de “Os Sertões” estaria sendo editada em filme e que teria prazer em apresentá-lo em São José do Rio Pardo.
Após relatar a conversa, Suplicy ligou para Zé Celso e o colocou para falar com a diretora. Durante a conversa o diretor confirmou a possibilidade da exibição do filme no município e definiu com Isabela que marcariam, em breve, uma data para o evento.

Prefeito e senador
A importância da construção do campus da FEUC não é novidade para os deputados Paulo Teixeira, Simão Pedro e nem para o senador Suplicy. Pois eles já haviam sido sensibilizados com a causa durante o Fórum Social da Mogiana, em maio deste ano, onde estiveram presentes.
Durante o evento, o senador chegou a ser recebido pelo prefeito João Luís Cunha, em seu gabinete, para tratar do assunto. Além do prefeito e a diretora da FEUC, estiveram representes à reunião membros da direção do PT local, secretários do município e o vice-diretor da faculdade Ary Menardi Junior.
Na reunião, o prefeito mostrou a realidade da instituição e o quanto ela é importante para a região em termos de formação de profissionais. Falou de sua estrutura, da qualidade do ensino reconhecida em todo Estado de São Paulo e também da história da instituição, que este ano completou 45 anos. Após reunião, eles almoçaram juntos, depois o senador seguiu para a Faculdade onde ministrou sua palestra.
De acordo com o Professor Bibo, a realização do Fórum fez com que em um único final de semana diversas autoridades e profissionais de renome estivessem em São José do Rio Pardo para discutir assuntos de interesse coletivo. Ainda segundo ele, a participação da FEUC junto com o Comitê Organizador do evento demonstrou o comprometimento da instituição com a formação dos cidadãos. “Acho que tanto Suplicy, quanto os deputados Paulo Teixeira e o Simão Pedro entenderam qual é o papel da Faculdade, por isso, ainda durante o Fórum eles já sinalizaram a possibilidade de contribuir com a construção de um prédio próprio para a Faculdade, o campus”.

Semana Euclidiana permanece adiada por tempo indeterminado


Presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Marlon Callegari da Silva

Por medidas de prevenção à gripe A HIN1 (gripe suína), a 97ª Semana Euclidiana permanece adiada. A informação foi passada durante coletiva de imprensa realizada na tarde de terça-feira, 4, pelo presidente do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Marlon Callegari da Silva.
“Gostaríamos de dar a vocês uma data definida para a realização do evento, porém, isso ainda não foi possível, pois recebemos uma informação da Secretaria da Saúde dizendo que a situação da gripe aqui ainda não está estabilizada. Portanto, enquanto não houver uma estabilização do quadro da doença não podemos definir uma data para realizar a Semana, só podemos garantir que ela não será realizada de 9 a 15 de agosto”, disse o Presidente.
Mesmo com a Semana suspensa temporariamente, alguns eventos serão realizados. “No dia 11 haverá normalmente o Episódio Republicano. Após, às 20h30, será aberta a exposição ‘Repúblicas’ no Museu Riopardense. Já no dia 15 realizaremos uma comemoração simbólica para lembrar o centenário da morte de Euclides da Cunha, no Recanto Euclidiano, às 10h00 (provável horário em que ele teria sido assassinado). Inclusive, tomamos o cuidado de fazer este evento em local aberto e com a duração de, no máximo, 45 minutos, seguindo as determinações da Vigilância em Saúde com relação à gripe”, informou a Diretora de Cultura, Lúcia Vitto.

Espírito Euclidiano
Apesar do adiamento da Semana, toda a programação, “que já está 90% definida, permanece, independente da data em que a S.E. for realizada”, ressaltou o presidente do DEC.
Um dos pontos de destaque da Semana será a ‘chama’ do espírito euclidiano, a qual chegará em São José na próxima sexta-feira, dia 7, por volta das 18h30. “Ela será trazida de Cantagalo por uma rio-pardense que reside naquela cidade e percorrerá algumas ruas de São José até que chegue, finalmente, à Casa Euclidiana. Lá ela permanecerá até a realização da S.E.”, explicou Lúcia Vitto.
Ela finalizou dizendo que o Departamento seguirá à risca tudo que for determinado pela Secretaria de Saúde. “Não adiamos a Semana Euclidiana porque quisemos, mas sim por precaução com relação a toda essa situação que está acontecendo no Estado de São Paulo por causa desta gripe. Não podemos expor todas as pessoas que participarão de evento a nenhuma situação de Esperamos que todos tenham bom senso para entender nossa atitude. Mas uma coisa é certa: a 97ª S.E. vai acontecer, independentemente de data”.
Maiores informações na Casa Euclidiana, com a Diretora de Cultura ou pelo telefone 3681-6424.

Departamentos de Saúde preparados para a gripe
Mesmo que a Semana Euclidiana não aconteça entre 9 e 15 de agosto, é possível que a cidade receba turistas nesta ocasião, porém, segundo o Secretário de Saúde, Waldemar Feltran, “o setor de Saúde Municipal está preparado para atendimentos especiais, como eventuais casos suspeitos da nova gripe”.
“Inclusive, os agentes de Saúde estão passando por treinamentos para informar a população sobre a doença. Cento e cinqüenta mil folhetos informativos serão distribuídos pelos agentes que visitarão 17 mil casas. Além disso, banners também serão colocados em todos os departamentos e unidades da Saúde Municipal, e faixas serão afixadas em pontos estratégicos da cidade. Todas estas medidas fazem parte da campanha Fique de Olho na Gripe A, promovida pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Pardo”, destacou Waldemar Feltran.

Campanha contra poliomielite na zona rural - 2ª etapa

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontecerá neste sábado, dia 8, na zona rural de São José do Rio Pardo.
Segundo a Chefe da Unidade de Vacinação, Janaína Silva, a meta é vacinar cerca de 400 crianças, de zero a cinco anos, que moram em sítios, chácaras e fazendas rio-pardenses. A vacinação começará a partir das 8h00. “Vale lembrar que os pais devem entregar aos agentes a carteira de vacinação dos filhos para que se possa conferir se há alguma outra vacina em atraso. Em caso positivo, esta vacina também estará sendo aplicada no momento”, informou Janaína.
Maiores informações no Posto de Saúde Central, telefone 3608-6967.

Câmara rejeita pedido de cassação contra Márcio Zanetti e Lúcia


Em uma sessão estafante, a Câmara de São José do Rio Pardo rejeitou por sete votos a zero o pedido de cassação contra os vereadores Márcio Callegari Zanetti e a presidente da Casa Lúcia Helena Libânio da Cruz, ambos do PTB. Por serem partes envolvidas, Márcio, Lúcia e Vicente Rodrigues (PMDB) não puderam participar da votação.
Fizeram uso da palavra a favor da rejeição os vereadores José Antônio Tobias, Antônio Marcos Zanetti, Amilton Pizzoli, Rosangela Cristina Snidarcis Berti, Cláudio Márcio de Lima, Marco Antônio Gumieri Valério e Daniel Martins de Moraes que, aliás, presidiu a sessão.
Antes de iniciar votação, Lúcia Libânio deixou a mesa e foi para o plenário, onde acompanhou tudo sem poder se manifestar. Com isso, Daniel Martins, até então primeiro secretário da mesa, assumiu a presidência, Marco Gumieri, que era segundo secretário, foi para primeiro, e Rosangela assumiu o posto de segunda secretária deixada por Gumieri.
Márcio Zanetti e Vicente Rodrigues, envolvidos no episódio que resultou no pedido de cassação, ficaram no plenário sem abrirem à boca.
Em seguida, foram lidas as peças de acusação contra Márcio e Lúcia e, depois os processos de defesa de ambos. As leituras de todos os documentos duraram aproximadamente duas horas e meia. A demora necessária fez com que parte do público dispersasse e outros foram embora antes de terminar a leitura.

O professor, o policial e o presidente


Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos.
Ou quase pretos, ou quase brancos, quase pretos de tão pobres...
Haiti – Gilberto Gil / Caetano Veloso

Obama caracterizou a ação da polícia de estúpida ao deter o professor negro Henry Louis Gates que fora surpreendido ao tentar arrombar a porta de sua própria casa que estava com problemas para ser aberta. Através de uma denúncia os policiais chegaram ao local e prenderam o professor, depois dele ter apresentado seus documentos, sob a acusação de desrespeito e por ter alegado que os policiais o trataram com discriminação.
Há várias questões a serem refletidas sobre esse incidente. Primeiro uma pessoa ligou para a polícia para resolver algo que provavelmente lhe levantou suspeita, pois o “suposto” arrombador era negro; se ele fosse branco alguém da vizinhança teria essa mesma desconfiança? Segundo: será que procede a alegação do policial de que o professor foi preso por ter o desrespeitado e o acusado de racismo; se na verdade foi isso que aconteceu não seria essa uma atitude coerente já que uma pessoa foi abordada na sua própria casa? Será que realmente os policiais pediram os documentos do professor para depois realizarem o seu trabalho?
Sabemos muito bem que nos países em que ocorreu a escravidão até hoje se vive as suas marcas, esse é um exemplo que mostra claramente isso, pois mesmo passado o tempo do cativeiro o negro carrega o estigma de ser visto com maus olhos. Nesse caso específico mesmo sendo dono da sua casa e sendo um renomado professor, esse indivíduo foi visto com preconceito. Além da ação discriminatória dos policias o professor também foi vítima de quem o denunciou, pois possivelmente a etnia da vítima foi um fator decisivo nessa hora.
Embora não sabendo como o fato realmente aconteceu é prudente de se afirmar que tudo isso pesou contra o professor, mostrando que a velha barreira do preconceito e do racismo ainda não foi em nada superada.
Ainda resta a terceira colocação sobre esse acontecido: o presidente do país, o primeiro negro na História daquela nação, que carrega consigo todos o sofrimento da exclusão que alguém de sua cor possui, inicialmente mostrou-se solidário e independente sendo favorável ao professor, como se ele fosse um representante de toda a comunidade negra que constantemente sofre esse tipo de ação, porém dias depois voltou atrás no seu pronunciamento e disse que deveria ter medidos as suas palavras e que houve exageros tanto da parte dos policias quanto do professor.
Certamente ele com sendo o chefe de governo deva ter cuidado com o que diz e agir então com diplomacia - considerando que a palavra “estúpida” é um tanto quanto inadequada, o que coloca aquele que a usa no mesmo nível daquele a quem foi dirigida - mas esse era um momento de manter o assunto na pauta, principalmente nesse momento em que muitos, principalmente os negros, acreditam nesse novo governo.
Há incontáveis casos, e muitos deles com provas inquestionáveis, que os atos de discriminação da polícia dos Estados Unidos, bem como a de outros países, acontecem com freqüência. Julgo que seria a ocasião dele reafirmar o que foi dito, amenizando o tom do termo empregado, e levar o caso adiante para quem sabe trazer a partir do seu posicionamento resultados positivos nesse sentido. Na década de 1960 o discurso a favor dos negros era direto e irrevogável. Que falta faz Martin Luther King.

Eu e o Futebol: Opiniões de Jorge Kajuru


Emílio Antônio Duva

Nesta edição, transcrevo alguns comentários do sincero, conturbado e polêmico jornalista Jorge Kajuru sobre personalidades ligadas ao esporte, ou não.

Ademir da Guia - Só posso confessar que foi o único jogador que me fez chorar de alegria.
Arnaldo César Coelho - Foi um arbitro inteligente. Comentando é bom demais, até virar personagem do Galvão.
Bebeto de Freitas (dirigente esportivo) - Um novo Bebeto pós Botafogo, não perdeu a virgindade moral. Ainda bem.
Citadinni - Ele vai ao estádio e pergunta quem é a bola. Fora de campo é mais honesto que a maioria.
Cerezzo - No campo, a transpiração do dever foi o segredo. Fora, uma ambição cega.
Dadá Maravilha - Nunca fez mal a ninguém. Seu sorriso é gostoso até quando não é verdadeiro. Mereceu fazer tantos gols.
Dida (goleiro) - Não deve sorrir nem na hora do orgasmo. Extremamente calmo. Na Seleção Brasileira, não é mais o absoluto.
Edson Arantes do Nascimento (empresário) - Como muitos Edsons, faz coisas horríveis. Só não é punido como todos os Edsons deveriam ser.
Pelé - Quem não gostá-lo e eternizá-lo pode morrer de e inveja.

Neto (ex-jogador, e, hoje comentarista) - Vinte e quatro horas de lealdade, boas risadas e pura autenticidade. Merece só o bem. Em campo chutava muito, inclusive sua sorte.
Reinaldo - (ex-jogador do Atlético MG, centroavante de quase mil gols, politizadissimo) - Violentado sempre pelo zagueiro Moraes do Cruzeiro (MG) e por outras drogas. Foi gênio com a nove, e como gente é 10. Paulo Maluf - Nenhuma mulher me proporcionou tanto orgasmo quanto ver o Maluf preso e comendo a quentinha.
Rubens Barrichello - Nas entrevistas vibro com sua clareza. Mas queria vê-lo reconhecer que é ruim mesmo ou cumpre contrato (milionário) para perder.
E, queridos leitores, finalizando sobre Ele mesmo:
“Confesso: merdas, cagadas não voltam ao local de origem. Fiz. Tão feitas”.
Aquele abraço.

Crepúsculo – bem interessante


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Confessemos: a maioria de nós tem certo preconceito quando o assunto é fazer a leitura de um best- seller. Há já algum tempo, ouvi muito sobre esse livro e, logo depois veio o filme...e depois outro e outro, completando a saga vampiresca. No início, um certo receio (será mais um Paulo Coelho infanto-juvenil?), mas após muita insistência e indicações de amigos, não resisti e cai em tentação: resolvi me aventurar nas páginas dessa história e, surpreendentemente, gostei!
O livro Twilight, título original em inglês foi escrito pela autora Stephenie Meyer e foi publicado pela primeira vez em 2005. Aqui no Brasil ganhou o nome de Crepúsculo, e trata da história de Isabella, ou Bella Swan que muda para uma cidadezinha e coloca sua vida em risco ao se apaixonar por um jovem vampiro.
Num cenário sombrio, frio e chuvoso, o desenrolar dessa dolorosa e saborosa experiência amorosa (e qual experiência amorosa não é ao mesmo tempo saborosa e dolorosa?) acontece e, uma família de vampiros “vegetarianos”, uma espécie de jedis da escuridão, surpreendem o leitor com atitudes mais humanas que a dos próprios seres humanos.
O livro, cuja capa original é uma maçã que representa o fruto proibido do livro da Genesis e o amor impossível dos personagens, ganhou diversos prêmios, entrando na lista de Best seller do New York Times e foi aceita pela crítica de forma mista: alguns disseram que é uma obra excessivamente byroniana, outros a interpretaram como uma metáfora da adolescência, chegando a usar palavras como realista, sutil, fácil de entender, ao elogiar o escrito.
Em 2008 estreou nos cinemas norte-americanos a adaptação cinematográfica da obra, a qual não posso comentar aqui nessa coluna por ainda não ter assistido.
Mas, de modo geral, Crepúsculo merece a fama que está tendo principalmente por fazer com que nossos adolescentes e jovens mergulhem novamente no mundo dos livros (que, aliás, desde Harry Potter estava meio esquecido).

Prato do Dia: Frango na moranga


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes
01 Kg peito de frango
01 Moranga +/- 2,500 kg
02 colheres (sopa) de manteiga
01 cebola picada
05 dentes de alho picados
04 tomates bem maduros sem pele e semente
01 tablete de galinha
400 g requeijão cremoso
Sal, pimenta branca, água e cheiro verde a gosto.

Modo de preparar
Cozinhar em uma panela o peito de frango com água e o caldo de galinha.
Cozinhe até que fique bem macio. Reserve a água do cozimento.
Desfiar a carne.
Puxe na manteiga a cebola e o alho até dourar
Junte tomate, frango desfiado e a água do cozimento - deixe cozinhar bem.
Em uma outra panela cozinhe a moranga sem tampa e a sementes com sal até que fique macia.
Retire a polpa da moranga e misture com o frango
Coloque no interior da moranga o requeijão, junte o refogado de frango e leve ao forno quente (200º C), com a tampa por 30 minutos. Coloque salsa e sirva.

Momento Espírita: Casa em ruínas

Grupo Espírita Hilário Silva

Maria de Magdala ouvira as pregações do Evangelho do Reino, não longe da vila principesca, onde vivia entregue a prazeres, em companhia de patrícios romanos.
Tomara-se de admiração profunda pelo Messias.Que novo amor era aquele apregoado aos pescadores singelos por lábios tão divinos?
Até ali, caminhara ela sobre as rosas rubras do desejo, embriagando-se com o vinho de condenáveis alegrias. No entanto, seu coração estava sequioso e em desalento. Seu Espírito tinha fome de amor. O Profeta Nazareno havia plantado em sua alma novos pensamentos, depois que Lhe ouvira a palavra. Observou que as facilidades da vida lhe traziam agora um tédio mortal ao Espírito sensível.
Maria chorou longamente, embora não compreendesse ainda o que pleiteava o Profeta desconhecido. Entretanto, Seu convite amoroso parecia ressoar-lhe nas fibras mais sensíveis de mulher. Jesus chamava os homens para uma vida nova.
Antes do famoso banquete em Naim, onde ela ungiria publicamente os pés de Jesus com os bálsamos perfumados de seu afeto, notou-se que uma barca tranqüila conduzia a pecadora a Cafarnaum. Dispusera-se a procurar o Messias, após muitas hesitações. A recém chegada sentou-se, com indefinível emoção a estrangular-lhe o peito. Vencendo, porém, as suas mais fortes impressões, assim falou, em voz súplice: Senhor, ouvi a Vossa palavra consoladora e venho ao Vosso encontro!... Tendes a clarividência do céu e podeis adivinhar como tenho vivido! Sou uma filha do pecado. Todos me condenam. Entretanto, Mestre, observai como tenho sede do verdadeiro amor!... Minha existência, como todos os prazeres, tem sido estéril e amargurada... As primeiras lágrimas lhe borbulharam dos olhos, enquanto Jesus a contemplava, com bondade infinita. Ela, porém, continuou: Ouvi o Vosso amoroso convite ao Evangelho! Desejava ser das Vossas ovelhas; mas, será que Deus me aceitaria? O Profeta Nazareno fitou-a, enternecido, sondando as profundezas de seu pensamento, e respondeu bondoso: Maria, levanta os olhos para o céu e regozija-te no caminho, porque escutaste a Boa Nova do Reino, e Deus te abençoa as alegrias! Acaso, poderias pensar que alguém no mundo estivesse condenado ao pecado eterno? Onde, então, o amor de nosso Pai? Nunca viste a primavera dar flores sobre uma casa em ruínas? As ruínas são as criaturas humanas; porém, as flores são as esperanças em Deus. Sobre todas as falências e desventuras próprias do homem, as bênçãos paternais de Deus descem e chamam. Sentes hoje esse novo sol a iluminar-te o destino! Caminha agora, sob a sua luz, porque o amor cobre a multidão dos pecados. Devemos nos lembrar dessa passagem quando nos sentimos uma casa em ruínas. De nada temos vontade, e tudo parece querer desmoronar sobre nossa cabeça confusa. Mas, que maravilha saber que a primavera é capaz de dar flores em nós! Que maravilha saber que a vida nos dá sempre novas chances, assim como deu a Maria. Chances de trilhar novos caminhos, de recomeçar.