Ano VI - Edição 143 - São José do Rio Pardo - SP - 14 de novembro de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes!!!!

Clube do Pança e o Cirquinho da Política

Marco Gumieri presidirá comissão que investiga contrato da prefeitura


Por cinco votos a quatro a Câmara aprovou na noite de terça-feira, 10, o requerimento especial dos vereadores Márcio Zanetti (PTB), Lúcia Libânio (PTB), José Antonio Tobias (PSB) e Daniel Martins (PSC), propondo a “constituição de Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre possíveis irregularidades existentes entre a Prefeitura de São José do Rio Pardo e a empresa Franciosi Construções e Terraplenagem Ltda”.
O documento havia sido apresentado no dia três deste mês, mas teve a discussão adiada a pedido da vereadora Rosangela Berti (PMDB). Votaram contra a instalação da CEI os vereadores do PMDB Vicente Rodrigues e Rosangela Berti e os do PV Cláudio de Lima e Amilton Pizzoli. Na tarde de quinta-feira, 12, os vereadores escolheram Marco Antonio Gumieri Valério (PSDB) para presidir a CEI constituída pelo Plenário da Câmara na sessão ordinária da terça. Deixaram de comparecer à reunião os quatro vereadores contrários à investigação. À exceção da presidente Lúcia Libânio, os demais elegeram o vereador Gumieri para presidente da CEI e José Antonio Tobias como relator. Tobias terá 90 dias para apresentar a conclusão das investigações.

Terça-feira
Acompanhada por público que lotou as dependências da Câmara, diversos vereadores se alternaram na sessão ordinária de terça-feira, tendo como algumas referências ora um novo adiamento, ou votação imediata, a definição de rumos e posicionamentos partidários. Um novo adiamento foi solicitado pela vereadora Rosangela Berti, que alegou ter documentação obtida recentemente junto ao executivo a qual deveria ser analisada pelos vereadores. A votação imediata foi defendida pelo vereador Márcio Zanetti, que ainda propôs se discutisse em plenário a documentação citada pela vereadora Rosangela. A presidência da mesa declarou a impossibilidade de novo adiamento, pois o Regimento Interno prevê apenas uma incidência quanto a esse fato regimental. O vereador José Antonio Tobias viu como urgente uma definição dos rumos, tendo em vista as crescentes pressões pelas quais os vereadores vêm passando. Os vereadores tucanos Marco Gumieri e Marcos Zanetti chegaram a solicitar suspensão da sessão por alguns minutos, para deliberar partidariamente. E o vereador Amilton Pizzoli também declarou posicionamento partidário. (Com informações da assessoria de Comunicação da Câmara)

PT vai às urnas na próxima semana

No próximo domingo, 22, petistas de todo Brasil estarão participando do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolha dos futuros dirigentes do partido. Além das chapas nacionais e estaduais, os filiados deverão votar também nos candidatos a presidentes nos três níveis – municipal, estadual e nacional. Poderão votar no PED filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) até o dia 22 de novembro do ano passado.
Em São José do Rio Pardo, por consenso, haverá chapa única e com único candidato – Aloísio Calsoni Bozzini, o professor Bibo. Ele concorreu às últimas eleições municipais como candidato a prefeito e obteve uma expressiva votação. Miguel Paião deixará a presidente, mas permanecerá na direção executiva do PT rio-pardense. A votação será na Câmara de São José do Rio Pardo das 10h às 17h.
Em se tratando de Brasil, disputam à presidência do Diretório Nacional (DN) José Eduardo Cardozo, Iriny Lopes, Markus Sokol, Geraldo Magela, Zé Eduardo Dutra e Serge Goulart. No Estado de São Paulo a disputa ficara entre Misa Boito, Renato Simões, José Carlos Miranda e Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e atual presidente do Diretório Estadual. Os eleitos deverão assumir no dia 20 de fevereiro de 2010.
Em razão da atuação do deputado federal Paulo Teixeira e do estadual Simão Pedro no município, há uma tendência da maioria dos militantes optarem por José Eduardo Cardozo para Nacional e Edinho Silva para Estadual. Além do mais, tanto Paião quanto o Professor Bibo, estão inscritos como delegados pela chapa Mensagem ao Partido, para participarem do Congresso Nacional do PT no próximo ano. Chapa que, junto com outras, apóia os dois candidatos ao PED. Para o atual presidente do PT, Miguel Paião, os eleitos no PED este ano terão uma grande responsabilidade em 2010 - conduzir a disputa eleitoral para presidente, governador, deputados e senadores. “O PT rio-pardense está preparado para o enfrentamento eleitoral do próximo ano, principalmente com o PSDB e seus aliados. Vamos discutir os oito anos de FHC, vamos discutir a inoperância de José Serra no Estado e também vamos pautar a estagnação rio-pardense após oito anos de governo tucano. Eu tenho certeza, o professor Bibo, os simpatizantes e toda a militância petista estão preparados para esse embate”, finalizou.

Candidato a presidente da Direção Municipal:
Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo)

Chapa Municipal
Força Socialista

Candidatos a presidente da Direção Estadual:
Misa Boito - n° 310
Renato Simões - n° 320
Edinho Silva - n° 330
José Carlos Miranda - n° 390

Chapas Estaduais:
PT de Lutas e de Massas - n° 400
Um Novo Rumo para o PT - n° 404
Terra, Trabalho e Soberania - n° 410
Esquerda Socialista - n° 420
Mensagem ao Partido - n° 440
Movimento: Partido para Todos - n° 450
Construindo um Novo Brasil - n° 480
Virar à Esquerda, reatar com o Socialismo - n° 490

Candidatos a presidente da Direção Nacional:
Markus Sokol - n° 110
Iriny Lopes - n° 120
José Eduardo Cardozo - n° 140
Geraldo Magela - n° 150
Zé Eduardo Dutra - n° 180
Serge Goulart - n° 190

Chapas Nacionais
Terra, Trabalho e Soberania - n° 210
Esquerda Socialista - n° 220
Contraponto - n° 230
Mensagem ao Partido - n° 240
Movimento: Partido para Todos - n° 250
Partido para Todos - n° 270
O Partido que Muda o Brasil - n° 280
Virar à Esquerda, Reatar com o Socialismo - n° 290

Casa de vereador é atingida por bomba caseira


Vereador José Antônio Tobias (PSB)

Uma bomba caseira feita com garrafa pet e combustível foi jogada na madrugada de terça-feira, 10, na casa do vereador José Antonio Tobias (PSB), no final da avenida Nove de Julho. O artefato chegou a explodir e queimou algumas plantas no jardim da casa. Ninguém se feriu. O caso chegou a ser notícia nas duas edições do jornal da EPTV Central.
Segundo o delegado Benedito Antonio Noronha Júnior, a perícia técnica esteve no local e o laudo deve sair em 30 dias. A presidente da Câmara, Lúcia Líbano, afirma que também recebeu telefonemas anônimos com ameaças.
“Por volta das 3h nós ouvimos um barulho estranho. Eu vi um clarão e quando vi as chamas já estavam bem altas”, disse o vereador.
Tobias acredita que o atentado pode ter sido uma reação política, pelo trabalho que tem realizado na Câmara. “Alguns projetos nós somos favoráveis e outros nem tanto”, explicou.
Lúcia Libânio, denunciou que está recebendo ameaças por telefone.Segundo ela foram 14 ligações. “Perguntam se eu não aprendi a lição ainda e se eu estou esperando ser cassada”, disse.
Como em apenas uma semana aconteceram ameaças contra dois vereadores, a polícia não descarta a possibilidade dos casos estarem relacionados e terem motivação política. “Polícia vai verificar se há relação entre esses fatos”, disse o delegado Benedito Noronha Júnior.

Câmara
As ameaças ocorreram no momento em que a Câmara de São José do Rio Pardo vive uma disputa interna por causa da criação Comissão Especial de Inquérito (CEI). Os vereadores deverão investigar possíveis irregularidades em uma licitação, onde a prefeitura rio-pardense teria contratado a empresa Franciosi Construções e Terraplenagem Ltda. para fazer pequenos serviços na cidade. A prefeitura teria pago valor acima do mercado.
O prefeito João Luís Cunha informou, através da assessoria, que não existem irregularidades, que as denúncias são sem fundamento e que não havia necessidade da abertura de uma CEI. Ele também repudia terminantemente qualquer iniciativa violenta que possa ser desferida contra cidadão desta ou de qualquer outra cidade e lamenta o ocorrido na residência do vereador Tobias. Disse que esteve na residência do parlamentar, na companhia do delegado da Polícia Civil e do comandante da Polícia Militar, prestando solidariedade e, tomando providências cabíveis. O prefeito também colocou a Guarda Municipal a disposição para melhorar e garantir a segurança, buscando dar tranqüilidade aos moradores da residência atacada e a região onde ocorreu o fato.
No final, Cunha disse que aguarda a pronta e efetiva atuação das polícias Civil e Militar no esclarecimento integral dos fatos e captura dos culpados.

IPVA fica mais barato em 2010

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo informou nesta terça (10) que o valor médio do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será 9,3% menor em 2010. Para carros, a redução média é de 12,2%. Para motos, de 9,8%. O IPVA dos utilitários cairá em média 7,5%, o de caminhões, 7,7% e o de ônibus e microônibus, 4,1%. O cálculo foi feito com base nos preços médios dos veículos apurados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em setembro de 2009, mês em que vigorava o desconto do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) para carros novos.

DEC inicia projeto “Natal Luzes e Cores”

A Secretaria de Turismo e o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) deram início neste mês de novembro aos preparativos para a realização do projeto ‘Natal Luzes e Cores’, que visa a decoração de vários pontos turísticos para as comemorações de final de ano, principalmente o Natal. A previsão para inauguração é dia 6 de dezembro, domingo. O projeto, que conta com a parceria da Associação Comercial e Industrial ACI é de autoria da decoradora Hellen Amorim, especialista em projetos decorativo e responsável pelo projeto de Natal na cidade de São João da Boa Vista.
Entre os prédios e locais que serão decorados estão: o Altar da Pátria, Cristo Redentor, Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”, Igreja Matriz, Museu Rio-Pardense “Arsênio Frigo”, Epidauro, Mercado Cultural, além das avenidas centrais.

Euclides da Cunha promove ciclo de palestras


Alunos das primeiras séries do ensino médio da escola “Euclides da Cunha” realizaram na última semana, de 9 a 13, a Exposição de Fotojornalismo. O evento, que contou com várias palestras temáticas, faz parte da proposta curricular do governo do Estado.
No dia 9 o vereador José Antônio Tobias e o pastor Ildefonso Alves das Neves discutiram com os alunos o tema “O negro em nós”. No dia 10, a diretora da APAE, Maria Helena Carrato, e a psicóloga Evelise Calório, da Escola Especial Cáritas, falaram sobre as pessoas que necessitam de atenção especial, e o tema escolhido pelos alunos foi “Especialmente”.
No dia 11 os convidados discutiram o papel e as conquistas da mulher na sociedade, o tema foi “Não provoque, é cor de rosa choque!”, com a presidente da Câmara de São José do Rio Pardo, Lúcia Libânio, a Delegada de Polícia Civil, Márcia Serpa, a diretora da FEUC, Isabela Custódio Talora Bozzini, e o vereador Marco Antônio Gumieri. No dia 12 foi a vez de debater a terceira idade, ou, como denominaram os estudantes: “Futuridade”. Participou o professor e escritor Rodolpho Del Guerra, o pastor Messias Santos e a diretora da UNIP, professora Carmem Trovatto Maschietto.
No último dia, 13, o tema discutido foi a inclusão social “Acesso e Habilidade” com o psicólogo Mário Augusto Pacheco Aguiar, do PEVI, a Juíza do Trabalho Maria Isabel Perigo, e o diretor de Turismo e promoter, Márcio Barbosa.

Em dia com a prefeitura

Esta semana o prefeito João Luís Cunha se defendeu dos ataques políticos referentes a um suposto superfaturamento na contratação de uma empresa e que ocasionou esta semana na Câmara, na criação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o caso.
Durante o programa “Em dia com a prefeitura”, que vai ao ar toda semana nas rádios comunitárias, disse que vêm sofrendo ataques “de maneira leviana, irresponsável e vergonhosa...”.
Disse que não faz licitação, mas confia na sua equipe e sabe da competência e da seriedade de cada um.
Em relação à CEI disse que não vai se provar nada, porque não tem nada de errado. “Estão querendo achar pelo em ovo”. Disse ter assumido a cidade em verdadeira situação de calamidade pública, estradas rurais intransitáveis, ruas intransitáveis, etc. Para ele, o que há, na verdade, é uma tentativa política vergonhosa de alguns opositores que, “na base do tapetão, estão desrespeitando a vontade popular, que nos elegeu”. Falou que estão tentando desestabilizar o prefeito e isso está prejudicando os andamentos da cidade.
Por fim disse que tudo que a CEI pedir, dentro da lei e de forma regular, será enviado à Câmara, “mas que tudo seja encaminhado ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas”.
Outros temas - Ele também comentou a inclusão do município ao Programa Aprendiz Paulista, programa atende jovens de 14 aos 24 anos que cursam escolas técnicas – no caso Paula Souza. Ele ajuda a encaminhar os jovens no mercado de trabalho.
Falou da limpeza da Mata do Carneirinho que está sendo feita e do trabalho da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que vem conscientizando e educando a população e estudantes. Parabenizou os funcionários que trabalharam na reforma e manutenção do cemitério. Disse que o local foi assumido com muitos problemas, mas aos poucos vêm sendo melhorado.
No dia 8 reinaugurou a Praça do João de Oliveira Machado. Ela foi revitalizada e agora, com novo ambiente, pode promover a integração das pessoas do bairro. No local, em breve, também será implantado um programa de qualidade de vida para os idosos em parceria com o DEC. Ainda sobre o meio ambiente, o prefeito disse que o Aterro Sanitário de São José do Rio Pardo “está totalmente adequado está com 100% em ordem”.
As obras do Sítio Novo continuam, e o trecho da estrada vicinal que liga São José do Rio Pardo a Mococa está sendo feito uma série de reparos, depois “será toda recapeada”. Falou do projeto que está na Delegacia Regional de Saúde de São João da Boa Vista que visa à implantação de um Centro de Zoonoses Regional.

Prefeitura realiza alterações de trânsito na rua Benjamim Constant

A secretaria de Segurança e Trânsito do município realizou algumas alterações de placas de sinalização na cidade. O objetivo é melhorar o fluxo em alguns trechos, além de evitar colisões e acidentes em outros.
Uma das principais alterações foi realizada nesta semana, com a implantação de 24 placas de ‘estacionamento permitido’ em dias pares e ímpares, sendo 12 em cada lado da Rua Benjamin Constant. “Como a maioria das ruas de São José é antiga e estreita, fica difícil o fluxo de caminhões, circulares e veículos pesados paralelo aos carros estacionados dos dois lados da via, por isso, resolvemos colocar placas de ‘estacionamento permitido’. O estacionamento será permitido do lado direito da via nos dias pares, e do lado esquerdo da via nos dias ímpares. O objetivo é melhorar o fluxo nessa via, que é de suma importância no acesso ao centro da cidade, bem como a saída de acesso à rodovia que vai para São Paulo”, concluiu Folharini. Outra modificação aconteceu na Avenida Euclides da Cunha, nas proximidades da entrada da ponte Euclides da Cunha, onde foi colocada uma placa ‘PARE’. “Para evitar transtornos neste trecho, muitos relatados pelos próprios motoristas, colocamos esta sinalização para que, agora, os motoristas que saem da ponte tenham passagem livre para a Avenida Antônio Pereira Dias, disse Folharini. A terceira modificação foi a colocação de prismas na Avenida Belmonte ao lado da rua Elvira Ayala Maldonado. Os prismas ficarão momentaneamente colocados nas vias e se a população for favorável, serão feitos alongamentos das vias. De acordo com o Secretário, foi realizado um alongamento da ilha para o tamanho correto da rua, o que evitará o confronto de veículos na conversão da rua Elvira.

Rio Pardo/DEC vence e mantém liderança isolada na A-2 do Paulista

A equipe Rio Pardo/DEC de Basquete venceu mais uma partida pela série A-2 do Campeonato Paulista, desta vez jogando contra a equipe de Jacareí no último sábado, 7, no Vale do Paraíba. Com a vitória, pelo placar de 88 a 76, a equipe rio-pardense garantiu a liderança isolada da competição com 20 pontos. O Rio Pardo/DEC jogou com Fernando, Robinho, Guto, Daniel, Ildes,Viera, Eduardo, William, Omar, Finão Ivan e Cortez. A comissão técnica foi formada por Emerson e Heber de Souza, Bruno Lopes e Douglas Bocamino.
O próximo jogo da equipe será neste sábado, 14, em São José do Rio Preto contra a equipe do América FC.

Equipes femininas jogam dia 15 pelo Regional

As equipes de Futsal Feminino do DEC (sub-15 e sub-21) jogam neste domingo, 15, pelo Campeonato Regional. A sub-15, que empatou o último jogo com equipe do DET, de Caconde, em 3 a 3, enfrentará a ACCPE de Casa Branca, em jogo que será realizado no Ginásio Poliesportivo “Antonio Laurindo Felício na cidade de Estiva Gerbi. Já a equipe a sub-21 jogará pela fase de classificação contra a equipe do Tigre, de Mogi Guaçu. O jogo também será realizado em Estiva Gerbi.

FEUC e APEOESP promovem debate sobre municipalização do ensino e rumos do professorado do Estado pós PLC 29


O deputado estadual Roberto Felício e o representante da APEOESP Ariovaldo de Camargo

Cerca de cem pessoas entre professores, alunos e diretores estiveram na última sexta-feira, 5, na Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) acompanhando os debates sobre os reflexos da municipalização de ensino e o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29 - já sancionado pelo governador José Serra no final de outubro e se transformou na Lei 1.097.
O evento foi promovido pela APEOESP, FEUC e Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São José do Rio Pardo.
Para os organizadores, pela importância dos temas para os funcionários públicos da educação, o número de participantes foi abaixo do esperado. Ainda de acordo com os organizadores, Tanto o PLC 29 quanto a municipalização do ensino são temas que estão sendo discutidos constantemente e merecem maior atenção dos professores - o PLC 29 continua sendo discutido em todo o estado e o fantasma da municipalização em Rio Pardo.
Os temas foram expostos pelo deputado estadual Roberto Felício (PT) e o representante da APEOESP Ariovaldo de Camargo. Os trabalhos da mesa foram conduzidos pelo vice-diretor da FEUC, Ary Menardi Junior. Durante sua exposição, Ariovaldo disse que a discussão sobre a municipalização não é nova. Em 1996, por exemplo, disse que o governo do estado fazia chantagem aos municípios que não aderiam à municipalização. Na época para se conseguir verbas para qualquer setor era necessário aderir à política adotada pelo PSDB de Mário Covas. O que se ouvia era que a municipalização era inevitável.
Em contrapartida a PEOESP percorria todo o estado “apagando fogo” e discutindo com cada município a necessidade ou não de uma municipalização.
Para ele é clara a política do PSDB: “eles querem abrir mão da responsabilidade passando para o município, que é o lado mais frágil dos governos, a incumbência de investir no que é de responsabilidade do Estado”.
Roberto Felício, que desmarcou outros três compromissos na capital paulista para participar das discussões em Rio Pardo, disse que o problema não está na municipalização em si, mas na capacidade de gerenciamento do município de algo que é de competência do estadual.
Destacou a fragilidade dos municípios quanto à capacidade financeira, de gerenciamento e de se construir um sistema pedagógico adequado. “A municipalização não é solução para os problemas da educação no Brasil e nos estados. Não há nenhuma pesquisa comprovando melhorias onde ela ocorreu”.
Para o deputado a questão é mais contábil-financeira do que preocupação com o ensino de qualidade.
“Educação não pode ser encarada assim, ela é um direito de todos. Por isso, nós, professores não podemos apenas ficar discutindo questões pessoais, não que isso não seja importante, mas não é justo que um município com mais recursos, por exemplo, possa ter uma educação melhor do que um município com menos recursos. E quem tem o dever de corrigir essa desigualdade é o Estado e não os municípios. Portanto, a discussão é mais ampla”.
Segundo o deputado com a municipalização muitos professores são prejudicados, pois quando ela ocorre e o profissional não deseja se desvincular da rede estadual, ele torna-se adido. Neste caso ele deve assumir aulas em qualquer município que se localize no âmbito da Diretoria de Ensino em que originalmente se vincula – no caso de Rio Pardo, São João da Boa Vista. Há diretorias que englobam mais de um município com grandes distâncias a serem percorridas e muitos pedágios a serem pagos, o que acaba por consumir grande parte dos vencimentos dos professores em pedágios.
Para a PEOESP, além de ser discriminatório, pois beneficia “até 20%” dos professores, excluindo 80% da categoria que não terão qualquer tipo de reajuste, a Lei 1.097 é inconstitucional, pois atenta contra a isonomia salarial. Professores com igual formação, mesma jornada de trabalho, cumprindo as mesmas funções, na mesma escola, poderão ter salários diferenciados.
Ela também fere a Lei Complementar 836/97 (Plano de Carreira) que, em seu artigo 25 garante uma comissão paritária, na qual qualquer assunto relativos à carreira do Magistério – sobretudo as referentes à evolução funcional – teriam que ser discutidas previamente.

Tiros na podridão


Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Já não é mais novidade nenhuma os casos em que algum estadunidense entra alucinado em algum prédio e dispara vários tiros contra aqueles que lá se encontram, como se seu ódio e insatisfação fossem também atingidos e mortos pelas balas. Há poucos dias atrás tivemos uma dobradinha em que ocorreram dois desses fatos, que embora tendo motivos diferentes, mostram claramente o desespero de uma nação.
A vida moderna e seu modelo capitalista praticamente obrigam todos a serem iguais, de maneira que o comportamento, o pensamento, a vida e principalmente o patrimônio seja o mesmo, e nessa tresloucada busca nem todos conseguem ser aquilo que a sociedade de consume exige.
Os atentados em escolas ou universidades são os exemplos mais comuns dessa crise, reforçada ainda pela idolatria que aquele povo tem em relação às armas de fogo e a facilidade em obtê-las. O jovem acuado, pressionado e obrigado a ser algo que ele não quer ou que ele não consegue, se frustra, e a sua mente não suporta isso. Como a cultura dos videogames e do cinema é explodir tudo e acabar com todos, isso é feito na vida real.
No atentado ao quartel no Texas o atirador possivelmente foi motivado pela questão religiosa e cultural, uma vez que ele sendo um integrante do islamismo e tendo sido convocado a lutar no Afeganistão, isso representou uma carga pesada demais para ele. Supostamente deve ser um conflito um muçulmano viver nos EUA e ter de conviver com a herança da Doutrina Bush que determina a intolerância aos islâmicos e a invasão ao Oriente Médio. Já o segundo atirador não suportou ver uma empresa lhe sugar anos de sua e depois virar-lhe as costas; resolveu o seu conflito, ao menos que interno, a balas. Não aceitando nem concordando com essas atitudes, ela passa a sensação de que é como se todos vivessem numa enorme panela de pressão cheia de cobranças, e em que determinada hora ela explode. Como o modo de vida estadunidense é imposto às pessoas ou então é desejado e copiado por elas, na ilusão de que uma vida recheada de produtos, bens e mercadorias lhe garantam a felicidade plena, é perigoso esse comportamento se alastrar e tomar conta de populações que se encontram em outros países. Vemos hoje muitos buscarem desenfreadamente uma felicidade que não é nunca atingida, sendo que para alcançá-la o individuo tem que ter tudo e ser perfeito em tudo, não só profissionalmente e financeiramente, mas também fisicamente onde se ele não tiver os padrões de beleza a frustração e a depressão cairá como uma pedra de toneladas sobre sua cabeça, fazendo dele um ser extremante infeliz e desgostoso.
Hoje esse assunto é bem claro para muitas pessoas e é discutido por muitos profissionais de diversas áreas, num esforço e cuidado para que isso não atormente mais o ser humano e lhe dê condições de viver uma vida de qualidade e não de cobranças e metas a cumprir. Todos somos falíveis, temos nossas limitações e nossa própria personalidade, nos colocar num molde pré-fabricado e com a intenção de nos condicionarmos a ele é uma tarefa um tanto quanto complicada ao ser humano que ainda mal consegue conhecer e entender a si próprio.

Momento Espírita: Jesus e o mundo

Grupo Espírita Hilário Silva

É comum os que se afirmam cristãos aparentarem desânimo com a corrupção do mundo. Entretanto, o Cristo é o maior exemplo de confiança na regeneração dos homens.Infinitamente superior a todos os outros que já passaram pelo planeta, Ele ensinou e exemplificou o bem. Abdicou temporariamente de Sua natural morada junto aos anjos, para conviver com seres rudes. Suportou demonstrações de ignorância e crueldade, ao ponto de aceitar a dor do martírio. Assim o fez certamente por acreditar no progresso da Humanidade.
Jesus, o protótipo da perfeição, não recusou o convívio com os doentes do corpo e da alma. Por consequência, não é lícito aos Seus seguidores agir de modo diverso. Assim, não é viável perder a esperança ou desanimar, diante das pequenas e abençoadas lutas que o céu a todos concede. As sombras das experiências humanas são um cadinho purificador. Dessa bendita escola saíram os Espíritos sublimes diplomados em santificação.Hoje eles se constituem em abençoados patronos da evolução terrestre. Aquele que segue na retaguarda, por entre dificuldades morais, não pode menosprezar o plano de aprendizado com que a vida o brindou. Quem já compreende algo das Leis superiores que regem o Cosmo necessita dar sua cota de exemplo e sacrifício. Se o melhor não auxiliar o pior, debalde se aguardará a melhoria da Humanidade. Se o bom desamparar o mau, a fraternidade não passará de mera ilusão. Se o sábio não auxiliar o ignorante, a educação redundará em perigosa mentira. Caso o humilde fuja do orgulhoso, o amor se converterá em vocábulo inútil. O aprendiz da gentileza não pode desprezar o prisioneiro da impulsividade e da grosseria. Senão, o desequilíbrio terminará por comandar a existência humana. A virtude precisa socorrer as vítimas dos vícios e o bem necessita amparar os que se arrojam nos despenhadeiros do mal. Caso contrário, de pouco servirá a admiração e o encanto pela figura do Cristo.
O Mestre não era deste mundo, mas a ele veio para a redenção de todos. Sabia que Seus apóstolos não pertenciam ao acervo moral da Terra. Mas os enviou para que sob Sua influência o planeta se convertesse em um reino de luz. O cristão que foge ao contato do mundo, a pretexto de preservar-se do erro, é uma flor parasitária e improdutiva na árvore do Evangelho. A seara do Senhor não necessita de cânticos e ladainhas, mas de trabalhadores abnegados e fiéis. Do esforço dos cristãos é que deverá brotar a sementeira renovada de um amanhã pleno de paz e fraternidade.
Pense nisso.

Logosofia: Ação coordenada das faculdades do sistema mental

Carlos Gonzáles Pecotche

À medida que as atividades da inteligência se organizam dentro da mente inferior, respondendo às diretrizes do método logosófico, as faculdades da mente superior, abandonando sua imobilidade, iniciam gradualmente suas funções, e dessa forma as atividades de ambas as mentes se enlaçam; queremos dizer com isso que, ao produzir-se o contacto das faculdades inferiores, adestradas nas disciplinas do conhecimento transcendente, com as faculdades superiores, ativadas pelo avanço
consciente, estabelece-se a coordenação harmoniosa dos movimentos que articulam o mecanismo das duas mentes.
A inteligência da mente comum, ao assimilar os conhecimentos logosóficos com os quais a consciência individual se vai integrando, estende os limites de suas possibilidades até tomar contato com a esfera da mente superior, que amplia por sua vez o volume de sua capacidade criadora e cognoscitiva, tanto quanto o perito a evolução que o ser vá realizando.

Quem é você?


Carlos Eugênio Alves – Psicólogo e professor de Filosofia

Você é aquele que escolhe seus caminhos ou permite que escolham por você?
É aquele que pensa ou deixa que os outros pensem por você?
Escolheu sua profissão ou aceitou que a escolhessem por você?
Casou-se por amor ou pela segurança, assumindo sua incompetência emocional e financeira?
Freqüenta a Igreja por fé ou por necessidade de exibir-se socialmente?
Vai às festas para se divertir ou para se destruir?
Quem é você? Pergunta a Filosofia.
É uma pessoa ou uma sombra perdida?
Seja diferente, seja você, seja uma pessoa especial.

Eu e o Futebol: Heleno de Freitas Parte II


Emílio Antônio Duva

Corria o ano de 1943 e Heleno de Freitas mostrava-se diferente em tudo e de todos. A maioria dos jogadores esforçava-se nos gramados por resultados melhores e conseqüentes prêmios polpudos. Heleno era o craque do Botafogo. Nos treinamentos chegava de terno, bem vestido, cabelo bem penteado. Jogava xadrez, falava sobre política internacional. Quando, de folga, não indo às boates da época, trancava-se em seu apartamento e ouvia programas educativos e noticiários no velho rádio Telefunken. Os anos se passavam e o vaidoso Heleno fazia sua carreira de sucesso com gols e homéricas expulsões. Reclamão ao extremo, não titubeava em mandar torcidas, adversários e árbitros a lugares nada poéticos. Aquele jeito vistoso e rebelde não era por acaso. Um pequeno distúrbio (mental) começava sempre sem que ninguém percebesse. Confundia tudo e a todos, pois não gostava de perder, nem em treinos. Aguerrido, porém fora do normal. Os jornais e rádios da época questionavam sua dupla personalidade, mas nunca era tratado como um “louco” patológico. Porém, a maldita sífilis iria exterminá-lo tempos depois.
Em um jantar externa sua rebeldia, algo fora dos padrões da época. Algum colega, sabendo que ele não gostava de cebolas, resolveu colocar em seu prato, sem que ele visse, uma porção delas. Ao vê-las em seu prato, levantou, esbravejou e em seguida atirou o prato, com toda força, contra uma parede próxima, ferindo uma pessoa com os cacos.
Detestava cebolas, pois elas causavam forte odor, tirando o leve perfume que o incrustava naquele corpo atlético. Resultado: suspenso por dois meses, e o Botafogo fez péssima campanha naquele ano.
A torcida o clama por ídolo. Sua privacidade começa a ser invadida, e ele começa a agredir pessoas. Sempre perdoado. Mas, uma dessas pessoas jamais o perdoou – seu ex-técnico Flávio Costa. Sim Flávio Costa que não o convocou para Seleção Brasileira.
Em contrapartida, seus admiradores intitularam-no de Diamante Branco. Tentaram afagar seu intimo perturbado, no entanto não o convenceu. E tome declarações afoitas e indigestas. Numa das sempre acaloradas entrevistas, proporcionada pelo próprio Heleno de Freitas, em plena excursão do Botafogo em Montevidéu, capital do Uruguai, disse aos microfones e flashs, que seu desejo era de jogar no Vasco da Gama.
A declaração repercutiu mal entre a nação botafoguense. Após as declarações e o fim da excursão, desembarca no Rio direto para São Januário.
Novo clube, novas encrencas, velhos dissabores e uma tentativa de homicídio contra seu desafeto maior: Flávio Costa. Acabou sendo transferidos para outros clubes - em 1949 defende o clube argentino do Boca Juniors e em 1950 o Atlético Junior da Colômbia.
Heleno de Freitas, nesta época, seria o brasileiro mais frustrado do mundo, pois imensamente gostaria de disputar as Copas de 1942 e 1946, fatos não ocorridos devida às ameaças e realizações de Segunda Guerra Mundial.
E o Brasil, pela primeira vez iria realizar sua Copa do Mundo. Sem Heleno de Freitas.
Continuaremos a terceira e última parte desta história na próxima semana. Até lá, caríssimos leitores.