Ano IV - Edição 51 - São José do Rio Pardo - SP - 29 de setembro de 2007

-
- -
MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado
-
Acidente mata duas pessoas na estrada do Venerando







Neglegiência da prefeitura pode ser uma das causas do acidente

Foi enterrado nesta quarta-feira, dia 26 em São José do Rio Pardo o trabalhador rural morto num acidente de caminhão na zona rural da cidade. Alécio da Silva, de 24 anos, exercia a função conhecida como chapa. O motorista Gilson Rodrigues Neves, de 38 anos, também morreu e o corpo foi levado para a Bahia. O irmão dele, Edson Almeida Neves, de 25 anos, outro ajudante da carga, continua internado na UTI da santa casa de Rio Pardo.O acidente aconteceu na terça-feira, dia 25, na estrada vicinal Antônio Olímpio Dias, também conhecida como estrada do Venerando -, próximo a granja São Marcos. Durante a amanhã de quarta, a carga ainda estava espalhada no local do acidente. A Sub-delegacia do Trabalho de São Carlos vai esperar o laudo da polícia para investigar o caso.Uma das hipóteses é que o motorista perdeu o controle do veículo ao fazer uma curva. A outra é de que ele tentou desviar de um trecho da pista que desmoronou no início do ano. Os curiosos que pararam para ver o acidente reclamaram da precariedade da pista e do perigo que ele representa.A assessoria de imprensa da Secretaria de Obras de São José do Rio Pardo informou que a responsabilidade da prefeitura na recuperação da estrada era a de fazer uma operação tapa buracos, que foi realizada no inicio do ano, e que a outra fase das obras de recuperação do local é de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).Já a assessoria do DER disse que a responsabilidade seria da prefeitura. Informou ainda que a prefeitura pediu uma parceria dentro do projeto Pró-Vicinais, mas que não foi aprovada para este ano.

Barreirinho
Na vicinal da fazenda Barreirinho, outro sinal de negligência pública municipal. Desde janeiro um trecho próximo a uma capela desmoronou tomando parte da estrada. Os moradores da região há tempos vêm alertando do perigo e da iminencia de uma tragédia no local. Uma senhora que utiliza a estrada diariamente comento com a reportagem do jornal da Silva “a falta de responsabilidade da prefeitura”.
Disse que no local sequer tem uma placa sinalizando o perigo. Ainda segundo ela, a noite a situação fica ainda mais complicada, pois quem não conhece a estrada corre o risco de ser surpreendido e cair na ribanceira.

IBAMA

-
Zoológicos da região podem ser interditados
-


A ponte pênsil (foto) que dava acesso a Ilha de São Pedro caiu com as chuvas de janeiro

Ibama exige obras em 4 zoológicos do interior do Estado, o zoo da Ilha de São Pedro é um deles

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) exige que quatro zoológicos do interior paulista tenham recintos para os animais novos que chegam a esses locais (quarentenários). Se isso não ocorrer, o órgão não fornece os registros e os zoológicos podem sofrer interdições ou serem fechados para visitações públicas. No caso de Ribeirão Preto, o bosque municipal deverá transformar um setor em quarentenário. Os zoológicos de Jardinópolis, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul estão em situações mais delicadas. Segundo a chefe do escritório regional do Ibama, em Ribeirão Preto, Eliana Velocci, um relatório do órgão sobre a situação do Bosque Fábio Barreto, de Ribeirão Preto, deverá ficar pronto em 15 dias. Um Termo Ambiental de Conduta (TAC) deverá dar entre três e quatro meses para que a situação seja regularizada. Segundo o zootecnista Alexandre Gouvêa, chefe da Divisão de Educação Ambiental do bosque, o setor extra - geralmente para animais excedentes ou doentes - será transformado em quarentenário. Mas, para isso, terá que construir, em outra área, um novo setor extra.Eliana Velocci disse que a situação do zoológico de Jardinópolis é a pior da região, pois poderá ser fechado para a visitação pública. "Está tudo irregular, inclusive a cozinha, que está uma bagunça, com materiais de construção e de limpeza", diz a chefe do Ibama na região. Em Vargem Grande do Sul, a bióloga responsável morreu há um ano e o Ibama nem foi avisado e os 15 pedidos de adequações (desde 1990) não foram atendidos. No zôo de São José do Rio Pardo, que fica numa ilha, a desculpa é que uma ponte caiu em janeiro e não foi reconstruída ainda. O acesso é feito por meio de barco.
O secretário de Obras, Mário Gusmão, informou que os projetos já estão na planta mas que, por enquanto, o município não tem recursos para executar todas as adequações solicitadas pelo Ibama.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, até quinta-feira, 27, não havia nenhuma comunicação oficial do Ibama acerca da vistoria realizada no local na semana passada e que deu origem a notícias sobre interdição do zoológico municipal.
A Ilha São Pedro está fechado para visitação desde janeiro, por conta da queda da ponte pênsil. A reconstrução vem sendo realizada, estando agora na fase de colocação de cabos, a qual não foi concluída porque a prefeitura está aguardando a chegada de peças de fixação.
Segundo a bióloga Maria Amélia Virgílio Magalhães, responsável pelo parque, os processos para obtenção de registro junto ao Ibama tiveram início em 1990. Para conceder a documentação, o órgão apresentou diversas exigências, entre elas a melhoria nas acomodações para os animais.
“Em 2003, o Ibama voltou a solicitar que o município efetuasse serviços para melhoria no zoológico. De lá para cá, a Prefeitura executou obras na área da cozinha e da veterinária. O quarentenário, outra exigência, ainda não foi construído, mas existe no zoológico uma área extra, destinada à colocação dos animais que, por alguma razão, não podem ser expostos aos visitantes”, explicou a bióloga.

ENERGIA

-
AES Tietê tem projeto arqueológico pioneiro

-
Represa Euclides da Cunha será incluída no programa de reservas arqueológicas da AES Tietê




Com apoio institucional da Universidade de Campinas (Unicamp),
a AES Tietê acaba de conceber o primeiro projeto do Brasil para criar reservas arqueológicas e preservar o patrimônio histórico das bordas de represas de hidrelétricas. O Plano de Manejo Arqueológico será implantado nas regiões Central e Noroeste do estado de São Paulo e visa o mapeamento e cadastramento de sítios localizados nas bordas dos reservatórios das 10 usinas hidrelétricas (UHE) da empresa: Ibitinga, Bariri, Caconde, Barra Bonita, Promissão, Limoeiro, Água Vermelha, Euclides da Cunha, Nova Avanhandava e a PCH (pequena central hidrelétrica) Mogi-Guaçu. O complexo de usinas envolve os rios Tietê, Grande, Pardo e Mogi-Guaçu. A iniciativa faz parte de amplo plano de manejo ambiental da AES.
"O patrimônio arqueológico precisa ser tão preservado quanto o ambiental, porque também corre o risco de se extingüir", diz a pesquisadora e coordenadora do projeto, Erica Gonzalez
. "A pesquisa arqueológica no Brasil mais tradicional produz conhecimento, mas leva ao esgotamento. Esse projeto é inovador, porque visa a conservação, valorizando e preservando a cultura brasileira".
Aprovado pelo Ministério da Cultura
, por meio do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o projeto terá a duração de dois anos e inclui um amplo programa de educação ambiental e de valorização do patrimônio cultural e histórico junto à comunidade. Serão desenvolvidos trabalhados voltados para os professores da rede pública dos 66 municípios do interior de São Paulo, envolvidos na iniciativa. Será também criado um site, construído com o material dos pesquisadores e com histórias, fotos e documentos colhidos com os moradores, com o objetivo de reconstruir a história do país.
O parque gerador da AES Tietê
é formado por 10 usinas, tem capacidade instalada de 2,65 mil megawatts (MW) e responde por 12% da energia gerada no Estado
e 3% da produção nacional. (ID - InvestNews).

DAI

-
Isentos: declaração será gratuita

Fernando Torres – Assessor de Comunicação da Câmara de São José do Rio Pardo


Entre os dias 22 de outubro e 1º de novembro, a Câmara Municipal disponibilizará a Declaração Anual de Isentos (DAI), serviço que vem prestando há alguns anos gratuitamente aos que têm que cumprir essa obrigação.
O serviço é uma parceria da Câmara com o Rotary Club de São José do Rio Pardo Oeste, com a colaboração do Capítulo da Eterna Juventude da Ordem Demolay, de São José.
Deverão fazer a Declaração Anual de Isento as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis, no ano de 2006, cuja soma foi inferior ou igual a R$ 14.992,32.
O interessado deverá procurar a Câmara no horário das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. No ato da elaboração da DAI, o declarante deverá apresentar um documento de identificação, o CPF e o Título Eleitoral, quando possuir.
A Declaração Anual de Isento 2007 deverá ser feita até o dia 30 de novembro de 2007.
Além da Câmara Municipal, que vai oferecer o serviço gratuitamente, o declarante poderá optar pela entrega da DAI 2007 em qualquer um dos locais abaixo, com a utilização dos meios a seguir discriminados:
a) Internet, com a utilização da opção disponível na página da Receita Federal em Declaração Anual de Isento – 2007;
b) casas lotéricas, por meio eletrônico;
c) instituições bancárias autorizadas e seus correspondentes bancários, por meio eletrônico: Banco do Brasil (terminais de auto-atendimento - somente para clientes); correspondentes bancários: Banco Popular do Brasil e CAIXA Aqui;
d) agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), nas modalidades Via Postal Registrada ou meio eletrônico, nos locais onde for oferecido o serviço.

As opções b, c e d têm custos.

ACESSA SÃO JOSÉ

-

-
Vereador propôe programa de inclusão digital

Vereador Marco Gumieri é o autor do programa “Acessa São José”

-
-
-
-
-
Fernando Torres – Assessor de Comunicação da Câmara de São José do Rio Pardo
O vereador Marco Antônio Gumieri está propondo a criação do programa de inclusão digital “Acessa São José”, através de projeto de lei que deu entrada na sessão do dia 25 de setembro.
Segundo o autor, este programa poderá ser desenvolvido por órgãos municipais da administração direta e indireta, instituições de ensino, Ongs ou entidades de utilidade pública e similares, através de parcerias, ficando a seu encargo os recursos materiais, financeiros e técnicos necessários à sua implantação e manutenção.
Ao justificar sua iniciativa, o vereador disse que apesar dos grandes passos movidos no campo da informação digital, “muitos brasileiros, em especial os das camadas mais carentes da sociedade, ainda encontram grandes dificuldades para acessar o serviço”.
-
Professores do Vale dizem que vigilância trouxe melhora
-

Anteriormente, no dia 11, autoridades de diversas áreas de atuação também estiveram na Câmara
-

-
-
Fernando Torres – Assessor de Comunicação da Câmara de São José do Rio Pardo


Representantes da Escola Estadual “Profª Laudelina de Oliveira Pourrat” participaram dia 25 de nova reunião sobre segurança no Vale do Redentor e especialmente na escola, tendo declarado que o sistema de vigilância, posto em prática nos últimos dias, está surtindo efeito.
Após alguns acontecimentos recentes que os deixaram intranqüilos, os educadores procuraram a Câmara, que agendou no dia 11 de setembro reunião com autoridades de diversas áreas de atuação. Foram apresentadas algumas sugestões, dentre elas a de se manter no local a Guarda Municipal Comunitária, com apoio da Secretaria Municipal de Segurança e da Polícia Militar, principalmente em períodos estratégicos.
Estiveram na reunião do dia 25 as professoras Ana Vera Maschietto Simões Braghirolli, no cargo de vice–diretora em substituição, e Marly Evangelista da Silva. No seu entender, o apoio está trazendo tranqüilidade e os problemas de antes não mais têm sido registrados.

CONCURSOS

-

Prefeitura de Rio Claro oferece 418 vagas

A Prefeitura Municipal de Rio Claro abre concurso visando ao preenchimento de 418 vagas em cargos de todos os níveis escolares. A remuneração oferecida oscila de R$ 556,50 a R$ 1.157,81. As inscrições começaram no dia 17 de setembro e vão até 11 de outubro, das 9h às 16h, na Secretaria Municipal de Turismo, localizada na Rua 1, nº 1.100, antiga Estação Ferroviária, mediante pagamento de taxa, no valor de R$ 15 a R$ 40. Também serão aceitas inscrições via Internet, através do site http://www.omegaitu.com.br/.

Cargos oferecidos:

Nível fundamental/elementar: Ajudante Geral, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Suprimentos, Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Instrutor de Tricô, Instrutor de Construção Civil, Instrutor de Corte e Costura, Jardineiro, Marceneiro, Pedreiro, Pintor e Telefonista;

Nível médio/técnico: Fiscal de Tributos, Fotógrafo, Inspetor de Alunos, Monitor de Creche, Monitor de Ensino, Técnico em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática, Técnico em Nutrição, Técnico em Recursos Humanos e Técnico em Secretariado;

Nível superior: Analista Cultural, Analista de Recursos Humanos, Analista de Sistemas, Analista Econômico Financeiro, Assistente Social, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Engenheiro Civil, Médico do Trabalho, Nutricionista, Procurador Judicial e Psicólogo.

BIBLIOTECA MUNICIPAL

-

Festa marcou o aniversário da Biblioteca

Dezenas de crianças aproveitaram a manhã do dia 22 para se divertirem nos brinquedos instalados ao lado da Biblioteca



Brincadeiras, apresentação musical e distribuição de doces fizeram parte da programação comemorativa ao primeiro ano da Biblioteca Municipal, na manhã de sábado, 22. Pais, estudantes, professores, populares e autoridades municipais compareceram ao evento comemorativo, preparado pela Secretaria Municipal de Turismo.
O prefeito João Santurbano esteve presente, acompanhado das secretárias Maria Ester Cassucci Vieira (Educação) e Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia (Turismo). Na ocasião o prefeito falou da importância dos investimentos em cultura, observando que a a Biblioteca tem sido aproveitada por toda a população.
Uma das atrações do evento foi a apresentação da bandinha infantil, de percussão, formada por alunos da Emei “Vinício Spessoto”. Entre as atividades do dia também houve o lançamento da campanha para arrecadação de livros para o acervo da Biblioteca. As pessoas que fizerem doação (não valem livros didáticos) ganham mudas de árvores. A campanha continua e está aberta à participação de entidades, clubes de serviços, escolas e empresas.
O prédio da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato tornou-se um dos espaços culturais mais visitados de São José do Rio Pardo. Além do vasto acervo de livros, a biblioteca conta com a hemeroteca Paschoal Artese, uma brinquedoteca e o posto do Acessa São Paulo – com computadores para acesso à internet.
A Biblioteca tem hoje cerca de 3 mil usuários cadastrados que, em média, fazem a retirada de mil livros por mês. Com seis computadores, o Acessa São Paulo contabiliza uma média de 120 usuário por dia, tendo 1.400 cadastrados.

PSF

-
Dia das Crianças no Cassucci


O Programa de Saúde da Família (PSF) do Carlos Cassucci promove no próximo dia 12 de outubro um grande evento comemorativo ao Dia das Crianças. As atividades serão na Praça Domingos Cassucci, das 9h às 17h, devendo reunir moradores do Carlos Cassucci, Eduardo Cassucci, Profast, Vila do Servidor, Bairro Professor Rehder e adjacências.
A programação prevê atividades recreativas e educativas, com apresentação de fanfarras, grupos de danças, distribuição de doces, apresentação de capoeira, jogos, brincadeiras e atividades físicas.
Várias pessoas estão sendo mobilizadas para prestarem alguns serviços para a população participante do evento como cortes de cabelos e orientações de saúde. “Será um evento para toda a comunidade”, comenta Zeti Domingos, chefe do PSF/Cassucci, destacando que o evento conta com apoio de diversas pessoas, voluntários, Dec, Prefeitura e do comércio local.
Entre outros, participam o evento funcionários do PSF, a Polícia Militar, Escola de Cabeleireiros Max, equipes de enfermagem da Unip, monitores da Academia Atletic Comp, a Ong Sorria e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Na área de saúde, estão previstas orientações sobre pressão arterial, saúde bucal e planejamento familiar. Agentes do CCZ vão passar informações sobre animais peçonhentos e cuidados para os animais domésticos.
Na parte recreativa e esportiva, serão realizadas aulas de dança, aulas de aeróbica, jogos e brincadeiras, além da apresentação do grupo de capoeira Filhos de Bonfim e da escolinha de judô do Dec.
A parte cultural terá apresentação de grupos de dança de rua, e do grupo de teatro da EMEIF “Profª Stella Maris Barbosa Catalano”, além da apresentação de violeiros. A Ong Sorria dará informações sobre o meio ambiente.
Segundo a agente comunitária de saúde Bia Tempesta, na abertura do evento, às 9h, haverá encontro das fanfarras das escolas Natal Merli, Tarquínio Cobra Olyntho e Euclides da Cunha. O evento terá encerramento a partir das 16h, com apresentação da Equipe 90 Graus.

DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

-
Inquérito da Polícia Federal acusa 36 em esquema de caixa 2

Tatiana Merlino, da Redação do Brasil de Fato


O tema é o mesmo: caixa dois e desvio de dinheiro público. Mudam apenas alguns dos beneficiados. Sai o PT; e entra o PSDB no banco dos réus. O crime é semelhante, mas o discurso sobre ele tem sido bem diferente. Para os meios de comunicação hegemônicos, o episódio envolvendo José Dirceu e a cúpula petista era chamado de "mensalão do governo Lula" ou "mensalão petista". Agora, a designação é mais sutil: "mensalão mineiro" - embora o principal envolvido seja o ex-presidente do PSDB, ex-governador de Minas Gerais e atual senador Eduardo Azeredo (MG).
Para o jornalista e sociólogo Venício de Lima, é evidente que a mídia corporativa tem atuado de forma distinta na cobertura destes episódios. “No primeiro caso, identificou a crise com o partido e agora vem usando uma referência geográfica. Para ser coerente, deveria tratar do esquema ligado ao PT como ´mensalão paulista´”, diz.
O tucano Azeredo será um dos políticos denunciados pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ao Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento num esquema de caixa dois na campanha do PSDB ao governo mineiro, em 1998. A denúncia, que deve ser apresentada ao STF até o dia 30 de setembro, será feita com base num inquérito da Polícia Federal que aponta Azeredo como principal beneficiário de um modelo de arrecadação ilegal de recursos quando disputou a reeleição ao governo do Estado.
Segundo o relatório da PF, a coligação de Azeredo, que tinha como vice o ex-deputado Clésio Andrade, do PFL (atual DEM), injetou dinheiro ilegal na campanha, por meio de caixa dois. A coligação só declarou à Justiça Eleitoral R$ 8,55 milhões, dos mais de R$ 80 milhões gastos na campanha, sem contar os R$ 20 milhões que ficou devendo.

Lista de Furnas
O deputado estadual Padre João (PT-MG) lembra que, além do caixa dois que ocorreu em 1998, nas eleições de 2002, em que os candidatos eram os tucanos José Serra (para presidente), Geraldo Alckmin (para governador de São Paulo) e Aécio Neves (para governador de Minas Gerais), o esquema se manteve com a chamada Lista de Furnas, “com o caixa dois superando o valor de R$ 25 milhões somente para os cargos majoritários”, diz ele.
Segundo o deputado, “a perícia da Polícia Federal constatou isso na lista em que Serra aparece como beneficiário de R$ 7 milhões, Alckmin de R$ 9,3 milhões e Aécio Neves com R$ 5,5 milhões. Além do atual governador de Minas, pessoas ligadas a ele, como a sua irmã Andréia Neves e o Secretário de Governo também receberam recursos”.

PREFEITURA

-
Reaberto a licitação para obras em trecho do córrego São José


A Prefeitura prevê canalização de uma parte do córrego São José, onde será implantado um novo trevo, próximo ao Hotel Ipanema




A reforma da Avenida Perimetral avança e uma nova etapa de serviços está por começar. A Prefeitura está com licitação aberta para escolher a empresa responsável pelas obras de canalização de uma parte do córrego São José, onde será implantado um novo trevo.
Com projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento Obras e Serviços (SMPOS) a obra visa melhorar a ligação das avenidas Perimetral e Antonio Pereira Dias – na altura do Hotel Ipanema. Como se trata de serviços com intervêncão sobre o córrego, o projeto teve de ser aprovado pelo DEPRN.
Segundo previsão contratual, após iniciada, a obra deve ser concluída em cerca de dois meses.
Na modalidade Pregão, a licitação tem prazo de término previsto para o dia 8 de outubro, quando haverá abertura das propostas. A Prefeitura está refazendo este processo já que no primeiro, a empresa que permaneceu na licitação teria apresentou proposta acima do orçamento disponível.
Enquanto isso, estão sendo executadas as obras de muro de arrimo, no trecho da Perimetral que leva à Nestlé. As obras incluem ainda a implantação de galerias. O trecho não será asfaltado, entretanto, tem recebido toda a infra-estrutura básica para que futuramente receba pavimentação.

SEMANA EUCLIDIANA

-
Prefeito veta projeto que fixava datas para a SE


Deu entrada na Câmara na terça-feira, dia 25, ofício do prefeito João Santurbano, encaminhando seu veto total ao Projeto de Lei nº 04, de 29/05/2007, de autoria do vereador Luiz Paulo Cobra Monteiro (PSB), que dispõe sobre a fixação de datas para a realização da Semana Euclidiana.
O documento do prefeito seguiu para as comissões internas da Câmara, que analisarão a justificativa e emitirão seus pareceres. Findo esse trabalho, o veto irá a Plenário para deliberação dos vereadores.
Aprovado em sessão no dia 21 de agosto, o projeto foi encaminhado ao prefeito para sanção e promulgação, ou exercer o direito de veto, por não concordar no todo ou em parte. Como não concordou, encaminhou nesta semana o veto, alegando em extensa justificativa motivos de “inconstitucionalidade e de interesse público”.
O executivo destacou que o assunto de que trata o projeto é de sua competência privativa e que ao tentar impor regras para a Semana Euclidiana, o Legislativo fere o princípio da independência dos poderes. “Em projetos de iniciativa privativa do Poder Executivo, não pode o Legislativo Municipal, através de seus vereadores, emendar ou legislar em caráter suplementar, sob pena de ofensa ao princípio da independência dos Poderes (art. 2º da Constituição Federal)”, diz o texto do veto.”.

À espreita
Vale lembrar que na sessão de 21 de agosto, o projeto nº 4 foi aprovado por 5 x 3. Na oportunidade, o vereador Reinaldo Milan (PV) não estava presente, e o presidente Marco Antonio Gumieri Valério (PSDB), que naquela deliberação só votaria para desempate, declarou que, se votasse, seria favorável ao projeto de Luiz Paulo. Agora, na apreciação do veto, o presidente terá que votar, pois esse processo implica deliberação com quorum qualificado (2/3 dos membros da Câmara).
Para derrubar o veto do prefeito (isto é, votar contra sua justificativa e fazer com que o texto vire lei), serão necessários 2/3 (dois terços) dos 10 vereadores, ou seja, no mínimo 7 deverão se manifestar contra o documento encaminhado pelo Executivo.

VESTIBULAR

-
Universidade Federal de São Carlos abre inscrições


De cada curso, 20% das vagas são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola estadual, municipal ou federal. Desse percentual, 35% das vagas serão ocupadas por alunos negros

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, entre os dias 24 de setembro e 26 de outubro, as inscrições para seu Vestibular 2008. A inscrição para o Processo Seletivo será realizada, exclusivamente, pela Internet, através da página http://www.vunesp.com.br/, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição e o pagamento de taxa, por meio de boleto bancário, no valor de R$ 90,00. Estão sendo oferecidas 1.565 vagas públicas em 37 cursos. No campus de São Carlos as oportunidades são em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Física, Engenharia Química, Estatística, Filosofia, Física, Fisioterapia, Imagem e Som, Letras, Matemática, Medicina, Música, Pedagogia, Pscicologia, Química e Terapia Ocupacional. Em Araras, os cursos oferecidos são Biotecnologia e Engenharia Agronômica. No campus de Sorocaba, as oportunidades são Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Ciências da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Florestal e Turismo. O Processo Seletivo é organizado numa única fase, realizada em três dias consecutivos, com aplicação de nove provas. No primeiro dia os candidatos farão provas de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e de Redação; no segundo dia, as de Química, Matemática e História; e, no terceiro dia, são realizadas as avaliações de Biologia, Física e Geografia. As provas acontecem de 19 a 21 de dezembro de 2007 nas cidades de Araras, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Para o curso de Música, haverá prova de aptidão, que será realizada no dia 4 de janeiro de 2008, em São Carlos. Os resultados serão divulgados no dia 8 de fevereiro de 2008 e a matrícula dos convocados deverá ser feita no dia 12 de fevereiro.

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

-
Quem ama sai na frente


O desenvolvimento do Espírito em sua jornada para a plenitude dá-se em duas frentes. Ele necessita burilar o intelecto e os sentimentos.Variadas experiências se sucedem, a fim de que esse aperfeiçoamento ocorra. O destino final de todos é o mesmo: a angelitude.Ao contrário do que muitas vezes se imagina, os anjos não são seres apartados da Humanidade. Não se trata de privilegiados, perfeitos desde a origem. Eles são apenas nossos irmãos mais velhos .Por obra de seu esforço, atingiram a meta, que consiste na plenitude da evolução intelectual e moral. Infinitas foram as lutas que travaram em seu longo jornadear pelas fileiras da Humanidade. A liberdade de que todos os Espíritos gozam permite que os caminhos sejam diferentes. Alguns se apaixonam pelas maravilhas da arte. Outros encontram na filosofia a razão de inúmeras vidas. Há quem se encante pelos raciocínios lógicos das ciências exatas. Todos os ramos do conhecimento se entrelaçam. No zênite evolutivo, os talentos e o saber são plenos, qualquer que tenha sido o caminho trilhado. Mas há uma peculiaridade concernente ao burilamento dos sentimentos. Ele facilita bastante o processo evolutivo como um todo. A liberdade constitui pressuposto do aprendizado. Não é viável adquirir discernimento sem poder fazer opções. Mas a contraparte obrigatória da liberdade é a responsabilidade. O Espírito é livre para agir, experimentar e aventurar-se. Contudo, responde por tudo o que faz. Quando se permite atitudes equivocadas, registra desequilíbrios em sua consciência. Tais desequilíbrios se manifestam na forma de bloqueios, fobias e enfermidades. Às vezes são necessárias muitas encarnações para propiciar a limpeza psíquica do que se fez em apenas uma. As posições de poder são as que mais ensejam profundas e longas crises de consciência. Enquanto gasta tempo para se equilibrar, o Espírito retarda seu processo evolutivo. A rigor, a evolução sempre ocorre, pois as experiências vão propiciando um irresistível amadurecimento. Mesmo do erro sempre surgem proveitosas lições. Entretanto, as lições oriundas de grandes equívocos tendem a ser sofridas e trabalhosas. Justamente por isso o amadurecimento do senso moral constitui um poderoso impulsor da evolução. Quem se compadece do semelhante não comete desatinos contra ele. Por vezes erra, pois a perfeição é a meta final, ainda distante da Humanidade em geral. Mas tais erros são oriundos da ignorância e não da maldade. Jamais possuem conotação cruel e são de fácil reparação. Assim, quem luta por se aperfeiçoar moralmente se abstém de inúmeras dores. Ao desenvolver pureza, deixa de cometer desatinos na área da sexualidade. Tomando gosto pela conduta honesta, não assume compromissos com o patrimônio alheio, público ou privado. Ao adotar o trabalho e a prudência como roteiros de vida, jamais se torna um peso para os semelhantes. Em suma, o desenvolvimento moral evita muitos erros. Conseqüentemente, furta o Espírito da necessidade de sofridas atividades reparadoras. Se você deseja trilhar em paz o caminho para o Pai, burile os seus sentimentos. Afinal, quem ama sai na frente. Pense nisso.
Redação do Momento Espírita.

NOTAS - por MIGUEL PAIÃO

-

Soninha Francine
A jornalista, apresentadora e vereadora Soninha Francine está deixando o PT e se filiando ao PPS. Porém, ela não pensa em um novo mandato na Câmara dos Vereadores de São Paulo, mas em concorrer à prefeitura. “Se for uma hipótese para eles, acho sensacional. É um pouco maluco, extravagante. Mas é o tipo de coisa capaz de me animar”, afirmou Soninha à Folha Online.

Simão Pedro na região
O deputado estadual Simão Pedro (PT) estará se reunindo com a militância petista da região em Aguaí neste sábado, dia 29. O encontro está marcado para às 17h30 na Câmara Municipal.
Na pauta: avaliação sobre o Congresso, os rumos do PT, a antecipação das eleições internas do partido – previstas para dezembro deste ano -, e também o arco de alianças para as eleições 2008.

Internet gratuita
Essa é o tipo de informação que merece ser repetida. A Câmara de São José do Rio Pardo possui dois computadores que ficam à disposição da comunidade para consultas e pesquisas. A pessoa tem direito a uma hora de uso, caso não haja ninguém na fila de espera, ela poderá permanecer por mais tempo.

Preto e Branco
Por atraso na entrega do material na gráfica, o jornal da Silva nas últimas edições tem circulado com a capa em preto e branco, diferente da proposta original que é o colorido.

Motivo
De acordo com o combinado, o material teria que estar na gráfica todas as quintas, no entanto, a gigantesca equipe deste prosaico tablóide tem enviado somente nas sextas, o que impede que ele seja confeccionado em cores, pois nesta data, a impressora está por conta de outro jornal.

Justificativa
Na verdade não há. Mas, espera-se que esse descompasso seja solucionado o mais rápido possível. Enquanto isso, observa-se, o imenso esforço para que este veículo chegue às mãos dos leitores com o máximo de qualidade que, no momento, a equipe da Silva tem condições de oferecer.

BRASIL

-

O senador e o lavrador

Marcelo Augusto da Silva

marcelo3151@bol.com.br

-

-
-
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.
Rui Barbosa

O Brasil é conhecido por todos como o país do contraste, do paradoxo e da discrepância. Poucos ganham muito e muitos ganham pouco; uns comem com colher de prata, outros comem com a mão e uns outros tanto nem comem. Assim como o país é a sua capital, erguida no nada do planalto central, ostenta o luxo sobre uma nação que padece de pagar impostos, de ser humilhada, despojada e abandonada à própria sorte. Local onde pouco se trabalha e muito se ganha, e a sujeira que ali brota é sempre jogada debaixo do tapete.
O jogo de interesses, a falcatrua e o descaramento já fazem parte não só da capital em si, mas também da índole de muitos que de lá nos comandam. A riqueza da cidade mais parece ser um troféu erguido à exploração e à impunidade.
Um fato que exemplifica bem a situação é o recente caso do senador Renan Calheiros que, em meio a uma montanha de acusações pesadíssimas sobre seu governo e a sua conduta política, teve um julgamento às escusas, realizado a portas fechadas à imprensa e a qualquer outro tipo de pessoa que não fosse da casa, sem a mínima consideração com o povo e com os eleitores que confiaram no referido político, investindo-o de direitos para ser seu legítimo representante. No Brasil o sentido de democracia ou de transparência é outro, pois o fato só confirma que alguns são mais iguais que os outros ou então que a lei não é a mesma para todos. Enquanto o país acompanhava perplexo e do lado de fora o “julgamento” lá corria solta a maracutaia e a troca de favores. Ao término sai o dito “réu”, impune, ileso, como se zombasse do brasileiro com seu ar dissimulado, seu sorriso falso e suas palavras ensaiadas.
Para aumentar ainda mais o pesar dos fatos esdrúxulos de Brasília, na quinta-feira, dia 20, um lavrador que há quatro dias não comia, tentou, numa atitude impensada e desesperada, furar a segurança e ir pessoalmente apelar ao presidente. É claro que como sede do governo federal há a necessidade de se manter uma segurança mais rígida possível, mas o episódio é no mínimo revoltante devido ao tratamento que um trabalhador faminto teve em comparação a um político envolvido até o pescoço de denúncias gravíssimas.
A mesma segurança que dias antes usou a força para barrar deputados que queriam usar seus direitos e participarem do julgamento, usaram agora dos mesmos poderes para imobilizar e levar para bem longe um contribuinte que, mesmo com a miséria que recebe, colabora com o sustento da capital do país, seus habitantes e suas sanguessugas. Por que então um tratamento à altura não foi dado a um homem que até o momento não honrou seu cargo, e por que o trabalhador não foi ao menos tratado com o mínimo de dignidade, ao invés de ser humilhado, jogado ao chão e imobilizado como se faz a um contraventor? È necessária tanta rigidez com uma pessoa e tanto cortejo à outra?
No Brasil parece que em nenhuma situação a justiça é feita.

LIBERDADE E RESPEITO

-


Os que incomodam que se mudem!!!

Fábio Missura

fabiomissura@hotmail.com






Nos dias atuais aquela velha máxima “os incomodados que se mudem”, em muitos casos, não pode e não deve ser aplicada. As pessoas não devem confundir liberdade com falta de educação e respeito. São inúmeros os exemplos dos quais o primeiro é quanto à utilização de celulares. É comum hoje em dia você estar dentro de um cinema e se deparar com adolescentes mal educados por seus pais (isso mesmo, a culpa é dos pais) falando à vontade em seus aparelhinhos barulhentos, incomodando aqueles que querem somente sossego para assistir ao filme.
Outro exemplo é a utilização de celular em sala de aula. Qual a função de um celular num ambiente que requer atenção?! Outro dia o que mais me chocou foi ver um aluno pedindo para atender o seu celular durante a aula, pois sua MÃE queria falar com ele!!! Fiquei chocado porque percebi que os próprios pais incentivam a falta de educação dos filhos durante as aulas e ainda pagam pela aula e pelo celular!
E finalmente, algo que incomoda muito é a fumaça de cigarros. Em São José, até onde se sabe, nenhum estabelecimento comercial (me refiro a bares e restaurantes) tem uma área reservada para não fumantes. Quem não fuma é obrigado a compartilhar o câncer de pulmão com o fumante. Quem sabe se já não passou da hora da Câmara Municipal seguir o exemplo de outras cidades do mundo e legislar sobre tal assunto? Fica aqui uma sugestão para o PV (Partido Verde) se redimir da recente votação a favor de uma medida absurda, a destruição dos áudios gravados durantes a seções da Câmara!

ARTIGO

Gosto é gosto. Há quem goste dos olhos e quem goste da remela

Sandro Morgante – músico e compositor
sandromorgante@terra.com.br


Um dia desses, na fila do pão de um determinado supermercado da cidade, fui abordado por um sujeito que conheço apenas de vista, o qual começou a falar com um tom de voz acima do volume civilizado permitido, mais dramático que Fagner cantando “Deslizes”, cheio de acusações, me culpando pelo óbito de um tal festival de música popular que acontecia por aqui.
É a primeira vez que isso acontece dessa forma agressiva assim. No meio de tamanha chuva de disparates essa criatura perturbada se declarava admirador de um maestro que organiza tais eventos “esportivos políticos musicais” nos quais os participantes competem entre si e talvez seja esse o motivo de tamanha veemência.
Quero deixar bem claro a essa figura e a quem mais possa interessar que há muito tempo não participo, não tomo conhecimento, nem quero perder e nem tomar tempo de ninguém avaliando festivais. Você só avalia aquilo que quer comprar e, definitivamente, não quero comprar mais esse tipo de idéia; é inaceitável nos dias de hoje que alguém possa dar prêmios e julgar uma música melhor do que outra: música não é esporte, é sentimento. Quem pode julgar o que é certo ou errado no mundo subjetivo dos sentimentos? E quanto mais nas expressões poéticas ou melódicas desses sentimentos? É como querer desfritar o ovo, não tem mais sentido pra mim.
Portanto, meu inconveniente cidadão, sou um ser humano e como todo humano sou cheio de contradições e não posso dizer que desta água jamais beberei, porém hoje existem outros meios mais dignos para divulgação de trabalhos musicais independentes, por exemplo o site http://www.palcomp3.com.br/, no qual funciona um portal de música independentes para onde compositores do país inteiro podem enviar suas produções e qualquer pessoa que estiver na rede pode ouvir ou baixar às músicas. Tem pra todos os gostos: do metal ao dito sertanejo. Foi nesse portal que descobri o trabalho bem autentico de uma banda-rio-pardense-chamada-“Mechanical-Heart”-para-acessar-tecle: www.palcomp3.com.br/mechanicalheart
Eu não tenho certeza se é a mesma banda, mas o nome sei que é igual ao de uma que se apresentou no Epidauro no ultimo dia 21, num evento promovido pela Feuc. Olha que legal! Nova geração aparecendo: a guitarrista é filha do meu grande amigo e mestre “José Vicente Gisso”, o baixista é filho de outro grande amigo o popular “Luizinho Sapateiro”, Outro que está, também, é o meu ex-aluno Saulo Folharini, filho do meu querido amigo “Batistinha” e neto do seu “Batista Folharini” - dono da banca de jornal mais popular da cidade. Saulo é o autor e executante da maioria dos instrumentos de uma balada romântica interpretada pelo nosso amigo Eurípedes Silvestre.
Para-saber-mais-sobre-esse-rapaz-podem-entrar-em www.palcomp3.com.br/saulofolharini
Eu-também-tenho-o-meu: www.palcomp3.com.br/sandromorgante
Quem acessá-lo poderá ouvir o cd “Fabulário Antropofágico” feito há algum Tempo em parceria com o guitarrista Nando Satorres.

PRATO DO DIA

-

Sardella


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br





INGREDIENTES

01 pote (250 g) de anchovas
03 dentes de alho
200 gramas de massa de tomate
02 unidades de pimentões médios vermelhos
01 unidade de pimenta dedo de moça
1/2 concha de azeite de oliva
Orégano, sal e pimenta branca a gosto

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador;
Leve ao fogo baixo por 5 minutos ou até desprender do fundo;
Deixe esfriar e leve a geladeira;
Sirva, após duas horas, com torradas.
Observação: se quiser mais ardido sirva tabasco à parte.

DICAS DO P.A.

-


Paulo Afonso



Vamos de Cinema
Acontece na cidade de São Paulo, dentre os dias 19 de outubro e 1° de novembro, a 31ª Mostra Internacional de Cinema, que é um evento cultural sem fins lucrativos, realizada pela Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema (ABMIC). O Estado e o Município de São Paulo estabelecem Outubro como o mês oficial da Mostra. Compareçam, vale a pena.

Enquanto isso, em Ribeirão Preto a dupla Kleiton & Kledir se apresenta no dia 2 de outubro na 7ª Feira do Livro. Será numa terça-feira, a partir das 18h no Palco da Esplanada do Theatro Pedro II.

O que rola
O primeiro disco de Kleiton & Kledir foi lançado em 1980 e, rapidamente, a dupla se tornou um sucesso, receberam um disco de ouro e fizeram shows nos Estados Unidos da América, Europa e América Latina. Gravaram em Los Angeles, Nova Iorque, Lisboa, Paris, Miami e Buenos Aires. Suas composições foram gravadas por Simone, Nara Leão, MPB4, Caetano Veloso, Xuxa, Fafá de Belém, Nenhum de Nós, Zizi Possi, Ivan Lins, Chitãozinho e Xororó, Zezé de Camargo e Luciano, Leonardo, Fat Family, Emilio Santiago e muitos outros. O melhor de tudo, o show será de graça.

SOCIAIS

-


Maria Elisa e amigas
O Raribb’s foi o ambiente escolhido pela simpática Maria Elisa Carriero para reunir amigos e parentes, e comemorar, na noite do dia 18 deste mês, mais um aniversário.









-
-
-
-
-