Ano V - Edição 63 - São José do Rio Pardo - SP - 22 de março de 2008


MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado

HUMOR


POLÍTICA

Partido aprova o nome de Bibo como pré-candidato



Aloísio Bozzini, Bibo, é mestre pela Unesp de Rio Claro em Gestão Integrada de Recursos

A direção do Partido dos Trabalhadores (PT) de São José do Rio Pardo aprovou durante uma reunião realizada no sábado, dia 15, o nome de Aloísio Calsoni Bozzini, Bibo, como pré-candidato a prefeito pela legenda. O nome de Bibo foi comemorado pela direção petista.
Segundo o professor Benedito Tadeu Euzébio, secretário do PT, Bibo é carismático e bem conhecido pelo trabalho que desenvolve nas escolas e pela posição que defende de um mundo sustentável.
Disse também que o nome do pré-candidato surgiu dentro das perspectivas do que vêm traçando a atual direção, que é fazer o enfrentamento necessário para atingir o objetivo partidário e transformar São José do Rio Pardo em uma cidade de todos, e não só de alguns.
Bibo é formado em Direito e também em Biologia, concluiu o mestrado na Unesp de Rio Claro em Gestão Integrada de Recursos. Atualmente, leciona em um colégio em São José e em outro em Poços de Caldas (MG), e no Unifeg de Guaxupé, onde, entre outras coisas, é membro da Comissão de Ética.
Ainda durante a reunião, o presidente do PT rio-pardense, Miguel Paião, falou da importância da ampliação da base de sustentação da possível candidatura do pré-candidato. “Estamos empenhados em convocar todos os 280 filiados e também os simpatizantes e militantes de esquerda a abraçarem essa possibilidade de dar população rio-pardense à chance de sonhar novamente com um futuro melhor, mas isso só será possível com uma administração democrática popular que o Bibo, como pré-candidato, deverá propor durante sua campanha”.
Paião disse também que o partido não deve perder de vista o apoio de seu aliado PSB, e também de outras siglas que estejam abertas para o diálogo.
Na próxima terça-feira, dia 25, ele deverá ocupar a Tribuna Livre para discorrer sobre o tema Gestão Social. Já para o dia 30 ele deverá participar de uma reunião ampla com direção, os filiados e também e simpatizantes. A reunião será realizada na Câmara Municipal a partir das 9h30.

SÃO JOSÉ

Prefeitura substitui galeria de águas



O prefeito João Santurbano determinou nesta semana a substituição imediata de uma rede de galeria de águas pluviais no bairro Carlos Cassucci.
Na noite de segunda-feira, 17, o prefeito esteve no bairro a convite de moradores que reclamavam da precariedade da rede, que não comportava o volume de água, provocando alagamento em uma das ruas próxima à praça Domingos Cassucci. Não é a primeira vez que a Prefeitura tem de corrigir problemas em redes de saneamento naquele bairro. Faz pouco tempo, a Prefeitura teve de substituir galeria de esgotos e água em uma das ruas, porque o material empregado era precário, ocasionando transtorno aos moradores. No serviço em execução, a Prefeitura está ampliando a dimensão da tubulação, e o declive da rede, o que permitirá uma vazão maior e mais rápida para escoamento da água.

POLÍCIA

PM prende oito em Arceburgo



Com a chegada da polícia, os 15 assaltantes abandonaram o caixa eletrônico na calçada

A Polícia Militar de Arceburgo prendeu quatro assaltantes envolvidos na tentativa do assalto ao caixa eletrônico na cidade de Arceburgo. Segundo informações da PM, pelo menos 15 pessoas estavam envolvidas diretamente na ação. Outras quatro pessoas suspeitas também acabaram sendo detidas para averiguação.
Segundo informações da PM os criminosos Flávio Pereira da Silva, de 27 anos, Lucas José da Silva, de 22 anos, Samuel Vieira Ribeiro, de 23 anos, e Jefferson Pereira Zanetti, de 18 anos, são todos da cidade de São Paulo.
De acordo com a ocorrência, os bandidos foram surpreendidos na madrugada do último domingo, dia 15, por volta das 3h30, por três militares que realizavam a ronda policial em uma viatura pela rua Coronel Candido de Souza Dias. De forma audaciosa, os bandidos tentavam embarcar em um Fiat Fiorino, modelo furgão branco, um caixa eletrônico da agência do Banco do Brasil. Ao perceberem a aproximação da viatura realizaram vários disparos de arma de fogo em direção aos militares, sendo revidado pelos policiais.
A ação da PM fez com que os assaltantes abandonassem o caixa na calçada e evadissem – alguns a pé e outros em dois veículos, o Fiorino e em um Fiat Marea, que dava cobertura aos envolvidos. Um terceiro carro, um Fiat Pálio, cinza, foi abandonado no local.
Eles fugiram em direção a cidade de Mococa pela rodovia MG-449, mas ao perceberem que a estrada estava bloqueada na divisa dos estados, eles abandonaram a Fiorino embrenhando-se em um matagal. Por volta das 11h00, os militares, com ajuda da PM de Mococa, conseguiram prender na fazenda Nossa Senhora Perpétuo Socorro, às margens da Rodovia MG-449, KM 12, Samuel e Jeferson. No momento que a viatura voltava com os presos para Arceburgo, na altura do KM 10, encontraram Lucas e Flávio saindo de um cafezal, próximo a fazenda Santa Rita. No mesmo dia, o comando da PM foi informado que a PM de Mogi Guaçú (SP) havia prendido mais dois integrantes da quadrilha, sendo que um estava com um ferimento no pé.

ALTAR DA PÁTRIA

Os 143 anos de São José do Rio Pardo



Jovens do Tiro de Guerra de São José do Rio Pardo durante a solenidade no Altar da Pátria

Na manhã de quarta-feira, 19 de março, autoridades municipais, populares, estudantes, professores entre outros convidados estiveram presentes na solenidade cívica dos 143 anos do aniversário de São José do Rio Pardo. O tradicional evento do Altar da Pátria, coordenado pelo Departamento de Esportes e Cultura (DEC), contou também com a participação dos atiradores do TG 02-038.
Após o hasteamento das bandeiras, ato que teve participação do prefeito João Santurbano, do vereador Marco Gumieri e do juiz André Antonio da Silveira Alcântara, a solenidade teve pronunciamento do prefeito Santurbano e de Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia, convidada para ser a oradora oficial da data.
No último ano do seu segundo mandato, o prefeito João Santurbano aproveitou sua participação na solenidade para fazer uma breve análise das realizações de sua administração. “Ao longo dos últimos anos, o Poder Público fortaleceu parcerias inestimáveis como exclusivo propósito de tornar São José do Rio Pardo um lugar de que todos nós possamos sentir orgulho, um legado que deixaremos para as futuras gerações”, disse o prefeito em seu discurso.
Já a secretária municipal de Turismo, e diretora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia se pronunciou no evento para destacar o seu trabalho e sua contribuição para com muitas atividades da história rio-pardense. Alunos e professores das EMEIs Ada Parisi e Vinícius Spessoto, além da Corporação Musical Euclides da Cunha e a Fanfarra da Escola Natal Merli se apresentaram para homenagear a cidade.

GUAXUPÉ

Ivete Sangalo confirma presença na Expoagro



A cantora Ivete Sangalo se apresentará no dia seis de julho no GRF

Esta semana os coordenadores da Feira de Exposição Agropecuária de Guaxupé (Expoagro) divulgou o nome das três primeiras atrações que se apresentarão este ano no evento. Segundo as informações, serão dez dias de eventos e oito shows, dentre eles, da baiana Ivete Sangalo.
No dia 5 de julho a banda Jammil e Uma Noites, comandará a festa da arena do Guaxupé Rodeo Festival (GRF). Conhecida pelo seu ritmo contagiante, a banda mistura Ska, Reggae, Rock, Samba-Reggae e Afro-music e muita atitude no palco. Sucessos como os clássico Praieiro, De Bandeja, Ê saudade, não vão faltar na apresentação.
No sábado, dia 6, será a vez do super show com a cantora Ivete Sangalo. Ela estará realizando mais um espetáculo de sua elogiada turnê que teve início com a histórica apresentação realizada no Maracanã e registrada em CD e DVD.
Segundo os organizadores, serão duas horas de muito som e agito. Berimbau Metalizado, Abalou, Festa, Quando a Chuva Passar, Deixo, Não Precisa Mudar são apenas alguns dos inúmeros sucessos que serão Interpretado pela cantora.
Para encerrar a 1ª semana, a arena da Expoagro 2008 recebe no domingo, dia 7 de julho, o grupo Inimigos da HP. Irreverentes, os rapazes possuem um repertório eclético que passa por vários estilos e décadas. A irreverência é tanta que permite que músicas do grupo infantil Balão Mágico, Mamonas Assassinas e até da Xuxa tenham espaço no show.

BOA ESPERANÇA (MG)

Festival da Canção abre as inscrições



O Festival será realizado nos meses de agosto e setembro

O 38º Festival Nacional da Canção (Fenac), que será realizado de 8 de agosto a 7 de setembro, abre espaço para novos talentos e desenvolve atividades sociais nas cidades sedes. Toda a renda arrecadada nas fases de Alfenas, Boa Esperança, Formiga, Poços de Caldas e Varginha será revertida em alimentos não perecíveis, que serão doados às entidades filantrópicas locais.
O Festival existe desde 1971 e recebe todos os anos músicos, compositores, instrumentistas e intérpretes de todos os estados brasileiros e de vários países. Em 2007, a rio-pardense Mana Tessari e a guaxupeana erradicada em Mococa Márcia Tauil foram as vencedoras do evento.

Inscrições
As inscrições para o Festival estarão abertas até dia 18 de julho. Para participar é preciso preencher uma ficha de inscrição, disponível no site www.festivaldacancao.com.br e fazer o depósito no valor de R$ 10 por música inscrita, na Caixa Econômica Federal, agência 0100, conta nº 56-4, operação 003, em nome de Fenac Promoções e Eventos Ltda.

HISTÓRIA

O Mosteiro e a Paróquia de São Roque



A Igreja de São Roque

Em 1939, quando na Europa eclodia a Segunda Guerra Mundial e a Alemanha vivia sob os terrores de Adolf Hitler, nem mesmo a Vida Religiosa escapou à fúria nazista: foi assim que aconteceu com a Comunidade da Abadia de Hardehausen . Seu Abade Dom Afonso Heun viu-se na obrigação de salvaguardar, ante a iminência de um ataque, seu mais precioso patrimônio: o Carisma Cisterciense na vida de seus monges.
Antes de partir para o Brasil Dom Afonso Heun escreveu para a Madre Augusta Von der Kettenburg, então superiora do Instituto Beatíssima Virgem Maria, em São José do Rio Pardo, perguntando se as mesmas não estivessem precisando de um Capelão para o atendimento e formação das irmãs. Como a resposta foi positiva Dom Afonso partiu, chegando ao porto de Santos em 15 março.
No dia 19, Dom Afonso Heun chegou a São José. Dom Afonso assumiu o trabalho de Capelão, auxiliou na Paróquia São José e seu maior trabalho foi a construção de um santuário dedicado a São Roque em parceria com italianos devotos. Porém, as amizades cultivadas em Mairinque (SP), e as dificuldades com o pároco de São José, na época, fizeram com que ele se ausentasse repetidas vezes da cidade.

Mosteiro
Com o rescrito da Sagrada Congregação para os Religiosos de 22 de fevereiro de 1943 e o decreto do Abade Geral de 25 de fevereiro do mesmo ano, erigiu-se canonicamente o Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, com direito de ter noviciado próprio.
Por ocasião do Definitorium da Ordem em 1947, Dom Afonso entregou a fundação de São José do Rio Pardo à Congregação de São Bernardo da Itália.
Foi somente em 1949 que a Congregação de São Bernardo da Itália assumiu definitivamente a fundação em São José do Rio Pardo. Os primeiros italianos a aportaram em Santos no dia 5 de junho foram: Dom Nivardo Fontemaggi, Dom André Montecchi e Dom Bernardo Biagiolli. Chegaram á cidade, acompanhados de Dom Atanásio Merckle, abade de Itaporanga, às 17h30 do dia 16 junho.
Em solene celebração pontifical no dia 19 de junho de 1949, Dom Afonso Heun, às 9hs, entregou as chaves do Santuário São Roque a Dom Nivardo. Cinco meses mais tarde, durante uma Concentração Mariana, Dom Manuel Silveira D’Elboux, bispo de Ribeirão Preto, deu a bênção à pedra fundamental do Mosteiro, pois até então os monges residiram numa casa pertencente às Irmãs da Escola Santa Maria
De 1949 a 1964 outros monges italianos se juntaram aos que já estavam em São José do Rio Pardo, pois a Congregação na Itália contava com grande número de monges e um bom noviciado. Em São José os monges passavam por muitas dificuldades, até mesma para a sobrevivência. No dia 2 de fevereiro de 1958 Dom Teobaldo Moscatelli, Abade Presidente, inaugurou o mosteiro. Mas em 64, por falta de perspectivas vocacionais o mosteiro serviu de pensionato para estudantes de cidades vizinhas e no dia 1 agosto ele foi fechado. Neste período, alguns monges retornaram à Itália, enquanto outros permaneceram em São Paulo, na Paróquia da Cachoeirinha. Contudo, por insistência de Madre Augusta e Dom Bonifácio Cicconofri, o Mosteiro foi reaberto no dia 1° outubro de 65. Em 1968, Dom Tomás Vaquero, então Bispo de São João da Boa Vista, instalava a Paróquia de São Roque, confiando-a aos cuidados pastorais do Mosteiro o qual escolheu para 1º pároco Dom Agostinho Zacchetti, jovem monge milanês. No dia 2 de fevereiro do mesmo ano entrou para o noviciado na Congregação, o jovem Orani João Tempesta (o primeiro noviço brasileiro); emitiu os primeiros votos em 02/02/69 e os solenes em 02/02/72. Nesta mesma época Dom Eugênio Zenobi recebeu a permissão para a abertura de uma residência em Caracol-PI que veio a durar mais de 20 anos. De 1968 a 1976 os que ingressaram fizeram o noviciado em Itaporanga. Todavia em 02/02/1978 é constituído o noviciado em São José do Rio Pardo, tendo como Mestre Dom Bonifácio Cicconofri e os primeiros noviços, Dom Edmilson Amador Caetano e Guilherme Galdino Neto (já falecido). Este é considerado o período de consolidação da comunidade monástica.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Público lota a praça para conferir show sertanejo


Muitas pessoas prestigiaram as apresentações das duplas Ataíde & Alexandre e Maurício & Marcelo na praça Juscelino Kubitschek na noite de terça-feira

O público lotou a Praça Juscelino Kubitschek na noite de terça-feira, dia 18, em São José do Rio Pardo, para assistir as apresentações artísticas das duplas Ataíde & Alexandre e Maurício & Marcelo.
O evento integrou a programação do aniversário de 143 anos da cidade e teve apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, com patrocínio da rádio Notícia FM.
Um trio elétrico foi colocado no início da Avenida Brasil, obrigando a interdição de um pequeno trecho da rua, no sentido centro-bairro. Muita gente compareceu, tomando praticamente a praça por completo.
As apresentações começaram às 21hs, terminando por volta das 22h30, e agradaram ao público, formado por pessoas de todas as idades, além de pessoas de cidades vizinhas.
Na quarta-feira, 19 de março, o cantor, compositor e violeiro Rodrigo Zanc se apresentou no Mercado Cultural, interpretando grandes clássicos da música caipira de raiz e dos grandes mestres da viola. Já no domingo, dia 23, o show será para os românticos e mais saudosistas, que poderão acompanhar na Praça XV de Novembro o show do ator, cantor e compositor Moacyr Franco, que fará show na Praça XV de Novembro.

HIDRELÉTRICA

AES Tietê abre comportas da hidrelétrica de Caconde

A empresa AES Tietê abriu, na terça-feira, dia 18, as comportas da hidrelétrica de Caconde, no rio Pardo. A vazão está em 124 mil litros por segundo.
Antes da abertura, estava em 81 mil litros. A medida foi adotada para controlar o nível do reservatório com a chegada da época de cheia.
No domingo já tinham sido abertas as comportas da represa Euclides da Cunha, em São José do Rio Pardo. Pelos vertedouros, passam quase 260 mil litros por segundo, quase o dobro do volume de água liberado em dias normais.
A empresa informa que a vazão só vai ser normalizada no domingo de Páscoa, dia 23.

SAÍDA TEMPORÁRIA

Páscoa: presos recebem autorização para sair

A Secretaria de Administração Penitenciária começou a liberar na quarta-feira (19) os detentos beneficiados com a saída temporária de Páscoa. Na P-2, em Itirapina, 122 presos deixaram o presídio na parte da manhã e devem retornar na segunda-feira (24).
Na P-1,300 presos saem nesta quinta-feira (20) e voltam na terça-feira (25). As penitenciárias de Casa Branca e Araraquara ainda não divulgaram quantos presos vão ter o benefício.

CARTA DO LEITOR

Ética na Política

Muito se fala da questão da ética na política, da classe política sem ética... muito bem, mas o que falar da ética do cidadão que pouco se importa em dar melhor formação para os seus?
Muito se cobra da classe política. Eu pergunto: onde está a ética do eleitor visto que em grande número ele corrompe, desvia a conduta do pretenso ou mesmo já candidato a cargo eletivo já na campanha? Essa conduta do eleitor nos leva a perguntar que moral tem esse cidadão para cobrar qualquer desvio dos eleitos?
Em contrapartida, temos outra constatação de fato: se temos tantos eleitores de tal “naipe”, é esse mesmo meio que saem nossos candidatos. Dizia Monteiro Lobato que “um país se faz com livros e homens de qualidade...”
Lembrando-se que a construção de uma longa estrada não se começa num dia e termina no outro, se homens com tais qualidades tivessem influenciado com ética, quem detinha o poder num passado longínquo, talvez os rumos de nossa época fossem outros.
Mas, se só “conhecimento e cultura” também fossem sinônimo de ética, o que dizer de países considerados avançados, mas que, como é de nosso conhecimento, apresenta fatos que demonstram justamente falta de ética? A ética exige mais do que simplesmente “refinamento” à guisa de educação e consumo cultural como cultura.

De Bertolt Brecht – “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Não imagina que sua omissão influi no custo de vida e todos os encargos pertinentes a que estamos expostos. Da sua ignorância política nasce a prostituição, o menor abandonado, e o abandono geral em que o cidadão se situa com a falta de educação, saúde, segurança, habitação, emprego, etc. E o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, corrupto, juntamente com o seu eleitor lacaio, exploradores do povo. Por essa omissão, os bastidores da política se tornam tão invisíveis que não servem de base para qualquer leigo oriundo da grande massa popular. E, como nos são tão inacessíveis as coisas da política, tornamo-nos reféns de alguns corruptos que falam e agem como querem os poucos que realmente sabem o que fazem, jogam o povo na ignorância e obscuridade para melhor tirarem proveito”.
Pelo exposto, a pergunta que precisa ser respondida por todos nós é a seguinte: a falta de ética, afinal, é do eleito ou de quem o elege?

Em tempo - Ética é aquilo que a gente faz quando ninguém está vendo, quando se está sozinho com consciência e os compromissos que assume consigo mesmo.

Zenero Viana - Membro do grupo Tradisamba

ARTIGO


O cinema político brasileiro

Marco Antônio Soares de Oliveira
Jornalista e escritor

Encontra-se no Brasil, mais precisamente em S. Paulo, o editor da revista francesa “Cahiers du Cinéma” (Cadernos de Cinema), Jean Michel Frodon, que ministra palestras sobre o cinema político. Como ele mesmo diz, em entrevista a Reali Jr., correspondente do “Estadão” em Paris(27/agosto), que pretende fazer é uma tentativa de comparação da relação entre política e cinema na Europa e nos Estados Unidos”. Mas acabou também falando sobre o cinema brasileiro, dizendo que a melhor fase do cinema político brasileiro foi a de Glauber Rocha (Deus e o diabo na terra do Sol) e de Ruy Guerra (Os Fuzis). Aproveitamos o ensejo para falarmos sobre as fases políticas de nosso cinema.
O filme “Terra em Transe”, de Glauber, em abril de 1967, foi proibido em todo o território nacional, por ser subversivo e irreverente com a Igreja. Depois de liberado o filme foi premiado no mundo inteiro. O próprio diretor Glauber Rocha em próprio depoimento diz que “É um filme sobre o que existe de grotesco, horroroso e podre na América Latina. Não é um filme de personagens positivos, não é um filme de heróis perfeitos”. “Os Fuzis”, de Ruy Guerra, foi anterior ao Terra em Transe, de 1963. O filme retrata um bolsão de fome no Nordeste, quando um grupo de soldados e um motorista de caminhão tentam impedir que a população faminta da seca no sertão da Bahia invada e saqueie um depósito de alimentos. Depois de muita indecisão, o motorista acaba por incitar o povo a invadir e acaba sendo morto por um soldado. Outros filmes da década de 60 também abordam o mundo político como “As Armas”, de Rubem Biáfora; Capitães de Areia, de Hall Bartlett, baseado no romance de Jorge Amado; filmes de Nelson Pereira dos Santos “Vidas Secas”(64) e “Memórias do Cárcere”(84) delatam a situação política no país. Na década de 90 foram lançados os filmes: Terra Estrangeira (95) de Walter Salles, que conta uma história que possui uma ligação indiscutível com a realidade brasileira. A narrativa à moda da História Imediata, é ambientada num momento particularmente da história recente do Brasil: o Plano Collor. Todos nós sentimos bem de perto seus efeitos catastróficos. Em 1996, Monique Gardenberg produziu “Jenipapo”, que conta uma história de agradável “sabor regional” enveredando também pela política tendo como fundo temático a reforma agrária e a Igreja Católica. “O que é isso Companheiro?” (de 1997), de Bruno Barreto foi baseadop no livro de Fernando Gabeira retratando o tumultuado mês de setembro de 1969 dos tempos do AI-5, agitação estudantil e guerrilha urbana.
Recentemente foram lançados filmes que fazem alusão ao estado de corrupção que se formou em Brasília, como “Brasília 18%”, de Nelson Pereira dos Santos, e “Bens Confiscados”, de Carlos Reichenbach. O escritor, roteirista João Batista de Andrade pode ser também ao lado de Nelson Pereira dos Santos, um dos cineastas mais engajados politicamente. Reúne uma vasta produção de documentários e ficção, todos com temas ligados à ditadura e política. Um deles, “Doramundo”, sobre o Estado Novo, foi produzido em 78 e premiado em Gramado. Ainda produziu em 81, “O Homem que virou Suco”, “A Próxima Vítima”(82) sobre a relativa abertura política, e “Céu Aberto”(86), que retrata a morte de Tancredo Neves. Depois de seus filmes terem retratado em 87 o tenentismo e rememorado em 2005 a morte do jornalista Vladimir Herzog nos porões do DOI-CODI, o cineasta volta ao período da ditadura com “Veias e Vinhos”, uma adaptação do romance do escritor goiano Miguel Jorge baseado em fatos reais ocorridos em Goiânia, em 1950. Na época, desconhecidos invadiram uma casa e mataram um casal e seus cinco filhos, deixando viva apenas uma menina de dois anos. Manipulados por políticos, o crime continua sem solução e deixou moradores em pânico ao tentar produzir culpados às custas de torturas policiais.
Tema semelhante é o que tratou o diretor Sérgio Rezende (O Homem da Capa Preta, Lamarca), “Zuzu Angel”, em que descreve a luta de Zuzu, a coragem daquela mulher pelo direito de saber toda a verdade sobre a morte do filho. Ela iniciou uma batalha de cinco anos, primeiro para tentar encontrar o filho. Ao mesmo tempo gritava contra a ditadura e a favor das liberdades. Ela foi calada pelo aparato político quando perdeu a vida num túnel no Rio de Janeiro que hoje se chama justamente Zuzu Angel. Durante anos o motivo da morte da estilista era apenas um acidente de carro. Hoje o Ministério da Justiça reconhece que Zuzu foi vítima de um atentado. A personagem de Zuzu é vida na tela pela impecável atriz Patrícia Pillar (da novela Sinhá Moça) e o filho Stuart Angel Jones, que era militante político, entrou na luta armada e acabou sendo preso em 1971, é interpretado pelo ator Daniel de Oliveira (da novela Cobras e Lagartos). A filmagem de Zuzu Angel custou 6 milhões e meio de reais, mas já está em cartaz nos cinemas há mais de dois anos com retumbante sucesso. Já nos cinemas do país, o filme “Tropa de Elite”(2007), dirigido por José Padilha, que tem como tema o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, recebeu o prêmio “Urso de Ouro” de melhor filme no Festival de Berlim 2008. Ao ccriticar duramente os usuários de substâncias ilícitas, atribuindo-lhes culpa pela expansão do tráfico de drogas e da violência, o filme gerou grande debate na mídia brasileira. As práticas de torturas por parte dos policiais lembram-nos os anos de chumbo da ditadura militar. O filme hoje já foi visto por mais de 12 milhões de brasileiros. O elenco contou com Wagner Moura e Caio Junqueira nos papéis principais.

CULTURA


Inesquecível Pica-Pau

Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Dono de uma risada inigualável, maluco, atentado, endiabrado, com um penacho vermelho na cabeça, Pica-Pau já foi um mero coadjuvante do desenho animado. Criado por Walter Lantz, ele era apenas o amigo do urso Andy Panda, mas passou a roubar a cena e ganhou um espaço eternizado.
Gerações e gerações já passaram a infância em sua companhia. O desenho, que ainda continua no ar, pode ser conferido na Rede Record. Sua força é tão grande que continua ameaçando a audiência (no final do ano chegou a liderar o Ibope, deixando a Globo e SBT para trás).
A história do pássaro maluco é interessante: Pica-Pau nasceu nos anos 40 e após alguns episódios, roubou a cena de vez e ganhou uma série só dele. O primeiro episódio (engraçadíssimo, diga-se de passagem) Cracked Nut, os animais, sem aguentar as loucuras do personagem, o mandam para o psiquiatra que acaba enlouquecendo literalmente com as loucuras do diabinho Pica-Pau.
Nessa época, desenho animado não era feito só para a criança, mas sim para o público em geral e tudo podia ser usado desde que seduzisse o telespectador. Talvez por isso o pássaro nasceu estrábico, com um olho de cada cor e completamente louco. Com o passar do tempo, foi ficando mais mansinho. Em meados dos anos 40, já era um sucesso da mídia, recebendo em 1943 uma indicação ao Oscar pelo episódio The Dizzy Acrobat. O mesmo sucesso ocorreu com Musical Moments From Chopin, de 1947 e Wet Blanket Policy de 1948. Dia 3 de outubro de 1957 apareceu pela primeira vez na TV pela NBC com um show próprio: The Woody Woodpecker Show, patrocinado pela Kellog´s.
O personagem tem como a principal característica a risada (que no original era feita por Mel Blanc) e deve muito de sua personalidade à outro doido da animação: Pernalonga. Há uma lenda que envolve sua criação. Dizem que Walter Lantz estava em lua-de-mel com sua mulher em Sherwood Lake , California, e as horas de amor eram interrompidas por um barulhento pica-pau no telhado do quarto. O pássaro era tão irritante que a primeira coisa que Lantz fez foi criar o desenho.
O último episódio foi Indian Corn de 1972. No Brasil, Silvio Santos o importou nos anos 70 como uma das atrações principais de Domingo no Parque. Nos anos 90 houve uma tentativa de recriar a história, mas o sucesso nunca foi o mesmo do que ocorreu com os capítulos originais em que a ave era insana e maldosa. O total de episódios estrelados entre 1941 e 1972 alcançou o número de 200 desenhos.

PSICOLOGIA


Obesidade: mitos e realidade

Thereza Giorgi
tc.giorgi@uol.com.br

Há algumas semanas temos tratado do tema da obesidade. Todos nós sabemos que a obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura em tal nível que compromete a saúde. O que poucos sabem é que ela é considerada uma doença crônica; sim - obesidade é uma doença e deve ser tratada como tal. Sua origem é multifatorial, ou seja, não existe uma única causa, e sim vários fatores (ambientais, culturais, genéticos, psicológicos) que agem conjuntamente para determinar seu aparecimento.
Acredito que todos nós já escutamos alguém (senão nós mesmos) dizendo que está acima do peso porque seus pais são obesos. Como se a responsabilidade do próprio sujeito fosse menor que a dos “culpados” pais. O que talvez essa pessoa não saiba é que a genética tem uma influência de menor do que 5% na obesidade! A obesidade e os transtornos alimentares, de forma geral, estão deixando de ser tratados como questões individuais, sendo cada vez mais considerados um problema de saúde pública. Todas as projeções a médio e longo prazo são preocupantes. Estima-se que em 2025 que toda população da América Latina esteja com no mínimo sobrepeso.
Atualmente, 50% da população norte americana está acima do peso considerado saudável e no Brasil 1/3 da população. Pesquisas científicas apontam que, em nosso país, mais de 50% da população já tentou perder peso e 15% dos adolescentes estão com sobrepeso. A obesidade, em última análise, representa fator de risco maior, seja risco para aparecimento de outras doenças, seja risco de morte propriamente dita. Estudos demonstram que, proporcionalmente ao aumento do peso, também ocorre aumento dos níveis de gordura no sangue (colesterol e triglicérides), de glicemia (diabete) e elevação da pressão sangüínea.
Existem diversas doenças que têm freqüência muito aumentada nos obesos. Estas doenças (comorbidades) são as principais responsáveis pelo aumento das taxas de mortalidade, da diminuição da expectativa e da qualidade de vida e são o motivo principal da necessidade do controle do peso. Doenças como diabetes, hipertensão arterial, hiperlipidemia, coronariopatias como angina e infarto, doenças articulares, apnéia do sono, insuficiência respiratória e cardíaca, além de diversas formas de câncer que têm elevada prevalência entre os obesos. O controle dessas doenças necessariamente envolve a perda do excesso de peso.
A obesidade não é uma doença estética, tão pouco um problema moral, nem mental ou de falta de força de vontade, como por desinformação era tratada até bem pouco tempo. Além das complicações físicas apontadas acima, o obesidade pode desencadear graves problemas emocionais: depressão, isolamento, neuroses, sentimento de culpa e de incapacidade e até mesmo suicídio. Cuide-se!

ARTIGO


A passividade feminina

Marcelo Augusto da Silva

marcelo3151@itelefonica.com.br


Logo em seguida à comemoração do Dia Internacional da Mulher, foi divulgada a notícia de que o governador de Nova York, Eliot Spitzer, conhecido pelo apelido de “Eliot Ness” por sua cruzada contra o crime, estava envolvido numa rede de prostituição; um episódio que vai na contramão do significado do dia 8 de março. Mas, afinal, o que tem a ver esse fato com o Dia Internacional da Mulher? Pois bem, a institucionalização da data serve não só para lembrar que as mulheres existem, mas sim como um momento em que se deve parar e refletir sobre o seu papel e a sua importância como ser humano e como ser sociável; bem como comemorar as suas conquistas após anos de subjugação e mostrar que ainda há muito preconceito que deve ser rompido. Acontece que não é a primeira vez na história recente dos EUA que um homem público é apontado por estar envolvido em um escândalo sexual, e esse último, assim como os demais, levou a esposa ao seu pronunciamento de pedido de desculpas na televisão, ficando a cônjuge ao lado do marido acusado. Tal atitude transmitiu uma imagem passiva, conformista e submissa do sexo feminino, na qual a mulher deve aceitar essa condição com toda resignação, ou então que o papel dela é submeter-se aos “deslizes” masculinos ficando sempre com seu companheiro mesmo em situações extremas como essa.
O envolvimento de políticos estadunidenses em escândalos sexuais já não é novidade. A esse último caso junta-se o do Senador republicano de Idaho, Larry Craig que renunciou ao cargo após ser acusado de ter assediado um policial à paisana no banheiro de um aeroporto dos EUA; o Senador republicano David Ritter, que confessou ter sido cliente de um serviço de acompanhantes na capital norte-americana; o Deputado republicano Mark Foley, que foi acusado de enviar e-mails de conteúdo sexual para menores de idade; e o mais popular de todos, que é o do ex-presidente Bill Clinton, que chegou a passar por um processo de impeachment, depois de mentir sobre suas relações com a ex-estagiária da Casa Branca Monica Lewinsky, a primeira-dama Hillary Clinton perdoou o presidente, e atualmente é pré-candidata democrata à presidência do país.
Acobertando essa enxurrada de casos de má conduta estão os valores que formaram a nação dos EUA que sempre foi arraigado na doutrina religiosa do puritanismo, cuja essência é valorizar ao máximo o capital - expressa na teoria da predestinação absoluta - na propriedade privada e na família. Porém essa última é uma falsa moral divulgada pelo país, que é evidenciada constantemente em momentos como o da semana passada. Já não há mais como negar que essa característica nunca fez parte do povo norte-americano.
É justo que numa acusação se dê a oportunidade de retratação, tentativas de explicação ou até pedido de desculpas do envolvido, mas o que se viu com o governador de Nova York na verdade foi a velha tentativa de jogar a sujeira debaixo do tapete, usando a figura feminina para encobrir a falta de decência.

NOTAS E FATOS


Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br


Na cara dura
Tem pré-candidato que está tão à vontade que perdeu a noção do perigo. Depois da cerveja, churrasquim, troféus, frangos em quermesse agora está fazendo campanha aberta sem o menor pudor e sem se preocupar com a Lei Eleitoral.
Nos últimos dias, o camarada, acompanhado de dois políticos – com mandatos – esteve fazendo campanha dentro das creches municipais. Há notícias que esse mesmo sujeito já esteve em outros departamentos da prefeitura. Vamos ver onde isso vai parar.

Rotary
O Rotary Club de São José do Rio Pardo estará promovendo na próxima segunda-feira, dia 24, a “Palestra Automotiva”. O evento será realizado na sede do Rotary – avenida João Batista Junqueira, 217, com início às 19h30. A entrada será um quilo de alimento não perecível.

Javé Yré
O projeto de evangelização Javé Yiré irá realizar seu segundo jantar dançante, desta vez aos embalos dos anos 70 e 80. Quem animará a festa será a já conhecida banda rio-pardense, Dinorock.
O jantar será no dia 12 de abril, no salão de festas Dom Bonifácio, a partir das 20h30. Os ingressos já podem ser adquiridos a R$ 15; a bebida será vendida à parte.

Bibo
A executiva do PT aprovou no último final de semana a pré-candidatura a prefeito de Aloísio Calsoni Bozzini, o Bibo. Se o quadro não mudar até julho, ele deverá concorrer com João Luis Soares da Cunha e Lupércio França Torres.

CONCURSOS

Banco do Brasil - Concurso para Escriturário em cinco Estados

O Banco do Brasil abre concurso visando formar cadastro de reserva para o cargo de Escriturário, em municípios dos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Bahia, além do Distrito Federal. Os candidatos devem ter nível médio completo até a data de contratação. Salário de R$ 942, acrescido de 25% de gratificação mensal, totalizando R$ 1.178. Os interessados devem se inscrever através do site www.cespe.unb.br, dentro do período determinado em cada um dos três editais, mediante pagamento de taxa, de R$ 40.
Para as vagas do estado de São Paulo, as inscrições estarão abertas de 31 de março a 22 de abril, com provas no 1º de junho. A prova será composta de 150 questões objetivas de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Matemática, Atualidades e Raciocínio Lógico) e conhecimentos específicos (Atendimento, Informática e Conhecimentos Bancários).

Sorocaba - 130 vagas

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba estará com inscrições abertas, até 28 de março, para concurso público com 130 vagas. As inscrições poderão ser feitas pela internet (www.vunesp.com.br). A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 a R$ 60,00. As funções para candidatos com ensino fundamental completo são ajudante de manutenção de veículos, carpinteiro, eletricista, eletricista de veículos, encanador, lavador/lubrificador, mecânico, mecânico de manutenção geral, mecânico de máquinas pesadas, motorista de veículos pesados, operador de máquinas, operador de máquinas pesadas, pedreiro, pintor e soldador. Os salários variam entre R$ 727,97 e R$ 1.034,95. Quem possui ensino técnico ou médio completo poderá se inscrever para almoxarife I, desenhista copista, laboratorista, mestre de manutenção mecânica e hidráulica, mestre de manutenção e instalação de rede, mestre de obras, oficial aferidor hidrometrista operador de telemetria, técnico de agrimensura I, técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e telefonista. Os salários vão de R$ 753,04 a R$ 1.257,71. Para candidatos com ensino superior. Os salários variam entre R$ 1.996,31 e R$ 2.362,60.

PRATO DO DIA


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br

Pucheiro



Ingredientes:
750 g de grão-de-bico
1 kg lingüiça calabresa picada
1 kg paio picado
2,5 kg coxinha de asa de frango
1 kg músculo em cubos cozido
200 g bacon
8 batatas em cubos médios
8 cenouras em cubos médios
10 tomates em cubos sem sementes e pele
1 pimentão em cubinhos
2 cebolas grandes picadas
6 dentes de alho picados
2 caixinhas de creme de leite
Sal, pimenta branca, óleo e salsa à gosto.

Modo de preparar
Deixe de molho o grão de bico uma noite (se for fazer de improviso cozinhe direto sem deixar de molho).
Cozinhe o grão-de-bico em panela de pressão durante 15 minutos. Ou até que fique cozido. Reserve.
Frite no óleo o bacon. Junte cebola, alho até que fique ligeiramente dourado.
Adicione a lingüiça e o paio, frite ligeiramente.
Coloque o pimentão, tomate e a coxinha de asa do frango - deixem dourar ligeiramente. Junte sal e água do cozimento do grão de bico. Deixe até levantar fervura. Adicione batata, grão-de-bico, cenoura, músculo cozido, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até que fique macio. Coloque o creme de leite e salsa. Mexa bem e sirva acompanhado de arroz branco.

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

Até quando?

Quantas vezes você já indagou por quanto tempo ainda conseguirá agüentar as dificuldades que o atormentam?
Quantas vezes, pela manhã, ao despertar, você se sente sem forças para enfrentar o dia que surge? Quantas vezes já disse a si mesmo que chegou ao limite de suas energias, que não agüenta mais?
E, no entanto, você prossegue, dia após dia, nas lides do trabalho, nas problemáticas familiares, nos embaraços financeiros, enfim...É bastante peculiar essa capacidade que tem o ser humano de não se entregar, mesmo que pareça estar em quase desfalecimento.
Mais de uma vez, com certeza, você já ouviu falar de crianças e bebês encontrados com vida, após dias de soterrados. Como se recusassem a desistência da luta, da vida. E nos recordamos dos sofrimentos das mulheres que vivem em
países onde lhes são negados quaisquer direitos. Sem direitos à escola, a atendimento médico, a tratamento humanitário. Mulheres que em plena adolescência, ou ainda na meninice, são dadas em casamento a homens, quase sempre bem mais velhos que elas. Elas têm seus sonhos destroçados, suas vontades menosprezadas. Mulheres que sofrem espancamentos por nada e por coisa alguma. Porque ousaram conceber uma menina, quando o marido aguardava um menino. Porque tentam andar sozinhas pelas ruas, porque planejam fugir, porque erguem a tonalidade da voz.
Os maus tratos são rotinas. E ninguém se importa. O que faz
um homem, portas adentro de seu lar, com a esposa ou filhos, não é da conta de ninguém. Os anos passam e elas vão acumulando no corpo as marcas dos espancamentos: dentes faltando, lacerações, hematomas. Algumas fogem da vida, por não enxergarem perspectivas de
alterações positivas, em suas existências. Outras, corajosas, optam por estabelecer objetivos para si mesmas. Objetivos que as mantêm vivas e as fazem não desistir: a vida de seus filhos, a sua liberdade, a liberdade de seu país. Como uma rocha, enfrentam os ventos turbulentos. Choram, lamentam, mas não desistem.
Quantas agressões pode suportar um corpo humano? Qual o
limite? Apesar de sofridas, algumas pessoas carregam a generosidade n´alma, para socorrer seres que crêem mais infelizes que elas mesmas. Uma generosidade que não se abala, nem se contamina pelos desapontamentos e desilusões de cada dia. E quando têm a oportunidade de fazer algo a benefício de outrem, se entregam até ao sacrifício da própria vida. São exemplos.
Quando as forças lhe estiverem falhando, pense que dentro de você ainda existem energias. E não se deixe derrotar, jamais. Um dia, o panorama se modifica. A noite se transforma em alvorada. Aguarde pelos raios da madrugada nova e não se entregue ao desânimo, em circunstância alguma. O sol pode demorar a surgir, mas sempre ressurge, afagando a vida e renovando a esperança. Aguarde, sem abandonar a luta. Amanhã, amanhã pode ser o dia da sua libertação do círculo das dores. Espere.

SOCIAIS


No Grêmio Nestlé - Marina e o namorado Gustavo posaram para foto durante o baile de formatura da FEUC.
Marina se formou no curso de Biologia.