Ano VI - Edição 142 - São José do Rio Pardo - SP - 07 de novembro de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes!!!!

Câmara decide adiar investigação contra prefeito

Por 6 votos a 3 a Câmara de Rio Pardo decidiu adiar, na noite de terça-feira, 3, a discussão do requerimento solicitando a constituição de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para analisar possíveis irregularidades existentes entre a Prefeitura de São José do Rio Pardo e a empresa Franciosi Construções e Terraplenagem Ltda”.
O pedido foi apresentado pelos vereadores Márcio Callegari Zanetti (PTB), Lúcia Helena Libânio da Cruz (PTB), José Antonio Tobias (PSB) e Daniel Martins de Moraes (PSC).
A discussão foi adiada para próxima terça-feira, 10. Votaram pelo adiamento os vereadores Marco Antonio Gumieri Valério (PSDB), Antonio Marcos Zanetti (PSDB), Vicente Rodrigues (PMDB), Rosangela Cristina Snidarcis Berti (PMDB), Cláudio Márcio de Lima (PV) e Amilton Pizzoli (PV). Votaram contra o adiamento os vereadores Márcio Callegari Zanetti (PTB), José Antonio Tobias (PSB) e Daniel Martins de Moraes (PSC). Por estar presidindo a sessão, Lúcia Libânio não pode votar.
Em nota veiculada pela assessoria de imprensa da prefeitura, o prefeito João Luís Cunha informou estar tranqüilo no que diz respeito “às investigações pretendidas por alguns vereadores...”
De acordo com a nota, o prefeito lamenta as inverdades e a maneira ofensiva e mentirosa com que os adversários políticos têm-se pronunciado “em meios de comunicação que, inclusive, não estão respeitando o direito de resposta, pois um meio de comunicação deve ser sério e imparcial. Não pode ser usado como ferramenta de política ou de interesse pessoal”.
Disse também que o executivo está à disposição para qualquer investigação, sendo desnecessária qualquer CEI. E pede que os documentos colhidos sejam enviados para o promotor público e para o Tribunal de Contas, que são órgãos técnicos adequados para avaliar com imparcialidade e profundidade a questão.

Afarelli deixa a Secretaria de Turismo

Alexandre Augusto Afarelli, pediu afastamento do cargo de secretário de Turismo do município - o prefeito João Luis Cunha aceitou. O motivo foi a divulgação da publicação no “Diário Oficial” de decisão judicial que o condena em primeira instância, por ação que corria contra ele em Pindamonhangaba-SP. O prefeito disse ter ficado surpreso com a informação e lamentou a saída de Afarelli, “que desenvolvia um bom trabalho na pasta”. Ainda não há nenhum nome para assumir a pasta. Antes de Afarelli, João Pelegrini ocupou o cargo por alguns meses.

Rio Pardo/Dec volta a liderar campeonato

Com a vitória da AABI/Clinesp/Artur Nogueira sobre o até então líder Unimed/Presidente Prudente, por apenas dois pontos de diferença no ultimo sábado, o Rio Pardo/DEC voltou a liderar isoladamente o Campeonato Paulista de Basquete divisão especial série A-2.
O Rio Pardo/DEC soma 18 pontos com 8 vitórias e duas derrotas, já Artur Nogueira e Prudente dividem a segunda posição com 17 pontos( 9 vitórias e 3 derrotas), seguidos por Suzano e Dracena em quarto, São José do Rio Preto em sexto, Jacarei em sétimo e São Caetano em oitavo. O Próximo jogo do alvinegro da Siqueira Campos é neste sabado dia 07 em Jacarei contra a equipe local que ocupa a sétima colocação .No primeiro turno o Rio Pardo/DEC venceu a equipe do Vale do Paraiba jogando em São José do Rio Pardo. Em seu ultimo compromisso o Rio Pardo/DEC venceu Dracena em São José pelo placar de 90 a 42.

Mata do Carneirinho é utilizada para Educação Ambiental


Finalmente, depois de anos praticamente abandonada, a ‘Mata do Carneirinho’, também conhecida como ‘Mata da Paixão’ está sendo bem utilizada pelos munícipes, principalmente as crianças. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou uma série de benfeitorias no local, entre elas a limpeza no interior e nos arredores da Mata, além de uma trilha, cujo objetivo é promover a Educação Ambiental com a população. E, segundo o Diretor de Meio Ambiente, Felipe Quessada, já há um projeto para a restauração do alambrado (pintura), colocação de tela onde for necessário e substituição de mourões.
“A Mata do Carneirinho estava totalmente esquecida, suja e sendo utilizada de forma imprópria há anos. A Prefeitura realizou esta manutenção justamente para que os munícipes possam conhecer o interior da Mata, pois muitos apenas conhecem o local pelo lado de fora. Temos certeza que agora, com a limpeza e também a trilha, as pessoas terão orgulho em conhecer a Mata e utiliza-la como fonte de estudos ligados ao Meio Ambiente”, destacou o Prefeito João Luís Cunha.
E o objetivo da atual administração está sendo plenamente alcançado, pois muitas escolas já visitaram a Mata para estudos voltados ao conhecimento e preservação ambiental. “Acredito que nunca havia sido feito em São José um trabalho de integração entre alunos e meio ambiente como estamos fazendo agora. Além da Mata, outro ponto que também faz parte do programa Município Verde, desenvolvido pela Secretaria, é a Ilha São Pedro, que está recebendo alunos. Em ambos locais, os estudantes estão tendo a chance de conhecer e aprofundar os estudos, tanto da fauna quanto da flora”, destacou Quessada.

Visitas monitoradas
O Diretor de Meio Ambiente explicou que as visitas à Mata estão sendo monitoradas pela Educadora Ambiental, Elislady Catalano, que orienta os visitantes quanto à vegetação e também explica a importância de se preservar o meio ambiente.
“Importante ressaltar que também monitoramos a quantidade de visitas à Mata, geralmente realizada em pequenos grupos, para não agredir e nem descaracterizar o local”, explicou Quessada.
As escolas que quiserem visitar a Mata poderão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (3682-7800) e agendar a visita. “A intenção é que os adultos também possam fazer a trilha, porém este trabalho está sendo feito primeiramente com as crianças, pois elas são grandes fontes de informação e levam tudo que aprendem para os pais. O objetivo, além do aprendizado, é fazer com que os alunos conscientizem os adultos, principalmente com relação ao lixo.

Matheus Saloti se classifica para disputa em São Joaquim da Barra

O atleta Matheus Saloti, patrocinado pela Unimed Rio Pardo e PBF Rio Pardo, obteve excelentes resultados nas 3 provas que competiu na cidade de Americana (Pró-Natação,): campeão nos 100 metros livre, campeão nos 100 metros costas e campeão nos 200 metros medley. Nesta competição, participaram atletas de toda a região de Campinas, e classificaram-se para a final somente os atletas que foram campeões nas provas disputadas, e a grande final será realizada na cidade de São Joaquim da Barra, nos dias 12 a 15 de novembro. A competição será promovida pelo governo do estado de São Paulo e os atletas selecionados para a final são considerados da elite da natação paulista. Vale lembrar que através desses resultados oficiais que se formará a base da delegação de São Paulo para disputar o campeonato brasileiro de Natação.

Rio-pardense é destaque em competição em Pinhal


O atleta rio-pardense José Roberto Lopes subiu ao pódio em Espírito Santo do Pinhal

O corredor rio-pardense José Roberto Lopes foi o terceiro colocado na 3ª Corrida de Pedestre de Espírito Santo do Pinhal – categoria 50-54. A prova foi realizada no último domingo, dia 1° de novembro. Ele corre pela equipe Loucos por Corrida, que na classificação geral ficou em 4° lugar.
De acordo com José Roberto, a cada dia e a cada competição, ele e seus companheiros vêm melhorando o desempenho. “Minha conquista e a dos meus companheiros são frutos de nossa dedicação e amor pelo que fazemos”, disse o atleta.
A 3ª Corrida de Pedestre contou com mais de 450 participantes inclusive de corredores da elite do esporte no Brasil.
Uma das adesões à equipe Loucos por Corrida, é do atleta Márcio César da Silva, de Mogi Guaçu, ele assumiu compromisso e passará a competir com os rio-pardenses. Ele foi o primeiro colocado na classificação geral em Pinhal.

Prefeitura afirma que tem dinheiro para pagar salários e décimo terceiro

A Prefeitura Municipal comunicou que tem o dinheiro certo para pagar os salários dos meses de outubro, novembro, dezembro, além do 13º salário, que será pago até o dia 20 de dezembro.
Os salários dos funcionários públicos vem sendo pagos na última sexta-feira de cada mês. Esse é um hábito de algumas administrações passadas. O Prefeito João Luís segue este mesmo hábito, normalmente pagando os salários na última sexta-feira de cada mês.
“O que estou querendo deixar bem claro para a população e para os funcionários é que eles não precisam se desesperar ou até mesmo difamar a atual administração só porque o salário não saiu na última sexta-feira do mês. Temos dinheiro em caixa para os pagamentos. E afinal não estamos atrasados porque temos que pagar os salários até o 5º dia útil de cada mês, portanto estamos em dia com a lei”, disse o Prefeito João Luís.
De acordo com o Coordenador de Orçamentos, Gestão e Finanças, Samuel Nahime Andrioli, “para o pagamento ser disponibilizado na conta dos funcionários, o banco é avisado com antecedência de, no mínimo, 48 horas, como rege o contrato feito com a instituição bancária, exigência feita para que todo dinheiro seja provisionado e reservado para tal fim. Estamos fazendo o possível para pagar na última sexta-feira de cada mês. Cada funcionário já recebeu a primeira parte do 13º no mês do aniversário, e a outra parte será entregue até o dia 20 de dezembro. Quem é funcionário há pouco tempo receberá o proporcional dos meses trabalhados também até 20 de dezembro.
O vale refeição (ticket) continua sendo depositado no cartão da ACI todo dia 5 de cada mês. O pagamento do salário de outubro de 2009 foi acertado no dia 6 de novembro e o vale refeição no dia 05.
O salário correspondente a novembro ainda não tem data definida. Ou será pago no dia 27 de novembro ou no dia 04 de dezembro junto com o ticket.

Rock in Rio Pardo neste sábado, dia 7

Mais uma importante promessa de campanha está sendo cumprida pelo governo de João Luís Cunha, a de incentivar e apoiar jovens talentos musicais rio-pardenses. E o caminho para alcançar este objetivo foi os festivais de música. A Prefeitura, por meio do Departamento de Esportes e Cultura/DEC promoverá neste sábado, dia 7, o I Rock in Rio Pardo. O evento será realizado a partir das 20h00 no Complexo de Eventos (Tartaruguinha). “A intenção, além de valorizar, é de também garimpar jovens talentos musicais na cidade. Além deste, realizaremos outros festivais, envolvendo todos os ritmos. Para 2010 o objetivo é levar estas aprentações aos bairros”, disse o Presidente do DEC, Marlon Callegari da Silva. No evento de sábado, as cinco bandas levarão ao público o melhor do som Punk Rock, Grunge e Heavy Metal. A entrada será um quilo de alimento não perecível. Confira abaixo os horários das apresentações.

Programação
20:00h – Garotos do Subúrbio
20:45h – Cabaret Desilusion
21:35h – Dimienger
22:25h – Soulbreaker
23:15h - Outsidepoint

Semana da Moda: Evento segue até neste domingo

De quinta-feira, dia 5 até domingo, dia 8, São José do Rio Pardo será palco do melhor da Moda Verão 2010 com a realização da décima primeira edição da Semana da Moda. O evento, realizado pela Associação Comercial e Industrial em parceria com a Prefeitura Municipal/DEC, reunirá 16 empresas do comércio local, as quais apresentarão as novidades e tendências para o Verão do próximo ano. Cerca de 80 modelos de São José e região participarão do evento, que acontecerá na sede social do Rio Pardo Futebol Clube sempre às 20h00.
Para fechar a Semana da Moda será realizado no domingo um desfile teatro intitulado ‘Deuses do Olimpo’. O evento será aberto ao público todos os dias.

FEUC tem novo plano de negociação para devedores

Na última terça-feira, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a Lei do REFIS da FEUC, a qual visa ampliar as possibilidades de negociação da faculdade com alunos e ex-alunos devedores. A nova lei prevê isenção total de juros e multa para pagamentos à vista e isenção proporcional dependendo do número de parcelas que os devedores acordarem com a instituição. As negociações poderão ser feitas na tesouraria da faculdade entre 13h e 21h, de segunda a sexta-feira, na Unidade I.
A faculdade também informa que o cadastro de inadimplentes está sendo encaminhado ao Serviço de Proteção ao Crédito e os inscritos em Dívida Ativa estão periodicamente sendo executados.

Turismo, Cultura e Artesanato

Em prosseguimento as ações estabelecidas para a implementação do Projeto de Turismo, Cultura e Artesanato para a cidade de são José do Rio Pardo, o SEBRAE de são Paulo através do escritório regional de São João da Boa Vista convida os representantes do segmento cultural para a palestra: “ AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO E ADESÃO DO PUBLICO ALVO AO PROJETO”,que acontecerá dia 11 de Novembro de 2009, no auditório da biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a partir das 16h.

Esquadrilha da Fumaça se apresentará em São José

Em comemoração às festas de final de ano, a Prefeitura Municipal presenteará a população rio-pardense com uma das mais belas apresentações brasileiras, a da Esquadrilha da Fumaça. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria de Segurança e Trânsito e Departamento de Esporte e Cultura (DEC).
A apresentação será realizada no dia 16 de dezembro, às 16h30, e terá a duração de 40 minutos. A decolagem dos aviões será do antigo Aeroporto.
“A população também necessita de lazer e divertimento, e esta bela apresentação, elogiada não apenas no Brasil como em outros países, é o nosso presente aos munícipes”, disse o Prefeito João Luís Cunha.
Na terça-feira, 3, o Sub Oficial Roberto Lopes e o Capitão Anderson Amaro, ambos da Esquadrilha da Fumaça, além do Prefeito, do Secretário de Trânsito, José Fernando Folharini e do Diretor de Turismo, Márcio Barbosa, participaram de uma reunião no gabinete para acertar os detalhes da apresentação.

Esquadrilha da Fumaça
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea - EDA, um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.
Sua finalidade, de acordo com a EDA, é aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB (Força Aérea Brasileira) em eventos no Brasil e no exterior.
Sua base atual é na Academia da Força Aérea em Pirassununga, SP.

Faith No More no Brasil


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Uma das bandas que mais marcaram minha adolescência foi aquela que tinha um vocalista hiper doido, com cabelos longos, gestos esquisitos e muita irreverência. Era uma mistura de ritmos até então desconhecidos: metal alternativo, funk metal, rapcore e rock experimental, uma salada incrivelmente marcante (lembram do piano em conjunto com o vocal hip hop de Epic, um dos grandes sucessos do grupo?).
Formado desde 1982 em São Francisco, Califórnia, o grupo fez sucesso nos anos 90 logo após a entrada do frontman Mike Patton que, devido às suas esquisitices, ganhou fama pelo mundo afora. Interessante é saber que ele apenas chegou a integrar a banda algumas semanas antes da gravação de The real thing, um dos grandes trabalhos da equipe. Uma das curiosidades do Faith no more está na sua intencionalidade de irritar e infernizar os fãs. Desde o início, quem assistiu um dos seus inúmeros shows no Brasil, presenciou Patton cantando o refrão de Pump up the Jam do terrível Technotronic só para irritar e satirizar a situação. Além de tudo, eram hilários também.
Certa vez, gravaram War Pigs do Black Sabbath no álbum FNM – live at Brixton Academy. A razão para isso não foi devoção à banda amiga, mas sim porque a equipe de Ozzy Osbourne estava com a credibilidade totalmente balançada, para não dizer quase zero, naquele momento. Entretanto, o tiro saiu pela culatra, porque conquistaram sem querer o respeito dos fãs do heavy metal. Ponto (sem intenção) para eles.
Mas as peripécias continuaram. Mais para frente regravaram a melosa balada dos The Commodores, Easy na mesma esperança de irritar os fãs.
Só mesmo loucos assim para agir dessa forma. E essa é uma das grandes características da banda que, mesmo sem atividade, ainda continua com seus velhos fãs (bom, eu sou uma eterna, mas não tão velha, fã!). Quando gravaram o LP Angel Dust em 1992, a sonoridade já era outra. Dessa vez deixavam para trás o rótulo de funk metal dedicando-se a temas mais mórbidos e sombrios (ouçam A small victory) com o propósito de assustar possíveis fãs temporários, já que o sucesso era grande nessa época. A proposta que tinham em mente era: “ouçam o som porque gostam, não porque estamos na moda.”
Enfim, no meio de tantas histórias, podemos dizer que a banda tem uma biografia digna para entrar para a história do rock como uma das mais inusitadas e divertidas de todos os tempos.
Mas, finalmente, chegamos à atual turnê da banda no Brasil. Começou ontem, dia 3 de novembro em Porto Alegre, seguindo para o Rio de Janeiro dia 5, São Paulo dia 7 e Belo Horizonte dia 8. The second coming promete ser um super trabalho!

Eu e o Futebol: Heleno de Freitas Parte I


Emílio Antônio Duva

Prezados leitores, com enorme satisfação, honra e carinho narro hoje um pouco da história de um jovem chamado Heleno de Freitas. O Heleno, que nunca teve outro igual. O Heleno elegante, culto e eterno temperamental. O primeiro, depois dele.. Almir, Edmundo, Serginho Chulapa, e tantos outros.
Viveu entre o sucesso e a loucura. Padeceu aos 39 anos... Uma carreira futebolística meteórica, mas de enorme e reluzentes casos e caos. Nasceu em São João Nepomuceno (MG) no dia 12 de fevereiro de 1920 e morreu no dia 9 de novembro de 1959, há precisamente 50 anos.
Criado no seio de uma família abastada, agropecuaristas e negociantes de café, foi um garoto de gestos tímidos, zelado e imposto a muitas leituras.
Aos 13 anos de idade muda-se com sua mãe e irmã para o Rio de Janeiro, onde malandros se vestiam de branco, camisa de listras e chapéu social, tipo panamá. Adapta-se rápido ao novo mundo. Freqüentador das praias e de quase toda orla carioca – adere ao futebol de praia. Com seus 1,84 de altura, cabelo sempre carregado com glostora (lembram-se?), levemente perfumado e de andar cadenciado, destaca-se, também, diante as dondocas. Adorava as praias, embora não soubesse nadar.
E neste mister de futebol ele acaba sendo descoberto por Neném Prancha, um técnico e olheiro de futebol. Heleno já demonstrava habilidade com a bola e pouca paciência com deslealdades e provocações dentro de competições desportivas.
Começa nos aspirantes do Fluminense, mas a porta principal para a sua carreira como atleta foi o Botafogo, onde se tornaria ídolo. E aqueles românticos anos 40, Heleno de Freitas botou pra quebrar. Já nestas condições tornou-se arrogante, polêmico e sempre nervoso com alguma coisa à sua frente.
Advogado formado, galã e leitor assíduo de Dostoievski (escritor russo, considerado um dos maiores romancistas da literatura e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos). Fã de do músico e compositor Cole Porter e da cantora Billie Holiday. Assimilava a tudo, e não compreendia a todos. Perdeu amizade com Nilton Santos num treino, só porque levou um drible com duas gingadas de corpo. Sentiu-se humilhado, virou as costas e nunca mais conversou com Nilton.
Nosso saudoso Velau, já na época defendendo a camisa do Flamengo, contou-me que certa vez telefonou para a secretaria do clube alvinegro, no final de 1947:
- Alô, é do Botafogo?
-Sim.
- Por gentileza, quem fala?
- Aqui é o Heleno.
E Velau, quase que distraidamente pergunta:
- Que Heleno?
- Ora, que Heleno?! O de Freitas. E quem fala do outro lado?
- Aqui é o Velau.
- Ah sei, o reserva...
Heleno de Freitas receberia o apelido de Gilda, personagem da atriz Rita Hayworth, pelos seus “torcedores inimigos”, devido à semelhança de seu gênio igual ao filme “Bonita como Nunca”. E realmente o deixava muito, mais muito irado. Suspeitava-se, na época que algo em sua cabeça estava desordenado.
Uma fatídica sífilis o atormentava... o que levaria a óbito.
Pelo Botafogo, jogou 305 partidas, marcou 251 gols. E neste afã, na vida louca que já levava, junto com os amigos, Carlinhos Niemeyer, Ibrahim Sued, Jorginho Guinle, Baby Pignatari, Jorge Dória, Sérgio Porto e outros playboys da época, fundaram o famosíssimo Clube dos Cafajestes.
Na próxima edição continuaremos com outras histórias de Heleno de Freitas, um craque, uma pessoa como nunca houve outra igual.

Logosofia: Apreciação de valores

A esta altura do movimento logosófico, após cinco lustros de valiosíssima experiência, são já indiscutíveis os extraordinários resultados obtidos pelo ensinamento logosófico, que abre para os homens novos horizontes e assinala, como nota única para transpô-los, a do conhecimento de si mesmo, do mundo mental ou metafísico, das leis universais de Deus. As possibilidades de alcançar esse desiderato a ninguém estão vedadas, qualquer que seja sua idade e grau de cultura. Mas não há dúvida que os valores morais e intelectuais, conquistados na vida comum, permitem uma ascensão mais rápida nessa rota; isso, como se pode entender, sempre na dependência de que os possuidores de tais valores saibam, com acerto, diferenciá-los dos conhecimentos logosóficos, com os quais haverão de auxiliar-se eficazmente ao longo de todo o seu percurso.

Momento Espírita: A missão de cada um

Grupo Espírita Hilário Silva

Invadiu-me certa vez uma grande dúvida acerca do sentido da vida. Decidi, então, peregrinar por este mundo em fora, para decifrar tão profundo segredo.
A todos os seres, que encontrava, propunha a questão. À frondosa árvore, enraizada no centro de grande praça, supliquei que me revelasse sua verdadeira missão. Explanou-me ela:
“Em primeiro lugar, devo manter-me viva, forte, saudável, para melhor poder cumprir meu papel. Em segundo, descobrir exatamente qual seja este papel. E, por fim, desempenhá-lo diligentemente. A mim cabe proteger os peregrinos que por aqui passam, nos tórridos dias de verão, ofertando-lhes minha generosa sombra.”
Segui adiante e deparei-me com um belo gato siamês. Segredou-me ele que sua missão consistia em fazer companhia a uma velha senhora, ofertando a ela todo seu encanto e ternura.
Por muitos e muitos dias, por escabrosas veredas, feri meus pés à procura de respostas à pungente dúvida. O esforço foi grandemente recompensado. Mas eu sentia que era preciso ainda ouvir a sábia opinião de um representante do gênero humano. Finalmente, após fatigante busca, numa gruta, encontrei um sábio anacoreta, longas barbas brancas, olhar perdido no horizonte, a meditar... Acolheu-me amavelmente. Após ouvir, todo paciência e atenção, meu relato e minhas súplicas, sentenciou gravemente:
“Meu prezado buscador. Os sábios seres da natureza propiciaram a ti as respostas. Já és possuidor do inefável segredo. Não obstante, mais posso completar: Caso descobrires que és uma árvore, sejas realmente uma árvore; se fores um gatinho, não te constranjas em ofertar toda tua meiguice; e se um leão, coloca sempre toda tua energia em tudo que fizeres. Enfim, é preciso descobrir teus verdadeiros talentos, aprimorá-los, produzir os melhores frutos, e então, ofertá-los generosamente.”
Ninguém habita este planeta sem objetivo, sem finalidade maior. Aquele que cultiva a terra realiza uma missão. Como aquele que governa ou que instrui. tudo se encadeia na natureza. Ao mesmo tempo que o Espírito se depura pela encarnação, concorre, dessa forma, para a realização dos desígnios da Providência. Cada um tem sua missão na Terra. Cada um pode ser útil para alguma coisa. Desta forma, buscadores que somos, o que devemos encontrar é a nós mesmos, descobrindo depois no que podemos ser úteis. Que habilidade temos? Quais são nossos talentos? O que podemos fazer pela comunidade ao nosso redor?
É tempo de descoberta e de ação. Cada dia na Terra é oportunidade única que não pode mais ser desperdiçada com as distrações e ilusões que criamos ao longo das eras.

Invasão na APEOESP

No dia 30 de outubro, a subsede da APEOESP de Ribeirão Preto foi invadida pelo deputado Rafael Silva (PDT), que acompanhado se seus capangas em uma ação de truculência e autoritarismo, só comparada aos tempos da ditadura militar, agrediu física e moralmente conselheiros e funcionários que naquele momento se encontravam na subsede. Esta atitude foi justificada por ele pelo fato de a subsede ter distribuído para as escolas de Ribeirão Preto e região cartazes denunciando a posição do deputado referente à votação do PLC 29.

Prato do Dia: Pêras escalfadas em vinho tinto


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes
1 garrafa de vinho tinto
150 g ou 1/4 de chávena de açúcar
3 colheres de sopa de mel
Sumo de 1/2 limão
1 pau de canela
1 colher (café) essência de baunilha
2 tiras de casca de laranja
1 cravo da índia
4 pêras maduras, mas firmes.
Chantili para servir

Modo de preparar
Coloque o vinho, o açúcar, o mel, o sumo de limão, o pau de canela, a baunilha, a casca de laranja, e o cravinho numa caçarola.
Depois aqueça suavemente, mexendo de vez em quando até o açúcar dissolver.
Descasque as pêras deixando o talinho; corte um pouco da base para manter as pêras em pé.
Introduza as pêras no vinho e leve a ferver suavemente, destapado, 20-35 minutos, ou até a polpa estar macia.
Tenha o cuidado de não deixar cozinhar demais.
Transfira as pêras para uma tigela com a ajuda de uma escumadeira.
Leve o líquido a ferver até reduzir pela metade.
Deixe esfriar e coe o líquido sobre as pêras.
Coloque na geladeira pelo menos 3 horas.
Disponha as pêras em pratos individuais e coloque um pouco de molho sobre cada uma. À parte, sirva o chantili.

Nos tempos das caças às bruxas


Marcelo Augusto da Silva

Sempre comento a respeito das mudanças conquistadas pela sociedade de um modo geral e o resultado positivo que elas proporcionaram; recentemente falei sobre a alteração no comportamento dos jovens atuais e o seu progresso em relação às gerações passadas. Porém o tratamento dado à estudante de Turismo da Uniban abalou muitos e me levou a uma outra interpretação do que se passa na mentalidade das pessoas, principalmente dos jovens.
Vivíamos anteriormente uma época de repressão e preconceitos que finalmente vemos (ou víamos) ultrapassada, onde as liberdades são de certa forma respeitadas e a vontade própria prevalece. Mudaram-se as estruturas de acordo com a alteração do comportamento e dos costumes que numa linha evolutiva inevitavelmente acontece, embora uma mudança não implique numa inversão de valores. Se ontem o jovem era massacrado, excluído e recriminado pelo pouco que queria fazer, essa situação ocorrida na unidade da faculdade de São Bernardo do Campo mostrou que esse direito não está sendo respeitado. Olhando o caso mais profundamente podemos concluir que a ação demente daqueles alunos reflete a confusão em suas idéias e objetos parecendo que eles não sabem o que querem, o que seguir, para que lutar e o que combater. Muito além de vandalismo, a covardia e a violência dos estudantes da Uniban demonstrou um ato de desrespeito ao ser humano e à sua liberdade; uma critica sem fundamento que pode ser explicada como uma critica à própria juventude que não sabe o que fazer com os direitos que ela possui. Julgar alguém pelo seu traje, independentemente de quem seja e do que ele representa, coloca a mentalidade jovem confinada ao atraso, se assemelhando à sociedade medieval, ou então às culturas islâmicas onde a mulher é subjugada e tratada como ser inferior, que pode ser condenada ao apedrejamento ou às chibatadas dependendo do que ela faça de “incorreto” aos olhos de uma comunidade machista, e retrógrada.
Um espaço como uma faculdade deveria ser e representar um lugar onde as diferenças fossem respeitas, sendo um ambiente de socialização e igualdade entre as pessoas. Deveria mostrar que os universitários são representantes de uma parcela da sociedade que se privilegia em poder aperfeiçoar o uso da razão e o desenvolvimento intelectual.
Chega a causar aflição ao ver centenas de alunos enfurecidos perseguindo e ofendendo uma colega dessa forma; dá a impressão de um julgamento de rua, típico das comunidades do passado, onde tudo era resolvido às pressas de uma forma arbitrária sob o clamor e apelos de um grupo que se julgava dominante e dono da verdade. No passado mulheres eram queimadas em praça pública, aqui uma foi humilhada e ofendida e quase agredida; parece que séculos de evolução não representou uma alteração significativa.
Dentre toda essa barbárie ocorrida a esperança que fica é que isso não espelhe o comportamento dos jovens como um todo e sim de um grupo isolado, que pode estar ter sua explicação ligada à sua origem e formação. Do contrário será uma grande frustração ver que depois de toda a luta pela conquista de direitos básicos que o jovem promoveu, resulte nessa atitude. Sendo assim nada adiantou todo o esforço dispensado.

Ano VI - Edição 141 - São José do Rio Pardo - SP - 31 de outubro de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes!!!!

APEOESP, FEUC e Sindicato se unem para discutir o PLC 29/2009 e a municipalização de ensino

Em razão dos prejuízos que o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2009 poderá causar aos professores da rede estadual de ensino, a PEOESP, juntamente com a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) e o Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos de São José do Rio Pardo, estará realizando na próxima sexta-feira, 6, às 19h30, o primeiro debate sobre o tema na região. Na pauta também constará outro tema polêmico: a municipalização do ensino. O evento será no Salão de Eventos da FEUC e será aberto ao público.
O PLC 29, que já sancionado pelo Governador José Serra, foi aprovado pelos deputados da situação na madrugada de quarta-feira, 21, sob forte pressão dos parlamentares de oposição e professores.
Para a PEOESP, além de ser discriminatório, pois beneficia “até 20%” dos professores, excluindo 80% da categoria que não terão qualquer tipo de reajuste, o PLC 29 (que agora se transformou na Lei 1097) é inconstitucional, pois atenta contra a isonomia salarial. Professores com igual formação, mesma jornada de trabalho, cumprindo as mesmas funções, na mesma escola, poderão ter salários diferenciados.
O projeto também fere a Lei Complementar 836/97 (Plano de Carreira) que, em seu artigo 25 garante uma comissão paritária, na qual qualquer assunto relativos à carreira do Magistério – sobretudo as referentes à evolução funcional – teriam que ser discutidas previamente.
Pior, é que o PLC 29 altera o Plano de Carreira em vigor sem corrigir suas graves distorções, entre elas a existência de gratificações e a brutal queda do poder aquisitivo dos salários dos professores.
Debate - Para o evento estão confirmadas as presenças do deputado estadual Roberto Felício (PT) e do representante da APEOESP, Ariovaldo de Camargo. O deputado Simão Pedro, também do PT, poderá confirmar presença nos próximos dias. De acordo com os organizadores objetivo é nortear as discussões e traçar estratégias para enfrentar a falta de compromisso do governo Serra com os professores.

Bancada de Serra exclui 80% dos professores da proposta de reajuste


Após serem barrados pela PM, servidores da Educação foram submetidos à rigorosa fiscalização, para entrar na Assembléia Legislativa e acompanhar os debates do plenário, que são rotineiramente abertos ao público

Indiferente ao protesto do magistério paulista, a bancada governista aprovou na madrugada do último dia 21 o Projeto de Lei Complementar 29/2009, que institui um polêmico sistema de promoção para os professores da rede estadual. O projeto recebeu 48 votos favoráveis e 21 contrários. Professores de São José do Rio Pardo também estiveram em São Paulo e puderam conferir, na Assembléia Legislativa, o descaso e a truculência dos Policiais Militares, sob orientação do governo José Serra (PSDB), com os professores.
As bancadas do PT e demais partidos de oposição - PCdoB e PSOL, além do Major Olímpio Gomes (PDT) - votaram contra o projeto, que exclui 80% dos professores da proposta de reajuste. O PLC recebeu inclusive um substitutivo de autoria do deputado Roberto Felício (PT). As 25 emendas apresentadas ao projeto, a maioria elaborada pelos parlamentares petistas, também foram rejeitadas em votação no dia 22/10. Os parlamentares reivindicaram reiteradas vezes que Serra retirasse o projeto e realizasse um amplo debate com o Legislativo e com a comunidade escolar para atender as necessidades do setor. Os deputados da oposição usaram todos os recursos legislativos para adiar a votação do projeto, submetido a regime de urgência e, portanto, pouco discutido com a categoria. Professores e parlamentares do PT reivindicam Plano de Carreira que contemple todas as faixas do Magistério, inclusive aposentados, reajuste salarial de 27,5%, melhores condições de trabalho e mais investimentos na área.
Tensão - A discussão do projeto foi tensa. Os servidores da Educação chegaram cedo à Assembléia e foram recebidos pela polícia e submetidos à rigorosa fiscalização, para entrar no prédio e acompanhar os debates do plenário, que são rotineiramente abertos ao público. A professora rio-pardense Marlise Cassassola, presente na manifestação, ficou indignada da humilhação que foram submetidos para ter acesso à Assembléia. Deputados da base de apoio a José Serra criaram polêmicas sobre o direito de manifestação dos servidores que ocuparam as galerias e até sobre o direito dos deputados da oposição de usarem o painel da Casa para expor imagens de escolas públicas, sem muro, com intenso matagal, esgoto a céu aberto e outros problemas.

Desgoverno Serra
Diagnóstico elaborado pela Assessoria de Finanças da Bancada do PT mostra o descaso dos seguidos governos dos tucanos no Estado de São Paulo.
Nos últimos anos, pode ser constatado o grande aumento da carga tributária, venda do patrimônio público, descaso com a moradia, calote nos precatórios, arrocho salarial do funcionalismo, aumento da dívida pública, diminuição dos gastos com Educação, Saúde e Segurança, entre outros.

Campanha Antirrábica

O Centro de Controle de Zoonoses divulgou nesta semana os números finais da Campanha de Vacinação Antirrábica em São José do Rio Pardo. De acordo com a Coordenadora do CCZ, Maria Ângela Dal Bon Salvadori, 14.848 animais, sendo 12.459 cães e 2.389 gatos foram vacinados na campanha. “Estes números correspondem a 82,37% da população de cães, sendo que a meta era vacinar 80%. A surpresa neste ano foi a conscientização das pessoas com relação à vacinação em gatos. No ano passado 53% da população de gatos foi vacinada, em contrapartida, neste ano atingimos 68,53%”, disse a Coordenadora.
Ela destacou que o aumento dos números se deu, principalmente, pelos trabalhos educativos do CCZ realizados nas escolas e também pelo Programa Cão Ciente. “Isto porque para se cadastrar no programa de castração, o animal deve estar com a vacinação em dia”, observou.

Deputados vão à Procuradoria contra Paulo Renato

Os professores da rede estadual de São Paulo receberam, junto com o informativo mensal de outubro da Secretaria da Educação, uma carta do secretário Paulo Renato Souza, com conteúdo de caráter promocional da trajetória política do próprio secretário e do PLC 29/09, que impõe a realização de provas para a concessão de reajustes salariais ao Magistério. Apontando ilegalidade e improbidade administrativa na conduta do secretário, os deputados do PT, entraram na Procuradoria Geral de Justiça com pedido de responsabilização e ressarcimento dos cofres públicos.

Prefeitura realiza Tapa-buracos

A Prefeitura Municipal vem realizando, em ritmo acelerado, os serviços de tapa-buracos em diversos bairros da cidade. De acordo com o Secretário de Obras, Engenheiro Marco Aurélio Feltran, a administração pretende recapear todas as ruas que necessitam de manutenção. “Este problema é antigo e ocorre devido à falta de compactação, aliada a má qualidade do asfalto feito em anos anteriores, inclusive há locais que precisam de assistência de emergência, porém, desde o início do ano, a Secretaria vem trabalhando no serviço de tapa-buracos”.

Corredores estarão em Pinhal neste domingo


DESCALVADO - Equipe Loucos por Corrida com a atleta Maria Zeferina Baldaia, de boné azul, no dia 4/10

Neste domingo, 1° de novembro, os atletas rio-pardenses da equipe Loucos por Corrida estarão levando o nome de São José do Rio Pardo em mais uma competição.
Desta vez eles estarão disputando a 3ª Volta da Cidade de Espírito Santo do Pinhal. O percurso será de 10 Km com início previsto para às 9h30.
Parte dos corredores esteve em Pinhal no ano passado, por isso conhecem bem o trajeto. Segundo Luiz Carlos de Oliveira, é uma prova tranqüila onde o atleta tem que poupar energia no início da corrida, pois no final “há trechos que exigem um pouco mais dos competidores”. A última competição da equipe foi no dia 4 deste mês na cidade de Descalvado – 1° Corrida Unicastelo Descalvado.
Os rio-pardenses tiveram um ótimo desempenho numa competição onde havia 400 participantes, dentre eles a maratonista Maria Zeferina Baldaia, vencedora da São Silvestre de 2001.
O atleta Luiz Fernando chegou em 12º (categoria 40-49 anos), Luiz Carlos em 10º (categoria 40-49 anos), José Roberto em 6º (categoria 50-55 anos), Gustavo em 8º (categoria juvenil 16-19 anos) e Felipe em 14º (categoria adulto 19-27 anos).

Alunos da FEUC fizeram curso de Biologia Marinha em Ubatuba


Na última semana, alunos do curso de Ciências Biológicas da FEUC (Faculdade Euclides da Cunha) partiram mais uma vez para Ubatuba/SP a fim de participarem de um curso de Biologia Marinha, que há mais de dez anos é realizado por meio de aulas práticas no litoral Norte e Sul de São Paulo.
Visitando áreas do litoral paulista, os alunos tiveram a oportunidade de aprender, através de aulas práticas, como são regidos os ecossistemas marinhos e a vida nos manguezais.
O curso de Biologia Marinha é oferecido aos alunos regularmente matriculados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FEUC, de São José do Rio Pardo. A programação encontra-se dividida em três módulos denominados Biologia Marinha I, II e III.
Segundo o professor Edilson José Guerra, “nossos alunos têm a oportunidade de conhecer de perto os hábitos, costumes e rituais dos animais marinhos, além de estudar a ecologia faunística e florística de nossos manguezais e costão rochoso”. Completando a análise, o coordenador do projeto acrescentou que, ao visitarem esses ambientes, os alunos “podem desfrutar das belezas naturais do local além da oportunidade de estudar o impacto ambiental ocasionado em nossas ilhas, em particular, da Anchieta, através do manejo antrópico não planejado, aprendendo através de observações práticas que todo e qualquer intervenção num ecossistema equilibrado dever ser, antes de tudo, minuciosamente estudado e planejado”. Neste ano, os alunos visitaram também o projeto TAMAR. Essa iniciativa do Curso de Ciências Biológicas mostra muito bem como deve ser a convivência entre a teoria e a prática. O curso de Ciências Biológicas da FEUC habilita professores e biólogos e tem a duração de 3 anos. As inscrições para o vestibular já estão abertas, visite o site: www.feucriopardo.edu.br

Moradores reclamam dos perigos da rua Cândido Faria


Esta semana, alguns moradores da rua Cândido Faria estiveram na redação do jornal da Silva reclamando do perigo de acidentes que motoristas e moradores correm no trecho entre a avenida Nove de Julho e a Curupaiti.
Segundo eles são três os motivos preocupantes no local – a inclinação da rua (muito íngreme), a via de mão dupla e o cruzamento da rua Curupaiti com a Cândido Faria, onde é necessário que o condutor avance com veículo na esquina para ter total visão do trecho.
Na quarta-feira desta semana, por exemplo, um Fiat Uno que descia a Cândido Faria acabou sendo colidido por outro carro neste cruzamento. O carro que vinha pela Curupaiti avançou na esquina e acabou batendo na traseira do Uno que vinha passando, a motorista do Uno perdeu o controle e o veículo acabou chocando contra o muro de uma residência. Por sorte, a motorista e as duas crianças que estavam no interior do carro sofreram apenas escoriações. Os moradores alegam, também, que por ser mão dupla e a rua não ser tão larga, o estacionamento de veículos, principalmente de caminhões, aumenta o perigo para os motoristas que trafegam no local.
Por fim disseram que chegaram a fazer um abaixo assinado na administração do antigo prefeito pedindo mudanças no trafego, mas a única coisa que conseguiram foi o asfalto.

Mesmo perdendo, Rio Pardo/DEC mantém liderança na A-2

A equipe Rio Pardo/DEC de Basquete manteve a liderança na série A-2 do Campeonato Paulista mesmo depois de perder a partida contra a equipe da Clinesp/AABI, da cidade de Arthur Nogueira, em jogo realizado na última segunda-feira, dia 26, na casa do adversário, pelo placar de 86 a 75.
De acordo com a comissão técnica da equipe rio-pardense, “o jogo foi bastante tumultuado pela equipe mandante, onde fizeram de tudo para pressionar a arbitragem e conseguir esta vitória que era importantíssima para o time do técnico Casabranquense Té” Ainda, conforme a comissão técnica, o Rio Pardo/DEC começou bem o jogo abrindo 10 pontos, mas depois de uma falta contra Artur Nogueira as coisas mudaram. A comissão técnica entrou na quadra, torcedor deu murro na mesa, quebrando o placar e paralizando o jogo, pressionaram a arbitragem para não deixar o Rio Pardo abrir no marcador, e o que é pior nada foi feito pela arbitragem contra os Nogueirenses, a partir dai a torcida se inflamou os árbitros sem segurança se sentiram intimidados e começaram a inverter as faltas contra o alvinegro que sofreu a segunda derrota no paulista, porém, ainda manteve a liderança do paulista com 16 pontos.
O Rio Pardo/DEC voltou a jogar nesta sexta-feira, 30, às 20h00, contra a equipe quarta colocada, de Dracena. A partida foi em no Ginásio de Esportes do Rio Pardo. Infelizmente não conseguimos os resultados antes do fechamento desta página.

FEUC comemorou a Semana de la Hispanidad


Alunas do curso de Habilitação em Espanhol da FEUC durante a 1ª Semana de la Hispanidad no Mercado Cultural

Alunos do curso de Habilitação em Espanhol da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) realizaram nos dias 13, 15 e 16 de outubro, a primeira “Semana de la Hispanidad” em São José do Rio Pardo. O evento serviu para celebrar o feriado de 12 de outubro - seguindo a tradição dos países de língua espanhola. A data, também conhecida como “Dia de la Raza” comum dos povos ibero-americanos é comemorada desde 1917.
A modernidade e a atualidade da língua espanhola através de sua diversidade cultural encheram o Mercado Cultural com uma programação cultural apresentada pelos alunos e convidados especiais. Música, literatura, cinema, debate, artes plásticas e gastronomia, provenientes de vários países que integram a grande comunidade ibero-americana, deram à semana um ar bem típico espanhol. Segundo a professora Natascha Molinari de Castro, o resultado do evento foi muito satisfatório, pois o empenho dos alunos foi grande ao apresentarem palestras de pessoas renomadas da cultura hispana, como Velásquez e Frida Kahlo. A Revolução de Cuba, o Império Asteca e as Províncias da Espanha também foram destaques da semana, esta última conduzida pelo catalão recém chegado a São José, Jordi Rigal Mata, que em espanhol “perfecto” nos mostrou os detalhes da Espanha.
Vestibular - As inscrições para o vestibular de dezembro da FEUC já estão abertas. Quem já concluiu o Curso de Letras, pode fazer a Habilitação em Espanhol em apenas 1 ano, basta se inscrever na Secretaria da FEUC. Maiores informações: 3608-4704.

Cemitério Municipal passa por manutenção para Dia de Finados

Durante esta semana, mais de 20 funcionários da prefeitura realizaram diversos serviços de manutenção no Cemitério Municipal. De acordo com o Secretário de Obras, Engenheiro Marco Aurélio Feltran, os serviços são de limpeza, recuperação do calçamento das ruas internas e pintura. Já o Diretor de Meio Ambiente, Felipe Quessada, disse que a Secretaria também está realizando serviços de poda de árvores e jardinagem. “Esta manutenção, com relação à poda de árvores e jardinagem, não será realizada apenas para o dia de Finados. A intenção é realiza-la periodicamente”, destacou Quessada.
Além da manutenção realizada pela Prefeitura, muitas pessoas, como de costume, aproveitaram a semana para limpar túmulos para oi feriado de Finados.
Neste sábado, 31, domingo, 1° de novembro, e segunda-feira 2, Dia de Finados, o Cemitério funcionará em horários especiais para visitação.

Sábado, dia 31: aberto das 7h às 19h.
Domingo, dia 1°: aberto das 7h às 19h.
Segunda-feira, dia 2: aberto a partir das 5h.

Beneficiários do Bolsa Família são incluídos nos serviços da rede bancária

Até 2010, quase quatro milhões de famílias, hoje excluídas de serviços financeiros, vão ter acesso à rede bancária. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Caixa Econômica Federal lançaram, na quarta-feira, 28, em Brasília, o Projeto de Inclusão Bancária dos beneficiários do Programa. O Projeto de Inclusão Bancária tem por objetivo aproximar os beneficiários do Bolsa Família ao Sistema Financeiro Nacional, por meio da abertura de conta corrente e acesso a outros serviços financeiros tais como o microcrédito, os microsseguros e a poupança. Além de facilitar o pagamento do benefício, a iniciativa vai promover uma série de ações de educação financeira.

Seminário Ministério do Desenvolvimento Agrário

A cidade de Espírito Santo do Pinhal sediou na tarde de sexta-feira, 30, o primeiro Seminário sobre Desenvolvimento Rural e os Municípios Paulistas da região. O evento aconteceu na Escola Agrícola “Dr. Carolino da Motta e Silva das 13h às 18h” com a presença de agentes políticos e de representantes de associações e sindicatos ligados ao setor agrário de toda região. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de São José do Rio Pardo, Toninho Ferreira, esteve presente ao acontecimento.
O seminário foi coordenado pelos mandatos do deputado estadual Simão Pedro e do federal Paulo Teixeira, ambos do PT, com o apoio da Prefeitura e Câmara de Espírito Santo do Pinhal, Câmara Municipal de Santo Antonio do Jardim, Fazenda MC e Coopinhal.
Segundo Simão Pedro, o enfoque do evento foi a política agrícola, agrária e fundiária em relação aos municípios, principalmente as de apoio financeiro à produção dos pequenos e médios produtores rurais (PRONAF, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - compra direta da Agricultura Familiar).
Outros temas relevantes também foram bastante discutidos entre os expositores do Ministério do Desenvolvimento Agrário, CONAB, INCRA e Banco do Brasil.
“É importante trazermos para região ferramentas que dão garantias aos agricultores para sua produção e sustentabilidade”.
A garantia de comercialização dos produtos da cesta básica, a importância do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) para os municípios e a regularização fundiária (georeferenciamento) também foram pontos importantes das apresentações.

20 anos sem Raul


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

O que Raul tinha (e ainda tem) que muitos não conseguem? É fácil mencionar um ídolo do rock adorado por metaleiros, ou um sambista amado por apaixonados por samba, ou um maluco beleza cultuado entre os bichos grilos. Cada tribo tem seus deuses.Já Raul veio ao mundo da música para provar que nada é do jeito que sempre é.
Você pode estar numa roda de samba e ouvir Raul, num show de heavy metal e ouvir Raul, num encontro sertanejo e ouvir Raul, em São Tomé das Letras esperando a aparição do ET de Varginha e ouvir Raul.
O grande diferencial desse músico/ poeta é exatamente essa flexibilidade de gêneros. Ele é um dos únicos capaz de agradar gregos e troianos. Talvez venha daí a origem da sua imortalidade. Há 20 anos e alguns meses, morria Raulzito, o maluco beleza. Segundo sua biografia, desde cedo sempre teve contato com livros. Como um ávido leitor, não demorou muito a se interessar por filosofia (a base da maioria de suas canções). Schopenhauer e Nietzsche foram seus grandes influenciadores na fase bicho grilo. Uma de suas maiores pregações (se é que podemos dizer dessa forma), foi a idéia da Sociedade Alternativa. Na época era fã de Aleister Crowley, um estudioso do ocultismo que criou a doutrina Thelema (idéia que prega que o ser humano está distante da sua condição divina por não ter consciência desse estado devido à idéia de pecado, vícios, egocentrismo, etc. Para se buscar esse conhecimento é necessário ultrapassar os limites individuais através da experiência).
Dessa forma, nasceram letras revolucionárias como Sociedade Alternativa, Gitã e tantas outras. Foi então que Raul se aproximou do hinduísmo e da filosofia oriental.
Quem quiser se aprofundar mais no assunto Raul Seixas, leia a biografia Luar aos avessos do jornalista Angelo Satre, mas quem quiser apenas chorar os 20 anos de ausência desse maluco, basta lembrar que ele é ainda o pai do discurso libertário no Brasil (talvez venha daí a sua imortalidade: todos nós, não importa a tribo, temos em comum o desejo da mais pura liberdade).

Eu e o Futebol: Craques e larápios


Emílio Antônio Duva

Em meados de 1991, dirigi-me à bela cidade do Rio de Janeiro dos Tiros do Ano Todo, mais precisamente para praia de Copacabana.
Lá encontrei com o paranaense Raul Plasmann, que tentou fazer sucesso em São Paulo, mas estourou mesmo como jogador em Minas Gerais, na condição de goleiro do Cruzeiro. Com vasta cabeleira alourada e camisa amarela cintilante, mais parecia um artista pop do que o arrojado goleiro.
Logo depois, tornou-se campeão mundial pelo Flamengo, onde viria encerrar sua carreira, com jogo-festa-despedida anunciada pela Rede Globo de Televisão e transmitida ao vivo para todo o Brasil.
Certa vez nosso referendado goleiro faturou os 13 pontos na lotérica, comprou carro conversível, divorciou-se da esposa, curtiu a vida loucamente e, por fim, acabou comentarista de esportes da TV Globo.
Mas, lá na praia mais famosa do mundo, depois de uns goles de água de coco e tulipas de chopp’s ele contou-me algumas histórias.
Disse que nos tempos de Cruzeiro tinha um amigo chamado Brito, zagueiro tricampeão do Mundo. E numa viagem à Caracas determino que enchesse a banheira do quarto onde estavam hospedados de água gelada (naturalmente daquelas montanhas) com uma caminhonete de latas de cerveja marca Polar. Depois de vazia, ele se emocionava e telefonava para esposa e dialogava com Boris, um pequinês de estimação:
- Boris, meu querido, tudo bem com você?
- Au, au.
- Fique bonzinho. Levarei um presentinho pra você, tá bom?
- Auuu auuu
- Ah que bom que você gostou. Tchau Boris... puxa que saudade.
- Au, au
Raul disse-me também que teve muitos colegas sérios, bons de bola e alguns malucos... Mais uma tulipa, uma água e um petisco, e, mais uma história...
Contou-me de um outro ex-atleta que tinha o apelido de Sombra. Um esforçado jogador, mas que não tratava a bola com muita habilidade como aqueles craques do Cruzeiro, mais forte como um cavalo e cleptomaníaco.
“Roubava tudo e quase todos”, de talhares de avião até cortinas de quartos de hotel. Era impressionante sua avidez por qualquer objeto.
“Fomos jogar em Londrina (PR), chegamos ao hotel e vimos logo na entrada um bolo de casamento, com aqueles bonequinhos em cima.
Tudo confeitado e enfeitado para uma grande festa. Subimos para preleção do técnico e, duas horas depois, passamos por lá e o bolo não estava mais no local e os bonequinhos jogados em um canto. Achei estranho, e pensei: que festa rápida...” Depois do jogo, e no avião de volta, Raul toma uma cutucadinha nas costas:
- Alguém quer bolo?
“Como o Sombra furtou aquele bolo e o colocou na mala, foi obra de um artista?” Coisas do futebol, coisas da vida.

Prato do Dia: Moelas ao molho


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingrediente
1 Kg moela
02 cebolas picadas
05 dentes de alho picados
01 sache de molho de tomate
½ pimentão vermelho picado
150 g de azeitonas pretas
01 tablete de caldo de galinha
Sal, pimenta branca, óleo, água e cheiro verde a gosto.

Modo de preparar
Puxe no óleo a cebola, alho e a moela até dourar.
Junte o molho de tomate, caldo galinha, pimentão, pimenta branca e deixe cozinhar até que as moelas fiquem macias.
Coloque azeitona e corrija o sal - deixe ferve por 3 minutos.
Adicione o cheiro verde e sirva.

Momento Espírita: Responsabilidade da palavra

Grupo Espírita Hilário Silva

Tivemos notícia de que um escritor americano travou, em determinada época, uma verdadeira batalha verbal com o diretor de um filme. É que um amigo do escritor foi assassinado por um casal, que inspirou os dois personagens psicopatas do filme daquele diretor. Uma outra manchete nos dá ciência de que dois garotos de 11 anos aproveitaram um descuido da mãe de um menino de apenas dois anos e o levaram para um passeio. Dias depois, o corpo do garotinho foi encontrado estraçalhado na linha do trem. Igualzinho ao filme que os dois haviam assistido, alguns dias antes, por diversas vezes.
Tais matérias nos levam a ponderar acerca da responsabilidade do que escrevemos, criamos e entregamos para divulgação. Certamente, assuntos que defendamos, temas que veiculemos, promoverão pensamentos e atos nas pessoas que deles tomarem conhecimento. Se fomentarmos a violência, a agressão, o desrespeito, naturalmente o que as criaturas vierem realizar, em nome deles, é de nossa responsabilidade. Por isso mesmo, advertiu Jesus: Seja o vosso falar sim, sim; não, não. O que quer dizer definir posições e assumir responsabilidades. Nós somos responsáveis pelas imagens que projetamos nas mentes alheias. Se incentivarmos ao mal, este nos atingirá como Lei de Causa e Efeito, e o mesmo se dará se divulgarmos o bem. Esmerarmo-nos, assim, na criação e divulgação de conceitos positivos, benéficos, em síntese, fará bem a nós mesmos.
Francisco de Assis, um dia, escreveu poemas de amor à natureza. Chamou de irmãos ao sol, à lua, às estrelas, à água. Poderemos acaso aquilatar o quanto de serenidade semeou com tais versos? Quantas criaturas, até hoje, transcorridos os séculos, os leem e repetem?
Somos tão responsáveis pelo que sai de nós que Jesus alertou para a gravidade da falta de alguém escandalizar a algum dos pequenos. E pequenos não são somente as crianças mas nós, Espíritos ainda imersos na ignorância e com grandes facilidades de sintonizarmos com o mal.
Assim sendo, falemos o bem. Escrevamos o bem com as palavras simples que brotam do nosso coração afeiçoado ao bem. Teçamos versos delicados que exaltem o belo, que falem de Deus, da ventura de viver, da imortalidade, da alegria de ser herdeiro do Universo.
Pela palavra e pelos exemplos Gandhi libertou um povo. Sua filosofia se baseava na não violência. Pelos discursos e atos, um déspota infelicitou muitos povos. Falamos de Hitler, que semeou desgraças em grande parcela da Humanidade. A palavra é a ferramenta pela qual atingiremos aquilo que almejamos, somos, porém, responsáveis pelos seus resultados