Márcio Lauria na Acadêmia Brasileira de Letras



No dia 15 deste mês, quinta-feira, o professor e euclidianista Márcio José Lauria esteve na cidade do Rio de Janeiro participansdo de uma Mesa Redonda sobre o tema ‘A Atualidade de Euclides da Cunha’. O debate, que fez parte das comemorações da Academia Brasileira de Letras ao ano centenário do escritor, ocorreu no ‘Teatro R. Magalhães Júnior, na ABL, na capital fluminense.
Além do professor rio-pardense, integraram a mesa o presidente da Academia, Cícero Sandroni; a professora e socióloga, Gláucia Villas Boas, o sociólogo e pesquisador, José Arthur Rios e o acadêmico da ABL, Alberto Venâncio Filho.
Lauria esteve acompanhado pelo do prefeito João Luís Cunha, do vice, José Carlos Zanetti e da Diretora de Cultura do Departamento de Esportes e Cultura (DEC), Lúcia Vitto.
Para Lauria, o tom das comemorações ao centenário da morte de Euclides constitui por si mesmo a prova maior de sua atualidade. Entre elas, o professor citou o conflito de Canudos. “Todas as mazelas postas à meridiana claridade pelo escritor em ‘Os Sertões’ fazem da obra algo de preocupante atualidade, porque muitas delas não apenas persistiram, mas ganharam contornos mais amplos como as secas, as migrações internas, as desigualdades regionais, as injustiças na posse da terra, entre outras de soluções muito mais complexas”.

ABL doou R$ 10 mil à Maratona Euclidiana
Durante a passagem pela ABL, onde a comitiva rio-pardense foi recepcionada com um chá de boas-vindas, que contou com a presença também de Acadêmicos, o Presidente Cícero Sandroni entregou ao Prefeito João Luís Cunha um cheque no valor de R$ 10 mil doado pela Academia, que será utilizado na premiação dos maratonistas vencedores da Maratona Euclidiana deste ano, cujos prêmios serão entregues durante a 98ª S.E. em 2010.
“Senhores e Senhoras, a Academia fica satisfeita em poder contribuir com um evento cultural de tamanha grandeza como é a Semana Euclidiana. Fiquei maravilhado com o que vivenciei em Rio Pardo na última semana. Todos estão de parabéns pelas excelentes atividades realizadas”, destacou Sandroni.
“É com imensa satisfação e alegria que recebemos esta doação da ABL, a qual servirá também de incentivo para que os jovens participem dos Ciclos de Estudos, aprendam e disseminem, cada vez mais, a obra euclidiana, mas, principalmente, faz com que São José do Rio Pardo estreite ainda mais os laços com a Academia”, destacou João Luís.

Nenhum comentário: