-
JORNAL DA SILVA
EDIÇÃO 50
COMEMORE COM A GENTE!

Ano IV - Edição 50 - São José do Rio Pardo - SP - 22 de setembro de 2007

-
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado

REBELIÃO

-



Tensão na Cadeia de Guaxupé




Polícias da 79ª Cia. da Polícia Militar e o Pelotão de Choque de Passos foram acionados para conter a fúria dos presos


Os presos da Cadeia Pública de Guaxupé se rebelaram na noite de sábado, dia 15. Os detentos atearam fogo nos colchões e quebraram os vasos e as pias dos banheiros. A segurança da cadeia pediu ajuda para o comando da 79ª Companhia de Polícia de Guaxupé e o Pelotão de Choque de Passos para conter a fúria dos presos. O motivo que levou a revolta, segundo as apurações da polícia, seria a falta de água no local.
O Juiz da 1ª Vara, Marcos Irany da Conceição, o diretor da cadeia e delegado Gustavo Henrique Magalhães Manzoli, se deslocaram até a Cadeia, para auxiliar o comandante da 79ª Cia., o capitão Aurecy Argemiro Ferreira, a iniciar a negociação com os presos.
A rebelião teve início às 20h00 e somente foi contida por volta das 4h00 do domingo.
De acordo com as informações dos militares Carlos Cruz e Kleber Henrique, que trabalhavam na segurança no momento da rebelião, os detentos Antônio Roberto Alves Lagoa, de 20 anos, o Lagoinha, e Fernando Silvestre, deram início ao tumulto jogando os colchões da cela de número nove para fora em seguida atearam fogo.
Em seguida, os outros seis detentos da mesma cela começaram a destruir a pia e o vaso sanitário do banheiro e começaram a atirar pedaços de louça contra os PMs.
No meio da confusão, o agente de polícia Francisco Carlos Ruela, 35 anos, acabou ficando ferido na perna esquerda.
Após esses fatos, exceto as celas 1 “A e B”, o restante dos detentos da cadeia aderiu à revolta e também passou a destruir a cela.
Segundo a PM, o interior da cela nove ficou inteiramente destruído.
Após a negociação, cessaram o motim e a ordem foi restabelecida. Os presos feridos foram levados para o Pronto Socorro e após serem medicados foram liberados.
O caminhão pipa da prefeitura foi acionado, e a PM rapidamente conseguiu conter as chamas. Segundo os moradores, havia muita fumaça saindo do interior do prédio.

Transferência
Apesar de ter contido a rebelião no final de semana, o clima dentro da Cadeia ainda é tenso. Na segunda-feira um detetive da Polícia Civil conseguiu informações de que alguns presos estavam ameaçando colocar fogo novamente nas celas casos algumas reivindicações não fossem atendidas rapidamente.
Para evitar um novo tumulto, as autoridades do município decidiram transferir os agitadores para as cadeias de Passos e São Sebastião do Paraíso. Foram removidos na tarde de segunda: Fernando Silvestre, Hidelbrando Gonçalves Pereira Filho, Salvador Aparecido Martins, Sebastião Lima da Silva e Marcos Aparecido Ribeiro.

GUAXUPÉ

-


Situação da cadeia ainda é delicada, diz delegado

Delegado Gustavo Henrique Magalhães Manzoli



A situação interna da Cadeia Pública de Guaxupé ainda é delicada. Na tarde de terça-feira, dia 18, o diretor da cadeia, delegado Gustavo Henrique Magalhães Manzoli, disse que os presos ainda não estavam inteiramente sobre controle.
Além da reclamação inicial da falta de água no local, motivo que deflagrou a rebelião, os detentos estão exigindo a revisão de pena, regressão de regime em casos de presos albergados que saíam e não voltavam, visita íntima e a extensão da visita ao pátio.
O delegado disse que se reuniria com os Juizes das duas Varas, com os promotores e com o comando da Polícia Militar para saber o limite de cada reivindicação, “o que pode e o que não pode ser feito”.
Segundo Manzoli, o efetivo em Guaxupé, tanto da Polícia Civil quanto da Militar é “pífio”, por isso há coisas que fica inviável de ser atendido, já outras poderão ser estudadas. “Não podemos colocar em risco a segurança dos policiais, dos familiares e até dos próprios presos”, disse o delegado.
Esta semana foi providenciada a transferência provisória de alguns presos para as cadeias da região do Sul de Minas, os pivôs do motim.
Segundo o delegado, o objetivo no momento é de tentar apaziguar a situação e atender aquilo encontrar uma solução adequada para o que pode ser atendido.
Ele lamentou, no entanto, a demora do funcionamento da cadeia que está sendo construída entre as cidades de Guaranésia e Guaxupé, que pelas previsões deverá ficar pronta somente em meados do ano que vem.
De acordo com o balanço do delegado, quase todos os vasos sanitários e as pias de banheiro foram destruídos. Mais de cinqüenta colchões foram queimados.


ESPORTES

-


Rio-pardense volta ao tatame



O judoca rio-pardense Caio Fornari é uma das novas revelações do judô no Estado de São Paulo


O judoca Caio Fornari, de 10 anos, está em verdadeira ascensão. Depois de ficar com a medalha de prata na final Estadual de Judo Infantil e Juvenil disputado no dia 18 de agosto em São José do Rio Pardo, ele não perdeu uma competição, inclusive venceu por duas vezes consecutivas o atual campeão paulista, o mocoquense Felipe Ribeiro, após a fatídica final em Rio Pardo. Caio luta na categoria Infantil Ligeiro, até 30 Kg.
Neste sábado, 22, ele volta ao tatame no Esporte Clube Corinthians Paulista, em São Paulo, pela Sociedade Master de Judo de Mococa, categoria por equipe e no domingo ele disputará na categoria individual.
Ainda este mês, no dia 30, ele estará no 20º Torneio Integrado de Judô da Amizade. A competição será no Ginásio da Academia da Força Aéria de Pirassununga. No dia 7 de outubro ele volta para São Paulo para disputar uma competição no clube Hebraica.
No sábado passado, 15, ele esteve na cidade de São Bernardo do Campo participando da 5ª Copa Hinodê de Judô e venceu a competição batendo, novamente, o campeão paulista Felipe Ribeiro por um koka.
Antes de fazer a final, ele venceu a primeira luta por WO, a segunda ele pegou Felipe Bastos, do Centro Olímpico e ganhou por ippon, depois, na terceira luta, ele venceu o judoca Mateus, do CTPM de São José dos Campos também por ippon e fez a semifinal com Wesley, da academia Amigos do Judô, da cidade de Mogi das Cruzes. Caiou venceu na bandeira pela sua combatividade.
Participou da competição mais de 1.800 atletas, de 86 academias, de todo o Brasil. Na categoria do rio-pardense estavam inscritos 22 judocas.
Duas semanas após a Final Estadual, caio mostrou sua superioridade e venceu o mocoquense no Torneio Periquito, no Parque Antártica.
E no dia 13 ele viaja para Florianópolis (SC) para disputar a Final do Campeonato Sul Brasileiro de Judo, onde estarão presentes os quatro primeiros colocados dos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

INSTITUTO 14 BIS

-
Estão abertas as inscrições para Mostra de Cinema



Para quem pretende participar da 7ª edição da Mostra 14 Bis de Audiovisual na categoria Regional deste ano ainda está em tempo. As inscrições vão até o dia 28 deste mês. Já para as demais categorias – Ficção, Videoclipe, Animação, Experimental, Documentário e Produção Universitária, o prazo encerrou no dia 12.
As exibições das produções selecionadas acontecerão de 25 a 28 de outubro nas salas do Cine 14 Bis de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso.
Segundo o coordenador do Instituto, Mauri Palos, a Mostra tem por finalidade difundir na região atividades culturais relacionadas ao audiovisual e divulgar a promoção nacional de curtas-metragens.
Podem participar do evento produções audiovisuais realizadas entre 2005 e 2007, que não foram exibidas em edições anteriores da Mostra e que se enquadrem nas categorias e durações estabelecidas Ficção, até 15 minutos; Documentário, até 20 minutos; Experimental, até 10 minutos; Animação, até 10 minutos; Videoclipe, até 5 minutos; Produção Universitária, até 15 minutos; Produção Regional, até 15 minutos.
Palos explicou que as produções universitárias são aqueles em que seus realizadores possam comprovar matrícula em qualquer curso superior à época de realização da obra, já as regionais compreendem os trabalhos realizados por residentes em municípios do Sudoeste Mineiro.

Premiação
Receberão o “Troféu 14 Bis” os três curtas-metragens mais votados pela comissão julgadora, independente da subcategoria inscrita, exceto Produção Universitária e Produção Regional, que terão premiação próprias.
Segundo o coordenador Mauri Palos, a organização da Mostra e seus parceiros poderão, eventualmente, criar premiações especiais e conferir menções honrosas não previstas inicialmente.
As inscrições deverão ser apresentadas em envelopes lacrados, entregue por portador ou por serviço de encomenda expressa, modalidade 24 horas, até o dia 28.
No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar uma ficha de inscrição devidamente preenchida, acompanhada de uma cópia em DVD, em envelope lacrado.
Apenas os trabalhos inscritos na categoria Produção Regional poderão ser entregues em fita VHS.

FILOSOFIA EM DEBATE

-

Evento termina com saldo positivo

Dezenas de pessoas estiveram na sede do Rio Pardo Futebol Clube prestigiando o evento



A segundo edição do "Filosofia em Debate", encerrou uma de suas fases nesta sexta-feira, dia 14. O evento é um projeto desenvolvido pela Escola “Dr. Cândido Rodrigues" através dos professores Carlos Eugênio Alves, Marli F. A.Silva e João Batista da Silva. Este ano, ele
foi realizado na sede do Rio Pardo Futebol Clube e contou com a presença de palestrantes de grandes universidades e a experiência do teólogo e Monsenhor Denizar Coelho.
Para os coordenadores, a participação e acolhida do público foram excepcionais, atingindo, em alguns dias, o número de 600 pessoas.O projeto foi divulgado pela C.E.I. (ligada à Secretaria de Educaçãodo Estado de São Paulo) e vários outros meios de comunicação da cidade e região.

Redação
Os alunos vencedores do concurso de redação foram: Amanda Xigliano do Prado, Aline Cristina Barros Barion e Alessandro Fornari e Fabrício Pereira da Silva.A presença da direção da Escola, professores e alunos e outroseducadores de diferentes segmentos da sociedade, supervisores da Diretoria de Ensino de São João da Boa vista, abrilhantaram o evento, reforçando a credibilidade e a idéia de que a Educação deve sempre estar em primeiro lugar. ”Agradecemos a toda população que presenciou o evento, palestrantes, nossos brilhantes alunos que sempre estiveram nos apoiando, desde a divulgação até à recepção dos convidados”, disse Carlos Eugênio.

PAINEL

-
PrimaRock-DinoVera
Dia 22 às 22h30 na Chácara do Giantomassi (Chácara Modelo), acontecerá o primeiro PrimaRock-DinoVera, com a Banda Dinorock. Convites e reserva de mesas: (19) - 3608 1469 / 9713-1157.

Os melhores
Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Renato Casagrande (PSB-ES), Jefferson Peres (PDT-AM), Pedro Simon (PMDB-RS) e Demóstenes Torres (DEM-GO) são, em ordem decrescente, os que melhor exercem ou exerceram o mandato durante este ano, na opinião dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Votaram 188 jornalistas, que ainda apontaram os melhores deputados federais: Fernando Gabeira (PV-RJ), Chico Alencar (Psol-RJ), Gustavo Fruet (PSDB-PR), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e José Eduardo Cardozo (PT-SP).

Poema
Gosto muito das flores
Das mais belas e perfumadas
Que se multiplicam em cores
Que tornam a vida mais gostosa!
Suely Ando

-

CONCURSOS

-

Correios e Metrô oferecem vagas


A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT/SP realiza concurso visando ao provimento de 14 vagas, sendo 9 para Carteiro, 2 para Atendente Comercial, 1 para Médico do Trabalho, 1 para Técnico Industrial Júnior e 1 para Técnico Industrial Pleno, a candidatos de níveis médio e superior. Salário entre R$ 524,07 e R$ 2.497,10. As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 15 de outubro, nos postos de inscrição listados no item 5.6 do edital de abertura, mediante pagamento de taxa de participação, que oscila de R$ 17 a R$ 45. Também serão aceitas inscrições via Internet, através do site http://www.triani.com.br/. As provas estão previstas para o dia 11 de novembro.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo realiza concurso público visando ao preenchimento de 250 vagas aos cargos de Supervisor de Linha Operacional, Auxiliar de Manobra, Agente de Estação e Agente de Segurança, para candidatos de níveis médio e superior. O salário oferecido varia de R$ 595,20 a R$ 3.048,35. As inscrições serão recebidas de 15 a 26 de outubro, nas agências credenciadas do Banespa listadas item IV do edital. Também serão recebidas inscrições via Internet, através do site http://www.concursosfcc.com.br/, até o dia 25 do mesmo mês. A taxa de participação oscila entre R$ 47 e R$ 78. As provas estão previstas para o dia 16 de dezembro.

POLÍTICA

-


Jabor para presidente do Partido da Imprensa



Deputado Fernando Ferro (PT-PE) sugere nome de Arnaldo Jabor (foto) à presidência

O deputado Fernando Ferro (PT-PE), vice-líder do partido na Câmara e membro da Comissão de Ciência e Tecnologia, fez nesta quarta-feira, dia 19, na tribuna da Câmara dos Deputados o seguinte discurso:
"Os jornais de ontem trouxeram uma notícia sobre o mensalão mineiro. É curioso o tratamento dado aos diversos partidos. Quando é o caso do Partido dos Trabalhadores, eles falam mensalão do PT; quando é o caso dos tucanos e do DEM, ex-PFL, chamam genericamente de mensalão mineiro. Além da imprecisão jornalística, a meu ver, é uma injustiça às Alterosas, que tem tanta gente boa, de boas lembranças - Carlos Drummond de Andrade, Juscelino Kubitschek, Pelé, Milton Nascimento -, ser lembrada pelo mensalão mineiro. A imprensa deveria ao menos dar tratamento igual. Não que eu desconheça as mazelas que parte do PT cometeu e não quero que isso seja esquecido. Entendo que a imprensa não pode assumir a postura política de oposição ao Partido dos Trabalhadores, ao Governo. Essa situação reflete o embate político que estamos vivendo, no qual parte da imprensa assumiu a condição de partido político. Sugiro ao Sr. Arnaldo Jabor que assuma a presidência desse partido, Míriam Leitão, a Secretaria Geral, Diogo Mainardi, a Tesouraria. Esse povo constituiria um bom partido político. Alguns viriam a este plenário debater, até porque poderiam fazer um confronto mais eficiente com o PT.
Sr. Presidente, pesquisa realizada recentemente mostra que o PT tem a imagem mais positiva de todos os partidos: 43,9% consideram-no o mais adequado para os trabalhadores. O índice que define os trabalhadores chega a 63%; no que se refere à defesa do interesse dos mais pobres, o índice é de 57%. O PT tem referência, respeito, depois de todo o bombardeio de críticas.Sabemos evidentemente que muitas dessas críticas foram justas, porque houve mazelas, corrupção, envolvendo gente do nosso partido.Isso mostra que o PT tem um saldo muito mais positivo e que é muito maior do que as traquinagens, as delinqüências que alguns fizeram. O partido sobrevive e mostra claramente que é uma referência política muito maior do que alguns pensam.Essa tática de bater no Presidente Lula e no PT pode não ser eficiente, até porque a formação política chamada Partido dos Trabalhadores tem raízes na sociedade brasileira, tem base social e tem respeito pela população — que é inclusive beneficiada pelo programa Bolsa Família e tem uma identificação com o partido — segmento social com o qual tínhamos pouco diálogo, que está incorporando gradativamente nosso projeto político.Reconhecemos que isso faz parte da disputa política, mas apelo a essa parte da mídia para que deixe de dar tratamento desigual. Se ela fala do mensalão que envolveu o PT, por que não fala do mensalão tucano do Sr. Eduardo Azeredo, do Sr. Aécio Neves e de outros políticos que são, de repente, esquecidos do jogo? Esse não é um bom jornalismo. Tem de tratar todos de forma igual, na crítica e no elogio.''


SÍTIO NOVO

-
Lixo a céu aberto na estrada


Moradores na região do Sítio Novo, Clube de Pesca e do Limoeiro estão reclamando da quantidade de lixo que estão sendo jogados nos acostamentos das estradas e até mesmo dentro das propriedades.
De acordo com os reclamantes, famílias que passam o final de semana nos ranchos, na hora de ir para casa, ao invés de levar os resíduos que produziu para casa para depois colocar no lixo, preferem dispensar os sacos à beira da estrada.
Para solucionar o problema, alguns moradores sugerem a instalação de uma lixeira grande e fechada próximo ao Distrito Industrial e outra na entrada que dá acesso aos ranchos da região do Clube de Pesca.
Outro problema identificado pelos moradores é a falta de uma lombada em frente à venda do Luis Zanetti, no Sítio Novo. De acordo com os moradores, quem trafega de carro pelo trecho tem que estar muito atento, pois ali é local onde as crianças esperam ônibus escolar.

ARTIGO

-
A mitologia do preconceito lingüístico

Dalva Paiva é professora universitária de português




O que um professor de Língua Portuguesa mais ouve dos seus alunos são frases como: português é muito difícil e brasileiro não sabe português. O lingüista Marcos Bagno, em seu livro Preconceito Lingüístico, refuta essas e outras idéias taxando-as de mitos. A principal justificativa para essas afirmações – infelizmente não veiculadas apenas pelo senso comum – é que o ensino da língua no Brasil sempre foi baseado na norma gramatical de Portugal e, portanto, somos obrigados ainda a decorar regras e aceitar usos que não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil. Além disso, ainda vivemos sob a égide do complexo de colônia e achamos que a língua falada em nosso país é uma cópia imperfeita da língua falada em Portugal. Na verdade, a língua falada no Brasil é o brasileiro, como defendem alguns lingüistas, e por sermos falantes nativos dessa língua podemos dizer que a empregamos com naturalidade e conhecemos as regras básicas de seu funcionamento.
Outro ponto importante é o status que a gramática normativa ainda tem em detrimento das demais áreas de estudo da língua no âmbito escolar. Em decorrência disso, muitos professores lidam com a variedade lingüística de alunos provindos de culturas não letradas de forma preconceituosa, e gramáticos tradicionalistas, como iluminados, tentam convencer a população de que estão tentando salvar a língua da “decadência” e da “corrupção” usando de meios de comunicação para ganharem dinheiro a partir da propaganda da suposta “dificuldade” do português.
Há outra crença que contribui muito para o desenvolvimento do preconceito lingüístico que é a de que as pessoas sem instrução falam tudo errado. Tal crença provém da afirmação de que só existe uma língua portuguesa e esta seria a que é “ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários” e qualquer manifestação que fuja desta classificação é considerada “errada”, “feia”, “rudimentar”, “atrasada”, como afirma Bagno. Na verdade, a variedade padrão, ensinada nas escolas e cobrada pela sociedade, é apenas uma, dentre tantas variedades do português, que foi eleita por ser a variedade do grupo dominante, enquanto as demais foram relegadas à classificação de “não-língua”.
Para clarear um pouco esta idéia um bom exemplo é o do rotacismo, a troca de L por R em encontros consonantais, como em praca, chicrete, broco, pranta, Cráudia, grobo, ingrês etc. Na formação da língua portuguesa, o fenômeno lingüístico do rotacismo já ocorria em palavras que em latim eram com ‘L’ e em português passaram a ser faladas com ‘R’ como em, respectivamente: blandu/brando – duplo/dobro – esclavu/escravo – fluxu/frouxo – plaga/praga – glúten/grude/. É uma modificação que vem ocorrendo há tempos, mas os puristas continuam fortalecendo o preconceito em relação aos falantes!
Faz-se cada vez mais necessário e urgente, portanto, que sejam salientadas as questões ideológicas que estão subjacentes ao ensino de uma variedade lingüística e à sua eleição como padrão, já que vivemos em uma sociedade em que, contraditoriamente, temos uma minoria falante do suposto padrão determinando regras lingüísticas para a maioria falante das demais variedades.

CULTURA

-

Rio-pardenses estréiam “O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado”

Peça da Cia de Teatro São Jorge de Variedades interage com população de rua de São Paulo (Foto de Umberto Alitto)


O casal de artistas rio-pardenses André Riboli e Vanessa Paião, membros da Cia. São Jorge de Variedades, estrearam no dia 15, em São Paulo, a peça “O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado”. A apresentação é o primeiro espetáculo de rua da Cia. que promove a fusão entre o clássico da literatura universal, Dom Quixote de La Mancha, com a tradição popular brasileira. É um espetáculo carnavalesco com a história do incrível encontro entre Quixote e São Jorge Guerreiro, com o objetivo de refletir sobre o sentido do herói nos dias de hoje na grande metrópole. As apresentações vão até o dia 28. Às sextas-feiras, 12h, e aos sábados e domingos, 16h, na Praça da República.

Sinopse
Uma companhia de teatro, caminhando há séculos em busca do mar, chega à metrópole. É neste imenso “oceano” que ela vem apresentar a história de Dom Quixote e de São Jorge Guerreiro. O honrado fidalgo Quixote, cuja luta, no entanto, é individual e solitária, enxerga na grande cidade a imagem da sua amada Dulcinéia. Seus nobres ideais, porém, entram em constante conflito com as regras e leis que regem nossa metrópole; Quixote e Sancho Pança, então, acabam vendo-se perdidos, inadaptáveis à contemporaneidade. São Jorge, o santo popular, vem resgatá-lo, trazendo toda sua história de luta para revelar a importância do sentido da coletividade, expresso nas “ilhas” de resistência que ainda pulsam na metrópole. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.
A direção é assinada por Rogério Tarifa.Dramaturgia de Marcelo Reis, Rogério Tarifa e Alexandre Krug. Georgette Fadel faz direção musical. O elenco tem os atores Alexandre Krug, André Ribolli, Fernanda Machado, Isabel Soares, Jonathan Silva, Jordana Dolores, Josy Mattos, Lílian de Lima, Luciana Cunha, Luciana Gabriel, Luís Mármora, Marcelo Reis, Nina Blauth, Paula Klein, Rodrigo Ramos, Rogério Tarifa, Vanessa Oliveira, Vanessa Paião e Walter Machado.

CRISE NO ROCK

-

Ira! diz que continua mesmo sem Nasi





Após Nasi criticar publicamente os colegas do Ira! e de brigar com o empresário da banda, os músicos remanescentes divulgaram um comunicado anunciando que o grupo vai continuar suas atividades, agora com Edgard Scandurra nos vocais.
Os músicos remanescentes - Edgard Scandurra, André Jung e Ricardo Gaspa - estão movendo uma ação legal para dissolver a sociedade com o ex-vocalista. Procurada pela reportagem do G1, a advogada da banda, Ana Paula Balboni Pinto, disse que só vai se pronunciar depois que a causa for julgada.Segundo a Agência Produtora, que representa o Ira! e tem entre seus sócios o empresário Airton Valadão Júnior, irmão de Nasi, todas as datas da turnê do álbum "Invisível DJ" serão mantidas. “A tristeza e a dor que esse momento provoca nos faz mais fortes e aguerridos”, diz o texto. Confira abaixo a íntegra do comunicado. “Em virtude das dúvidas e incertezas suscitadas pelas seguidas declarações, documentadas na mídia impressa e eletrônica, na qual o cantor Marcos Valadão, também conhecido como ‘Nasi’, anuncia seu desligamento do grupo, nós; Ricardo Gaspa, contrabaixista, André Jung, baterista, e Edgard Scandurra, guitarrista, declaramos que: em respeito aos nossos milhares de fãs, aos nossos familiares, ao nosso agente, nossa gravadora, nossa equipe técnica e seus familiares, o IRA! vai continuar. Cumpriremos todos os compromissos profissionais anteriormente assumidos, continuaremos a bem-sucedida turnê do álbum “Invísivel DJ”, obra que muito nos orgulha e que se encontra no início de sua divulgação. A tristeza e a dor que esse momento provoca nos faz mais fortes e aguerridos. Com quase 26 anos de estrada, sabemos que a garantia da continuidade do grupo sempre residiu na conduta democrática que, independentemente da circunstancial popularidade, ou do papel desempenhado, garantiu direitos, deveres e receitas iguais para todos os membros. A vontade da maioria sempre prevaleceu sobre interesses individuais. Ficar ou sair é uma decisão de foro íntimo, mas é uma decisão absolutamente individual, a continuação do grupo é uma decisão coletiva. Em diversos momentos na nossa história tivemos que nos apresentar em shows sem que um integrante estivesse, por um motivo ou outro, presente. Em nenhum dos shows citados, o público deixou de comparecer ou se entusiasmar com a força do repertório, ou a performance dos que se apresentaram então. Essa é a certeza que temos de que nossa continuação será plena de energia criativa e que novas belas páginas serão escritas na obra do IRA! Quanto aos problemas pessoais pelos quais está passando ‘Nasi’, estamos certos que, com a ajuda de seus familiares, ele os superará. Repetindo a máxima do nosso metier; o show tem que continuar. Paz, Amor e IRA!”

NOTAS - por MIGUEL PAIÃO

-
Miguel Paião
Ótima notícia
Em meio a tantas denúncias e acusações estampadas nas páginas de jornal e revista, eis que me deparo como uma ótima notícia na quarta-feira, 19: a de que a pobreza caiu no País.
A pobreza atingia 26,9% da população brasileira em 2006. É o menor índice desde 1987. Por trás da queda está o reajuste real de 13,3% do salário mínimo em 2006, que elevou a renda das famílias mais pobres.

“Mais” ótima notícia
Em breve a rádio Jovem Pan deixará de ser retransmitida na terra Livre do Rio Pardo. Em seu lugar entrará a Rádio Mais. Tudo indica que a intenção dos diretores da emissora seja de fazer dela uma Cidade Livre Século XXI, modernosa. De qualquer forma, esperamos que a programação não seja cansativa e repetitiva como é da Pan que, aliás, vai tarde.

Celulares
Um projeto de lei que proíbe o uso de telefones celulares nas salas de aula de todas as escolas do Estado de São Paulo foi aprovado no final de agosto na Assembléia Legislativa. Agora só dependem as sanções do governador para ser aplicada. Noventa dias após sua publicação, passa a valer como lei.

Especulações políticas
À medida que se aproximam as eleições municipais de 2008 os boatos políticos e as especulações vão aumentando. Nesse turbilhão de interesses e informações, são muitos os boatos que percorrem os bastidores da política local.

Os melhores boatos
Lupercinho não será candidato a prefeito; Lupercinho será candidato, e o seu vice será Reinaldo Milan. Milan não será candidato à chapa majoritária se a Eliana Giantomassi for candidata. Eliana quer ser candidata. Eliana não quer ser candidata. Ela vai apoiar João Luis Cunha. Cunha diz que abre mão de sua candidatura em favor do nome de Eliana... e por aí vai.

O que vale
Até as convenções do ano que vem muita água deve passar por de baixo da ponte e cenário provavelmente será outro, talvez até mesmo os candidatos.

DICAS DO P.A.

-

De olho no meio ambiente

Paulo Afonso

paceleste@hotmail.com







Na última quarta-feira, dia 19 de setembro, ouvi um boato de que a Prefeitura de São José do Rio Pardo está com um projeto de aumentar o estacionamento de carros na Praça dos Três Poderes. Para a execução do projeto, que será na parte interna da praça, entre os prédios do Fórum, da Câmara e da Prefeitura, será necessário o corte do pinheiro e das três flamboyant que lá estão.
Isto escancara a preocupação que nós rio-pardenses temos com nosso patrimônio, com o meio ambiente e a total falta de consciência ambiental e pior, nenhuma vontade real e verdadeira de mudarmos nossa atual consciência de mundo.
A Prefeitura de São José que é a “casa” oficial do Poder Executivo, deve ser um pequeno exemplo para toda a população da necessidade de preservação do meio ambiente.
Ao invés do projeto medíocre de aumentar o estacionamento para os veículos, visando apenas mais comodidade e estimulando as pessoas a usarem cada vez mais seus veículos, seria de muita valia que o projeto fosse justamente o inverso, ou seja, fomentar nas pessoas o valor do meio ambiente, a educação ambiental, a importância da natureza e a mudança de comportamento e consciência.
Fica aí um real motivo para que nós cidadãos rio-pardenses mostremos que estamos a fim de contribuir com nosso Planeta Terra.
PS: gaste menos água, ande à pé, use sua bicicleta.

MANIFESTAÇÃO

-


Cultura para todos

Marcelo Augusto da Silva

silvamarcelo3151@bol.com.br

“A gente não quer só comida / A gente quer bebida, diversão, balé / A gente não quer só comida / A gente quer a vida como a vida quer”.
Comida, Titãs

Apesar de ser aplicado erroneamente com freqüência, o termo cultura - que de acordo com o Aurélio, significa o complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas e intelectuais, típicos de uma sociedade - ele, mesmo inadequadamente usado, expressa de uma forma geral os eventos e manifestações artísticas.
Não importa qual seja a manifestação, ela sempre trás bem estar, contentamento, satisfação e muito mais, como reflexão, exemplo, aprendizado.
As cidades do interior parecem estar fadadas ao abandono cultural. Com raras exceções que cumprem fielmente seu papel e com toda a competência a população vive à margem dos eventos culturais. É necessário investir em cultura de todos os gêneros e para todos. É preciso urgentemente oferecer mais peças teatrais, apresentações musicais, danças, exposições, enfim tudo que desperte em cada um de nós as sensações descritas.
Quem tem esse hábito prazeroso de freqüentar tais eventos cada dia sente mais o desprezo com que eles são tratados, e conseqüentemente, sente mais sua falta. Além do fato de conviver sem essas manifestações culturais, as pessoas sem elas se fecham, se isolam cada uma dentro de si e dentro de suas casas, ficando assim condenadas a verem somente a mesmice televisiva e os seus dias se sucederam com a mais cruel rotina, não por simples acomodação, mas sim por falta de oportunidade.
Alguém que vai ao teatro quebra o monótono de seu cotidiano, quebra a alternância desgastante de casa e trabalho; volta revigorado. Uma família que prestigia uma apresentação musical de qualidade volta para sua casa mais alegre. Quem troca a poltrona de sua sala pela a de uma sala de cinema tem grandes chances de despertar renovado no dia seguinte.
Entretanto não basta só reclamar da falta de opções, é necessário que haja um esforço coletivo entre as administrações, no sentido de investirem mais no setor, e também por parte das pessoas em dar o primeiro passo e começar a mudar um pouco sua direção e ver que há, ainda que raras, outras formas de entretenimento que farão bem a ela e a quem estiver ao seu redor.

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

-
Causas atuais das aflições



As vicissitudes da vida são de duas espécies, ou, se quisermos, têm duas origens bem diversas, que importa distinguir: umas têm a sua causa na vida presente; outras, fora desta vida.
Remontando à fonte dos males terrenos, reconhece-se que muitos são a conseqüência natural do caráter e da conduta daqueles que os sofrem. Quantos homens caem por sua própria culpa! Quantos são vítimas de sua imprevidência, de seu orgulho e de sua ambição!Quantas pessoas arruinadas por falta de ordem, de perseverança, por mau comportamento ou por não terem limitado seus desejos!
Quantas uniões infelizes, porque resultaram dos cálculos do interesse ou da vaidade, nada tendo com isso o coração! Que de dissensões, de disputas funestas, poderiam ser evitadas com mais moderação e menos suscetibilidade! Quantas doenças e aleijões são o efeito da intemperança e dos excessos de toda ordem!
Quantos pais infelizes com os filhos, por não terem combatido as suas más tendências desde o princípio. Por fraqueza ou indiferença, deixaram que se desenvolvessem neles os germes do orgulho, do egoísmo e da tola vaidade, que ressecam o coração. Mais tarde, colhendo o que semearam, admiram-se e afligem-se com a sua falta de respeito e sua ingratidão.
Que todos os que têm coração ferido pelas vicissitudes e decepções da vida, interroguem friamente a consciência. Que remontem passo a passo à fonte dos males que os afligem, e verão se, na maioria das vezes, não podem dizer: “ Se eu tivesse ou não tivesse feito tal coisa, não estaria nesta situação.”
A quem, portanto, devem todas essas aflições, senão a si mesmos? O homem é, assim, num grande número de casos, o autor dos seus próprios infortúnios. Mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples e menos humilhante, para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a falta de oportunidade, a sua má estrela, enquanto, na verdade, sua má estrela é a sua própria incúria.
Os males dessa espécie constituem, seguramente, um número considerável das vicissitudes da vida. O homem os evitará, quando trabalhar para o seu adiantamento moral e intelectual.

Texto extraído de O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo V – BEM-AVENTURADOS OS AFLITOS.

SOCIAIS

-


Fashion Rio Pardo


Foto: o JornalZinho




Segundo Fashion Rio Pardo ocorrido no último domingo, 16, no Mercado Municipal