CULTURA

-

Rio-pardenses estréiam “O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado”

Peça da Cia de Teatro São Jorge de Variedades interage com população de rua de São Paulo (Foto de Umberto Alitto)


O casal de artistas rio-pardenses André Riboli e Vanessa Paião, membros da Cia. São Jorge de Variedades, estrearam no dia 15, em São Paulo, a peça “O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado”. A apresentação é o primeiro espetáculo de rua da Cia. que promove a fusão entre o clássico da literatura universal, Dom Quixote de La Mancha, com a tradição popular brasileira. É um espetáculo carnavalesco com a história do incrível encontro entre Quixote e São Jorge Guerreiro, com o objetivo de refletir sobre o sentido do herói nos dias de hoje na grande metrópole. As apresentações vão até o dia 28. Às sextas-feiras, 12h, e aos sábados e domingos, 16h, na Praça da República.

Sinopse
Uma companhia de teatro, caminhando há séculos em busca do mar, chega à metrópole. É neste imenso “oceano” que ela vem apresentar a história de Dom Quixote e de São Jorge Guerreiro. O honrado fidalgo Quixote, cuja luta, no entanto, é individual e solitária, enxerga na grande cidade a imagem da sua amada Dulcinéia. Seus nobres ideais, porém, entram em constante conflito com as regras e leis que regem nossa metrópole; Quixote e Sancho Pança, então, acabam vendo-se perdidos, inadaptáveis à contemporaneidade. São Jorge, o santo popular, vem resgatá-lo, trazendo toda sua história de luta para revelar a importância do sentido da coletividade, expresso nas “ilhas” de resistência que ainda pulsam na metrópole. O roteiro se desenvolve como num desfile de escola de samba, com carros alegóricos em forma de barco, diferentes alas e samba-enredo.
A direção é assinada por Rogério Tarifa.Dramaturgia de Marcelo Reis, Rogério Tarifa e Alexandre Krug. Georgette Fadel faz direção musical. O elenco tem os atores Alexandre Krug, André Ribolli, Fernanda Machado, Isabel Soares, Jonathan Silva, Jordana Dolores, Josy Mattos, Lílian de Lima, Luciana Cunha, Luciana Gabriel, Luís Mármora, Marcelo Reis, Nina Blauth, Paula Klein, Rodrigo Ramos, Rogério Tarifa, Vanessa Oliveira, Vanessa Paião e Walter Machado.

Nenhum comentário: