Ano VI - Edição ESPECIAL 111 - São José do Rio Pardo - SP - 21 de março de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes acima!!!!

São José do Rio Pardo: seu nascimento e sua história

A formação do município de São José do Rio Pardo começa do século XIX e está intimamente ligada a produção de café, cuja fertilidade do solo atraiu muitos produtores para região.
A atividade cafeeira originou uma categoria de agricultores muito ricos - a aristocracia rural - que exercia grande influência no país. Conhecidos como os barões do café, formavam uma espécie de poder local e comandavam a vida política, social e econômica. Nesse período, o Brasil ainda vivia como colônia de Portugal e a mão-de-obra ainda era escrava. São José do Rio Pardo surge, então, em meio a essa organização composta por grandes fazendas de café, coronéis e escravos.
No dia 4 de abril de 1865 um grupo liderado por Antonio Marçal Nogueira de Barros decidiu construir uma capela e estabelecer sua própria Paróquia e Câmara Municipal. Nessa época, o Brasil já era independente, mas vivia o regime monárquico e a Igreja Católica estava intimamente ligada ao Estado. A construção de uma capela no bairro do Rio Pardo representaria a autonomia política à Vila de Caconde. A criação de um município de acordo com a legislação da época se dava em quatro estágios: Capela com Patrimônio, Capela Curada de São José, Freguesia e por fim Vila (município).
Para a construção da capela era necessário um patrimônio doado por vários fazendeiros. Então, no dia 30 de outubro de 1875 a Capela foi elevada à Capela Curada, desligando-se da Matriz do Espírito Santo do Rio Verde do Peixe.
Em 14 de abril de 1880 a Capela Curada de São José do Rio Pardo foi elevada á categoria de Freguesia, desligando-se da Vila de Caconde, passando à de Casa Branca.
A Freguesia foi elevada à categoria de Vila através da Lei 49 de 20 de março de 1885, mas uma outra lei obrigava a existência de um prédio da Câmara e Cadeia para a sua instalação. Para poder realizar a construção houve uma mobilização, na qual os rio-pardenses levantaram a quantia necessária para erguer o prédio, onde se encontra hoje o Museu Rio-Pardense Arsênio Frigo, atrás da Igreja Matriz. Com a obra terminada a Vila foi instalada no dia 8 de maio de 1886. No dia 8 de dezembro de 1892 foi instalada a Comarca Rio-Pardense, separando-se de Casa Branca e passando a ter vida jurídica autônoma. No Livro de Atas das Reuniões dos Fundadores 1865 / 1874, registra-se 4 de abril de 1865 como dia oficial de fundação de São José do Rio Pardo, mas seu aniversário é comemorado no dia 19 de março, dia de São José, seu padroeiro, e da celebração da primeira missa na Capela de São José do Rio Pardo, filial da Matriz do Espírito Santo do Rio do Peixe. Depois de muito debate sobre a comemoração do aniversário de Rio Pardo, o vereador Márcio José Lauria, com base no Livro de Atas e documentos eclesiásticos, elaborou e apresentou no dia 19 de março de 1982 à Câmara Municipal projeto de lei estabelecendo as efemérides municipais. O projeto foi aprovado na Câmara e promulgado pelo então prefeito Richard Celso Amato. Dessa maneira resolveu-se a questão das datas, pois a lei conciliava a data histórica de 4 de abri de 1865, constante no Livro de Atas, com a tradição e devoção do dia 19 de março.

As fotos e os textos deste especial são de autoria de Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com/

Especial: Cristo Redentor


Localizado em uma das mais atraentes paisagens do município, o Cristo Redentor é um dos pontos mais visitados de nossa cidade. A execução de seu projeto se deve a Manuel de Sousa Rosa, um português que residia na rua Campos Salles, centro, possuidor de um enorme sentimento religioso, cujo sonho era ofertar a São José do Rio Pardo uma imagem do Cristo Redentor.
Sendo pedreiro de profissão – o que muito colaborou para realização do projeto – e com recursos financeiros próprios, Manuel Rosa deu início às obras cortando as pedras e removendo-as do topo da colina aonde seria colocada a estátua. Com a esplanada pronta, o pedestal iniciado, e a estátua encomendada, todos os rio-pardenses estavam atentos à magnitude do projeto de Rosa, bem como à árdua tarefa que tinha pela frente. Para facilitar o andamento dos trabalhos, foi proposto a ele a formação de uma comissão pró-monumento, que seria incumbida de arrecadar fundos para o término da obra. No entanto, a condução e execução continuariam sendo do seu idealizador. Então, logo foi formada a comissão que tratou de angariar fundos necessários para a continuidade do projeto. O terreno foi doado pela prefeitura. A construção da imagem foi feita pelo artista campineiro Otaviano Papaiz, que venceu uma concorrência pública em 1944. Uma maquete da estátua com pouco mais de um metro ficou exposta na Casa Braghetta (antiga Magazine Luíza, na esquina da Padaria Raddi) no início de 1945. Hoje essa maquete está em um pedestal no jardim da Casa Paroquial.
A estátua de cimento armado e revestido por cimento branco, foi construída em Campinas em peças separadas e chegou a Rio Pardo de trem em outubro de 1945. Seu custo foi de 37.000 cruzeiros, pagos por Manuel Rosa. Suas dimensões são de 10 m, de uma mão a outra, e de 12,5 m de altura, que com os 4,5 m do pedestal chegam a 17 m de altura, coincidindo com o número de letras que formam o nome da cidade. Na noite de 7 de dezembro de 1947, São José do Rio Pardo foi então presenteada com a visão da estátua iluminada no alto do morro, concluindo o projeto e o ideal de um homem obstinado, que deu à cidade um belo e agradável local que atrai inúmeros visitantes.

Especial: A Igreja Matriz



Bem no coração da cidade ergue-se, imponente e majestosa, a Igreja Matriz de São José do Rio Pardo.
Com riquíssima arquitetura e destacando-se como a maior e mais bela entre os templos católicos das cidades da região, a igreja, assim como a praça que a circunda, passou por significativas transformações.
A primeira construção data de 1893, sendo que em 1898 a mesma foi reinaugurada. Mas, como a cidade crescia em um ritmo acelerado, no final da década de 30 começa a se cogitar a construção de uma nova igreja que pudesse abrigar os fiéis que aumentavam cada dia mais. Inicia-se assim um árduo trabalho que envolveu inúmeras pessoas, tanto na construção propriamente dita, quanto na arrecadação de verbas para a sua realização. A obra possuía um projeto arrojado, além de ser bem maior que o templo anterior.
Durante sua construção, a antiga matriz (que possuía uma única torre central) foi sendo demolida conforme a nova ia sendo erguida. Dessa maneira, a parte central da cidade não ficou desprovida de uma igreja. Devido suas proporções e custo levaram-se 20 anos para sua conclusão.
Depois de muitos esforços e muito trabalho, enfim, a atual Igreja Matriz é inaugurada e entregue aos fiéis no dia 23 agosto de 1964, tornando-se motivo de orgulho, não só para os católicos, mas para toda população.
Não há quem passe pelo centro e não se admire com a beleza da Matriz.
Tudo nela chama a atenção, das suas dimensões até o menor de seus detalhes. O encanto de quem a observa manifesta-se a partir de cada uma de suas linhas, a começar pelas torres, os vitrais com formato ogival com as cenas da Via Sacra - seguindo com fidelidade o marcante estilo gótico característico da Idade Média, além das estátuas dos 12 apóstolos na sua entrada principal.

Especial: Episódio Republicano em São José


Todos os anos no dia 11 de agosto, durante as comemorações da Semana Euclidiana, autoridades, estudante e cidadãos rio-pardenses reúnem-se em frente à janela do Hotel Brasil, situado à rua Ananias Barbosa, para relembrar o Episódio Republicano rio-pardense.
O fato aconteceu em agosto de 1889, ano da Proclamação da República no Brasil. Esse período foi muito agitado, pois a nova forma de governo era algo que iria se instalar no país mais cedo ou mais tarde. Como São José não era exceção, havia aqueles que apoiavam a república e aqueles que se mantinham fiéis ao modelo de governo vigente - monarquia.
Mas foi em junho daquele ano que membros da Sociedade Italiana XX de Setembro, constituída de muitos republicanos saíram às ruas, cantando a Marselhesa (de forte teor republicano, pois representa a ruptura política que ocorreu na França com a Revolução em 1789), que acabaram se encontrando com os monarquistas, o que ocasionou brigas e tumultos.
No entanto a situação não se aquietou no dia 10 de agosto o prédio do Hotel Brasil, de propriedade do republicano Ananias Barbosa foi atacado pela polícia após uma reunião e homenagens a Francisco Glicério, também republicano. Os republicanos em represália ao incidente prenderam o subdelegado de polícia e o chefe liberal, Saturnino Barbosa. Revoltosos, apoderaram-se do edifício da Casa da Câmara e Cadeia, em seguida proclamaram a República no dia 11 de agosto de 1889.
Como já se era praticamente previsível a República brasileira foi proclamada no dia 15 de novembro daquele mesmo ano, mas São José do Rio Pardo entrou para a história como a primeira cidade a se tornar uma república.
Devido a esse honroso fato a vila foi elevada à categoria de cidade, recebendo o título de Cidade Livre do Rio Pardo. Porém alguns conservadores, apesar do orgulho, preferiram o antigo no nome e nossa cidade voltou a ser chamar São José do Rio Pardo.
Como referência ao acontecimento, na bandeira municipal encontra-se a frase Cidade Livre do Rio Pardo, registrando como a pioneira o ato da república no país.

Especial: Museu rio-pardense


O prédio localizado na Praça Capitão Vicente Dias, atrás da Igreja Matriz, está o Museu Rio-Pardense Arsênio Frigo.
Em 1885 São José do Rio Pardo ainda era uma freguesia, mas almejava ser elevado à categoria de Vila e nesse sentido muitos esforços foram dedicados a essa conquista. Mas, segundo a legislação da época, era necessário que houvesse um prédio que abrigasse a Câmara e a Cadeia. Foi justamente por esse motivo que a população se empenhou e consegui recursos suficientes para a realização da obra.
Assim, no dia 8 de maio de 1886 foi inaugurado o formoso prédio, mesmo dia em que São José foi elevado à categoria de Vila, motivo de orgulho para os rio-pardenses.
Posteriormente esse edifício foi usado pela Prefeitura e Câmara Municipal, sendo transferida para a Praça dos Três Poderes em 1968 - unindo o Executivo, Legislativo e o Judiciário.
Em 1969 o prédio estava sendo usado pela Guarda Mirim quando foi publicado pelo jornal Gazeta do Rio Pardo que o prefeito Antonio Pereira Dias iria demolir o prédio para construção de um hotel. A notícia assustou a população, pois uma edificação histórica corria risco de vir abaixo. Muito se comentou a respeito e muito foi feito para que isso não viesse a acontecer. Graças à atuação de voluntários e do grupo Amigos da Cidade, que se mobilizou, o prédio foi preservado, restaurado e nele instalado o Museu. Assim no dia 8 de maio de 1986, centenário de sua inauguração, foi inaugurado o Museu Rio-Pardense, data que também se comemorava o Centenário da Câmara Municipal e a homologação do tombamento da Ponte Metálica. Hoje, o Museu está ao lado do prédio da atual Biblioteca Municipal, formando um majestoso conjunto arquitetônico de imensurável valor histórico, e também um dos cartões-postais de São José do Rio Pardo.

Especial: Mercado Municipal


Inaugurado no dia 10 de janeiro de 1926 pelo então prefeito José Pereira Martins de Andrade, o Mercado Municipal, localizado na Praça Barão do Rio Branco, já foi palco de muitos acontecimentos rio-pardenses.
Sua construção era uma reivindicação da população que reclamava a falat de um local apropriado para abrigar os feirantes e ambulantes, que nessa época invadiam a atual Praça Capitão Vicente Dias. A conastrução do Mercado encontrou forte oposição por muitos acharem que o local escolhido, ao lado da Escola “Dr. Cândido Rodrigues”, não era apropriado para esse tipo de estabelecimento.
O espaço ao se redor serviu para instalação de circos e parques de diversão, e também para realizações de comícios e festas cívicas. O terraço que circundava sua construção original foi usado muitas vezes como palanque para comícios políticos e até pelo padre que dele se utilizava para sua pregação ao final da procissão do encontro na Sexta-Feira Santa
Muitos anos se passaram depois de sua inauguração e muitas reformas sofreu durante esse período, como a de 1951 que ampliou seu espaço interno retirando o terraço; a de 1952 que ajardinou a praça ao seu redor; a da década de 70 que reparou o telhado, trocou o piso e pintou o prédio interno e externamente e a última, no final dos anos 90 que reformou os banheiros, a iluminação da praça e pintou todo o prédio.
Com o passar dos anos e também com a perda de sua funcionalidade original – abrigar os feirantes, os poucos existentes foram instalados na Feira do Produtor. O prédio e a praça passaram por uma nova reforma e recebeu o título de Mercado Cultural, pois agora é usado para exposições, apresentações artísticas e eventos culturais, e a sua praça também serve para a realização de eventos como a Feira de Artesanato, o encontro de carros antigos, entre outros.

Especial: Recanto Euclidiano


Integrado à paisagem natural das margens do Rio Pardo e tendo ao fundo a imagem do Cristo Redentor sobreposta à Ponte Metálica, encontra-se o Recanto Euclidiano, conjunto arquitetônico formado pela Cabana Euclidiana, Herma e Mausoléu Euclidiano.
A Herma – monumento a Euclides da Cunha, o qual os rio-pardenses se referem ao local sobre essa denominação – foi inaugurado em 1918 sendo o primeiro do Brasil em homenagem ao escritor. Composto de uma efígie de bronze doada pelo jornal “O Estado de São Paulo”, o qual Euclides era repórter e por esse motivo pôde presenciar a Guerra de Canudos e da inscrição “Mixto de celta, de tapuia e grego” o referido monumento foi o primeiro a compor o atual Recanto Euclidiano.
Durante as obras de reconstrução da Ponte Metálica Euclides da Cunha construiu um humilde escritório de sarrafos e folhas de zinco às margens do Pardo, onde podia administrar as obras da ponte e também escrever boa parte de Os Sertões, sua obra clássica. Para proteger o patrimônio foi erguida uma redoma de vidro, em volta da cabana - inaugurada em 15 de agosto de 1928, pelo prefeito Dr. João Gabriel Ribeiro. Em 1939 o Serviço do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional tornou a cabana de Euclides em monumento nacional.
No piso do espaço entre a redoma de vidro e a herma encontra-se desenhado num mosaico de pedra um grande sol e as inscrições entrecruzadas: Terra, Homem, Luta, títulos das três partes de Os Sertões. Em 1982 foi inaugurado o Mausoléu Euclidiano, construção de estilo moderno e arrojado que contém meio-busto do escritor ao lado de uma placa com um trecho da carta de Euclides a seu amigo Francisco Escobar que diz “que saudade do meu escritório de sarrafos e zinco às margens do Rio Pardo, sei que se continuar nessa agitação estéril não produzirei mais nada de duradouro”. No Mausoléu encontram-se os despojos de Euclides e do filho que leva o mesmo nome do pai. O Recanto Euclidiano representa a memória viva do Movimento Euclidiano em São José, alem de ser um dos pontos turísticos mais importantes e mais bonitos da cidade.

Especial: A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes


Próximo ao Asilo Padre Euclides Carneiro, na Vila Pereira, está a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O local, além de ser um ponto turístico de São José do Rio Pardo é também um ambiente de fé e reflexão.
Sua inauguração ocorreu no dia 18 de maio de 1918 com a presença de oitenta Filhas de Maria. De acordo com os jornais da época, sua construção está relacionada a dois fatos: a Primeira Guerra Mundial e uma epidemia de gripe que assolou São José do Rio Pardo. Por isso a gruta foi construída para ser um local de orações e intenções. A iniciativa da construção foi da irmandade “Filhas de Maria”, que contou com o apoio do padre Euclides Carneiro e também do vice-prefeito, Capitão Antonio Ribeiro Nogueira.
O seu interior revestido de pedras e com replicas de estatuetas, encontra-se também uma fonte sob os pés da imagem de Nossa Senhora de Lourdes, transmitindo uma sensação de paz e serenidade. Hoje, o comportamento e as atitudes das pessoas são bem diferentes as do começo do século XX, no entanto ainda permanece o sentido religioso do recinto, além dele figurar como um importante elemento na paisagem turística rio-pardense.

Especial: A Ponte Metálica de Euclides


Mais de cem anos após sua inauguração, maio de 1901, a Ponte Metálica continua funcional e majestosa

A
Ponte Metálica, motivo de orgulho e símbolo rio-pardense foi entregue à cidade em 1901 pelo escritor e engenheiro Euclides da Cunha - que residiu com sua família por três anos em São José do Rio Pardo. Às margens do Pardo, num escritório feito de folhas de zinco, Euclides escreveu a maior parte do livro Os Sertões – um clássico da literatura mundial. A ponte era uma antiga reivindicação dos rio-pardenses, pois serviria de escoamento da produção de café do outro lado do Rio e também do município de Mococa.
No início de 1896 foi aberta uma concorrência pública para execução das obras, que foi vencida pelo engenheiro Arthur Pio Dechamps de Montmorency. Euclides da Cunha ficou designado como fiscal da obra.
No ano de 1897 o material para a construção da ponte chega da Alemanha. Ela foi montada a 60 metros abaixo do local onde está hoje. No dia 3 de maio de 1897 ela foi entregue ao público, mas 50 dias após ruiu devido uma rachadura em um dos pilares, a ponte não resistiu à correnteza do Rio Pardo.
Euclides da Cunha então foi enviado para reconstruí-la, chegando a São José do Rio Pardo em fevereiro de 1898. A partir dessa data tratou de construir uma ponte provisória e de desmontar a a tombada e retorcida.
O material metálico da ponte foi todo consertado, tendo o serviço terminado em julho de 1900. Feito isso, ela foi novamente montada, primeiramente em terra, nas suas dimensões originais.
Em abril de 1901, a imprensa rio-pardense já anunciava que a data da inauguração se daria no dia 18 de maio daquele ano.
No dia 14 de maio Euclides convidou a Câmara e todo o pessoal da Superintendência de obras do Estado para ver as experiências de resistência da ponte, feita com quatro carroças carregadas, cujo resultado não apresentou nenhum risco às estruturas da ponte.
Na tarde do dia 18 de maio de 1901, com muita festa e a presença da população e autoridades, a Ponte Metálica foi inaugurada. Na noite do mesmo dia, o povo acompanhado por uma banda fez uma homenagem a Euclides da Cunha em frente a sua casa como forma de gratidão aos trabalhos prestados ao município. Passado mais de um século, a ponte continua imponente e majestosa sobre as águas do Rio Pardo, embelezando a paisagem e contribuindo com o escoamento de inúmeros veículos.
Porém, para preservá-la, há alguns anos os caminhões e ônibus foram proibidos de trafegar pelo local. Todo trânsito pesado foi transferido para a ponte Adhemar de Barros (Ponte Nova)

Ney Matogrosso está inclassificável


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Ele sempre foi a sensualidade em carne e osso. Trabalhando o movimento dos olhos, a risada maliciosa e o corpo escultural (que, pasmem, é de um senhor de 67 anos!), Ney está fechando a temporada do show Inclassificáveis, em São Paulo.
Pontual, com interpretações arrepiantes, cheio de fantasias, plumas e bijuterias, ele arrebenta nesse espetáculo. Percebemos que por trás de um grande e talentoso cantor, há um homem perfeccionista e muito preocupado com seu trabalho.
Sua platéia é a mais variada possível: desde senhores respeitáveis seguidos de suas senhoras impecáveis, até a nova geração que, sabe-se lá, algum dia encontrou um LP de vinil de Secos e Molhados na coleção do pai ou do tio, e descobriu um novo mundo. Gritos e mais gritos é muito comum: um público histérico e totalmente envolvido no seu jogo de sedução. Palavras como lindo, gostoso, tudo de bom, são o carro chefe dos elogios (e cá entre nós, ele nos enfeitiça completamente).
O repertório é bem variável: canta Cazuza, Barão by Frejat, Caetano, e muito mais. A cada música, uma troca sensual e debochada de roupa em cima de um sofá Pink na frente de nós, seu humilde e encantado público (é tudo de bom!).
Lá pelas tantas, ele desce do palco e se infiltra na platéia que, delirante, fica boquiaberta diante de tamanha atitude. Seus colares de pérolas e sua roupa brilhante e chamativa são possíveis de serem tocadas pelas mãos de simples mortais. Seu olhar sempre cheio de intenções cerca a todos, levando ao delírio coletivo. Uma gritaria sem fim.
Foram quase duas horas de show e, ao contrário do que alguns podem estar pensando, passa longe de qualquer cenário brega. Temos aqui um artista de grande porte, que merece a fama que realmente tem. Alem de sua simpatia, mostra a qualidade que só uma pessoa séria e responsável poderia ter.
A banda que o acompanha é simplesmente “inclassificável”, ultrapassando todas as barreiras do impecável. Este é um show que ainda continua em cartaz em São Paulo e, brevemente, deverá correr o sul do país. Quem tiver condições de apreciá-lo não deve deixar de ir. Mas, para quem acha esse um programa fora de mão, pode comprar o CD, que tem o mesmo padrão.
Inclassificáveis, um show para ficar na história.

Santa Casa inaugura nova recepção

A administrativa da Santa Casa de Misericórdia inaugurou na manhã de quinta-feira, 19, a nova recepção do Hospital. O novo espaço possui sala de espera para pacientes, acompanhantes e visitantes, possui também setor de internação e balcão de Informações.
De acordo com a direção da Santa Casa, o local oferece maior conforto a todos, principalmente aos visitantes do SUS, tirando-os da área que não oferecia abrigo contra chuva e sol.
A recepção, com área de 128 m2 de construção, foi ampliada com uma estrutura bem mais funcional do que havia anteriormente. Agora há uma rampa de acesso para ambulância - para embarque e desembarque de pacientes -, uma outra rampa de acesso com corre-mão para pacientes, acompanhante e visitantes. Foi construído também sanitários, feminino e masculino, bebedouro e um amplo espaço com 54 cadeiras e uma TV LCD de 42’.
A Santa Casa é um Hospital de referência para atendimento de Ortopedia e UTI, recebendo diariamente pacientes transferidos pela central de Vagas DRS IX de São João da Boa Vista. De acordo com a direção do hospital, a recepção facilitará o embarque e desembarque de pacientes provenientes de transferências e também os acompanhantes até que se providencia o registro da internação.
O projeto foi elaborado pelo Arquiteto Daniel Garcia Cobra Monteiro, com acompanhamento Civil do Engenheiro João Luiz Grassi e execução da ARO Engenharia Ltda.

Supermercado Fonseca assume Coral

Desde o início de março o Supermercado Fonseca assumiu o patrocínio do Coral que vinha sendo mantido pela Nestlé. A multinacional havia manifestado a vontade de encerrar a ajuda, o que acabou acontecendo no final de fevereiro, com a justificativa que a empresa não dispõe de verbas específicas para esse fim. O Coral foi formado em 2002 durante a Semana Euclidiana que homenageou o centenário de “Os Sertões”. Diante da situação a regente Maria Teresa Ratti de Oliveira procurou Márcio Fonseca, proprietário do Supermercado Fonseca que se prontificou em subvencionar o grupo que agora passa a se chamar “Coral Fonseca”. A intenção de Márcio, segundo suas afirmações à regente, é, principalmente, a de colaborar com a cultura local. O Coral tem feito seus ensaios no prédio da Câmara Municipal e está preparando um programa intenso e diferenciado que será desenvolvido nos bairros e escolas locais, a partir do mês de maio, além das apresentações regionais e a de aniversário que têm caracterizado o grupo.