Especial: Cristo Redentor


Localizado em uma das mais atraentes paisagens do município, o Cristo Redentor é um dos pontos mais visitados de nossa cidade. A execução de seu projeto se deve a Manuel de Sousa Rosa, um português que residia na rua Campos Salles, centro, possuidor de um enorme sentimento religioso, cujo sonho era ofertar a São José do Rio Pardo uma imagem do Cristo Redentor.
Sendo pedreiro de profissão – o que muito colaborou para realização do projeto – e com recursos financeiros próprios, Manuel Rosa deu início às obras cortando as pedras e removendo-as do topo da colina aonde seria colocada a estátua. Com a esplanada pronta, o pedestal iniciado, e a estátua encomendada, todos os rio-pardenses estavam atentos à magnitude do projeto de Rosa, bem como à árdua tarefa que tinha pela frente. Para facilitar o andamento dos trabalhos, foi proposto a ele a formação de uma comissão pró-monumento, que seria incumbida de arrecadar fundos para o término da obra. No entanto, a condução e execução continuariam sendo do seu idealizador. Então, logo foi formada a comissão que tratou de angariar fundos necessários para a continuidade do projeto. O terreno foi doado pela prefeitura. A construção da imagem foi feita pelo artista campineiro Otaviano Papaiz, que venceu uma concorrência pública em 1944. Uma maquete da estátua com pouco mais de um metro ficou exposta na Casa Braghetta (antiga Magazine Luíza, na esquina da Padaria Raddi) no início de 1945. Hoje essa maquete está em um pedestal no jardim da Casa Paroquial.
A estátua de cimento armado e revestido por cimento branco, foi construída em Campinas em peças separadas e chegou a Rio Pardo de trem em outubro de 1945. Seu custo foi de 37.000 cruzeiros, pagos por Manuel Rosa. Suas dimensões são de 10 m, de uma mão a outra, e de 12,5 m de altura, que com os 4,5 m do pedestal chegam a 17 m de altura, coincidindo com o número de letras que formam o nome da cidade. Na noite de 7 de dezembro de 1947, São José do Rio Pardo foi então presenteada com a visão da estátua iluminada no alto do morro, concluindo o projeto e o ideal de um homem obstinado, que deu à cidade um belo e agradável local que atrai inúmeros visitantes.

Nenhum comentário: