Você acredita em Papai Noel?

Pois ele existe e esteve na última terça-feira, 27, na sessão da Câmara Municipal de São José do Rio Pardo. Tudo começou com a provocação do vereador Márcio Zanetti (PTB), que duvidando da possibilidade da liberação de recursos do Governo Federal para o tratamento global do esgoto da cidade, teria perguntado ao colega de plenário Cláudio Márcio de Lima (PV) se ele acreditava na existência do “bom velhinho”. Na ocasião ele também teria dito que renunciaria o mandato de vereador caso a verba fosse liberada. A verba saiu e o Papai Noel se materializou.
Brincadeiras à parte, o que a princípio parece uma piada, na verdade acaba sendo algo que não contribui em nada com a política local. O acontecimento desta semana, somado a outros já ocorridos nos últimos anos no legislativo, como a presença da Polícia Militar em várias sessões da Câmara demonstra que as coisas não andam bem, mas que ainda tem margens para piorar.
O respeito pelas instituições e pelas pessoas que momentaneamente detém alguns cargos – seja no executivo ou legislativo, já seria um bom começo. Oposição e pensamento contrário são naturais e salutares para nosso sistema democrático, mas atitudes inconseqüentes que extrapolam a razoabilidade só prejudicam o município.

Projeto leva alunos da EMEB “Vinício Spessoto” a conhecerem a vida no campo

No mês de setembro, a EMEB “Vinício Spessotto” realizou duas atividades do projeto “Escola na Comunidade”, que procura aproximar os educadores com às famílias dos alunos, por meio de visitas pelos bairros e residências.
De acordo com a diretora Neide Giacomini de Moraes, junto com professores e funcionários da escola, os estudantes visitaram o Sítio Recreio, do pai do aluno João Pedro Mantovani, e o Sítio da Barra, do pai de André Luís Aparecido Mantovani. “As crianças aproveitaram muito o passeio, andaram pelos sítios, conheceram a maternidade dos porcos, local onde puderam pegar os filhotes. Foram ao pomar, onde observaram diferentes tipos de árvores frutíferas, viram as galinhas e vacas. Puderam conhecer a casa dos amigos, o engenho, tomaram garapa, ganharam cana e viram os pintinhos. Essas visitas foram muito produtivas para a interação dos familiares com o ambiente escolar”, disse a diretora.
A diretora da EMEB “Vinício Spessotto” aproveitou para agradecer aos pais dos alunos João Pedro e André pela calorosa acolhida. “Foi um dia muito rico com aprendizagens e fortalecimento de vínculos, onde todos puderam aprender e brincar em contato com a natureza e junto com os amigos, finalizou Neide.

PAGEDI inaugura a “Brinquedodonto”

Em parceria com a Prefeitura, o Programa de Assistência a Gestante e ao Desenvolvimento Infantil (PAGEDI), desenvolvido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, inaugurou nesta terça-feira, 27, no Centro Municipal Odontológico, no Jardim São Roque, a “Brinquedodonto” - uma sala de espera com espaço recreativo para as crianças que fazem tratamento odontológico, principalmente da zona rural.
De segunda a sexta-feira, o Centro Odontológico atende 36 crianças, sendo que 18 delas no período da manhã e 18 à tarde. Elas ficam esperando todos serem atendidos até que o transporte cedido pela Prefeitura possa levá-los de volta às fazendas.
A inauguração contou com a presença de muitas crianças, do presidente da ONG Sorria, o médico Antônio Teixeira Filho, membros da ONG, José Maurício Fontana e José Ricardo Andreata, a secretária executiva do PAGEDI, Ana Vera Maschietto Braghiroli, os secretários de Saúde, Educação e Agricultura, Irene Rondinelli Muradi, Rita de Cássia Zanetti Manzoni e Felipe Quessada, a diretora administrativa do SOS, Maria Isabel Tessari, e as dentistas Maria Rita Gonçalves e Lilian Molfi de Lima. Alguns pais e profissionais do Centro Odontológico também estiveram na inauguração. O prefeito João Luís Cunha não pôde comparecer, pois tinha compromissos anteriormente agendados.
Segundo a secretária executiva Ana Vera, a Brinquedodonto foi criada para proporcionar momentos de distração, educação e interação com as outras crianças. “A intenção foi de tornar o local mais atrativo e prazeroso possível. O espaço oferece livros, brinquedos educativos, fantasias, massinhas para modelar, pinturas, tintas guache, vídeo, televisão, músicas, entre outros. Além disso, uma monitora irá oferecer atividades recreativas como contos de histórias e teatro com fantoches.”, disse Ana Vera. Além da Brinquedodonto, o PAGEDI pretende criar mais quatro espaços semelhantes, um nos PSF’s da Vila Formosa, Cassucci e Vale do Redentor e na Pediatria do Centro de Saúde

PAGEDI
Em 2009 o prefeito João Luís Cunha assinou convênio com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal tornando o município parceiro do programa que possibilitou a criação do PAGEDI, proposta que tem por finalidade melhorar a atenção do município às crianças, de zero a três anos, em diversas áreas.

São José terá base do SAMU com duas ambulâncias

Depois de muito empenho, o prefeito João Luís Cunha assinou na última semana o convênio para o gerenciamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A conquista veio seguida da informação da retomada das obras da Base do Corpo de Bombeiros na sede do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), localizado na avenida Brasil. A previsão é que ambos comecem a funcionar a partir da segunda quinzena de dezembro. De acordo com a Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços, o projeto de readequação do prédio do DER deverá passar por modificações para que também possa colher o SAMU. O convênio foi celebrado com o Consórcio de Desenvolvimento Regional (CONDERG) e está previsto todo o gerenciamento do serviço, desde a seleção e a contratação dos funcionários até a elaboração das normas e rotinas administrativas da equipe que irá compor este serviço. A Central de Regulação do SAMU (sede) ficará em São João da Boa Vista, mas de todas as cidades que assinaram o convênio, apenas São José terá uma base, com duas ambulâncias a disposição da população. A base rio-pardense terá uma Unidade de Suporte Avançado (ambulância), que contará com um médico, um técnico de enfermagem e o motorista. Também terá uma Unidade de Suporte Básico, com técnico de enfermagem e motorista. A base do SAMU, na cidade, será instalada na sede do Corpo de Bombeiros. Com a base do SAMU sendo instalada junto a base do Corpo de Bombeiros, o atendimento chegará com mais agilidade à vítima, atendendo ao componente assistencial da rede de atenção as urgências.
Ele custará para ao município, em média, de R$ 1 por habitante, totalizando cerca de R$ 55 mil mensais. Valor irrisório se comparado ao atendimento e socorro de vítimas acidentadas.
Segundo o diretor administrativo da secretaria de Saúde, Celso Rubens Cardoso, infelizmente, a maioria das sequelas de vítimas de acidentes são agravadas durante o atendimento pré-hospitalar e com o SAMU, os acidentados terão um melhor atendimento, já que serão atendidos por profissionais capacitados.
Rede - Com as novas conquistas que deverão estar em funcionamento ainda este ano, São José do Rio Pardo irá concluir um sonho que há anos erá almejado. A criação de uma rede de atendimento de emergência clínica e traumática. “Junto com o trabalho do Pronto Socorro, que já é referência na região, os serviços que serão prestados pelo resgate dos Bombeiros e pelas ambulâncias do SAMU, darão maior garantia na qualidade no atendimento de possíveis vítimas. cionários especializados com enfermeiras e técnicos de enfermagem.
Isso sem contar a equipe de cirurgião, neurocirurgião, ortopedista. “Temos uma equipe que nenhuma outra cidade da região tem”, disse o diretor.
Celso também lembrou do trabalho preventivo que o secretário de Segurança e Trânsito tem realizado nas escolas e creches do município. “Uma ação importantíssima de educação e prevenção de acidentes, principalmente com crianças. Isso faz parte da rede de prevenção e atenção da saúde”.

O SAMU irá atender pelo telefone 192.

Diretor da FEUC fala sobre a construção do campus em programa de rádio


O diretor da FEUC, professor Marcos De Martini, durante 
a gravação do programa “Em Dia com a Prefeitura”
São José e de toda região passaram pela FEUC. “Ela está há 47 anos formando professores, coordenadores, diretores e supervisores de ensino. Essa contribuição direta com o setor educacional tem feito com que as escolas públicas e particulares tenham um bom desempenho. Temos escolas municipais participando de programas de grande impacto nacional e escolas estaduais e particulares apresentando resultados positivos.”
Para ele, uma cidade que possui uma faculdade de qualidade se diferencia das outras, pois ela representa o clímax do processo educacional. Tudo começa na base, com as creches, com a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já o ensino superior significa a concretização de um processo educativo completo. “E São José pode se orgulhar disso, pois possui uma faculdade comprometida com a educação e formação da população de nosso País”.
De Martini explicou que aos poucos os problemas da instituição estão sendo superados. Falou que em algum momento da história da Faculdade a direção ficou focada em problemas caseiros, deixando em segundo plano os outros, maiores, que foram surgindo. “Por isso, desde 2009 optamos pela busca de apoio para que a nossa cidade, nossa região, continue tendo uma faculdade de qualidade.”
Ele mencionou o importante trabalho iniciado pelos seus antecessores, Isabela Custódio Talora Bozzini e Ary Menardi Junior que deram início a este processo. “No caso da Isabela, mesmo não estando mais na Faculdade, ela tem se colocado a disposição e nos auxiliado. Ela e o professor Ary, atual vice-diretor, contribuíram e estão contribuindo muito para este momento favorável e importante para a FEUC”.

Festa na FEUC
Para comemorar a conquista, no dia 6 de outubro, no Salão Nobre da FEUC, será realizado o lançamento da licitação para a construção do campus. Na ocasião estarão presentes o prefeito, João Luís Cunha e os técnicos da secretaria de Planejamento Obras e Serviços. “O evento foi a forma que encontramos para compartilhar com os alunos e com todo corpo docente está conquista, que é de todos”.
Mas os trabalhos não param. A direção da Faculdade, já está em negociação com o Instituto Federal de São Paulo para estabelecer parcerias a fim de se criar cursos à distância ou talvez até uma encampação. “Há um sonho de se tornar a Faculdade em uma Instituição Federal. As conversas com a direção do Instituto Federal têm sido positivas. Temos contado com apoio do deputado Paulo Teixeira, para tentar trazer uma instituição pública para nossa cidade transformando a FEUC em um instituto Federal ou até uma extensão de uma universidade Federal.”

Os cursos
A partir de outubro a FEUC dará início a divulgação do processo seletivo de 2012. A instituição oferece cursos de licenciatura de Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia, História, Letras (com Habilitação em Português, Inglês ou Espanhol), Artes e Geografia. “Oferecemos cursos de qualidade com preços acessíveis, além disso, temos descontos especiais que favorecem os alunos que pagam suas mensalidades em dia. Possuímos uma grande quantidade de especialistas, mestres e doutores, o que garante o ensino de qualidade aos nossos alunos”.
Em relação as possibilidades de emprego na área de licenciatura, De Martini disse que são muito boas. “Nos últimos anos, muitos jovens deixaram de optar pela carreira de professor e passaram a buscar outras alternativas, o que fez com que hoje se tenha um grande número de vagas, tanto na rede municipal e estadual, quanto na rede privada. O que de certa forma aumenta a garantia de emprego para quem hoje está se formando”.
No entanto, para dar outras opções para quem queira estudar na FEUC, a direção decidiu buscar novos cursos. “Já entramos com pedido no Conselho Estadual de Educação para a implantação de Engenharia de Produção, bacharelado em Administração e dois cursos de tecnólogos, com duração de dois anos. São cursos rápidos, mas com diploma de nível superior”.
Marcos De Martini finalizou dizendo que é uma alegria ver os alunos concluindo os cursos e já começando a lecionar, outros optam pelo mestrado. “As chances no mercado de trabalho são grandes. O nível de empregabilidade é alto para um profissional de qualidade. Está faltando professores na rede, profissionais bem formados. Já temos alunos no terceiro ano dando aula, isso traz um amparo financeiro razoável para quem ainda está estudando. E, uma vez formado, a possibilidade de emprego é ainda maior”.

Paulo Teixeira criticou o elitismo do PSDB e chamou o partido de defensor dos banqueiros e dos milionários do país

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira, criticou na noite de sexta-feira, 28, o elitismo do PSDB e chamou o partido de “defensor dos banqueiros” e dos milionários do país. Em intervenção no plenário, ele questionou a postura tucana refratária à discussão sobre novos tributos, com o aumento do imposto dos ricos, como tem ocorrido na Europa e nos Estados Unidos.
“Os tucanos não querem discutir a existência, no Brasil, de um sistema tributário injusto, que é mole com os detentores de grandes fortunas, os banqueiros e os que têm grandes patrimônios, mas prejudicial à classe média e aos pobres”, comentou Paulo Teixeira.
Ele lembrou que os pobres pagam mais impostos proporcionalmente à renda que têm do que os ricos, numa inversão total dos valores. Um dos motivos é que a arrecadação tributária é feita por meio de impostos indiretos, que incidem sobre o consumo e são embutidos nos preços. ” A tributação brasileira incide sobre o consumo e quem consome são os pobres, que comprometem 30% da sua renda em impostos, e não sobre renda e sobre o patrimônio dos ricos, que pagam 10% da sua renda”, disse o Teixeira.
O líder do PT também rebateu a instrumentalização que os tucanos tentam fazer a respeito do histórico problema de corrupção no País. Ele lembrou que o governo Dilma Rousseff- como fez o do ex-presidente Luiz Inácio Lula das Silva - tem-se empenhado no combate à corrupção. Em contrate, lembrou o líder, o governo tucano de São Paulo, às voltas com inúmeras denúncias de desvios de recursos, superfaturamentos e outras irregularidades, não enfrenta o problema .
“O PSDB tem que apurar as irregularidades e escândalos ali no seu governo do Estado de São Paulo antes de vir aqui com uma vassoura na mão, ressuscitando o moralismo do Jânio Quadros, da velha UDN”, disse o líder. Lembrou também que o governo tucano de Minas Gerais está igualmente envolvido em denúncias de irregularidades, além de uma política de baixa remuneração que levou professores estaduais a uma greve de quatro meses.
Ele lembrou os tucanos estão tão perdidos que até uma pesquisa interna encomendada pelo PSDB mostra que a presidenta Dilma Rousseff seria eleita em primeiro turno, se as eleições fossem hoje. ” Ela cresceu na intenção de votos e na aprovação junto ao eleitorado e junto à sociedade brasileira”.
O líder observou que, na contramão da Europa e dos EUA, que já perderam 20 milhões de empregos, o Brasil gerou neste ano mais de 1,4 milhão de postos de trabalho. “Enquanto os EUA vivem uma recessão e o crescimento na Europa é negativo, o Brasil cresce”.
Teixeira conclamou os tucanos e outros partidos de oposição à responsabilidade, para que se possa construir um Brasil desenvolvido tecnológica, econômica e socialmente.

“Emprega São José”

Com a intenção de mudar a política do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o prefeito João Luís Cunha fará na próxima terça-feira, 4, o lançamento do “Emprega São José” um programa que pretende identificar novos postos de trabalho em São José do Rio Pardo. O ato será realizado às 16h, no Mercado Cultural. Segundo o prefeito, com a nova realidade de são José em relação a um dos maiores projetos da cidade – o tratamento de esgoto, há a necessidade de preparação de mão de obra, mas também de intensificação do trabalho de identificação de postos de trabalho nas empresas locais. O “Emprega São José” terá equipe ampliada a partir do quadro do PAT para bater na porta das empresas industriais, comerciais e de serviços, identificando as vagas existentes para acelerar o contato entre elas e a mão de obra disponível na cidade. No campo de recursos humanos, o programa irá procurar aprofundar as informações sobre o perfil do trabalhador, para facilitar sua indicação a determinada vaga. Trata-se de aplicação de técnicas mais profissionais do que as hoje aplicadas ao setor.

Bombeiros e SAMU deverão entrar em funcionamento ainda este ano

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Posto do Corpo de Bombeiros: duas conquistas importantes da Prefeitura de São José do Rio Pardo que deverão entrar em funcionamento ainda este ano, na segunda quinzena do mês de dezembro. A intenção da atual administração é que as duas bases sejam instaladas nas dependências do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), localizado na avenida Brasil. A assinatura do convênio para o gerenciamento do SAMU aconteceu na última semana, já a implantação do Corpo de Bombeiros está dependendo apenas do término das adequações do prédio do DER para que comesse a funcionar.
Segundo informações do secretário de Planejamento, Obras e Serviços, Marco Aurélio Feltran, as obras para a instalação da Base de Bombeiros serão retomadas na próxima semana. A informação sobre o início dos serviços foi passada na manhã desta segunda-feira, 26, durante reunião entre o prefeito João Luís Cunha e os oficiais Vinicius Zampolo, 1° Tenente e Comandante do Posto de Mogi Guaçu, e Marcelo Sartori, Subtenente do Posto de São João da Boa Vista.
De acordo com o secretário, o projeto inicial deverá sofrer algumas alterações para que no local também receba o SAMU. “A obra contempla a adequação de dois prédios, um com a reforma já em andamento, e a construção de uma cobertura para proteção dos veículos. Estão previstos para os Bombeiros um caminhão, uma viatura de resgate e um carro para trabalho administrativo. Já o SAMU de São José terá uma Unidade de Suporte Avançado (ambulância), que contará com um médico, um técnico de enfermagem e o motorista. Também terá uma Unidade de Suporte Básico, com técnico de enfermagem e motorista.
Segundo João Luís, em pouco tempo a cidade terá o que há de melhor em resgate e salvamento. “Assinamos o convênio com o CONDERG para a implantação do SAMU em São José, agora, após a informação de que o DER liberou o segundo prédio para o início das adequações do local, definimos com os oficiais da corporação do Corpo de Bombeiros a retomada dos trabalhos para a criação da base de São José do Rio Pardo”.
De acordo com o prefeito, é inegável a importância dos Bombeiros para qualquer cidade. Onde existe a Corporação, o grau de segurança da população é maior. Pois, além dos incêndios, ela auxilia na prevenção de tragédias, incêndios e na assistência médica de emergência, além da fiscalização de prédios e edifícios, locais de festas, controle de inundações e resgate de vítimas de acidentes em lugares de difícil acesso. Segundo informações do Subtenente Sartori, a intenção é criar no município um Centro de Treinamento de Mergulho. “São José, diferente das demais cidades da região, possui uma grande quantidade de água concentrada em açudes, represas e nos rios Pardo e Fartura. Em razão disso, o número de afogamento acaba sendo maior que em outras cidades. No entanto, está característica dá condições para que se realizem treinamentos. O futuro Posto de São José do Rio Pardo já possui equipamentos de mergulho, inclusive os tubos de oxigênio, doado pela Cargil”.
O tenente Zampolo informou que a previsão é que a futura base realize cerca de mil atendimentos por ano entre atendimento terrestre, aquático, incêndio, resgate, proteção de local, dentre outros.
“Além da ação direta, não podemos nos esquecer da parte administrativa e preventiva, que são de extrema importância para qualquer município. Realizamos trabalhos preventivos contra incêndio e análise técnica para edificações. Em razão deste trabalho preventivo, quando se tem Bombeiros em um município o número de risco com acidentes e incêndios são menores do que em cidades que não possuem o Posto”, disse o Tenente.

PSF’s e UNIP se unem para arrecadação de brinquedos

No domingo, 2, a partir das 13h, o Programa Saúde da Família (PSF) do bairro Carlos Cassucci e estudantes do curso de Pedagogia da UNIP de São José do Rio Pardo estarão realizando o 3º Agita Criançada - uma festa em comemoração ao Dia da Criança, na Quadra da EMEB “Stella Maris Barbosa Catalano” (CAIC).
De acordo com a enfermeira responsável pelo PSF, Andrea Estevam Duarte, o objetivo da festa é arrecadar o maior número de brinquedos para serem entregues às crianças carentes do bairro. “Alguns brinquedos já foram arrecadados no comércio local e estão guardados para o dia da entrega”. O Agita Criançada terá concurso de desfile com as crianças do bairro, gincanas, concursos de desenhos, pipocas e algodão doce e apresentação de bandas e danças.
Ainda como parte do projeto, na quinta-feira, 29, os organizadores do 3º Agita Criançada realizaram uma noite de pagode na Cachaçaria Santo Mé com a presença do grupo Só de Brincadeira Pagode & Cia. Os ingressos foram vendidos a R$ 5,00, e com o valor arrecadado serão comprados novos brinquedos para as crianças. “É importante que a população participe da festa, pois além de fomentar a integração do bairro, ela irá beneficiar muitas crianças do município”, disse a enfermeira.

Circuito Cultural Paulista apresenta show de samba em São José

São José do Rio Pardo recebe mais uma atração do Circuito Cultural Paulista. Desta vez trata-se do show “Chico Mendes em… Samba Salada Mista”. Ele estará sendo apresentado na Fábrica de Expressão, na sexta-feira, 7, a partir das 20h, com entrada franca e censura livre. No entanto, os interessados devem retirar seus ingressos na secretaria da Fábrica de Expressão, localizada a rua Francisco Glicério, nº 64.
Chico Mendes é cantor, compositor, produtor e arranjador musical. Neste show, ele canta a o repertório de três dos maiores ícones do verdadeiro samba: Noel Rosa, Ataulfo Alves e Clara Nunes, por isso o título do espetáculo é Samba Salada Mista. Acompanhado do Grupo Sambachoro, Chico Mendes empresta a sua voz marcante ao samba em grande estilo.

Delegação da terceira idade participa dos Jogos Regionais em Araras

A delegação dos atletas da terceira idade de São José do Rio Pardo partiu para a cidade de Araras, nesta quarta-feira, 28, para participar da 15ª edição dos Jogos Regionais do Idoso (JORI). Os JORI tiveram início na quinta-feira e segue até o domingo, 2, de outubro. Entre atletas e monitores, são 60 pessoas que estão disputando as modalidades de atletismo, bocha, buraco, coreografia, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis de mesa, truco e vôlei adaptado. Os rio-pardenses só não vão disputar damas e xadrez.
Além do transporte dos competidores, a Prefeitura disponibilizou veículo para levar os colchões até a cidade sede dos Jogos. O responsável pelo grupo, Messias José dos Santos, viajou na segunda-feira, 26, para Araras para se reunir com os coordenadores das outras delegações.
De acordo com os organizadores do evento, cerca de três mil atletas de 43 municípios do Estado estão participando desta edição. A abertura aconteceu às 10h, desta quinta-feira, 29, no Ginásio de Esporte “Nelson Rüegger”, com a presença da primeira-dama do Estado, Lu Alckmin.
Cada delegação está alojada em um das 21 escolas disponibilizada pela Prefeitura de Araras e também pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Antes de embarcar, a rio-pardense, Leonor Romeiro Moltini, 83 anos, disse estar ansiosa para sua apresentação nos Jogos. Ela estará participando da dança “A ciranda da rosa vermelha”, juntamente com outras 11 mulheres. Já Hortência Schiavon de Oliveira, disse que era a primeira vez que participava dos Jogos e afirmou que iria fazer bonito em Araras para representar muito bem a cidade. Além dos atletas, e do responsável Messias, estarão com o grupo rio-pardense o massagista José Rubens, e os monitores Celina Ferracioli e Antônio Ferraz.

Logosofia: Ética e Etiqueta

Uma das primeiras lições que se estuda numa Escola de Adiantamento Mental é que não há evolução sem ética. E que essa ética não é etiqueta, parecer polido, educado, simpático, ao invés de sê-lo verdadeiramente. Ser ético é ser humano na verdadeira acepção da palavra; ser capaz de valorizar a vida de relação como uma lição para o aprendiz que pretende aperfeiçoar-se, completar-se. O ser humano é uma figura plena de possibilidades, mas incompleto. Desde o instante do nascimento para este pequeno mundo chamado Terra tem a grande oportunidade de completar-se, de aperfeiçoar-se. E nesta aventura grandiosa, epopéia magistral na qual poderia transformar a existência, tem a ilimitada possibilidade de aprendizado na convivência com os seus semelhantes, pais e irmãos, depois com os amigos da infância e da adolescência, a família, os filhos, os colegas de trabalho, a sociedade. Há tanto que aprender com os outros e um pouquinho para ensinar também.
Dar muito de si e não esperar nada dos outros talvez seja uma fórmula de felicidade, de sabedoria. Podemos aprender com todos, mesmo com aquele que não é muito simpático. É fácil dizer: “Aquele me incomoda, não quero vê-lo mais.” O que incomoda não é o outro, senão algo dentro de nós que está de cabeça para baixo. Não queremos tolerar nada dos outros, mas queremos que todos tolerem tudo de nós. Não há maior escola que a vida de relação. Aquele que nos incomoda é o melhor professor que pode nos ensinar a olhar para nós mesmos e analisar os nossos aborrecimentos. Grande mestre do qual nos afastamos por nossa incompreensão.
Sim, não há evolução sem ética; e um dos princípios dessa ética deveria ser enfrentar os fantasmas interiores que nos afastam das pessoas que nos incomodam. A adversidade é uma grande mestra; esses incômodos deveriam ser também. Quantos projetos e vidas perdidos por aborrecimentos inúteis! Quanta incompreensão! Quanta perda de tempo! Por que o homem não se encontra? O que lhe falta para completar a sua figura?
Numa conferência pronunciada em Montevidéu há muitos anos, o pensador González Pecotche afirmava: “Isto sucede com todos; sejam ricos ou pobres, bonitos ou feios. Uns têm o que a outros falta; e o que para uns falta, outros têm. E a grande questão reside no seguinte; ninguém quer dar ao outro o que tem, porque pretende que o que tem é melhor que o que lhe falta e o outro tem. E neste labirinto de comparações dos fragmentos humanos é onde se encontra a maior causa das dissensões, e, por sua vez, de onde parte a equivocada posição de todos os seres, sem exceção, o que se poderia definir com uma só palavra: incompreensão”.
Assim, uma nova ética implicaria uma revolução comportamental, equanimidade no juízo dos próprios valores e nos dos demais para ser mais humano, menos pretensioso; saber olhar, ouvir, melhor julgar, para poder evoluir. Mas não basta querer bem conviver, senão saber.
Conhecer o que dificulta o bom relacionamento e procurar mudar a conduta, os pensamentos que dificultam aquela arte: impaciência, brusquidão, indiscrição, irritabilidade e intolerância devem ser transformadas nas virtudes necessárias como a paciência, a contenção, a discrição, a temperança e a tolerância. A grande oportunidade que se tem na vida, agrega o pensador, é a de conviver. E nela, outras duas: não molestar os outros e não se deixar molestar. Não é fácil, nem impossível. É necessário querer e aprender com quem tem o que ensinar. Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo, disse certa vez um célebre hindu. O outro deveria ser para nós um espelho, nossa imagem refletida mostrando-nos como não deveríamos nos comportar ou nos dando um exemplo a seguir. O outro é muito importante; mesmo o inimigo que prova a têmpera de nosso espírito. Quem não quer ter inimigos, melhor seria que não tivesse nascido, escreveu certa vez o pensador. Inteligência pressupõe boa convivência. A ética se fundamenta na moral construída a partir do cultivo de bons sentimentos: gratidão, amizade, generosidade. Ser grato por existir, generoso ao ensinar o que se aprendeu, e amigo.
Como bem escreveu Emerson, a melhor forma de ter amigos é ser amigo. A ciência do aperfeiçoamento consiste na prática constante de princípios superiores que preservem a espécie através do cultivo de pensamentos e sentimentos que elevem o homem a níveis superiores de consciência. Neste sentido, a convivência é um campo experimental de inestimável valor. Quem não convive não vive.

Segunda sem carne

Já não é novidade que as pessoas estão buscando alimentar-se de maneira melhor. Não só as preocupações com o organismo, mas também as preocupações com o planeta e o mundo em que vivemos é um dos assuntos mais discutidos em toda a atualidade. E claro que parte dessa reflexão recai sobre os hábitos alimentares. Por isso, a SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, em parceria coma Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, está lançando nos dias 1 e 2 de Outubro, a Campanha Segunda Sem Carne 2011.
O objetivo é fazer com que pessoas que consumam carne, deixem de lado esse hábito ao menos um dia da semana, optando assim, por outros alimentos. Desta forma, todas as segundas, se cada pessoa deixar de consumir qualquer tipo de carne (de frango, peixe, porco ou bovina) haverá uma mudança significativa no planeta e na qualidade de vida. A Campanha Segunda Sem Carne começou em 2003, nos EUA e a cada dia novas cidades, instituições e personalidades aderem e dão apoio a esta iniciativa que visa difundir amplos e duradouros benefícios para pessoas, para os animais e para o planeta. Hoje, o evento já está presente em São Paulo, Curitiba, Niterói e Recife. Em Outubro, Osasco também entrará no circuito das cidades que recebem a iniciativa, seguida de Belo Horizonte, além das cidades, ainda em negociação, de Mogi das Cruzes, Piracicaba, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus.

RÁPIDAS, CURTAS E GROSSAS...

EMÍLIO ANTÔNIO DUVA

Ufa, primeiro de outubro. O tempo voa. Estamos com pressa, então vamos lá. Zeca Pagodinho: “Cerveja quente e mulher gelada são as duas maiores merdas que existem...” Noel Clarasó (1905-1985, escritor espanhol): “Um político pensa nas próximas eleições; um estadista, nas próximas gerações.”
Neste festival do Rock, no Rio, O Ministério da Saúde montou um stand para coleta de sangue. Resultado: De 104 pessoas examinadas, constou um caso de AIDS. Deduze-se que se comporta 100.000 pessoas lá por noite, então teremos umas 1.000 com o bichinho da goiaba. É, pode ser. Dias desses em pleno vôo São Paulo-Rio, a aeromoça anunciou que o avião pousaria no “Aeroporto do Santos Dumont”. Um passageiro levantou-se e a corrigiu, dizendo-lhe: Embora Santos Dumont fosse de família rica possuidora de uma imensa fazenda de café, ainda assim a família Dumont não o tinha comprado.
Álvaro Dias criticou veementemente Dilma Roussef pelo seu discurso na ONU em defesa da libertação da Palestina. Nosso FHC elogiou-a, ressaltando que como ex-presidente, fazendo parte do Conselho daquela entidade, concorda plenamente. E agora, como fica a panela do PSDB? A conferir alguns puxõezinhos de orelha... O gaúcho delegado-federal José Mariano Beltrame, digníssimo Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, e sua belíssima esposa RITA solicitam a Chico Buarque que se mude algumas palavras da musica “Meu Guri”. Ora, ora, ora embora as UPPs solucionaram alguma coisa por lá, a mensagem musical da obra continua ATUAL. Bem contemporaneíssima para os dias violentos de hoje. Alô Secretário, que é isso mermão?
Cá pra nós, as presenças de Ronaldo, R9, e Adriano no Pacaembu, em jogos do timão, mais se parecem lutadores do grotesco MMA. Nosso vice-presidente deste imenso continente anda bem estressado com a futura publicação das fotos de sua cunhada na revista Playboy (já para este mês de outubro). Piadinhas por parte de coleguinhas no Palácio do Planalto, o deixa constrangido. Diante do fato, e aproveitando a chegada da presidenta dos EUA, ELE VOA PRA LÁ, para descansar... Ahhhh... o poder. Que farra não? Semana que vem... tem mais...

Imprensa contra ex-presidente Lula

Não pode passar batido um dos momentos mais patéticos do jornalismo brasileiro. Acredite quem quiser, mas órgãos de imprensa brasileiros como o jornal O Globo mandaram repórteres à França para reclamar com Richard Descoings, diretor do instituto francês Sciences Po, por escolher o ex-presidente Lula para receber o primeiro título Honoris Causa que a instituição concedeu a um latino-americano. A informação é do jornal espanhol Pagina/12 que, através da repórter Deborah Berlinck, chegou a fazer a seguinte pergunta: “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso, seu antecessor, para receber uma homenagem da instituição?”. Descoings se limitou a dizer que o presidente Lula mudou seu país e sua imagem no mundo. Que o Brasil se tornou uma potência emergente sob Lula. E que por ele não ter estudo superior sua trajetória pareceu totalmente “em linha” com a visão do Sciences Po de que o mérito pessoal não deve vir de um diploma universitário.

Alunos da FEUC, de Maria Fumaça, em Jaguariúna


Alunos do curso de História e de Ciências Biológicas da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) estiveram no último dia 18 de setembro, visitando as cidades de Pedreira e Jaguariúna. O passeio começou por Pedreira, no período da manhã, com visita aos artesanatos de porcelana, alumínio e cerâmica. Em seguida, eles seguiram para Jaguariúna, onde embarcaram em uma Maria Fumaça sentido a Estação de Anhumas, em Campinas. O trajeto durou aproximadamente quatro horas.
A locomotiva à lenha continha seis vagões de passageiros, sendo um deles restaurante. Durante o trajeto havia serviço de bordo, ferromoça, além da participação de grupo musical cantando musicas sertanejas de raiz. Segundo a professora Ana Lúcia Porfírio, o trecho entre Jaguariúna e Campinas é mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o trem já serviu de cenário para a gravação de novelas Sinhá-Moça e Terra Nostra, especiais, filmes (Chico Xavier) e propagandas.