Ano VI - Edição 139 - São José do Rio Pardo - SP - 03 de outubro de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes!!!!

Caetano Cury e o Cirquinho da Política

Tirinha Selecionada no Salão de Humor de Piracicaba 2009


Palestra do Ministro Paulo Vannuchi abre Ciclo de Estudos Euclidianos


O Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, estará em São José do Rio Pardo na próxima segunda-feira, 5, participando das atividades da 97ª Semana Euclidiana – ano do centenário do escritor Euclides da Cunha.
O evento deste ano começa neste sábado, 3, e segue até o dia 11, ele homenageará a euclidiana e ex-diretora da Casa de Cultura Euclides da Cunha Helena Sakae Osakabe e o professor Ivo Vannuchi, que durante muitos anos foi palestrante do Ciclo de Estudos Euclidianos.
Na segunda, às 15h, Vannuchi fará palestra oficial de abertura do Ciclo de Estudos Euclidianos. Em seguida, ele participará da cerimônia de descerramento da foto do Professor Laércio Barbosa, na Casa de Cultura e Cidadania, no Vila Verde, patrono da Casa. O evento está marcado para as 17h30, terá ainda uma apresentação dos alunos da Casa ao Ministro. Paulo Vannuchi é mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo e ex-diretor do Instituto Cidadania. Foi preso político durante o regime militar e atua no PT desde a fundação, em 1980.
Em seis meses de atividades, a Casa de Cultura e Cidadania “Prof. Laércio Barbosa” já atende cerca de 800 crianças e adolescentes, entre seis e dezessete anos. A Casa, que foi inaugurada em novembro do ano passado, é um projeto social executado pela H. Melillo, patrocinado pela AES Tietê e conta com a parceria da Prefeitura de São José do Rio Pardo, a qual cedeu o espaço físico para o projeto. A atual administração já executou um prédio (segundo módulo) e executará o segundo (terceiro módulo) até dezembro, o que dobrará o número de crianças e adolescentes atendidos, sendo 1.600 pessoas em 2010. O prefeito João Luís Cunha destacou que a atual administração recebeu o projeto da Casa de Cultura sem funcionamento, porém, este já está funcionando desde março. “Além de colocar para funcionar, também aperfeiçoamos com carinho este Projeto em razão de seu grande alcance social. Estamos empenhados no sucesso de tudo o que é bom para o povo rio-pardense, independentemente de onde vem ou criou o projeto”, ressaltou o prefeito. As aulas na Casa começaram em março deste ano. De acordo com a diretora, Nicole de Oliveira, a Casa oferece sete linguagens (circo, dança, música, artes visuais, artes digitais, área livre, sala de projeto) e uma modalidade esportiva (ginástica artística). Cada criança ou adolescente pode escolher duas destas linguagens. As atividades acontecem duas vezes por semana. Cada aula tem a duração de uma hora e meia, com 30 minutos de intervalo. O Projeto funciona de segunda à sexta-feira. Os alunos participam das atividades no período oposto ao período de aula. Também são oferecidos dois lanches, reforçados, um na entrada e outro no intervalo das aulas.
“O nosso objetivo é a transformação social. Aqui eles aprendem a conviver em sociedade, além de noções de preservação ao meio ambiente, como o uso consciente da água e energia elétrica, reciclagem do lixo, etc. Nós já sentimos os resultados dos nossos trabalhos. Percebemos uma grande melhora no comportamento dos alunos, inclusive sentidas pelos próprios professores das atividades e também pelos pais que afirmaram que os filhos tiveram uma mudança positiva no comportamento familiar. A intenção do projeto é exatamente essa: ensinar o comportamento cidadão como forma de relacionamento pacífico, o que acaba refletindo positivamente em todos os lugares que essas crianças e adolescentes estão”, explicou a Diretora.

Corredores estarão em Descalvado neste domingo


Mesmo contundido, Luis Carlos de Oliveira terminou a prova em Poços de Caldas

Os atletas rio-pardenses da equipe Loucos por Corrida não param de competir. No último dia 27 eles estiveram, novamente, na cidade de Poços de Caldas, participando da 21ª Prova Integração Dr. Pedro Afonso Junqueira. Os 10 Km de percurso exigiu dos 350 inscritos, muito preparo físico e experiência.
Na classificação geral os rio-pardenses tiveram o seguinte desempenho: José Roberto Lopes ficou na 57ª posição, Luis Fernando Pereira de Jesus na 80º, Filipe Augusto Pereira de Jesus 90ª e Luiz Carlos de Oliveira na 94ª. Vale ressaltar que o corredor Luís Carlos teve problemas musculares que acabaram atrapalhando seu desempenho na competição e por duas vezes teve que caminhar para conseguir concluir o percurso.
Neste domingo a equipe volta às ruas novamente. Desta vez eles estarão na cidade de Descalvado participando a Primeira Volta Unicastelo Descalvado. Serão 9 Km de percurso. A largada será às 9h do Ginásio de Esportes Oswaldo Cardoso.
A equipe Loucos por Corrida agradece o apoio que vem recebendo da empresa Construmax. De acordo com os corredores, sem esse apoio, “seria difícil à equipe manter esse ritmos de competições”.

Medula Óssea: doação será realizada no dia 9 no Rotary


Os vereadores Lúcia Libânio e José Antônio Tobias durante o lançamento da campanha na Câmara de São José do Rio Pardo

Na última quarta-feira, 30, na Câmara de São José do Rio Pardo, foi dado início à primeira Campanha de Doação de Medula Óssea no município. A iniciativa é da Ordem Demolay, Bethel - Filhas de Jó, Interact e Câmara Jovem com apoio dos parlamentares do município.
Durante a reunião, coordenada pelos vereadores Ana Lúcia Libânia e José Antônio Tobias, foi definido que até a próxima sexta-feira, 9, quando ocorrerá efetivamente a campanha, os membros dos quatros grupos, em sintonia, dariam início a maciça divulgação nas escolas e faculdades. Foi informado também que vários condutores de carros de som estariam doando, por dia, durante dez dias, uma hora de trabalho na divulgação do evento. A rádio Maria e a Mixagem WebRádio também estão empenhados na divulgação.
A prefeitura também está apoiando a Campanha. “Ficamos honrados em participar dessa campanha tão nobre. Temos a certeza que muitas pessoas irão se cadastrar para ser um doador de medula e, com isso, salvar inúmeras vidas”, destacou o prefeito João Luís Cunha. De acordo com a guardiã do Bethel - Filhas de Jó, Geane Fátima Alcântara Ribeiro, “o objetivo da campanha é conseguir o maior número de doadores possível e conscientizar a população que, por meio de um simples gesto, muitas vidas poderão ser salvas”.

Doações
No dia 9, a Campanha será realizada no Rotary Club, das 7h30 às 12h (doação de sangue) e das 7h30 às 16h (doação de medula óssea). Cerca de 21 pessoas da Unicamp virão à São José para a realização dos cadastros dos doadores rio-pardenses. A Secretaria Municipal da Saúde também cederá nove profissionais para auxiliar na Campanha. Conforme instruções do Hemocentro, os doadores devem ter idade entre 18 e 55 anos e não ter doença infecciosa ou incapacitante. O processo consiste na coleta de 10 ml de sangue que será submetido a um exame para a identificação das características genéticas e incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Caso houver compatibilidade com o paciente que necessita do transplante, o voluntário será comunicado e passará pelo procedimento de doação de medula óssea, um tecido líquido, popularmente conhecido como tutano, que ocupa o interior dos ossos. A medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias.

ENEM foi cancelado

O Ministério da Educação cancelou na madrugada de quinta-feira, 1º, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que seria aplicada neste final de semana em todo o país. Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado.
Segundo reportagem do jornal ‘O Estado de S. Paulo’, que afirma ter tido acesso à prova que seria aplicada, pessoas avisaram o jornal sobre o vazamento e contou ter obtido a prova por meio de funcionários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), organizador da avaliação. Um homem, ainda de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil.

Com candidaturas definidas e chapas montadas, PT dá início ao PED

PROFESSOR BIBO DEVERÁ ASSUMIR A DIREÇÃO DO PT. O ATUAL PRESIDENTE, MIGUEL PAIÃO, PERMANECERÁ NA EXECUTIVA

O Partido dos Trabalhadores deu início ao Processo de Eleições Diretas (PED) 2009. As candidaturas já foram lançadas. Disputam a presidência do Diretório Nacional (DN) José Eduardo Cardoso, Iriny Lopes, Markus Sokol, Geraldo Magela, Zé Eduardo Dutra e Serge Goulart. No estado de São Paulo a disputa ficara entre Misa Boito, Renato Simões, José Carlos Miranda e Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e atual presidente DE.
Em São José do Rio Pardo, Aloísio Calsoni Bozzini, o Professor Bibo, deverá assumir o lugar de Miguel Paião na direção do partido no município. As eleições ocorrerão em novembro em todo o Brasil.
Os deputado estadual Simão Pedro e o federal Paulo Teixeira fazem parte da chapa Mensagem ao Partido, de José Eduardo Cardoso e Edinho Silva. Além dos parlamentares, também estão no grupo quatro ministros do Governo Lula: Fernando Haddad, Educação; Carlos Minc, Meio Ambiente; Paulo Vanucchi, Direitos Humanos; e Guilherme Cassel, Desenvolvimento Agrário.
Podem votar no PED filiados ao partido até o dia 22 de novembro do ano passado. Os locais de votação ainda serão definidos.

Conselho de Educação aprova curso de Especialização em Ciências Ambientais

Depois de conseguir o curso de Bacharelado em Educação Física, a direção da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) foi informada que a Câmara de Educação Superior do Conselho Estadual de Educação aprovou o curso de Especialização em Ciências Ambientais: ênfase em Gestão e Educação Ambiental. A notícia foi comemorada por todos na instituição.
Segundo a diretora Isabela Custódio Talora Bozzini, 2009 tem sido um ano especial e de conquistas para a FEUC. “Os nossos cursos tiveram bons resultados na avaliação do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho de Estudante (ENADE), o curso de Letras, por exemplo, foi o melhor da região. Além disso, conseguimos o Bacharelado para Educação Física, tivemos o compromisso do senador Eduardo Suplicy e dos deputados Paulo Teixeira (federal) e Simão Pedro (estadual) de transferirem, por meio de emenda em 2010, recursos para o início da construção do campus no Jardim Aeroporto, e ainda participamos e ajudamos a promover o primeiro Fórum Social da Mogiana, realizado em maio deste ano”.
De acordo com Isabela, o curso de especialização terá um ano e meio de duração e deverá começar em fevereiro de 2010 com vagas para 40 alunos. Pode participar do curso qualquer pessoa graduada, em qualquer área.
Ainda estão sendo aguardados para este ano a aprovação de outros dois novos cursos e também cursos para formação de tecnólogos. “Estamos dando início a um novo momento da Faculdade onde todos, do município e região, serão beneficiados”, encerrou a diretora.

Município assina convênio de cooperação com Receita Federal

A prefeitura assinou convênio de cooperação técnica com a União, visando o desenvolvimento de programa de cooperação técnico-fiscal dirigido ao aperfeiçoamento do planejamento e execução da fiscalização e cobrança de débitos tributários. A assinatura aconteceu na agência local da Receita Federal, cuja superintendência regional será responsável pela participação da União no acordo. Além do prefeito João Luís Cunha, acompanharam a assinatura o procurador jurídico do Município, Paulo Sérgio Herculano, e a responsável pela agência local da RF, Regina Aparecida Costa Fonseca. O convênio assinado foi o resultado de uma lei aprovada pela Câmara em novembro de 2007, que na época autorizou que a prefeitura firmasse o acordo de cooperação.

Loki – filme sobre Arnaldo Baptista


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Em forma de documentário, o filme Loki – Arnaldo Baptista, de Paulo Henrique Fontenelle, retrata toda a história do músico-líder dos Mutantes.
Gravado originalmente para programa de TV do Canal Brasil, o sucesso iminente o fez seguir rumo à telona, dando oportunidades a todos os antigos e atuais fãs de acompanhar essa interessante história.
Recheado de depoimentos de nomes como Tom Zé, Gilberto Gil, Liminha, Lobão, Sérgio Dias e muitos outros, a obra mostra toda a trajetória do músico, um dos grandes representantes da geração 60/ tropicalismo, não só em termos musicais, mas comportamentais também.
A história procura não deixar nenhum detalhe de fora, mostrando o sucesso de Mutantes, o casamento com Rita Lee, a difícil adaptação pós-divórcio, o uso abusivo de drogas, as diversas internações, a tentativa de suicídio (quando se jogou do quarto andar de um hospital psiquiátrico e sofreu traumatismo craniano), a difícil aceitação do fim do grupo, a depressão, medo, dor, angústia, paranóia e incertezas em que o gênio mergulhou, até sua árdua superação e renovação de atitudes (há quem diga que o que realmente aconteceu, foi seu encontro com a loucura psicótica total).
Mas, louco ou não, ele conseguiu se restabelecer e se acomodar numa vida pacata no interior de Minas, conforme narra o filme.
Para quem conhece e curte, não é novidade o que vou contar, mas o mérito de Arnaldo venha, talvez, da sua grande capacidade eclética para mesclar ritmos como glam rock, rock and roll, boogie-woogie e progressivo, adquirindo um estilo único e incomparável (como sugestão, procurem ouvir o disco Loki?, digno de gênio e primeiro trabalho solo do compositor).
O filme, que concorre na categoria Filme/Doc. Musical do Ano do VMB/09 da MTV, está disponível em salas de cinema e devemos encontrar na net para download.
Uma ótima dica para matar a saudade!

Eu e o Futebol: Um fantástico ponta-esquerda


Emílio Antônio Duva

Cá estamos nos anos 80. O mundo acompanhava, sem internet, mas pelos aparelhos de TV, a queda do Muro de Berlim, o Muro da Vergonha. Vimos pelo cinema os balanços de John Travolta, discotecas frenéticas. Os primeiros casos da Aids secando a fome de seres humanos ávidos pelos bons momentos do sexo. A anistia ampla geral e irrestrita dava as mãos às “Diretas Já” no imenso continente verde, amarelo, azul e branco, e, de todas as cores. O inesquecível João Paulo II sofre o seu primeiro atentado. Quantos agitos, quantos badalos e quantos tiros perdidos a acertados. E para distrairmos de tantas e tantos, a TV Brasileira faz desembarcar por aqui um israelita naturalizado britânico chamado Uri Geller.
O homem-fenômeno entortava e desentortava garfos, facas, e colheres. Atrasava e adiantava em ritmo rápido ponteiros de relógios. Isto tudo à distância. E uma palco de programa televisivo para os lares brasileiros, ele num dom paranormal ou ilusionístico, impressionou a crédulos, incrédulos, ateus e católicos. Sucesso total. E pelos gramados dos campos de futebol, precisamente no Rio de Janeiro, um jovem ponta esquerda do timaço do Flamengo de Zico, Adílio e Rondinelle, maravilhavam a tudo e a todos pelos seus dribles desconcertantes e suas mirabolantes... entortadas. Rapidinho ganha um apelido junto ao seu nome: Júlio CésarJúlio César da Silva Gurjol “Uri Geller”.
Laterais direito e beques centrais foram suas vítimas. E fatalmente os goleiros... Dia destes, ele esteve aqui em São José do Rio Pardo para um foro desportivo, junto com outros colegas. E desta lendária, folclórica e simpática figura conto o seguinte: numa passagem sua com o ex-goleiro Raul, num Mengo e América, numa tarde de sábado no Maracanã, poucas pessoas naquele estádio. Neste dia Júlio César (Uri Geller) estava completamente alienado, fora do compasso, quase sempre de costas para o campo. E o time do Mengão metendo bola para ele, para ver se acordava, se ficava inspirado, enfim, entortava a defesa adversária, fazer suas diabruras...
Terminado o primeiro tempo, Raul chegando à boca do túnel, grita para Júlio César:
- Pôo! Julinho, entra no jogo...
- Raul, nem te conto. A expressão precede uma confidência ao velho companheiro:
- Tem uma garota ali na geral me dando mole, cara. Ela é linda, maravilha, não consigo tirar os olhos... Vou ver se consigo o telefone dela, agora, no segundo tempo...
Coisas do futebol, coisas da vida, que somente os representantes dos Charles Chaplin pode nos proporcionar formidavelmente.

Lars Von Trier incomodou novamente


Marcelo Augusto da Silva

Nessa semana tive a oportunidade de assistir Anticristo, o mais recente filme do genial diretor dinamarquês Lars Von Trier. Envolvido numa atmosfera de expectativa e ânsia em vê-lo, o longa metragem superou muito aquilo do que eu esperava, principalmente ao comprovar que houve graves equívocos divulgados pela imprensa a respeito do filme.
Inicialmente o classificaram como sendo um filme de terror, o qual nem de longe ele chega a ter essa qualificação, trata-se de um drama pessoal ou, no máximo um suspense psicológico. O mais interessante é que o primeiro público que pôde assistir ao filme taxativamente o acusou de violento, sanguinário e “pornográfico”. Depois de assisti-lo cheguei à conclusão de que tudo o que foi dito inicialmente sobre ele partiu de pessoas desqualificadas para falar sobre tal assunto e que também não sabem apreciar um cinema de qualidade como esse, feito fora dos padrões convencionais e distantes dos moldes comerciais hollywoodianos; ou então as críticas negativas vieram pelo fato do diretor colocar o dedo na ferida ao trazer para a tela os mais obscuros sentimentos, medos e angústias do ser humano, atormentando quem o via.
Os próprios jornalistas numa coletiva após a sua exibição em Cannes tiraram o diretor do sério ao fazerem perguntas estapafúrdias, chamando-o nas entrelinhas de insano; sem deixar se envolver pelo que estava sendo dito, ele respondeu às besteiras com o argumento de que ele não faz filmes pensando se as pessoas vão gostar ou não, mas sim pelo fato de realizá-lo como um prazer, e foi mais além afirmando que ele é o melhor diretor do mundo e isso lhe dá o direito de realizar qualquer tipo de obra. Se ele é o melhor diretor ou não é um ponto duvidoso, pois nas artes não há melhores nem piores, apenas aqueles que se destacam mais em determinados momentos ou obras, embora o filme tenha condições de colocá-lo nessa classificação.
Numa estética diferente de outras suas grandes obras como Dogville e Os idiotas, mas tão incômodo quanto elas, Lars Von Trier penetra dessa vez no universo perturbador de um casal cujo filho cai da janela do apartamento enquanto os pais praticam sexo num cômodo distante do quarto do bebê. A mãe, uma escritora que trabalha numa tese sobre a perseguição às mulheres na Idade Média, não suporta a perda e entra num estado de total desespero e depressão, o pai psicanalista tenta recuperar a esposa do trauma com o abandono da medição e fazendo-a embarcar na sua terapia numa cabana isolada localizada num lugar chamado, não coincidentemente, de Éden. Cenas de sexo e de auto mutilação são presentes no filme, porém feitas com o maior grau de requinte e com um propósito, sem chegar ao nível da vulgaridade ou da apelação o que não dá o direto de alguém a ofender ao diretor e sua obra. Intrigante é que os filmes que temos nos cinemas e nas locadoras são recheados de trechos exibindo cenas como essas, contudo com um grande diferencial, pois elas estão ali para atrair a atenção do público, sendo que todos as assistem passivamente, sem nenhum questionamento, e não as encaram como algo fora do normal assim com foi feito em Anticristo. Entendo que as acusações feitas ao diretor nada mais foram do que uma reação do pânico causado pelo diretor que incomodou e abalaram aqueles que se viram diante de uma realidade tão crua exposta na tela.
Quem aprecia penetrar no interior do indecifrável universo humano e assistir um filme recheado de simbolismo e questionamentos está aqui uma grande dica.

Momento Espírita: Sem etiqueta, sem preço

Grupo Espírita Hilário Silva

Eis que o sujeito desce na estação do metrô de Nova York, vestindo jeans, camiseta e boné. Encosta-se próximo à entrada. Tira o violino da caixa e começa a tocar com entusiasmo para a multidão que passa por ali, bem na hora do rush matinal.
Mesmo assim, durante os 45 minutos em que tocou, foi praticamente ignorado pelos passantes. Ninguém sabia, mas o músico era Joshua Bell, um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas, num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares. Alguns dias antes, Bell havia tocado no Symphony Hall de Boston, onde os melhores lugares custaram a bagatela de mil dólares.
A experiência no metrô, gravada em vídeo, mostra homens e mulheres de andar ligeiro, copo de café na mão, celular no ouvido, crachá balançando no pescoço, indiferentes ao som do violino. A iniciativa, realizada pelo jornal The Washington Post, era a de lançar um debate sobre valor, contexto e arte. A conclusão é de que estamos acostumados a dar valor às coisas, quando estão num determinado contexto.
Bell, no metrô, era uma obra de arte sem moldura. Um artefato de luxo sem etiqueta de grife. Esse é mais um exemplo daquelas tantas situações que acontecem em nossas vidas, que são únicas, singulares e a que não damos importância, porque não vêm com a etiqueta de preço. Afinal, o que tem valor real para nós, independentemente de marcas, preços e grifes? É o que o mercado diz que podemos ter, sentir, vestir ou ser? Será que os nossos sentimentos e a nossa apreciação de beleza são manipulados pelo mercado, pela mídia e pelas instituições que detêm o poder financeiro? Será que estamos valorizando somente aquilo que está com etiqueta de preço?
Uma empresa de cartões de crédito vem investindo, há algum tempo, em propaganda onde, depois de mostrar vários itens, com seus respectivos preços, apresenta uma cena de afeto, de alegria e informa: Não tem preço. E é isso que precisamos aprender a valorizar. Aquilo que não tem preço, porque não se compra. Não se compra a amizade, o amor, a afeição. Não se compra carinho, dedicação, abraços e beijos. Não se compra raio de sol, nem gotas de chuva.
A canção do vento que passa sibilando pelo tronco oco de uma árvore é grátis.A criança que corre, espontânea, ao nosso encontro e se pendura em nosso pescoço, não tem preço. O colar que ela faz, contornando-nos o pescoço com os braços não está à venda em nenhuma joalheria. E o calor que transmite dura o quanto durar a nossa lembrança. O ar que respiramos, a brisa que embaraça nossos cabelos, o verde das árvores e o colorido das flores é nos dado por Deus, gratuitamente.
Pensemos nisso e aproveitemos mais tudo que está ao nosso alcance, sem preço, sem patente registrada, sem etiqueta de grife. Usufruamos dos momentos de ternura que os amores nos ofertam, intensamente, entendendo que sempre a manifestação do afeto é única, extraordinária, especial. Fiquemos mais atentos ao que nos cerca, sejamos gratos pelo que nos é ofertado e sejamos felizes, desde hoje, enquanto o dia nos sorri e o sol despeja luz em nosso coração apaixonado pela vida.