Ano IV - Edição 47 - São José do Rio Pardo - SP - 25 de agosto de 2007

-

NOVIDADES da Silva

-
Às duras penas vamos vencendo obstáculos e enquanto “os cães ladram” vamos seguindo em frente. Sabemos de nossas limitações e do quanto ainda precisamos melhorar para chegarmos a um nível satisfatório de editoração, de produção de notícias e também de distribuição dos exemplares deste jornal. Alguns ajustes já estão sendo feitos, outros ainda terão que esperar - tudo de acordo com tempo. Temos recebidos muitos elogios e críticas. Mas, graças ao bom Deus as críticas tem sido todas construtivas.
Outra coisa que tem nos chamado atenção é a vontade dos leitores, sabendo de nossas dificuldades estruturais, em querer nos ajudar. Isso só tem um nome, o começo de um novo ciclo de uma “nova era, de gente fina elegante e sincera”, como diria Lulu Santos. Na medida do possível, estamos contribuindo para as transformações que estão e, que ainda vão acontecer, de maneira mais forte, em um futuro próximo.
A novidade que trazemos nesta edição, na verdade não está nas páginas impressas, e sim nas virtuais. É que durante a semana tivemos a boa notícia de que o nosso amigo Fabiano Merli (o Folha Seca), irmão do André Merli e primo do Daniel, ambos membros do conselho do da Silva, se propôs a criar um blog para o jornal. É o da Silva na rede mundial. De acordo com o Folha, a edição que está em suas mãos neste momento (n° 47) estará a disposição no blog a partir de segunda-feira. Depois dessa edição, segundo ele, as atualizações serão mais rápidas.
É isso, como diria Chico Science, “um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar”. Graças à iniciativa deste amigo, o jornal da Silva poderá ser lido em qualquer lugar onde haja um computador conectado a internet à página
http://jornaldasilva.blogspot.com .

SEMANA EUCLIDIANA

-
Câmara decide: desfile será dia 9

O vereador Luiz Paulo, autor da Lei que regulamenta a data do desfile da SE, durante a Audiência Pública
-
Por cinco votos a três, a Câmara aprovou na noite de terça, 21, o projeto de lei do vereador Luiz Paulo Cobra Monteiro (PSB), que regulamenta datas para a realização da Semana Euclidiana.
Pelo texto, a partir de 2008, o desfile deverá ser realizado obrigatoriamente no dia 9, como abertura, e a Semana deverá ter seus eventos enquadrados no limite entre nove e 15 de agosto.
A votação do projeto ocorreu após a audiência pública realizada no meio da sessão ordinária, interrompida para esse fim. Cerca de 40 pessoas estiveram presentes, e nove fizeram uso da palavra, surpreendendo relativamente à audiência para discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (dia 13 de agosto) – documento que rege a elaboração do orçamento do município para 2008 –, da qual apenas três participaram.
Pronunciaram–se na audiência do desfile: Luiz Paulo Cobra Monteiro, Alfredo Carlos da Costa Figo, Carmen Cecília Trovatto Maschietto, Álvaro Ribeiro de Oliveira Netto, Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia, Bruno Donizeti Pereira de Souza, Fábio Possebon, Marcelo Sernaglia e o médico Antonio Teixeira Filho. Foram também lidos vários ofícios de escolas abordando o tema em discussão. Encerrada essa parte, a Mesa deu seqüência à sessão ordinária, e na Ordem do Dia, colocou o projeto em discussão. Pronunciaram–se os vereadores Luiz Paulo, Márcio Zanetti, José Roque Rueda, Paulo César Vedovato, Antonio Marcos Zanetti e o presidente Marco Antonio Gumieri Valério.
Colocado em votação, o texto foi aprovado por cinco a três com votos favoráveis de Luiz Paulo, Rueda, Rubens de Lima, Márcio Zanetti e Lúcia Libânio. Os votos contrários foram de Vedovato, Pizzoli e Marquinho Zanetti. Antes da votação, o presidente Caco Gumieri (que só votaria para desempate), declarou que, se tivesse que votar, apoiaria o projeto de Monteiro.
Aprovado em Plenário, o texto segue para o Executivo para sanção, promulgação e publicação na imprensa local. Ou poderá o prefeito exercer o direito de veto, parcial ou totalmente, caso em que o projeto voltará à Câmara, para deliberação sobre esse fato.

PRÊMIO

-

Márcia Tauil vence o Viola de Todos os cantos

A cantora Márcia Tauil foi a vencedora na categoria regional com a música “Canção da Estrada”, da rio-pardense Mana Tessari

A cantora Márcia Tauil, de Mococa, e a dupla Jorge e José, de Rio Claro, foram os grandes vencedores na finalíssima do 5º Festival Viola de Todos os Cantos, promovido pela EPTV. Márcia foi a grande vencedora na categoria regional com “Canção da Estrada”, música da rio-pardense Mana Tessari e letra da cantora. E a dupla faturou na categoria raiz com a música “Tropas e Boiadas”. A cantora de Mococa foi classificada na primeira eliminatória do festival realizada no dia 14 de julho em Poços de Caldas, no Ginásio Arthur de Mendonça Chaves, enquanto que Jorge e José venceram a eliminatória de Araraquara no dia 21 de julho.
-
Internet
-
A música “Tropas e Boiadas”, assinada pelos compositores José Hartung Júnior e Valdemar Reis, também foi escolhida como melhor letra. Além disso, foi a preferida dos internautas no festival. Na eleição virtual, a canção recebeu 845 votos, seguida de “Na boca do balaio”, de Eduardo e Rafael, que recebeu 764 votos. Rodrigo Zanc, de Araraquara, foi o melhor intérprete com a música “Viola Enfeitiçada”, que escreveu em parceria com Isaías Andrade. A final do festival foi realizada no ginásio Milton Olaio Filho, em São Carlos. A festa começou às 20h com o garoto Abel, de Caconde, cantando “Ave Maria”. O menino, filho de trabalhadores rurais, emocionou o público de nove mil pessoas presentes no festival. Depois foi a vez do violeiro Mazinho Quevedo receber os aplausos.
-
Lendas
-
Em seguida, os músicos classificados apresentaram os dez temas finalistas nas categorias Raiz e Música Regional. E antes que os vencedores fossem divulgados, subiram ao palco verdadeiras lendas da música caipira, como Pena Branca, Pedro Bento e Zé da Estrada e Tinoco.Tinoco, no alto de seus 86 anos, foi um dos artistas mais aclamados na noite, fechando com chave de ouro um dos maiores eventos de música caipira do país.

CÂMARA

-

PV tem a maior bancada

O vereador José Roque Rueda filiou-se ao PV e poderá subir no palanque para apoiar a candidatura tucana em 2008
-
O Partido Verde, do deputado federal Fernando Gabeira se tornou, do nada, o partido de maior bancada na Câmara de São José do Rio Pardo.
Criado em função de uma preocupação ecológica e de consciência sustentável a nível nacional e planetária, o PV rio-pardense, longe desses ideais tem outras preocupações, dar sustentação ao PSDB local. Papel antes realizado pelo PPS.
Assim como foi no PPS, o novo partido é comandado pelo assessor do deputado Silvio Torres (PSDB), Hélio Escudero, mas, que tem como presidente o vereador Amilton Pizzoli, ex-PPS. Também são ex-PPS o vereador Reinaldo Milan e Paulo César Vedovato.
A mais nova aquisição verde foi a do vereador José Roque Rueda - eleito pelo PDT, mas que logo se desfilou e passou longo tempo sem partido. Rueda ficou conhecido por ser um dos vereadores de oposição mais atuante na Câmara, mas que agora, decidiu se aliar a um grupo que dará sustentação à possível candidatura tucana de Lupércio Torres. Outro vereador que era de oposição e que também migrou para o PV foi o vereador Ismael Batista, atualmente licenciado da Câmara.
Com esse quadro, a partir de agora, do PV dependerão todas as votações em Plenário, principalmente as que exigem maioria simples, quorum exigido pela maior parte dos projetos que tramitam na Câmara.
As demais bancadas na Câmara são:
PSDB – Caco Gumieri e Antonio Marcos Zanetti;
PPS – Márcio Callegari Zanetti e Lúcia Helena Libânio da Cruz;PSB – Luiz Paulo Cobra Monteiro.

FINAL ESTADUAL DE JUDÔ

-

Caio fica com a prata e se classifica para Campeonato Sul Brasil

Caio Fornari, à esquerda na foto, durante a premiação da Final Estadual de Judô Infantil e Infanto Juvenil de São José do Rio Pardo
-
Uma pequena distração fez com que o rio-pardense Caio Fornari ficasse com a medalha de prata da Final Estadual de Judô Infantil e Infanto Juvenil. O evento foi realizado no Ginásio Municipal de Esportes “Adhemar de Machado de Almeida (Tartarugão) na manhã do último sábado, dia 18. Caio disputou na categoria Infantil Ligeiro, até 30 Kg. Ele perdeu a final para o lutador Felipe, mocoquense com quem ele treina toda semana.
Para a maioria do público, o segundo lugar foi uma surpresa inesperada, pois apesar de treinarem na mesma academia, Caio já havia derrotado o seu companheiro por diversas vezes em vários campeonatos.
A luta mais emocionante do jovem atleta aconteceu na semifinal, quando ele, após ter vencido duas lutas por lutou contra Everton, de Mogi das Cruzes. Em uma luta acirrada, Caio não fugiu do combate, ao contrário do seu adversário. Mesmo assim, a luta terminou empatada, mas os três juizes deram vitória ao rio-pardense pela sua combatividade.
Superado a luta mais difícil, Caio foi disputar com Felipe a final. Ele entrou no tatame de forma tranqüila, pois já conhecia o adversário, no entanto, foi surpreendido pelo mocoquense que lhe aplicou um contragolpe logo no início do combate. Percebendo que teria chances de vencer a disputa, Felipe passou a evitar o confronto, pois sabia da superioridade do rio-pardense. Fugindo o tempo todo, ele conseguiu conduzir a luta até o final.
A torcida que tomou parte do Tartarugão, acreditava que o mocoquense seria punido por evitar a luta, mas os juizes não entenderam da mesma forma.
Apesar de ter ficado com o segundo lugar, Caio se classificou para disputar o Campeonato Sul Brasil em Florianópolis (SC) de 11 a 13 de outubro.
Neste final de semana ele volta ao tatame. Ele estará participando de uma competição no Parque Antártica, no Palmeiras, em São Paulo.

AMIGOS DA FEUC

-
Grupo organiza show de rock

Se depender da vontade do grupo Amigos da Feuc a entidade, a partir deste, ano passará a ter uma nova postura junto à sociedade rio-pardense e da região. A meta do grupo é de integrar a Faculdade, através dos trabalhos realizados pelos cursos lá existentes. Para eles, os alunos e professores têm que sair das salas de aula para mostrar o que vêm sendo produzido pela entidade.
Uma das alternativas encontradas pelo grupo para alcançar o objetivo esperado foi de se realizar no mês de novembro, o evento Agita a Praça.
De acordo com os coordenadores, neste dia, a Faculdade estará colocando à disposição todas as atividades desenvolvidas pela instituição em favor das comunidades. Ele será instalado em uma praça pública, ainda a definir. O próximo passo será definir as parcerias e a viabilização de material e de uma estrutura física mínima para a instalação das atividades.
O primeiro evento já está definido pelo grupo, será um Show de Rock e será realizado na noite do dia 21 de setembro, uma sexta-feira, no palco do Epidauro.
Marlise Cassassola, coordenadora do evento, disse que basicamente estarão se apresentando várias bandas de jovens da cidade. Os alunos e os professores da Feuc cuidarão da decoração do palco, e também participarão de apresentações de danças e esquetes teatrais. Marlise disse também que o grupo estuda, ainda, novas formas de divulgação dos cursos da Feuc, além do jantar, em outubro e do Agita a Praça, em novembro.
O jantar será no dia seis no salão de festas do Grêmio Nestlé. A venda dos convites está a cargo dos professores, dos Amigos da Feuc e dos membros das Maçonarias.

RODOVIA

-

São José e Tapiratiba pedem rapidez nas obras da SP-350
-
Vereadores e prefeitos de São José do Rio Pardo e Tapiratiba pendem urgência nas obras da rodovia
-
Vereadores e prefeitos de Tapiratiba e São José do Rio Pardo foram recebidos em audiência na Secretaria dos Transportes, dia 21 de agosto em São Paulo e pediram rapidez na recuperação da rodovia SP-50, que liga as duas cidades.
Com graves problemas desde janeiro, em razão das fortes chuvas da época, a rodovia entrou no esquema de recuperação por parte do Governo do Estado, mas a solução vinha se arrastando sem qualquer perspectiva.
Preocupados com a situação – e como os maiores prejudicados pela morosidade dos serviços –, os vereadores José Renato de Araújo (presidente da Câmara) e Silvio Batista Dias, e o prefeito João Carlos de Oliveira, de Tapiratiba, agendaram a audiência, convidando para dela participar, por São José do Rio Pardo, os vereadores Marco Antonio Gumieri Valério e Antonio Marcos Zanetti (presidente e vice–presidente da Câmara, respectivamente) e o prefeito João Santurbano.
Na audiência, atendidos inicialmente pelo secretário adjunto Silvio Aleixo e em seguida pelo secretário titular da pasta, Mauro Arce, os representantes das duas cidades reclamaram da demora na realização dos serviços, o que estava prejudicando sensivelmente a região, aparentemente esquecida pelo Governo do Estado.
Após reclamações, explicações e entendimentos, a Secretaria assumiu o compromisso de que, em 15 dias, estaria abrindo processo de licitação para contratar empresa para realizar os serviços necessários.
Avaliando a proposta e que, finda a licitação, poderia haver novos prazos a cumprir (como de praxe ocorre nos processos estaduais), as autoridades regionais concluíram que os serviços praticamente teriam início em fins de outubro, ou até mesmo em novembro.
Diante disso, o prefeito João Santurbano propôs à Secretaria de Estado colocar a Prefeitura à disposição para agilizar o processo e realizar os serviços, o que seria possível através de um convênio entre São José do Rio Pardo e o Governo do Estado. O Secretário Arce ficou de avaliar a proposta e responder nos próximos dias.
-
Venerando
Na oportunidade, os rio–pardenses colocaram ao Secretário a situação da vicinal do Venerando, em São José do Rio Pardo, também em má situação e necessitando de restauração urgente, mas com obras previstas apenas para janeiro de 2008.
Agilizar também este processo foi o pedido dos rio–pardenses, tendo o Secretário Arce informado que entraria em contato com o Governador Serra para viabilizar a antecipação dos serviços.
Entre outros pontos fundamentais, o Venerando tem uma escola importante para a região, que é servida por uma vicinal de apenas 8 quilômetros, com tráfego de ônibus escolares e caminhões, e de muitos moradores.

BRIGA DE GALO

-

Ex-delegado da PF é preso em rinha de galos em Mococa
-
O ex-delegado da PF, José Bocamino, ficou preso por outros crimes de julho de 2004 a fevereiro de 2007
-
As Polícias Militar e Ambiental de Mococa, prenderam 54 pessoas que estavam em uma chácara onde funcionava uma rinha de galos, na tarde do sábado, dia 18. Além disso, foram apreendidos 101 galos de briga no local. Entre os detidos estava o ex-delegado da Polícia Federal, José Bocamino, que foi o titular em Ribeirão Preto e ficou preso entre julho de 2004 e fevereiro de 2007, acusado de vários crimes.
As detenções na rinha ocorreram após uma denúncia anônima pela manhã. Empresários de Mococa também foram detidos na chácara e encaminhados à Polícia Civil. A chácara pertence a Francisco Rossetti, ex-vereador de Arceburgo (MG).
Os detidos foram levados de ônibus para o flagrante na delegacia de Mococa. Cerca de dez policiais participaram da operação. Bocamino voltou a ser detido aos sair da prisão em fevereiro deste ano, após a revogação de sua prisão preventiva pela Justiça Federal de São Paulo.
Em 23 de junho de 2004, Bocamino foi detido durante a Operação Lince, junto com outro delegado da PF, Wilson Alfredo Perpétuo, suspeito de formação de quadrilha, porte ilegal de arma, lavagem de dinheiro e corrupção passiva, devido à investigação de um esquema de roubo de carga e adulteração de combustíveis.
Alguns dos processos correm em segredo de Justiça na 4ª Vara Federal, em Ribeirão Preto. Bocamino e Perpétuo também foram investigados pela Operação Anaconda, que apurava a extração ilegal de diamantes em reserva indígena, em Rondônia. Além de Bocamino e Perpétuo, durante a Operação Lince foram detidos agentes da PF, um advogado e acusados de roubo de cargas. Outros policiais federais foram detidos alguns dias depois no Estado.

ACIDENTE

Ônibus de jogadores capota na vicinal de Rio Pardo
-
Os dois jogadores do Poços de Caldas Futebol Clube, feridos em um acidente de ônibus na noite de quarta-feira, dia 22, estão fora de perigo. O veículo que transportava o time, após um amistoso contra o Rádio, tombou em uma curva na estrada vicinal entre Mococa e São José do Rio Pardo. De acordo com a Polícia Rodoviária, o motorista perdeu o controle do veículo.Um dos feridos foi levado para a Santa Casa de São José do Rio Pardo, onde foi medicado e liberado. O outro, João Márcio Vaz, teve fratura em um dos braços. Ele passou por uma cirurgia na Santa Casa de Mococa. Seu estado de saúde era considerado bom, mas de acordo com o hospital, na quinta-feira a família optou pela sua transferência para um hospital de São Paulo.O time, apelidado Vulcão, havia feito um amistoso com o selecionado Time do Rádio, em Mococa, e voltava para Poços de Caldas, quando o ônibus capotou na vicinal de Rio Pardo. Os demais jogadores tiveram ferimentos leves e foram liberados ainda na noite de quarta.

OBRAS

Rua da Olaria, na Vila Brasil, finalmente será asfaltada
-
A Prefeitura de São José do Rio Pardo continua trabalhando para a melhoria da infra-estrutura das vias urbanas. Após concentrar os serviços para pavimentar a região do Conjunto Habitacional Buenos Aires, começaram as ações para a execução de serviços periféricos, em ruas de outros bairros que também necessitam de pavimentação.
O prefeito João Santurbano esteve nesta sexta-feira em Piracicaba para acertar a liberação de recursos que sobraram do orçamento da última etapa de obras do Buenos Aires. Dos recursos destinados ao asfaltamento daquele bairro, o município conseguiu economizar cerca de 47 mil reais, através dos processos licitatórios.
Como os recursos eram destinados à infra-estrutura urbana, a Prefeitura apresentou projeto para o aproveitamento do montante economizado e assim vai garantir infra-estrutura para outras duas vias.
A rua da Olaria, a mais antiga do Conjunto Habitacional Cap. Alexandre Luís de Melo e uma das mais antigas da região da Vila Brasil terá, finalmente, asfalto. Há pouco mais de um mês a via recebeu implantação de guias e galerias e os moradores já esperavam com ansiedade pelo pavimento, o que agora estará sendo viabilizado.Outra via a ser beneficiada é a ligação entre os bairros Portal Buenos Aires e João de Oliveira Machado, paralela à rodovia SP-207, que dá acesso ao Carlos Cassucci. Lá serão implantadas guias, sarjetas e galerias de água. Para a pavimentação da rua da Olaria os recursos são no total de R$ 38.921,63. Já para a implantação de infra-estrutura no prolongamento da rua Luiza Della Torre Bertocco (entre o Portal Buenos Aires e o Parque Residencial João de Oliveira Machado) os recursos serão de R$ 7.225,65.

MUSEU DE SJBV COMEMORA 20 ANOS COM EXPOSIÇÃO

Uma exposição com dez mil peças comemora os 20 anos do museu de arte sacra de São João da Boa Vista. O material pode ser visto na cripta da Catedral até 9 de setembro. São coroas, roupas e imagens de santos, objetos que relembram a Festa do Divino, tradição que começou na cidade no século 19. A exposição também faz parte das comemorações dos 180 anos de São João.A exposição pode ser vista de terça a sexta, das 13h às 17h.

MUDANÇAS NA GRAFIA DO PORTUGUÊS GERAM POLÊMICA

Construção para Congonhas. Construção pára Congonhas. A única diferença entre as duas frases é um acento agudo no “a”, que distingue a preposição “para” de “pára” do verbo parar. Mas a existência ou não do acento muda completamente o sentido da afirmação. Na primeira frase, está se anunciando uma construção no aeroporto de São Paulo e, na segunda, o objetivo é afirmar que uma construção está paralisando operações no aeroporto.Em meio a manifestações de quem é contra ou a favor, é possível que, já a partir do início de 2008, não existirá mais o acento diferenciando a preposição do verbo, assim como haverá outras mudanças, no processo de unificação das regras envolvendo os países de língua portuguesa: Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
-
A crase permanece
Nesse processo que envolve os países de língua portuguesa visando à unificação da grafia, não está incluída a crase que o deputado João Hermann (PDT-SP) quis eliminar, sob a alegação de que este acento “só serve para complicar a linguagem, só serve para humilhar muita gente”. Sua pretensão foi rechaçada pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, com o parecer contrário determinando o arquivamento da matéria. Ainda bem que esta questão não se inclui entre as possíveis mudanças, dizem, aliviados, professores de Português e Literatura, que concordam com o parecer da comissão técnica da Câmara: a crase não é um mero acento, mas um fato gramatical, resultado da fusão de duas letras a: o artigo a e a preposição a. A crase é necessária para dar sentido à expressão, segundo os gramáticos. Exemplo: “o homem admirou à distância”. Significa a admiração de alguma coisa a certa distância. Não houvesse a crase, ficaria “o homem admirou a distância”, ou seja, admirou o lugar, não a perspectiva do lugar. Haveria certamente confusão com a eliminação da crase, segundo os professores.
-
Aumenta o alfabeto
Uma importante mudança é que serão acrescidas oficialmente ao alfabeto brasileiro as letras “k”, “w” e “y”, passando para 26 letras ante as atuais 23. No geral, calcula-se que a mudança atingirá índice de 0,45% na língua falada no Brasil, enquanto em Portugal será de 1,6%, com mudanças abrangendo palavras como “húmido”, “acto” e “óptimo”.As alterações visam à unificação da terceira língua mais falada no mundo ocidental, superada apenas pelo inglês e espanhol. O argumento é que a existência de ortografias diferentes dificulta a divulgação do idioma e sua prática em eventos internacionais.

SOCIAIS

-
Valdemir e Cleusa
Na presença de convidados, Valdemir Ferreira Martins e Cleusa Alves Lourenço disseram sim para nova etapa da vida do casal. O casamento ocorreu na noite do dia 7 deste mês no salão de festas do Nippan.





Carolina Giantomassi
O último dia 18 foi de intensa alegria para família Giantomassi.
Ao lado dos pais Luis Antônio e Eliana, e também do irmão Pedro, a belíssima e simpática Carolina Giantomassi completou 15 anos. A comemoração desta data tão única para a debutante ocorreu na Chácara Modelo. Parabéns Carol.

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

A finalidade da vida

Se queremos que nossos rapazes sejam felizes na vida, devemos fazer com que eles assimilem o costume de praticar o bem ao próximo, além de ensinar-lhes a apreciar as coisas da Natureza.”
Este primoroso pensamento, perfeitamente sintonizado com a Doutrina Espírita, é de Baden-Powel (1857-1941), o fundador do Escotismo, movimento que objetiva o aprimoramento moral e físico de crianças e adolescentes.Os escoteiros são treinados para praticar uma boa ação diariamente, objetivando a formação de uma personalidade aberta, voltada para as necessidades do ambiente social em que são situados.
Haverá ensejo para tantas?
Trinta por mês, trezentas e sessenta e cinco por ano?
Diríamos que há para muito mais. Se nos dermos ao trabalho de listá-las, há dezenas de oportunidades, que se sucede a cada dia, envolvendo o lar, a religião, a profissão, a sociedade...
Ajudar numa tarefa doméstica. Sinalizar um buraco que se abriu na rua. Avisar o departamento de água sobre um vazamento na via pública. Atender um necessitado. Ajudar um colega de serviço sobrecarregado. Participar de mutirão para determinada obra comunitária. Efetuar doações regulares para a filantropia. Participar dos serviços de entidades filantrópicas. Defender o injuriado. Perdoar o ofensor. Relevar o maledicente. Dar atenção a quem nos procura. As oportunidades estendem-se ao infinito.
Andamos tão ocupados com os interesses pessoais, tão preocupados com os nossos problemas, que não temos tempo para cogitar do próprio objetivo da vida.
Pode-lhe parecer surpreendente, leitor amigo, mas a finalidade última da vida, conforme está na questão 860 de O Livro dos Espíritos, é a prática do bem. Se o amor é a lei maior de Deus, o Bem é o amor em ação.
Assim, praticando o bem, estamos cumprindo o que o Todo Poderoso espera de nós.
Não é fácil cultivar esse empenho permanente, porquanto contraria o egoísmo, característica fundamental do ser humano. Como viver em função do bem alheio, se a nossa natureza egocêntrica pede que vivamos em função de nós mesmos? Mas é exatamente para isto que estamos na Terra, onde dores e atribulações funcionam como lixas grossas a desbastar nossas tendências egocêntricas para que o Bem brilhe em nós.
Já que praticar o bem é a finalidade da vida, aproximando-nos das benesses celestes com a neutralização do egoísmo, observe amigo leitor, como há estreita correspondência entre seus estados de ânimo e o cultivo das boas ações. Sente-se feliz se cultiva as boas ações. Sente-se infeliz se não as cultiva.
Como estão as suas boas ações? Se você sente o céu no coração, não há dúvida nenhuma: é alguém que vive em função das boas ações.
Parabéns, muito mais que um escoteiro, você é um cristão!
-
Texto adaptado In Revista Reformador/maio 2006, de Richard Simoneti, conhecido escritor espírita.

DICAS CULTURAIS DO P.A.

-
Paulo Afonso
paceleste@hotmail.com
-
Os Sesc’s sempre são uma boa alternativa cultural. Neles sempre há programas bons e baratos, às vezes até gratuítos. Como nossa cidade é desprovida desse serviço, procurei indicar algumas das atrações do Sesc Ribeirão e São Carlos, que estão a poucas horas de nossa cidade.
-
O Sesc Ribeirão Preto está realizando desde quarta-feira, dia 22, a 4ª Mostra de Vídeos do Interior. O evento, que acontece até este domingo, 26, é realizado pela ONG São Paulo Filme Comission e visa difundir a produção audiovisual do interior paulista. Estão sendo exibidos diversos curtas-metragens pré-selecionados para competição. Também ocorrem palestras e workshops. O público irá eleger os melhores trabalhos nas categorias ficção, animação, documentário, infantil, vídeo-celular e vídeo-internet, realizados no Sesc. Vale a pena conferir.

Também no Sesc, só que o de São Carlos, será exibido neste fim de semana o longa japonês "O samurai do entardecer". As exibições acontecem neste sábado, dia 25, e domingo, 26, às 19h30. A produção é de 2002. Após derrotar um samurai de grande reputação, um homem é convocado para enfrentar um poderoso inimigo. Antes do longa, o público poderá assistir ao curta “Postal branco”, produção brasileira de 18 minutos que mostra um solitário carteiro que tem seu cotidiano alterado quando recebe um cartão postal.
-
Ainda em São Carlos, o Sesc reúne xilogravuras do artista plástico José Francisco Borges. A técnica utilizada é a reprodução de uma obra orginal e conquista muitos admiradores. A exposição pode ser visitada até o mês de outubro na área de convivência do Sesc. A entrada é gratuita.

NOTAS - por MIGUEL PAIÃO

-


Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

Uma boa notícia
Esta semana, ao receber a revista Caros Amigos, vi que a partir de agora ela contará com nada mais, nada menos, do que Fidel Castro como o mais novo colunista. Neste primeiro artigo, o comandante da Ilha Cubana fala dos atletas cubanos que desertaram do Pan.
A Caros Amigos é uma revista mensal de idealismo plural que conta com nomes como José Arbex, Frei Betto, João Pedro Stedile, Ana Miranda, Emir Sader, João de Barros, dentre outros. Mas, infelizmente não pode ser encontrada nas bancas de sanzé.

CPI do PAN
O Pan-Americano do Rio de Janeiro ainda não terminou para o prefeito César Maia (DEMO). Alvo de inúmeras denúncias de má-gestão financeira dos Jogos, o prefeito trava encarniçada disputa política contra seus opositores na Câmara Municipal para impedir a instalação de uma CPI destinada a investigar as eventuais irregularidades cometidas. O pódio dessa disputa ainda sem vencedor só será montado no ano que vem, e sua cobiçada medalha de ouro é a sucessão na Prefeitura do Rio em 2008.

O mais caro Pan da história
Investigações podem ser abertas na Câmara Municipal, na Polícia Federal e no TCU. Jogos, segundo vereadores, podem ter custado aos cofres municipais até R$ 4 bilhões. As cinco últimas edições do Pan, somadas, custaram R$ 2,1 bilhões.

107ª Festa de São Roque
Neste final de semana segue a mais antiga e tradicional quermesse de São José do Rio Pardo – a Festa em louvor a São Roque. Ela está ocorrendo no interior do Salão de Festas, ao lado da Igreja neste sábado e domingo, a partir das 19h. Na próxima semana, dia 1º e 2 de setembro serão os últimos dias.

OS DONOS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL

-

Fábio Missura
fabiomissura@hotmail.com

De acordo com o artigo 54 da Constituição Federal, deputados e senadores não podem ter participação em concessionária da administração pública. Ou seja, são proibidos de ter participação em Rádios, Redes de TV e Jornais. Mas, de acordo com alguns levantamentos do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), 1 de cada 5 parlamentares tem ligação direta ou indireta com meios de comunicação de massa.
Na verdade, tais meios de comunicação funcionam como mecanismos de autopromoção política. E isso fica mais evidente no interior do país onde Rádios, Jornais e Tvs são utilizados por políticos para sua autopromoção quando estão no poder e quando fora dele para fazer oposição. Mas é quase absurdo alegar que os políticos, principalmente os do Legislativo, não saibam da existência de tal lei. E justamente por isso podemos dizer que todos eles sabem que é inconstitucional ser deputado e dono de Rádio e de Jornal, por exemplo. E antiético colocar rádios e jornais em nome de terceiros e parentes. Mas ainda bem que em São José isso não acontece...

BRASIL: DA BANDALHEIRA AO CAOS

-

Marcelo Augusto da Silva
marcelo3151@bol.com.br

Nos últimos anos a mídia brasileira divulgou uma enxurrada de denúncias envolvendo políticos em escândalos e corrupções dos mais variados tipos, e como se não bastasse, não pararam por aí. Basta ligar a TV ou o rádio, abrir o jornal ou acessar a internet que teremos a má notícia que já não nos surpreende mais.
Essa situação leva a crer que a falcatrua vem aumentando de tempos pra cá e que a falta de vergonha na cara dos políticos já deixou de ser exceção. Realmente o país está mergulhado na imoralidade, vivemos o caos político, social e moral, mas o caso não se explica somente pelo aumento da bandidagem e sim pelo fato das denúncias terem aumentado, ou seja, a imprensa, os partidos de oposição, as organizações em geral e até o povo não se silenciam mais diante da barbárie.
Longe de justificar a picaretagem, a bandalheira sempre esteve presente na História do País. Um breve olhar no nosso passado já deixa isso claro, a começar pela colonização onde os europeus inauguraram a rapinagem tomando as terras dos nativos; depois povoaram o território com a elite ou com degredados e escravos, o que perpetuou a exploração, o antagonismo e a falta de caráter e, ao tentar instalar mecanismos de governo e controle das terras tupiniquins se esqueceram do pequeno detalhe da distância entre a colônia e a metrópole deixando o país à própria sorte e facilitando a baderna. Estes, porém são apenas alguns entre vários casos da nossa avacalhação política, administrativa e social.
O que acontece, agora, são as conseqüências do nosso trágico passado; é o acúmulo de mais de quinhentos anos de exploração, de impunidade e de distribuição de privilégios a poucos. Num país onde a justiça praticamente não existe e a subtração é a cultura de alguns, o desenvolvimento e a igualdade certamente ficarão cada vez mais para trás. Não há como conciliar desenvolvimento com pilhagem ou justiça social com saque, pois o que se arrecada vaza para as contas de nossos representantes descaradamente.
De 1500 para cá o Brasil evoluiu: da bandalheira ao caos. Enquanto esse mal fizer parte da nossa sociedade, a miséria, a injustiça e a desigualdade vão continuar no nosso meio. A solução é simples e ao mesmo tempo cruel: ou a corrupção ou o nosso sangue.

PRATO DO DIA

-

FRANGO COM QUIABO A MODA ÁRABE / LIBANESA

Odair Corsini


INGREDIENTES ------------------------------QUANTIDADE

Quiabo limpo----------------------------------0,700 kg

Vinagre de maçã------------------------------- ½ copo

Sal grosso---------------------------------- quanto basta

Coxa e sobre coxa de frango------------------ 08 porções

Azeite de oliva---------------------------------- ½ copo

Tomate sem pele e semente cubos grandes------ 5 frutas

Sal e pimenta branca----------------------------- a gosto

Canela em pó------------------------------------- 1 pitada

Cebola ralada---------------------------- 1 ½ xícaras (chá)

Pimentão verde picado--------------------- ½ xícara (chá)

Fundo de frango------------------------------ 1 xícara (chá)

Orégano-------------------------------------- ½ colher (chá)

Suco de limão-------------------------------------- 60 ml

Salsa picada------------------------------- 3 colheres (sopa)

MODO DE PREPARO

01- Apare as extremidades do quiabo sem aparecer as sementes, borrife vinagre e mergulhe cada extremidade em sal grosso e deixe descansar em vasilha fechada por uma hora. Enxágüe.
-
02- Coloque o quiabo em 8 espetinhos de bambu e reserve.

03- Salteie os tomates em azeite de oliva ate escurecer e murchar, tempere com sal e canela, retire com uma colher furada e reserve.

04- Ao caldo de tomate escorrido na panela adicione a cebola e o pimentão cozinhe mexendo até que liquido evapore, acrescenta o fundo de frango, orégano e deixe mais 5 minutos. Coloque num refratário e ponha os tomates frito em cima.

05- Espalhe sal e pimenta sobre os pedaços de frango, salteie até escurecer, retire e reserve. Faça o mesmo com os espetinhos de quiabos (se preciso, ponha mais azeite).

06- Coloque os espetinhos em cima da mistura cebolas e tomate e por cima, os pedaços de frango. Cubra com alumínio, asse em forno de 180º C por uma hora. Retire o alumínio, aumenta à temperatura do forno e deixe o frango bem assado. Borrife com suco limão e decore com salsa. Sirva com arroz com lentilha ou branco.

SAÚDE

-

COLESTEROL

Priscila Machado
primachadom@yahoo.com.br

Existem três tipos de substâncias associadas às gorduras mais importantes no nosso organismo: o colesterol, os triglicérides e os fosfolipídios. O colesterol é o mais importante, devido a sua relação com a obstrução das artérias; em seguida estão os triglicérides que tem maior importância como causadores da pancreatite e, em menor escala, os fosfolipídios dos processos degenerativos dos vasos.
O colesterol entra na circulação de duas formas principais: absorvido pela ingestão alimentar, através de alimentos predominantemente de origem animal e sintetizado pelo fígado.
Os triglicérides são gorduras constituídas pelo glicerol (álcool) e pelos ácidos graxos ou gordurosos. Eles entram na circulação pelas mesmas vias do colesterol e tem como função produzir energia de reserva e constituir o principal formador do tecido subcutâneo.
Existem dois tipos de colesterol o LDL – colesterol mau e o HDL – colesterol bom. O LDL é chamado de mau colesterol porque ele se deposita na parede de artérias e inicia a formação de placas, que em estado avançado irão causar a obstrução dos vasos. Por outro lado o HDL é chamado de bom colesterol porque tem a capacidade benéfica de retirar o colesterol já depositado nos vasos e trazê-lo de volta ao fígado para processamento e/ou eliminação.

Controlando e Prevenindo:
Reduzir os níveis de colesterol circulante no sangue é bom para sobrevida sem doenças vasculares. E cuidar bem da alimentação é um passo básico, e a recomendação é diminuir a quantidade de gordura saturada (carnes bovinas, suínas e ovinas, produtos com base no leite integral e ovos).

Carnes:
Em geral são grandes fontes de gordura, principalmente das saturadas e apresentam conteúdos variáveis de colesterol. O consumo deve respeitar o limite de pequenas porções, duas a três vezes por semana.
Dê preferência às carnes brancas, caracterizadas pelo seu baixo teor de gordura.

Laticínios:
Leites, manteiga, queijos e creme de leite. Na sua forma integral, apresentam altos teores de colesterol e ácidos graxos saturados, especialmente a manteiga e o creme de leite, compostos quase totalmente por estas gorduras e colesterol.
Dê preferência à versão desnatada destes itens.

Embutidos:
Frios em geral (presuntos, salames, mortadela e outros), salsichas, salsichões, lingüiças, todos derivados de carnes em geral, são contra-indicados no processo de redução ou controle dos níveis de colesterol.
Cuidado também com as vilãs gorduras que são encontradas em margarinas, alimentos pré-cozidos, bolos, pipocas e batatas fritas comerciais. Opte sempre por muita fibra (verduras, cereais, saladas) que carregam o colesterol para fora do corpo, no tubo intestinal.

A concentração de colesterol varia com a idade, como a seguir:
Até os 19 anos > de 170mg/100ml a 175mg/100ml; de 20 a 69 anos > de 180mg/100ml a 200mg/100ml ; por volta dos 70 anos acima > 230mg/100ml a 250mg/100ml.

Regra Simples:
Existe uma regra simples para saber se você deve preocupar-se com o seu colesterol.
Pessoas de qualquer idade com níveis sangüíneos de colesterol inferiores a 200mg/100ml de sangue provavelmente não necessitam de nenhuma medida de controle, a menos que tenha história familiar de altos níveis de colesterol.
Indivíduos com níveis circulantes de colesterol entre 200mg/100ml a 240mg/100ml de sangue, devem modificar sua dieta, perder peso (se necessário) e fazer check-up anual.
Concentração sangüínea superior a 240mg/100ml requer maiores cuidados na alimentação, e o uso de medicamentos de acordo com a orientação médica.
Normalmente os médicos solicitam dosagem sangüínea de colesterol e pedem também a concentração de triglicérides, que, em pessoas normais, encontra-se entre 40 e 150mg/100ml.
Não se esqueça, contudo, que o exercício físico diário é fundamental para manter o nível alto de HDL – colesterol, o bom colesterol.