Resultado da enquete sobre quem deve consertar a estrada entre São José e Tapiratiba

Quem deve consertar a estrada entre São José e Tapiratiba?

Prefeito João Santurbano (São José) - 45 (47%)

Prefeito João Carlos (Tapiratiba) - 11 (11%)

Governo do Estado (DER) - 51 (54%)

Pesquisa: ENCERRADA
Período: 01/abr/08 a 29/mai/08
Número de votos: 94

Entenda a Enquete:

PROBLEMAS NA PISTA já fizeram aniversário

Há quase um ano e meio, dois trechos da Rodovia SP 350 esperam por conserto. Em janeiro de 2007, durante as chuvas de verão, o asfalto cedeu e a pista foi interditada. Na época, os motoristas que iam de Tapiratiba para São José, por exemplo, foram obrigados a usar a estrada de São Sebastião da Grama (SP 207), que incluía a passagem também por Divinolândia e Caconde. Quem ia de ônibus para as cidades de Minas, gastava mais tempo para chegar ao destino - um passageiro que saía de São José para chegar a Guaxupé levava 40 minutos a mais, em cada viagem.

Em seguida, a pista foi liberada pelo tráfego, mas, desde então, só uma das faixas opera nos dois trechos. Atualmente, 12 funcionários de empresas terceirizadas cuidam do 'canteiro de obras' para desviar os veículos que passam pelo local - só uma faixa está disponível para tráfego nos dois trechos.

O problema está dentro do território de São José, perto da Fazenda Graminha, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), órgão do governo do Estado. Considerando que cada um dos 12 funcionários ganhe um salário mínimo mensal (R$ 415), o valor gasto já chega R$ 70 mil, sem considerar os outros gastos trabalhistas (CLT), o gasto com refeições e energia elétrica do local.

Chama a atenção o fato dos prefeitos das três cidades - Caconde, Tapiratiba e São José - serem do mesmo partido do governador de São Paulo, José Serra, do PSDB.
Se você quiser visitar o local, os desvios estão nos quilômetros 275 e 277.