Ano V - Edição 94 - São José do Rio Pardo - SP - 01 de novembro de 2008


MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC

Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Confira o humor de Caetano Cury

De olho em 2009, prefeito eleito corre atrás de recursos

O prefeito eleito João Luís Cunha visitou esta semana o deputado federal Dr. Ubiali, do PSB, em seu escritório em Franca, solicitando verbas para diversos setores, especialmente para a construção em São José de um Centro Vocacional Tecnológico (CVT). João Luís foi apresentado ao deputado pelo presidente do PSB rio-pardense, Luís Antonio Giantomassi, e pela diretora do Hospital Regional de Divinolândia, Eliana Giantomassi, também do PSB rio-pardense. Na visita estiveram também o vice-prefeito José Carlos Zanetti e o secretário do PSB rio-pardense Fernando de Sylos. O deputado Dr. Ubiali recebeu os rio-pardenses acompanhado de seu secretário, Cezar de Sousa Vilela.
Outros encontros recentemente mantidos em São Paulo pelo prefeito eleito foram com a deputada federal do PP, Aline Corrêa; deputado Guilherme Campos (DEM), deputado Jorge Caruso (PMDB) e Michel Temer (PMDB) – este último, para tratar especificamente do sistema de tratamento de esgoto de São José.
Também em São Paulo, João Luís visitou o Tribunal de Contas sendo recebido pelo Conselheiro Antonio Carlos Caruso.

CVT
O CVT é uma unidade de ensino profissionalizante voltada para a difusão de conhecimentos práticos na área de serviços técnicos e para a transferência de conhecimentos tecnológicos na área de processos produtivos. Sua estrutura de ensino, com base em laboratórios, oficinas e biblioteca está orientada para capacitar as pessoas para o novo mercado de trabalho profissional que exige conhecimento. São exemplos de cursos: eletricista, bombeiro, mestre de obras, técnico agrícola, técnico de refrigeração, e outros. O CVT dispõe de laboratórios de Ciências - equipado com instrumentos e materiais necessários para as práticas de física, química e biologia; e de Informática - com computadores conectados à rede Internet para o ensino da informática; oficina de eletromecânica - equipada com ferramentas e instrumentos necessários para ministrar cursos técnicos; Auditório –equipado de modo a permitir que funcione como cinema, teatro, sala de cursinho e como sala de conferência; Sala de Videoconferência – para o projeto da Universidade Aberta do Brasil; Biblioteca Multimídia - com acervo de livros, revistas, CD-ROM, vídeos e computadores ligados à Internet; Salas Polivalentes –instaladas e equipadas com computador, retroprojetor e televisão.

Casas populares
O prefeito eleito esteve em contato com a Construtora Itajaí, responsável pela obra do conjunto habitacional a ser construído na proximamente, para obter compromisso de contratar mão de obra local nas das casas populares, no que foi prontamente atendido. Outro contato realizado por João Luís foi com os responsáveis pelo Centro Cultural da AES Tietê, para que a escolha de seus dirigentes seja realizada por critérios técnicos e nunca políticos. Os dirigentes asseguraram que no Centro Cultural, como na empresa, sempre serão observadas a capacidade e a competência.
Para João Luís, profissionais com capacidade e projetos idealizados com competência técnica sempre serão apoiados e aprovados em sua gestão.

Filosofia em Debate começa na quinta

O dirigente Regional de Educação, José Carlos Pereira, entre os professores Marli Alves, João Batista e Carlos Eugênio

Começa na próxima quarta-feira, 5, a terceira edição do Filosofia em Debate – um evento cultural que tem como cerne a importância de se discutir temas atuais através da reflexão filosófica. Ele terá início a partir das 19h30 no espaço cultural do antigo Mercado Municipal.
Ao todo serão três noites. Na primeira, o Monsenhor Denizar Coelho estará falando sobre “Os desafios da família na atualidade”. Na segunda noite na segunda noite será a vez do professor José Caetano Minus dar o recado aos participantes. Caetano é professor de Filosofia no Unifeg (Guaxupé) e mestre pela Pontífice Universidade Gregoriana de Roma (Itália).
A última noite ficará por conta de Dimas Reis Ribeiro, professor da Unesp e prefeito de Alterosa (MG) dar o recado. Ele estará falando sobre as “Conquistas e contradições do homem moderno”.
De acordo com os criadores e coordenadores do evento, os professores Carlos Eugênio Alves, João Batista da Silva e Marli de Fátima Alves, a preocupação de se realizar o Filosofia em Debate sempre foi de divulgar e valorizar a discussão através de renomados educadores. “Os nossos convidados procuram em suas explanações explorar temas que chegam a todos de forma abrangente e proporcionando reflexão sobre o mundo que temos, o que queremos e aquilo que é possível”. O evento, que no ano passado foi realizado na sede do Rio Pardo Futebol Clube, acontecerá pela segunda vez no espaço Mercado Municipal – local onde foi realizado a primeira Filosofia em Debate.
Segundo o professor Carlos Eugênio, além das palestras, durante as três noites haverá outras atividades como apresentações musicais. “Foi importante retornarmos ao espaço do Mercado, pois naquele local existe uma energia muito positiva e também foi o local onde realizamos nosso primeiro evento”, disse ele.

Câmara em fim de mandato e com a cabeça em 2009

Às 19h35 de terça-feira , 28, e o plenário da Câmara ainda estava vazio, enquanto o vereador Amilton Pizzoli (PV) esperava o início da sessão

Os vereadores de São José do Rio Pardo já estão em clima de fim de mandato. O efeito pós-eleições deixou a maioria deles numa verdadeira ressaca que deve durar, no mínimo, até dezembro. Com isso, o ritmo dos parlamentares, ao contrário do primeiro semestre de 2005, permanecerá bem mais lento.
Os números de requerimento e de indicação diminuíram consideravelmente. Projetos nem se fala.
As sessões que regimentalmente tem início às 19h30 estão começando no mínimo às 20h – pelo menos foi o que ocorreu nas duas últimas. Aliás, com exceção de alguns poucos, não se tem debatido quase nada que tramita pela Casa. Aliás, tem vereador que nem se sabe como é sua voz, pois nunca ou quase nunca fala. Temos que levar em conta também que os projetos que tem sido encaminhado à Câmara pelo executivo, não se têm muito que debater, pois são todos de baixa complexidade – é o efeito fim de mandato.
Os vereadores reeleitos estão com olhar voltado para composição da Câmara de 2009, suas alianças e sobre tudo, o nome do presidente do próximo biênio.
Já os que ficarão de fora no próximo ano ainda estão sem chão e não conseguiram assimilar a nova realidade que se aproxima.
E assim, com exceção da peça Orçamentária que deve ser votada em breve, há poucas novidades pela frente.
Mesmo porque as atenções estão voltadas para criação da futura equipe que ajudará o prefeito eleito João Luis Cunha a conduzir a cidade pelos próximos quatro anos.

Padre Junior assumirá Promoção Social em 2009

Desta vez não é boato, o pároco da Igreja de São Judas Tadeu, do Vale Redentor, Waldemar Cândido Junior, mais conhecido por Padre Júnior irá mesmo compor a equipe da administração do prefeito eleito João Luis Cunha (PMDB). Padre Junior irá comandar a pasta da Promoção Social.
Outros dois nomes já confirmados são os do advogado Fernando Folharini e do contador Marlon Callegari da Silva – Secretaria de Segurança e Trânsito e diretor do Departamento de Esportes e Cultura (Dec), respectivamente.
De acordo com a coordenação de transição de mandato do PMDB, a escolha apesar de ter sido feita pelo prefeito eleito, foi amplamente discutida entre o grupo.
Ainda segundo a coordenação, está havendo uma preocupação da futura administração de se nomear pessoas com capacidade técnica para conduzir cada setor.
Nos próximos dias outros nomes, para outras funções, deverão ser apresentados. No momento, a equipe de João Luis Cunha está aguardando a resposta de alguns rio-pardenses que já foram convidados.
Dentre os nomes está a da diretora do Hospital Regional de Divinolândia, Eliana Giantomassi, que foi chamada para assumir a Secretaria de Saúde, onde já trabalhou em outras gestões. No entanto, por questões de incompatibilidade, para assumir, ela deverá deixar o Hospital onde trabalha há anos.
Outros nomes estão sendo esperados, como o do ex-bancário Ronaldo Del Fabbro, e do advogado José Benedito Andreoli, mas ainda não foram confirmados pela coordenação.

Temporal causa estragos em São José

Avenida Independência - árvore próxima ao Posto Maga cai sobre Uno prata na noite de quarta-feira, 29

Depois de algumas semanas de intenso calor uma forte chuva acompanhada de ventos caiu sobre São José do Rio Pardo na noite de quarta-feira, 29. O temporal chegou por volta das 19h e durou cerca de quarenta minutos, tempo suficiente para deixar parte da cidade às escuras, destelhar casas e barracões e ainda danificar placas de propaganda e luminosos que estavam fixos em fachada de comércios. A quantidade de relâmpagos e trovoadas também deixou muitas pessoas assustadas.
Após esse período mais crítico a chuva continuou a cair, mas de forma mais branda e sem ventos.
Na manhã de quinta, caminhões com funcionários da prefeitura tiveram trabalho para recolher a quantidade de galhos de árvores que haviam caído durante a chuva.
Na Avenida Independência, próximo ao Posto Maga, uma árvore caiu sobre um Uno prata, na Praça dos Três Poderes, folhas das Palmeiras caíram em frente ao Fórum e arrebentaram fios. No prédio da Câmara, as forças dos ventos conseguiram derrubar e quebrar dois vidros – um da lateral da escada de acesso ao plenário e um dos vidros da porta.
Muitas residências e empresas também ficaram boa parte do dia incomunicável por falta de telefone. Mas, no final da tarde a cidade já se encontrava restabelecida.

Em São João
Representantes da Prefeitura de São João da Boa Vista e do Corpo de Bombeiro se reuniram na noite de quinta-feira, 30, para fazer um balanço dos estragos provocados pelo temporal que atingiu a cidade na noite anterior
Os ventos de até 70 km/h, acompanhados de uma forte chuva que durou três horas, deixaram um cenário de destruição. Quase 24 horas depois do temporal, os moradores ainda estavam assustados.
Na zona rural, a queda de postes deixou 34 mil pessoas sem energia. Várias árvores foram ao chão e barracões ficaram destelhados. Em uma escola de educação infantil, as 13 salas ficaram destruídas. Um posto de gasolina ficou sem a cobertura e o prejuízo estimado é de R$ 30 mil. O telhado da igreja também não resistiu aos ventos. A prefeitura ainda não sabe informar quando as aulas na escola destelhada vão ser retomadas. Em decorrência do temporal, a Unifae também suspendeu as aulas de quinta-feira, 30, para consertar os estragos.

Clínicas e Secretaria de Saúde já realizam esterilização de animais

Pudim foi o primeiro gato a ser castrado pelo programa

Na sexta-feira, dia 31, foi realizada a primeira cirurgia de castração do programa de controle de natalidade de animais domésticos de São José do Rio Pardo.
O programa é uma parceria entre a Prefeitura, clínicas veterinárias e União Protetora de Animais Riopardense (UNIR) e prevê a realização de cirurgias de castração a preços bem acessíveis.
Batizado de Programa CãoCiente, o projeto recebe subsídio do município, o que auxilia na diminuição dos custos. Além de passarem por cirurgia de castração, cães e gatos recebem um microchip, para posterior cadastramentos dos animais num banco de dados do município. O primeiro animal castrado dentro do programa foi Pudim, um gato siamês, operado na Clínica Veterinária Master Vet, que integra o programa. O trabalho foi realizado pelo médico Mário Ruy da Silveira e acompanhado por médicos do serviço de zoonoses do município, Norival Junqueira Filho – que coordena os trabalhos de microchipagem de animais da Ilha São Pedro, e Maria Ângela Dal Bom Salvadori.
O valor de cada cirurgia varia de acordo com o tamanho do animal. Os animais serão atendidos nas clínicas conveniadas, seguindo um critério de rodízio. As cirurgias devem ser agendadas junto à Secretaria de Saúde, mais informações pelo telefone 3682-9900.

Prefeitura continua execução de obras em vários bairros

A Prefeitura de São José do Rio Pardo entra no mês de novembro executando diversas obras e projetos. Boa parte é de novas construções, além da continuidade de serviços iniciados anteriormente. A maioria das obras recebe investimentos do próprio município.
Entre as obras em andamento está a construção da Casa de Cultura e Cidadania, projeto em parceria com a AES Tietê, onde vai funcionar um importante programa de capacitação social nas áreas de cultura, artes e promoção humana.
A obra será feita em terreno doado pelo município entre os bairros Portal Buenos Aires e Vila Verde, ao lado da EMEIF “Profª Zélia Maria Zanetti”. Na mesma área, estão adiantados os serviços de fundações para a construção de uma creche, projeto este que recebeu recursos do Governo Federal, através do Ministério da Educação. Ainda na área educacional, também com recursos municipais, a Prefeitura está concluindo os trabalhos de reforma e ampliação da EMEI e Creche “Maria França Torres”, no Vale do Redentor. Naquele bairro ainda, estão sendo feitas obras de ampliação e reforma na EMEI São Judas Tadeu.
“Os trabalhos não param e se param é por conta das chuvas”, diz o prefeito João Santurbano. “Apesar de estarmos em final de mandato, o ritmo é de começo de administração. Temos muito para fazer e temos feito os investimentos necessários que beneficiam toda a população”, completa o prefeito.
Santurbano lembra ainda os investimentos no setor viário da cidade, com a execução das obras de melhoria da Avenida Perimetral. “Acabamos de desapropriar mais um trecho aqui na região central para a segunda pista da Avenida Antonio Pereira Dias e enquanto isso continuam as obras das rotatórias. Há também um trabalho para a pavimentação da parte final da Perimetral, no trecho entre o Hotel Ipanema e a Nestlé, que está se arrastando devido a necessidade de outra desapropriação. Esperamos o mais breve possível concluir estes trabalhos”, declarou Santurbano.
As obras ora executados no município têm sido vistoriados constantemente pelo prefeito e pelo secretário Mário Gusmão. Os serviços seguem em ritmo acelerado, e somente a chuva interrompe o andamento dos trabalhos.

Fim da taxa do telefone

Há coisas que não é interessante ser divulgado, ainda mais se está em jogo milhões de reais. É o caso do Projeto de Lei de número 5476 que está tramitando na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e que pretende acabar de uma vez com a insustentável taxa telefônica residencial e também a comercial.
Uma notícia como essa, de interesse coletivo, merecia pelo menos uma chamadinha nos telejornais e também uma matéria, mesmo que de rodapé nos grandes jornais do país para informar à população do beneficio que seria o Congresso (deputados mais senadores) aprovar esta lei.
No entanto, para garantir o patrocínio e os anúncios das operadoras telefônicas, os grandes meios de comunicação preferem não divulgar, assim evitam com que a população pressione os deputados a aprovarem o projeto. Da forma como está tramitando, mais o lobby ($$$) das operadoras para que ele não seja aprovado, fica fácil que o ele acabe sendo engavetado ou mesmo rejeitado pela maioria dos parlamentares.
No entanto, ainda há uma saída para a população se manifestar através do número 0800 619619. Esse número foi disponibilizado justamente para que a população opine sobre o fim ou a manutenção da taxa. Ao ligar a pessoa deve se identificar, falar como ficou sabendo da votação e votar se é a favor ou contra a taxa.

Artigo: Cemitérios sem Mistérios

Marco Antônio Soares de Oliveira - Jornalista e escritor

O PROFESSOR DIMAS DOS REIS RIBEIRO É PREFEITO DA CIDADE DE ALTEROSA (MG) E AUTOR DA OBRA “CEMITÉRIOS SEM MISTÉRIOS: A ARTE TUMULAR DO SUL DE MINAS”. ELE ESTARÁ EM SÃO JOSÉ NO PRÓXIMO DIA 7, PARA PROFERIR UMA PALESTRA DURANTE O EVENTO “FILOSOFIA EM DEBATE” - NO MERCADO MUNICIPAL - A PARTIR DAS 19H30.

Acabo de folhear o denso volume do professor Dimas dos Reis Ribeiro, “Cemitérios Sem Mistérios: a arte tumular do Sul de Minas. Venho acompanhando a trajetória do companheiro Dimas, também atual prefeito de Alterosa (MG), há longo tempo. Esse livro mesmo foi o resultado da reescrita de sua Dissertação de Mestrado, defendida na Unesp pelo colega historiador. A apresentação do Prof. Dr. Ivan Ap. Manoel, da Unesp de Franca, esclarece melhor a obra: “O cemitério não é apenas uma instituição higienizadora para evitar os desconfortos olfativos e visuais e prevenir contaminações advindas de cadáveres insepultos. Além disso, os cemitérios, na nossa herança cultural judaico-cristã sempre estiveram associados à idéia de passagem para uma outra vida, de caráter espiritual, e ao seu redor se construíram doutrinas e dogmas, tabus, interdições e solenidades, além de, no imaginário popular, ser o terreno para o cultivo do fantástico, do misterioso”. O próprio Dimas pesquisou a história dos cemitérios da região permanecendo horas a fio, medindo, copiando, fotografando, interrogando as pessoas, procurando documentação em prefeituras e paróquias afirmando que “O cemitério é uma das construções mais importantes de uma cidade, ali estão objetos e fontes que nos possibilitam conhecê-la. Está o seu resumo, a sua síntese, a sua história, Por isso é chegado o momento de salvar os fatos”. Prossegue: “Resgatar a memória histórica dos cemitérios, e principalmente, avaliar o seu papel na preservação da arte tumular e na explicação da transposição de elementos da vida real para o mundo dos mortos, ajuda o ser humano na compreensão de um dado momento histórico”, conclui.
Fartamente ilustrado a magistral obra de Dimas dos Reis Ribeiro desvenda a história dessa arte tumular do Sul de Minas através de uma pesquisa profunda e curiosa penetrando e revelando dados importantes.
Também como o parceiro Dimas, sou um entusiasta na descoberta histórica dessa arte tumular. Procuro nas cidades que visito vestígios históricos entre os segredos dos túmulos e revelações curiosas. Em Guaxupé (MG) já descobri mausoléus e sepulturas como os dos soldados paulistas da Revolução de 32, oito no total. Como ainda não perdi o costume de vasculhar mistérios que envolvem as sepulturas, recentemente em Paris não perdi a oportunidade de visitar o famoso cemitério de Père Lachaise. Há muitos anos a França oferece visitas guiadas aos principais cemitérios de Paris. O de Lachaise recebe anualmente cerca de 2 milhões de pessoas provenientes de vários países. Este aberto em 1804, possui cerca de 100.000 túmulos, 5.300 árvores e muitas atrações culturais e artísticas, mausoléus de muitas celebridades, como o do compositor Chopin, dos escritores Moliere, Oscar Wilde, Balzac, Marcel Proust, o fundador do espiritismo Allan Kardec, o pintor Modigliani, os artistas Simone Signoret e Yves Montand, a cantora Edith Piaf, Jim Morrison (aquele mesmo, da banda “The Doors”) e a dançarina Isadora Duncan, entre outras personalidades.
Esse Turismo Cimeterial tem feito sucesso em São Paulo como visitas ao Cemitério da Consolação, o mais antigo da Capital, em funcionamento desde o ano de 1858, abriga inúmeras figuras públicas, artistas e intelectuais. Há um bom número de túmulos com trabalhos de grandes escultores como Victor Brecheret, Francisco Leopoldo e Silva, autor do primeiro nu do local, produzido nos anos 20. Há muito mármore Carrara, granito e bronze. Lá está também o mausoléu da família Matarazzo, que ocupa um espaço atingindo 20 m de altura. É tido como o maior da América do Sul. Quando forem a qualquer cidade descubra a História local visitando o Cemitério. Vão descobrir a Arte em sua plena expressão!

Iluminação no Buenos Aires será inaugurada

Estão em fase final os trabalhos para instalação da rede de iluminação da Avenida Luiz Rodrigues Correa, que liga o conjunto habitacional Buenos Aires ao Distrito Industrial.
O serviço completa a série de ações da Prefeitura pela melhoria da qualidade de vida naquela região, onde os bairros receberam pavimentação, construção de quadra de esportes, centro comunitário e reservatório de água. A inauguração da iluminação está previamente marcada para o próximo dia 7 de novembro.

Concursos: Vagas em diversos setores

Sebrae abre inscrições para sete vagas e cadastro
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriu inscrições para 4 vagas de nível superior, com formação de cadastro de reserva, e três de nível médio. Os salários para as vagas de analista técnico variam de R$ 3.566,81 a R$ 10.270,81. Já para o cargo de assistente, a remuneração é de R$ 2.001,73. A seleção será executada pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
As inscrições poderão ser feitas até às 23h59 de 7 de novembro, pelo site www.cespe.unb.br/concursos/sebrae032008, onde os candidatos terão de preencher um currículo padrão. As taxas de inscrição são de R$ 100,00 para os cargos de nível superior, e de R$ 50,00 para os de nível médio.
O Sebrae oferecerá aos contratados, além do salário, assistência médico-hospitalar e odontológica, plano de previdência privada, vale-transporte, auxílio-educação para filhos, seguro de vida em grupo e auxílio alimentação ou refeição. Todas as vagas oferecidas são para Brasília (DF), na sede do Sebrae Nacional.

Ministério do Trabalho abre inscrições
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) abriu inscrições para 1.822 vagas - 1.628 são para o cargo de agente administrativo (nível médio), 186 para administrador (graduados em administração) e 8 para economista (graduados em ciências econômicas). Os dois últimos necessitam também de registro nos respectivos conselhos. A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração oferecida é de R$ 1.814,95 para nível médio e R$ 1.949,12 para nível superior.
As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.cespe.unb.br/concursos/mte2008, até o dia 19 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 para nível médio e de R$ 40,00 para nível superior.
A seleção dos novos servidores do MTE será feita por meio de provas objetivas, que avaliarão as habilidades e os conhecimentos dos candidatos. As provas serão aplicadas no dia 21 de dezembro, os locais e o horário de realização das provas objetivas serão publicados no Diário Oficial da União e divulgados na Internet, no endereço eletrônico acima.

Marinha abre Concurso para 400 vagas
A Marinha fará concurso para 400 vagas para carreira de tecnologia militar. Podem participar candidatos de ambos os sexos, com idade superior a 18 anos e com formação de nível médio ou superior. Para nível médio, há vagas gerais e também de formação técnica. A remuneração é de R$ 2.560,47. Para nível superior, as vagas são nas áreas de engenharia em diversas especialidades, análise de sistemas e arquitetura. O salário é de R$ 3.870,07.
As inscrições poderão ser feitas até as 16h30 de 17 de novembro, nos sites www.esppconcursos.com.br, www.emgepron.com.br ou www.ensino.mar.mil.br. As taxas são de R$ 50 para nível médio e de R$ 70 para nível superior. Haverá prova objetiva de conhecimentos específicos, matemática e português para os cargos de nível superior; prova objetiva de matemática e português para os cargos de nível médio; e prova prática de qualificação técnica para cargos de nível médio.

Momento Espírita: Viver o presente

Grupo Espírita Hilário Silva

Quer aprender a viver no presente? Então tenha filhos.
Observar um bebê e a sua relação com o tempo é simplesmente divino, afirma a escritora e professora de yoga, Isabela Fortes.
Nessa observação da vida infantil, através da lupa da sensibilidade, ela afirma que, para o bebê, o passado e o futuro não existem, apenas o agora. Em variações de pequenos segundos, ele tenta nos comunicar o que precisa, no momento em que precisa: fome, sono, dor, fraldas – tudo só existe no agora.
Também as crianças maiores, na primeira infância, levam algum tempo para conseguir entender o tal do tempo. Ontem, amanhã, daqui a dois dias ou dois anos, para elas é tudo igual e incompreensível.
Essa questão nos leva a experiências curiosas, como por exemplo, a do casal que adotou uma forma peculiar de conseguir explicar o tempo para sua filha de 5 anos. Quando queriam dizer que faltavam 2 dias para ela viajar, ou para começar as aulas, afirmavam: Você terá que dormir e acordar, e depois dormir e acordar novamente, aí chega o dia. Dessa característica especial dos pequenos, podemos aprender que o foco, no tempo presente, é fundamental para ter uma vida equilibrada. Gastamos energias em demasia quando presos excessivamente ao passado, às lembranças. Da mesma forma que nos desgastamos muito com a tal da preocupação, isto é, uma ocupação prévia com algo que ainda não aconteceu, e pode nem vir a acontecer. Foi assim que conhecemos a temida e tão analisada ansiedade que, nos dias de hoje, nos traz problemas e mais problemas existenciais.
Quando nos focamos no presente, vivendo um dia de cada vez, como se diz popularmente, aproveitamos o tempo com muito mais eficiência e menos desgaste. Fazemos cada tarefa pensando nesta tarefa, e não naquilo que deixamos de fazer ou naquilo que faremos amanhã ou depois. Quando estamos com alguém que amamos, com a família, por exemplo, estejamos lá por inteiro, e não metade ali, aproveitando, e outra metade voando com o pensamento para longe. Alguns de nós chegamos a fazer uma espécie de autoterrorismo, cultivando pensamentos como: Pena que esses momentos não duram! Como viverei quando tudo isso acabar? São sofrimentos voluntários, desnecessários, que impomos aos nossos dias, por não nos darmos chance de viver o presente, e dele extrair tudo de bom que está nos ofertando. Viver o presente não significa, porém, viver sem planos, sem objetivos. Nem desconsiderar o passado, sem tê-lo como referencial importante - de forma alguma! Viver o presente é dar o devido peso a cada um desses tempos, aprendendo com o passado, vislumbrando o futuro, mas trabalhando no presente, e apenas no presente. É fundamental lembrar do ensino do Cristo, quando, ao perceber as inquietações de nossa alma, quanto aos dias vindouros, afirmou:” Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

E Jimmy foi ao arco-íris: J.M. Simmel é sempre atual

CAROL ORTIZ
cacal.ortiz@hotmail.com

O escritor Johannes Mario Simmel é muito conhecido pelos fãs da literatura policial. Suas obras são verdadeiras teias de aranha que envolve o leitor do começo ao fim. Há partes em que você acha que está perdido com tantos detalhes, mas eis que de repente e surpreendentemente o quebra-cabeça se encaixa. Mas, a dualidade está constantemente presente: será mesmo que essa peça se adapta aí? – a verdade e a mentira andam juntas sendo muito difíceis de distingui-las.
J.M. Simmel, escritor austríaco, viveu durante a Segunda Guerra e viu todo o desenrolar da Guerra Fria. Engenheiro químico, trabalhou com pesquisa e tradução para o exército americano – daí a descrição de seus personagens, todos envolvidos com algum tipo de conspiração ou guerra biológica que afetaria toda a humanidade. Muitos dos romances que publicou viraram filme nas décadas de 60 e 70.
Jimmy... (que é o trecho de um poema de Goethe, e a chave de toda a trama) narra a história de Manuel Aranda, um argentino que tem o pai assassinado por uma mulher que logo após se suicida, na cidade de Viena. Com o desenrolar da história, Aranda se vê envolvido numa conspiração que envolve a vida de todos os seres humanos.
A história é contada em vários flashback e provoca uma atração tão grande no leitor que é praticamente impossível não terminar um capítulo com gostinho de quero mais. Com suas 600 páginas, a leitura, que de cansativa não tem absolutamente nada, é facilmente digerida e envolvente. Aos fãs de suspense e policial, é uma ótima dica.
Onde achar? É um livro fora de circulação, portanto, é possível encontrá-lo na internet (procurem sites de sebos) por um preço muito acessível, ou talvez em bibliotecas.
Para quem gostar do delicioso estilo do autor, vale também conferir Nem só de caviar vive o homem, Pátria Amada, Nina, Deus Protege os que amam, Amor é só uma palavra, Ninguém é uma ilha, ou então alugá-los em VHS (não sei dizer se os filmes baseados em suas obras estão disponíveis em DVD).

Artigo: O lucro dos bancos

MARCELO AUGUSTO DA SILVA
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Qualquer pessoa que observa o resultado do balanço referente ao último trimestre divulgado pelos bancos Itaú e Bradesco, se admira ao ver o quanto essas instituições financeiras obtêm de ganho. O Itaú informou um lucro de R$ 1,8 bilhões nos três meses passados com um acúmulo de 5,9 bilhões de janeiro a setembro; e o Bradesco apresentou a cifra de R$ 1,9 bilhões totalizando um saldo de 6 bilhões no ano. De fato um lucro astronômico para essas instituições que fazem parte do setor financeiro, onde não sendo o único no país, não deveria concentrar tanto acúmulo dessa maneira, podendo existir então uma certa “distribuição de lucros, contando que haja outras atividades econômicas como indústria, comércio e agricultura.
Mas como um banco consegue lucrar tanto assim? Vale lembrar que o Brasil privilegia as empresas privadas, principalmente os bancos, desde os tempos da administração de FHC, que inclusive criou um programa de recuperação dos bancos que se encontravam em situação crítica, o PROER (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional), o qual o governo dava toda a ajuda necessária a eles com a justificativa que a preservação de seu funcionamento era necessário à estabilidade econômica do país. Interessante é ver o Estado dar ajuda somente a um setor da economia colocando-o como responsável pela saúde econômica do país. E os outros setores não representam nada então para o país? Não teriam eles o mesmo direito de receber ajuda do governo? Na mesma época de FHC muitos bancos foram privatizados sob a alegação de estarem sendo um prejuízo aos cofres públicos e por isso o Estado deveria se livrar deles, além de que as vendas de empresas estatais é parte dos programas de governo das administrações tucanas. O interessante é que esses mesmos bancos que tanto oneravam o Estado, após serem entregues a preço de banana ao capital estrangeiro começaram a apresentar uma alta lucratividade, demonstrando que, ou não havia uma boa administração deles pelo governo ou seus prejuízos eram uma farsa, usada como estratégia para justificar a suas vendas.
Já lucros obtidos por eles vêm da cobrança de taxas aos correntistas das mais variadas possíveis como manutenção de contas, transferências, talões de cheques, emissão de extratos, renovação de contratos, etc. aproveitando-se principalmente daqueles que estão usando os “benefícios” oferecidos pelos bancos como empréstimos ou limites de cheque especial. Aliás, é nessas negociações que os bancos ganham muito dinheiro, pois aqueles que utilizam os créditos ou dos empréstimos oferecidos pelos bancos, vão pagar altas taxas de juros, como o limite do cheque especial que chega a ser de 8 a 15% ao mês, enquanto a taxa paga por eles a uma aplicação como a caderneta de poupança fica na casa dos 0,6% mensais.
Fica fácil entender porque a rede bancária, principalmente a privada se expande e aumenta seus lucros.

Prato do Dia: Guisado de Frango à Baronesa

ODAIR CORSINI
odaircorsini@ig.com.br

Ingredientes
1,5 k peito de frango
02 sucos de limão
06 dentes de alho picado
01 cabeça de cebola picada
02 folhas de louro
Sal, pimenta branca, cheiro verde a gosto
500 g jiló picado
500 g quiabo picado
500 g tomate sem pele e semente
100 g banha de porco

Modo de preparar
Cortar o peito de frango em tiras, temperar com sal, pimenta, limão e alho. Deixe marinar por 2 horas.
Frite o frango na banha até dourar.
Junte o quiabo, cebola, jiló, tomate e o louro e um copo de água. Deixe cozinhar até que os legumes estejam cozidos
Ao servir junte o cheiro verde picado.

Poesia: Sonhar

Quando você passa,
não importa ,onde
em qualquer lugar.
meu coração para,
minha respiração
e meus olhos se
estancam, e penso
incessantemente
em lhe abraçar.
Sentir o seu cheiro,
beijar seus lábios
quedar seus seios
contra meu peito
laçar suas coxas
esguias nas minhas,
e deliciar-me num
colóquio de amo.r

Professor Roberto Simões

Ano V - Edição 93 - São José do Rio Pardo - SP - 25 de outubro de 2008

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC

Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Confira o humor de Caetano Cury


Cine Colombo deve parar as atividades no final do mês

A empresa São Luiz de Cinema, mantenedora da sala de exibição do Cine Colombo, deverá encerrar na próxima quinta-feira, 30, as atividades em São José do Rio Pardo. A informação foi passada no início do mês pelo proprietário da empresa, Eli Jorge. O motivo, segundo o empresário, é o pequeno público que tem freqüentado à sala nos últimos anos. Disse que para se manter o Cinema funcionando é necessário um público mensal médio de 1.500 a 2.000 pessoas e que o prejuízo, hoje, seria de aproximadamente R$ 3 mil por mês.
Na manhã de quarta-feira, 22, o vice-presidente do Centro Cultural Ítalo Brasileiro (CCIB), Marcelo Trecenella, disse que o Centro Cultural está fazendo o possível para manter pelo menos o espaço em funcionamento. “Tentamos mobilizar os comerciantes para que se criasse uma campanha para assegurar o funcionamento do Cinema, mas infelizmente não houve adesão”.
Trecenella contou que para colaborar com a empresa São Luiz e preservar o Cinema em funcionamento, o CCIB deixou de cobrar o aluguel, o que não foi suficiente para garantir as portas abertas.
Ainda segundo ele, esta semana dois empresários da cidade, interessados no local, procuraram o CCIB e nos próximos dias deverão, separadamente, estar reunidos com direção para discutir a possibilidade de se manter o espaço. “Mas não há nada confirmado. O que posso adiantar é que nenhum deles mostrou interesse em dar continuidade ao cinema, eles querem o local para a realização de palestras, formaturas, seminários, apresentações de peças de teatros, entre outros”.
Existe também a possibilidade do Centro Cultural adquirir as 200 poltronas, o sistema de ar condicionado e a tela de exibição, mas tudo isso ainda está sendo estudado.

Vice-diretora da Feuc lança livro no Congresso Regional de Educação

A professora e vice-diretora da Faculdade Euclides da Cunha (Feuc) Isabela Custódio Talora Bozzini, lançou na manhã de sábado, 18, durante o 7º Congresso Regional de Educação – 15 a 18 de outubro - a obra “A Construção do Espaço Coletivo Escolar – Três Estudos Sobre o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC)”. O livro de 149 páginas e cinco capítulos foi elaborado a partir de pesquisas realizadas pela autora em escolas públicas estaduais do município que culminou em sua tese de doutorado concluído pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O material foi editado pela Minas Editorial.
Isabela procura mostrar a dissonância entre o discurso do Estado, que diz que os trabalhos desenvolvidos nas escolas públicas são coletivos, quando muitas vezes as condições de trabalho levam os profissionais a exaustão e a solidão. “Poucos são os professores que efetivamente têm disponibilidade temporal e mental para desenvolver um trabalho em grupo”, diz a autora.
No entanto, acredita que o grupo de professores coordenado por alguém que facilite o exercício da reflexão sobre a ação, poderia superar as condições desfavoráveis e contribuiria para a formação continuada desses profissionais – isso sem descartar a importância do conteúdo específico para a formação do professor.
A idéia inicial de intervenção de promover encontros reflexivos levou a autora a desviar o olhar para o HTPC. O resultado disso tudo resultou em três estudos distintos. O primeiro apresenta a vida da Escola, seu cotidiano, sua desorganização e as dificuldades para construir um clima melhor.
No segundo, Isabela focaliza a pesquisa realizada em outras escolas para ter informações sobre o funcionamento do HTPC no município.
No último estudo, a autora dedica-se a terceira escola, uma escola modelo quanto à exploração do HTPC. Nesse capítulo ela deixa claro que o HTPC consegue ser um instrumento de reflexão, quando a escola tem um projeto coletivo e os responsáveis. A obra de Isabela é sem dúvidas um trabalhoo atual e demonstra as possibilidades de melhoria das condições de trabalho e de harmonia em um espaço e tempo institucionalizado nas escolas estaduais.

Loteamento finalmente será liberado e registrado em cartório

O processo para a regularização do Loteamento Vila do Servidor, no bairro Carlos Cassucci, está perto de ser concluído. Nesta semana, o Grupo de Análise de Projetos Habitacionais (GRAPROHAB) deu seu parecer favorável à liberação do empreendimento para que seja registrado junto ao Cartório. A deliberação do GRAPROHAB acontece pouco depois da área ter sido liberada pela CETESB.
O processo agora será completado através do Cartório de Registro de Imóveis, que vai providenciar o restante da documentação para emitir o registro da área e, tão logo isto seja concluído, os proprietários de casas naquele local irão receber suas escrituras. A Vila do Servidor ainda não tem sua regularização definitiva porque o loteamento foi construído em área próxima ao antigo aterro sanitário. Para aprovar o loteamento, a CETESB fez uma série de exigências que foram plenamente atendidas através de projetos elaborados e executados pela Secretaria Municipal de Planejamento Obras e Serviços, como medições da emissão de gases, instalação de tubos de monitoramento, pontos para escoamento dos gases (escapes), instalação de cerca isolando o antigo aterro, plantio de mudas de árvores entre outros serviços.
A Prefeitura também trabalhou para a regularização de outras áreas residenciais como os loteamentos Mutirão Buenos Aires, Eduardo Cassucci, Professor Rehder, Domingos de Syllos II e, agora, a Vila do Servidor. Todos estes loteamentos foram regularizados junto aos órgãos públicos, além de CDHU.
O caso da Vila do Servidor teve origem em 1992, quando a Prefeitura fez um loteamento denominado Jardim dos Pomares, com 106 lotes. Em 1995, fez outro loteamento denominado Vila do Servidor, com 59 lotes. Mais tarde, os dois loteamentos foram unificados totalizando 165 lotes, e a área recebeu a denominação de Vila do Servidor. A Prefeitura fez várias tentativas para aprovar o loteamento junto ao GRAPROHAB em São Paulo, mas nunca conseguiu porque o loteamento foi feito em área muito próxima ao antigo aterro sanitário (na região do Cassucci/Profast), sem que a área tivesse recebido nenhum sistema de controle dos gases originados pelos resíduos depositados no subsolo.

Definida empresa que fará a Casa de Cultura e Cidadania

Foi encerrado nesta semana o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela construção da Casa de Cultura e Cidadania, projeto de responsabilidade social que será implantado no município através de iniciativa da AES Tietê em parceria com a Prefeitura.
A Casa de Cultura e Cidadania é um amplo projeto de apoio ao desenvolvimento social que será mantido no município para atender famílias através de atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. Através da Casa de Cultura e Cidadania serão oferecidos à população, gratuitamente, cursos de artes, cultura e cidadania (artes visuais, música, teatro, dança, arte eletrônica, circo, áreas livres, projetos e arte de contar histórias, além de diversas oficinas de treinamento).
A obra será construída em área doada pela Prefeitura ao lado da EMEI “Professora Zélia Maria Zanetti”, entre os bairros Vila Verde e Portal Buenos Aires. Conforme resultado do certame licitatório, a empresa responsável pela obra será a Construtora Medeia, que já recebeu a ordem de serviços para início das construções. Na mesma área, a Prefeitura fará serviços de paisagismo e jardinagem, com objetivo de melhorar ainda mais as dependência que, segundo estimativas, deverá atender mais de mil pessoas.
“Esta obra já deveria estar bastante adiantada mas nós tivemos que respeitar as regras do período eleitoral quanto à liberação de recursos o que atrasou os trabalhos. Além disso, tivemos de cumprir os prazos legais do processo de licitação, que agora foi concluído”, comentou o prefeito João Santurbano, que já fez o lançamento da pedra fundamental da obra.

Campeonato Inter-Ligas é novamente adiado

O primeiro Campeonato Inter-Ligas foi cancelado pela Federação Paulista de Futebol (FPF) no final da tarde desta quarta-feira, 22. O Campeonato teria início neste domingo, 26. Esta não é a primeira vez que o evento é adiado.
As justificativas, desta vez, são: os uniformes que a FPF irá fornecer gratuitamente às equipes das Ligas ainda não ficaram prontos; além das 18 Ligas, já inscritas, outras demonstraram interesse; A FPF deverá formar grupos com 5 ou 6 Ligas. A Federação garantiu, no entanto, que a competição começará no máximo no dia 9 de novembro e terminará entre os dias 21 a 28 de dezembro.
Além de troféus, a competição terá premiação em dinheiro ao campeão. Alguns jogos terão cobertura ao vivo por emissora de TV em rede nacional. Ainda na tarde de quarta-feira, a FPF enviou à Liga Rio-pardense de Futebol (LRF) as bolas oficiais da Penalty e ainda as fichas de inscrições de 24 atletas do Botafogo FC que representará a LRF no Inter-Ligas.
Com o adiamento do Campeonato, está confirmado para às 16h15 deste domingo, 26, no estádio do Botafogo a partida entre Botafogo e Vasco pela continuidade do Campeonato Amador Regional Adulto.

31 de outubro: o último dia para limpeza no cemitério municipal

Com a proximidade do Dia de Finados, lembrado em 2 de novembro, a Prefeitura de São José do Rio Pardo observa à população que o Cemitério Municipal tem algumas normas que devem ser seguidas quando o assunto é a limpeza de túmulos do local.
As regras estão contidas no Código de Posturas do Município (Lei Municipal nº 2.121, de 19 de dezembro de 1996), que também estabelece critérios para a realização de obras e serviços nos túmulos.
Conforme dispõe a Lei, os trabalhos de limpeza e reforma em túmulos no cemitério, que são realizados por contratados ou familiares das pessoas enterradas no local ficam suspensos a partir do dia 25 de outubro. Neste período, os serviços de limpeza e manutenção das dependências do Cemitério serão feitos apenas pela administração do próprio cemitério.
Apesar da legislação, a direção do Cemitério permite que as pessoas possam fazer os serviços até as vésperas do Dia de Finados. Neste ano, o último dia permitido para serviços e limpeza é o dia 31 de outubro.
Uma das exigências para permitir serviços no local, a qualquer tempo, é que os trabalhadores responsáveis pelos serviços se identifiquem através de documentos de cadastro, para que possam ser responsabilizados caso haja alguma ocorrência de dano aos jazigos circunvizinhos àqueles onde são feitas as obras.
No ano passado, segundo estimativas da administração, cerca de 15 mil visitantes estiveram no Cemitério Municipal, onde estão sepultadas próximas de 35 mil pessoas.

Situação das polícias de SP é “vergonhosa”, diz Simão Pedro

O deputado Simão Pedro (PT) classificou como “vergonhosa” a situação das polícias no Estado de São Paulo. O parlamentar criticou a postura omissa do governo José Serra durante a greve dos policiais civis, que já dura mais de um mês e que culminou com uma vexatória batalha campal em frente ao Palácio dos Bandeirantes no dia 17de outubro.
“A arrecadação do Estado tem crescido. São Paulo é o Estado mais rico do Brasil e a polícia faz o seu trabalho. Por que então o governador José Serra tem mostrado tamanha insensibilidade para tratar de reajustes salariais com estes servidores?”, questionou o deputado.
Segundo o parlamentar do PT, a situação dos policiais paulistas é vergonhosa. “É a polícia que ganha os menores salários entre os seus similares no País. É um número público, todos sabem que um delegado ganha R$ 3 mil em São Paulo, o que é um valor absurdo para um profissional com tamanha responsabilidade e risco”, disse Simão Pedro, na tribuna da Assembléia Legislativa.
Segundo Simão, a precariedade com que os sucessivos governos do PSDB têm tratado a questão das polícias no Estado ficou evidente nos ataques do PCC contra policiais e civis em 2006. Agora a insatisfação da categoria está ainda mais forte.

Milhões de eleitores devem voltar às urnas neste domingo

No Estado de São Paulo, 10.803.006 eleitores (37,07%) devem voltar às urnas em 26 de outubro, data do segundo turno das eleições municipais, das 8 às 17 horas. Na ocasião, serão eleitos sete prefeitos e sete vice-prefeitos no Estado. Os municípios paulistas que terão segundo turno são: Bauru, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto e São Paulo.
Na capital, Gilberto Kassab (DEM / PR / PMDB / PRP / PV / PSC) e Marta Suplicy (PT / PC do B / PDT / PTN / PRB / PSB) disputam os votos de 8.198.282 eleitores. O prefeito e candidato à reeleição, Kassab, obteve 2.140.423 votos (33,61% dos votos válidos), enquanto a candidata petista recebeu 2.088.329 votos (32,79% dos votos válidos).
Os 746.302 eleitores de Guarulhos devem escolher entre os candidatos Sebastião Alves de Almeida (PT / PSL / PSB / PRTB / PT do B / PR / PRP/ PSDC / PTC / PP / PTN / PRB) e Carlos Roberto de Campos (PSDB / PHS / PSC).
Em São Bernardo, concorrem Luiz Marinho (PT / PRB / PDT / PTB / PSL / PTN / PR / PRTB / PV / PHS / PSC) e Orlando Morando Júnior (PSDB / PP / PMDB / DEM / PSDC / PMN / PSB). O município tem 539.584 eleitores.
Vanderlei Siraque (PC do B / PDT / PSL / PMDB / PV / PT / PSB / PHS / PRTB / PRB) e Aidan Antonio Ravin (PTB) são os candidatos que disputam os votos dos 533.428 eleitores de Santo André.
O confronto em São José do Rio Preto, com 276.943 eleitores, ocorre entre Valdomiro Lopes da Silva Junior (PC do B / PDT / PTB / DEM / PSDC / PSB / PSDB / PP / PTN / PRTB / PRB) e João Paulo Rillo (PT / PR / PSL / PRP).
Competem em Mauá Oswaldo Dias (PT/PRB) e Francisco Esmeraldo Felipe Carneiro (PSB / PMDB / PPS / PSDC / PHS / PDT / PC do B / PV / PRP / PTB / PSC / PSL / PMN / PTN / PT do B / PRTB / PTC). Mauá tem 274.814 eleitores. Os 233.653 eleitores de Bauru devem decidir entre Caio Márcio Viotto Coube (PP / PSDB / PPS / PTC / DEM / PSDC / PT do B / PSC) e Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça (PT / PMDB / PR / PSB / PC do B), candidatos à prefeitura do município.
No país, os municípios que terão segundo turno envolvem 27.166.584 eleitores. Desse total, 39,77% são do Estado de São Paulo.

Falta de crédito dificulta adubação de cafezais

A adubação e o tratamento fitossanitário preventivo dos cafezais devem ser feitos nesta época do ano, mas o produtor está com dificuldades para contratar financiamento. “Falta crédito para custeio, mas isso não é privilégio do café, pois outras culturas enfrentam o mesmo tipo de problema”, diz o gerente de Desenvolvimento Técnico, Joaquim Goulart, da Cooperativa Regional de Cafeicultores da Cooxupé.
Segundo ele, apenas uma minoria de produtores capitalizados consegue antecipar as compras de insumos, como fertilizantes e agrotóxicos. “Os demais estão em compasso de espera, principalmente por causa da forte alta do preço do adubo”.
O gerente da Cooxupé disse que os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para estocagem estão à disposição, “mas para custeio ainda não saiu”. Goulart acrescenta que as condições de financiamento na cooperativa estão menos complicadas para defensivos, no tratamento preventivo de pragas e doenças, como, ferrugem, cigarra e bicho mineiro.
Ele observa que as floradas dos cafezais na região já ocorreram de modo definitivo, há cerca de 15 dias. Agora é preciso aguardar o desenvolvimento das lavouras, que precisam de chuvas regulares. “O clima está um relógio, com as chuvas chegando na hora certa”, garante. A perspectiva é de boa produção nas lavouras novas e naquelas preparadas para produzir bem, renovadas por meio de podas.
Colheita Atrasada
O problema, diz Goulart, é que a colheita da safra deste ano foi atrasada. Os cooperados da Cooxupé devem entregar este ano cerca de 6,050 milhões de sacas de café à cooperativa. Desse total, cerca de 3% da produção ainda não foi colhida, principalmente em grandes propriedades. Também tem café de varrição, a ser catado do chão.
As chuvas, no entanto, atrapalham os trabalhos e prejudicam a qualidade do produto, depreciando o preço. Só neste fim de semana, o volume de chuva na região alcançou cerca de 40 mm. “Esses cafés não encontrarão comprador no mercado externo”, informa.

Preço deve voltar a subir nesta quinzena, diz Cepea

Os preços da cebola devem voltar a subir a partir desta segunda quinzena de outubro, em função da diminuição no ritmo de colheita da cebola paulista e com o término da safra goiana. Segundo o pesquisador Yuri Uchoa Rodrigues, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), os preços da cebola tiveram queda expressiva em setembro, após registrar oito meses seguidos de valores elevados.
Uchoa explica que a maior oferta, decorrente do pico de safra das regiões paulistas de Monte Alto e São José do Rio Pardo, juntamente com a colheita da área plantada no repasse no Vale do São Francisco pressionaram as cotações em setembro. “A cebola nordestina e a paulista desvalorizaram 53,3% e 36%, respectivamente, em relação a agosto.”
O Cepea apurou que em setembro houve oferta de cebola chilena e espanhola no atacado de São Paulo (Ceagesp). “Apesar do grande volume de cebola nacional no mercado, atacadistas justificam que a cebola importada vem como uma alternativa ao consumidor. A cebola chilena, por exemplo, é um produto diferenciado (de pele vermelha), o que atrai consumidores.” O valor médio de setembro negociado pela cebola chilena foi de R$ 18,50 a caixa de 20 quilos, valor 10% superior à da cebola produzida em São Paulo (R$ 16,80). No caso da cebola espanhola, ela chega ao atacado custando apenas R$ 17,00 caixa.”

São Paulo: esquerda contra direita

Não há como equivocar-nos sobre o segundo turno da eleição para prefeito na cidade de São Paulo. Um candidato do PFL, atual DEM, que trabalhou estreitamente com Maluf e Pitta, apoiado e promovido pela elite tucana paulista, contra quem realizou o melhor programa social que a cidade já conheceu. Marta contra Kassab. A esquerda contra a direita.
São Paulo é a cidade mais rica e mais pobre do Brasil. Tornou-se, nas mãos dos tucanos, o núcleo mais conservador do país, o estado mais odiado pelos outros estados do Brasil, porque assume uma imagem de “vanguarda econômica”, de discriminação em relação aos outros estados, pretendendo, desde que FHC foi presidente, reassumir o espírito reacionário de 1932.
Não por acaso se constituiu em São Paulo o pior da imprensa nacional – FSP, Estadão, Veja -, instrumentos de propaganda da oligarquia paulista, para construir uma ideologia anti-popular, que se espelha no seu ódio a Lula. O bloco social e político da direita paulista representa o egoísmo de quem resiste às políticas de distribuição de renda, de incorporação dos excluídos a direitos elementares.
O ódio ao PT, a Lula, a Marta é o ódio a essas políticas, que tem em Lula seu principal agente e sua expressão simbólica. Pelo que Lula representa: nordestino chegado a São Paulo pela expulsão das secas do nordeste, operário que se forjou politicamente na oposição a essas oligarquias, discriminado por elas, odiado hoje porque promove políticas de redistribuição de renda que acusam essas oligarquias pelo que não fez quando foi governo e pelas suas responsabilidades em fazer do Brasil o pais mais desigual do mundo. O oposto a FHC, ídolo dessa classe média conservadora e da elite branca paulista.
Agora tentam fazer uma barreira similar à das oligarquias brancas de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, que tentam bloquear a chegada a reforma agrária e das políticas sociais redistributivas a seus estados conservadores. A aliança tucano-pefelista – de fihotes da ditadura com o ranço oligárquico paulista – tenta impedir que o processo de democratização social que o Brasil vive, chegue em cheio a São Paulo e afete suas bases de poder.
O PFL-DEM é o partido fundado por mentores da ditadura militar, como ACM, Jorge Bornhausen, Marco Maciel, entre tantos outros com responsabilidades diretas pela instauração do pior regime que o Brasil já conheceu em toda a sua história. No retorno da democracia, se refugiaram na aliança com o PMDB para sobreviverem e tentarem apagar seu passado e suas responsabilidades. Encontraram nos tucanos o aliado disposto a reciclar a direita brasileira para o que seria a modernização neoliberal, que quebrou a economia brasileira três vezes e provocou a maior recessão as últimas décadas, com os piores índices de desemprego que já tínhamos conhecido.
A aliança tucano-pefelista representa o que de mais conservador e reacionário tem São Paulo. Não por acaso têm o apoio unânime da imprensa diária paulista, não por acaso tiveram suas maiores votações nos bairros mais ricos da cidade e as piores nos bairros mais pobres.
Quem vota contra Marta vota contra a democratização social, o fenômeno mais novo na história brasileira recente. O governo de Marta realizou o melhor conjunto de políticas sociais que o Brasil conheceu. São Paulo precisa, merece, pede que esses programas sejam retomados, para que possa tornar-se um cidade humana, solidária, de que todos nos orgulhamos.
Se faltasse algum argumento para caracterizar a polarização entre direita e esquerda, o mapa eleitoral do primeiro turno mostra como o povão votou maciçamente por Marta e as elites por Kassab. Com que estará cada paulistano? Com os excluídos, os discriminados, os explorados, os oprimidos, os humilhados, que realmente constróem, com seu trabalho anônimo, cotidiano, a riqueza apropriada por suas elites. Ou com estas elites, responsáveis pela desigualdade, pela transformação de São Paulo numa cidade quase impossível de viver.
Esquerda contra direita, justiça contra desigualdades, inclusão contra exclusão, democracia social contra ditadura das elites, Marta contra Kassab – isso se joga no dia 26 em São Paulo.

Emir Sader - Carta Maior

Câmara aprova projeto que proibe e multa pinturas e colagens eleitorais em muros

A Câmara Municipal aprovou terça–feira, 21, projeto de lei do vereador José Roque Rueda (PV), que estabelece proibições e multa nos períodos de campanha eleitoral, ao regulamentar a divulgação de propaganda política quanto a forma e locais.
O autor, ao encaminhar o projeto à deliberação, alegou na justificativa o objetivo de “coibir a prática de instalar propaganda eleitoral em muros e similares da cidade, as quais continuam aparecendo por anos a fio”. Para Rueda, após as eleições o ato de apagar (quando acontece) “é realizado com uma simples demão de tinta ou cal sobre a propaganda, o que não consegue fazer uma adequada cobertura, e compromete ano após ano o aspecto visual de residências e vias públicas”. Em alguns muros da cidade, ainda podem ser vistas propagandas de candidatos de outras eleições.
Por isso, o projeto proíbe “pintar, pichar, desenhar, escrever e/ou colar propaganda política municipal, estadual ou federal, nos muros, paredes e demais lugares de uso privado na cidade”, incluindo “as propagandas partidárias e intrapartidárias”.
Por não fazer referência a cartazes, banners, outdoors, painéis, letreiros, anúncios luminosos, placas e similares, o texto volta–se de forma específica contra pinturas e colagens, apelos visuais que no entender do autor são os maiores poluidores por não oferecerem a mesma facilidade de retirada que um painel, por exemplo.

Rigor - Pelo texto aprovado por unanimidade, o infrator pagará multa no valor equivalente a 10 UFMs (Unidade Fiscal do Município, hoje correspondente a R$ 66,94) “por imóvel adulterado”, não sendo descartada a aplicação de outras legislações e do Código Tributário Municipal.
Em outras palavras, como exemplo: cinco muros pintados acarretarão a multa de cerca de R$ 3.300,00. Com agravante: no prazo máximo de 24 horas, cada imóvel alterado deverá ser restaurado e restituído ao original.
O vereador Rueda fez constar do texto uma exceção, ao liberar aos partidos políticos a inscrição, “na fachada de suas sedes e dependências, do nome que os designe, pela forma que melhor lhes parecer”. E transmitiu competência ao Executivo para expedir normas complementares visando ao aperfeiçoamento do texto.
O projeto, em forma de autógrafo, seguiu para o Executivo para sanção e promulgação, com o que se tornará lei definitiva. No entanto, o Executivo, não concordando, pode vetá–lo, em parte ou no todo, voltando à Câmara para deliberação sobre o veto do prefeito. (Assessoria da Câmara Municipal)

Kassab, preconceito, mídia e intelectualidade rio-pardense

“O povo brasileiro não está acostumado a ver desnudar-se a seus olhos a vida particular dos homens públicos... A prática da democracia recomenda que o povo saiba tudo o que for possível saber sobre seus homens públicos, para poder julgar melhor na hora de elegê-los”.

O trecho acima faz parte do editorial do jornal O Globo de 14 de dezembro de 1989, intitulado “O direito de saber”, publicado na véspera do segundo turno da eleição presidencial. Dias antes, Collor de Mello, o “caçador de marajás” havia levado à TV a ex-mulher de Lula, Mirian Cordeiro, que acusou o candidato de tê-la induzido a abortar uma filha, “oferecendo-lhe dinheiro”. Na ocasião, a mídia venal não vociferou contra esta “baixaria”. Pelo contrário, difundiu a versão e exigiu “o direito de saber”.
Bem diferente da postura adotada agora, quando o programa de TV da candidata à prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy, pergunta se o seu opositor, Gilberto Kassab, é casado e tem filhos. A gritaria dos serviçais da Rede Globo, como Ricardo Noblat, Cristiana Lobo, André Trigueiros e até – quem diria - da colunista de um semanário local, Maria Olívia Garcia, foi ensurdecedora. Para eles, a candidata insinuou que seu adversário é homossexual, o que é um repugnante preconceito. Mas, o que nos interessa é que em Rio Pardo parte da intelectualidade não gosta de se manifestar politicamente, prefere ficar presa à sublimação e a decomposição da matéria, nada contra. No entanto, seria interessante também que ela contribuísse para o avanço político local, pautando questões importantes de interesse coletivo, discutindo avanços e fracassos na esfera municipal. Fica fácil, e até confortável, fazer associações livres de temas regionais e nacionais.
No triste episódio de Mirian Cordeiro, a mídia sequer averiguou a veracidade dos fatos. Somente após a eleição, que deu a vitória à criatura da TV Globo, é que se soube que ela havia embolsado uma “ajuda” para encenar no horário eleitoral gratuito. Pouco depois, ela até tentou ser vereadora pelo ex-PFL, atual demo de Kassab. A mídia também nunca criticou a sórdida campanha contra Marta Suplicy, satanizada por defender a livre opção sexual e por ter se separado do ex-marido. Muitas “autoridades”, que até hoje mantêm suas relações clandestinas, repudiaram sua atitude.
A mídia não é neutra ou imparcial, como se mistifica nas faculdades de jornalismo. Da mesma forma que fazem escarcéu contra a relação extraconjugal do ex-presidente do Senado, que resultou num filho “bastardo” com uma jornalista, eles escondem outro caso extraconjugal, envolvendo o ex-presidente FHC.
Hoje, a mídia faz alarde contra as insinuações homofóbicas da campanha de Marta Suplicy. Mas em 2004, na véspera de outra eleição municipal, ela não usou da mesma virulência para condenar um panfleto do candidato José Serra intitulado “Dona Marta e seus dois maridos”.

Concursos: Vagas em São Paulo e Minas Gerais

Auditoria-Geral oferece 50 vagas
A Auditoria-Geral do Estado de Minas Gerais (AUGE) abriu 50 vagas para Auditor Interno. Desse total, 5 estão reservadas a portadores de deficiência física. O requisito básico para preencher as oportunidades é ter curso superior em qualquer área de formação. A remuneração inicial é de R$ 2.300.
Atribuições - Os aprovados irão desenvolver atividades de auditoria operacional, fazer a auditoria de gestão da ação governamental, realizar atividades de correição administrativa, fazer o assessoramento especializado às chefias de direção superior da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo na sua área de atuação.
Inscrições - As inscrições poderão ser efetuadas no período de 3 a 25 de novembro, somente pela internet, no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br), organizador do concurso. O valor da taxa de participação é de R$ 100. Haverá isenção do pagamento da taxa aos candidatos que declararem que não possuírem renda e que estão desempregados.
Avaliações - O concurso compreenderá provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos, além de redação.
A avaliação de conhecimentos básicos e de redação serão aplicadas no dia 8 de fevereiro de 2009, no turno da manhã e a de conhecimentos específicos no mesmo dia, no turno da tarde.
Os locais e os horários serão divulgados no Órgão Oficial dos Poderes do Estado de Minas Gerais e no site do Cespe/UnB, na data provável de 29 de janeiro de 2009.

SAAE: 64 vagas em São Carlos
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos divulgou a abertura de um concurso que visa preencher 64 oportunidades em todos os níveis escolares.
As vagas estão distribuídas entre os seguintes cargos: Auxiliar de Manutenção Eletro-Mecânica, Auxiliar de Manutenção Geral, Auxiliar de Obras e Redes, Controlador Externo de Abastecimento, Eletricista de Manutenção, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Operador Hidráulico e Pedreiro, a candidatos de nível fundamental; Almoxarife, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Instalações Hidráulicas, Fiscal Leiturista, Operador de Automação, Operador de ETA, Operador de ETE, Técnico de Eletrônica, Técnico de Informática, Técnico de Laboratório, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Mecânica e Técnico em Química, a candidatos de nível médio; Analista de Sistemas, Biólogo, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Procurador Jurídico e Químico, a candidatos de nível superior.
As remunerações oscilam entre R$ 618,15 e R$ 2.839,23.
As inscrições poderão ser realizadas entre 10h do dia 3 e 16h do dia 27 de novembro, via internet, através do site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do concurso. As taxas de participação são de R$ 27 para nível fundamental, R$ 38 para nível médio e R$ 66 para superior.
As provas objetivas serão aplicadas no dia 25 de janeiro, às 13h, em locais divulgados oportunamente.

Inglaterra abre arquivos oficiais sobre OVNIS

O governo britânico abriu os arquivos de objetos voadores não-identificados (OVNIs). São vídeos e cartas, além de registros de navegação de aeronaves comerciais e militares.
Em um dos arquivos, datado de 1991, vê-se um avião da Alitalia no ar e um objeto voador passando a apenas 300 metros de distância. “Olha isso, olha isso”, diz o piloto, incrédulo.
As imagens mostram também caças norte-americanos no momento em que são autorizados a disparar contra possíveis discos voadores que estariam sobrevoando o Reino Unido, nos anos 80.
Há ainda uma carta de uma mulher que jura ter vindo do espaço para a Terra.
O governo britânico afirmou que os vídeos não são suficiente para comprovar a existência de extra-terrestres, mas também não negam que eles podem existir.
Para um especialista ouvido pelo “Jornal Nacional”, os arquivos são importantes porque ajudam cada cidadão a tirar suas próprias conclusões sobre uma das mais antigas perguntas da humanidade: estamos sozinhos no unvierso?

Lavrador morre após ser atingido por raio

O lavrador Anderson Tadeu Maciel, de 18 anos, morreu no final da tarde de domingo, 19, em Caconde, após ser atingido pela descarga de um raio. Ele estava jogando futebol com amigos, num campo de uma fazenda, quando foi atingido pelo raio. Ele foi socorrido pelos amigos e levado até o hospital da cidade, mas não resistiu. Nenhuma outra pessoa foi vítima do raio, segundo a Polícia Civil.

Momento Espírita: O Homem de Bem

Grupo Espírita Hilário Silva

O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.
Deposita fé em Deus, na sua bondade, na sua justiça e na sua sabedoria. Sabe que sem a sua permissão nada acontece e se lhe submete à vontade em todas as coisas. Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.
Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar. Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.
Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.
Respeita, nos outros, todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.
Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a clemência do Senhor.
Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.
É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.”
Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal. Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.
Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.
Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado. Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicá-lo à satisfação de suas paixões.
Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.
O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente.
Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.
Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

Allan Kardec. Da obra: O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Artigo: Novamente a comoção geral

MARCELO AUGUSTO DA SILVA
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

O caso do seqüestro das adolescentes que terminou com a morte de uma delas na última semana leva à constatação que de tempos em tempos os mesmos atos se repetem em nosso país, mudando apenas os personagens e o cenário.
A grande mídia mais uma vez usufruiu do ocorrido e usou de todos os seus artifícios para tirar proveito do assunto e com ele aumentar o IBOPE. Não que as vítimas não mereçam a atenção dispensada, mas o fato é que há o exagero, a superexploração de imagens, de comentários e do acompanhamento maçante desses casos de violência, causando a conhecida emersão de opiniões a respeito de assuntos relevantes como, por exemplo, a pena de morte.
A partir dessas reportagens aqueles apresentadores que defendem posições arcaicas e irresponsáveis como a pena capital e redução da maioridade criminal, abusam da liberdade expressão para esbravejar palavras de ordem à população, que alucinadas pelo que vêem, acabam se inclinando a favor desses pensamentos.
Não faz muito tempo o Brasil todo se fixou no caso da menina Isabela que fora atirada da janela de um apartamento. O episódio assim como tantos outros depois de todo o alarde criado pela mídia esfriou. Após um período foi por ela mesma substituído por outro, mais lucrativo, o que fez o povo se esquecer do passado.
Qual seria então o papel do meio de comunicação televisivo? Seria alvoroçar o lado sensível das pessoas durante um momento ou de informá-las sobre os problemas que enfrentamos e a partir disso abrir um debate para questões como violência, punição ou impunidade?
O que ela tem feito repetidas vezes é tão somente aflorar os ânimos do telespectador, viciá-los em acompanhar casos de brutalidades que só alienam e provocam uma discussão pífia, improdutiva e efêmera.
É necessário ir além das locuções exaltadas dos apresentadores de programas de quinta categoria e estimular o povo a mudar a sua relação perante a violência e a não ficar somente comovido e passivo diante de mais casos violentos, tal como foi o que aconteceu nessa semana.
Será que a mídia, principalmente a monopolizadora, se acostumou a tratar a vida como se fosse uma novela. Estamos lidando com seres humanos, com questões sociais não com ficção. Esses acontecimentos não podem ser vistos somente pelo sentimentalismo, eles, apesar de toda a dor causada, têm que servir de mote para que a população reivindique mudanças eficazes na estrutura do país.
Seria interessante que os meios de comunicação colaborassem para que as pessoas não se esqueçam do que acontece, mas sim a lembrá-las sempre para que exista motivação para estar sempre trilhando um caminho para melhorias.

Artigo: Faltou professor...

RAFAEL KOCIAL
rafaelkocian@gmail.com

Não posso deixar de comentar neste espaço, em que falo sobre esporte, da importância do professor. Primeiro gostaria de cumprimentá-los, reconheço as dificuldades e a importância da profissão, que infelizmente muitas vezes não é reconhecida.
Professores, eu me incluo nessa barca, não desistam de sua luta. Sigam em frente, pois só através da educação é que o Brasil mudará.
Talvez tenham faltado professores ao Falcão, o jogador mais habilidoso e mais rápido do futebol de salão brasileiro, agiu de forma nada esportiva e leal na final do Mundial de Futebol de Salão, no último domingo, 19.
Foi tudo perfeito, maravilhoso. O Brasil acabava de ganhar o hexacampeonato de futebol de salão em casa, no Maracanãzinho. Tudo isso após um jogo pra lá de emocionante - amarrado e com direito a prorrogação e pênaltis. Após Franklin, nosso goleiro, fazer a defesa e carimbar a faixa de campeão, muitos brasileiros se abraçaram, correram pra comemorara na torcida e alguns até choravam. Os espanhóis também choravam claro um choro de tristeza. Álvaro, um craque da seleção espanhola abraçava um brasileiro o cumprimentando pela partida. Mas Falcão, até então para mim o melhor do mundo, preferiu comemorar de outra maneira. Covardemente, por trás, deu um soco no rosto de Álvaro e correu para as cadeiras cativas para usar a torcida como escudo. Após a festa ele negou o ato, para posteriormente assumir em partes e desmentir novamente. Tenho certeza que Falcão faltou às aulas, pois a ele faltou moral, ética, atitude esportiva e respeito aos adversários. Qualquer atleta sem essas premissas perderá qualquer título, nem que seja o do bairro, quanto mais o do mundo.

Prato do Dia: Jardineira de legumes

ODAIR CORSINI
odaircorsini@ig.com.br

Ingredientes:
500 g de musculo bovina em cubos
1 cebola picada
2 dentes de alho esmagados
150 g de polpa de tomate
150 ml de vinho branco seco
1 folha de louro
200 g de batatas cortadas em quadrados
2 cenouras em rodelas
400 g de vagem cortada
300g de mandioquinha em cubo
15 g repolho picado
salsa picada,azeite sal, e pimenta branca a gosto

Modo de fazer:
Tempere a carne com sal, alho,cebola e pimenta.
Numa panela coloque o azeite e refogue a carne temperada.
Junte o vinho e deixe refogar mais um pouco.
Adicione a polpa de tomate, água e o louro. Deixe cozer uns 30 minutos ou até que a carne fique macia
Coloque os legumes e veja se precisa acrescentar água. Retifique os temperos e deixe cozinhar até os legumes estarem cozidos.
Retire do fogo e sirva com a salsa.

Poesia: Não me pergunte

Basta olhar para meus olhos, para perceber o grande amor
que provocas-te em mim.
Um amor que é êxtase,
que arrebata, prende
e transforma minha vida,
num sonho intenso e sem fim.
Teu olhar tem a languidez
das fêmeas que fascinam,
e acorrentam suas presas ,
deixando obscuro o pensar.
A suavidade de tua voz,
derrama em todo meu ser,
um brilho fascinante de alegria, e me curvo em não te esquecer.
Não me pergunte.
Só o amor pode desvendar,
no abismo do meu coração
o Céu da alegria em te amar.

Professor Roberto Simões