Plebiscito pergunta: A Vale do Rio Doce deve ser pública ou particular?

-
Até 7 de setembro, ocorre o plebiscito popular para decidir sobre a volta da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para o patrimônio público. A consulta é organizada por várias entidades da sociedade civil como Marcha Mundial de Mulheres, Conlutas, Pastoral Operária, Rede de Estudantes Populares de Direito, Sindicato dos Petroleiros de SP, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário, Associação e Educação Católica e Conselho das Associações de Moradores de SP.

A Vale, como é mais conhecida, era uma empresa controlada pelo Estado até 1997, quando foi privatizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Desde essa época, o leilão de venda da empresa é contestado na Justiça.

Uma das razões da briga judicial, e também do plebiscito, é o fato da Vale ter sido vendida pelo valor de R$ 3,3 bilhões, sendo que o seu patrimônio era avaliado em R$ 92 bilhões. O plebiscito é uma forma de consultar a população sobre um tema de importância nacional. No caso da venda da Vale, a consulta traz quatro perguntas:

1) EM 1997, A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE - PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELO POVO BRASILEIRO - FOI FRAUDULENTAMENTE PRIVATIZADA, AÇÃO QUE O GOVERNO E O PODER JUDICIÁRIO PODEM ANULAR. A VALE DEVE CONTINUAR NAS MÃOS DO CAPITAL PRIVADO?

2. O GOVERNO DEVE CONTINUAR PRIORIZANDO O PAGAMENTO DOS JUROS DA DÍVIDA EXTERNA E INTERNA, EM VEZ DE INVESTIR NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DO POVO BRASILEIRO?

3. VOCÊ CONCORDA QUE A ENERGIA ELÉTRICA CONTINUE SENDO EXPLORADA PELO CAPITAL PRIVADO, COM O POVO PAGANDO ATÉ 8 VEZES MAIS QUE AS GRANDES EMPRESAS?

4. VOCÊ CONCORDA COM UMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA QUE RETIRE DIREITOS DOS TRABALHADORES/AS?


Só no Estado de São Paulo, mais de 400 cidades participam do plebiscito e colocaram urnas para votação em locais de grande circulação de pessoas. Se o resultado da sondagem apontar que a Vale deve voltar a ser pública, os organizadores do plebiscito podem usar os números para pressionar o governo federal a desfazer a venda da empresa.

A potência da Vale é comparada à força da Petrobrás, ainda estatal. A Vale é a maior produtora de minério de ferro do mundo, com jazidas suficientes para 400 anos. Possui ainda duas ferrovias, nove portos, empresas de alumínio, papel e celulose espalhadas por 140 cidades, 10 estados e 11 países.

Os resultados da votação devem ser divulgados nos próximos dias. Na Internet, a página http://www.avaleenossa.org.br/, traz outros detalhes sobre o assunto. Na próxima edição, o DA SILVA traz mais notícias sobre o plebiscito.
Texto: André Merli

Ano IV - Edição 48 - São José do Rio Pardo - SP - 01 de setembro de 2007

-

CARTA DO LEITOR

-
O artigo “Água benta para menores”, escrito pelo nosso companheiro Fábio Missura, publicado no mês de julho, na edição 41, deste singelo tablóide, causou os mais diversos comentários, repúdios e também apoio. No entanto, vale ressaltar que nenhuma das avaliações lançadas sobre o texto, pelo menos que tenha chegado até nossas mãos, foi tão sensata e sincera quanto a do Abade do Mosteiro São Bernardo, Dom Edmilson Amador Caetano. O comentário de Dom Edmilson foi enviado para o endereço eletrônico oficial do jornal -
dasilva@ciranda.net -, no dia 17 de julho, mas, por problemas na caixa de mensagem, ele somente foi aberto na semana passada.
O texto de Missura, dentre outras coisas, falava em exploração da fé e da suposta venda de bebidas alcoólicas para menores em quermesse.
Segue o comentário de Dom Edmilson na integra.

Miguel, paz!
Parabéns a você e equipe pelo retorno do “da Silva”.
Fico contente em poder lê-lo novamente.
Peço a você que faça chegar ao Fábio Missura (não tenho e-mail dele) o que escrevo abaixo, a respeito do artigo “Água benta para menores”.

1) Concordo plenamente que não se deva vender cerveja para menores. O alcoolismo entre os jovens está sendo um fato assustador. Creio que a análise deste fenômeno é complexa e não tenho condições de fazê-la neste momento.

2) Não quero entrar no assunto daqueles que “por aí vivem da exploração da fé”, pois isso vem acontecendo e se fala na Igreja católica de “marketing católico”, coisa que não aceito. Ainda que estejamos na famosa globalização, o espírito da Igreja – ainda que não possa ausentar-se da vida comercial em certos aspectos – deve ser outro.

3) O dízimo, bem entendido no seu sentido bíblico é pastoral, não se encaixaria na expressão “exploração da fé”, pois é de origem bíblica. É aqui realmente que aparece o problema para a Igreja Católica e para as outras comunidades cristãs. O dízimo não é comércio com Deus, nem esmola, nem prestação que se paga à comunidade cristã. O dízimo é ato de culto a Deus (“Amarás o Senhor teu Deus com todas as tuas forças”.), contribuição consciente com a comunidade cristã para a Obra de Evangelização, que não só inclui o devido sustento dos ministros, mas todas as despesas da comunidade e também as obras de filantropia e promoção humana.

4) Neste sentido tenho sempre expressado o meu parecer contrário às quermesses, (no momento atual, não digo daquilo que foram as quermesses tradicionalmente). Se o dízimo é a oferta consciente e cristã para o sustento da comunidade, não haveria necessidade de quermesses, uma vez que todos os cristãos devem contribuir com o dízimo. Quando a Igreja promove uma quermesse emprega o trabalho voluntário de muitas pessoas (pessoas generosas!), depende de doações, pois se tiver que comprar as coisas necessárias o resultado será muito trabalho e pouco ganho. Aparece também esta lamentável e imoral situação de menores bebendo bebidas alcoólicas e o modo imoderado como bebem alguns adultos. Visto que não depende da minha pessoa aprovar ou não a realização de quermesses, sou do parecer que nas quermesses paroquiais não se deveria vender cerveja ou outra bebida alcoólica; seria um modo de evitar este desagradável problema.

5) Na verdade, não se vende cerveja diretamente a menores (pelo que sei e já vi), mas adultos compram e passam aos menores. Fica difícil uma fiscalização nas quermesses. Não vender bebida alcoólica a menores é uma lei “das autoridades competentes” e acredito que venha sendo respeitada, exceto pela situação que citei acima. Portanto, não concordo com o “vale tudo por dinheiro”.

6) A respeito do Educandário: Ele não é propriedade das religiosas. É uma instituição pública, onde atualmente quatro religiosas trabalham incansavelmente para a educação e sustento das crianças que para lá são enviadas pelas “autoridades competentes”. Se é pública, não precisaria de quermesses para providenciar o devido sustento. (As paróquias também não são propriedades dos padres; a Igreja não são os bispos e os padres simplesmente).

7) Uma observação: Se existir uma moral católica que não seja cristã, ela é falsa.

8) Escrevi, Fábio, porque tive vontade. Não gosto de escrever. Acredito que o meu carisma seja mais de pregador, que escritor. Desejo que o “da Silva” continue desta vez sem interrupções e que possa ajudar a todos na reflexão política, social, histórica etc. Além, é claro, de informar os fatos sob um outro prisma, que não desmerece a nenhum informativo da nossa cidade, mas nos ajuda a ter uma visão mais ampla da realidade.

Um forte abraço.
D. Edmilson Amador Caetano
Abade do Mosteiro São Bernardo

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

-


Mais de 200 pessoas participam do evento


Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na noite de quarta-feira, 29, à V Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e, na oportunidade, discutiu os desafios e benefícios do sistema de Estratégia da Saúde da Família, o antigo Programa Saúde da Família.
Entre os muitos participantes da Conferência estiveram: o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Alberto de Souza e a diretora municipal de Saúde Heloísa Helena Ernesto, os médicos Marcelo Galotti, Hamilton Torres (diretor do Centro de Saúde), a secretária municipal de Promoção Social, Rosângela Tinti Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Antonio Carriero, além dos vereadores Lucia Libânio, Márcio Calegari e Marco Gumieri Valério. Da Divisão Regional de Saúde de São João da Boa Vista (DRS XIV) participaram as profissionais Dânia Marcondes Fonseca e Élide Isabel de Pauli Rocha de Moraes. Em viagem, o prefeito João Santurbano não pode comparecer ao evento.
Além de outros profissionais do setor de Saúde do município, dos conselheiros que integram o Conselho Municipal de Saúde e pessoas da comunidade, também fizeram parte da Conferência estudantes do curso técnico de enfermagem da Fundação Educacional e estudantes do curso de enfermagem da Unip.
A discussão principal do evento girou em torno dos trabalhos do PSF. “O objetivo das discussões é fazer a população entender a importância do PSF”, comentou Heloisa Helena, segundo a qual, o sistema aumenta o vínculo entre os profissionais de saúde e os usuários. “Da forma como se fazia antigamente, com o médico indo à residência das famílias, conhecendo os seus pacientes”, completou. E, conforme considerou o médico Marcelo Galotti, “a importância do PSF está na prevenção da doença”.
São José do Rio Pardo tem cinco núcleos do programa. Cada unidade do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) – novo nome do PSF – conta com 1 médico, 1 enfermeira, 1 dentista, 1 técnico em enfermagem e 6 agentes de saúde. Os recursos para pagamento dos profissionais das unidades são repassados pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura entra com a parte de manutenção e equipamentos.
“Existe intenção de implantar mais duas unidades, para atender a população da região do Buenos Aires, Vila Verde”, disse Heloisa, explicando que o projeto ainda não foi viabilizado porque os recursos orçamentários são insuficientes.
Após apresentadas algumas das atividades realizadas pela unidade do bairro Carlos Cassucci, a V Conferência Municipal de Saúde mobilizou profissionais da área e membros do Conselho Municipal de Saúde para a discussão das diretrizes para o melhor funcionamento dos ESF.

Texto: G. Ishikawa - Assessoria de Imprensa da Prefeitura

CONSELHO TUTELAR

-


Entidade tem cumprido seu
papel, diz
conselheiro


Bruno Donizetti Pereira, Ildefonso Alves das
Neves e Lucilene Lofrano Maziero
-
O Conselho Tutelar tem cumprido suas obrigações com a comunidade rio-pardense, foi o que disse o conselheiro Bruno Donizetti Pereira na tarde do dia 17 deste mês na sede da entidade. “Trabalhamos a partir de denúncias e acompanhamos todas as festas nas quais somos solicitados pelo Ministério Público”.
De acordo com ele, quando acionados, na maioria das vezes, os cinco conselheiros se deslocam para o evento para realizar as fiscalizações de praxe – evitar que menores ingiram bebida alcoólica e que freqüentem locais proibidos.
Segundo Ildefonso Alves das Neves, os conselheiros averiguam as portarias, para evitar que menores entrem nas festas. Disse também que nestes mesmos casos, eles realizam averiguações no interior do recinto.
Naquele dia, por exemplo, a presidente da entidade, Lucilene Lofrano Maziero, havia recebido há poucos minutos um comunicado da Promotoria Pública solicitando a presença deles na festa que ocorreu nas piscinas do Rio Pardo Futebol Clube (RPFC) com a dupla sertaneja Vítor e Léo.
Outro trabalho que eles vêm realizando, segundo Pereira, são as fiscalizações das lan houses, principalmente no período da noite. Comentou que a Legislação Estadual proíbe que menores até 12 anos freqüentem esses locais se não estiverem acompanhados de uma pessoa responsável. De 12 a 17, o caso não é menos complicado. Os adolescentes somente podem freqüentar uma lan house se houver uma autorização por escrito do responsável.
Ele explicou que o trabalho do Conselho é mais de prevenção e se baseia, na maioria das vezes, em denúncias. “Isso não impede, porém, que façamos as fiscalizações por nossa conta”, disse Neves.
Segundo ele, o Conselho Tutelar não é um órgão de repressão, os conselheiros fazem as fiscalizações e, em caso de reincidência de alguma pessoa ou estabelecimento, podem advertir e encaminhar o caso para as autoridades competentes.
Para Ildefonso, o objetivo da entidade é desenvolver um trabalho utilizando todos os recursos disponíveis no município para evitar que um menor seja recolhido em um abrigo. “Procuramos todos os meios para trabalhar o menor e também a família. Pois só assim conseguiremos evitar a separação entre eles”, explicou Neves.

QUEIMA DE ARQUIVO

-
PV vota pela destruição de áudios da Câmara

A Câmara de São José do Rio Pardo aprovou na noite de terça-feira, dia 28 o Projeto de Resolução 4/2007, de autoria do vereador José Roque Rueda (PV), autorizando a destruição das fitas utilizadas nas gravações das sessões da Câmara. As gravações serviam como documento histórico de áudio do Legislativo. O projeto de Rueda alterou a Resolução nº 6/96.
O projeto determina que as sessões da Câmara “serão gravadas em áudio para elaboração com fidelidade da ata, mas, após a aprovação da referida ata, as fitas ou outro meio qualquer utilizado para a gravação das sessões serão destruídos ou reaproveitados”.
Em votação única, o projeto foi aprovado por cinco votos a quatro. Votaram pela alteração o autor do PL: José Roque Rueda, Amilton Pizzoli, Paulo César Vedovato, Reinaldo Milan e Ismael Batista da Silva - todos filaidos ao PV; votos contrários: Márcio Callegari Zanetti e Lúcia Helena Libânio da Cruz (ambos do PPS), Luiz Paulo Cobra Monteiro (PSB) e Antonio Marcos Zanetti (PSDB).

AMAMENTAÇÃO

-
São José participa de avaliação de práticas alimentares em criança



Servidores da área da saúde e os voluntários da Unip durante a aplicação do questionário de avaliação


-
No último sábado, dia 25, São José do Rio Pardo, participou do projeto Amamentação e Municípios, criado pelo Instituto de Saúde da Secretaria Estadual que, dentre outras coisas, visa avaliar as práticas alimentares em crianças de até 1 ano. Os dados são colhidos através de um questionário padrão aplicado nos pais das crianças durante a segunda fase da Campanha Nacional de Multivacinação. O projeto foi aplicado em todos os municípios do Estado. Uma das vantagens é que com essa pesquisa, o município passa a ter acesso a um banco de dados das práticas alimentares em nos primeiros 12 meses da crianças.
Em São José, o projeto Amamentação e Municípios ocorreu através de uma parceria entre o Instituto de Saúde, o setor de Epidemiologia do Município e a Unip, que participou com 40 voluntários do terceiro ano curso de enfermagem.
Os levantamentos foram feitos em todos os pontos de vacinação da cidade montados no dia da campanha. Na zona rural, o levantamento foi feito no dia 18.
Para garantir a qualidade do projeto, o Instituto treina uma equipe em cada município para a realização da coleta e análise dos dados. Essa equipe fica responsável pela coleta de informações em um dos dias da Campanha de Multivacinação. Posteriormente, ela irá processar e analisar os dados com a assessoria do IS.

CÂMARA MUNICIPAL

-
Indicações do dia 28

Na sessão de terça-feira, 28, o vereador e presidente da Câmara, Marco Antônio Gumieri (PSDB) apresentou uma indicação ao prefeito, sugerindo o envio de projeto de lei dispondo sobre a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar nas novas edificações do município.
O também tucano Antônio Marcos Zanetti pediu melhorias na iluminação da avenida Belmonte, na Vila Maschietto, e ao redor da escola “Prof. Jorge Luiz Abichabki”, na Vila Brasil. Zanetti também pediu que o executivo trabalhasse na elaboração do projeto para a construção de um prédio para o Batalhão da Polícia Militar. Sugere, também, a elaboração de projeto para construção de ginásio esportivo para a escola “Prof. Jorge Luiz Abichabki” e a Escola de Educação Especial Cáritas
O vereador Amilton Pizzoli também apresentou duas indicações. Uma sugerindo ao prefeito a construção de lombada na rua Floriano Folharini e outra a de limpeza de bueiros na rua Prof. Odilon Machado César.

EDUCAÇÃO

-


Semana de Filosofia começa dia 11


Os professores João Batista Silva, Carlos Eugênio Alves e Marli Alves Silva, organizadores do evento


-

A segunda edição da Semana de Filosofia, coordenada por professores da escola “Dr. Cândido Rodrigues” já está com data marcada, será de 11 a 14 de setembro na sede social do Rio Pardo Futebol Clube (RPFC). O evento acontecerá todas as noites, a partir das 19h30, com abertura de uma atração musical realizada pelos alunos da escola.
Para o psicólogo e professor de filosofia Carlos Eugênio Alves, a motivação dos alunos em querer participarem do evento tem sido o grande diferencial da Semana de Filosofia deste ano em relação ao ano anterior. Carlos Eugênio, juntamente com os professores João Batista da Silva e Marli de F. Alves Silva, são os criadores do evento.
“Semana de Filosofia cresceu sobre todos os pontos, palestrantes são de nível universitários”.
A divulgação da festa do conhecimento já começou, já foram distribuindo faixas, adesivos e estão sendo feito divulgação nos meios de comunicação. “Há um anseio de nossa parte em atingir a TV, mas isso já de pende de outros fatores”.
Segundo informações da professora Marli, seria importante que os alunos e toda a comunidade rio-pardense fossem prestigiar o evento. “Ele é de alto nível e é de graça”, disse.
Será emitidos certificados para os alunos universitários que desejarem. Os interessados deverão se dirigir, durante a semana ao Mercado Cultural, na Praça Barão do Rio Branco, a partir das 14h, para fazer a inscrição. Ela custará R$ 10.
A primeira palestra da Semana de Filosofia, dia 11, será com o professor Renaldo Mazaro Junior. Ele estará tratando do tema “A influência das Mídias na Sociedade Contemporânea”. No segundo dia, o tema a ser abordado será “Personalidades que transformaram a Humanidade: Jesus Cristo e Sócrates. Os palestrantes serão José Caetano Minus e o Monsenhor Denisar Coelho.
No dia seguinte, dia 13, o professor Marcos Nogueira de Lima tratará o tema Filosofia e Educação. No último dia, o professor da Unesp Pitágoras Bispo, falará sobre “O Futuro da Humanidade: Questão ambiental e Filosófica”.
O artista plástico Ronaldo Bertacco fará uma participação no evento.

AMIGOS DA FEUC

-
Grupo continua com as reuniões de trabalho


O grupo Amigos da Faculdade Euclides da Cunha (Feuc) se reuniu, mais uma vez, na manhã do dia 25. A reunião foi realizada na Câmara e contou com a presença de vários rio-pardenses.
Entre os vários temas pautados pelo grupo, decidiu-se confeccionar camisetas personalizadas com o nome do grupo. A intenção, segundo os coordenadores, é dar início à divulgação e identificação do trabalho que eles estão começando a fazer e que, ao mesmo tempo, amigos e colaboradores possam usá-las. Durante a semana, o grupo saiu em busca de patrocínio para pagar algumas despesas, como por exemplo, o telão que deverá ser usado no Feuc Rock Show que será realizado no dia 21 de setembro no Epidauro. O Departamento de Esportes e Cultura (Dec), também tem se mostrado solícito e se dispôs a ajudar no que for possível nos trabalhos que possam divulgar os trabalhos da Feuc.

Feuc Rock Show
Estão sendo contatados os responsáveis pela dança e pintura do Curso de Artes da Feuc, e surgiram boas idéias para apresentações simultâneas ao Show de Rock. O curso de Letras está providenciando alunos para uma espécie de teatro mambembe, ou seja, de improviso, junto ao público das arquibancadas e adjacências durante o evento no Epidauro. Modelos de panfletos para a propaganda do show também já estão em fase final de aprovação.
Quanto ao jantar comemorativo ao aniversário da instituição, que a princípio aconteceria no dia seis de outubro na sede do Grêmio Nestlé, será transferido para um outro local ainda a confirmar.
Segundo a professora Marlise Cassassola, no dia 1º de setembro o grupo volta a se reunir às 10h na Câmara.

POLUIÇÃO SONORA

-

Fiscais participam de curso de combate à poluição sonora



Entre os dias 20 e 24 de agosto, funcionários do Setor de Fiscalização da Prefeitura participaram de um curso para aprimoramento quanto à legislação de controle e combate à poluição sonora. Diante das leis vigentes, a Prefeitura tem buscado preparar os fiscais para atuarem com maior eficiência sobre essa questão.
O curso, realizado na Universidade de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal), foi ministrado pela chefe da Polícia Científica de São João da Boa Vista, Dulce Cláudia José Viana dos Santos, que dentre outras questões destacou a influência da poluição sonora no meio ambiente e nos casos de saúde pública.
Foram passadas informações sobre a aplicação da lei em atividades como a propaganda dos carros de som, estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, indústrias entre outros.
Participaram os fiscais Carlos Alberto Rocha e Maurício Ferreira, além do engenheiro da Secretaria Municipal de Planejamento Obras e Serviços, José Protógenes, e o técnico do Trabalho Rubens Capuano.
Nos últimos meses, os funcionários têm se mobilizado visando coibir o excessivo volume de som muitas vezes reclamados pela população, bem como fazendo cumprir os horários estabelecidos em alvarás. A fiscalização tem como resultados até o momento a aplicação de multas e abertura de processo contra promotores de eventos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o combate à poluição sonora passou a ser considerada uma das três prioridades para a próxima década. O órgão destaca ainda que após aprofundados estudos, concluiu-se que os ruídos acima de 70 decibéis podem ser nocivos à saúde.

VILA BRASIL

-

Rua da Olaria, enfim, recebe asfalto



Terminou nesta semana os serviços de pavimentação da rua da Olaria, na Vila Brasil. Os serviços foram feitos com recursos economizados nas obras de asfaltamento do bairro Buenos Aires. Uma das mais antigas da região da Vila Brasil, a rua da Olaria serve a dezenas de moradores que há tempos solicitavam atenção da prefeitura para asfaltamento do local.
Ainda na Vila Brasil, uma rua sem pavimento, ou parcialmente pavimentada, é a Paschoal Cerávolo. Segundo o prefeito João Santurbano ela já está nos projetos de pavimentação da prefeitura mas não há como pavimentar no momento por falta de recursos. Após pavimentação da Olaria, a prefeitura concentrará os trabalhos para implantar infra-estrutura no prolongamento da rua Luiza Della Torre Bertocco, a qual permite a ligação entre os bairros Dr. João de Oliveira Machado e Portal Buenos Aires. Nela serão instaladas galerias de águas pluviais, guias e sarjetas, ficando pronta para futura pavimentação.
Antes da abertura da rua, os moradores tinham de percorrer uma grande distância para poder entrar no bairro. O prolongamento, mesmo que não seja asfaltado irá facilitar a vida dos moradores que precisam circular naquela região, diminindo a necessidade de transitarem pela rodovia SP-207.

ESPORTES

-

-
Dec abre inscrições para Corrida Pedestre



Estão abertas até o dia 14 de setembro as inscrições para a Corrida Pedestre Duque de Caxias. O evento é organizado pelo Departamento de Esportes e Cultura (Dec) e pelo Tiro de Guerra 02-038 de São José do Rio Pardo. As inscrições podem ser feitas direto no Dec.
A corrida será no dia 16, com largada marcada para às 20h da sede social do Rio Pardo Futebol Clube, centro. No entanto, os organizadores pedem que os atletas cheguem com uma hora de antecedência para a concentração e retirada dos números.
A competição será dividida em três categorias: livre masculina, livre feminina e a sub 16 masculina. Os cinco primeiros colocados, de cada categoria, receberão troféus, sendo que os três primeiros, além dos troféus receberão uma premiação em dinheiro.

HANDEBOL

-

Equipe de Rio Pardo vence Indaituba


No ultimo sábado, 24, a equipe de Handebol do Dec/Elvis Calçados/Belco, iniciou sua participação na Copa Ouro de Handebol - promovida pela Federação Paulista da modalidade. Na ocasião a equipe rio-pardense venceu a equipe de Indaiatuba pelo placar de 38 a 26. A partida foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes (Tartarugão).A equipe de São José esta na chave A com as cidades de Indaiatuba, Itapira, Atibaia e São Carlos. Pelo regulamento, duas equipes passam para as semifinais da competição. A próxima partia da equipe rio-pardense será neste domingo, dia 2, em São Carlos, onde o Dec enfrentará a cidade de Itapira.

CONCURSOS

-
Diversos cargos nos Correios

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realiza concurso
para o Estado de Minas Gerais. Os cargos oferecidos são os seguintes: Técnico em Contabilidade Júnior, a candidatos de nível técnico; Analista de Sistemas Sênior, Arquiteto Pleno, Contador Júnior, Engenheiro Civil Pleno, Engenheiro de Rede Pleno, Engenheiro Elétrico Pleno, Engenheiro Eletrônico Pleno, Engenheiro Mecânico Pleno, Engenheiro de Telecomunicações Pleno e Psicólogo Júnior, a candidatos de nível superior. Os salários variam de R$ 1.143,95 a R$ 4.708,67.
As inscrições poderão ser feitas de 30 de agosto a 11 de setembro via internet, através do endereço eletrônico
www.conesul.org. A taxa de inscrição é de R$ 45. As provas serão realizadas no dia 14 de outubro, em horário e local divulgados antecipadamente.

Assistente e diretor em Santo Antônio do Jardim
A Câmara de Santo Antônio do Jardim/ promove concurso
e abre duas vagas aos cargos de Assistente Legislativo, que exige o nível fundamental e Diretor Legislativo, que exige o nível médio. Os salários são de R$ 603,00 e R$ 1.385,00, respectivamente. Santo Antônio do Jardim fica localizada entra as cidades de São João da Boa Vista e Espírito Santo do Pinhal. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 14 de setembro, das 9h às 11h e das 13h às 16h, na Casa da Cultura “Vereador José Fuliaro”, na Praça Siqueira Campos, nº 95, centro; ou então pela internet, através do endereço eletrônico www.asseconp.com.br. As taxas de inscrição são de R$ 25 e R$ 30. As provas serão realizadas no dia 14 de outubro, em horário e local divulgados com antecedência pela comissão organizadora do concurso.

AGUAÍ

-
Comerciantes protestam contra roubos

Comerciantes de Aguaí protestaram na manhã desta quarta-feira, 29, contra a falta de segurança na cidade. Eles fizeram uma passeata pela principal rua do comércio. Segundo o gerente da Associação Comercial da cidade, Vanderlei Campos, pelo menos 200 estabelecimentos comerciais já foram furtados ou roubados. Os comerciantes pedem mais policiais.De acordo com a Polícia Militar, em agosto foram registrados oito furtos na área comercial. O capitão da PM Carlos Eduardo Campos Monteiro acredita que o efetivo é suficiente para atender a demanda da cidade.O delegado seccional de São João da Boa Vista, Sebastião Antônio Mayriques, também garante que o número de policiais civis é suficiente para manter a segurança em Aguaí.

SEBRAE


Túnel do Empreendedor ensina como superar as dificuldades


Terminou na quinta-feira, dia 30, a exposição “Túnel do Empreendedor”, uma realização do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de São José do Rio Pardo. Instalada na sede social do Rio Pardo Futebol Clube, a exposição consistiu de 12 painéis, montados em uma área de 168 metros quadrados, com textos curtos e ilustrados sobre como deve ser conduzido um empreendimento visando o sucesso na atividade.
A exposição já foi realizada em várias cidades como São Paulo, Campinas, Guarulhos e Ribeirão Preto. Além de empresários e comerciantes, a exposição em São José já foi visitada por estudantes de escolas públicas e do Projeto Shalom.
“O objetivo foi mostrar a importância de se buscar a informação certa antes de começar um empreendimento e desta forma permitir que, uma vez iniciadas suas atividades, este empreendimento venha a obter sucesso, e não cair no alto índice de empresas que abrem e fecham as portas antes de cinco anos de funcionamento”, comentou Pedro Baizi, coordenador do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor (PAE).Na exposição, através dos painéis, foram abordadas questões como a busca de oportunidade e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, riscos calculados, estabelecimentos de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemático, persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança. Aos visitantes ainda foi oferecida uma cartilha com informações sobre o empreendedorismo.
O Posto de Atendimento ao Empreendedor PAE-SEBRAE, é um órgão voltado a auxiliar empresários, comerciantes ou pessoas interessadas nessas áreas e foi instalado no município através de parceria entre a Prefeitura, ACI, Agência de Desenvolvimento e Sindicato Rural.

SOCIAIS

-
Furdunço Musical
No domingo, dia 26, na sede do Nipan, no bairro João de Souza, foi realizado um delicioso almoço com a presença de músicos de Rio Pardo e região – um verdadeiro furdunço com música da melhor qualidade.
O cardápio, não poderia ser melhor, um rico cassulé criado pelo mestre cuca Adilson.
Os organizadores do evento agradecem os colaboradores e os voluntários.

Dr Carriero
Olha só quem vestiu a beca no mês de julho, José Sérgio Carriero Junior, o Junão. Ele se formou em medicina pela UFMG. A festa foi realizada em Belo Horizonte entre os dias 26 e 28. Os pais, José Sérgio Carriero e Virginia, avó, Dona Zinha, e amigos rio-pardenses acompanharam este grande momento. PARABÉNS.

CACONDE

-
Ladrões de gado

Uma quadrilha levou 50 cabeças de gado de uma fazenda no distrito de Barranias, em Caconde, na noite de segunda-feira, 27. Segundo a polícia, dois homens armados renderam o dono da fazenda, sua esposa e um funcionário. O fazendeiro disse à polícia que outros integrantes da quadrilha chegaram em três caminhões, usados para transportar o gado. Eles também levaram o carro da vítima. Os reféns só foram libertados no final da madrugada desta terça-feira, 28.

PAULA SOUZA

-
Novos cursos para 2008

Mais uma boa notícia para o sistema educacional público de São José do Rio Pardo. No próximo ano, a ETE do Centro Paula Souza vai oferecer novos cursos, incusive o de ensino médio. Segundo o diretor da instituição, professor Valdeli Nóbrega, os novos cursos já serão oferecidos no vestibulinho para o primeiro semestre de 2008.
Com a autorização do Estado, no próximo ano passarão a funcionar na ETE local os seguintes cursos: Ensino Médio (novo), período da manhã, com 80 vagas; Técnico em Administração (novo), período da tarde, 40 vagas; Técnico em Administração (novo), período noturno, 40 vagas; Técnico em Informática, período da tarde, com 40 vagas e Técnico em Informática, noturno, com 40 vagas.
O Centro Paula Souza é tido como ensino de excelência no Estado de São Paulo. No ano passado, dentre os dez primeiros colocados no Enem, oito eram estudantes das ETEs do Centro Paula Souza.
A unidade local teve suas atividades iniciadas em 2006 como extensão da Escola Técnica “Francisco Garcia” da cidade de Mococa e, posteriormente, se deu a criação oficial da Escola Técnica de Rio Pardo. No dia 7 de julho deste ano, a escola formou sua primeira turma, 85 alunos, dos cursos técnicos na área de informática.

NOTAS - por MIGUEL PAIÃO

-

Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

Nepotismo tucano
A Justiça de Itararé (SP) mandou o prefeito João Jorge Fadel (PSDB) demitir 19 parentes de agentes políticos que ocupam cargos de confiança na Prefeitura. Entre os alvos estão a mulher e uma filha do prefeito, que tinham cargos no Executivo.

Novos tempos
Esta semana assistimos algo que até pouco tempo não se via. Um ex-ministro sendo colocado pelo Supremo Tribunal Federal no banco dos réus. A denúncia feita contra José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no primeiro mandato do presidente Lula, pela Procuradoria-Geral da República foi aceita pelos ministros do STF. Ele está sendo acusado por formação de quadrilha. Outras 39 pessoas também foram acusadas. É um novo momento da política nacional. Talvez a da purificação.

No entanto
Vale lembrar que todos os quarenta acusados têm o direito de defesa. Principalmente o ex-ministro que, até o momento, vem sofrendo julgado mais por questões políticas do que por provas de prática de crime. É aguardar pra ver.

Vale afirmar
Este é um momento histórico para o País, que aos poucos vem sendo passado a limpo. Não há dúvidas que alguns desses acusados serão absolvidos, mas com certeza, outros serão condenados. E por uma questão simples, os ministros do STF sabe da responsabilidade que paira sobre eles neste momento.

Movimento contra o Calote aos Precatórios
Foi lançado em São Paulo o Movimento Nacional contra o Calote Público, a Insegurança Jurídica e a Impunidade. O lançamento foi feito na sede da FIESP no dia 15 de agosto, e contou com a presença de representantes de diversos órgãos da sociedade civil. Mais de duzentas entidades subscreveram um documento redigido pela ONG Transparência Brasil, o qual exige dos órgãos públicos, principalmente Estados e Municípios, o respeito às decisões judiciais e a responsabilização das autoridades públicas que não pagam os precatórios no prazo estabelecido pela Constituição brasileira, que é de 18 meses.

Orçamento Participativo
Na segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Promoção Social de São José do Rio Pardo estará realizando a Audiência Pública de elaboração do Orçamento Participativo. Na oportunidade, a população poderá opinar onde a prefeitura deverá fazer os investimentos necessários ao desenvolvimento do município e à melhoria da qualidade de vida de todos. A audiência terá início às 19h30 e será realizado no auditório da Biblioteca Municipal.

MUDANÇAS SEMPRE VÊM

-
Marcelo Augusto da Silva
marcelo3151@bol.com.br

“Apesar de você amanhã há de ser outro dia, ainda pago para ver meu jardim florescer qual você não queria”.
Chico Buarque

Uma simples observação em relação à opinião das pessoas, que se nota um total desconforto e insatisfação quanto a atitudes no que diz respeito às melhorias nas condições de vida da população. Parece que se acostumou com o descaso político, à opressão, à exploração e com a insignificância em relação ao ser humano.
Porém parece que nem tudo é lama; há posturas que vêm trazendo significativas mudanças de uns tempos para cá. Há exemplos que demonstram uma preocupação com o indivíduo e com a coletividade, como é o caso do acesso para deficientes a estabelecimentos públicos e privados, o qual há algum tempo esse grupo ficava praticamente restrito; na garantia de vagas nas escolas públicas, onde num passado não tão distante as mães acampavam nas calçadas dos prédios escolares para matricularem seus filhos; na criação de cotas para negros e para jovens oriundos de escolas públicas, que apesar de seus problemas e contradições esse assunto sequer era mencionado; na política que por incrível que possa parecer em meio a uma total depravação, raramente se encontra uma ditadura legítima e até mesmo na questão ambiental vemos uma grande preocupação de governos, entidades e até mesmo das pessoas que mudaram totalmente seu comportamento, visto que nas gerações passadas um estilingue era item obrigatório de qualquer garoto.
No entanto esses exemplos não acompanham os anseios e as necessidades das pessoas e do mundo, mas mesmo que com timidez e caminhando a passos de tartaruga eles estão acontecendo e estão fazendo alguma diferença.
A penúria de um povo não deve levar à descrença. Por mais que as atrocidades existam e que multidões vivam à mercê de poucos, a insatisfação deve ser convertida em determinação e em espírito de mudança. É preciso encontrar esperança, conseguir enxergar o que há de melhor e lutar pela sua expansão.

2008 É ANO ELEITORAL

-
Fábio Missura
fabiomissura@hotmail.com



O ano de 2007 nem terminou e já existe uma intensa movimentação de pretensos candidatos a prefeito e a vereadores para as eleições em São José. Ao que tudo indica o único partido que já definiu seu candidato majoritário é o PSDB. Existe também um pré-candidato pelo PMDB, mas sem muita convicção, que talvez abra mão da sua candidatura para apoiar o (a) candidato (a) do PSB em torno do qual ainda existem dúvidas. O PSOL está sendo organizado em São José e também deve lançar um nome para concorrer à Prefeitura. Sendo assim, serão três ou quatro os nomes a disputar a Prefeitura em 2008.
Já o PV, fingindo ser oposição, deve ir a reboque do candidato que para eles for mais vantajoso. O PT, dividido e sem liderança expressiva, provavelmente deve buscar alguma aliança. O PPS deve seguir a linha do PV.
Para a Câmara dos Vereadores não deve haver muita novidade. Os atuais vereadores devem buscar a reeleição. Não me parece, até o momento, que deva surgir um nome novo para a vereança. Vão ser os mesmos de sempre... Aliás, por falar em mesmos de sempre, o cargo de Vereador já está virando profissão para alguns. Deveria haver um limite para reeleição aos cargos legislativos. Isso faria muito bem à democracia!

PRATO DO DIA

-

Kafta

Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br



Ingredientes

0,500 Kg de carneiro moído - 2 Vezes
01 cebola Ralada
03 dentes Alho Bem Picado
01 colher (sopa) salsa picada
01 colher (sopa) hotelã picada
01 colher (sopa) farinha de trigo (opcional)
01 pitada canela em pó à vontade sal pimenta síria ou reino
palitos de madeira

Modo de preparo
Misture tudo muito bem (menos o palito) deixe descansar 30 minutos.
Enrolem a kafta no palito, umedeça a mão com azeite.
Grelhar ou fritar.

SAÚDE

-
Depressão

Priscila Machado
primachadom@yahoo.com.br


Existe diferença entre tristeza e depressão. A primeira apresenta motivos diversos como: perda de emprego, separação, morte de uma pessoa próxima, mudanças etc. Entretanto, mesmos tristes, conseguimos continuar executando nossas tarefas até que um dia superamos a tristeza. Assim uma pessoa que esteja triste deverá ser capaz de manter algum bom humor ou alguma esperança. Esta é a primeira e importante diferença: na depressão, a experiência emocional é muito mais intensa e duradoura. A pessoa deprimida sente-se sem esperança, sem vitalidade, sem possibilidade de livrar-se destes sentimentos e não consegue manter saudável nenhum aspecto de sua vida.
Uma pessoa deprimida sente-se triste e, ainda apresenta pensamentos ligados à desesperança, incapacidade e auto-estima diminuída, podendo chegar até as idéias suicidas. Essa é outra idéia típica: alterações do conteúdo de nossos pensamentos. Na tristeza, estas idéias podem ser vencidas com alguma facilidade, já que conservamos bom humor e esperança. A pessoa deprimida não consegue ver o lado bom das coisas e isto interfere de forma decisiva em seus afetos, comportamentos e planejamento de vida.
As alterações de comportamento fazem com que a pessoa deprimida apresente dificuldade para organizar-se, tornando esta tarefa um trabalho penoso, difícil e, muitas vezes, sem êxito. A depressão pode alterar hábitos: a pessoa pode ficar mais lenta do que de costume, tanto para agir como para falar, retrair-se socialmente e ter uma maior dependência dos outros. A pessoa deprimida pode também apresentar momentos de maior irritabilidade, tornando-se mais agitada e apresentando dificuldades em manter a estabilidade das reações emocionais, passando facilmente do choro ao riso.
Outra característica que diferencia a depressão da tristeza são os sintomas físicos. Assim, apesar da tristeza muitas vezes vir acompanhada de sintomas típicos da depressão (insônia, falta de apetite etc.), estes habitualmente podem ser vencidos e a pessoa pode voltar rapidamente a executar suas atribuições. Na pessoa deprimida, estes sintomas vêm acompanhados de desânimo, falta de vitalidade, falta de vontade, que acabam causando prejuízos no dia-dia, no trabalho, no contato familiar e social. O deprimido adoece mais e, quando doente, pode ter uma piora numa evolução de sua doença da base, podendo dificultar sua recuperação. Entretanto, mesmo sem a presença dos sintomas típicos, a depressão pode ocorrer, manifestando-se por meio da irritabilidade, falta de interesse nas pessoas próximas, ansiedades e diminuição da capacidade de sentir prazer.
Depressão proporciona ao paciente um estado que pode ser chamado de Inibição Psíquica Global, uma espécie de preguiça cerebral geral. Isso afeta, por exemplo, o desempenho sexual, o apetite (que pode ser aumentado e diminuído), a disposição e ânimo gerais, a capacidade de concentração e memória, a qualidade do sono. Essa baixa performance psíquica resulta em dificuldades para resolução dos afazeres do cotidiano e para tomar decisões.

Tipos de depressão:

Depressão atípica - é uma maneira disfarçada da Depressão se apresentar. Isso acontece, normalmente, naquelas pessoas que não se permitem sentimentos sem motivo e, apesar de já terem ido a muitos consultórios médicos com as mais variadas queixas e de terem feito inúmeros exames, continuam achando que a medicina inda não conseguiu descobrir a causa de seus problemas.

Depressão típica - é um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas tal como se houvesse uma perda de energia geral. Para as pessoas deprimidas todas as atividades parecem mais cansativas, difíceis e tediosas. Há um comprometimento do animo geral para tudo, inclusive para as atividades que deveriam dar prazer.

Como se trata a depressão
Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e aconselhar.
Mas o tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado a intensidade dos problemas que a doença traz. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente, ou pode haver depressões bem mais graves, prejudicando de forma importante a vida do individuo. De qualquer forma, depressões leves ou mais graves necessitam de tratamento médico, geralmente medicamentoso (com medicações antidepressivas), ou psicoterápicos, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença e a disponibilidade dos tratamentos.

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC

_
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!

dasilva@ciranda.net