MUDANÇAS SEMPRE VÊM

-
Marcelo Augusto da Silva
marcelo3151@bol.com.br

“Apesar de você amanhã há de ser outro dia, ainda pago para ver meu jardim florescer qual você não queria”.
Chico Buarque

Uma simples observação em relação à opinião das pessoas, que se nota um total desconforto e insatisfação quanto a atitudes no que diz respeito às melhorias nas condições de vida da população. Parece que se acostumou com o descaso político, à opressão, à exploração e com a insignificância em relação ao ser humano.
Porém parece que nem tudo é lama; há posturas que vêm trazendo significativas mudanças de uns tempos para cá. Há exemplos que demonstram uma preocupação com o indivíduo e com a coletividade, como é o caso do acesso para deficientes a estabelecimentos públicos e privados, o qual há algum tempo esse grupo ficava praticamente restrito; na garantia de vagas nas escolas públicas, onde num passado não tão distante as mães acampavam nas calçadas dos prédios escolares para matricularem seus filhos; na criação de cotas para negros e para jovens oriundos de escolas públicas, que apesar de seus problemas e contradições esse assunto sequer era mencionado; na política que por incrível que possa parecer em meio a uma total depravação, raramente se encontra uma ditadura legítima e até mesmo na questão ambiental vemos uma grande preocupação de governos, entidades e até mesmo das pessoas que mudaram totalmente seu comportamento, visto que nas gerações passadas um estilingue era item obrigatório de qualquer garoto.
No entanto esses exemplos não acompanham os anseios e as necessidades das pessoas e do mundo, mas mesmo que com timidez e caminhando a passos de tartaruga eles estão acontecendo e estão fazendo alguma diferença.
A penúria de um povo não deve levar à descrença. Por mais que as atrocidades existam e que multidões vivam à mercê de poucos, a insatisfação deve ser convertida em determinação e em espírito de mudança. É preciso encontrar esperança, conseguir enxergar o que há de melhor e lutar pela sua expansão.

Nenhum comentário: