NOTAS - por MIGUEL PAIÃO

-

Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

Nepotismo tucano
A Justiça de Itararé (SP) mandou o prefeito João Jorge Fadel (PSDB) demitir 19 parentes de agentes políticos que ocupam cargos de confiança na Prefeitura. Entre os alvos estão a mulher e uma filha do prefeito, que tinham cargos no Executivo.

Novos tempos
Esta semana assistimos algo que até pouco tempo não se via. Um ex-ministro sendo colocado pelo Supremo Tribunal Federal no banco dos réus. A denúncia feita contra José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no primeiro mandato do presidente Lula, pela Procuradoria-Geral da República foi aceita pelos ministros do STF. Ele está sendo acusado por formação de quadrilha. Outras 39 pessoas também foram acusadas. É um novo momento da política nacional. Talvez a da purificação.

No entanto
Vale lembrar que todos os quarenta acusados têm o direito de defesa. Principalmente o ex-ministro que, até o momento, vem sofrendo julgado mais por questões políticas do que por provas de prática de crime. É aguardar pra ver.

Vale afirmar
Este é um momento histórico para o País, que aos poucos vem sendo passado a limpo. Não há dúvidas que alguns desses acusados serão absolvidos, mas com certeza, outros serão condenados. E por uma questão simples, os ministros do STF sabe da responsabilidade que paira sobre eles neste momento.

Movimento contra o Calote aos Precatórios
Foi lançado em São Paulo o Movimento Nacional contra o Calote Público, a Insegurança Jurídica e a Impunidade. O lançamento foi feito na sede da FIESP no dia 15 de agosto, e contou com a presença de representantes de diversos órgãos da sociedade civil. Mais de duzentas entidades subscreveram um documento redigido pela ONG Transparência Brasil, o qual exige dos órgãos públicos, principalmente Estados e Municípios, o respeito às decisões judiciais e a responsabilização das autoridades públicas que não pagam os precatórios no prazo estabelecido pela Constituição brasileira, que é de 18 meses.

Orçamento Participativo
Na segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Promoção Social de São José do Rio Pardo estará realizando a Audiência Pública de elaboração do Orçamento Participativo. Na oportunidade, a população poderá opinar onde a prefeitura deverá fazer os investimentos necessários ao desenvolvimento do município e à melhoria da qualidade de vida de todos. A audiência terá início às 19h30 e será realizado no auditório da Biblioteca Municipal.

Nenhum comentário: