SAÚDE

-
Depressão

Priscila Machado
primachadom@yahoo.com.br


Existe diferença entre tristeza e depressão. A primeira apresenta motivos diversos como: perda de emprego, separação, morte de uma pessoa próxima, mudanças etc. Entretanto, mesmos tristes, conseguimos continuar executando nossas tarefas até que um dia superamos a tristeza. Assim uma pessoa que esteja triste deverá ser capaz de manter algum bom humor ou alguma esperança. Esta é a primeira e importante diferença: na depressão, a experiência emocional é muito mais intensa e duradoura. A pessoa deprimida sente-se sem esperança, sem vitalidade, sem possibilidade de livrar-se destes sentimentos e não consegue manter saudável nenhum aspecto de sua vida.
Uma pessoa deprimida sente-se triste e, ainda apresenta pensamentos ligados à desesperança, incapacidade e auto-estima diminuída, podendo chegar até as idéias suicidas. Essa é outra idéia típica: alterações do conteúdo de nossos pensamentos. Na tristeza, estas idéias podem ser vencidas com alguma facilidade, já que conservamos bom humor e esperança. A pessoa deprimida não consegue ver o lado bom das coisas e isto interfere de forma decisiva em seus afetos, comportamentos e planejamento de vida.
As alterações de comportamento fazem com que a pessoa deprimida apresente dificuldade para organizar-se, tornando esta tarefa um trabalho penoso, difícil e, muitas vezes, sem êxito. A depressão pode alterar hábitos: a pessoa pode ficar mais lenta do que de costume, tanto para agir como para falar, retrair-se socialmente e ter uma maior dependência dos outros. A pessoa deprimida pode também apresentar momentos de maior irritabilidade, tornando-se mais agitada e apresentando dificuldades em manter a estabilidade das reações emocionais, passando facilmente do choro ao riso.
Outra característica que diferencia a depressão da tristeza são os sintomas físicos. Assim, apesar da tristeza muitas vezes vir acompanhada de sintomas típicos da depressão (insônia, falta de apetite etc.), estes habitualmente podem ser vencidos e a pessoa pode voltar rapidamente a executar suas atribuições. Na pessoa deprimida, estes sintomas vêm acompanhados de desânimo, falta de vitalidade, falta de vontade, que acabam causando prejuízos no dia-dia, no trabalho, no contato familiar e social. O deprimido adoece mais e, quando doente, pode ter uma piora numa evolução de sua doença da base, podendo dificultar sua recuperação. Entretanto, mesmo sem a presença dos sintomas típicos, a depressão pode ocorrer, manifestando-se por meio da irritabilidade, falta de interesse nas pessoas próximas, ansiedades e diminuição da capacidade de sentir prazer.
Depressão proporciona ao paciente um estado que pode ser chamado de Inibição Psíquica Global, uma espécie de preguiça cerebral geral. Isso afeta, por exemplo, o desempenho sexual, o apetite (que pode ser aumentado e diminuído), a disposição e ânimo gerais, a capacidade de concentração e memória, a qualidade do sono. Essa baixa performance psíquica resulta em dificuldades para resolução dos afazeres do cotidiano e para tomar decisões.

Tipos de depressão:

Depressão atípica - é uma maneira disfarçada da Depressão se apresentar. Isso acontece, normalmente, naquelas pessoas que não se permitem sentimentos sem motivo e, apesar de já terem ido a muitos consultórios médicos com as mais variadas queixas e de terem feito inúmeros exames, continuam achando que a medicina inda não conseguiu descobrir a causa de seus problemas.

Depressão típica - é um cansaço ou inibição das atividades físicas e psíquicas tal como se houvesse uma perda de energia geral. Para as pessoas deprimidas todas as atividades parecem mais cansativas, difíceis e tediosas. Há um comprometimento do animo geral para tudo, inclusive para as atividades que deveriam dar prazer.

Como se trata a depressão
Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e aconselhar.
Mas o tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado a intensidade dos problemas que a doença traz. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente, ou pode haver depressões bem mais graves, prejudicando de forma importante a vida do individuo. De qualquer forma, depressões leves ou mais graves necessitam de tratamento médico, geralmente medicamentoso (com medicações antidepressivas), ou psicoterápicos, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença e a disponibilidade dos tratamentos.

Nenhum comentário: