Ano IV - Edição 53 - São José do Rio Pardo - SP - 20 de outubro de 2007



MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado

JUDÔ


Caio Fornari é campeão em Florianópolis


Com as inúmeras conquistas, Caio se tornou um dos grandes nomes do esporte rio-pardense de 2007



O jovem rio-pardense Caio Andreoli Fornari foi para o Sul do País, no último final de semana, e voltou com mais uma medalha no peito e com o título de melhor judoca na categoria infantil ligeiro – até 30 quilos. Caio, de apenas nove anos, venceu no dia 13 o Campeonato Sul Brasileiro de Judô, realizado em Florianópolis (SC), a mais importante competição de judo realizada deste ano. A vitória contagiou a cidade, principalmente as famílias Fornari e Andreoli que acompanham e apóiam a dedicação do jovem atleta ao esporte. “A conquista do Caio foi uma conquista de todos: dele, da família, da cidade e do Estado de São Paulo”, disse Sérgio Fornari, pai do judoca. Com mais essa conquista, o garoto demonstrou ser a revelação do ano no esporte rio-pardense. É o primeiro atleta da primeira divisão da Federação Paulista de Judô a conquistar este título. O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Judo e promovido pela Federação Catarinense. Participaram da competição os melhores atletas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas categorias infantil e infanto-juvenil. O nível da competição é tão elevado que pode-se considerar que trata-se do Campeonato Brasileiro, visto que não há nenhum evento de maior no Brasil, para a categoria infantil. Integrando a seleção paulista, o jovem rio-pardense mostrou sua boa fase e não deu chances aos seus adversários. Na primeira luta, Rafael, do Rio Grande do Sul, foi impedido de entrar no tatame, pois estava acima do peso exigido pela categoria, que são os 30 quilos. Já a segunda luta foi contra o judoca Maurício, do clube Hebraica, de São Paulo. Maurício já havia perdido para o rio-pardense a final do torneio da própria Hebraica, na semana anterior, dia 7. Como o rio-pardense já conhecia o adversário, foi para o combate bastante tranqüilo e confiante. O resultado não poderia ter sido outro; Caio conseguiu imobilizar o atleta e venceu, pela segunda vez, o atleta. A terceira luta foi contra o judoca Mateus, do Paraná. Depois de uma luta bastante acirrada, Caio se sobressaiu com sua técnica e venceu por um koká. Em seguida, foi disputar a final da competição com Everton, da Associação Amigos do Judo de Mogi das Cruzes. Ele já havia vencido o atual campeão paulista, o mocoquense Felipe Ribeiro, que ficou com o terceiro lugar na competição. Caio sabia da dificuldade que iria encontrar, apesar de já ter derrotado Everton durante a semifinal do campeonato Estadual de Judô Infantil e Infanto-juvenil realizado no dia 18 de agosto em São José do rio Pardo. Segundo Sérgio Fornari, a disputa foi digna de uma final. No tempo normal ela terminou empatada, mas no Golden Score (acréscimos onde quem pontua primeiro vence a disputa), o atleta de Mogi acabou cometendo uma falta e foi punido, com a derrota.

Determinação
Dois mil e sete tem sido, definitivamente, o ano de Caio Fornari. Dono de uma carreira que está em total ascensão, ele conseguiu a admiração dos amigos e o respeito de seus adversários. Em todas as competições que participou este ano o rio-pardense esteve no podium. Um feito invejado até mesmo pelos mais experientes atletas. Sua regularidade, determinação e concentração durante as disputas é algo surpreendente para um garoto de sua idade. O jovem judoca não competirá mais este ano. No entanto, de acordo com o seu pai, ele deverá continuar com os treinamentos para não perder o ritmo e as condições físicas. “Ele somente voltará a lutar depois que mudar de categoria em 2008. Ele deixará o infantil e passará a disputar pela categoria infanto-juvenil.”, informou Sérgio.

SAÚDE

Neurótico: você também pode ser um

“Admitimos que éramos impotentes perante nossas emoções – que tínhamos permitido o domínio sobre nossas vidas”


Se você possui excesso de estresse, insatisfação, solidão, ansiedade, timidez, insônia, ciúmes, pânico, ou outro sentimento que o leva a depressão, então você pode ser um neurótico. Para falar sobre o assunto, a reportagem do jornal da Silva esteve na casa do Coordenador Nacional dos Neuróticos Anônimos (N/A), que é um rio-pardense, para saber um pouco do trabalho dessa comunidade estabelecida e reconhecida internacionalmente. Ele assumiu a Coordenação há um ano, depois de ficar seis na vice-cordenação. Sorridente, comunicativo e cheio de vida, disse, já de início, que seu nome teria que permanecer anônimo, por respeito à comunidade que representa. “Se divulgar meu nome, estarei me promovendo, e isso foge dos propósitos da irmandade”, explicou ele. Antes de falar do N/A, o coordenador fez um rápido histórico de sua vida e contou as tristezas e sofrimentos que suportou e fez sua família passar antes de fazer parte da “irmandade”. Contou que teve depressão durante 35 anos. “Mudei-me para São José do Rio Pardo, em 1977, por causa da depressão 7. Cheguei a ter síndrome do pânico, que é uma sensação de morte iminente e sociofobia”.
Disse que tentou suicidar-se por cinco vezes. “Não queria acabar com a minha vida, queria acabar com o sofrimento. É horrível, a depressão é a dor que não dói e a doença que não existe”. Ele perdeu loja, apartamento, casa na praia, tudo por causa da depressão. “Procurei de tudo, psiquiatra, psicólogos, religião, seitas, benzedores, neurologistas e nada me curava”, contou o coordenador.
Até que em abril de 1989, quando já estava no fundo do poço e prestes a perder a esposa, conheceu o N/A. “Nunca mais tive uma recaída, nunca mais tomei remédio”. Logo que criaram a irmandade em São José, em 1977, ele soube de sua existência, mas o seu orgulho não permitia que freqüentasse. “E quando fui pela primeira vez, fui para brigar, pois não acreditava que ‘aquilo’ poderia me curar, mas foi uma surpresa, pois tudo que estava sendo dito acontecia comigo, então comecei a me sentir mal, queria fugir, mas não tinha forças”.

Como se curar
Para o coordenador, a primeira coisa é reconhecer que está doente e que é um neurótico. Segundo ele, a doença emocional cria doenças físicas. “Somos mente que comanda e corpo que obedece”. O neurótico prefere culpar tudo - a família, o serviço, a cidade, etc., a reconhecer a doença. Portanto, pessoas que possuem algum tipo de fobia, que tem mania de automedicação (hipocondríaca), mania de limpeza, bulimia, anorexia, enfim, podem procurar o N/A que encontraram ajuda.

O N/A
Os Neuróticos Anônimos (N/A) é uma irmandade ou comunidade, formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências e esperanças para resolverem seus problemas emocionais comuns e dessa forma se reabilitam da doença emocional que os afligem. As reuniões são de duração de duas horas, a pessoa não é obrigada a absolutamente nada. Ela entra e sai à hora que ela quiser. “Se ela quiser voltar ela volta... nada é imposto, tudo é sugerido”.
De acordo com o coordenador Nacional do N/A, para participar da irmandade basta considerar-se uma pessoa neurótica com vontade de sanar. “Não cobramos taxas nem impomos nada. Não estamos ligados a nenhuma instituição religiosa ou política; tão pouco defende ou opõe a qualquer causa”, disse o coordenador.
Ela foi criada em 1964, nos EUA, no Brasil, teve seu primeiro grupo formado em São Paulo, em 1969. Em São José do Rio Pardo o N/A foi criado em 1978, suas reuniões todas as segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, no salão da Igreja Matriz de São José. Os freqüentadores do N/A são orientados por doze passos e doze tradições. “É um programa totalmente espiritual e não acadêmico, por isso permite que cada pessoa faça sua interpretação espiritual de acordo com sua experiência de vida”, disse o coordenador. As sugestões dos dozes passos propõem um programa de vida espiritual, porém não religiosa, a ser praticado pela pessoa que deseja recuperar-se. As sugestões das Doze Tradições propõem princípios a serem observados, individualmente, para que a Irmandade se mantenha unida e fiel ao seu objetivo.

É GRÁTIS

Câmara já está fazendo a Declaração de Isentos

Antecipando o início da prestação de serviços, a Câmara Municipal já está realizando a Declaração Anual de Isentos (DAI) gratuitamente aos que têm que cumprir essa obrigação. Devem fazer a Declaração Anual de Isento as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis, no ano de 2006, cuja soma foi inferior ou igual a R$ 14.992,32. O interessado pode procurar a Câmara, até 1º de novembro, no horário das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas. No ato da elaboração da DAI, o declarante deverá apresentar um documento de identificação, o CPF e o Título Eleitoral, quando possuir. O serviço é uma parceria da Câmara com o Rotary Club de São José do Rio Pardo Oeste, com a colaboração do Capítulo da Eterna Juventude da Ordem Demolay, de São José. Além da Câmara Municipal, que oferece o serviço gratuitamente, o declarante pode optar pela entrega da DAI 2007 em qualquer um dos locais abaixo, com a utilização dos meios a seguir discriminados:
a) Internet, com a utilização da opção disponível na página da Receita Federal em Declaração Anual de Isento – 2007; http://www.receita.fazenda.gov.br/
b) casas lotéricas, por meio eletrônico;
c) instituições bancárias autorizadas e seus correspondentes bancários, por meio eletrônico: Banco do Brasil (terminais de auto-atendimento - somente para clientes); correspondentes bancários: Banco Popular do Brasil e CAIXA Aqui;
d) agências e nas lojas franqueadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), nas modalidades Via Postal Registrada ou meio eletrônico, nos locais onde for oferecido o serviço.
As opções b, c e d têm custos. O prazo em todo o Brasil para se fazer a Declaração Anual de Isento vai até 30 de novembro de 2007.

JOGOS ABERTOS


Handebol estreou contra Tupã


A equipe vice-campeã dos Jogos Regionais está em Praia Grande atrás de mais uma medalha


A equipe de Handebol Masculino de São José do Rio Pardo, categoria Livre, estreou no 61º Jogos Abertos do Interior de 2007 na cidade de Praia Grande, litoral paulista. A primeira partida aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 18, contra a equipe de Tupã. O handebol de Rio Pardo encabeça a chave E, onde está também a cidade de Itapuí. Para levar o título, os atletas deverão vencer as 17 melhores equipes do Estado de São Paulo. Os Jogos Abertos é considerado o maior evento esportivo das Américas; ele recebe mais de 15 mil atletas, de todas as regiões do Estado, nas mais diversas modalidades. Ele teve início no dia 16 e vai até o dia 27 deste mês. A organização é da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Nele, vários atletas da elite esportiva do País, campeões Olímpicos e Panamericanos, participam das competições representando as mais diversas cidades e regiões. Para chegar á competição São José teve que conquistar o vice-campeonato nos Jogos Regionais de Bragança Paulista em julho deste ano. Lembrando que apenas os primeiros colocados de cada região que disputaram os Regionais têm o direito de partir nos Jogos Abertos. A definição das tabelas do 61º Jogos Abertos do Interior ocorreu durante o Congresso Técnico que ocorreu na cidade sede no último dia 6. Durante o evento, além dos dirigentes de cada cidade, esteve presente o Secretario de Esportes do Estado de São Paulo, Claury Alves. São José foi representado pelo Diretor de Esportes e Lazer do DEC, Rina Trovatto, e pelos professores Mário Frederico da Silva e Marco Antonio Moreira.

EDUCAÇÃO

SP treinará professores para falar sobre sexo


Secretaria Estadual de Educação de São Paulo irá treinar professores para ensino de educação sexual nas escolas estaduais, com base no projeto “Prevenção Também se Ensina”. Profissionais de várias regiões serão capacitados, entre os dias 15 e 16 de outubro, para abordar questões como gravidez na adolescência, prevenção e doenças sexualmente transmissíveis, como Aids. Um dos objetivos do governo estadual é reduzir o índice de gravidez na adolescência. Serão treinados profissionais de Caieiras, Carapicuíba, Diadema, Franca, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, São Joaquim da Barra, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Roque, Suzano e Taboão da Serra. “Muitos alunos chegam à escola com informações, algumas erradas, outras distorcidas. Há os que têm dificuldade de conversar sobre sexo em casa, uma grande parte por timidez. Às vezes, falta informação até mesmo para os adultos”, afirma a secretária estadual de Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a gravidez de adolescentes (até 19 anos) caiu 29% em São Paulo. Também houve redução, de acordo com o órgão, de 29,7% na faixa etária dos 10 aos 14 anos. Os dados compararam os números de 1998 com os de 2005. A Capital teve um desempenho melhor que a média do estado na faixa etária de até 19 anos: o índice de grávidas baixou 30,5%, caindo de 36.820 em 1998 para 25.569 no ano passado. Entre 10 e 14 anos, a queda foi de 24,6%.

MÍDIA

Movimentos pedem melhor avaliação das concessões de rádio e TV

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Cerca de 30 movimentos sociais e organizações da sociedade civil estão mobilizados para pedir uma melhor avaliação dos critérios necessários para a renovação de uma concessão de rádio e TV. No dia 5 deste mês venceram as concessões de uma série de veículos. Entre elas, emissoras próprias e afiliadas da Rede Globo, Bandeirantes, Record e CNT/Gazeta. De acordo com os movimentos sociais, vários são os critérios que precisariam ser avaliados para a renovação de uma concessão de rádio e TV. “Ninguém sabe se a emissora está com seus tributos em dia, não tem dívidas trabalhistas ou ações na justiça correndo contra ela por preconceito, xenofobia, sexismo ou criminalização dos movimentos sociais”, afirma o representante da Rede pela Democratização da Comunicação no Distrito Federal, Bráulio Ribeiro. Segundo ele, há “emissoras operando concessões vencidas há 17 anos e empresas que são donas de mais de uma concessão do mesmo tipo na mesma cidade, o que é vedado por lei. A Record acaba de inaugurar duas em São Paulo. A Rede Globo, em São Paulo, tem cinco emissoras de rádio”, afirma o representante da Frente Nacional por um Sistema Democrático de Rádio e TV Digital, Jonas Valente. Para ele, as emissoras brasileiras apresentam ainda outros problemas legais. “Canais de televendas que ultrapassam o limite de 25% do seu tempo em publicidade e a sob-locação de espaços para outro grupo ou emissora. O caso mais recente é o da Record News, com ela, o grupo passa a ter duas TVs na mesma localidade, que é São Paulo”, diz Jonas Valente. Por meio de notas, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), a Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra) e a Rede Globo responderam às críticas. No dia 4, em diferentes estados, os movimentos sociais entregaram representações contra emissoras no Ministério Público Federal. Nove movimentos estiveram representados em Brasília, onde foi lançada a campanha “Concessões de Rádio e TV: quem manda é você” (acesse o site da campanha). Os movimentos realizaram atos públicos em 14 capitais pedindo transparência nas concessões.
Para acompanhar a renovação de canais, os movimentos pedem ainda a criação imediata de um conselho de acompanhamento das concessões formado pela sociedade civil para auxiliar o Ministério das Comunicações. E, a médio prazo, do Conselho Nacional de Comunicação Social.

RECURSOS

Convênio prevê atendimento socioeducativo aos adolescentes

A Câmara aprovou na sessão de terça–feira, dia 16, projeto de lei autorizando o Poder Executivo a celebrar convênio com a Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), uma das ações de governo do Estado de São Paulo, para investimentos em programa de atendimento a adolescentes inseridos em medida socioeducativa. O convênio prevê atendimento a adolescentes com a aplicação de medidas socioeducativas em meio aberto, em modelo municipalizado com projeto organizado pelo próprio município, de modo a garantir os direitos dos adolescentes, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). E estabelece o atendimento para a faixa de 12 e 18 anos, e excepcionalmente até 21 anos, de ambos os sexos.
"São estratégias de enfrentamento para situações de violência que envolvem crianças e adolescentes enquanto autores de ato infracional e/ou vítimas de violação de direitos, procurando reverter a tendência crescente de suas internações, garantindo a convivência familiar e comunitária”, justificou o prefeito, na mensagem que encaminhou o projeto de lei para apreciação da Câmara.

Repasse
Após a aprovação do projeto, a Prefeitura, através de sua assessoria jurídica e da Secretaria da Promoção Social, informou que os recursos destinados pela Fundação CASA deverão ser repassados, mediante convênio específico, a instituições de São José que já desenvolvem programas com essa finalidade, citando especificamente a Associação Espírita Beneficente “Paulo de Tarso”.
A entidade mantém, entre outros programas de assistência social, o “Liberdade Assistida Alvorada Nova”, que lida com adolescentes na faixa etária de 12 a 21 anos, autores de atos transgressivos, em conflito com a lei, inseridos nas medidas sociais e educativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, por ordem do Juízo da Infância e Juventude, que os encaminha para atendimento.
Esse programa oferece ao jovem a possibilidade de superação de conflitos pessoais e sociais, visando ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e à promoção de sua cidadania.

CÂMARA



Rueda pede ao PV verbas para água e tratamento de esgoto

O vereador José Roque Rueda, recém–filiado ao PV de São José do Rio Pardo, decidiu movimentar seu partido em nível federal, ao encaminhar a deputados paulistas indicações solicitando a inclusão da cidade na destinação de verbas do orçamento da União, de 2008, tanto para o abastecimento de água como para o tratamento de esgoto. Na sua primeira manifestação, na sessão do dia 16 de outubro, Rueda sugeriu aos parlamentares que destinem no orçamento da União para 2008 recursos que contemplem São José do Rio Pardo na área de abastecimento público de água. Ele dirigiu a indicação aos deputados Marcelo Ortiz, José Paulo Tóffano, Roberto Santiago, Dr. Nechar e Dr. Talmir. Na sua justificativa, Rueda disse que recorria ao parlamentar eleito pelo PV “já que o partido ganhou recentemente composição na nossa Câmara Municipal, tornando–se a maior bancada, com os 5 vereadores signatários do documento”, e com isso esperando “estreitar relacionamentos a fim de que a cidade possa ter uma representação forte na esfera federal, como é atualmente o PV”.

Esgoto
O vereador anexou em cada indicação cópia de um depoimento do Secretário Municipal de Planejamento, Obras e Serviços, Mário Gusmão, que define a situação do sistema de abastecimento e a falta de recursos para investimentos que tragam melhorias essenciais. "Temos todos os projetos prontos para solucionar os problemas de abastecimento de água, mas sem verbas, boa parte desses projetos poderá não sair do papel, se não houver recurso, não há como sonhar”, disse o secretário. A segunda manifestação do vereador Rueda junto aos parlamentares de seu partido será na próxima semana. Antes mesmo da sessão do dia 16, já tinha adiantado que encaminharia nova documentação a esses e outros parlamentares do PV, desta vez solicitando verbas para saneamento básico, de forma específica para o tratamento de esgotos, obras que também requerem altos investimentos.

POLÍCIA

Aprovado na CCJ projeto Bolsa-Formação


Foi aprovado esta semana, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, da Câmara dos Deputados, parecer do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) ao Projeto de Lei do Governo Federal que institui o Programa Bolsa-Formação, destinado à qualificação profissional dos integrantes das carreiras já existentes das polícias militar e civil, do corpo de bombeiro, dos agentes penitenciários, dos agentes carcerários e dos peritos.

Esse programa está em consonância com o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (PRONASCI) e será adotado nos estados-membros da Federação que, ao assinarem documentos de cooperação, se comprometerem, dentre outros requisitos, a instituir um piso salarial de R$ 1.300,00 até 2012.

CONCURSOS

Cidade de Sumaré tem 215 vagas

O Departamento de Água e Esgotos de Sumaré divulga edital para o provimento de 215 vagas. A remuneração mínima é de R$ 1.199,00 e a máxima de R$ 2.520,00.

As inscrições podem ser efetuadas no período de 11 a 31 de outubro, das 9h às 15h30, na sede do DAE, localizado na Rua Emílio Leão Brambilla, nº 300, Sumaré, ou via Internet pelo endereço eletrônico
http://www.consesp.com.br/. A taxa de participação varia de R$ 25,00 a R$ 55,00.

As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 02 de dezembro às 8h e às 14h de acordo com o cargo a ser concorrido. Os locais serão divulgados através de Edital próprio e de publicação em jornal de grande circulação no município com pelo menos três dias de antecedência.

Cargos oferecidos
Nível fundamental incompleto: Ajudante de Serviços Braçais, Auxiliar Eletricista, Auxiliar de Mecânica, Auxiliar de Reparador de Sistemas de Água e Esgotos, Carpinteiro, Copeira, Lavador Lubrificador, Marceneiro, Mecânico de Manutenção, Motorista Veículos Leves, Motorista Veículos Pesados, Operador de Bomba, Pedreiro de Manutenção, Pintor, Reparador de Sistemas de Água e Esgotos, Soldador de Manutenção, Vigia;
Nível fundamental completo: Auxiliar de Almoxarife, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar Técnico de Operações em Saneamento, Leiturista, Operador de Máquinas, Recepcionista, Telefonista;
Nível médio completo: Agente Administrativo, Eletricista de Manutenção, Mecânico;
Nível técnico completo: Agente de Operações em Saneamento, Técnico em Contabilidade, Técnico em Laboratório, Técnico em Saneamento, Técnico em Processamento de Dados, Técnico em Segurança do Trabalho;
Nível superior completo: Analista de Custos, Analista Financeiro, Analista Orçamentário, Biólogo, Biomédico, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental, Procurador Jurídico e Químico.

Guarulhos - 555 vagas
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guarulhos – SAAE abre 555 vagas em cargos de todos os níveis escolares. A remuneração oferecida oscila de R$ 569,84 a R$ 2.235,01. As inscrições serão recebidas de 15 de outubro a 1º de novembro, nos locais indicados no item 3.2 do edital de abertura, mediante pagamento de taxa, de R$ 7,06 a R$ 13,41. Também serão recebidas inscrições via Internet, até o dia 14 de novembro, através do site
http://www.institutocidades.org.br/ .

Cargos oferecidos
Nível fundamental/elementar: Auxiliar Geral, Encanador, Eletricista, Eletricista de Instalações, Mecânico, Soldador, Pintor, Pedreiro, Carpinteiro, Operador de Compressor de Ar e Operador de Máquina Pesada;
Nível médio/técnico: Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Química, Operador de Estação de Tratamento de Água, Eletrotécnico, Técnico Mecânico, Técnico de Segurança do Trabalho, Escriturário, Desenhista, Fiscal de Instalação Sanitária e Fiscal de Instalação Hidráulica;
Nível superior: Assistente Social, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Engenheiro Civil, Psicólogo e Tecnólogo

E mais...
Fundação Educacional São Carlos - Inscrições de 22/10 a 7/11
Fundação Pró-Memória de São Carlos - Inscrições de 22/10 a 7/11
Progresso e Habitação de São Carlos - Inscrições de 22/10 a 7/11
Ver em:
www.vunesp.com.br/concursos

Conheça o site
ENCONTRE CONCURSOS. Um portal completo sobre concursos.

NOTAS - por MIGUEL PAIÃO



Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

Fim da Caros Amigos
A semana não começou bem. Logo na segunda-feira tive a notícia que a assinatura da revista Caros Amigos havia terminado. A Caros Amigos é publicada pela editora Casa Amarela e infelizmente não é encontrada nas bancas de São José.

Na contramão da história
Enquanto o mundo discute alternativas para diminuir a emissão de poluentes na atmosfera, quatro vereadores da cidade de Arceburgo (MG) pensam o contrário. Nesta semana eles votaram contra uma lei do executivo que impedia queimada das palhas da cana próxima a cidade.

Enquete
O blog do jornal tem sido bem visitado. Sob o comando de Fabiano Merli, o jornaldasilva.blogspot.com tem conseguido levar a informação para o mundo e, ao mesmo tempo, ele tem conseguido interagir com os leitores, como são os casos das enquete. Visite.

Música
Para quem gosta da banda Nirvana uma boa notícia. Em novembro chega às lojas a versão em DVD do lendário acústico Unplugged, talvez o mais famoso acústico da MTV americana. Ele foi lançado em 1994 apenas em CD e vendeu milhões de cópia no mudo todo.

Fidelidade
O Senado Federal aprovou em segundo turno, por 58 votos a 0, na noite desta quarta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição 23/2007, a qual define que o mandato parlamentar (de vereadores, deputados estaduais, federais e senadores) pertence ao partido e não ao candidato eleito. A matéria agora segue para a Câmara dos Deputados. Mas, como estamos no Brasil, o mais "O provável é que estas regras passem a valer só a partir das eleições de 2010", disse.

Deputados em São João
Na noite de sexta-feira, dia 19, na sede do Sindicato dos Funcionários Públicos de São João da Boa Vista, situado próximo à antiga rodoviária, foi realizado uma reunião com os deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro. A pauta da reunião foi as eleições de 2008.

CENSO POPULACIONAL



População de São José encolheu

Segundo o levantamento do IBGE, São José do Rio Pardo teria hoje 50.970 habitantes, ou seja, houve um crescimento insignificante se comparado ao censo do ano de 2000, que indicava 50.077 pessoas. É um dado muito preocupante, pois, de imediato, esses números vão interferir nas verbas que a cidade vai receber. Mas o que fica mais claro é que o não crescimento da população está diretamente relacionado à estagnação do Município. A conta é simples: a população não cresceu porque a economia da cidade também não cresceu e nem poderia, pois São José é uma cidade que praticamente não tem saneamento básico, o que dificulta a vinda de empresas e a cana-de-açúcar tem substituído as lavouras alimentares, eliminado, assim, importantes postos de trabalho. E esses são apenas dois exemplos dos muitos problemas que impedem o crescimento do município. Diante da falta de perspectiva, de emprego e de oportunidades a cidade não cresce, ou melhor, decresce, pois muito jovens acabam abandonando a cidade e vão para centros maiores em busca de oportunidades que São José não oferece. Essa talvez seja a grande marca do Governo do PSDB em São José, 8 anos de estagnação! Será esse o tão falado choque de gestão dos tucanos? Realmente é chocante!
E ao que parece, a partir das eleições municipais, ano que vem, vamos ter mais do mesmo. Fico aqui tentando imaginar o que o candidato do PSDB vai dizer em seu palanque...

ALGUMAS INDAGAÇÕES SOBRE O NOVO TREVO DE SÃO JOSÉ

Se não me engano há alguns anos gastou-se um bom dinheiro para construir a rotatória de acesso à cidade. Mas recentemente iniciou-se um novo projeto e então me veio uma série de indagações: Por que gastar duas vezes na mesma obra? Não teria sido mais fácil e barato ter pensado numa obra eficiente e definitiva na primeira vez? Dinheiro dá em árvore?

COMÉRCIO ILEGAL



A invasão da pirataria

Marcelo Augusto da Silva
marcelo3151@bol.com.br




A quantidade de pessoas que já assistiram ao filme Tropa de Elite, cuja estréia nos cinemas ocorreu no dia 12 de outubro, acirrou o debate sobre comércio de produtos piratas. Antes mesmo de ser lançado, o filme já foi visto por milhares de pessoas que, graças à pirataria, pode ser assistido inclusive na internet. Alguns defendem essa atitude alegando que, mesmo de forma ilegal, estão tendo acesso a uma produção nacional e tendo contato com uma realidade do Brasil atual, pois um filme brasileiro exibido somente nas salas de cinemas provavelmente não atingiria um público desses.
O comércio de produtos piratas já não é uma novidade, principalmente no segmento do entretenimento, em que CD’s e DVD’s são vendidos às pencas escancaradamente por camelôs e até em estabelecimentos comerciais.
Vale lembrar que a pirataria além de ser crime, sonega impostos, tira empregos e de certa forma é uma concorrência desleal. No entanto, por outro lado a carga tributária excessiva e o lucro exorbitante de gravadoras e distribuidoras elevam o preço desses itens tornado-os inacessíveis.
A prática da pirataria se espalhou em todos os setores, atingindo até os fármacos e os medicinais, onde próteses também são falsificadas. Os CD’s e DVD’s são, equivocadamente, considerados como mercadorias. No entanto eles vão muito além dessa classificação, pois tratam-se de produções artísticas, intelectuais e culturais, que têm por finalidade não satisfazer os consumidores nos momentos de sua aquisição, mas sim descontrair, informar, proporcionar momentos de prazer , não podendo ser confundidos ou comparados com meras marcas registradas que visam unicamente o lucro. Sendo assim deveriam ser considerados como patrimônios culturais de acesso geral e não exclusivo, nem mesmo serem de propriedade de gravadoras ou de distribuidoras, pois quem produz uma obra, não produz exclusivamente para si, e sim para quem dela quiser ter contato. Artistas, autores, atores, produtores, lojistas e todos envolvidos numa produção artística obviamente te que ter seu ganho, ou seja, deveriam ter um preço que garantisse isso, não um valor exageradamente alto.
Se houvesse um entendimento entre governo e as empresas responsáveis pelo segmento os produtos teriam uma redução significativa, certamente a venda dos piratas iria reduzir muito, o país iria aumentar a sua arrecadação e postos de trabalho iriam abrir, pois certamente os consumidores iriam preferir pagar um pouco mais por um produto original, tendo a certeza adquiriram qualidade e garantia.

PRATO DO DIA


Nhoque de abóbora japonesa

Odair Corsini

odaircorsini@ig.com.br


Ingredientes:

Massa

4 xicaras (chá) abóbora japonesa cozida e amassada

1 ovo

1 colher (sopa) rasa de manteiga

3 xícaras (chá) farinha de trigo

1 colher (sopa) queijo parmesão ralado

sal a gosto

3 litros de água para cozinhar

Molho ao sugo

1 kg de tomate bem maduro sem pele e semente picados em cubos grandes

Uma beterraba pequena ralada

Uma lata pequena de extrato de tomate

Uma cebola média picada

4 dentes de alho picado

10 folhas de manjericão

4 colheres (sopa) azeite de oliva

Uma colher (sobremesa) de orégano

2 copos de água

Sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo:

Para a Massa

Junte todos os ingredientes do nhoque e amasse muito bem. Enrole a massa , formando rolinhos e corte em pedaços pequenos. Ferva a água e coloque os nhoques, assim que subirem a superfície, retire-os com uma escumadeira.

Para o molho

Puxe a cebola e o alho no azeite de oliva até dourar ligeiramente junte o restante menos o manjericão deixe apurar bem. Coloque o manjericão.Caso queira molho cremoso bata no liquidificador. Sirva o nhoque com o molho por cima, e queijo parmesão ralado.

JAZZ


Herbie Hancock: uma lenda viva



Herbie Hancock inovou o Jazz quando introduziu o piano elétrico

Carolina Vital Ortiz
Hoje falaremos sobre jazz (a maravilhosa herança do blues). Existe, atualmente nas bancas de jornais, uma imperdível coleção sobre esse estilo que, lógico, não poderia acontecer sem uma coletânea desse deus da música: Herbie Hancock. Músico desde criança, com formação em piano clássico, fez uma revolução no jazz quando começou a inovar com piano elétrico. Teve seu boom nos anos 60/70 e até hoje influencia nomes como o “must” dos nossos dias: Jamie Cullum (é inegável a influência jazzística desse ícone. Prestem atenção nas faixas Mind Trick ou Get your way). Hancock consegue mostrar-se aberto a novidades, viajando desde acordes do jazz puro e clássico, passando pelo soul, funk e o jazz de vanguarda. Com toda essa versatilidade, gravou também trilhas para o cinema e tocou na banda de Miles Davis. Seu trabalho foi fonte para músicos de estilos diferentes como o extinto Dee Light (quem não lembra, começo dos anos 90, quando tocaram aqui no Rock’n Rio II) Uma das composições mais impressionantes é a famosíssima Cantaloupe Island (prestem atenção no andar de acordes repetidos ao fundo da música, com o sopro sobressaindo - da um toque latino na composição). Outra faixa também impressionante é Jack Rabbit, em que o autor usa e abusa da percussão. É surpreendente, cheia de acordes dissonantes, incrível! Enfim, os apreciadores do jazz sabem do valor desse deus carnal. Para os curiosos, uma ótima oportunidade de se deliciarem pelos campos jazzísticos é conhecer Herbie Hancock. Experimentem.

PSICOLOGIA


Angústia e processo analítico

Waldemar Fioranti Junior
waldemarfiorante@ig.com.br





Todos nós padecemos de angústia em algum momento de nossa vida, seja na busca de um trabalho novo, ou em qualquer situação nova à qual iremos enfrentar e que nos pareça intimidadora.

Certamente a angústia não é um medo meramente irracional. Por exemplo, uma pessoa fica sabendo que está com uma doença de tratamento difícil ou ainda que terá que realizar uma cirurgia, complicada ou não, esta pessoa tem toda razão de sentir-se angustiada.

Uma definição clara, onde não há medos reais ou irreais como frutos de nossas fantasias e imaginação, angústia é “reação a algum fator ainda não reconhecido, seja no ambiente, seja no eu”. Isto ocorre porque cada reação pode ter origem consciente ou inconsciente.

Para alguns pensadores, filósofos e psicanalistas, a angústia está intrinsecamente ligada à existência ou ela é fruto da própria condição da mesma, afinal, nós seres humanos não nascemos prontos para a vida, como acontece em todo o reino animal, não temos uma identidade formada, geralmente construímos ou remodelamos ao logo de nossa vida.

Simultaneamente ela nos causa dor e em outros momentos nos liberta, pois surge do constante questionamento, fazendo-nos buscar uma qualidade de vida existencial melhor. Através dela, o homem passa a olhar mais para si e nos trás a consciência da nossa fragilidade que incontestavelmente causa dor e convida-nos a renascer a cada dia. Como dizia o poeta Renato Russo: “...tudo é dor e toda dor vem do desejo de não sentirmos dor!”

O medo do que é novo em nossa vida se associa a mudanças, muitas vezes corporais, cujo efeito é a ansiedade, uma prova disso é a repetição de padrões primários como quando sentimos medo, o coração acelera, a boca resseca e a respiração parece faltar.

O processo terapêutico gradativamente nos faz ir de encontro com nossas angústias, mostrando nossas feridas, sem a casca que as recobre, de forma a desnudar na frente de nossos olhos nossas mazelas, protegidas muitas vezes pelos nossos mecanismos de defesa do ego.

Este encontro com nosso eu é angustiante e dolorido e muitas vezes, por não suportar esta claridade, promove a maioria das evasões nos consultórios de psicologia.

Afinal, a terapia faz com que o indivíduo encare, de frente, as próprias dores e angústias, criando um ambiente que facilite a reflexão de uma existência desordenada ou desagregada para uma nova na vida atual e futura.

ARTIGO


Isto é um debate?


Alessandra Possebon - estudante de jornalismo

Na última semana houve um suposto debate sobre violência. A discussão partiu de um texto escrito pelo apresentador Luciano Huck publicado no jornal Folha de São Paulo e da resposta a tal texto pelo rapper Ferréz, publicado no mesmo jornal. Luciano teve seu relógio rolex roubado em São Paulo e escreveu um relato do assalto e a mostra de sua indignação.
Ferréz procurou mostrar a realidade do suposto ladrão.
O artigo de Huck não passou de um desabafo, começa com “Luciano Huck foi assassinado” e termina com “Isso não está certo”. O texto é só isso. Quisera eu ter a minha disposição a página três de um dos maiores jornais do País só para reclamar da vida toda vez que ficasse triste.
Ferréz, que escreve sobre a periferia e conhece muito bem essa realidade, criou uma ficção em que o personagem não é simplesmente um bandido, ele também tem uma família e uma história, não das mais felizes, por trás de suas atitudes.
Ambos não colaboraram para uma real discussão, abusaram de clichês. Um defendeu o direito de ser rico e o outro o direito de querer ser rico.
Os leitores escreveram cartas para o jornal, publicaram textos em blogs, porém, percebi que houve muito “achismo” de ambos os lados. As falas correram em torno da questão: rico pode reclamar da vida?
Tal questionamento me faz lembrar o tal movimento das elites, o “Cansei” e a última reportagem de capa da revista Veja (a mais vendida do país) em que se conclui que os usuários de drogas são os responsáveis pelo tráfico.
Viva o simplismo! Todos correm para as bancas para ver a Mônica Veloso, todos correm para saber quanto custava o tal relógio do Huck, mas faltam discussões sobre os reais problemas, faltam ações que busquem soluções.

Clique AQUI
e leia o artigo de Luciano Huck

E AQUI para ler a resposta de Ferréz

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

Como Deus quer...

Às vezes, quando nuvens borrascosas enegrecem o céu, anunciando chuva, olhamos para cima e dizemos:
Ah, deveria chover somente da meia-noite às seis da manhã. Aí, a chuva faria seu papel e não atrapalharia a vida de ninguém. Em outros dias, quando a estiagem se faz longa, ficamos aguardando que as nuvens prenunciadoras da chuva benfazeja cheguem logo. Paradoxalmente, se o final de semana se aproxima e o anúncio é de aguaceiro, reclamamos: tinha que ser no final de semana!? Precisava chover para estragar o meu lazer? Outros, ao contrário, dizem: Por que chove durante a semana, quando se precisa sair para estudar, trabalhar? Deveria chover só nos feriados. Todas essas expressões, que são muito comuns em nosso cotidiano, demonstram o quanto ainda somos egoístas.
Pensamos somente em nós. Quando pedimos chuva pela madrugada, não recordamos de quantos guardas-noturnos passam àquelas horas montando guarda, andando de um a outro lado. Nós estaremos abrigados em casa. Eles, não. Quando não apreciamos a chuva nos finais de semana, não cogitamos que o agricultor a aguarda, ansioso, a qualquer hora. Dela depende a vida da sua lavoura, do seu empreendimento. Sem chuva, a plantação morrerá, não haverá colheita, não haverá grãos, nem folhas. Aqueles que apreciariam a chuva nos dias em que não precisam sair para seus afazeres, esquecem que muitas mães e pais aguardam igualmente ansiosos, o final de semana para poder sair com os filhos. Para ir ao parque, passear, jogar bola. Que muitos cogitam ir à praia, para espairecer, após a semana de labor estressante. Por tudo isso é que Deus, a sabedoria e suprema inteligência, estabelece leis primorosas e justas, sem ficar a ouvir as imprecações de uns e os pedidos de outros. Ele estabelece que a chuva virá, quando as condições assim o permitirem. E ela vem amiga, lançando-se ao solo, enchendo rios, alimentando lençóis subterrâneos. Derrama-se pelas lavouras, banha as árvores frondosas e a erva miúda. Higieniza a atmosfera. Alegra a natureza. Constatamos, desta forma, que o melhor para o Mundo é mesmo a vontade de Deus. Ele distribui as bênçãos da chuva, do sol, dos ventos ligeiros, da brisa, das grandes tempestades, com toda a ciência. Somente Ele, o Pai de todos nós, sabe exatamente o que necessita cada um de Seus filhos. E, como Excelso Administrador, não atenta para os caprichos de um e de outro, mas delibera pelo que seja mais produtivo, em termos de progresso, para a Terra e Seus filhos. Por isso, quando o sol se fizer inclemente, ou a chuva se fizer contínua por largo período, pensemos: Deus sabe o que faz. Na Terra de provas e expiações em que nos situamos, ainda por muito tempo estaremos a braços com essas vicissitudes que são as intempéries, a que chamamos de capricho do clima, ou resultado de nossa própria imprevidência. Também cogitemos de que habitamos um planeta com mais de seis bilhões de pessoas e que, de forma alguma, podemos pensar somente em nossas necessidades e nossos desejos. Habituemo-nos, pois, em questões cujo comando nos foge, a crer que a vontade de Deus é a melhor. Por Sua sabedoria, por Seu amor, por Sua ciência de todas as coisas, Ele sabe o tempo de tudo prover para os filhos a quem concedeu o imenso campo planetário para viver, crescer e semear. Pensemos nisso!

SOCIAIS


Casamento de Kristian Aga Merli e Fernanda Tatasciori - dia 28/09 na Igreja Matriz. Fernanda é filha de Josmar Borges e Neuza Cristina Tatasciori. Kristian é filho de Elizabethe Merli e Mauro Merli. Parabéns aos noivos!!!







Eu leio o da Silva. E você?










Isabela aproveitou o calor do feriado do dia 12 para comemorar com a família o seu aniversário.