Servidores da prefeitura voltam a cumprir oito horas de trabalho

Prefeito João Luís Cunha, a presidente em exercício do Sindicato dos Servidores, Cleonice Ludovique Callegari, e o procurador jurídico adjunto Filipe Sancho
A partir da próxima semana a Prefeitura de São José do Rio Pardo estará comunicando todos os servidores da administração pública direta e indireta, inclusive fundações, que deverão cumprir oito horas diárias de trabalho – conforme consta nos editais de concurso público de ingresso de cada servidor.
Segundo a administração, a medida seria tomada de imediato, ainda nesta semana, no entanto, atendendo pedido do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos, decidiu-se em reunião na tarde desta sexta-feira, 23, que a medida entrará em vigor somente a partir do dia 23 de agosto de 2010. Vale lembrar que serão respeitadas as jornadas inferiores há oito horas diárias, desde que previstas em editais. Casos específicos serão analisados individualmente.
Segundo Cleonice Aparecida Ludovique Calegari, muitas pessoas que hoje cumprem seis horas de trabalho, possuem outras atividades, por isso nada mais justo do que dar um prazo para que possam se ajustar à nova realidade.
Para o secretário de Gestão, Antônio Celso Cardoso Filho, a medida nada mais é do que uma forma de controlar e corrigir falhas cometidas no passado. “Não estamos aqui tirando nenhum benefício, apenas fazendo com que o servidor cumpra o que é determinado por lei. Em algum momento os servidores passaram a cumprir duas horas a menos de trabalho, mas sem nenhum amparo legal, não há sequer um bilhete do executivo mencionando tal decisão. O pior é que todos os prefeitos fizeram vistos grossos a esse respeito”.

Posto Fiscal fica em São José do Rio Pardo

A previsão é da construção de um prédio próprio para o próximo ano

Depois de muitas viagens, telefonemas e reuniões, definiu-se que o Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda estadual em São José do Rio Pardo não será desativado. A informação foi passada na tarde de segunda-feira, 19, ao prefeito João Luís Cunha e ao chefe do Posto no Município, Rubens Ruy, pelo delegado regional tributário de Ribeirão Preto, Marfan Alberto Adib.
“A informação nos mostra que todos os esforços despendidos por mim, pelo Ruy e por outras tantas pessoas que entenderam a necessidade do órgão na cidade não foram em vão. Também demonstrou que São José do Rio Pardo começa, aos poucos, a reconquistar sua importância como centro de referência perdido ao longo dos últimos anos”, disse o prefeito.
A extinção do Posto na cidade era tida por alguns como certa, já que a vizinha São João da Boa Vista já havia sido vítima da política de reestruturação da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que transformou seu Posto em um Serviço de Pronto Atendimento (SPA).
Segundo Adib, mesmo com as mudanças, São João ainda continua com quase todos os serviços prestados por um Posto Fiscal, a única diferença é que as cidades que dependiam dos seus serviços, como Aguaí, Águas da Prata, Vargem Grande do Sul, entre outras, agora receberão orientações de São José do Rio Pardo. Para os profissionais da área de contabilidade, a mudança também se tornou um empecilho, pois alguns problemas têm que ser decididos também em São José.
De acordo com o delegado, somente após várias informações e estudos realizados na região foi possível manter em funcionamento o Posto Fiscal de São José do Rio Pardo. Também está prevista para o próximo ano a construção de um prédio próprio de aproximadamente 600m². O prefeito João Luís Cunha se prontificou a atender as necessidades do Estado com a doação de um terreno para que a obra seja erguida o mais rápido possível.
Marfan pretende na próxima semana, juntamente com o chefe do Posto e com o inspetor fiscal, José Roberto Rotta, visitar a cidade e verificar locais onde possivelmente poderá ser construído o novo prédio.
O Posto de São João da Boa Vista foi desativado, houve protesto por parte da Prefeitura, mas são as novas adequações que aos poucos vêm sendo implantadas no Estado pela Secretaria da Fazenda. Então, ou mantínhamos o Posto de São João ou o de São José do Rio pardo. Houve alguns fatores que contribuíram para a escolha de São José, um deles a participação da renda per capita do Município, que é maior do que a de São João; o outro foi à localização geográfica. Entendemos que a população de São João é maior, no entanto vale lembrar que as decisões de manter e de desativar foram norteadas por argumentos técnicos.
Além de São João, cidades importantes como Jaboticabal, Batatais, Orlândia também tiveram postos fechados. A explicação, de acordo com Adib, é a modernização dos canais de atendimento, com o uso crescente de ferramentas como Internet e telefone e redução na procura pelas unidades físicas da Secretaria. Hoje a maior parte dos serviços procurados pode ser encontrada na internet, no Posto Fiscal Eletrônico (http://www.pfe.fazenda.sp.gov.br).

Prefeitura pede colaboração dos contribuintes para atualização de cadastros

A Prefeitura de São José do Rio Pardo solicita aos contribuintes de IPTU que atualizem seus dados no setor de protocolo ou pelo telefone número 3682-7807. O contribuinte tem, ainda, a opção de preencher com as informações pessoais o formulário que segue anexo ao carnê de IPTU e entregar direto no Protocolo.
“Precisamos da colaboração dos proprietários de imóveis para atualização anual do cadastro, ele é simples e rápido. A contribuinte precisa apenas informar o número do CPF e do RG no setor de Protocolo ou por telefone. Estes dados só poderão ser fornecidos para os funcionários da Prefeitura responsáveis pelo serviço”, afirmou Luiz Neves, chefe de rendas e fiscalização.
Ele destacou também a importância do cadastramento dos donos de imóveis para não ocorrer nenhum problema com cobranças injustas ou indevidas. “Hoje a Prefeitura possui somente o nome e o endereço do contribuinte, por isso o fornecimento de dados, completos, irá auxiliar no cadastramento único e diferenciado sem probabilidades de erros”.
Por enquanto, a Prefeitura possui menos de 70% de atualização dos dados dos contribuintes do IPTU e dos consumidores de água, e que a população cadastrada é superior a 17 mil.

Aurélio Magalhães é campeão internacional de Judô

Atleta de São José do Rio Pardo venceu adversários de nível internacional em Roraima

O judoca Aurélio Magalhães vem conseguindo bom desempenho em suas competições. Em junho ele foi campeão em três disputas em Roraima - Copa Internacional de Judô, prata no 34º Panamericano de Judô Sênior e prata no Absoluto do Panamericano -, todas realizadas de 26 a 28 de junho na cidade de Boa Vista, pela União Panamericana de Judô (UPJ). Aurélio Magalhães também recebeu o título de melhor judoca Panamericano de 2010 pelas mãos do líder do governo no senado, Romero Jucá.
Vale lembrar que o judoca é atleta da Seleção Brasileira, e representa o Estado de São Paulo pela Liga de Judô Paulista.
Em Roraima, a equipe brasileira também sagrou-se campeã Panamericana por equipes. “Dedico o prêmio aos rio-pardenses que me apóiam principalmente o prefeito João Luís Cunha, o secretário de Gestão Pública, Antônio Celso Cardoso Filho e também a Prefeitura de Aguaí. Sinto-me feliz por conseguir mais um prêmio e sei que sem a confiança de todos não conseguiria chegar aonde cheguei”, declara o campeão.
Disse ter deixado sua família, temporariamente, no Rio de Janeiro e vêm se dedicando ao trabalho comunitário com crianças e adolescentes nos bairros menos favorecido da cidade. Falou que seu pai, João Bosco Magalhães, é responsável por todos os méritos. “Aos quatro anos ele me incentivou a aprender o judô e a ser um vencedor em minha vida, e é isso que faço em São José do Rio Pardo, formar vencedores para a vida”, concluiu Aurélio.
Por fim, o atleta comentou a falta de patrocínio para continuar participando das competições. “A próxima disputa será no dia 22 de agosto, no mundial de master, em Montreal, Canadá”. De São José do Rio Pardo serão dois atletas que participarão desta competição, caso haja patrocínio, Aurélio Magalhães e Ricardo Magela.

“Prefeitura no Bairro” atendeu comunidade do Vila Formosa

A estrutura administrativa da Prefeitura de São José do Rio Pardo esteve à disposição da comunidade do Vila Formosa no último domingo, 18, durante a realização de mais um programa “Prefeitura no Bairro”.
Durante toda a manhã, o vice-prefeito, José Carlos Zanetti, secretários e diretores do município atenderam a população na estrutura instalada nas proximidades da Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, antigo Centro Comunitário, na rua Joana Lasbino com a rua Dona Olinda Halston.
A novidade foi que desta vez, o programa contou com a presença do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), SEBRAE e também o setor de Dívida Ativa.
“Com a ampliação dos trabalhos vamos permitir que o cidadão possa realizar, no seu bairro, parcelamento de dívidas, consultas, conseguirem emissão de guias, carteira de trabalho, fazer cadastro de emprego, empréstimos, entre muitos outros benefícios”, disse o prefeito João Luís Cunha.
As crianças se divertiram nos brinquedos infláveis, monitorados por jovens do programa Capacitar, além de jogos e brincadeiras oferecidos pelo Departamento de Esporte e Cultura (DEC). A Secretaria de Saúde fez sua parte, com aferimento de pressão arterial, informações sobre escorpião e prevenção à dengue. Funcionários da Secretaria de Assistência e Inclusão Social realizaram atendimentos, cadastros de empregos por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador e SEBRAE. Professores da secretaria de Educação realizaram trabalhos de pintura facial em crianças. A equipe de Obras e Serviços apresentou à comunidade os novos projetos em andamento no município. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio de monitores ambientais, explicou sobre a importância da preservação de matas e nascentes e também expôs animais taxidermizados.
O vice-prefeito lembrou da dificuldade das pessoas se deslocarem até a Prefeitura durante a semana. “Mas, com o 'Prefeitura no Bairro' podemos nos aproximar de todos. É uma grande satisfação participar de eventos como este”.
No estande “Fale com o Prefeito” foram feitas solicitações de limpeza de terrenos, poda de árvores e serviços de tapa-buracos. Por fim, Zanetti disse que a finalidade do programa é aproximar o executivo da comunidade. “Além do contato direto com o prefeito, vice-prefeito, secretários, diretores, a população da região atendida recebe atenção especial, com a concentração dos serviços públicos, informação, lazer, entretenimento e educação”.
O próximo bairro que receberá o programa será o bairro Fartura, no dia 22 de agosto.

Secretaria de Turismo prepara lançamento de guia gastronômico

Com a intenção de intensificar a divulgação do trabalho turístico no município, a Prefeitura de São José do Rio Pardo irá lançar dois guias informativos, um falando da riqueza da culinária rio-pardense e o outro sobre os principais pontos da cidade. A pesar de um deles já estar pronto, ainda não foi definido as datas dos lançamentos.
De acordo com as informações da Secretaria de Turismo, assim que estiver pronto, o “Guia Gastronômico Rio-pardense” deverá ser entregue em toda a rede hoteleira e também no comércio local. Ele foi organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial (ACI) e também por empresários do ramo. Segundo o diretor de Turismo, Márcio Barbosa, o diferencial deste guia em relação a outros já produzidos será a inclusão das micro empresas gastronômicas. “Nosso município se destaca em vários segmentos, um deles é o gastronômico. Temos uma cozinha de qualidade e com uma variedade que atrai pessoas da região e até fora dela”.
O outro material, este já concluído, é o “Autoguiado”, nele constam as principais informações do município e ainda os telefones do setor gastronômico, hoteleiro, de saúde, atrativos turísticos, mapa de indicação e fotos dos principais pontos turísticos. Ele foi produzido Prefeitura em parceria com o SEBRAE. “O que chama atenção é o formato: pequeno, de capa dura, prático, podendo ser levado no bolso e com muitas informações”, disse o diretor.
Segundo o prefeito João Luís Cunha, além de todo levantamento e trabalho de divulgação, a Secretaria de Turismo também estará lançando um programa de passeio turístico pelo município. Ele ainda não tem nome, mas será realizado aos finais de semana com monitores e guias. “O turista poderá visitar todos os atrativos com todo o conforto e segurança que a cidade pode proporcionar”, disse o diretor.
Entre as parcerias estabelecidas para viabilizar o programa estão a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e os alunos da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC). “Já realizamos dois passeios pilotos em oito pontos. Agora estamos avaliando qual o melhor percurso, tempo e se haverá necessidade de acrescentar outros locais no trajeto, a intenção é que ele comece a funcionar definitivamente após a Semana Euclidiana”.
Márcio disse que a Secretaria está programando um workshop turístico para os agentes da zona azul, frentistas de postos de combustível e comerciários. “A idéia é passar noções básicas sobre a história do município e dos seus principais pontos turísticos. Esse público é importante para que possamos receber muito bem quem nos visita, afinal, na maioria das vezes são eles que têm os primeiros contatos com os turistas”.

CODASP aplica produto anti-pó em estrada rural da Santa Lúcia

Com o fim dos trabalhos de recuperação da estrada rural que liga a fazenda Santa Lúcia à rodovia SP 207, sentido São Sebastião da Grama, a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP) decidiu aplicar um produto experimental para tentar conter a poeira no trecho próximo a escola rural “Professor Mário de Souza”. O trecho considerado de intenso movimento de veículos tem início na SP 350.
Os trabalhos foram realizados através do Programa “Melhor Caminho”, obtido pela Prefeitura em convênio com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.
No local foi utilizado revestimento primário, em uma extensão de 120 m. O material é uma mistura de resíduo de usina de asfalto, em um outro trecho de 180m, foi aplicado uma mistura de agregado reciclado misto, originário da reciclagem de resíduo de construção civil.
Após a compactação foi aplicado, experimentalmente, sobre os dois trechos o tratamento superficial com produto conhecido por TerraFix. Ele impermeabiliza o solo e contém a poeira.
“Na verdade é um teste que os técnicos da CODASP estão fazendo, e pela lógica, tem tudo para dar certo, pelo menos por um bom período de tempo”, disse o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Agostinho Ferreira.

Conselheiros Municipais de Assistência Social participam de capacitação

Membros do Conselho Municipal de Assistência Social e da Instância de Controle Social de São José do Rio Pardo estiveram em Marília, de 12 a 14 deste mês, participando do curso de capacitação de Agentes Públicos Municipais de Controle Social da Política de Assistência Social e do Programa Bolsa Família.
Segundo o secretário de Assistência e Inclusão Social, Walkyr Veronese Júnior, a capacitação ajuda a fortalecer a atuação dos conselheiros municipais no exercício do controle social da política de Assistência Social, buscando a qualificação e a democratização do controle social no Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
“Além disso, ele garante meios para que os Conselhos desenvolvam suas competências, cumpram seu papel de potencializar e fortalecer a condução técnica, ética, política e autônoma, mantendo a sociedade mobilizada na defesa dos direitos”.

Conselho discute criação do Fundo do Meio Ambiente

Como é de costume, a cada dois meses o Conselho Municipal do Meio Ambiente (CONSEMMA) se reúne para discutir questões de interesse coletivo. Neste mês, os conselheiros se encontraram na quarta-feira, 21, na Casa da Agricultura, onde analisaram a possibilidade de se criar o Fundo Municipal Meio Ambiente (FUMMA) e também o Projeto de Lei que obriga o uso de madeira legalizada no município.
Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Agostinho Ferreira, o FUMMA irá auxiliar o município a obter recursos para as atividades ambientais, como por exemplo, compra de mudas de árvores, alevinos, entre outras”, disse o presidente o secretário que também é presidente do CONSEMMA. Disse também que após análises e estudos preliminares, a Prefeitura irá elaborar o projeto de lei do FUMMA, que será remetido à Câmara, para apreciação já no mês de agosto.

Prefeitura começa as vendas dos terrenos para a construção do campus da FEUC

Seis pessoas compareceram à Concorrência Pública nº 01/10 para compra dos lotes de terrenos da Prefeitura de São José do Rio Pardo, localizados no Bairro Santo Antônio. A licitação ocorreu na manhã desta sexta-feira.
Ao todo foram vendidos 12 dos 26 lotes, com valores que variaram de R$ 37 mil R$ 55 mil.
Os recursos arrecadados com as vendas, junto com algumas emendas parlamentares, serão utilizados na construção do prédio do campus da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) no Jardim Aeroporto.
De acordo com a comissão responsável pelos trabalhos da Concorrência Pública, na próxima semana a Prefeitura deverá publicar a abertura de um novo Processo licitatório para venda do restante dos terrenos. A abertura dos envelopes com as propostas deverá ocorrer 30 dias após a publicação.

Quentin Tarantino e seu mais novo sucesso

Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Filmaço para cinéfilos e, bem além disso, para um público especial (conforme aparece no início do filme). A prova de morte ou Death Proof no original chegou ao Brasil com três anos de atraso. Rodado em 2007 junto com o projeto Grindhouse, feito com o amigo Robert Rodriguez, tinha como pretensão imitar uma velha sessão de cinema, daquelas exibidas nos antigos e típicos drive-in americanos dos anos 70. Rodriguez seria o responsável pelo trash e muito bom Planeta Terror (aos fãs de trash, assistam) e Tarantino pelo engraçadíssimo Death Proof. Ambos os filmes seriam exibidos numa única sessão de cinema.
Entretanto, o resultado comercial não foi dos melhores e por esse motivo os dois filmes foram lançados separadamente e com essa “pequena” demora.
Imaginem o fato: é um longa rodado em 2007, mas como se fosse uma produção de baixo orçamento dos anos 70, o que é caracterizado por suas cores saturadas.
Digitalmente, os efeitos visuais modernos ajudam a dar um toque de antiguidade, pois imitam os defeitos de um filme velho, como riscos, manchas, diálogos repetidos, pulos e cortes de algumas cenas, dando a impressão de salto de projeção de um rolo para o outro.
A história se passa no interior do Texas, onde três belas garotas despertam a atenção do psicopata stuntman Mike (Kurt Russell), que roda solitário pelas estradas norte americana. Após uma morte trágica do grupo de mulheres, o que parecia ser uma coisa, se mostra outra completamente diferente. É aí que o filme da uma reviravolta. Dublê Mike continua solto pelo mundo e encontra outras inocentes, lindas e completamente piradas e malvadas meninas. A história passa, nesse momento, a ser totalmente imprevisível. Temos a falsa sensação de que podemos saber o final, mas eis que Tarantino nos arma uma armadilha e o riso dado durante a sessão, muitas vezes é de nervosismo e outras de surpresa total. Imprevisível. Foge de todos os padrões de serial killer (inclusive o machão psicopata se mostra hilariamente diferente do perfil de assassinos).
A prova de morte causou sensação em Cannes e talvez não agrade a todos, pois como já disse no início, é feito para um púbico seleto. O que era para ser um filme sem compromisso, só por diversão, acabou virando uma obra e tanto. Assistam, muito bom mesmo!

Eu e o Futebol: O lendário Dulcídio Wanderley Boschilla

Emílio Antônio Duva

Nome: Dulcídio Wanderley Boschilla. Apelido no futebol: Alemão. Apelido no famigerado DOI-CODI: Juiz.
Assim Dulcídio Wanderley Boschilla seguia sua vida de árbitro de futebol, e de Policial Militar lotado no antigo DOI-CODI, um órgão de repressão dos anos de chumbo - 70. Dulcídio faleceu em 14.05.1980, aos 60 anos de idade, vítima de câncer generalizado, raro por natureza (dizem que acarretou muitas “pragas” pelo que fez na vida, mas...). Marcou muito na arte da arbitragem nos campos de futebol, deste país. Algumas passagens suas, se tornaram lendárias, tais como no jogo do Corinthians e Ponte Preta, onde expulsou o atacante Rui Rey, aos 5 minutos de jogo, na maior decisão que SP já viu. Motivo: “antes que ele (RUI REY) me mandasse para aquele lugar, já apliquei o cartão vermelho”, disse Dulcídio.
Certa vez, apitando São Bento de Sorocaba e Atlético de Campo Grande, sofreu uma baita dor de barriga. Suspendeu por momentos aquele jogo, dirigiu-se ao banheiro do vestiário e logo depois, aliviado, voltou ao jogo e acabou sendo aplaudido por toda assistência.
Comentou ele, certa vez, que teve que sair de um estádio, de camburão do exercito, e... disfarçado de mulher. “Rebolei e falei fininho”. Não desgrudava nunca de um cano 38,6 tiros, cano de quatro polegadas. “Meu fiel companheiro... ¨, balbuciava. Num Palmeiras e Portuguesa mandou que uma cobrança de pênalti fosse repetida por três vezes. No gol estava um tal de Emerson Leão, que acatou bonzinho, bonzinho as determinações da regra aplicada pelo Alemão. Que expulsou naquela partida TODO O BANCO DE RESERVAS DO PALMEIRAS, POR RECLAMAÇÃO COLETIVA.
Certa vez cruzei com Dulcídio entrando no mictório masculino (obviamente) da antiga CHURRASCARIA AGA, e questionei-lhe sobre o jogo fatídico do Corinthians e Palmeiras (decisão de 1974), e ele me responde: “seu time tava uma bosta naquele jogo. Nem com reza braba vocês ganhariam...”. E reclamão como sempre, comentou também que uma semana depois daquela partida, foi apitar no distante Estado do Piauí, e lá estavam os chorosos corintianos. “Pô, corintiano é que nem grama, dá em todo lugar”. Vinha sempre, e, com facilidade a São José, pois adorava as pescarias nos ranchos à beira Rio, deste privilegiado município. Gabava-se, e com toda razão, de que nunca precisou puxar-saco de ninguém em Sindicatos e Federações, para aparecer em escalas de arbitragem. Lamentavelmente nunca participou do quadro de juízes da FIFA.
Ele contou certa vez, que trabalhava como escrivão no DOI-CODI, e que “registrava” nomes fantasmas de muitos desaparecidos políticos em São Paulo. Outrossim, foi citado em 1975 por 34 presos sobreviventes, que o tal de “Juiz” nunca participou diretamente das torturantes sevícias. Coisas da bola, coisas da vida...
Ofereço esta crônica ao amigo e companheiro de bate-papo no bar do DADÁ, o querido EURÍPEDES.

Prato do Dia: Sopa de feijão branco com nabos




Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes:
250 g de feijão branco
01 nabo picado em cubos
01 cebola picada
05 dentes de alho picados
100 g bacon picado
150 g lingüiça calabresa picada
03 colheres (sopa) molho de tomate
Meio repolho, roxo, picado
02 cenouras picadas
100 ml. de azeite
1/2 cubo de caldo de carne
Sal, pimenta branca e salsa a gosto

Modo de preparar
Cozinhar o feijão.
Quando ele estiver bem cozido, reserve
Puxe no azeite o bacon até dourar.
Junte a cebola e o alho - deixe dourar
Coloque a lingüiça calabresa, molho de tomate.
Adiciona o caldo de carne dissolvido em um copo de água quente e deixe ferver por 5 minutos.
Junte o molho no feijão, nabo, repolho e a cenoura e deixe ferver até os legumes estejam cozidos.
Se necessário, adicione um pouco mais de água.
Tempere com sal e pimenta.
Ao servir junte a salsa.

Obs. O feijão pode ser batido no liquidificador.

Momento Espírita: A respeito dos amigos

Grupo Espírita Hilário Silva

É fácil iniciar novas amizades. Basta um pouco de gentileza e um sorriso, um aperto de mão, a quebra do gelo. Todavia, manter as amizades é um grande desafio. À medida que passamos a nos conhecer melhor uns aos outros, começamos a perceber defeitos, fragilidades de comportamento. Horas a mais ao lado e descobrimos que o outro não é exatamente aquilo que dele pensamos no primeiro momento, nos primeiros contatos. E, no entanto, os amigos são jóias delicadas. Quanto mais velhos, mais preciosos. Por vezes, substituímos os velhos por novos amigos. No trato com os amigos, importante que não cedamos à tentação de retalhar a vida alheia com o punhal da crítica contínua e da ironia, porque eles pensarão que fazemos o mesmo em relação a eles, quando não estamos juntos. E não deixam de ter razão. Não sejamos pessimistas, semeando desesperança e aumentando ainda mais a dureza da vida dos nossos amigos. Se for preciso falar a respeito do mal, não nos tornemos maus nos comentários. Tornemos-nos um porto onde a alegria distribua consolação. Valorizemos o sorriso sem nos tornarmos artificiais. Sejamos um campo onde as flores da esperança estejam presentes para espantar o desânimo e o desencanto dos nossos amigos. Ninguém vive sem amigos. Eles são como anjos nos caminhos dos homens. Mesmo Jesus, o Mestre Divino, não deixou de ter amigos. Para o Seu ministério destacou doze companheiros e lhes ensinou as lições mais profundas do que Ele sabia e vinha de Deus. Abandonado à hora do martírio por eles, não deixou de aceitar o auxílio de um Cireneu, que se fez amigo naquela hora, ajudando-O a carregar o peso da cruz. À hora dos sofrimentos mais intensos, aceitou o ladrão que Lhe pediu auxílio, como amigo retardatário que se candidatava, ali mesmo, a marchar com Ele, em busca do Reino de Deus. Os amigos são abençoados flores da fraternidade. Alguns são discretos e exala seu perfume nas horas caladas das noites sofridas. Outros, mais extrovertidos, deixam escapar o perfume das suas presenças nas horas das alegrias e da descontração, nas tardes cheias de sol. Uns nos estendem as mãos e nos enxugam as lágrimas. Outros nos ofertam os ombros fortes para que nos apoiemos, a fim de não sucumbir na caminhada. Amigos. Presença de Deus materializada na Terra, bálsamo de paz que nos alivia as feridas abertas dos sentimentos dilacerados pelas dificuldades.