Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado
O nome de Aloísio Calsoni Bozzini, o Bibo, como pré-candidato a prefeito será discutido pela direção do PT neste final de semana
Aos poucos o cenário político da cidade começa a mudar e novos nomes começam a surgir para a disputa das eleições municipais. A novidade da semana foi o lançamento da pré-candidatura de Aloísio Calsoni Bozzini, o Bibo, pelo PT rio-pardense. Apesar da disposição, o seu nome ainda deverá ser apreciado neste final de semana pelos membros da direção executiva do partido.
Bibo é formado em Direito e também em Biologia, concluiu o mestrado na Unesp de Rio Claro em Gestão Integrada de Recursos. Atualmente, leciona em um colégio em São José e em outro em Poços de Caldas (MG), e no Unifeg de Guaxupé, onde, entre outras coisas, é membro da Comissão de Ética.
Quando estudante foi representante estudantil, chegando a Coordenador Nacional de Estudantes de Biologia e posteriormente Membro Titular do Conselho Universitário da Unesp - representante discente no órgão máximo de deliberações daquela Instituição. Como acadêmico, foi orientador ou membro de banca de vários trabalhos de pesquisa relacionados à saúde, meio ambiente, violência, economia, saneamento básico, bem como ao descaso público com a melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Em conversa com o da Silva, Bibo explicou que está seguro da decisão que tomou e se sente preparado para fazer a disputa. “Estou filiado a um partido que tem hoje um presidente da república e que possui experiências administrações positivas como as prefeituras de Araraquara e São Carlos”, disse.
Se a eleição para prefeito fosse hoje, Bibo enfrentaria João Luis Soares da Cunha (PMDB) e Lupércio França Torres (PSDB), o Lupercinho, ambos trabalhando no fortalecimento dos nomes. Além de sua própria legenda, João Cunha conta com o apoio do PSC, PHS e do PPS, mas vêm mantendo contato com o PSB, PTB e também com o PT. Já Lupercinho tem como base para sua provável campanha o PV, o PDT e o PSDB.
Já Eliana Giantomassi (PSB) ainda não se decidiu se vai ou não participar do pleito. Informações extra-oficiais dão conta que neste final de semana deputados do PSB estarão empenhados a convencê-la.
O cantor Moacyr Franco se apresentará no dia 23
As atividades comemorativas ao aniversário da cidade terão muita música nos próximos dias e a população poderá participar dos eventos gratuitamente.
Consta da programação oficial o evento oferecido pela Rádio Notícia FM, na noite de 18 de março, na Praça Juscelino Kubitschek, na Vila Brasil, quando será promovido o show sertanejo com as duplas Ataíde e Alexandre e Maurício e Marcelo, a partir das 20h30.
Já na noite de 19 de março - a aniversário da cidade - a música será com o cantor e compositor e violeiro Rodrigo Zanc, que se consagrou pela região nas apresentações do festival Viola de Todos os Cantos, realizado pela EPTV, interpretando grandes clássicos da música caipira de raiz e dos grandes mestres da viola.
Os românticos mais saudosistas poderão conferir, no dia 23, a partir das 20 horas, a apresentação do ator, cantor e compositor Moacyr Franco, que fará show na Praça XV de Novembro.
Mais música
Outro show especial dentro da programação de aniversário da cidade será com Mana Tessari, na noite de 28 de março. Ela e seus convidados prometem boas surpresas no show Seresta Urbana, que ocorrerá no Mercado Cultural a partir das 20h.
Em outra linha, mas também procurando agradar o público de todas as idades e camadas, tocando composições eruditas e populares, a Orquestra Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo fará apresentações dentro da programação festiva dos 143 anos de São José.
No dias 29 de março a apresentação será nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Tartarugão, marcando a inauguração de novos espaços voltados à práticas esportivas.
No dia 4 de abril - data oficial do aniversário - a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica será na sede do Rio Pardo Futebol Clube, com entrada gratuita.
Começou na sexta-feira, 14, e vai até domingo, dia 16, a 3ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Pardo. A Exposição está inserida na programação de aniversário da cidade – dia 19 de março – e está instalada no espaço do antigo Mercado Municipal, na praça Barão do Rio Branco.
O evento é realizado pela Associação dos Orquidófilos da cidade e acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de março com a participação de 250 orquidófilos e mais de mil espécies de orquídeas expostas.
Segundo o orquidófilo e membro da associação rio-pardense, José Oswaldo Noronha Grassi, no ano passado a exposição recebeu pouco mais de 7 mil visitantes oriundas de diversas cidades de todas as regiões do Brasil, o que coloca o evento entre os mais prestigiados do país. Ele informou também que, em pesquisa realizada durante o evento, constatou-se que a maioria dos visitantes são pessoas de baixa renda à procura de lazer.
Este ano virão expositores de 17 cidades do Estado de São Paulo e de outras seis de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Com a cultura das plantas geneticamente modificadas, maravilhosas novas cores de orquídeas vêm sendo apresentadas em cada nova edição do evento.
Esses grupos participam de eventos em todas as partes do Brasil. José Oswaldo, que mantém oito orquidários com mais de 20 mil plantas — muitas delas exóticas, vindas da Amazônia, dos Andes, Índia e Filipinas, por exemplo —, ganhou vários prêmios em exposições pontuadas. Na 3ª Exposição Nacional de Orquídeas de Araraquara o orquidófilo teve duas de suas plantas premiadas; foi um 1º lugar em Botânica e um 2º lugar em Espécie, ficando na segunda colocação geral entre 198 expositores de todo o Brasil. Uma de suas orquídeas mais exóticas é a Baunilha, que floresce uma só vez no ano e se mantém aberta por apenas um dia.
O evento dé coordenado pela Caob (Coordenadorias das Associações de Orquidófilos do Brasil) e tem o apoio do Banco do Brasil S/A, Savisa/Santa Casa, Associação dos Amigos da Praça Barão do Rio Branco e Secretaria Municipal de Turismo.
A abertura da Exposição ocorreu às 20h00 de ontem e a visitação se estendeu até às 22h. Hoje, sábado, dia 15, a visitação estará aberta ao público das 8h às 22h. E amanhã, 16, último dia, a exposição estará aberta ao público das 8h às 18h. A entrada é franca.
A secretária de Turismo, Ana Lúcia Dias de Souza Sernáglia
A secretária municipal de Turismo e diretora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Lúcia Dias de Souza Sernáglia, será a oradora oficial do evento cívico comemorativo aos 143 anos do município, marcado para a manhã do dia 19 de março, no Altar da Pátria.
A exemplo de todos os anos, o evento deve reunir autoridades, populares, estudantes e atiradores do TG 02-038, nas homenagens pelo aniversário da cidade.
Ana Lúcia deverá falar de sua relação de amor com a cidade. Mãe de quatro filhos, avó, Ana Lúcia Sernáglia tem suas raízes bastante profundas na história da cidade. Para quem não sabe, a primeira sessão do legislativo rio-pardense foi presidida por seu tataravô, o Capitão Vicente Dias, quando da fundação do município.
Entre 1997 e 2000, ela se tornou vereadora e marcou nome na história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, no biênio de 1999-2000.
Professora, por mais de 20 anos, Ana Lúcia tem longo histórico na prestação de serviços à comunidade: ministrou aulas de educação infantil; foi professora do Curso de Magistério; foi professora de Pedagogia na FEUC; dirigiu a Secretaria Municipal de Educação; foi diretora da Creche “Júlio Possebon”, entre várias outras atuações.
Convidada pelo prefeito João Santurbano - pelo seu trabalho no Movimento Euclidiano -, assumiu a Casa de Cultura Euclides da Cunha e a Secretaria Municipal de Turismo, funções que desenvolve desde 2005.
A população está convidada a prestigiar a solenidade cívica, na manhã de quarta-feira, no Altar da Pátria, da Praça dos Três Poderes.
Motociclistas de vários pontos do Estado de São Paulo e de Minas estiveram presentes ao Encontro
O Departamento de Esportes e Cultura (Dec) de São José do Rio Pardo estima em 8 mil pessoas o publico presente ao IV Rio Pardo Moto Fest, evento realizado na cidade nos dias 7, 8 e 9 de março, com a participação de motociclistas de várias cidades da região, Sul de Minas e de outras localidades do Estado.
A concentração, organizada pela Prefeitura, através do Dec e pela Equipe 90º foi no estacionamento do Ginásio Municipal “Ademar Machado de Almeida”, o Tartarugão, onde foram montadas barracas de alimentação, exposição de produtos e objetos para equipar as motos, souvenirs entre outros.
O diretor de esportes do Dec, Rina Ortega, destacou a boa estrutura oferecida pelo evento, que teve área de camping, praça de alimentação, show com bandas, palco, segurança e a presença de 72 moto clubes de várias regiões.
O presidente da Câmara, Marco Gumieri, entregando a placa de homenagem a Vera Lúcia
Em sessão especial na noite desta terça-feira, 11, a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo prestou homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. A homenagem especial foi concedida à ex-primeira dama do município, Vera Lúcia Gonçalves Torres. Cerca de cem pessoas, entre os quais, o prefeito João Santurbano, o deputado federal Sílvio Torres – estiveram presentes.
A comemoração pelo Dia Internacional da Mulher é um evento que consta do calendário do legislativo rio-pardense desde 2004. O nome da homenageada deste ano foi sugerido pelo vereador Luís Paulo Cobra Monteiro e aprovado por unanimidade.
Vera Lúcia foi presidente do SOS de 1983 a 1988, quando seu marido foi prefeito da cidade. No período, ela foi responsável pela criação de diversos programas sociais para famílias carentes do município.
Durante o evento, a secretária municipal de Turismo, Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia, o deputado Silvio Torres e o prefeito João Santurbano fizeram uso da palavra, para destacar a participação das mulheres na política. Ao final da solenidade os presentes foram convidados para um coquetel.
Caldo verde
Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br
Ingredientes
800 g batata
100 g bacon picado
1 gomo de lingüiça calabresa ou portuguesa picada
1 cebola picada
5 dentes de alho picado
1 maço de couve picado
1,500 ml de água do cozimento da batata
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta branca a gosto
Modo de preparar
Cozinhe em água salgada a batata, após cozer escorra e reserve a água. Esprema a batata.
Puxe no azeite de oliva o bacon até que fique dourado.
Junte a cebola e o alho, deixe dourar.
Coloque a lingüiça e deixe fritar ligeiramente.
Adicione a batata e a água. Depois deixe ferver alguns minutos. Junte a couve, mexa bem e ajuste o sal, junte a pimenta branca.
Ao servir coloque azeite de oliva.