Ano V - Edição 62 - São José do Rio Pardo - SP - 15 de março de 2008


MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado

POLÍTICA

São José poderá ter três candidatos a prefeito



O nome de Aloísio Calsoni Bozzini, o Bibo, como pré-candidato a prefeito será discutido pela direção do PT neste final de semana

Aos poucos o cenário político da cidade começa a mudar e novos nomes começam a surgir para a disputa das eleições municipais. A novidade da semana foi o lançamento da pré-candidatura de Aloísio Calsoni Bozzini, o Bibo, pelo PT rio-pardense. Apesar da disposição, o seu nome ainda deverá ser apreciado neste final de semana pelos membros da direção executiva do partido.
Bibo é formado em Direito e também em Biologia, concluiu o mestrado na Unesp de Rio Claro em Gestão Integrada de Recursos. Atualmente, leciona em um colégio em São José e em outro em Poços de Caldas (MG), e no Unifeg de Guaxupé, onde, entre outras coisas, é membro da Comissão de Ética.
Quando estudante foi representante estudantil, chegando a Coordenador Nacional de Estudantes de Biologia e posteriormente Membro Titular do Conselho Universitário da Unesp - representante discente no órgão máximo de deliberações daquela Instituição. Como acadêmico, foi orientador ou membro de banca de vários trabalhos de pesquisa relacionados à saúde, meio ambiente, violência, economia, saneamento básico, bem como ao descaso público com a melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Em conversa com o da Silva, Bibo explicou que está seguro da decisão que tomou e se sente preparado para fazer a disputa. “Estou filiado a um partido que tem hoje um presidente da república e que possui experiências administrações positivas como as prefeituras de Araraquara e São Carlos”, disse.
Se a eleição para prefeito fosse hoje, Bibo enfrentaria João Luis Soares da Cunha (PMDB) e Lupércio França Torres (PSDB), o Lupercinho, ambos trabalhando no fortalecimento dos nomes. Além de sua própria legenda, João Cunha conta com o apoio do PSC, PHS e do PPS, mas vêm mantendo contato com o PSB, PTB e também com o PT. Já Lupercinho tem como base para sua provável campanha o PV, o PDT e o PSDB.
Já Eliana Giantomassi (PSB) ainda não se decidiu se vai ou não participar do pleito. Informações extra-oficiais dão conta que neste final de semana deputados do PSB estarão empenhados a convencê-la.

ANIVERSÁRIO DE SÃO JOSÉ

Shows movimentam a programação dos 143 anos da cidade


O cantor Moacyr Franco se apresentará no dia 23


As atividades comemorativas ao aniversário da cidade terão muita música nos próximos dias e a população poderá participar dos eventos gratuitamente.
Consta da programação oficial o evento oferecido pela Rádio Notícia FM, na noite de 18 de março, na Praça Juscelino Kubitschek, na Vila Brasil, quando será promovido o show sertanejo com as duplas Ataíde e Alexandre e Maurício e Marcelo, a partir das 20h30.
Já na noite de 19 de março - a aniversário da cidade - a música será com o cantor e compositor e violeiro Rodrigo Zanc, que se consagrou pela região nas apresentações do festival Viola de Todos os Cantos, realizado pela EPTV, interpretando grandes clássicos da música caipira de raiz e dos grandes mestres da viola.
Os românticos mais saudosistas poderão conferir, no dia 23, a partir das 20 horas, a apresentação do ator, cantor e compositor Moacyr Franco, que fará show na Praça XV de Novembro.

Mais música
Outro show especial dentro da programação de aniversário da cidade será com Mana Tessari, na noite de 28 de março. Ela e seus convidados prometem boas surpresas no show Seresta Urbana, que ocorrerá no Mercado Cultural a partir das 20h.
Em outra linha, mas também procurando agradar o público de todas as idades e camadas, tocando composições eruditas e populares, a Orquestra Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo fará apresentações dentro da programação festiva dos 143 anos de São José.
No dias 29 de março a apresentação será nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes Tartarugão, marcando a inauguração de novos espaços voltados à práticas esportivas.
No dia 4 de abril - data oficial do aniversário - a apresentação da Orquestra Jazz Sinfônica será na sede do Rio Pardo Futebol Clube, com entrada gratuita.

CÂMARA

Solenidade irá comemorar a Fundação do Município

Em decorrência ao dia do padroeiro da cidade, São José, o município acabou optando por comemorar a data de sua emancipação no dia 19 de março. No entanto, a Câmara Municipal como forma de resgatar a história vêm realizando anualmente uma sessão solene para comemorar a data exata de fundação do município – 4 de abril de 1865. Este ano a solenidade será realizada no dia 1º de abril, terça–feira, às 19h30.
Nessa sessão, além da comemoração, a Câmara irá outorgar o Diploma de Mérito Comunitário, em homenagem a pessoas e instituições de reconhecidos serviços prestados à comunidade. A outorga desse título teve início em 1981.
Os homenageados deste ano serão: o médico Ray Alves dos Santos, O JornalZinho, a médica Mônica Alves Bocamino, Antônio Carlos Moreira, Neuróticos Anônimos (N.A.) e Antônio Galvão Godoy Abichabcki.
Vale ressaltar que maior parte das comemorações do aniversário da cidade (143 anos) concentra–se em torno do dia 19 de março – Dia do Padroeiro –, estando previsto nesse dia uma solenidade no Altar da Pátria.

MERCADO CULTURAL

3ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José



Começou na sexta-feira, 14, e vai até domingo, dia 16, a 3ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Pardo. A Exposição está inserida na programação de aniversário da cidade – dia 19 de março – e está instalada no espaço do antigo Mercado Municipal, na praça Barão do Rio Branco.
O evento é realizado pela Associação dos Orquidófilos da cidade e acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de março com a participação de 250 orquidófilos e mais de mil espécies de orquídeas expostas.
Segundo o orquidófilo e membro da associação rio-pardense, José Oswaldo Noronha Grassi, no ano passado a exposição recebeu pouco mais de 7 mil visitantes oriundas de diversas cidades de todas as regiões do Brasil, o que coloca o evento entre os mais prestigiados do país. Ele informou também que, em pesquisa realizada durante o evento, constatou-se que a maioria dos visitantes são pessoas de baixa renda à procura de lazer.
Este ano virão expositores de 17 cidades do Estado de São Paulo e de outras seis de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Com a cultura das plantas geneticamente modificadas, maravilhosas novas cores de orquídeas vêm sendo apresentadas em cada nova edição do evento.
Esses grupos participam de eventos em todas as partes do Brasil. José Oswaldo, que mantém oito orquidários com mais de 20 mil plantas — muitas delas exóticas, vindas da Amazônia, dos Andes, Índia e Filipinas, por exemplo —, ganhou vários prêmios em exposições pontuadas. Na 3ª Exposição Nacional de Orquídeas de Araraquara o orquidófilo teve duas de suas plantas premiadas; foi um 1º lugar em Botânica e um 2º lugar em Espécie, ficando na segunda colocação geral entre 198 expositores de todo o Brasil. Uma de suas orquídeas mais exóticas é a Baunilha, que floresce uma só vez no ano e se mantém aberta por apenas um dia.
O evento dé coordenado pela Caob (Coordenadorias das Associações de Orquidófilos do Brasil) e tem o apoio do Banco do Brasil S/A, Savisa/Santa Casa, Associação dos Amigos da Praça Barão do Rio Branco e Secretaria Municipal de Turismo.
A abertura da Exposição ocorreu às 20h00 de ontem e a visitação se estendeu até às 22h. Hoje, sábado, dia 15, a visitação estará aberta ao público das 8h às 22h. E amanhã, 16, último dia, a exposição estará aberta ao público das 8h às 18h. A entrada é franca.

ALTAR DA PÁTRIA

Secretária de Turismo será oradora na solenidade de aniversário da cidade



A secretária de Turismo, Ana Lúcia Dias de Souza Sernáglia

A secretária municipal de Turismo e diretora da Casa de Cultura Euclides da Cunha, Ana Lúcia Dias de Souza Sernáglia, será a oradora oficial do evento cívico comemorativo aos 143 anos do município, marcado para a manhã do dia 19 de março, no Altar da Pátria.
A exemplo de todos os anos, o evento deve reunir autoridades, populares, estudantes e atiradores do TG 02-038, nas homenagens pelo aniversário da cidade.
Ana Lúcia deverá falar de sua relação de amor com a cidade. Mãe de quatro filhos, avó, Ana Lúcia Sernáglia tem suas raízes bastante profundas na história da cidade. Para quem não sabe, a primeira sessão do legislativo rio-pardense foi presidida por seu tataravô, o Capitão Vicente Dias, quando da fundação do município.
Entre 1997 e 2000, ela se tornou vereadora e marcou nome na história ao se tornar a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo, no biênio de 1999-2000.
Professora, por mais de 20 anos, Ana Lúcia tem longo histórico na prestação de serviços à comunidade: ministrou aulas de educação infantil; foi professora do Curso de Magistério; foi professora de Pedagogia na FEUC; dirigiu a Secretaria Municipal de Educação; foi diretora da Creche “Júlio Possebon”, entre várias outras atuações.
Convidada pelo prefeito João Santurbano - pelo seu trabalho no Movimento Euclidiano -, assumiu a Casa de Cultura Euclides da Cunha e a Secretaria Municipal de Turismo, funções que desenvolve desde 2005.
A população está convidada a prestigiar a solenidade cívica, na manhã de quarta-feira, no Altar da Pátria, da Praça dos Três Poderes.

ESPORTE

Reunião definirá Ruralzão 2008

Na próxima terça-feira, dia 18, a Liga Riopardense de Futebol estará realizando uma reunião com os dirigentes de times de futebol em atividade na zona rural. A reunião será realizada na Câmara Municipal a partir das 19h30.
Em pauta a realização do segundo Campeonato Ruralzão que vem sendo promovido pela Liga desde o ano passado com partidas aos domingos à tarde (entre aspirantes e titulares) nos próprios campos e estádios da zona rural rio-pardense.

Campeonato Feminino
A Liga Riopardense, presidida por Nelson Leandro Capiteli, pretende organizar o 1.º Campeonato Regional Feminino de Futebol. O campeonato poderá começar na segunda quinzena de abril, com jogos nos finais de semana. A competição, deverá ser disputada sem limitação de faixa etária. “Estaremos mantendo contatos com times para tentar reunir pelo menos seis equipes para o evento”, disse o presidente.

LOTEAMENTOS

Convênio irá regularizar Vila do Servidor

A Câmara aprovou na noite de terça–feira, 11, em regime de urgência, projeto de lei do Executivo autorizando–o a celebrar convênio com o Governo do Estado para ações de regularização de loteamentos urbanos, e no caso de São José, principalmente a Vila do Servidor, que ocupou noticiário da imprensa local no último final de semana em virtude de pesada multa imposta pela Justiça por irregularidades constatadas nesse loteamento.
Foi o que o prefeito deixou claro na mensagem anexa ao projeto. Segundo ele, o convênio a ser firmado com a Secretaria da Habitação permitirá à Prefeitura aderir ao Programa Estadual de Regularização de Núcleos Habitacionais, o chamado “Cidade Legal”, instituído pelo Estado no ano passado. Esse programa tem o objetivo de auxiliar os municípios “fornecendo orientação e apoio técnicos nas ações municipais de regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana”.
Por isso - informou -, o município se interessa visando regularizar principalmente a Vila do Servidor, “acertando questão administrativa existente desde a formação daquele núcleo habitacional”. E acrescentou estar requerendo urgência na tramitação do projeto pela “intenção de agilizar, com o máximo de brevidade possível, os procedimentos administrativos pertinentes à regularização do referido loteamento”.
O convênio não implicará repasse de recursos financeiros por parte do Governo do Estado, cabendo à Prefeitura responder pelas despesas decorrentes das atividades assumidas. Em declaração anexa ao convênio, o prefeito informa que o projeto apresentado tem adequação orçamentária e financeira com a Lei Orçamentária Anual (LOA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e que a despesa prevista não ultrapassa 0,50% da despesa fixada no orçamento da administração direta.
(Fernando Torres – assessor de imprensa da Câmara)

EVENTO

Cerca de oito mil pessoas visitaram Moto Fest


Motociclistas de vários pontos do Estado de São Paulo e de Minas estiveram presentes ao Encontro

O Departamento de Esportes e Cultura (Dec) de São José do Rio Pardo estima em 8 mil pessoas o publico presente ao IV Rio Pardo Moto Fest, evento realizado na cidade nos dias 7, 8 e 9 de março, com a participação de motociclistas de várias cidades da região, Sul de Minas e de outras localidades do Estado.
A concentração, organizada pela Prefeitura, através do Dec e pela Equipe 90º foi no estacionamento do Ginásio Municipal “Ademar Machado de Almeida”, o Tartarugão, onde foram montadas barracas de alimentação, exposição de produtos e objetos para equipar as motos, souvenirs entre outros.
O diretor de esportes do Dec, Rina Ortega, destacou a boa estrutura oferecida pelo evento, que teve área de camping, praça de alimentação, show com bandas, palco, segurança e a presença de 72 moto clubes de várias regiões.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Câmara homenageou ex- primeira-dama


O presidente da Câmara, Marco Gumieri, entregando a placa de homenagem a Vera Lúcia


Em sessão especial na noite desta terça-feira, 11, a Câmara Municipal de São José do Rio Pardo prestou homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. A homenagem especial foi concedida à ex-primeira dama do município, Vera Lúcia Gonçalves Torres. Cerca de cem pessoas, entre os quais, o prefeito João Santurbano, o deputado federal Sílvio Torres – estiveram presentes.
A comemoração pelo Dia Internacional da Mulher é um evento que consta do calendário do legislativo rio-pardense desde 2004. O nome da homenageada deste ano foi sugerido pelo vereador Luís Paulo Cobra Monteiro e aprovado por unanimidade.
Vera Lúcia foi presidente do SOS de 1983 a 1988, quando seu marido foi prefeito da cidade. No período, ela foi responsável pela criação de diversos programas sociais para famílias carentes do município.
Durante o evento, a secretária municipal de Turismo, Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia, o deputado Silvio Torres e o prefeito João Santurbano fizeram uso da palavra, para destacar a participação das mulheres na política. Ao final da solenidade os presentes foram convidados para um coquetel.

BACIAS HIDROGRÁFICAS

Dezenove cidades querem R$ 2 mi do Fehidro

Dezenove cidades entraram na disputa pela verba de mais de R$ 2 milhões que o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) reserva para a região de Ribeirão Preto neste ano. O dinheiro vem das taxas que as usinas pagam pelo uso da água dos rios na geração de energia, e é rateado entre os comitês de bacias hidrográficas. A verba financia projetos de saneamento básico. Até dois anos atrás, a maioria dos projetos apresentados visava o tratamento de esgoto. Agora a prioridade é a destinação do lixo.
Segundo Renato Crivelanti, diretor-adjunto do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) e integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo (CBHPardo), a região já avançou no tratamento de esgoto, mas tem problemas com o lixo.
“Com o Programa Água Limpa, também do Daee, os projetos relacionados ao esgoto foram sendo atendidos. Estimamos que, até 2010, 100% do esgoto produzido na região estará sendo devidamente tratado”, afirma Crivelanti. “A questão do lixo é no momento a mais importante” A verba do Fehidro é bastante disputada pelas prefeituras, uma vez que não se trata de financiamento, pois o repasse é a fundo perdido. O prazo para apresentação das propostas venceu no último dia 22 e recebemos 20 pedidos”, diz Crivelanti.

Municípios
Jardinópolis quer usina de reciclagem e coleta seletiva de lixo,a Prefeitura de Jardinópolis tenta obter verba a fundo perdido para um projeto de implantação de usina de reciclagem e coleta seletiva de lixo. Sertãozinho quer subsídio para elaborar um Plano Diretor de Macrodrenagem no distrito de Cruz das Posses. Vargem Grande do Sul, Caconde e São Sebastião da Grama pedem ajuda para a implantação de aterros sanitários. Mococa quer canalizar o córrego da Barra Feita; Casa Branca, controlar perdas de água; e São José do Rio Pardo e Tapiratiba, comprar e instalar hidrômetros. A Prefeitura de Cravinhos pede verba para a “drenagem de baixios urbanos”. Já a Prefeitura de Serrana pretende individualizar as ligações de água no conjunto da CDHU. Brodowski pretende substituir a rede de cimento amianto por PVC. Cajuru apresentou proposta para recuperar uma área degradada por um “lixão”. Cássia dos Coqueiros quer conter a erosão com drenagem de boçoroca.
A Prefeitura de Altinópolis planeja melhorias na estação de tratamento de esgoto. E a de Águas da Prata, um projeto de galeria de águas pluviais.

BIKE



Ultra Maratona de MTB chega à 2ª etapa


Nesse final de semana, no dia 16 de março, as cidades de Tambaú, Casa Branca e Vargem Grande do Sul se preparam para a 2ª etapa da Ultra Maratona de Mountain Bike Caminhos da Fé. Serão cerca de 107 km percorridos até o destino final, Águas de Prata.
A competição é nova, estreou no calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo em setembro de 2006, mas mostrou que veio para ficar. Desde a primeira edição, o número de participantes já dobrou e os atletas estão cada vez mais superando o seu nível técnico.
Nesta 2ª etapa, já estão confirmados: Cristhian Reis, de São Carlos, (vencedor da Etapa Rainha de 2007), Eliel Balbino, de Santa Cruz das Palmeiras, (vencedor da 1ª etapa de 2008), Jaci Maximino. de Guarulhos, e as equipes das cidades de Descalvado e Tambaú.

CONCURSOS

Ribeirão Preto: Vagas para Monitor de Informática e Professor

A Prefeitura de Ribeirão Preto abrirá concurso para preenchimento de vagas nos cargos de Monitor de Informática (3) e Professor (20). Com vencimentos de R$ 798,28 e R$ 7,20 hora/aula, respectivamente.
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 24 de março, via internet, pelo endereço eletrônico www.vunesp.com.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá efetuar a inscrição por meio de serviços públicos de acesso à rede, tais como o Programa Acessa São Paulo que disponibiliza infocentros, em todas as regiões da cidade de São Paulo. Confira os endereços no edital anexo. As taxas de participação são de R$ 30 (Monitor de Informática) e R$ 40 (Professor).
As provas serão realizadas no dia 27 de abril de manhã (Professor) e à tarde (Monitor de Informática). A data, horário e local para a aplicação das provas serão confirmados e divulgados, nos três dias que antecederem a data prevista, por meio do site www.vunesp.com.br, do Disque Vunesp – 3874-6300, e aviso afixado da Secretaria Municipal de Educação.

Coren - Nove vagas em BH e no interior

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) abre concurso para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 660 a R$ 2.200. As inscrições serão realizadas apenas pela internet a partir do dia 17 de março pelo site www.consulplan.net e vão até o dia 6 de abril. As taxas são de R$ 35 para os cargos de nível médio e R$ 65 para o cargo de nível superior.
As provas estão previstas para o dia 27 de abril nas cidades de Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Passos, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

NOTAS E FATOS


Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

Vamos comemorar
O que comemorar nos 143 anos de São José do Rio Pardo?
Tenho algumas dicas: a Rotatória Vertiginosa, na entrada da cidade, que leva nada a lugar algum, o tratamento do esgoto, os córregos fétidos, as ruas em pandarecos (que o diga os moradores da rua dos Expedicionários), a sucumbência da EPIR (que não tinha mais bens que comprovasse sua existência a não ser papel), a SP-350 que há 14 meses está com uma das pistas misteriosamente interditada, a FEUC, os pontos turísticos da cidade, todos visitáveis.

Mas, enquanto isso...
Quem não deve estar querendo festa de comemoração são os moradores da zona rural. Em algumas regiões da cidade onda de assalto e furto, em outras, estradas abandonadas e intransitáveis.

Amigos da Faculdade
Neste sábado, 15, o pré-candidato a prefeito João Luis Soares da Cunha estará se reunindo na Câmara com os Amigos da Faculdade. A idéia do grupo é ouvir os planos dos pré-candidatos para a FEUC.

Mérito Comunitário
Na terça-feira, 11, deu entrada na Câmara de São José o projeto de autoria da vereadora Lúcia Helena Libânio (PTB) concedendo o diploma de Mérito Comunitário ao médico Ray Alves do Santos. A entrega está marcada para o dia 1º de abril.

AMÉRICA LATINA


O passado e o presente de Cuba

Marcelo Augusto da Silva

marcelo3151@itelefonica.com.br

Depois de 49 anos no poder, Fidel Castro renunciou ao governo de Cuba no qual Raúl Castro, seu irmão, foi nomeado como presidente.
Alguns anos após a Revolução Cubana (1959) em que Fidel toma o poder e expulsa Fulgêncio Batista - ditador corrupto, aliado dos EUA -, é implantado pelo líder revolucionário o modelo econômico socialista no país, alinhado à extinta União Soviética, que no período era uma grande potência bélica e econômica.
A implantação do socialismo resultou numa paranóia nos países capitalistas americanos, e até de outros continentes, que viam em Cuba um modelo a ser seguido . Os EUA começaram a agir, manipulando meios de sufocar a Revolução Cubana, decretando um embargo econômico ao país, que dura até hoje, e iniciando o apoio a golpes militares em vários países da América do Sul, inclusive o Brasil.
Passados vários anos, o antagonismo e a rivalidade entre capitalismo e socialismo se findam com a queda do Muro de Berlim, e a posterior abertura econômica soviética juntamente com sua transição para o capitalismo. Mesmo diante desse quadro de insegurança e incerteza, Cuba continua adotando o socialismo e, que apesar das contradições e dos boicotes de seus opositores, mantém hoje o país com um extraordinário Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), pois apresenta um dos menores níveis de analfabetismo, mortalidade infantil e maiores índices de expectativa de vida, provando que a ilha é um exemplo de autonomia e qualidade de vida frente à dominação capitalista, mostrando também que o socialismo é um sistema econômico que pode dar certo. Mesmo com uma política de embargo econômico e várias dificuldades enfrentadas pelo país, inclusive a forte oposição, Fidel continuou com a sua Revolução, apesar de adotar critérios não muito convencionais, justos e aceitáveis como censura, expurgos e execuções.
Se “toda revolução leva a uma ditadura”, Cuba representa uma expressão viva desse pensamento, que se justifica na necessidade de haver um rigor interno para que a mesma se mantenha, e nem que haja interferências externas e oposicionistas que venham a minar o seu ideal.
Agora como o afastamento de Fidel a situação continua imprevisível no país, a começar pela substituição definitiva do governo, e a difícil execução desse cargo, já que há dúvidas se Raúl Castro terá a mesma eficiência que Fidel tinha no comando e também se não é uma oportunidade de outros grupos ou mesmo de outros países interferirem no processo e acabar com um dos poucos paises que adotam o sistema socialista no mundo. Muitos viam na debilitação de Fidel um momento de vê-lo longe do governo; outros temiam por esse dia, pois pode ser o fim da Revolução. Até agora, pelo que se sabe tudo permanece incerto como sempre esteve. Somente o futuro é certo, ou seja, não se sabe o que ele reserva.

PSICOLOGIA


Conexão Mente e Corpo: Equilíbrio ou Desequilíbrio?

Thereza Giorgi
tc.giorgi@uol.com.br

O corpo e a mente podem ser compreendidos como duas unidades, cada qual com suas funções, interagindo constantemente. Na mente ocorrem todos os processos que envolvem sentimento, emoções, expectativas, crenças, valores e etc... Refere-se ao mundo subjetivo de cada indivíduo, marcado pelas experiências únicas que advém da história de cada um.
O corpo pode ser compreendido como uma “máquina” composta por vários órgãos, que em seu perfeito estado propicia o funcionamento necessário para a existência e sobrevivência do ser humano.
Será que só o funcionamento do corpo é suficiente para uma vida saudável? Se pensarmos na complementaridade desses dois pólos (mente e corpo), uma interação em desequilíbrio pode gerar tanto desconforto mental quanto físico, resultando em sintomas expressos no corpo e/ou nos comportamentos. Como, por exemplo, insônia, irritação, dores, repetições de atitudes que parecem estar num ciclo vicioso. Isto pode ser observado quando uma pessoa que, ao sentir-se ansiosa busca um alívio, mesmo que inconsciente, através do alimento. Momentaneamente a ansiedade parece ser aliviada, porém a médio e longo prazo, o corpo e a mente podem sofrer conseqüências nocivas, que acabam gerando mais ansiedade e estresse. O físico engorda e os sentimentos de culpa, frustração prejudicam a auto-estima. Não é comendo que se resolve a ansiedade. Ela permanece voltando ainda mais forte. Inicia-se um descontrole alimentar, que envolve a ingestão de grandes quantidades de alimento num curto período de tempo, refletindo o desequilíbrio emocional.
Uma maneira de alcançar o equilíbrio mente e corpo, se dá através do autoconhecimento. A partir do momento em que um indivíduo passa a conhecer seus pontos fortes e fracos, seus sentimentos, ele aprende a lidar de forma diferente da qual estava acostumado, passando a ter controle das suas escolhas, evitando muitos sintomas desconfortáveis e doenças. A busca desse autoconhecimento, muitas vezes, se dá com a ajuda de uma psicoterapia, na qual o indivíduo constrói, com o auxílio do terapeuta, um caminho mais saudável que visa a qualidade de vida. Nem sempre é fácil esta busca pelo profissional, pois além do estigma, entrar em contato com sentimentos desconhecidos pode parecer muito assustador.
Mas será que fugir desse encontro com as emoções não acarreta em desequilíbrio?

ARTIGO


A quaresma dos bons tempos

Marco Antônio Soares de Oliveira
Jornalista e escritor

Nos bons tempos em que se amarrava cachorro na lingüiça, a Quaresma era bem respeitada. Em noites de lua sentávamos no portão de Dona Sofia e ela desfilava histórias fantásticas em que nós crianças, empolgados, de ouvidos atentos, não deixávamos escapar com a atenção toda presa nos mínimos detalhes. Recolhíamos ao leito e nossos ouvidos não desgrudavam do que ocorria na rua em frente à nossa casa. Na nossa imaginação infantil mulas sem cabeças trotavam e relinchavam em nossas calçadas . Lobisomens vociferavam fogos e vampiros transitavam sobre nossas cabeças. Hoje penso nesse mundo pueril, que nos faziam sonhar e procurar o prazer no arrepio do medo frente ao inimaginável. Dona Sofia era a responsável pelo delírio de nossa fantasia. No final da Quaresma a Semana Santa nos transformavam em místicos. Logo, no Domingo de Ramos, uma atmosfera religiosa envolvia toda a cidade, fazendo com que as tardes ficassem ainda mais longas e mais tristes. Não se ouvia nem um pio de passarinho, tudo era mágico e encantado. O cinema fechava suas portas, suspendendo os filmes de Tarzan e de Batman. Nas igrejas, os altares eram cobertos com panos roxos ou pretos e as flores eram retiradas dos jarros de prata. Na quinta-feira, era celebrada a Missa de Páscoa e à tardinha tinha lugar a cerimônia do lava-pés. As mães faziam sempre questão para que os filhos participassem da cerimônia. Os meninos tinham que tomar um banho bem tomado, botar perfume nos pés para que não houvesse nem um cheirinho de chulé. Na sexta-feira a imagem do Senhor Morto ficava exposta à veneração dos fiéis. As “matracas” levadas pelos garotos invadiam as ruas anunciando que o fim do Salvador estava próximo. Às quinze horas, a Via Sacra. Logo em seguida, era realizada a Procissão do Senhor Morto, cujo esquife era conduzido pelas autoridades locais.Nós, crianças, aproveitávamos as ceras das velas, amarrávamos num barbante e durante toda a procissão dávamos coques nas pessoas da frente. Era uma travessura inocente. Depois de percorrer todas as ruas da cidade, o Cristo Morto ficava em exposição na Igreja, para ser beijado por homens, mulheres e crianças, quando depositavam a seus pés plantas aromáticas.
A festa para nós começava mesmo na madrugada de sexta para o sábado com a queimação do Judas, boneco feito com roupas velhas, contendo bombas que explodiam queimando. Era hábito o roubo do Judas por pessoas de outra rua, e para protegê-lo era bem vigiado até a hora de ser queimado. No sábado, às oito horas, era rezada a missa da Aleluia. Respirávamos aliviados daquela tensão contida para festejarmos e procurar o ovo da Páscoa escondida no quintal. Antigamente, não se comia carne durante toda a Semana Santa. Depois, com a evolução dos costumes, é que a Igreja liberou os dias de abstinência e jejum. As crendices nesse tempo avultavam e uma série de coisas eram consideradas pecaminosas. Exemplos: olhar-se ao espelho, usar rouge, batom e qualquer perfume, por serem sinais de vaidade; tomar banho vendo o próprio corpo nu, pecado por pensamentos; manter relações sexuais durante a Semana Santa era o maior de todos os pecados. O homem que assim procedesse, ficaria impotente para o resto da vida e a mulher incapacitada de gerar filhos.
Os fiéis cumpriam naquela época, religiosamente todas essas regras. Hoje o mundo mudou para pior, ou melhor, e essas tradições não são tão respeitadas pela maioria dos cristãos. É o que aconteceu com uma galeria de arte em Nova York, no ano passado, que iria apresentar uma escultura em tamanho original de Jesus Cristo, nu, feita de chocolate. A escultura “Meu Doce Senhor”, de Cosimo Cavallaro, deveria ser exibida diariamente durante duas horas, na Semana Santa, em uma janela de vidro da galeria que poderia ser vista a partir da rua. Porém a Liga Católica para Direitos Religiosos e Civis pediu o boicote do hotel Roger Smith, que gerencia também a galeria de arte e a exibição foi cancelada. Assim gira o mundo e os costumes são outros. Mas o respeito é necessário para todas as religiões e as boas tradições devem ser conservadas. Na cidade de Goiás mesmo existe uma tradição há 260 anos: a Procissão do Fogaréu, única nesse estilo realizada no Brasil. Simboliza a busca e prisão de Cristo. Dela participam personagens encapuzados, denominados Farricocas, que seriam penitentes e mantenedores da ordem. A procissão da Sexta-feira santa é realizada anualmente com a iluminação pública apagada e ao som de tambores. A escuridão, as tochas, a rapidez e os encapuzados, criam um clima medieval assustador e excitante de beleza impar. Guardemos então, as tradições puras em que o consumismo capitalista ainda não interferiu.

PRATO DO DIA


Caldo verde

Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br




Ingredientes


800 g batata
100 g bacon picado
1 gomo de lingüiça calabresa ou portuguesa picada
1 cebola picada
5 dentes de alho picado
1 maço de couve picado
1,500 ml de água do cozimento da batata
Azeite de oliva a gosto
Sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparar

Cozinhe em água salgada a batata, após cozer escorra e reserve a água. Esprema a batata.
Puxe no azeite de oliva o bacon até que fique dourado.
Junte a cebola e o alho, deixe dourar.
Coloque a lingüiça e deixe fritar ligeiramente.
Adicione a batata e a água. Depois deixe ferver alguns minutos. Junte a couve, mexa bem e ajuste o sal, junte a pimenta branca.
Ao servir coloque azeite de oliva.

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

O bambu chinês

O bambu chinês (bambusa mitis) é uma planta da família das gramíneas, nativa do Oriente. Destacamos aqui uma particularidade muito interessante, relativa ao seu crescimento.
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada por aproximadamente cinco anos, exceto um lento desabrochar de um diminuto broto a partir do bulbo. Durante cinco anos, todo crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu. O que ninguém vê, é que uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra, está sendo cuidadosamente construída. Então, lá pelo final do quinto ano, o bambu chinês cresce, até atingir a altura surpreendente de 25 metros. Quantas coisas em nossa vida são similares ao bambu chinês...Trabalhamos, investimos tempo, esforço, dedicação, e às vezes não vemos resultado algum por semanas, meses ou anos. Quem sabe, se lembrarmos desta lição que a natureza nos dá, através do bambu chinês, teremos a paciência necessária para esperar o tal quinto ano. Assim não deixaremos de persistir, de lutar, de investir em nós mesmos, sabendo que os frutos virão com o tempo. Muitos ainda somos imediatistas, desejando o retorno fácil, a conquista instantânea. Esquecemos que todas as grandes e valorosas conquistas da alma demandam tempo, exigem esforço de muitos e muitos anos, e às vezes de muitas vidas. Este hábito de não desistir de nossos objetivos, de continuar tentando, de não se abalar perante os inevitáveis obstáculos, constitui uma virtude. Continuar, persistir, manter constância e firmeza, fazem parte da importantíssima virtude da perseverança. A perseverança é o combustível dos vencedores.
Mas não dos vencedores mundanos, de vitórias superficiais e transitórias. Mas daqueles que vencem a si mesmos, que vencem dificuldades no anonimato. Thomas Edison, homem perseverante, afirmou que nossa maior fraqueza está em desistir, e que o caminho mais certo para vencer é tentar mais uma vez. E quantas centenas de vezes ele tentou fabricar sua lâmpada, sem sucesso... E o mais interessante é que as muitas tentativas frustradas lhe davam mais forças ainda. Eu não falhei. – dizia ele. Encontrei 10 mil soluções que não davam certo. Em outro momento afirmou que os três grandes fundamentos para se conseguir qualquer coisa são: primeiro, trabalho árduo; segundo, perseverança; terceiro: senso comum. Aprendamos com esses expoentes que muito conseguiram, não vislumbrando apenas os louros da glória, ou apenas admirando contemplativamente. Respeitemo-los por suas aquisições valorosas, e enxerguemos o caminho todo que trilharam até conseguir seu sucesso.

SOCIAIS


No dia 8 de março, Fabrício Xavier Trevisan formou-se no curso de fisioterapia da Unip. Parabéns!!!









Sob os olhares de muitos convidados, o casal Edson e Marcela, de São Sebastião da Grama, trocou alianças em um dia especial.











A jovem Stefany completou 15 anos e comemorou a data em grande estilo com os familiares e amigos.
Parabéns!!!