Ano IV - Edição 56 - São José do Rio Pardo - SP - 30 de novembro de 2007

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado

IMPOSTOS

Prefeitura dará incentivo para quem andar em dia com o IPTU

O Secretáio Municipal de Gestão Pública, Antônio Cláudio Faria, durante sua explanação sobre o projeto na Câmara

A Câmara Municipal aprovou e a Prefeitura de São José do Rio Pardo vai colocar em prática o Programa de Incentivo à Arrecadação Municipal, pelo qual, os contribuintes em dia com suas obrigações junto à municipalidade poderão ser contemplados. O projeto foi elabora pela Secretaria Municipal de Gestão Pública, com aval do prefeito João Santurbano, e vai beneficiar os proprietários, locatários ou ocupantes de imóveis que estiverem com o pagamento de seus impostos devidamente acertados.
O programa consistirá do sorteio de 1 carro popular, zero quilômetro, além de aparelhos eletroeletrônicos (DVD players), na manhã de sábado, 29 de dezembro, para quem tiver efetuado o pagamento do imposto até o dia 28 de dezembro. A Prefeitura tem cerca de 16 mil imóveis cadastrados no setor de IPTU, mas há também um bom número de inadimplentes, muitos dos quais já estão inscritos em Dívida Ativa ou sendo executados judicialmente. “O objetivo do programa é contemplar o bom pagador”, comenta o secretário municipal Antonio Claudio Faria (Gestão Pública) responsável pelo projeto. Ele observa que o contribuinte precisa estar dentro das regras estipuladas pelo projeto para se enquadrar no sorteio. O regulamento completo do projeto será publicado na imprensa local neste final de semana. Segundo dispõe, “Somente receberão os prêmios os contribuintes que, até a data anterior ao dia do sorteio, não tenham débito pendente, referente a esse tributo ou taxas incidentes sobre o imóvel, e relativo ao exercício em curso ou a anteriores”. O decreto prevê que “Se o contribuinte não estiver rigorosamente em dia com o pagamento dos tributos ou taxas incidentes sobre o imóvel do cadastro vencedor, o prêmio será dado ao contribuinte cujo cadastro seja o imediatamente superior ao que foi sorteado”. A regulamentação prevê ainda que o ganhador pode ser até mesmo o inquilino do imóvel, bastando para isso que comprove ser o responsável pelo pagamento do IPTU, portanto, é bom saber o que está no contrato de locação. “Neste caso há um detalhe a ser observado, ou seja, se o inquilino atual estiver em dia com os tributos mas o anterior tiver deixado dívida relativa ao cadastro do imóvel, o inquilino atual não poderá receber o prêmio”, explicou Faria.

MELHOR IDADE

Feuc e Unip prevêem cursos para a terceira idade em 2008

Fernando Torres – assessor de comunicação da Câmara

Outra iniciativa do vereador Ismael Batista da Silva (PV) encontrou respaldo na Feuc e na Unip: a Faculdade da Terceira Idade, que ele sugeriu às duas instituições em outubro, através da indicação 307/07. Na sessão do dia 27 de novembro, Ismael registrou em Plenário ter recebido ofícios da direção das duas escolas, comunicando–lhe que a partir de 2008 vão pôr em prática cursos dirigidos à terceira idade, segundo critérios e características conforme seus projetos. A Unip, pela diretora do Campus Rio Pardo, Profª Carmen Cecília Trovatto Maschietto, informou que está em fase de organização na unidade rio–pardense o projeto “Interage” (Entre Idades), sob orientação da Vice–Reitora Profª Melânia Dalla Torre, para entrar em funcionamento em fevereiro/março do ano que vem. O Interage será destinado a pessoas com mais de 40 anos, de ambos os sexos, com duas horas/aula semanais, à tarde, com palestra, oficina ou outra atividade adequada ao tema enfocado. O curso será gratuito, e desenvolverá temas relacionados aos cursos mantidos pela Unip, como Administração, Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Pedagogia, Psicologia e outros. A Feuc encaminhou cópia do Projeto “Faculdade da Terceira Idade”, de autoria da Profª MS Egle Maria Luz Braga Zamarian. Prevê aulas coletivas, à tarde, com abordagens em disciplinas como Música, Informática, Língua Estrangeira e Dança, entre outras. A grade curricular ainda vai ser definida entre “as áreas de provável interesse do idoso”, diz o projeto. Estão ainda previstos passeios didáticos e de lazer (incluindo excursões) e atividades extraclasse em ambientes diversos. A Feuc prevê parcerias na comunidade para o desenvolvimento do projeto. A Unip e a Feuc esperam que a Câmara entre para realização de um trabalho conjunto nessa área, “em benefício da comunidade”.

ENQUETE

Internautas optaram pelo Dia do Saci

O Saci é o personagem do folclore nacional mais conhecido e descrito na literatura brasileira (Saci, por José Luiz Ohi)

Terminou na terça-feira, dia 27, mais uma enquete realizada pelo blog do jornal da Silva. Desta vez a pergunta foi:
O que você acha que sua cidade deve comemorar no 31 de outubro?
Dia das Bruxas?
ou
Dia do Saci?

A enquete ficou no ar por 20 dias. Das 37 pessoas que votaram, 29 optaram pelo Dia do Saci (78%) e 8 pelo Dia das Bruxas (21%)

Saci X Halloween
Artistas, educadores, políticos e uma boa parcela da sociedade se mobiliza pela comemoração do dia do Saci em 31 de outubro há alguns anos. A idéia é de se homenagear o personagem do folclore nacional mais conhecido e descrito na literatura no mesmo dia em que, nos Estados Unidos, se comemora o Dia das Bruxas, ou o Halloween. Para esse grupo, é necessário ampliar a discussão da mitologia brasileira como resistência à invasão cultural americana. Algumas cidades como São Paulo já aprovaram leis que institui a data como dia do Saci e pela preservação da cultura nacional, mas o projeto que institui a data em âmbito nacional, ainda aguarda aprovação no Congresso Nacional. Vitória (ES), Ribeirão Preto (SP) e Angatuba (SP) também já instituíram a data para comemorar o dia do matreiro. O projeto tramita em várias outras cidades do país, que ainda votarão.

Acesse a página da
Sociedade dos Observadores de Saci para saber mais.

LANÇAMENTO

Satorres fará duas apresentações em São José

Nando Satorres é um dos músicos mais conhecidos da região, principalmente entre o jovens

A data do lançamento do CD Fogo, do músico rio-pardense Nando Satorres, não será mais no dia 15 de dezembro como havia sido publicado na edição passada. Ele foi antecipado para sexta-feira, dia 14, no Centro Cultural Ítalo Brasileiro (CCIB). A informação da mudança foi passada essa semana pelo compositor e músico Sandro Morgante, responsável pela produção do cenário de palco nos quatro primeiros shows do cantor. Morgante é também co-autor de nove das 12 canções do disco. Das três músicas restantes, duas – letra e música – são de autoria de Satorres, a outra é uma parceria entre ele e o compositor Tio Bi. Nando Satorres divide sua vida de músico com o trabalho de engenheiro, na prefeitura de Campinas. Ele começou com a banda de pop rock "OS OUTROS" no qual fazia parte o Fernando Capitéli, Guto Carrato e Jairzinho, cujo empresário era o Zé Carneiro. Quem morava no Jardim Aeroporto no final da década de 80, lembra bem dessa formação, pois utilizavam um barracão, no início da avenida Santos Dumont, para ensaiar. A primeira apresentação com as músicas do CD será no Bar e Restaurante Macaúbas, em Mogi Mirim, no dia 13, uma quinta-feira, depois ele vem pra São José para se apresentar na sexta no CCIB às 20h. No sábado, dia 15, ele estará em Guaxupé (MG), na Casa da Cultura, e no domingo ele volta a se apresentar em São José, só que nas instalações do Raribb’s. Segundo Sandro Morgante, a proposta é fazer da apresentação algo intenso e vibrante, com muita energia. “A produção seguirá a proposta do CD, que é trabalhar a intensidade das palavras”, disse ele. Para Morgante, o ponto alto do CD é a música “Amor Ardente”, onde letra e arranjo se encaixam perfeitamente transformando-se em um som incomum na música pop. Nesta produção, Satorres não poupou esforços para mostrar sua versatilidade. Pop, Salsa, MPB são apenas alguns dos estilos que fazem parte deste trabalho. Interessante lembrar que, mesmo sem um lançamento oficial, o CD tem sido muito procurado pelo fiel público do músico. Até a última quarta-feira, dia 28, mais de 300 cópias já tinham sido vendidas, número que surpreendeu até mesmo Satorres. “Por se tratar de um trabalho independente, o número de CD’s já vendidos é ótimo é algo muito positivo. Vamos aguardar o resultado disso tudo após as apresentações de lançamento de Fogo”.


Visite o endereço eletrônico de Nando Satorres.

ARTIGO


Feuc, a portaria 353 e seu desdobramento

Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

Apesar de nunca ter estudado na Faculdade Euclides da Cunha (Feuc), ex Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL), sempre tive um carinho enorme pela instituição. Através dos amigos que lá estudaram e de outros tantos que lá lecionam, passei a acompanhar a vida da Faculdade e, nos últimos quatro anos comecei a ficar atento aos problemas que vinham surgindo. Vi diversas pessoas rechaçarem a vinda da Universidade Santana, para preservar a Faculdade, vi também as mesmas pessoas se calarem com a chegada da Unip. Enquanto isso, na região, a Unifeg, em Guaxupé, e a Unifae e Unifeob, em São João da Boa Vista, cresceram de forma considerável não só em tamanho, mas também na oferta de novos cursos. Instalou-se faculdade em Descalvado e criou-se uma outras em Casa Branca. Essas mudanças no cenário regional refletiram na instituição rio-pardense. Estagnada e com poucas perspectivas, não demorou muito para que os problemas outrora inexistentes começassem a surgir e intensificar – concorrência. O estado foi agravando, agravando até chegar aonde chegou, em um dédalo sem placas. Concorrência quase desleal, falta de investimento, redução de alunos, cursos pouco atrativos – apesar da qualidade – e a inexistência de vontade política de tentar solucionar o caso, isso partindo do pressuposto que a Feuc é uma autarquia. O caso é de alta periculosidade. A Faculdade de São José, hoje, é como uma vítima de um acidente de carro que está deitada no acostamento, com ferimentos graves por todo o corpo, que deve ser removida apenas por pessoas capacitadas, pois senão, na ânsia de tentar salvá-la poderá matá-la ou deixar seqüelas insanáveis. Nos últimos dias, numa situação de urgência urgentíssima, a direção da Faculdade – totalmente isolada e vendida - decidiu tentar estancar algumas hemorragias aumentando a arrecadação. Para isso, a direção decidiu criar a Portaria 353 estabelecendo algumas medidas de contenção, dentre elas, prazo para negociações de dívidas, aumento da mensalidade, a criação de um fiador no ato da matrícula e criação, a partir do próximo ano, de cursos semestrais. Tudo isso para evitar a inadimplência, que em alguns meses chegou a 70% em alguns cursos, e evitar que os alunos ficassem empurrando dívidas, sem nenhum compromisso, até se formarem. Foi o suficiente para que a verdade viesse à tona; a direção da Feuc, refém da prefeitura, não tem apoio dos alunos, do prefeito e tão pouco por parte dos professores. Mesmo assim, o cerco aos alunos em débito fez com que o Diretório Acadêmico, adormecido há tempos, instigado por alguns professores descontentes, saíssem em manifestação repudiando a atitude da direção. O grupo Amigos da Feuc que há meses vem tentando contribuir com a instituição, inclusive realizando eventos, também se colocou, pelo menos aparentemente, contrário à portaria 353. Está claro que o prefeito João Santurbano (PSDB), responsável pela instituição e que não fez nada por ela até agora, continuará inerte e estudando. Ele não irá socorrer a faculdade, por falta de interesse, e não a ajudará os alunos, pois senão terá que arcar com as mensalidades. Conclusão, a direção está lascada. Para alguns a medida tomada por ela foi “um tiro no pé”, pois poderá perder mais aluno. Já para Faculdade, que já teve os dois pés amputados em razão do acidente, não restou alternativa a não ser tentar garantir a arrecadação de sua única fonte de renda, as mensalidades. Em último caso, a direção acredita que se perder aluno, serão os que já não vem pagando as mensalidades há anos. Quanto ao prefeito, o máximo que ele fará pela instituição é repassar esporadicamente, alguns recursos paliativos até que ela se definhe de vez. Pois, esse é o pensamento do PSDB, a criação do estado mínimo.
Pra ajudar, criou-se uma cultura maléfica no município de que qualquer recurso que possa vir para cidade – principalmente para as entidades – tem que ser através do gabinete do Sô Sílvio, de outra forma não pode. Com isso, quem perde é a cidade.

Resumo – A direção da Feuc jamais irá questionar o prefeito, pois depende dele. Os alunos que estão fazendo reivindicação, a maioria, senão todos, estão em débito com a Faculdade; alguns professores que se sentiram prejudicados pela gestão do atual diretor, estão insuflando os alunos contra a direção. O prefeito, se muito, irá mover uma palha para dizer que está ajudando. E a comunidade rio-pardense, quando tenta ajudar às vezes atrapalha, pois expõe demais a instituição.

ÁGUA E CEMITÉRIO

Vereador espera que nova captação saia do papel

Fernando Torres – assessoria de comunicação da Câmara

Para quem na Câmara, há cerca de dois meses, demonstrou preocupação com a captação de água nas imediações do Cemitério Municipal (o que tem provocado ao longo dos anos "mal–estar psicológico"), a resposta ao vereador Ismael Batista da Silva (PV) veio quase que de imediato: a Prefeitura tem (elaborado em 2005) um projeto para a construção de captação de água bruta na margem direita do Rio Pardo, acima do local onde está atualmente.A Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços encaminhou farto material (incluindo um CD) com amplos estudos de concepção do novo sistema de abastecimento de água de São José do Rio Pardo, definindo, entre outros pontos, uma área para a futura captação de água bruta: saindo das proximidades abaixo do Cemitério, o equipamento ficará próximo do pontilhão da Fepasa, acima da Nestlé, na margem direita do rio.O vereador registrou na sessão do dia 27 ter recebido ofício e a documentação, dizendo–se esperançoso de que o projeto saia do papel e seja posto em prática logo: "É preciso pôr fim a essa idéia de que o rio–pardense bebe água captada abaixo do cemitério, e apesar de as análises demonstrarem que a água tem qualidade dentro das melhores especificações, trata–se de uma verdadeira pressão psicológica".

O lugar é bom
De acordo com o relatório contido no projeto, a área indicada é considerada muito boa para a implantação da nova captação, sendo possível ali "também a implantação da futura ETA", em razão de sua topografia adequada.Diz o documento que nessa região existe uma ponte metálica (o pontilhão) que poderá ser utilizada para a travessia da adutora da água bruta, "que futuramente seria utilizada como adutora de água tratada", e que "tal travessia não deverá prejudicar o tráfego na ponte metálica". Os estudos constam do Projeto Executivo da Captação e Adução de Água Bruta, elaborado em conjunto por técnicos da Prefeitura Municipal e da empresa Serec – Serviços de Engenharia Consultiva S/C Ltda.

ELEIÇÕES

PT escolhe sua nova direção neste domingo

Militantes petistas vão às urnas neste domingo, dia 2, para escolher as direções municipal, estadual e nacional. Em São José do Rio Pardo, as eleições serão realizadas na Câmara, das 10h às 17h. Estão aptos a votar cerca de 60 filiados.
As eleições acontecem em dois turnos. No dia 2 de dezembro, o filiado votará nas chapas dos diretórios, presidentes, comissão de ética e conselho fiscal. No dia 16, somente nos diretórios em que existam pelo menos três candidatos a presidente, sendo que nenhum deles tenha atingido 50% dos votos mais um. O resultado do PED em cada zonal ou municipal deve ser informado à Comissão Organizadora Estadual até o dia três de dezembro e o resultado do Estado deve ser informado à Comissão Nacional até o dia 4 de dezembro.

PERIMETRAL

Cronograma das obras é alterado

A empresa Pavidez continua realizando os serviços de melhoria nas avenidas que formam a Perimetral. Já foram executados pelo menos 80% dos serviços de implantação de guias, sarjetas, galeria e construção de muros de arrimo previstos no projeto, além de serem feitas as primeiras intervenções nos dispositivos de trevo que ligam a Avenida Maria Aparecida Salgado Braghetta a outras avenidas da cidade. Nas últimas semanas, em decorrência das chuvas, houve diminuição no volume dos serviços, sobretudo naqueles diretamente ligados à pavimentação, já que sob condições de chuvas corre-se o risco de perder o material empregado nas obras. Além disso, a empresa espera executar primeiramente os serviços de estrutura para poder aplicar massa asfáltica, nos trechos previstos em contrato. Nas obras que implicam na melhoria do trevo entre a Avenida dos Lírios e a Avenida Maria Aparecida Salgado Braghetta – “Trevo da Usininha”, além dos trabalhos de desapropriação e demolições executados na área, o prosseguimento dos serviços aguarda a retirada de postes de iluminação. Em outra frente, a obra de canalização de parte do córrego São José teve de passar por dois processos de licitação até a definição da empresa vencedora. A obra, contratada pela Prefeitura, é necessária para permitir a construção de um dispositivo interligando as avenidas Antonio Pereira Dias e Maria Aparecida Salgado Braghetta à Rua Marechal Deodoro. Com as chuvas os serviços também não puderam continuar. Na parte final da Avenida Antonio Pereira Dias, a Prefeitura espera conclusão de processo de desapropriações de áreas por onde seguirá a via. Estas situações imprevistas devem motivar a alteração no cronograma de obras para mais seis meses. A empresa já efetuou os serviços de pavimentação em longo trecho da segunda pista da Avenida Antonio Pereira Dias, bem como já implantou a maior parte das galerias, guias e sarjetas no trecho da Perimetral que leva à Nestlé – trecho este que não será pavimentado. Cabe lembrar que além das obras de pavimentação, a Perimetral passará por serviços de melhoria na iluminação, serviços que também já estão contratados.

AGRICULTURA

Café de São Sebastião da Grama é o melhor da safra 2007/2008


O café de Lindolfo Carvalho Dias, da fazenda Cachoeira, de São Sebastião da Grama, é o melhor da safra pelo segundo ano consecutivo. Ele concorreu na categoria "Café Natural" no 6º Concurso Estadual de Qualidade do Café, que anunciou seus resultados no dia 8 de novembro, durante evento no Museu do Café, em Santos. A saca do produto vencedor foi comprada a R$ 1.716, preço seis vezes acima do que é pago atualmente no mercado de cafés finos. A segunda colocação ficou para Pedro Bergamo Neto, da fazenda Santa Alice, de Taquarituba, que participou na categoria "Café Cereja Descascado". Foram pagos R$ 1.114 pela saca do vice-campeão. O evento reuniu membros de toda a cadeia, além do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, e do presidente da Câmara Setorial do Café (promotora do concurso), Nathan Herszkowicz. O público presente pôde conhecer os dez lotes finalistas e os preços ofertados pelas torrefadoras para as sacas num leilão realizado no dia 29 de outubro. Dez indústrias participaram do leilão: Spress Café Imp e Exp. (Spress Café), Press Café, Café Floresta, Café Excelsior, Café Tiradentes, Bravo Café, Café Brasileiro, Café Marro Grande, Café Serra da Grama e Café Toledo. Os lotes foram arrematados individualmente e também em consórcio entre algumas empresas. A seleção dos lotes dos melhores cafés de São Paulo foi feita nos dias 21 e 22 de outubro, na Associação Comercial de Santos, por um grupo de árbitros. Foram cinco lotes finalistas na categoria "Café Natural" (secagem com casca) e cinco na "Café Cereja Descascado". Os cafés, com seus lotes numerados e sem identificação, passam pelo teste de classificação, com o café verde (grão) e pela prova cega de xícara (café torrado). Os torrefadores se reúnem com seus técnicos para experimentar e dar lance nos dez lotes classificados. Os dez melhores foram selecionados entre os 102 lotes vencedores dos concursos regionais realizados por 14 cooperativas e associações de produtores de São Paulo, num total de 751 amostras inscritas. São Paulo é o terceiro maior produtor de café do País e responsável pela exportação de quase 40% do produto brasileiro. A eleição do melhor grão é mais uma das etapas do processo de garantia de qualidade e agregação de valor ao café paulista, que congrega uma série de ações que começa em maio e vai até dezembro, quando é lançada a edição especial dos melhores cafés da safra. A qualidade é tema desde a colheita até o beneficiamento e empacotamento final do produto, com a venda nas gôndolas dos supermercados de um café em embalagens especiais para presente no Natal, em edição limitada e numerada. "Esse concurso é o melhor exemplo do trabalho que São Paulo tem feito para obter um café de qualidade cada vez mais admirável", disse o secretário de Agricultura, João Sampaio.

Finalistas na categoria Café Natural: (por ordem alfabética): Lindolfo Carvalho Dias, de São Sebastião da Grama (Cooxupé); Luis Giovani Basso, de Ribeirão Corrente (Associação dos Produtores de Cafés Especiais da Alta Mogiana); Luiz Candido Ribeiro, de Tapiratiba (Cooxupé); Milton José Dognani, de Fartura (Proced) Paulo César Auriglietti, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia).

Finalistas na categoria Café Cereja Descascado: (por ordem alfabética): Gertrudes dos Santos, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia); Ivan Aparecido dos Santos, de Divinolândia (Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia); João Hamilton dos Santos, de Caconde (Associação Agropecuária Barra Grande); Maysa Dias Macedo Costa, de São Sebastião da Grama (Cooxupé) Pedro Bergamo Neto, de Taquarituba (Proced).

CULTURA E ARTE

Literarte cumpriu sua proposta, diz professora

Em uma tarde cheia de atrações artísticas a Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues” realizou na última quarta-feira, dia 21, o primeiro Literarte – feira de cultura e arte. O evento foi realizado na quadra coberta da escola e envolveu a todos – alunos, professores funcionários, pais e também a direção. Durante as cinco horas houve apresentações teatrais, dança e sarau literário, com a presença do professor e escritor Márcio José Lauria. A festa literária também teve muita música, inclusive com a participação do maestro Agenor Ribeiro Netto, regente da Orquestra Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo e da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, a Banda Marcial do Cândido também fez sua apresentação. Segundo a professora Leila Rose Silva Santos, idealizadora do projeto na escola, o Literarte cumpriu sua proposta – inserir o aluno no contexto da produção e contemplação, fazendo dele um criador e crítico de arte. “Trabalhamos neste projeto com um lema: ‘Só posso criticar aquilo que conheço profundamente, dessa maneira faz-se necessário pesquisar sempre’”. Durante o primeiro Literarte, os organizadores tiveram o cuidado de dar a devida atenção aos saberes múltiplo e a grande diversidade de talentos manifestados pelos alunos. “Alcançamos nosso objetivo com veemência, pois a nossa comunidade trabalhou com afinco para que o evento fosse um sucesso. Sonhos, trabalho, perseverança e conquista foi o caminho trilhado por todos no Literarte”.

REGIÃO

Acidente deixa 2 mortos em S. Cruz das Palmeiras

Um acidente deixou dois mortos e dois feridos na rodovia que liga Santa Cruz das Palmeiras a Tambaú, no início da madrugada do sábado, dia 17. Segundo a polícia, um Gol bateu contra um Versailles ao tentar retornar para a pista. Os ocupantes do Gol, de 22 e 17 anos, morreram no local. Já os ocupantes do Versailles ficaram gravemente feridos e foram levados para o hospital de Santa Cruz das Palmeiras.

CIDADE

Rua dos Expedicionários em obras

A Prefeitura iniciou na semana passada os trabalhos para conter a erosão que danifica o calçamento de paralelepípedos da Rua dos Expedicionários, na Vila Pereira. O problema é recorrente e se agravou no início do ano, em decorrência das chuvas. As galerias existentes no local não suportam o volume de água no período das chuvas. O transbordamento das águas acaba resultando na erosão que prejudica o calçamento. O secretário municipal de Planejamento Obras e Serviços, engenheiro Mário Gusmão, informa que no local, além da construção de bocas-de-lobo, serão instalados cerca de 350 metros de tubulação com diâmetro maior que o da rede atual, aumentando a capacidade de escoamento das águas. “Temos comprado todos os materiais com recursos próprios e utilizando nossas equipes para a execução dos serviços”, comenta o prefeito João Santurbano, explicando que os recursos para a obra são dos cofres municipais.

MÚSICA

Ministério da Cultura anuncia estímulo à produção de discos de vinil no país


Até o final deste ano, o Ministério da Cultura irá encomendar à única fábrica de discos de vinil brasileira a gravação de manifestações de música popular e de arquivos da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A medida, visa estimular a produção de discos de vinil no Brasil e ajudar na preservação da única fabrica que atualmente produz long plays (LPs) no Brasil. A informação é de Álvaro Malaguti, assessor da Secretaria de Política Cultural do Ministério da Cultura. Segundo Malaguti, o objetivo é estimular uma mídia que possibilita novas experiências musicais e a própria divulgação do Brasil no exterior. "O suporte físico do vinil possibilita novas experiências estéticas para ritmos como rap, tecno e eletro. Muitos DJs trabalham com o vinil utilizando mecanismos como fazer o disco tocar de trás para frente", explicou Maluguti. "Lá fora, a circulação do vinil ainda é grande e é muito utilizado nas pistas de dança, servindo como um instrumento de divulgação da nossa cultura." No Brasil, os LPS foram vendidos em escala comercial até 1996. E atualmente, só existe uma fábrica que produz discos de vinil no país. William de Carvalho, um dos técnicos da fábrica, que fica na Baixada Fluminense, disse que a empresa passa por dificuldades financeiras e que atualmente vende apenas cerca de 23 mil cópias por ano, a maioria, cerca de 80%, de bandas de rock independentes. "Muitas dessas bandas, ou de pessoal que gosta desse som, querem ouvir as músicas em vinil. A pesar da qualidade do som ser aparentemente pior, a música acaba sendo mais fiel ao som original, com mais clareza nos graves, por exemplo", disse Carvalho. O disco de vinil é uma mídia desenvolvida no início da década de 50. Nos anos 80 e início dos 90 a invenção dos CDS (compact discs) trouxe maior capacidade durabilidade e, sob alguns aspectos, mais clareza sonora, fazendo com que os LPs desaparecessem quase por completo no fim do Século 20.

POLÍTICA

MP pede rejeição das contas de Alckmin

O Ministério Público (MP) Eleitoral deu parecer pela rejeição das contas do comitê de campanha do PSDB e de Geraldo Alckmin à presidência da República. Os técnicos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já haviam, por duas vezes, recomendado a rejeição das contas. De acordo com o parecer do procurador Francisco Xavier Pinheiro Filho, concluído na semana passada, é inviável aprovar as contas porque o comitê fez gastos antes da abertura da conta de campanha, o que é vedado por lei. Além desses motivos, o procurador cita a realização de despesas sem nota fiscal, doações de recursos sem comprovantes e uma dívida pendente de R$ 19,9 milhões. Diante dessas supostas irregularidades, o TSE pode suspender o repasse de recursos do fundo partidário para a legenda. O julgamento das contas não tem data marcada.

CONCURSOS

Unesp de Araraquara
Uma vaga para Técnico em Informática. As inscrições começam no dia 10 e vão até o dia 14 de dezembro. O salário inicial é de R$ 1.779,79.

Requisitos
Ensino Médio de Técnico em Informática Completo ou Ensino Médio Completo e formação específica, suplementado por conhecimentos específicos adquiridos por prática de serviço e - Experiência mínima de 1 ano.

SAECIL oferece 69 oportunidades em Leme
Superintendência de Água e Esgotos da Cidade de Leme (SAECIL) abre 69 vagas em cargos destinados a candidatos de todos os níveis escolares (confira os cargos abaixo). A remuneração inicial varia de R$ 591,39 a R$ 1.911.14, dependendo do cargo escolhido.

As inscrições estarão abertas, de 26 de novembro a 7 de dezembro, na Biblioteca Municipal, situado na Rua Major Artur Franco Mourão, 55 - Centro, das 8h às 16h. O valor da taxa de participação varia de R$ 13 a R$ 80. Também serão aceitas inscrições pela Internet, no site
www.sigmarh.com.br, a partir das 9h00 do dia 26 de novembro até às 24h00 do dia 9 de dezembro.

Cargos oferecidos
Assistente de Serviços Gerais, Auxiliar de Manutenção, Fiscal de Ligações, Leiturista, Operador Captação de Água, Procurador, Químico, Zelador de Patrimônio, Encanador, Escriturário, Faxineiro, Motorista, Operador de ETA e ETE, Operador de Retro-Escavadeira, Operador de Veículo de Manutenção e Pedreiro Oficial.

Fonte:
Econtre Concursos
http://encontreconcursos.blogspot.com/

FIM DE ANO

Decorações de Natal serão premiadas

Entre os dias 1º e 15 de dezembro, estarão abertas as incrições para os interessados em participar do concurso de decoração natalina, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Turismo e Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Pardo. Composto por duas categorias, o concurso vai premiar decoração natalina em lojas e também nas residências. Os interessados em participar do concurso na categoria lojas – Natal na Vitrine, deverão procurar a Associação Comercial e Industrial (ACI) para efeivação da inscrição. Os contatos podem ser mantidos através do telefone 3682-8804. Já as pessoas que quiserem participar do concurso de decoração das residências deverão procurar a Casa de Cultura Euclides da Cunha para fazerem a inscrição. Contatos através do telefone 3681-6424. Uma comissão escolhida pelos organizadores do concurso fará as visitações entre os dias 17 e 21 de dezembro, no período da noite. Conforme explica Ana Lúcia Dias de Souza Sernaglia, secretaria municipal de Turismo, como as visitações acontecerão no perdíodo da noite, pede-se que os parcticipantes do concurso permaneçam com suas decorações em funcionamento até às 23 horas. “O objetivo do concurso é fazer com que as pessoas se envolvam para a criação de um clima natalino mais alegre e harmonioso, tanto no comércio quanto nas residências”, diz Ana Lúcia. O resultado será definido ainda no dia 21 de desembro, e a premiação para o concurso serão cestas com produtos típicos para consumo nessa época do ano, que serão entregues no dia 22, às 20 horas, antecedendo a apresentação do Coral Acasp, no Mercado Cultural.

CULTURA

O estado das coisas...imperdível

Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Dia 14 de novembro desse ano Lúcia Vitto provou, mais uma vez, sua genialidade. A estréia da peça “O estado das coisas no limite do silêncio”, algo existencial/surreal, incrivelmente indescritível, é um recorte de textos inteligentes de vários autores consagrados. Grandes escritores e poetas como o doce Mário Quintana, a enigmática Clarice Lispector, o sombrio Kafka, entre outros, compõe o conteúdo de O estado das coisas..., além de, é claro, textos da própria Lúcia. O espetáculo transmite ao público, ansiedade, pânico, angústia, inquietude, riso, incômodo, enfim, uma mistura de sentimentos em um pouco mais de uma hora. É simplesmente perfeito: consegue, em segundos, levar o espectador do incômodo e loucura à gargalhada despachada. O elenco também arrasa. Como todos sabem, o grupo é formado por atores de várias idades e todos amadores. Entretanto, o show de interpretação foi total, com destaque para Mauro Posso e Mariana Franco (a cena em que ela entra no palco com uma árvore, rasgando pedaços de recortes é envolvente!). A mitologia é tema frequentemente presente. A passagem em que a personagem aparece em cima da escada (Stiege em alemão) nos remete a um mundo mítico e real. É impossível não fazer uma interligação com Prometeu e Cristo. Essa cena, sem dúvidas, foi uma das mais impressionantes do espetáculo. O cenário, figurino, trilha sonora, tudo se encaixa perfeitamente, construindo (conforme a própria divulgação mostra) um mosaico de textos, em que as personagens e o espectador se interligam numa rede de sentimentos, símbolos, sensações, tudo em um tom profético e poético. O grande artista plástico de nossa cidade, Ronaldo Bertacco, também ajudou a criar esse mundo dualista (sombrio e encantador). Mostrou todo o seu talento na produção visual (a qual cria impacto). Impressionante! Enfim, é uma diversão recomendável e que deveria ser acessível a todos mais vezes ao ano. Deveria haver mais números de apresentação, porque são raras as vezes que nós, habitantes do interior, temos a oportunidade de prestigiar algo tão genial! Quem sabe no final do ano não dão mais uma “canjinha” para a gente e repetem o espetáculo?! Assistam!

ARTIGO

Depressão: a doença de todos os tempos

Fabiano Possebon
sfapossebon@hotmail.com

Depressão trata-se de uma tristeza profunda e prolongada, abatimento moral ou físico, letargia. A intensidade e a duração deste estado dependem da personalidade, dos fatores que desencadeiem o processo e a da situação atual da vida do paciente. Ela pode afetar crianças, adolescentes, jovens, pessoas na madureza da vida e também idosos. Pode afetar ricos e pobres, cultos e ignorantes, encarnados e desencarnados, brancos, negros, amarelos, em suma, filhos de todas as nações. Eis algumas características do depressivo: aparência triste e abatida; preocupação constante com doenças físicas; perda ou ganho significativo de peso fora de períodos de dieta; redução marcante de interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades a maior parte do dia, quase todos os dias; insônia; e vontade de morrer. O depressivo, em regra, é alguém que traz a mente fixada no passado triste e sombrio, comprazendo-se em recordar as experiências menos felizes, as situações que mais o afligiram. Ele não pode se esquecer de que a sua condição íntima é que determinará se isto ou aquilo o arrastará ou não ao estado de tristeza. Se compreender este fato, mais facilmente conseguirá a cura. Enquanto permanece na atitude comodista de transferir para o exterior (aos outros ou às circunstâncias) a responsabilidade exclusiva pelo o que sucede, a melhora demora a chegar porque, não reconhecida a causa profunda, fica sempre na periferia, na superfície do problema. Ele deve tentar a espiritualização, espiritualizando a sua escala de valores, colocando em primeiro plano os interesses da alma imortal. Com essa nova escala de valores, centrada nos interesses imortais do espírito, consegue se fixar melhor no crescimento espiritual que deve realizar. Quando persegue um ideal nobilitante e entrega a ele a existência, adquire um sentido novo para a vida. Precisa se esforçar para encontrar novas motivações, novos amigos, novas conquistas... O perdão proporciona imensos benefícios. Ele deve se deixar conduzir pelo amor, compaixão, piedade, pela compreensão. Deve se poupar do desgaste que a mágoa provoca. Precisa agradecer a Deus por tantos valores e bênçãos que possui. Precisa aproveitar todas as oportunidades, resgatando e crescendo. Tem que amar, perdoar, procurando se compreender, se tolerar e também perdoar a quem tenha contribuído de algum modo para a sua queda. Deve auxiliar quanto puder, como puder. Orar, pedindo forças para se reerguer e recomeçar. Dar-se novas oportunidades. Semear simpatia. A simpatia irradiada retornará a si mesmo em bênçãos. Estas são apenas algumas dicas para nos livrarmos da depressão. Indico a leitura de "Depressão: causas, Conseqüências e Tratamentos", de Izaias Claro, da Casa Editora O Clarim.

CONCESSÃO


Hugo Chávez não errou

Marcelo Augusto da Silva
Marcelo3151@bol.com.br

No mês de outubro venceu o contrato de concessão de transmissão da Rede Globo, que de modo escuso, foi concedido em 1965, não por coincidência no início da ditadura militar. Sendo concessão a emissora não tem o direito de usar uma freqüência à revelia, tampouco transmitir o que bem entende, ficando o Estado brasileiro, que deveria ser soberano, o responsável por tal licença e porque não pela fiscalização de seu conteúdo. Atualmente a televisão é um meio de comunicação que está presente em quase a totalidade dos lares brasileiros, e a maioria deles está sintonizado no monopólio da família Marinho. O que impressiona é que a emissora, de uma forma sutil e hipócrita, consegue controlar o comportamento das pessoas, ditar modas, e inclusive manipular o eleitorado e a política brasileira, como fez tantas vezes em que assumiu posições mais extremistas possíveis em defesa de interesses próprios e de uma elite minoritária e dominante, como foi o caso da eleição de Collor, seu impeachment, o apoio a FHC, entre outros. Como acontece no Brasil acontece também em outros países, como é o caso da vizinha Venezuela, em que uma emissora dos mesmos moldes da Globo, a RCTV, mantinha um mesmo estilo da brasileira, com uma grade de programação que veiculava produções estrangeiras na sua maioria, programas recheados de vulgaridades e baixarias, atores sem o menor talento que se transformavam em multimilionários do dia para a noite e que serviam de modelo de vida para a camada pobre, a qual vivia sonhando em um dia atingir tal nível. Enfim um canal idêntico ao brasileiro que só desinformava e alienava. O mais grave na Venezuela é que a RCTV, apoiada pela direita do país, e pensando em manter privilégios e o seu império televisivo, tentou articular um golpe para cassar o mandato de Hugo Chávez, que de acordo com um plebiscito, foi escolhido como presidente. Assim como um presidente é soberano e uma emissora tem apenas uma concessão, e não um direito de transmissão, o venezuelano não renovou o contrato da RCTV, uma vez que, como foi escancaradamente, mas não foi notado, uma emissora de televisão tem por finalidade entreter e informar, não controlar a política de um país, se colocando acima do Estado e querendo escolher ao seu interesse quem deva administrá-lo. Com todos os seu poderes concedidos pelo povo e dentro da Constituição de seu país, Chávez nada mais fez do que sua função que no caso poderia ou não renovar o contrato. Decidiu pela segunda opção, não permitindo assim que uma emissora controle o país, o que o fez a ser tachado de ditador. Seria então arbitrariedade um chefe de Estado manter sua nação soberana e não submissa a uma empresa.

PRATO DO DIA


Coxa de frango empanada e assada

Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br


Ingredientes
1,5 kg de coxa de frango.
5 dentes de alho.
1 copo de vinagre.
Sal e pimenta branca a gosto.
300 g de farinha de rosca.
200 g queijo parmesão ralado.
50 g colorau.

Modo de preparo
Tempere o frango com vinagre, alho, pimenta e sal.
Deixe marinar por 2 horas.
Misture bem a farinha de rosca, queijo e o colorau.
Empane as coxas de frango com a mistura de farinha.
Coloque uma gradinha dentro da forma de alumínio.
Coloque o frango em cima da gradinha e cubra com alumínio.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC
Deixe assar durante 40 minutos.
Retire o alumínio e termine de assar até que fique dourado.

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

Nós e a natureza

Nossa vida neste Mundo... Tão breve. E agimos como visitas inconvenientes. Exaurimos o lugar em que vivemos, revolvemos as entranhas da Terra, amontoamos toneladas de lixo, poluímos as águas, matamos as árvores, extinguimos os animais. E agora, que as conseqüências da aventura humana se fazem notar, nós, que desrespeitamos a vida, tememos pelo amanhã. Encolhemo-nos assustados: “Que virá?”, perguntamos. Silêncio por resposta. No fundo das consciências, sabemos que a razão para esse estado de coisas é que nos afastamos da natureza, passamos a nos ver separados dos demais seres. Dividimos o Mundo e abrimos um abismo entre nós e o restante da Criação. E, no entanto, por toda parte, a vida nos revela que somos irmãos de todas as criaturas. Em nossas veias corre sangue alimentado por minerais como ferro, potássio, manganês e zinco. Somos irmãos da terra. Nosso corpo é constituído por mais de 75% de líquido. Somos irmãos da água. A seqüência genética revela que nossos gens são semelhantes aos de ratos e outros animais. Somos irmãos – ou pelo menos primos – de todos os bichos. As vitaminas das frutas e vegetais se integram ao nosso organismo e mantêm a vida física. O gás carbônico que expiramos será absorvido pelos vegetais: somos irmãos das plantas e das árvores. No interior de nossos pulmões, o oxigênio transita livre, nutrindo a vida. Somos irmãos do ar. Nosso corpo é formado do mesmo material que estrelas, pássaros, flores e pedras. Então, ser parte da irmandade universal é muito mais que uma bela figura simbólica. Somos verdadeiramente parentes de tudo o que existe. Estamos integrados na Criação de Deus. Astros, plantas e nós somos uma família que está unida na grande caminhada que chamamos vida. Essa imensa integração deveria nos servir de profunda reflexão: será que estamos de fato agindo como irmãos dos outros seres? Agir como irmão é zelar, cuidar, preservar. É assim também que demonstramos nosso amor a Deus: tratando com bondade, compaixão e amor a todas as coisas e seres que Ele criou. No entanto, passamos pela vida desatentos a esses pequenos gestos. É um sinal inequívoco de que precisamos repensar atitudes egoístas. Já não é mais tempo de desperdiçar comida, amontoar lixo desnecessariamente. Já não mais podemos sujar fontes de água. Ou mudamos de atitude agora ou nos tornaremos uma ameaça ao futuro de nossa espécie na Terra. O planeta está exausto e as conseqüências dos excessos humanos já podem ser vistas: tsunamis, furacões, efeito estufa, aquecimento global. São sinais de alerta de que nosso mundo azul está cambaleante, abatido. É a nossa hora de agir, de demonstrar gratidão a Deus mediante atos generosos, conscientes e responsáveis. Assim, quando nos decidirmos afinal a cuidar do planeta que nos acolhe; quando adotarmos uma postura de responsabilidade perante o mundo em que vivemos; quando nos sentirmos tocados pela compaixão por todas as criaturas, vale a pena lembrar que não estamos fazendo favor algum: é nosso dever. Simples e básico dever. Faça da Terra um lugar muito mais feliz. Não esqueça que nele viverão seus filhos e netos, as gerações futuras. Ou você mesmo, em uma próxima existência.
Pense nisso!

SOCIAIS

APAE recebe placa do Rotary

O Rotary Clube Oeste, através do seu presidente José Ruy Andreoli, doou à PAE de São José do Rio Pardo uma placa indicativa para a entidade. Agora, a comunidade e os visitantes poderão localizar mais facilmente o local.

No dia 27 de novembro, a estudante Marina Trevisan Darcie completou mais um aniversário. Parabéns!!!!

Resultado da Enquete

O QUE VOCÊ ACHA QUE SUA CIDADE DEVE COMEMORAR NO 31 DE OUTUBRO?
DIA DAS BRUXAS: 8 (21%)
DIA DO SACI: 29 (78%)
Pesquisa: ENCERRADA
Período: 09/nov/07 a 27/nov/07
Número de votos: 37