2° Fórum Social da Mogiana começa nesta segunda

De 8 a 13 de junho, em São José do Rio Pardo (SP)

Confira programação completa na página do Fórum:

Os interessados em obter certificados deverão fazer inscrição pela página do Fórum ou diretamente na Faculdade Euclides da Cunha(FEUC)

Fórum deste ano contará com a presença de dois senadores

Finalmente ficou pronta a programação do 2º Fórum Social da Mogiana (FSM). Ela foi fechada na manhã desta sexta-feira, 4. As atividades começam na terça-feira, 8, às 19h30, no Mercado Cultural, com a exposição e lançamento do livro "O Orgulho de ser Assentado", com o jornalista e fotógrafo Douglas Mansur. A exposição seguirá até
domingo, 13, no Mercado Cultural, junto com as obras de Sebastião Salgado e da feira de livros usados.

Este ano o Fórum terá seis dias de evento, dois a mais do que em 2009, sendo que a maioria das atividades estará concentrada no final de semana de 11, 12 e 13. O evento é coordenado pelo Comitê de Organização, junto com a Faculdade Euclides da Cunha (FEUC).

O FSM é um espaço aberto de encontro plural e diversificado pretende estimular, de forma descentralizada, o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências em ações concretas pela construção de um mundo mais solidário, democrático e justo, principalmente nas 21 cidades da região.

Personalidades como os jornalistas Alípio Freire e Cristiano Navarro e os deputados Paulo Teixeira (PT) e Simão Pedro (PT), que participaram da primeira edição, estarão de volta. Mas também haverá participação do senador Aloizio Mercadante (PT), do juiz de direito Wladimir Massaro, da diretora do Departamento de Consórcios e Comitês Intermunicipais da Prefeitura de Rio Claro, Raquel Bovo, do gestor e especialista em Políticas Públicas Márcio Pozzer, entre outros.

O senador Eduardo Suplicy (PT), que também esteve na primeira edição, prometeu estar presente novamente este ano. Por telefone, no feriado de quinta-feira, 3, (Corpus Christi) disse que virá, mas que não tinha como fechar a data e o horário exato antes de segunda-feira, 8. "Quero estar presente e contribuir com esse evento tão importante para a região", disse ele.

A novidade deste ano foi à adesão de várias entidades, o que não ocorreu o ano passado justamente por ter sido o primeiro. "As pessoas não sabiam bem o que era e nem como seria toda a dinâmica. Acredito que conseguimos, junto com a FEUC e parceiros importantes como a Prefeitura de São José do Rio Pardo e a Associação Comercial e Industrial (ACI), mostrar que a região quer discutir um caminho mais
sustentável, justo e igualitário para todos. Isso ficou evidente pelo número de pessoas que participaram das atividades em 2009", disse Miguel Paião, membro do Comitê Organizador do Fórum.

A diretora da FEUC, Isabela Bozzini, disse que este ano houve a preocupação Comitê de se ter no evento mais atividades culturais. "Conseguimos a adesão de dois grupos de teatro, o CENA IV, que irá trazer a peça "O Mercador de Veneza", de Shakespeare, e o Grupo de Teatro Popular Cara e Coragem, que trabalha o Teatro do Oprimido, e que apresentará o espetáculo "Aviltadas". Temos ainda exposição, mostra de filmes e a grande apresentação da Orquestra de Cordas do Pólo Avançado de Tatuí/São José do Rio Pardo".

"Não podemos esquecer de citar agência Rossi & Salles, a Mixagem Web Rádio, Fundação Educacional, Cândido Rodrigues, o Jornalzinho, Câmara Municipal, Bananada Fazendinha, o Sindicato dos Servidores Públicos e, principalmente, a Prefeitura, ACI e o DEC", disse Isabela.

Paião explicou que as dificuldades para se criar um evento como esse são enormes. "Primeiro tivemos que transferi-lo de maio para junho, inicialmente com apenas três dias. Mas depois, à medida que foi havendo procura, tivemos que ampliar o número de dias até que se chegasse aos seis dias", finalizou Paião.