Ano V - Edição 59 - São José do Rio Pardo - SP - 23 de fevereiro de 2008


MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
Aproveite também para votar em nossa enquete ao lado

ROTATÓRIA

Obras da Renovias desagradam, mais uma vez, vereadores


Márcio Zanetti (PTB) sugeriu uma audiência com a Renovias e Artesp para a solucionar o problema

O Expediente Livre da última sessão da Câmara de São José do Rio Pardo foi tomado pela insatisfação das obras que a Renovias está fazendo na rotatória de entrada da cidade. Diversos vereadores pontuaram as causas que estão desagradando a população e todos os usuários que por lá passam.
Márcio Zanetti, Paulo Vedovato, Luiz Paulo Cobra Monteiro, José Roque Rueda, Antonio Marcos Zanetti e Reinaldo Milan teceram suas considerações, chegando à conclusão de que será preciso voltar à carga junto à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e à Renovias Concessionária, a fim de que novas providências sejam tomadas e que a rotatória fique dentro do esperado para um dispositivo tão importante como esse.
Zanetti disse que a Câmara tem que demonstrar que a cidade não está contente com as modificações paliativas que estão sendo feitas na rotatória e sugeriu uma audiência com a Artesp e a Renovias para resolver o caso. “Se for necessário que a obra fique parada por um, dois, três meses. A responsabilidade é deles e não da Câmara”.

O vereador lembrou que num primeiro momento, discutiu-se que seria feito o alargamento da rotatória maior e não no trecho onde estão mexendo (entre a rotatória de acesso ao Sul de Minas e a menor, que dá acesso à avenida Perimetral). “Não aceitamos o que eles (Artesp e Renovias) estão fazendo, eles erraram”, focou o parlamentar.
Mesmo recente projeto técnico que chegou às mãos dos vereadores, com propostas de mudanças, não agradou, tendo sido alvo de críticas por parte deles.
“O projeto enviado é péssimo, não atende nossas necessidades”, argumentou Vedovato.
Para Luiz Paulo, tudo indica que São José do rio Pardo não possui a mesma importância de cidades como Mococa e São João da Boa Vista, por isso não investem o necessário para solucionar o problema. “Temos que buscar uma solução política, mas para isso o município precisa resgatar o seu prestígio”.
Em ofício anexo, a Renovias informava que havia adequado o projeto em desenvolvimento relativo a alterações na rotatória e acessos a São José do Rio Pardo, e encaminhava desenhos que contemplavam as adequações sugeridas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Obras e Serviços da Prefeitura Municipal.
No final, a sugestão de Zanetti de se marcar uma audiência foi acatada e a Mesa da Câmara ficou de dar andamento.

COOXUPÉ

Feira de Máquinas e Implementos começa dia 27


Na próxima quarta-feira, dia 27, começa em Guaxupé a nona edição da Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas (Femagri). O evento, que já se tornou tradição no meio agrícola da região vai até o dia 29.
Criada pela Cooxupé em 1997, a Femagri difunde tecnologias e dá condições, ao cafeicultor, de num único local conhecer uma variedade de equipamentos e implementos, antes de optar pelo melhor negócio.
Suprir as necessidades dos produtores em máquinas e implementos para café é a finalidade da Feira.
Este ano, diferentemente dos anos anteriores ela será realizada em um local diferente e maior. Segundo os organizadores serão 25.000 m², englobando, 12.000 m² para estacionamento e 13.000 m² para estandes, empresas institucionais e de serviços. O local é de fácil acesso aos visitantes, próxima a uma das entradas da cidade de Guaxupé (BR-491), praticamente em frente ao prédio da Torrefação da Cooxupé. Mais de 75 expositores confirmaram presença nos três dias do evento e os preparativos estão na reta final. A entrada é franca, com portões abertos das 8h00 às 18h00.
Nas edições anteriores, o evento era realizado no Posto Agropecuário, localizado no KM 76 da rodovia que liga Guaxupé a Guaranésia.
Segundo os organizadores, a realização contínua do evento fez com que os cooperados desenvolvessem uma cultura de visitar os estandes, comparar preços e analisar as vantagens oferecidas pelos expositores antes de investir em novas tecnologias.
Em 2007 a Femagri foi realizada em março, nos dias 7, 8 e 9. De acordo com os levantamentos dos organizadores, na ocasião, só no primeiro dia do evento cerca de 2,3 mil produtores da região visitaram a 8ª edição da Feira e efetuaram R$ 1,45 milhão em negócios. “Esses números comprovam que a Femagri tornou-se um evento ansiosamente esperado por nossos cooperados, que num mesmo local encontram vários expositores e podem comparar tecnologias antes de optar pelo melhor negócio”, salientou o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa.

EDUCAÇÃO

Alunos ficam sem transporte no Vila Verde


Na segunda e na terça-feira desta semana, alguns alunos do Vila Verde deixaram de assistir aulas por falta de transporte escolar.
Indignadas, algumas mães reclamaram no setor de transporte da Secretaria de Educação e também ao jornal da Silva sobre a atual situação. “As crianças ficaram esperando o ônibus e ele não passou, ninguém avisou nada”, disse uma mãe de aluno ao jornal.
Os alunos são de 5ª a 8ª séries do Ensino Básico que estão matriculados na escola “Dr. João Gabriel Ribeiro”, na Vila Pereira.
Segundo informações do chefe do transporte, Valdomiro Pereira Dutra, os ônibus que passam pelo Vila Verde e adjacências levam alunos para três escolas: “Euclides da Cunha” e “Dr. Cândido Rodrigues”, no centro, e “Stela Couvert Ribeiro”, no bairro Santo Antônio.
Valdomiro disse que todas as escolas haviam sido comunicadas sobre o trajeto do ônibus e os locais que eles percorreriam. “Agora, eu não sei se não avisaram as mães desses alunos no momento da matrícula que não haveria transporte”, disse.
Mas Valdomiro garantiu que o problema seria solucionado ainda esta semana. Disse que o diretor da João Gabriel estaria realizando um levantamento do número de alunos que estava reivindicando o transporte. Informou que a primeira medida, após esse levantamento, será de encontrar uma vaga para essas crianças no Euclides, Cândido ou Stela. “Somente se isso não for possível que a prefeitura irá disponibilizar um veículo para se deslocar até a Vila Pereira”, informou.
No entanto, disse que não pode impedir que os pais deixem seus filhos estudando na João Gabriel Ribeiro, só que a prefeitura “não se responsabilizará pelo transporte”.

Outras medidas
A principal alteração no sistema de educação este ano no município será em relação ao transporte escolar. Conforme explica a secretária de Educação, a Prefeitura adotou medidas legais visando à redução de custos com o serviço.
A primeira medida, implementada ainda no ano passado foi a adoção de carterinhas para regular a freqüência de alunos que utilizam o serviço. Agora, a Prefeitura determinou, com base na legislação, que o transporte será oferecido somente para alunos que residem a pelo menos dois quilômetros de distância da sua unidade escolar.
“A lei já determina que o município deva oferecer transporte para os alunos da zona rural e isto a Prefeitura está mantendo. Mas na área urbana, somente terão direito ao transporte quem residir mais de dois quilômetros distante da escola e o objetivo dessas medidas são racionalizar o serviço e conseqüentemente reduzir os custos que são bastante significativos”, completou a secretária.
Para aliviar ainda mais os custos com a contratação de veículos, a Prefeitura utilizará dois microônibus e um ônibus próprios, nos serviços de transporte de alunos.
Mensalmente, fica em torno de 200 mil reais os gastos com o transporte escolar de alunos da zona urbana e zona rural.

SERVIDORAS

Zeladoras da saúde reivindicam melhorias salariais


A zeladora da área da saúde, Sueli Maria, na Tribuna da Câmara no dia 19

Treze zeladoras da Prefeitura de São José do Rio Pardo da área da saúde estiveram na sessão do dia 19, na Câmara, apresentando aos vereadores uma reivindicação por melhores salários à categoria.
Em nome das servidoras, Sueli Maria ocupou a Tribuna e disse que a categoria está enquadrada na referência 2, ou seja, uma das menores da prefeitura. Disse que o prefeito precisa reconsiderar a carga de trabalho, pois os riscos de contaminação que estão expostas diariamente são enormes. A categoria possui pouco mais de 20 profissionais nessa situação. Número insuficiente para cuidar de todos os afazeres. “Quando uma de nós saí de férias, não há outra para substituir e há acúmulo de função”.
A vereadora Lúcia Helena Libânio da Cruz se sensibilizou com a causa e demonstrou apoio às servidores.
O presidente da Câmara, Marco Gumieri Valério, disse que a Câmara irá oficializar o prefeito sobre a reivindicação da categoria.

AGRICULTURA

Estação de Pesquisa quer melhorar informações climáticas para os produtores

A Secretaria Municipal de Agricultura quer melhorar o aproveitamento de informações da Estação Meteorológica do município. O serviço da medição meteorológica funciona junto à Estação de Pesquisa, é mantido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas com o objetivo de auxiliar os produtores em questões ambientais, sobretudo em relação ao uso da água.
Atualmente, todos os dados da Estação são repassados diretamente ao Instituto Agronômico, mas a Secretaria de Agricultura quer mudar o sistema.
Segundo informa o engenheiro agrônomo Luiz Roberto de Oliveira, a intenção é de que a partir de agora a própria Secretaria Municipal de Agricultura possa coletar os dados e informá-los aos produtores rurais.
Além de permitir o desenvolvimento de um calendário agrícola que aponte as melhores opções de plantas para a época, a mudança no sistema, de acordo com o agrônomo, poderá auxiliar os agricultores no preparo do solo, aplicação de produtos químicos agrícolas, controle e manejo de pragas e doenças vegetais e maior controle sobre os serviços de irrigação.

SÃO JOSÉ

Prefeitura realiza serviços em vários pontos da cidade

A Prefeitura de São José do Rio Pardo está mais uma vez realizando serviços para correção do pavimento asfáltico nas ruas dos bairros Vila Verde, Colinas São José e Vila dos Comerciários.
O trabalho acontece em meio à estiagem dos últimos dias, o que tem possibilitado a aplicação de massa asfáltica, sem comprometer os serviços, evitando o desperdício.
Conforme explica o prefeito João Santurbano, os trabalhos seguirão posteriormente para outros locais da cidade, considerando as prioridades.
O cronograma prevê serviços posteriores nos bairros Jardim Eunice, João de Oliveira Machado entre outros daquela região.
“Apenas depois de feitos os serviços por completo em cada bairro, é que a equipe seguirá para outras regiões da cidade. Temos problemas semelhantes em vários bairros, mas cada um receberá os serviços de acordo com o nosso cronograma”, completa o prefeito.

Roçamento
Outros serviços em execução por equipe da Prefeitura é a limpeza de terrenos, que nesta semana se concentram na região do Vale do Redentor e Jardim Margarida.
Embora venha recebendo pedido de moradores para a limpeza de praças, a Prefeitura destaca que no momento, a prioridade são as dependências de creches e escolas, onde estão sendo executados os serviços de limpeza.
O prefeito observa que a limpeza de praças e canteiros de avenidas estarão limpos até meados de março.
Nos últimos dias também vem sendo feita a retirada de entulhos depositados em vias públicas. Embora haja lei que exige a deposição dos entulhos de construção e quintais em caçambas, muitos moradores desrespeitam a norma, e acabam sujando calçadas, ruas e até mesmo praças, como no caso do Vale do Redentor e Carlos Cassucci.

CUBA

Fidel Castro renuncia



O líder cubano Fidel Castro, de 81 anos, anunciou nesta terça-feira, dia 19, que não voltará a governar o país, lançando dúvidas sobre o futuro do regime que se prepara para escolher um sucessor dentro de apenas uma semana.
Em uma mensagem publicada pelo jornal oficial do Partido Comunista Cubano, o Granma, Fidel disse que não aceitará o cargo de Presidente do Conselho de Estado, para o qual vinha sendo eleito e ratificado desde 1976.
"Trairia minha consciência ocupar uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total que não estou em condições físicas de oferecer. Digo-o sem dramatismo", escreveu Fidel, afastado do cargo há um ano e meio para tratamento de saúde.
"A meus queridos compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger recentemente como membro do Parlamento, em cujo seio devem ser adotados acordos importantes para nossa Revolução, comunico que não aspirarei e nem aceitarei - repito - não aspirarei e nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-chefe."
"Não me despeço de vocês, desejo apenas combater como soldado das idéias".
Fidel disse que continuará escrevendo no Granma, mas sua coluna "Reflexões do comandante-chefe" passará a se chamar "Reflexões do companheiro Fidel".
A nova Assembléia Nacional foi eleita no final de janeiro, e deve escolher no próximo dia 24 o novo Conselho de Estado e o Presidente do país.


Mensagem de uma estudante que está em Cuba cursando medicina

Hoje o dia aqui em Cuba amanheceu nublado, chuvoso, propício com a data.
Hoje, dia 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro Ruz, propulsor do socialismo em Cuba e na América Latina: renuncia seu cargo. Uma notícia muito complicada para nós brasileiros, e um tanto como avalassadora para os cubanos. Nós porque estamos em um projeto fundado, comandado por Fidel;
e para os cubanos... fica as reticências; alívio ou desespero. Nem nós que
estamos aqui temos uma real idéia sobre.

"Cuba despierta hoy con la lluvia…
El cielo llora la pérdida o mejor la ausencia de nuestro comandante
Fidel sale pero la lucha sigue, hasta siempre."

"Cuba acorda com a chuva…
O céu chora a perda, ou melhor, a ausencia do nosso comandante
Fidel sai, mas a luta segue, até sempre".

Esse é o sentimento de Cuba hoje!!!

CARTA DO LEITOR

Acorda, São José

São José do Rio Pardo precisa acordar, não é possível que uma cidade com tantos sonhos, desejos por desenvolvimento e amor às suas origens - amor que chega ao ufanismo - se conforme com tão pouco, para não dizer nada.
Em breve teremos eleições para prefeito e vereadores, e com certeza aqueles que administram a cidade há tantos anos, tentarão mostrar suas obras: rotatória, rotatória, rotatória... é tudo que eles têm para mostrar.
Enquanto isso, a cidade continua abandonada. Buracos para todo quanto é lado e um serviço de tapa buracos da pior qualidade - não resiste um chuvisco sequer.
Não conhecemos nenhum tipo de investimento social, faculdade pública, hospital, novas empresas, ou investimento público ou particular, e olha que o deputado federal e o prefeito (que dizem representar o município) são do mesmo partido do governador do estado, José Serra.
E os jovens e pessoas que não conseguem sobreviver nesta cidade, abandonada, se vêm obrigadas a migrarem para outros centros em busca de estudo, trabalho e uma vida mais digna. Procuram uma cidade onde os administradores trabalhem em favor de seu povo, que demonstrem competência, a mesma que anda faltando aos nossos administradores locais.
As eleições municipais estão chegando.
E você tem uma grande oportunidade de se manifestar.
Da minha parte, só resta dizer: acorda, São José!!!

Obs. O autor do texto pediu que não fosse identificado por temer retaliações.

ECONOMIA

Brasil é credor externo pela primeira vez na história

O Brasil passou a ser credor externo, fato inédito na história do país, informou na quinta-feira, dia 21, o Banco Central. A autoridade monetária explicou que isso só foi possível com a redução da dívida externa total líquida, quando se deduzem da dívida externa bruta os ativos do país no exterior, constituídos fundamentalmente pelas reservas internacionais. Ou seja, as reservas internacionais e outros ativos são maiores do que a dívida externa.
De acordo com o Banco Central, a estimativa para o fechamento de janeiro de 2008 (que deve ser divulgado na próxima semana), é de que o montante da dívida líquida se tornará negativo em mais de US$ 4 bilhões, uma vez que o dinheiro aplicado no exterior supera o valor da dívida externa.
“Significando que, em termos líquidos, o país passou a credor externo, fato inédito em nossa história econômica”, diz o relatório Indicadores de Sustentabilidade Externa do Brasil, divulgado pelo Banco Central. Segundo o BC, o total da dívida líquida passou de US$ 165,2 bilhões, no final de 2003, para US$ 4,3 bilhões, estimativa para o fechamento de 2007.
Para o Banco Central, os resultados no setor externo da economia brasileira nos últimos anos mostram “inquestionável fortalecimento da posição externa do país”, devido aos números da balança comercial (exportações menos importações), das transações correntes ( engloba a balança comercial, serviços e rendas e transferências unilaterais) e do ingresso recorde de divisas no país.
“Em resumo, diante de um cenário internacional caracterizado por aumento considerável na incerteza, pela volatilidade dos mercados financeiros e desaceleração da atividade econômica, a melhoria desses indicadores tende a mitigar, embora sem anular por completo, o impacto de eventos externos adversos”.


DÍVIDA EXTERNA: LULA X FHC

Paulo Henrique Amorim

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PIG, Partido da Imprensa Golpista.

Quando FHC deixou o Governo, em dezembro de 2002, o Brasil tinha uma dívida externa de US$ 165 bilhões.
Hoje, a dívida externa do Brasil, segundo o Banco Central, é de MENOS US$ 4 bilhões.
Quando FHC deixou o Governo, em dezembro de 2002, as reservas do Brasil eram de US$ 38 bilhões.
Hoje, segundo o Banco Central, as reservas são de US$ 180 bilhões. Ou seja, hoje o Brasil tem quase cinco vezes mais reservas do que tinha no Governo FHC.
O que é uma maneira de dizer que o Brasil hoje está cinco vezes melhor.
O Brasil independente nasceu em 1822, com a obrigação de pagar as dívidas de Portugal com os bancos ingleses.
De lá pra cá, até hoje, o Brasil foi um país endividado.
A chamada "crise da dívida" explodiu em 1982, quando Delfim Netto, Ernani Galveas e Carlos Geraldo Langoni tiveram que administrar os efeitos da desastrada falência do México.
Hoje, o Brasil, se quiser, entra para o Clube dos Credores, o Clube de Paris.
Assim como, se quiser, pode entrar para a Opep. O PIG creditará tudo isso às luzes que emanavam do Farol de Alexandria (FHC) e aos "bons ventos" da economia internacional.
Como se o Presidente Lula, Henrique Meirelles, Guido Mantega e os brasileiros não tucanos, de uma maneira geral, formassem um conjunto de néscios.
A notícia de hoje – o Brasil passa a ser credor – merece que o Presidente Lula diga: "nunca na História desse país". Eu, no lugar dele, diria como o Ibrahim: "sorry, periferia".

(Extraído do site Conversa Afiada)

RECEITA FEDERAL

Declaração do Imposto de Renda começa no dia 3 de março

A Receita Federal informou nesta segunda-feira, dia 18, que começa a receber no dia 3 de março deste ano, até 30 de abril, as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007. O programa do IR deste ano estará disponível para "download" na página do órgão na internet (
http://www.receita.fazenda.gov.br/) a partir do dia 3.
Deste modo, os contribuintes terão, neste ano, dois dias a menos para declarar do que 2007, quando as declarações começaram a ser recebidas pelo órgão em 1o. de março. "O primeiro dia útil de março é o dia 3, segunda-feira. Por isso decidimos passar a receber neste dia. Para ter alguém para tirar dúvidas dos contribuintes", disse o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir.
A expectativa do órgão é de receber 24,5 milhões de declarações neste ano, contra 23,5 milhões no ano de 2007. Quem não apresentar o documento até o fim do prazo, em 30 de abril próximo, está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
As declarações do Imposto de Renda 2008 poderão ser apresentadas de três formas: pela internet, com "download" do programa na página do órgão; por meio de disquete nas agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal; ou em formulários, nas agências de Correios. Neste último caso, há o custo de R$ 3,50.

Novidades
Entre as principais novidades do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2008 está uma restrição maior ao uso de formulários. Segundo Adir, da Receita Federal, o órgão recebeu 304 mil declarações por escrito em 2007. A expectativa é que haja uma redução neste ano. "As declarações via internet, ou disquete, facilitam o controle por parte da Receita", explicou Adir.
Quem desejar incluir dependentes nas declarações neste ano, por exemplo, será obrigado a fazer a entrega pela internet, ou via disquete. Quem participou de quadro societário de empresa, quem pretenda beneficiar-se de deduções de livro caixa, ou efetuou declarações ao partido político também deverá entregar via internet, ou em disquete.
Outra novidade é que os rendimentos recebidos de pessoas físicas (sujeitos ao carnê leão), no caso de tributação simplificada, deverão ser informados mês a mês. A informação do número da última declaração, neste caso a do ano de 2007, também será obrigatória. Quem não souber o número deverá ir a uma unidade da Receita Federal. Também passa a ser obrigatório que o contribuinte informe o CPF, ou CNPJ, do beneficiário no caso de doações.

LANÇAMENTO

Tropa de elite sai em DVD dia 27

Após a vitória no Festival de Berlim, o filme Tropa de elite ganha novo fôlego no Brasil: o filme sai em DVD no próximo dia 27 e ganha 50 novas cópias nos cinemas. Depois de virar um hit pirata, assistido por cerca de 11 milhões de espectadores segundo estimativa da produtora, o longa-metragem de José Padilha vai ganhar versão oficial em DVD, disponível para compra e aluguel. De acordo com os produtores, 150 mil exemplares do disco já foram pré-vendidos. Além do filme, o DVD inclui entrevistas com a equipe e o elenco e galeria de fotos da produção. Padilha afirma que não vai disponibilizar cenas excluídas na edição final do longa. "O que foi cortado está cortado", diz o diretor. Nos cinemas, "Tropa" ganha 50 novas cópias em São Paulo, Rio e Brasília a partir desta sexta-feira, dai 28. Em cartaz desde outubro de 2007, a produção já atraiu cerca de 2,4 milhões de espectadores às salas.

NOTAS - por MIGUEL PAIÃO


Miguel Paião
miguelpaiao@ibest.com.br

CPMI dos cartões
O novo líder do PT na Câmara dos Deputados, Maurício Rands (PT-PE), indicou os integrantes do partido que participarão da CPMI dos Cartões Corporativos. Para a relatoria, o indicado foi o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ). Já os deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Vignatti (PT-SC) e Nilson Mourão (PT-AC) foram indicados para integrar a CPMI. O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) foi o indicado para presidir a CPMI.

Campanha 2008
Entra ano e sai ano e a forma de se fazer política em São José continua a mesma. Campanha em botecos, promessa de cargos, visitas à quermesses, torneio de trucos e jogo de palito, enfim, nem mesmo festa de batizado escapa dos bem intencionados políticos. Se precisar de uma cervejinha ou um churrasquinho de última hora para animar a galera é só falar, que esse pessoal está pronto para arcar com as despesas. O problema é que depois das eleições não se tem mais cerveja, troféus, muito menos churrasco.

Na Câmara
Na terça-feira, dia 19, 13 zeladoras da área da saúde estiveram na Câmara reivindicando aumento do índice salarial e também reclamando do número insuficiente de servidores na função. Segundo elas, quando uma sai de férias, não há ninguém para substituir. A vereadora Lúcia Libânio disse que há outros setores na área da saúde que também está com poucos funcionários.

PRATO DO DIA


Salada de kane kame com frutas

Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br




Ingredientes

1,5kg melão
300g uva Itália
500g abacaxi em calda
400g maçã
400g kane kame
01 manga
01 kiwi
500g maionese
Sal, vinagre e azeite a gosto

Modo de preparo


Cortar todos os ingredientes em cubos pequenos.
Temperar e mexer bem.
Em seguida, junte a maionese.

CINEMA


A religião no Cinema Brasileiro

Marco Antônio de Oliveira
Jornalista e escritor


A cultura brasileira do final dos anos 60, digamos, pós Terra em Transe (Glauber Rocha), em que o universo da burguesia começa a se descortinar representou a perda de inocência diante da sociedade de consumo, e mobilizou o dinamismo do próprio mercado para tentar uma radicalização de seu poder dissolvente do lado patriarcal, coisa de família, da religião e da tradição nacional. A censura teve peso considerável no período 1964/84, que atingiu grande parcela da produção independente de autores ligados ao que ficou rotulado de cinema marginal e adiou a circulação de filmes como "O País de São Saruê" (Vladimir Carvalho, 1971), "Os Homens que eu Tive" (Teresa Trautman, 1973), Iracema (Bodansky/Senna, l975) e "Em nome da Segurança Nacional” (Renato Tapajós, l984).
"O Amuleto de Ogun" (l974), de Nelson Pereira dos Santos, lança a proposta de um Novo Cinema Popular. A idéia central é respeitar as referências culturais e os valores do povo. Em "O Amuleto", tudo gira em torno da umbanda, e Nelson não só faz da visão religiosa o dado central da vida das personagens que, como se continuassem "Vidas Secas", emigradas para a cidade grande, se envolvem num mundo de contravenção e crime na Baixada Fluminense.
Após a retomada dos anos 90, o cinema brasileiro tem tocado a questão religiosa como forma de resgatar uma pluralidade característica do Brasil de hoje esbarrando no tema da identidade nacional e a correspondência entre religião e Brasil. Segundo Igor Sacramento, publicado em Reator, de 2004, " o cinema brasileiro levantou importantes questões sobre o fenômeno religioso como "Baile Perfumado"(1966), de Paulo Caldas e Lírio Ferreira , buscando resgatar a influência de Padre Cícero e "Central do Brasil"(l999), de Walter Salles, que traça o caminho da redenção transformando a personagem de Fernanda Montenegro como abençoada.". Nessa mesma trilha, baseado no livro "Os Sertões", de Euclides da Cunha, seguiu o diretor Carlos Augusto Oliveira, com "Antônio Conselheiro e a Guerra dos Pelados" (l977) narrando a epopéia de Canudos nos locais onde ocorreram os fatos, misturando ficção e documentário.
"Santo Forte" (1997/9), de Eduardo Coutinho, premiado em diversos festivais, é um documentário, que através de depoimentos de moradores, abre uma janela para o mundo místico e social de uma comunidade pobre da Zona Sul carioca e mostra o cotidiano místico e religioso do brasileiro. "O santo Milagroso" (l966), de Carlos Coimbra retrata numa pequena cidade, um pastor e um padre disputando a liderança espiritual da população; "Saravá, Brasil dos Mil Espíritos" (1974), de Miguel Schneider, é um documentário filmado exclusivamente em terreiros e centros espíritas, durante a realização das cerimônias. Outros filmes que tratam da fé, dos costumes, folclore e da crença popular são: "Fé" (l999), de Ricardo Dias; "Orí" (1989), de Raquel Gerber; "Casa Grande & Senzala" (2000), baseado no livro de Gilberto Freyre, de Nelson Pereira dos Santos.
Filmes atuais: o "Deus é Brasileiro" (2002), de Carlos Diegues, inspirado no conto "O santo que acredita em Deus", do escritor João Ubaldo Ribeiro; na mesma linha de ficção, o filme de Cláudio Torres, “O Redentor” arrebatou aplausos no Festival Internacional de Berlim; "O Auto da Compadecida" (2000), comédia dirigida por Guel Arraes e baseado na obra de Ariano Suassuna critica fortemente a Igreja Católica na figura do padre e do bispo, que por dinheiro aceitam fazer o enterro do cachorro da mulher do padeiro e louvando o talento natural do brasileiro, do pobre capaz de sobreviver a tudo através da esperteza.
Aparece no julgamento dos personagens que morreram: um Cristo negro, um diabo bem maquiado e Nossa Senhora vestida de Aparecida. Agora os tempos são outros, onde o sagrado é tratado popularmente pelo cinema. Antigamente, nos anos de nossa juventude a religião era seguida à risca, e os filmes da "Paixão de Cristo" eram mudos para não profanarem a fé cristã.

ARTIGO


Quando o Estado torna-se violento

Marcelo Augusto da Silva
marcelo315@bol.com.br

A escalada da violência que o mundo assiste há alguns anos tem despertado na sociedade inúmeras soluções para a resolução desse grande problema.
Fruto de uma sociedade de consumo, que privilegia um restritíssimo grupo em detrimento do restante da população, e que coloca o ter acima de tudo e de todos, a criminalidade torna-se a solução para a grande parcela da comunidade que vive na miséria ou então como uma maneira de se igualar ao padrão de vida daqueles que ostentam o luxo de uma vida de esbanjo e regalias. Evidentemente que esse fato não justifica em nenhuma hipótese a violência; apenas tenta encontrar as origens desse mal.
Especialmente no Brasil encontramos hoje em dia várias pessoas que defendem fervorosamente a implantação da pena de morte como uma maneira única de sanar esse problema.
Se qualquer ato violento - seja ele numas das suas mais variadas formas ou qualquer que seja a sua intensidade é condenável pela sociedade - como explicar então a institucionalização da barbárie como forma de livrarmos da violência. Devolveríamos a morte no momento que clamamos pelo seu fim? Como aplaudir uma cena que causa tanto mal estar e aflição, assim como é uma execução, somente pelo fato dela ser considerada um suposto remédio para uma doença. Se a comunidade não suporta mais ver pessoas morrendo, matar mais e mais indivíduos seria então a solução final?
Num país corrupto como o Brasil, onde sequer processos cíveis e simples se arrastam por anos nos tribunais, amontoar criminosos em mais celas a esperar pela condenação e uma provável execução seria tão eficaz assim? Não seria de se imaginar que alguns sairiam impunes de seus julgamentos enquanto outros poderiam ser condenados mesmo sendo inocentes pelo simples fato da cor de sua pele ser diferente ou por não ter o bastante para pagar um suborno?
Se a violência é algo que queremos ver extinto do nosso meio, se ela é algo que não queremos para nossos filhos, dando-a a outras pessoas e autorizando o Estado - uma instituição suscetível a vícios e a erros - a ser o responsável pela sua aplicação estaríamos resolvendo de uma forma simples assim uma questão tão grave e complexa?
Qualquer assunto que seja discutido em um momento de forte emoção tende a ter uma solução insuficiente ou inadequada. É preciso cautela nessas horas em que vemos mais e mais pessoas inocentes pagarem com a sua própria vida por uma responsabilidade que é de competência do Estado, uma vez que este é quem tem o dever de manter a ordem e a segurança.
O Estado deve ser justo, moralmente íntegro e protetor da sociedade, não um carrasco de seus filhos. Ao invés de se pensar em medidas punitivas, por que não se pensar em medidas preventivas como investimento em geração de empregos, infra-estrutura, educação de qualidade, saúde, moradia e igualdade, para que enfim todos tenham as mesmas oportunidades?
É preciso que haja uma conscientização nas pessoas para que se possa cobrar das autoridades competentes soluções eficazes no combate à violência, não medidas paliativas que possam somente agravar o problema.

CULTURA


Os musicais estão de volta

Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Este já foi um gênero muito cultuado no passado, entretanto, com o passar dos anos, tornou-se cada vez mais fora de forma, entregue a um ostracismo cultural total. Felizmente, para os fãs, os musicais estão voltando a todo vapor, conquistando um lugar ao sol nos campos de Hollywood. São produções excelentes, com ótimos roteiros, um visual caprichado, atores interessantes e, talvez o mais importante, uma enorme capacidade de cativar o público. Se formos buscar por grandes nomes do passado, houve um tempo em que fazer cinema era sinônimo de produzir obras como O mágico de Oz, Cantando na chuva, A noviça rebelde, grandiosas produções da época e que, devido a utilização de efeitos especiais de alta qualidade e a popularização de outros gêneros, acabaram saindo de cena. Desde Hair (outro nome para ser pesquisado por quem ainda não conhece) e The Wall, não víamos uma safra tão boa como a dos últimos tempos. Hoje é possível encontrar disponíveis em DVD a qualquer hora, filmes interessantes como Chicago, o surreal e super produzido Moulin Rouge e, entre outros, o novíssimo Across the Universe (que lembra muito The Wall, mas tem a trilha sonora composta de músicas dos Beatles e, ao invés de tratar de assuntos ligados aos anos 40, como a II Guerra, valores, etc, aborda os anos psicodélicos das décadas de 60/ 70 (abordando a Guerra do Vietnã, drogas e comportamento da juventude de então). Talvez isso seja só o início de uma longa estrada nova para futuras produções, mas ninguém pode discordar de que estão em ascensão e de que este estilo está voltando com toda força, ganhando espaço e ameaçando outros gêneros cinematográficos. Para os mais curiosos e com “mente aberta” para novidades: confiram! (duvido que não vão se encantar e até tornar-se fãs dos novos musicais).

MOMENTO ESPÍRITA - Grupo Espírita Hilário Silva

Chuva de bênçãos

Dinheiro é bom ou ruim? Desde que o Evangelista anotou a célebre frase do Senhor Jesus: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus, as pessoas têm acreditado que ter posses é algo pernicioso. De tal forma cresce o preconceito, que se faz referências a pessoas de fortuna como aquelas para quem estão reservados os maiores tormentos, após a morte. Trata-se tanto de má interpretação do texto, quanto, por vezes, de um certo despeito e inveja por não ser o detentor de todo aquele esplendor e facilidades. Convenhamos que a fortuna, os bens materiais em si mesmos não são bons, nem maus. Tal qual a faca, o ácido, a droga medicamentosa tem sua utilidade específica, apropriada. O que não impede a muitos que lhe dêem outra, perniciosa. A faca que serve para cortar o pão, passar a manteiga é a mesma que destrói vidas preciosas. O medicamento que salva é o mesmo que, indevidamente ministrado, pode alterar perigosamente a saúde. Ou mesmo matar. Tudo depende da função que se lhe dê. Assim também com o dinheiro. São as grandes fortunas que mantêm e incentivam as pesquisas científicas, que redundam em benefícios para a Humanidade. São os valores amoedados em abundância que permitem a criação de novas fábricas, que geram empregos, que sustentam famílias. É o dinheiro abençoado que permite a construção e manutenção de hospitais, de escolas, de indústrias. Lembramo-nos da fortuna de Oscar Schindler. Pertencente ao Partido Nazista, sensibilizou-se pela sorte dos perseguidos judeus da Polônia. Passou a comprar vida por vida do sofrido povo. Foram crianças, idosos, homens e mulheres maduros, jovens. Alguns portadores de deficiência física ou debilitados. Os mais fáceis de virem a perecer na mão dos impiedosos carrascos. Comprou-os e durante meses os sustentou. Despendeu toda a sua fortuna, num simulacro de fábrica que foi modelo de não produção. Quando acabou a guerra, ele somente possuía seu carro e um precioso relógio. E ante o vislumbrar do horror nazista, que destruiu tantas vidas, ele lamentou não se ter desfeito daquilo também. Afinal, se perguntou: Quantas vidas mais eu poderia ter comprado: uma, duas, cinco? Por que não o fiz? Dinheiro na mão de quem padece a dor do seu irmão é bênção de Deus que se multiplica na Terra, em forma de pão, agasalho, medicamento, escola. Desta forma, não desprezemos os que possuem riquezas, pois lhes desconhecemos as intenções íntimas. Quem quer que olhasse para Oscar Schindler, nada veria além de um homem que gozava os prazeres efêmeros da vida. Não é o dinheiro que nos condena aos processos da angústia. É a nossa maneira de empregá-lo, quando nos esquecemos de facilitar a corrente do progresso, através da ação na fraternidade e do devotamento ao bem, com que nos cabe colaborar no engrandecimento do trabalho e da vida.

CONCURSOS

Piracicaba: Salário inicial chega a R$ 4,9 mil

A Prefeitura Municipal de Piracicaba abre concurso para 292 vagas com salários iniciais que variam de R$ 689,94 a R$ 4.926,24.
O processo seletivo é destinado a candidatos de todos os níveis escolares. Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de fevereiro através do site do organizador,
www.institutocetro.org.br, ou pessoalmente, a partir do dia 20 de fevereiro, na Escola Estadual Prof. Benedito Ferreira da Costa, na Rua Cristiano Cleopath, 1902, Bairro dos Alemães. A taxa de inscrição, de acordo com a vaga, custa de R$ 20 a R$ 50. A Prefeitura anunciou que serão realizadas duas fases de provas: a primeira, com questões objetivas mais redação, acontece no dia 30 de março; a segunda, prática, nos dias 3 e 4 de maio.

Brodowski - concurso para todos os níveis de escolaridade

Estão abertas as inscrições para o concurso na Prefeitura Municipal de Brodowski (SP), distante 337 km da cidade de São Paulo. No total, são 104 vagas para todos os níveis de escolaridade. As inscrições, que vão até o dia 7 de março, são feitas no Departamento Municipal de Educação (onde está fixado o edital completo para consulta), Edifício Carolina Fabbri, na Rua Floriano Peixoto, 1353; ou no site
www.asseconp.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 15 e R$ 40.
Os salários iniciais estão entre R$ 400 e R$ 1.800 para as seguintes funções:
Fundamental incompleto - Auxiliar de Serviços, Jardineiro, Motorista e Vigia;
Fundamental completo - Agente de saneamento, Auxiliar de Campo, Pajem;
Médio - Técnico em Enfermagem;
Superior - Assistente Social, Coordenador Técnico em Análise de Sistema, Dentista, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico, Médico Geriatra, Médico Ginecologista, Neurologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista, Psiquiatra, Veterinário, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Professor de Educação Física, Professor de Artes, Professor de 1ª a 4ª série, Técnico em Análise de Serviços Médicos e Estatísticos (SAME).

SOCIAIS



Danilo Chiappineli e Lígia Gardim. O casamento foi realizado na Igreja Matriz de São Roque no início de janeiro








O casal Tânia Helena Marcelino e Rodrigo Mattos Rodrigues, posaram para foto após o casamento.
Felicidades aos noivos!!!!!