Ano VI - Edição 112 - São José do Rio Pardo - SP - 28 de março de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"
E vote nas nossas enquetes acima!!!!

Mafalda para salvar o mundo



Fórum Social da Mogiana será em maio


Senador Eduardo Suplicy já confirmou presença

São José do Rio Pardo sediará em maio o primeiro Fórum Social da Mogiana. O evento acontecerá nos dias 15, 16 e 17 em parceria com a Faculdade Euclides da Cunha (Feuc). De acordo com o Comitê Gestor, estão previstos palestras, debates, encontros, exposições, painéis, teatro e música. Dentre os nomes já confirmados estão a do Senador Eduardo Suplicy (PT) e do superintendente regional da Caixa Econômica Federal Isaac Samuel Ribeiro.
De acordo com Miguel Biazzo, membro da coordenação do evento, o Comitê é dividido em Conselho Regional e Conselho Municipal. “O Regional trabalha com o direcionamento dos eixos de discussões e seus respectivos convidados, o Conselho Municipal também participa das reuniões regionais, mas sua função está centrada na criação da infra-estrutura operacional”.
Biazzo disse também que o Fórum é aberto a todos, sem distinção, e por ser regional poderá ser realizado em outra cidade no próximo ano.
Segundo o professor Aloísio Calsoni Bozzini, Bibo, a intenção do Fórum é integrar os 21 municípios da região fazendo com que as pessoas reflitam o papel político, cultural e social dentro do cenário estadual e federal. Fábio Missura, também professor disse que o Fórum será um espaço de debate democrático de idéias. Servirá de aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais e de outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de dominação, preconceito e discriminação.
Além do apoio e participação da Feuc, o evento conta com a parceria do Departamento de Esportes e Cultura (Dec), agência Rossi & Salles, Pólo Avançado de Tatuí (São José do Rio Pardo) e Mixagem Web Rádio.

Representante do Mec visita Rio Pardo


A diretora da FEUC, Isabela Bozzini, e a representante do MEC, Iara Bernardi

No dia 3 de abril a representante do Ministério da Educação em São Paulo, Iara Bernardi, estará em Rio Pardo para se reunir com a diretora da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC), Isabela Custódio Talora Bozzini, e também ministrar uma palestra sobre “Os avanços da Educação no Brasil” aos alunos da instituição. Entre os assuntos a serem tratados está o campus.
Iara estará acompanhada da assessoria dos deputados do PT Simão Pedro e Paulo Teixeria, estadual e federal respectivamente, responsáveis pela agenda no município.
A palestra, marcada para as 19h45 na Fábrica de Expressão, dará início às atividades comemorativas dos 45 anos da Faculdade.
Na quinta-feira, 26, Isabela acompanhou a comitiva rio-pardense formada pelo prefeito João Luis Cunha, o secretário de Educação, Luis Carlos Caruso e Celso Cardoso, do grupo DST-Aids, ao auditório André Franco Montoro, na Assembléia Legislativa, onde participaram da audiência pública “Compromisso Analfabetismo Zero no Estado de São Paulo.”
O evento organizado pela Comissão de Educação, presidida pelo deputado Simão Pedro, teve como principal objetivo criar oportunidades de alfabetização a todos jovens e adultos que não tiveram acesso ou permanência na educação fundamental. Foram 41 assinaturas de compromisso e quase 100 prefeituras representadas no evento.
Ao término, a diretora da Feuc, juntamente com o secretário de educação rio-pardense, esteve com Iara Bernardi acertaram os detalhes de sua visita à cidade.

A audiência
Logo na abertura da audiência, o presidente da comissão destacou a importância de ouvir durante as autoridades e os deputados envolvidos no assunto. O lançamento contou com a presença dos deputados Mauro Bragato (PSDB), Maria Lúcia Prandi (PT) e Carlos Giannazi (PSOL); dos professores Artur da Costa Neto, André Lázaro, Vera Paolillo, representante da Unesco, e Iara Bernardi.
Para a deputada Maria Lúcia Prandi o lançamento foi um passo importante realizado pela Assembléia, através da comissão de educação. “A prefeitura tem papel importante, mas não sozinha. Daí a importância do programa”. De acordo com Mauro Bragato, o programa “é um desafio de todos nós”, e são necessárias exposições fundamentais, para que se possa ter um instrumento de articulação. A professora Iara Bernardi destacou a importância de trabalho redobrado na segunda fase do programa, que consiste no acompanhamento dos municípios e disse que se fosse prefeita, daria o salário mais alto para o alfabetizador que, segundo ela, não recebe o devido valor. De acordo com ela, o programa não conta com a parceria da rede estadual de Educação.

Ministério Público pede dissolução do Conselho de Saúde

Noventa dias. Esse foi o prazo que o Ministério Público deu a Prefeitura e a Câmara de São José do Rio Pardo para desconstituir o atual Conselho Municipal de Saúde.O Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pelo promotor Gabriel Guerreiro e também pelo prefeito João Luís Cunha, a presidente da Câmara Lúcia Libânio, o secretário de Saúde Waldemar Feltran Junior e pelo atual presidente do Conselho Joel Fernandes Pedrosa Ferraresi.
De acordo com as apurações do promotor, o órgão está composto de forma inadequada, “pois contempla pessoas que tem entre si vínculos de parentesco e de subordinação, o que compromete a necessária paridade de sua formação, possui representantes de entidades que não estão regularmente constituídas e possui representantes de entidades que não existe”.
Para o promotor, a existência de um Conselho irregular compromete “um dos pilares de sustentação da saúde pública, que é a participação popular”.
A existência do Conselho de Saúde é condição para que o município possa receber recursos do Fundo Nacional de Saúde e é uma das formas de se fazer cumprir a disposição do artigo 198, inciso III, da Constituição Federal.
Para que o órgão esteja legitimado deve seguir a seguinte proporção: 50% dos representantes dos usuários; 25% para os trabalhadores da saúde; 25% para os representantes do governo, de prestadores de serviços privados, conveniados ou sem fins lucrativos. De acordo com o compromisso assinado, após formação do novo Conselho os integrantes terão que ser informados a respeito do ajustamento de conduita e depois eleger o presidente por eleição direta de seus membros, sagrando-se vencedor quele que tiver o maior número de votos.
O descumprimento do TAC obrigará os responsáveis ao pagamento de multa semanal de dez salários mínimos.

Câmara vai outorgar “Mérito Comunitário” no dia 7


Eliana Giantomassi será homenageada pela Câmara

P
ara comemorar a data de fundação do município (4 de abril de 1865) e integrando-se nas comemorações do 144º aniversário da cidade, a Câmara Municipal realizará sessão solene no dia 7 de abril, durante a qual prestará homenagens a pessoas e entidades locais, com a outorga do Diploma de Mérito Comunitário.
O processo de oficialização dos nomes dos homenageados está em andamento. Depois das indicações feitas pelos vereadores e das definições internas, deram entrada na sessão ordinária de 24 de março sete projetos de Decreto Legislativo, com os nomes dos indicados e seus currículos.
Na sessão ordinária de 31 de março, os projetos serão apreciados em Plenário. Após sua aprovação, irão a publicação pela imprensa no dia 4 de abril.

Homenageados
A Sessão Solene marcada para o dia 7 é prevista em resolução da Câmara, que desde 2001 comemora a data de fundação do município com esta solenidade.
Na oportunidade, é outorgado o Diploma (ou Título) do Mérito Comunitário, como forma de homenagear pessoas ou entidades que tenham se destacado na prestação de serviços relevantes nas seguintes áreas de atuação na comunidade: Agropecuária; Comunicação Social; Educação; Esporte e Turismo; Indústria e Comércio; Promoção Humana; Saúde; Meio Ambiente.
Este ano, foram indicados (segue breve currículo de cada um):
1) Comunicação Social
Indicação: Vereador Cláudio Márcio de Lima
Homenageado: Jornal “Democrata”. Jornal semanal, com 21 anos de trabalho e mais de mil edições ininterruptas; mantém quadro de 26 colaboradores fixos.
2) Educação
Indicação: Vereador Amilton Pizzoli.
Homenageada: Professora Rita de Cássia Zanetti Manzoni. Professora municipal concursada; atualmente é coordenadora pedagógica da Prefeitura; extenso currículo de formação acadêmica e experiência profissional.
3) Esporte e Turismo
Indicação: Vereador Márcio Callegari Zanetti. Homenageado: Renato Tadeu Trovatto Ortega. Formado em Educação Física; atualmente é Diretor de Esportes e Lazer do Departamento de Esportes e Cultura (DEC); com extensa qualificação profissional e significativas conquistas no esporte pelo handebol (títulos regionais, estaduais e brasileiro, Jogos Abertos e outros certames).
4) Indústria e Comércio
Indicação: Vereador Marco Antonio Gumieri Valério
Homenageada: Angelina Tinti João. Comerciante, proprietária da Casa Violeta; de família tradicional no ramo do comércio.
5) Promoção Humana
Indicação: Vereadora Lúcia Helena Libânio da Cruz
Homenageado: Galpão das Artes. Trabalho voluntário desenvolvido por várias senhoras que se reúnem para bordar, costurar, fazer crochê e embainhar sacos alvejados, para panos de prato; as confecções são vendidas e a renda total é revertida em prol do Projeto Renascer.
6) Saúde
Indicação: Vereador Daniel Martins de Moraes
Homenageada: Eliana Natalina Zonta Merli Giantomassi
Formada em Enfermagem; foi Coordenadora de Saúde Municipal, presidente do SOS e do Fundo Social de Solidariedade; atualmente é coordenadora do Hospital Regional de Divinolândia.
7) Meio Ambiente
Indicação: Vereador José Antonio Tobias
Homenageado: Felipe Antonio Quessada Neto. Atualmente, é Diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura; exerce trabalho de conscientização em escolas e outras entidades a respeito da preservação do rio.
(Texto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal)

Secretarias irão investir em melhorias no Cassucci


Aparecido Donizetti Martins, José Antônio Tobias, Antônio Agostinho Ferreira e Felipe Quessada

Por iniciativa do vereador José Antônio Tobias (PSB), no dia 17, Antônio Agostinho Ferreira e Felipe Quessada, respectivamente secretário e diretor de Meio Ambiente, estiveram percorrendo o bairro Eduardo Cassucci, na companhia do parlamentar, para constatar as reivindicações da Associação de Moradores.
Junto com o presidente da entidade, Carlos Alberto do Nascimento, e o tesoureiro Aparecido Donizetti Martins, Doni, estiveram no barranco que separa os bairros Eduardo e Carlos Cassucci.
De grande extensão, em alguns pontos, chega a medir mais de 2m de altura - um perigo para as pessoas que transitam pelas proximidades e de outras que utiliza atalhos para cruzar o obstáculo.
Segundo o presidente da Associação, há poucos dias uma criança de 11 anos caiu e quebrou o braço, outra caiu de bicicleta e sofreu vários ferimentos. “Isso sem falar nos alunos que saem da escola Caic, no Carlos Cassucci, cujo portão de acesso fica na avenida dos Braghetas, na parte de cima do barranco, e atiram pedras sobre os telhados das casas do Eduardo”.
Depois de verificarem o local e ouvirem os relatos dos moradores, Ferreira e Quessada propuseram um projeto ambiental de arborização, mas que necessitaria de apoio da Secretaria de Planejamento e Obras para o calçamento de alguns trechos do local.

Ainda em visita
Os representantes do Eduardo Cassucci reivindicaram também melhorias a uma Praça inacabada. “Ela começou a ser construída em 2003 e até hoje não possui bancos e nem árvores. Na época, a prefeitura doou o material e a comunidade entrou com a mão de obra”, disse Nascimento.
Ao final das andanças, a secretaria de Meio Ambiente se comprometeu em colaborar na solução do problema do barranco e também na reestruturação da Praça através de doação de plantas e árvores. O Centro Comunitário, agora nas mãos dos moradores, também receberá apoio da secretaria.

Obras - Na segunda-feira, 23, foi definido em uma reunião com o secretário Marco Aurélio Feltran, que o Eduardo Cassucci será atendido pelas duas secretarias – de Planejamento e Obras e de Meio Ambiente. Feltran se comprometeu com o vereador Tobias e com o presidente da AABEC em limpar e retirar o entulho e depois preparar o terreno para o plantio de grama e de árvores. Numa segunda etapa será colocado alambrado, como medida de proteção. Os trabalhos serão realizados em parceria com a comunidade. As obras deverão ter início a partir do mês de abril com previsão de finalização no final de maio.

Associação reassume Centro Comunitário no Eduardo Cassucci



Reunião – Com apoio da Câmara Municipal, Associação de Moradores volta a ter acesso ao Centro Comunitário

Depois de muitos anos a Associação de Moradores do Eduardo Cassucci volta a ter acesso ao Centro Comunitário do bairro. O acordo entre prefeitura e a entidade foi definido em uma reunião entre o Secretário de Assistência e Inclusão Social, Waldemar Cândido de Souza Junior, Padre Junior, a Câmara Municipal, representada na ocasião pela presidente Lúcia Libânio, Rosangela Berti e José Antônio Tobias e também por membros da direção da Associação. Segundo o presidente da Associação, Carlos Alberto do Nascimento, a entidade vinha encontrando dificuldades de desenvolver suas atividades e projetos por falta de espaço e de um ponto de referência. “Agora, trabalhares em parceria com a Secretaria de Assistência Social, que mantém no local uma cozinha e o Projeto Tuca. A união entre as partes irá beneficiar a comunidade”.
De acordo com a determinação assinada por Padre Junior, em comum acordo com AABEC, a entidade utilizará uma sala, cozinha, refeitório e banheiros do Centro – além da área externa.

Ambulatório de quimioterapia é inaugurado

Finalmente o Ambulatório de Quimioterapia na Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Pardo começou a funcionar. A cerimônia de abertura oficial das atividades ocorreu na manhã de quarta-feira, 25. O Centro de Quimioterapia do Departamento de Oncologia Major Brigadeiro do Ar Luiz da Gama Monteiro, havia sido inaugurado há quatro anos.
Estiveram presentes o prefeito João Luís Cunha e seu vice, José Carlos Zanetti, a presidente da Câmara, Lúcia Libânio o secretário de Saúde, Waldemar Feltran Júnior, a presidente do Projeto Renascer, Heloisa Grassi, o médico e diretor clínico da Santa Casa, Paulo Zanata, o provedor Marcos Pereira Lima, dentre outros.
Segundo informações do secretário de Saúde, serão atendidas inicialmente onze pacientes. Já o prefeito destacou a importância do ambulatório. “O que mais colocamos em prioridade é tentar diminuir os sofrimentos das pessoas e, com esta clínica em São José, os pacientes poderão dar continuidade aos tratamentos aqui podendo evitar o cansaço de viajar para outras cidades”.
A presidenta do Projeto Renascer, Heloísa Grassi, afirmou que nos quatro anos em que a clínica ficou parada, sem funcionamento, muitas pessoas poderiam ter sido salvas. “Temos aproximadamente 80 pessoas doentes nesta situação e o Projeto Renascer vem acompanhando e dando apoio”.
Sílvia Santiago, médica do HS Unicamp e da Medicina Preventiva da Unicamp, também esteve presente à cerimônia e afirmou a necessidade de ter um ambulatório quimioterápico próximo ao paciente para evitar, ainda mais, o desgaste físico.

São José receberá “Virada Esportiva do Interior”


São José do Rio Pardo receberá nos dias 16 e 17 de maio a “Virada Esportiva” “ um evento da secretaria de Esporte, Lazer e Turismo de São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal.
Na segunda-feira, 23, o prefeito João Luís se reuniu no gabinete com o presidente do Departamento de Esporte e Cultura, Marlon Callegari; o coordenador administrativo da Virada, Fábio Guerra; o inspetor regional de esportes, Luiz Franchiosi; o diretor da divisão de lazer da secretaria de Esporte Lazer e Turismo, Renato Soares; o coordenador de logística da Virada Esportiva, Fernando Couto e o diretor de Esporte e Lazer do DEC, Renato Tadeu Trovalto, para discutir o evento.
A Virada Esportiva do Interior foi lançada pelo Governo do Estado de São Paulo em junho de 2008. O evento começará ao meio dia de sábado, 16, e terminará ao meio dia de domingo, 17, no pátio do Ginásio de Esportes Tartarugão. Segundo os organizadores, o objetivo da festa esportiva é proporcionar nos municípios 24 horas de esporte e lazer, por meio da prática de exercícios monitorados por profissionais de educação Física. Ele também visa à conscientização da necessidade de se praticar exercícios físicos com a finalidade de melhorar a saúde e a qualidade de vida a população.

Zoonose recolhe mais de 18 mil caramujos

O Centro de Controle de Zoonoses do Município (CCZ) realizou nos bairros do município nos meses de fevereiro e março um trabalho intensivo de combate ao caramujo africano e ao mosquito transmissor da dengue - Aedes Aegypti.
Neste período foram recolhidos 18.400 caramujos e identificados 30 locais com larvas do mosquito.
Segundo informações do CCZ, a maioria das larvas foi encontrada em piscinas, pneus e outros recipientes inutilizáveis ou recicláveis. As larvas são eliminadas no momento da visita e, nas piscinas fixas, o morador recebe orientações dos agentes para sua retirada. Depois os agentes retornam a casa para conferir se houve a eliminação. As residências com grande quantidade de recipientes também recebem retorno.
O trabalho continua nos bairros Vila Pereira, Jardim São Roque, Jardim Luciana, Jardim Santa Tereza, Bonsucesso e Jardim Margarida.

Simão Pedro quer universidade pública na região


Deputado Simão Pedro (PT)


O deputado estadual Simão Pedro (PT) esteve reunido com o novo reitor da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo), Herman Jacobis Voorwald , na última quarta-feira, 25, e debateu a possibilidade de instalação de uma universidade pública na região.
Antes do encontro ele conversou por telefone com a redação do jornal da Silva e disse que a região é a única do estado que não tem uma universidade pública, o que é um desrespeito do governo do estado.
Segundo ele, o objetivo da instalação de uma universidade é permitir que os jovens tenham formação na própria região, o que evitaria deslocamento para outras cidades e o afastamento da família. “Seria também uma forma de reduzir as despesas com a formação”, argumentou o deputado.
Simão Pedro avalia que o estado deveria investir na criação da universidade e não na construção de presídios, como o governo do PSDB esta fazendo. “Sabemos que é necessário a construção de mais presídios, mas o governo Serra não deveria fazer como esta fazendo, promovendo a construção de presídios sem consulta à população, e em regiões onde é desnecessária”, afirmou.
Simão Pedro esteve reunido no inicio desta semana com representantes da Casa Civil do Governo do Estado, do PSDB, e com a prefeita Sandra Keneddy (PT), de Registro, para tentar reverter a proposta de construção de presídios nas cidades de Registro, Aguaí e Mogi Guaçu.

Ponte “Barreirinho” já está pronta


A Prefeitura de São José do Rio Pardo já inaugurou a reconstrução da ponte do “Barreirinho”. Com as fortes chuvas no mês de janeiro, a ponte não suportou a vazão da água e ruiu.
Segundo o secretário de Planejamento, Obras e Serviços, Engenheiro Marco Aurélio Feltran, “anteriormente a ponte era feita apenas com tubos de concreto de 80 cm de diâmetro. Fizemos o cálculo da bacia hidrográfica da região, e com esses dados dimensionamos a nova ponte que foi construída com aduelas medindo 2,00 X 2,50”.
A ponte foi construída com mão-de-obra da própria Prefeitura, alugando-se, apenas, maquinário pesado no qual não dispõe.
“O secretário agradeceu a colaboração dos moradores que utilizam do trecho onde fica a ponte e também os funcionários da Prefeitura que empenharam na realização da obra”.

Eu e o futebol: Ele, o técnico

Emílio Antônio Duva


No futebol tratam o juiz de “ladrão”. O goleiro em fase deficiente, de “frangueiro”. O craque que de repente quer afastar-se de alguns jogos para alguns bels prazeres, taxam-no de “chinelinho”. Atacantes que não acertam o gol são uns “bondes”. E ele, o técnico de futebol, quando não acerta, para descontentamento geral da nação, é um “burro”, sem jamais ofender o bichinho.
Em época de Copa do Mundo, Todos nós, somos técnicos de futebol, mais do que perfeitos. Alguns... Perfeitos idiotas. Em São José do Rio Pardo pululam figuras atentas ao mister de treinar e dirigir modestas e amadoras equipes de futebol. Meu querido conterrâneo Zulli dirige uma. Certa vez, disputado um concorrido campeonato, ele possuía para a partida dificílima apenas onze jogadores. O goleiro e os dez na linha. Chega o dia, ou melhor, a noite do confronto. Mas ele, o técnico, decide colocar apenas 10 em campo, deixando um desconcertado reserva no apropriado e nem sempre aceito banco. Questionado o motivo da “decisão”, explicou: “É que o meu melhor jogador está trabalhando a estas horas e sairá lá pelas nove e meia, enquanto isso eu jogo com os 10 e não queimo uma importante substituição”. Coisas do futebol, coisas da vida.
Dizem que aquele exclamado reserva, hoje, é um tremendo pescador. Curte as noites e domingos em soberbas pescarias. Futebol? Para ele é coisa de um passado recente.

Nota do autor
Fica aqui registrado este fato inusitado. O meu carinho e respeito a Antônio do Carmo Zulli, batalhador técnico de futebol por estas bandas. Graças a ele, com indelével trabalho, levou Edson Boaro a treinar na Ponte Preta. Depois Corinthians, Palmeiras e Seleção Brasileira. Uma honra para nós. Querido Zulli, lá do céu você é aplaudido por este time: Renato de Freitas, Mando Sossai, Geraldinho do Pito, Ildefonso Apolinário, Onofrão Garcia, Donato Biaco, Joaquim da Santa Lúcia, Borneu Felisberto, Florentino Faria, Vitinho Celestino e Zé Baldo. Técnico de honra – Barão Torres.

Decisão religiosa x Decisão estatal


Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Ao debater um assunto tão polêmico e controverso como o que segue, é necessário informar algo de suma importância: desde a Proclamação da República no Brasil em 1889 o Estado brasileiro é laico, ou seja, não possui religião oficial, contrário ao período anterior, onde Estado e Igreja Católica estavam unidos, e de certa forma dependentes das determinações do outro.
No dia 04 último houve a realização de uma cirurgia que fez interromper a gestação de uma menina de 9 anos onde o acusado de tê-la engravidado é o seu padrasto que abusava dela há cerca de três anos. O caso levou a Igreja Católica a entrar em parafuso e chegar ao ponto de excomungar a criança, sua mãe e o médico responsável pelo aborto, que estão dentro legislação brasileira, onde se prevê essa prática em casos de estupro.
A excomunhão repercutiu dentro e fora do país; aqui até os ministros e o próprio presidente se pronunciaram a respeito da decisão católica, que não abre mão de sua posição afirmando que o crime contra a vida é gravíssimo, cuja pena é a excomunhão. Já o estupro para os católicos é também considerado grave, mas não abrange a penalidade máxima da Igreja, como se a violência sexual não tirasse de certa forma a vida de uma criança.
A violência é um mal que aterroriza a sociedade atual. A busca por meios de reduzi-la e punir os praticantes é algo de total responsabilidade do Estado, cabendo a ele decidir de quem é a culpa e o que cabe ao criminoso; enquanto a Igreja cuida das questões espirituais daqueles que optaram em seguir os preceitos católicos.
Enquanto muita gente dispensava seu tempo se indignando com a excomunhão dos envolvidos no aborto da criança, outros crimes tão graves como esse poderiam estar acontecendo. Por que ouvir então uma voz isolada de um clero que não acompanhou as mudanças comportamentais e socais, e que diante de tantas alterações e evoluções que passamos ainda se mantém conservador, retrógrado e reacionário?
Que diferença irá fazer uma excomunhão para uma criança inocente que sofreu abuso de um maníaco dentro de sua própria casa? Certamente essa menor já foi muito penalizada pela vida e o que ela mais precisa nesse momento é apoio para tentar superar o mal que lhe foi causado. É de se pensar se ela, sua mãe e até o próprio médico se abalaram com a decisão da Igreja. O desenrolar dos dias mostra quem está com a razão, independentemente da opinião de alguma instituição. Se os próprios códigos civis e penais mudam, se as legislações sofrem alterações de acordo com as direções que a sociedade toma, por que o código clerical não pode acompanhar essas mudanças? Então se o catolicismo quiser se manter firme aos seus valores, que o faça, mas dentro de seus limites, ou seja, não se manifeste contra aquilo que o Estado, por lei, decidiu. E já que o assunto da função espiritual da Igreja foi tocado, por que a Igreja não se mostrou comprometida com o bem estar dos homens e ofereceu apoio à criança e à sua família ao invés de virar as costas e isolá-los?
É temerário para os leigos penetrar em terreno religioso, mas também não há como se calar diante de um caso de tanto desprezo a um ser humano como o que foi dado a essa criança. Um ideal de convivência para os dias de hoje seria não misturar espiritualidade às coisas mundanas, de uma forma onde um não ouvisse a voz do outro; mas ao que parece isso está longe de acontecer, pois os religiosos ainda insistem em pisar em solo alheio.

Mudando a visão


Rafael Kocian - professor de Educação física

Semana passada foi tomada uma decisão que provavelmente irá mudar a visão da Educação Física em diferentes instâncias. A Unesp, Universidade Estadual Paulista, uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, através do seu Conselho de Ensino, mudou o formato do seu vestibular. A partir de agora serão duas fases e em uma delas serão cobradas dos vestibulandos questões de artes, filosofia e Educação Física.
O vestibular da Unesp definitivamente se aproxima ao sistema de ensino e da proposta pedagógica adotada por toda a rede estadual pública, coerente, uma vez que até então se ensinava uma coisa e cobrava-se outra na hora do vestibular.
O fato é que forçadamente ou não, muitas instituições de ensino passarão a olhar com mais atenção para a Educação Física. Verificamos que muitas escolas, principalmente de Ensino Médio, dispensam seus alunos das aulas e as trocam por idas a academia, prática esportiva, etc. O que ocorre é que uma ida a academia pode garantir melhora do condicionamento físico, mas não contempla nem de longe os objetivos reais da Educação Física escolar. Com a cobrança no vestibular, muitos que crêem que a Educação Física é perda de tempo talvez repensem essa opinião, pois com certeza, os pais farão uma pressão e uma cobrança maior sobre as escolas, afinal estão pagando pela educação dos filhos e querem que estes tenham sucesso na hora do vestibular. Em diversas reportagens, muitos coordenadores de cursinhos pré-vestibulares conceituados de São Paulo pensam em adotar Educação Física nesses cursos preparatórios. Não gostaria que a área fosse valorizada a partir dessa “imposição”, pois tenho certeza que a Educação Física tem muito a oferecer para a vida das pessoas, pois pode educar através do movimento. É uma pena ser valorizada a partir de uma obrigatoriedade, mas quem sabe a partir de agora muitos passem a ver com bons olhos o que até então desdenhavam.
Espero também que muitos professores valorizem sua área de atuação, pois muitos até então utilizavam a prática do rola-bola, dando uma bola para os alunos e esses tinham que se virar com a aula, por isso talvez, muitos achavam ser desnecessário. Por fim, é interessante observar como as pessoas mudam sua visão a partir de necessidades e imposições deixando de lado a essência das atividades ou pessoas.

Prato do Dia: Picadinho a Paulista


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br







Ingredientes
01 Kg de Colchão mole
02 Cebolas picadas
05 Dentes de alho picados
03 Colheres (sopa) banha de porco
02 folhas de louro
150 g Azeitona verde picada
04 Tomates maduros sem pele e sementes
01 pimentão vermelho picado
01 maço de salsa picada
Sal, pimenta branca e água a gosto.

Modo de preparar
Puxe na banha de porco, a cebola e o alho até dourar.
Adicione a carne picada em tirinhas, sal e pimenta até dourar.
Junte azeitona, pimentão, tomate, folha de louro e água. Em seguida deixe cozinhar até que fique macio.
Ao servir junte a salsa.

González Pecotche e a Logosofia

Nagib Anderáos Neto

Carlos Bernardo González Pecotche nasceu em 11 de Agosto de 1930 e faleceu em 4 de Abril de 1963 deixando uma vasta obra bibliográfica e uma Escola de Adiantamento Mental com sedes na Argentina, Uruguai e Brasil.
A Logosofia - ciência original de sua criação - é estudada em diversas sedes da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana que conta hoje com filiais na América, Europa e Oriente Médio.
O objetivo desta nova ciência é o estudo do ser humano em sua configuração psicológica e espiritual. Para González Pecotche, viver deveria significar muito mais do que ser um mero espectador do teatro da vida; mais do que um repetidor de frases e gestos criados por outras pessoas. E para que se pudesse chegar à compreensão clara do significado da vida e seu conteúdo, seria necessário conhecer e exaltar o amor à própria vida, à própria existência. Não o amor egoísta, separatista, que distancia os seres humanos por interesses diversos, raças, ideologias ou religiões, mas o verdadeiro, o que exalta cada criatura, cada gesto, cada amanhecer como um motivo de vida, alegria e verdade.
“A Sabedoria de Deus está plasmada na criação, enquanto que a do homem consiste em conhecê-la e servir-se dela para superar as etapas evolutivas de seu gênero”, escreveu o pensador. E conclui que “o homem busca o conhecimento porque é o meio pelo qual chega a compreender a sua missão e a sentir a presença em sua vida deste ser imaterial que responde ao influxo da eterna Consciência Universal e é portador, através dos tempos, da existência individual” Portanto, o conhecimento move o homem para que se eleve, para que deixe de ser o que é para ser algo melhor; e é o grande agente criador das possibilidades humanas. Na certidão de óbito do ilustre pensador consta a profissão de escritor, autor de composições literárias ou científicas. No dizer do advogado José Antonio Antonini, estudante de Logosofia e editor que teve a oportunidade de conhecer pessoalmente González Pecotche, “aqui se sobressai uma dessas particularidades do escritor: ele é autor de composições, não somente de uma ou outra modalidade, senão de muitas, tanto literárias quanto científicas. E fazia-o valendo-se de formas literárias conhecidas, como o romance, o diálogo, a expositiva, a poesia, o tratado, etc, mas sempre vinculando tais formas ao gênero científico, visto ser o criador de uma ciência que denominou Logosofia, uma especialidade científica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do indivíduo.”
“Também foi editor, ilustrador, pintor, músico e compositor. Sua partitura sobre Recordações Egípcias, ele a executava em uma rádio Argentina”.
“O que o distinguia da generalidade dos escritores era precisamente esta aptidão de incursionar em todos os matizes da composição literária, vinculando o leitor aos princípios metodológicos e científicos desta ciência da vida ou do invisível que se encontra em cada ser”
“A vida do ser humano tem dois grandes objetivos: evoluir na direção da perfeição e tornar-se um verdadeiro servidor da humanidade”. Com essas palavras o pensador sintetizou o conteúdo da direção apontada por uma grande vontade que habita em todos os corações humanos e, tal qual uma lei, impulsiona-o para ascender às alturas inefáveis do conhecimento e da realização humanas. Dentre as grandes lições deixadas pelo grande humanista, destaca-se a da gratidão ao bem recebido que nos permite mantê-lo em nossas mentes e em nossos corações como um talismã que haverá de substanciar os nossos dias futuros e iluminar o caminho dos que virão trilhá-lo.
Através da gratidão e da recordação, o espírito daqueles que beneficiaram a humanidade em sua breve passagem pela terra haverá de sobreviver e prosseguir em seu silencioso e humanitário trabalho, invisível aos olhos de muitos, mas sólido e consistente sob a perspectiva da História.

Momento Espírita: O esforço que compensa

Grupo Espírita Hilário Silva

O esforço constitui uma realidade sempre presente na vida humana. Sempre que se trata de realizar alguma conquista, ele se faz necessário. Qualquer que seja a área da atividade, realizações não surgem do nada.
Os atletas que encantam por suas habilidades têm um histórico de treinos exaustivos.O sucesso no vestibular pressupõe intensa preparação. Na faculdade, a obtenção do sonhado diploma exige dedicação e renúncias. A conquista de uma boa situação profissional também requer muito esforço e persistência. Quem deseja adquirir bens de valor, e não dispõe da quantia necessária, igualmente se dispõe a ingentes sacrifícios. Muitos multiplicam horas extras, trabalham nos finais de semana ou mantêm dois ou três empregos para melhorar a própria situação financeira.
Mas ninguém considera tais sobrecargas como um mal ou um castigo. As lutas e renúncias envolvidas na conquista do que se almeja são encaradas de forma positiva, por mais desgastantes que se apresentem. Entende-se que conquistas relevantes pressupõem algum esforço. É preciso sair da zona de conforto e fazer algumas renúncias para ver os próprios projetos realizados. Trata-se da tranquila aceitação de um aspecto da lei do mérito que rege o Universo. Apenas convém ampliar o alcance dessa aceitação. Urge compreender que o esforço também constitui combustível imprescindível em termos de evolução espiritual. Sem esforço, o ser permanece como sempre foi. Para seguir adiante, é preciso empenho.
As conquistas materiais são respeitáveis e correspondem a aspectos importantes da vida humana. Na luta por títulos acadêmicos, boa situação profissional ou mesmo por bens, a inteligência e a vontade se desenvolvem.
Contudo, por importante que seja o que se logrou obter em termos humanos e materiais, isso inevitavelmente ficará para trás. Tudo o que é material é passageiro e precário. Ninguém logrará levar seus títulos e posses no retorno à Pátria espiritual. Mas os tesouros espirituais, esses jamais se perdem. Bondade, pureza, amor ao trabalho, honestidade, humildade, paciência e capacidade de perdoar são conquistas imperecíveis. Quem conseguir incorporá-las em seu ser jamais deixará de possuí-las.
O homem virtuoso leva em seu íntimo um tesouro de paz para onde quer que vá. Por certo é necessário esforçar-se para ser digno e bondoso, notadamente em um mundo ainda marcado pela corrupção. Entretanto, esse esforço realmente compensa. Afinal, ele viabiliza deixar para trás as experiências dolorosas inerentes aos estágios mais primários da evolução.