Mudando a visão


Rafael Kocian - professor de Educação física

Semana passada foi tomada uma decisão que provavelmente irá mudar a visão da Educação Física em diferentes instâncias. A Unesp, Universidade Estadual Paulista, uma das mais respeitadas instituições de ensino do Brasil, através do seu Conselho de Ensino, mudou o formato do seu vestibular. A partir de agora serão duas fases e em uma delas serão cobradas dos vestibulandos questões de artes, filosofia e Educação Física.
O vestibular da Unesp definitivamente se aproxima ao sistema de ensino e da proposta pedagógica adotada por toda a rede estadual pública, coerente, uma vez que até então se ensinava uma coisa e cobrava-se outra na hora do vestibular.
O fato é que forçadamente ou não, muitas instituições de ensino passarão a olhar com mais atenção para a Educação Física. Verificamos que muitas escolas, principalmente de Ensino Médio, dispensam seus alunos das aulas e as trocam por idas a academia, prática esportiva, etc. O que ocorre é que uma ida a academia pode garantir melhora do condicionamento físico, mas não contempla nem de longe os objetivos reais da Educação Física escolar. Com a cobrança no vestibular, muitos que crêem que a Educação Física é perda de tempo talvez repensem essa opinião, pois com certeza, os pais farão uma pressão e uma cobrança maior sobre as escolas, afinal estão pagando pela educação dos filhos e querem que estes tenham sucesso na hora do vestibular. Em diversas reportagens, muitos coordenadores de cursinhos pré-vestibulares conceituados de São Paulo pensam em adotar Educação Física nesses cursos preparatórios. Não gostaria que a área fosse valorizada a partir dessa “imposição”, pois tenho certeza que a Educação Física tem muito a oferecer para a vida das pessoas, pois pode educar através do movimento. É uma pena ser valorizada a partir de uma obrigatoriedade, mas quem sabe a partir de agora muitos passem a ver com bons olhos o que até então desdenhavam.
Espero também que muitos professores valorizem sua área de atuação, pois muitos até então utilizavam a prática do rola-bola, dando uma bola para os alunos e esses tinham que se virar com a aula, por isso talvez, muitos achavam ser desnecessário. Por fim, é interessante observar como as pessoas mudam sua visão a partir de necessidades e imposições deixando de lado a essência das atividades ou pessoas.

Nenhum comentário: