Alunos e autoescolas reclamam de falhas no sistema de registro de aulas

Problema constante faz com que aulas sejam remarcadas e exames adiados
Fonte: EPTV

Alunos e autoescolas de São José do Rio Pardo reclamam que o sistema que registra as aulas apresenta problemas constantemente.

Segundo as normas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), os candidatos a tirar a carteira de habilitação e seus instrutores têm que registrar a impressão digital em um sistema informatizado.

A exigência é para todas autoescolas e deve ser feita antes e depois de qualquer aula teórica e prática. O sistema de identificação é uma forma de evitar fraude, mas nem sempre funciona.

Quando uma falha impede a identificação, o aluno perde a aula, que precisa ser remarcada. Normalmente, a mensagem de erro pede para ligar em uma central de atendimento, mas as autoescolas dizem que o problema nunca é resolvido.

A dona de casa Gabrielle Ventura, por exemplo, reclama que já deixou de fazer aulas por causa do programa que registra a digital. “Sexta eu não consegui fazer aula e hoje quase fiquei sem de novo”.

O estudante Danilo Rodrigues faria exame prático para moto na sexta-feira (15), mas teve que adiar a avaliação por causa das falhas. Ele só conseguiu fazer 10 das 15 aulas obrigatórias e ainda teve dificuldades com os exames médicos. “No exame psicotécnico e de vista tive dificuldade de pegar o resultado por causa do sistema”, reclamou.

Sistema

O controle por digitais é feito pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodest) desde novembro do ano passado.

Segundo o dono de auto-escola Márcio Simonetti, antes, uma empresa terceirizada fazia o armazenamento das informações. Eles pagavam pelo serviço, mas tinham menos problemas. “Acontecia, mas não com tanta freqüência como é hoje”, disse.

Ainda segundo Simonetti, também há demora para liberação da primeira aula. Segundo ele, uma pessoa que procurar a autoescola esta semana só vai poder começar o curso de formação de condutores depois do dia 5 de maio.

A reportagem da EPTV apurou que o problema também acontece em São Carlos, Araraquara e Rio Claro. A Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo reconhece a instabilidade do sistema, principalmente às 8h e às 18h, e informou que a Prodesp está trabalhando pra resolver os erros. Apesar disso, não informou prazo.

Ainda segundo a secretaria, em quatro meses, o Detran será reformulado e todos os sistemas e procedimentos vão ser revisados para garantir mais qualidade.