Como devemos escolher prefeito e vereador? E qual a tarefa de cada um deles?

André Merli

Estamos às vésperas das eleições municipais e, para aproveitar esta oportunidade, temos de saber escolher bem os candidatos que vão ser os vereadores e o prefeito da nossa cidade. O DA SILVA buscou informações que podem ajudar o leitor e leitora nessa fase, cujo resultado vai influenciar nossas vidas nos próximos quatro anos. Em 5 de outubro, vamos às urnas para definir o nome do prefeito (e vice-prefeito), além de dez vereadores.

Primeiro, vamos saber qual o papel exato de um e de outro no município:

Função do prefeito:
A ele cabe administrar os serviços públicos municipais nas áreas de saúde, educação e cultura, por exemplo. Também cuidam da limpeza urbana e do transporte público da cidade e podem decidir sobre a cobrança de impostos municipais, como o IPTU (Imposto sobre Predial e Territorial Urbano) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

O papel dos vereadores
O Poder Legislativo no município é exercido pelos vereadores na câmara municipal. Os vereadores representam os cidadãos e fazem as leis do município, que devem ser cumpridas por todos, inclusive, pelas empresas e pela própria prefeitura. É papel do vereador fiscalizar a atuação do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais e os atos de toda a administração municipal. Também é dever do vereador defender melhorias para o município nas áreas de saúde, educação, transportes etc.

Como escolher um bom candidato?
Avalie o caráter do candidato, seu passado, a qualidade de suas propostas, sua competência e seu compromisso com a comunidade. Prefeitos e vereadores devem ser bons administradores e bons representantes,devem ouvir o povo e saber que decisões tomar para melhorar a vida de todos. Avalie se o candidato tem compromisso com o povo ou apenas com ele mesmo.
Veja se as propostas são viáveis e úteis para a população e se ele é realmente um candidato sério e honesto. Se houver alguma suspeita ou denúncia contra o candidato, procure se informar e ouça o que ele tem a dizer em sua defesa antes de decidir o seu voto.

Dicas para o eleitor responsável escolher seu candidato:

Aqui, destacamos o perfil sugerido para buscarmos nos candidatos; na primeira lista, estão as qualidades desejáveis naqueles que já exerceram algum cargo pelas urnas; na segunda lista, as qualidades desejáveis para aqueles que tentam pela primeira vez ocupar uma função dessas.

O bom candidato, normalmente, é aquele que:
As frases abaixo servem para aquele que já exerceu algum cargo eletivo:

· Tem uma história de luta pelos direitos daqueles que o elegeram;
· Cumpriu até o fim os mandatos para os quais foi eleito;
· Apresentou ou aprovou projetos que atendem aos interesses do eleitor;
· Que não muda muito de partido ou de opinião;
· Não falta a atividades em que sua presença é importante;
· Manteve contato com seus eleitores, mesmo depois de eleito.


As frases abaixo servem para aquele que ainda não exerceu algum cargo eletivo:
(O bom candidato, normalmente, é aquele que:)

· Já exerceu alguma atividade política (associações de bairro, grêmios estudantis, conselhos municipais etc.);
· Tem experiências relacionadas ao cargo que irá exercer;
· Possui conhecimento das leis sobre os temas que irá tratar;
· Tem sua candidatura apoiada por pessoas honestas e de confiança.


E, não se esqueça: quando eles são eleitos viram funcionários públicos também. Cabe a nós acompanhar de perto o que fazem e cobrar sempre.


Fonte: Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).