Ano VII - Edição 154 - São José do Rio Pardo - SP - 13 de fevereiro de 2010

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Clube do Pança e a perfeição


Adolescente vítima de acidente morre na Santa Casa

Depois de nove dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Vicente de São José do Rio Pardo, o estudante Marcelo Junior Correa, de 14 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu na terça-feira, 9.
Marcelo foi uma das vítimas da colisão entre o Astra de Rio Pardo e o Mercedes Benz Classe A de Guaxupé, no final da tarde do dia 31 de janeiro na SP 350 – próximo a Fazenda Graminha – onde resultou a morte de três jovens no local.
O adolescente viajava no Mercedes junto com Márcio Fernando Correa, Rosana Aparecida de Lima e a menor de 12 anos Bárbara Lima Siqueira. Os três continuam internados juntamente com Renato Magrim de Rio Pardo.
A polícia investiga se o excesso de velocidade do Astra teria ocasionado a colisão entre os veículos.
O choque foi tão forte que chegou a afundar o asfalto. Pelo estado dos veículos, a polícia acredita que o carro que provocou o acidente estava em alta velocidade. A velocidade máxima permitida no trecho é de 80 km/h. “Segundo os policiais rodoviários, um dos veículos estava a mais de 120 ou 130 Km/h”, explicou a delegada Márcia Ferreira de Lima.
No entanto, vale ressaltar que no mesmo local onde ocorreu o acidente há uma falha considerável na pista que pode ter contribuído para que o motorista do Astra tenha perdido o controle do veículo e batesse no outro veículo.
Depois de dois anos de interdição, esse mesmo trecho passou por uma recente reconstrução que merece ser avaliada. A hipótese também foi levantada na semana passada pelo jornal Democrata. Quem utilizava a rodovia bem se lembra dos transtornos enfrentados para se passar por desvios mal feitos.

A tragédia
Segundo a polícia, o motorista de um automóvel Astra, Mário César da Silva Lima, de 28 anos, saiu no acostamento e, quando tentou voltar, perdeu o controle da direção e bateu no Mercedes, que seguia em sentido contrário. Lima, a namorada dele, Eliane de Fátima Cardozo da Costa, de 21 anos, que estava grávida de cinco meses, e uma amiga do casal, Marina Gabriela da Silva Lima, de 16 anos, morreram na hora.

PT de Rio Pardo tem novo presidente


O PT Rio-pardense deu posse à nova direção do partido, eleita no dia 22 de novembro de 2009 no Processo de Eleição Direta (PED). Aloísio Calsoni Bozzini (Professor Bibo) é o novo presidente, com mandato de três anos. Ele assume o lugar de Miguel Paião que agora passa a responder como tesoureiro da sigla no município. O evento ocorreu na manhã do último domingo, 7, na sede da Guarda Mirim. O novo presidente foi candidato a prefeito na eleição de 2008 e obteve 4.446 votos (14,66% do total de votos válidos).
Durante a reunião, foi discutida a atual conjuntura do município, os avanços do governo federal e o bom desempenho nas últimas pesquisas da Ministra da Casa-Civil Dilma Roussef. Outro tema levantado durante as discussões foi à contribuição que o PT local vem dando ao município através de emendas parlamentares. “Graças ao nosso bom relacionamento com as lideranças do partido, conseguimos recursos dos senadores Eduardo Suplicy e Aloizio Mercadante e também dos deputados Paulo Teixeira, Devanir Ribeiro e Simão Pedro”, comentou Miguel Paião ao fazer a prestação de contas de seu mandato. Lembrou também do empenho do partido em viabilizar a construção do campus.
Durante sua fala, Bibo convocou os presentes a se prepararem para a eleição do sucessor do presidente Lula. “Temos que nos preparar e trabalhar muito também para eleger nossos deputados, senador e o governador”. Por fim, ele traçou metas e criou uma agenda de ações para a militância que, segundo ele, “culminará em resultados positivos para o PT e toda população”.

Município já possui estação de monitoramento da qualidade do ar


Estação fixada na Praça Barão do Rio Branco, no centro


São José do Rio Pardo já possui uma estação de monitoramento da qualidade do ar. A estação, manual, foi instalada na Praça Barão do Rio Branco sem nenhum custo para a Prefeitura.
Considerando-se as características da cidade, como população, número de fontes de poluição fixas e móveis, o Setor de Amostragem e Análise do Ar optou por instalar uma estação medidora de fumaça na atmosfera (OPS/OMS).
De acordo com a CETESB, para a seleção do local foram observados critérios técnicos como a existência de população, distância de obstáculos, segurança, disponibilidade de energia elétrica, entre outros. Procurou-se um local na área central, com movimentação de pedestres e sujeito à influência de tráfego de veículos no seu entorno.
“Os dados coletados oferecem suporte para as áreas de saúde, embasando estudos epidemiológicos, contribuem para o desenvolvimento de programas para o controle das emissões veiculares e subsidiam as ações de controle das emissões atmosféricas industriais e os processos de licenciamento, visando reduzir os impactos sobre a qualidade do ar”, explicou a Gerente da Agência Ambiental de São José, LGS CETESB, Ednéa Parada. Todos os dados gerados pelas redes automática e manual são consolidados pelo Setor de Meteorologia e Interpretação de Dados, que analisa e interpreta as informações coletadas ao longo do ano.

Em Rio Pardo o Carnaval 2010 já começou


Baile de Máscaras realizado no dia 6, no Mercado Cultural, deu início ao Carnaval 2010 em Rio Pardo

Em São José do Rio Pardo a festa de Momo começou no dia 6, no Mercado Cultural com o Baile de Máscaras. Na noite de ontem, 12, a folia continuou na Associação Atlética Rio Pardense (AAR) e no pátio do Tartarugão, com o Rio Pardo Folia. Mas, a animação não pára.
Durante a semana, o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) montou toda estrutura, que neste ano será 30% maior que em 2009, para os bailes, cujo tema de decoração será o meio ambiente.
“Preparamos um carnaval diferenciado, com várias opções para que toda família rio-pardense e também turistas da região possam se divertir. A Prefeitura aumentou a estrutura, inclusive as arquibancadas, para proporcionar ainda mais conforto aos foliões. Além disso, a administração atentou também, e principalmente, para a questão da segurança. Mais câmeras estarão espalhadas em todo recinto e também a Guarda Municipal estará presente nos cinco dias de festa para manter o ambiente em ordem e seguro”, destacou o prefeito João Luís Cunha.
No Tartarugão serão cinco noites, com a participação de cinco bandas, uma por noite, além de duas matinês. Além do ambiente carnavalesco, a prefeitura proporcionará mais um ambiente, com DJ Platinun, que também agitará as noites com muita música eletrônica. Além dos dois ambientes, o Rio Pardo Folia terá ainda camarote para convidados com abadá e praças de alimentação.
Importante ressaltar que os menores de 18 anos só poderão entrar nos bailes noturnos com apresentação de documento de identidade. Já os menores de 16 anos só poderão entrar e permanecer nos bailes à noite acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Ainda sobre a segurança, o Diretor-Presidente do Departamento de Esportes e Cultura, Marlon Callegari da Silva informou que haverá revista pessoal logo na entrada do recinto. O secretário de Segurança e Trânsito, José Fernando Folharini disse que a Guarda Municipal, com cerca de 20 homens, também estará presente no Rio Pardo Folia todas as noites.
Os bailes noturnos serão realizados das 21h30 às 3h. Já as matinês (domingo e terça), das 16h às 18h.
A Associação Atlética Riopardense também realiza o rodízio de bandas, ao redor das piscinas do clube. O palco ficará localizado na área do parquinho e os camarotes de frente para as piscinas.
Na sexta-feira, a festa foi animada pela Banda do Gueto. Neste sábado, a animação fica por conta da banda Pirata com sertanejo universitário. No domingo a matinê começa às 16h com a banda Badulaka e a partir das 23h se apresenta a banda Bruno Lopes. Na segunda-feira, a festa é da Banda Pau Elétrico com participação do Tradisamba e, na terça-feira, a banda Badulaka anima a matinê, que começa as 16h e segue com a festa para os adultos que tem inicio às 19h.

Carnaval de rua
E para os mais nostálgicos, nos dias 13, 14, 15 e 16, a prefeitura promoverá o ‘Carnaval Nostálgico’ no Coreto da Praça XV de Novembro, tocando as inesquecíveis e saudosas marchinhas, sempre a partir das 18h. No domingo de carnaval, a partir das 20h, haverá desfile de escolas de samba e blocos na rua Francisquinho Dias. Isso sem contar com a imprevisível, mas, tradicional Banda do Grelo que pode sair no domingo e terça-feira, sempre às 17h, de um ponto qualquer da cidade.

Nádia vence seletiva e permanece na Seleção Brasileira de Judo


A judoca Nádia Bagnatori Merli

A judoca rio-pardense Nádia Bagnatori Merli, de 17 anos, disputou a Seletiva Nacional para o Campeonato Pan-Americano de judo na cidade do Guarujá, vencendo um total de sete lutas de forma brilhante sem sofrer um ponto se quer. Nádia passou pelas eliminatórias (1º fase) vencendo primeiras três lutas. Na segunda fase, as quatro melhores judocas foram para a pulley (sistema de uma contra todas) e Nádia venceu todas as lutas, indo assim para a 3º e última fase (melhor de 3) com a carioca onde aplicou um belo Ippon, finalizando a luta com uma incrível chave de braço. Como Nádia já havia derrotado a carioca na pulley, carregou a vitória para a melhor de 3 não precisando assim realizar uma segunda ou terceira luta.
A judoca, que hoje mora reside com a família em Mococa, é atleta pela Associação Masters de Judo de Mococa e filha do professor e também seu treinador Luís César Merli.
Nádia que é bicampeã Pan-Americana, títulos conquistados em 2006 na Venezuela e 2009 em El Salvador, pode conquistar sua terceira medalha em setembro na cidade de Orlando (EUA). Ela também foi medalha de bronze na Copa do Mundo Adulto em 2009 com apenas 16 anos. Devido à conquista em Guarujá no último sábado, Nádia renovou com a Seleção Brasileira Junior (sub-20) para 2010 e estará embarcando para a Alemanha no próximo dia 17 de março para disputar o Grand Slan de Judo, o evento mais importante que a judoca já participou.

Comissão irá analisar atualizações dos cálculos da aplicabilidade

A Comissão constituída para analisar os cálculos da aplicabilidade estará se reunindo na Prefeitura na próxima sexta-feira, 19, às 14h, onde serão apresentadas as atualizações dos cálculos bem como a forma que a administração irá adotar para o pagamento dos funcionários com direito à lei congelada em março de 2003 pelo então prefeito João Santurbano (PSDB).
O acordo para o pagamento da polêmica lei foi selada entre a Prefeitura e Sindicato dos Servidores Públicos em reunião realizada no último dia 19 de janeiro. Segundo informações da vice-presidente do Sindicato, Cleonice Aparecida Ludovique Calegari, as atualizações dos cálculos corrigidos nos últimos 60 meses até fevereiro de 2010 ficou por conta do economista Ricardo Mongeli – contratado pela prefeitura. “Mas, até agora não sabemos o índice de correção utilizado por ele, vamos aguardar a reunião”, disse Cleonice.
Ela também explicou que os cálculos apurados em 2003 não sofreram correção no decorrer dos anos, mas agora eles terão que ser atualizados e todas as vantagens como triênio e assiduidade, deverão incidir sobre essa atualização. “Antes era apenas sobre o salário base”.
Para garantir o pagamento já em março, o Sindicato criou um mini cronograma de ações, entre eles uma assembléia com os servidores - sindicalizados ou não -, que tenham registrado no holerite a lei 1.837. A assembléia acontecerá no próximo dia 24 em local e horário ainda não definido.

Ação obriga prefeitura de Guaxupé a tratar dependentes químicos

A Prefeitura de Guaxupé vai ser obrigada a disponibilizar 25 vagas gratuitas na rede pública de saúde para pessoas que necessitem de tratamento em clínicas para dependentes químicos. O objetivo é auxiliar as famílias dos que estão em tratamento.
A ação civil foi impetrada pela Defensoria Pública e determina que a prefeitura seja responsável também pelas despesas com transportes dos dependentes químicos e dos familiares. As vagas devem ser disponibilizadas em diversas clínicas da região.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a prefeitura vai acatar o pedido da Defensoria Pública e, no máximo, em 20 dias as vagas devem estar disponíveis. Ainda de acordo com a secretaria, já existe um projeto para ajudar na ressocialização dos dependentes químicos da cidade.

FEUC terá dois novos cursos


O diretor interino Ary Menardi Junior diz que instituição passa por momento histórico

A direção da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) comemorou a aprovação dos cursos de Engenharia de Produção e de tecnólogo em Gestão de Produção Industrial pelo Conselho Estadual de Educação. A decisão foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira, dia 5. Eles haviam sido protocolados na Secretaria no segundo semestre de 2009.
Com os novos cursos, a instituição passará a oferecer vagas diferentes dos tradicionais, voltados para formação de professores (licenciatura). O curso de Engenharia terá cinco anos de duração, enquanto que o de tecnólogo, dois.
O diretor interino da FEUC, Ary Menardi Junior, disse estar aguardando, ainda para este ano, a deliberação de outros cursos que já estão tramitando na Secretaria. Revelou que um deles também será para a formação de tecnólogo.
Menardi assumiu a direção no lugar de Isabela Custódio Talora Bozzini, que pediu temporariamente afastamento do cargo.
Segundo o diretor é um momento histórico para a Faculdade, porque pela primeira vez ela irá oferecer um curso que não seja voltado para a formação de professores. “Isso não quer dizer que iremos abandonar nossa identidade. Somos responsáveis pela formação de grande parte dos profissionais da área de educação da região. Por isso, antes de tudo, temos um compromisso com a qualidade de ensino, formação e desenvolvimento do município e das cidades circunvizinhas”.
Mas, esclareceu que a abertura de cursos diferentes dos de licenciatura, está relacionada às mudanças naturais do país e do mercado de trabalho. E que somente foram possíveis graças a criação do Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha (ISEEC), em 2004. “Sem ele seria impossível abrirmos novos cursos”.
Explicou, por exemplo, que o tecnólogo é uma graduação de nível superior, que habilita o estudante para concursos, para a pós-graduação, para o emprego e para o empreendedorismo. “É realizado em dois anos, pois está totalmente voltada ao desenvolvimento das competências e habilidades que interessam ao mercado de trabalho. O tecnólogo vem conquistando cada vez mais espaço no mundo empresarial”.
Entusiasmado, contou que o próximo passo para a implantação dos cursos são as adequações da instituição e a espera da visita dos conselheiros. “Eles irão avaliar se a FEUC possui espaço físico suficiente e adequado para receber os novos cursos. Eles avaliam também, os laboratórios e biblioteca. Tudo isso deixa claro que para sua ampliação, a construção do campus é fundamental”, explicou.
Disse, no entanto, que a direção fará o possível para que a visita seja agendada até o final deste primeiro semestre e, dependendo do parecer, eles comecem a funcionar já no segundo semestre. “Mas, se por algum motivo não for possível, temos o prazo de até um ano para agendarmos a visita”.
Ary explicou que os projetos pedagógicos foram muito bem redigidos, por isso o resultado positivo. “Agora vamos torcer para que os outros cursos também sejam liberados, pois eles foram feitos com a mesma preocupação que os outros dois já aprovados.
Frisou o interesse e os esforços do prefeito João Luís Cunha para aprovação dos projetos pedagógicos e também do bom andamento da FEUC. “Ele tem apoiado as iniciativas da direção e também chegou a ir pessoalmente ao Conselho Estadual de Educação pedir a aprovação, com urgência, dos cursos”.
Lembrou também do empenho do deputado estadual Simão Pedro, do federal Paulo Teixeira e do senador Eduardo Suplicy, todos do PT, na viabilização de recursos por meio de emendas, para o início da construção do campus.

Município se prepara para enfrentar a dengue na cidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva (Vigilância Epidemiológica) já se antecipou ao combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, em São José do Rio Pardo. “Apesar do trabalho de combate ser realizado nos 12 meses do ano, neste período, que é o mais propício à proliferação do mosquito, a Saúde Municipal lançou no dia 27 de janeiro um plano de contingência contra a dengue”, informou o médico da Vigilância, Hamilton Torres.
Ele explicou que durante o plano, médicos (saúde municipal) passaram por treinamentos e os enfermeiros receberam orientações sobre a doença. “A Saúde Municipal está preparada para o combate e também para enfrentar a dengue em São José”, garantiu. Entretanto, apesar de todos os esforços que a Prefeitura vem fazendo para combater o mosquito, o médico também pediu a colaboração de toda a população, principalmente na eliminação de criadouros do Aedes. “O principal criadouro na cidade continua sendo os pratinhos de plantas que acumulam água. Além disso, as calhas também estão se tornando grandes criadouros. Portanto, é necessário que a população se mobilize ainda mais na eliminação destes recipientes ”, ressaltou Hamilton.

Primeira web rádio da região completa três anos


A locutora Carla Locatelli no estúdio da Mixagem Web Rádio

Depois de três anos, a Mixagem Web Rádio & Produtora de Áudio provou ser uma realidade viável. Diferente das demais emissoras que estão na rede mundial de computadores simplesmente retransmitindo a programação convencional para web, ela foi ousada e criada exclusivamente para ser gerada via internet, com uma nova forma de se comunicar com o ouvinte.
É também a primeira e única emissora com esse perfil na região. Começou a ser gerada em 2007, exatamente no dia 10 de fevereiro, com esforços e sonhos de rio-pardenses. É um projeto totalmente pioneiro que envolve, além da equipe da rádio, as empresas Max.com, responsável pela manutenção dos micros e também do programa de execução, e a WK Tecnomedia, responsável pela tecnologia streaming, do servidor e do site.
Sua sede está localizada na Avenida Independência, 306, centro, local onde é gerada toda programação e também onde está o estúdio de gravações de spots para carro de som, rádio, TV, espera telefônica, campanhas políticas, narrativas de vídeos, entre outros.

Expectativa
Foram muitas as dificuldades e superação até que as empresas envolvidas no projeto chegassem ao nível satisfatório que atendesse a expectativa da equipe e dos ouvintes. Mesmo sendo um projeto experimental, na época, a idéia era levar para a internet, uma programação madura, equilibrada que não agredisse os ouvidos das pessoas com muito falatório e excesso de propagandas. Resumindo, pouco ou quase nada de blá blá blá e muita música.
Maxwell Vigorito Quessada, um dos proprietários da Max.com, lembra da novidade de se levar uma rádio para web. “Tínhamos a idéia e o conceito, mas não sabíamos bem como fazer. Havia problema de velocidade para navegar na Internet e poucas pessoas tinham acesso à banda larga. Mas passados três anos, houve mudanças significativas nessa área, e hoje o servidor está mais robusto e a velocidade para navegar aumentou, isso sem falar das novas possibilidades de se conectar a Internet: computadores portáteis celulares e por ai vai”.
Para o coordenador e idealizador da emissora, Edimir Feriam, com a popularização dos micros computadores e também do acesso à Internet banda larga, a forma de se comunicar vem causando mudanças profundas também nas emissoras de rádio. Ao mesmo tempo, Feriam conta que viu na Internet a possibilidade de eliminar a distância entre o ouvinte e a emissora. “Com ela deixamos de ser uma rádio local, ou regional, e passamos a ser mundial”.
“A grande sacada da rádio na web é justamente romper fronteiras e interagir com pessoas, inimagináveis até 10, 15, 20 anos atrás. Hoje recebemos mensagens, como a do ouvinte Dalmo Marques, de Feira de Santana (BA), parabenizando a qualidade da programação. “Continuem assim... Ouvi, gostei e salvei nos meus favoritos”. Para Edevaldo Ramos Nogueira, o Kuka, proprietário da WKTecnomedia, o desenvolvimento de um site exclusivamente para uma web rádio foi um desafio para ele e o seu sócio, o programador Wilson Amâncio de Oliveira, mas ao mesmo tempo prazeroso. “Foi um trabalho em conjunto entre a equipe da Mixagem, o Maxwell, e nós da Tecnomedia, onde fomos trocando informações, ajustando, adequando, até que conseguimos chegar ao produto final de transmissão que pode ser conferido e ouvido 24 horas sem nenhum problema.”
Além do coordenador, a Mixagem conta com uma equipe que acredita no romantismo do rádio, seja ele como for. Elias Feriam, Maria Elisa, Carla Locatteli e Alexandre Chiconello, todos se revezam, no dia-a-dia, nas mais diversas funções para manter as atividades da emissora. Locução, programação, produção, atendimento ao cliente, ao ouvinte, etc. Parafraseando o álbum dos Titãs: “Tudo ao mesmo tempo agora”, e o resultado disso tudo é música de qualidade.
Quem já conhece sabe que a Mixagem é uma emissora que respeita o ouvinte, nela não se tem playlist (as mais tocadas), e nem jabá. Os pedidos musicais são atendidos pelo espaço do ouvinte, no site, e também pelo chat ao vivo - espaços de interação entre o internauta e o programador – tudo em tempo real.

O fascínio do rádio
A rádio é um meio de comunicação extraordinariamente rico com uma narrativa singular e fascinante. Tradicionalmente conhecida como um meio imediato e sem repetições, com advento da Internet, ele pôde manter esse romantismo e redefinir-se.
A transição do sistema analógico para o digital e a sua difusão na web pressupõe a ruptura de fronteiras locais, regionais e nacionais para ter acesso ao meio de qualquer parte do mundo. Com isso, o ingresso da rádio no ciberespaço permite que os seus canais sejam alcançados a partir de qualquer computador que tenha conexão à rede. Com a web o rádio diversificou os seus serviços, os seus conteúdos e emissões, dando-lhe outro ritmo de produção e distribuição diferente do modo linear até então conhecido.
Por isso, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o rádio não está perdendo espaço para outras mídias, na verdade ele está vivendo um momento de ampliação. Com a Internet ele está se atualizando e se moldando à nova realidade. Isso sem perder a interação com o público nem com o romantismo. “Talvez o romantismo não exista mais para quem nunca realmente foi do rádio, e talvez tenha caído de pára-quedas no meio. É preciso ser muito limitado profissionalmente falando para achar que o rádio está perdendo espaço para outras mídias, como um carro de som, por exemplo,” disse Feriam.
Preocupado com as transformações, desde o início a emissora trabalhou muito para definir um perfil, um público alvo e uma identidade. “É isso que garante a fidelidade do ouvinte – não importa aonde. Na Mixagem, por exemplo, não se toca música sertaneja, ou axé, isso não se trata de gosto, mas de termos definido previamente qual seria nosso público. Isso é respeitar os ouvintes. “Na Mixagem, não se troca a programação como se troca de roupa, aqui temos uma proposta e não copiamos a programação de nenhuma outra rádio. A Mixagem não tem modismos, mas tem uma identidade e uma verdadeira equipe onde todos exercem seu papel com a devida importância para o sucesso final da nossa emissora”.
Foi justamente esse respeito e qualidade na programação que fez com que várias empresas da cidade adotassem a emissora como som ambiente no interior de seus estabelecimentos. “Isso nos orgulha muito, pois sinaliza que estamos no caminho certo”, avalia Feriam.
Outra vantagem de se trabalhar com uma rádio na web é poder comprovar, através do site, o número de pessoas que acessaram a página da emissora, o que é quase impossível numa rádio convencional.
“A única forma de se comprovar a audiência de uma emissora convencional é por meio de uma pesquisa séria, feita por um instituto legalizado, com dados registrados que possam ser utilizados como ferramenta de trabalho”. No caso da Mixagem, onde se comprova o número de ouvintes, no primeiro ano de trabalho havia em média 800 visitas no mês, hoje ela gira em torno de 15 mil.
Michele Darcie, funcionária da Hidrata Pharma, conta que tanto no trabalho quanto em sua casa, quando está com o micro ligado, só ouve a Mixagem. “É uma rádio que não cansa, toca músicas que eu gosto e serve de ambiente enquanto vou trabalhando e ou realizando alguma tarefa em minha casa”.
“Para ter a mixagem como som ambiente basta conectar a saída da placa de som do micro computador à entrada auxiliar de um amplificador ou aparelho de som – pronto estará ouvindo o melhor da música”.

Marcela, um exemplo de dedicação e sucesso


Aluna da Escola Estadual “Dr. Cândido Rodrigues” E.F.M., desde a 5ª série ao 3°ano do ensino médio, conseguiu realizar seu grande sonho, ser aprovada no vestibular da UNESP e cursar Matemática no campus de São José do Rio Preto.
Marcela Aparecida dos Reis Parizzoto estudou até a primeira série do ensino médio no período diurno e transferiu-se para o noturno para trabalhar, isto vem mostrar que o corpo docente da escola pública também faz a diferença para os alunos que se dedicam e se esforçam. É com muita alegria e entusiasmo que a equipe escolar compartilha com esse exemplo de sucesso. Parabéns Marcela, seja muito feliz às margens de outro rio (Rio Preto).

PAT ofereceu 200 empregos em janeiro

Duzentas e uma vagas oferecidas pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de São José do Rio Pardo foram preenchidas no mês de janeiro. “Muitas empresas chamaram muita gente neste primeiro mês do ano para trabalhos, além disso o Projeto Capacitar, desenvolvido pela prefeitura, também abriu mais vagas, o que alavancou a geração de empregos no mês”, explicou Kelly Maldonado, chefe de divisão do emprego e relações do trabalho.
Além das vagas preenchidas, o PAT também gerou mais de 440 vagas de emprego neste período. “Apesar de termos conseguido preencher grande parte delas, o maior problema enfrentado pelo não preenchimento de algumas vagas é a falta de qualificação profissional. Por isso, a prefeitura vem investindo bastante nesta questão, com abertura de novas vagas para o Capacitar, além de previsão de abertura de mais 90 vagas para cursos do PEQ (Programa Estadual de Qualificação Profissional) o qual, além da capacitação, o candidato ainda recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 210, vale transporte e lanche”, disse Kelly.
Além de vagas para o mercado de trabalho, o PAT pode ser utilizado pelo cidadão para requerer o seguro desemprego, emitir carteira de trabalho, cursos de qualificação profissional e inscrição para o Projeto Capacitar. Também pode ser utilizado por empresas para a oferta de vagas e seleção de pessoal.

Novo endereço
O PAT já está atendendo o público em novo endereço, à Rua José Andreoli, 132, centro (próximo ao Raribb’s). Além do Posto, o Sebrae e Banco também estão funcionando no mesmo endereço.
De acordo com os responsáveis das três unidades, o motivo da mudança foi para que os três pólos pudessem se unir num único endereço, facilitando, assim, os serviços aos interessados. E também porque o novo espaço é bem maior, o que melhorará, principalmente, os atendimentos.

Salário Mínimo regional será de R$ 560

O novo salário mínimo regional que deverá entrar em vigor em março com pagamento em abril, será de R$ 560, o que representa um aumento de 10%,89% sobre os atuais R$ 505. Esse valor vale para as domésticas, trabalhadores da área de limpeza, auxiliar de serviços gerais. Os da faixa 2, barbeiros, cabeleireiros, carteiros, dentre outros, será de R$ 570 e os da faixa 3 R$ 580, onde estão incluídos trabalhadores de serviços de higiene, chefes de serviços de transportes e comunicações, etc.

O Homem Elefante


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

O que nos faz venerar uma obra de arte eternamente? A beleza contida nela? A poesia subentendida? A ponte que ela faz com a realidade? Caiu em minhas mãos, assim quis o destino, essa jóia do diretor David Lynch.
Ele, que é considerado o mestre do bizarro e do caos (inclusive, vale citar que essa “esquisitice” é congênita: sua filha Jennifer Lynch dirigiu o clássico trash Encaixotando Helena– assistam porque é bom) fez essa maravilha, que nos faz debulhar em lágrimas e sorrisos: choramos
porque é uma história sensível, um drama que comove; damos risada pelas ironias da história: o mostro é o homem e o homem é o monstro.
Lançado em 1980, nos Estados Unidos, o longa de 118 minutos conta com atores de peso como Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, entre outros. O roteiro foi assinado por Christopher De Vore, Eric Bergren e David Lynch e foi baseado no livro de Sir Frederick Treves (o verdadeiro médico da trama) e Ashley Montagu.
A história é sobre John Merrick, um homem de seus 20 e poucos anos que carrega o peso de uma doença que deformou 90% do seu corpo. Por esse motivo, era exposto em verdadeiros circos de horror, se passando por monstro. As coisas mudam quando Treves o conhece e decide apostar todas as suas fichas numa possível recuperação.
Interessante é perceber que, ao longo do longa, nossa relação com a personagem vai mudando: logo de início vem o incômodo, a angústia, a estranheza, mas, com o passar das cenas, vamos nos apaixonando por Merrick, e conseguimos enxergar que coisas diferentes são belas. É o sapo que virou príncipe.
O filme nos mostra que em todo ser humano existe uma possibilidade, cada homem pode ir muito mais além do que ele consegue imaginar e que a inclusão social é sempre importante, independente da área de nossas vidas.
Algumas curiosidades: John Merrick foi criado em cima do verdadeiro Homem Elefante, Joseph Merrick, que era assim chamado por portar uma rara doença (diagnosticada em 1996 como Síndrome de Proteus). Para cada maquiagem feita em Hurt, eram necessárias 12 horas seguidas e Lynch até tentou ser o maquiador, mas desistiu após não conseguir chegar ao resultado esperado.
Enfim, um clássico maravilhoso e emocionante, onde a palavra central é redenção: precisamos fazer um “link” entre aquilo que somos hoje e o que vamos ser um dia, afinal, como dizia Ulisses Tavares: “olha de novo: não existem brancos, não existem amarelos, não existem negros: somos todos arco-íris”. Assistam e preparem os lenços!

Prato do Dia: Javali com Batatas


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes:
1,5 kg de carne de Javali ou Java porco ou suíno
1,5 kg de batata cubos
04 tomates picados
01 cebola picada
01 cabeça de alho picado
02 folhas louro
1/2 copo de vinho tinto seco
Pimenta branca, banha de porco, água e sal a gosto,
Suco de um limão.

Modo de preparar
Corte a carne em cubos,
Tempere com vinho tinto, louro, alho, sal, pimenta branca e o suco de limão.
Puxe na banha a carne até fritar
Junte o tomate picado e a cebola, até dourar
Coloque molho da marinada e deixe reduzir pela metade
Junte um pouco de água e quando começar a ferver coloque as batatas.
Deixe cozinhar até que a batata esteja cozida
Obs.: Se for preciso coloque água, aos poucos, para que fique apurado.

A Ponte Metálica




Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

A Ponte Metálica, motivo de orgulho e símbolo rio-pardense, foi entregue à cidade no ano de 1901, e devido a sua construção, Euclides da Cunha aqui residiu com sua família por três anos e às margens do rio Pardo num escritório feito de folhas de zinco escreveu a maior parte da obra “Os Sertões” – um clássico da literatura mundial.
A ponte era uma antiga reivindicação dos rio-pardenses, pois atrairia a produção de café do outro lado do rio e também do município de Mococa.
No início de 1896 foi aberta uma concorrência pública para execução das obras da tal ponte, que foi vencida pelo engenheiro Arthur Pio Dechamps de Montmorency. Euclides da Cunha ficou designado como fiscal da obra.
No ano de 1897 a ponte chega da Alemanha e é montada a 60 metros abaixo do local aonde ela se encontra hoje. No dia 3 de maio de 1897 a ponte foi franqueada e entregue ao público, sendo que 50 dias após essa data a mesma viria a ruir, pois devido a uma rachadura em um dos pilares, não resistiu à correnteza do rio Pardo.
Euclides da Cunha pediu então para reconstruí-la, chegando a São José do Rio Pardo em fevereiro de 1898 e a partir dessa data tratou de construir uma ponte provisória e de desmontar a ponte tombada e retorcida.
O material metálico da ponte foi todo consertado, tendo o serviço terminado em julho de 1900. Feito isso a ponte foi montada primeiramente em terra, nas suas dimensões originais.
Em abril de 1901, a imprensa rio-pardense já anunciava que a data da inauguração da ponte se daria no dia 18 de maio daquele ano. No dia 14 de maio Euclides convidou a Câmara e todo o pessoal da Superintendência de Obras do Estado para ver as experiências de resistência da ponte, que foi feita com quatro carroças carregadas, cujo resultado não apresentou nenhum risco às estruturas da ponte.
Na tarde do dia 18 de maio de 1901, com muita festa e a presença da população e autoridades a ponte foi inaugurada. Na noite do mesmo dia o povo acompanhado por uma banda fez uma homenagem a Euclides em frente a sua casa como forma de gratidão à colaboração que o engenheiro dera ao município.
Hoje, passado mais de um século dessa data, a ponte continua imponente e majestosa sobre as águas do Pardo, embelezando a paisagem e contribuindo com o escoamento de inúmeros veículos, que devido ao crescimento que houve à margem direita do rio, trafegam diariamente naquela região.
Recentemente os veículos pesados tiveram o seu trajeto desviado da ponte para garantir sua conservação, o seu uso e também para que possa, dessa maneira, continuar abrilhantando e servindo a cidade.

Até o dia 19 de março, data comemorativa da emancipação política de São José do Rio Pardo, nosso companheiro e colunista Marcelo Augusto, estará trazendo ao público fatos e imagens históricas que marcaram os 145 anos do município. Todas as fotos utilizadas neste espaço são de autoria do autor.

Momento Espírita: A mão de Deus

Grupo Espírita Hilário Silva

Conta-se que o conquistador mongol Genghis-Khan tinha como animal de estimação um falcão. Com ele saía a caçar. Era seu amigo inseparável. Certo dia, em uma das suas jornadas, com o falcão como companhia, sentiu muita sede. Aproximou-se de um rochedo de onde um filete de água límpida brotava. Tomou da sua taça, encheu até a borda e levou aos lábios. No mesmo instante, o falcão se jogou contra a taça e o líquido precioso caiu ao chão.
Genghis-Khan ficou muito irritado. Levou a taça novamente até o filete de água e tornou a encher. De novo, antes que ele pudesse beber uma gota sequer, o falcão investiu contra sua mão, fazendo com que caísse ao chão a taça e se perdesse a água.
Desta vez o impiedoso conquistador olhou para a ave e falou:” Vou tornar a encher a taça. Se você a derrubar outra vez, impedindo que eu beba, você perderá a vida” . Na mão direita segurando a espada mongol, com a esquerda ele tornou a colocar a taça debaixo do filete de água e a encheu.No exato momento que a levava aos lábios, o falcão voou rápido e a derrubou. Ágil como ele só, Genghis-Khan utilizou a espada e, em pleno ar, decepou a cabeça do falcão, que lhe caiu morto aos pés.
Ainda com raiva, ele chutou longe o corpo do animal. E porque a taça se tivesse quebrado na terceira queda, ele subiu pelas pedras para beber do ponto mais alto do rochedo, no que imaginou fosse a nascente da fonte.
Para sua surpresa, descobriu presa entre as pedras, bem no meio da nascente, uma enorme cobra venenosa. O animal estava morto há tempo, com certeza, porque mostrava sinais de decomposição. O cheiro era insuportável.
Nesse instante, e somente então, o grande conquistador se deu conta de que o que o falcão fizera, por três vezes, fora lhe salvar a vida, pois se bebesse daquela água contaminada, poderia adoecer e morrer. Tardiamente, lamentou o gesto impensado que o levara a matar o animal, seu amigo. Assim muitas vezes somos nós. A Providência Divina estabelece formas de auxílio para nós e não as entendemos. Pelo contrário, nos rebelamos.
Por vezes, a presença de Deus em nossas vidas se faz através dos sábios conselhos de amigos. Contudo, quando eles vêm nos falar de como seria mais prudente agirmos nessa ou naquela circunstância, nos irritamos. E podemos chegar a romper velhas amizades. De outras vezes, Deus estabelece que algo que desejamos intensamente, não se concretize. Algo que almejamos: um concurso, uma viagem, um prêmio, uma festa, um determinado emprego. É o suficiente para que gritemos contra o Pai, nos dizendo abandonados, esquecidos do Seu apoio.
Raras vezes paramos para pensar e analisar sobre o que nos está acontecendo. Quase nunca paramos para nos perguntar: “Não será a mão de Deus agindo, para me dizer que este não é o melhor caminho para mim?”
Nada ocorre ao acaso. Tudo tem uma razão de ser. Você nunca se deu conta que um engarrafamento que o detém no trânsito por alguns preciosos minutos, pode lhe impedir de ser participante de um acidente mais adiante?
Um contratempo à saída de casa, que lhe retarde a tomada do ônibus no momento que você planejava, pode ser a mão de Deus interferindo para que você não se sirva daquela condução, para não estar presente no acidente que logo acontece. Esteja atento. Busque entender as pequenas mensagens que Deus lhe envia todas as horas. E não se irrite. Não se altere. Agradeça. A mão de Deus está agindo em seu favor, em todos os momentos, todos os dias.

Logosofia: Qual é o seu conceito de Deus?

Essa é uma pergunta amiúde formulada quando mencionamos que a Logosofia é uma ciência. É uma pergunta muito difícil de ser respondida. Não há dúvida que o ser humano é dotado de um poderoso sistema mental, de uma inteligência a toda prova; uma inteligência cuja capacidade de expansão é limitada. Essa característica é revelada na criação de coisas inteligentes. Se partirmos do princípio de que “coisas” inteligentes são produzidas por mentes inteligentes, não há como negar a existência de uma inteligência que criou o homem inteligente. Diferentemente de “coisas inteligentes” que não são dotadas de inteligência, o ser humano é. Assim, a “coisa” não pode pretender aproximar-se da inteligência que a criou, ao contrário do homem que pode. A inteligência tem o poder de gerar conhecimento. Assim, somente existe uma via para aproximar a inteligência do homem - inferior - à inteligência – superior – na qual ele se inspira: o conhecimento.
Através dos séculos, graças aos esforços de poucas mentes, o ser humano em buscado o conhecimento e dele se beneficiado. Mas o conhecimento não pode ser privilégio de umas poucas mentes. O conhecimento isolado, embora beneficie uma grande quantidade de seres, não cria vínculos. O beneficiário do conhecimento dele usufrui ou por recompensa financeira ou por caridade, mas isso não lhe dá posse do conhecimento. Em ambas as situações emergem as figuras do credor e do devedor, de uma forma ou de outra sendo caracterizada como um gesto de caridade por parte de quem o gerou. Nessa circunstância, o devedor jamais será credor, formando-se assim, um desequilíbrio difícil, impossível de ser corrigido. O devedor somente deixaria de sê-lo se empenhasse no esforço inteligente da difusão do conhecimento, o que o obrigaria, através do estudo e da experimentação, aperfeiçoar-se e desenvolver novas aptidões com o objetivo de beneficiar o semelhante, ou seja, se a caridade estimulasse o cultivo da gratidão, Nesse contexto, quem dá – dar é ensinar – é grato por poder dar; quem recebe sente a imperiosa necessidade de ser grato, não somente a quem lhe deu, mas também a quem lhe oferece a oportunidade de dar. Esse segundo elemento – o sentimento de gratidão – é que dá vida ao conhecimento, porque possibilita o encadeamento de uma corrente vinculante do conhecimento entre os seres humanos.
Portanto, o elo da corrente do conhecimento é o sentimento. Sem ele o conhecimento é seccionado, isolado, frio, submetendo um grande contingente de seres humanos às trevas da ignorância. Cabe ao ser humano conscientizar-se da necessidade desse elo para a formação de uma grande inteligência humana, o que permitirá sua aproximação à Inteligência Criadora, ao Criador.

Daniel Rodrigues