Primeira web rádio da região completa três anos


A locutora Carla Locatelli no estúdio da Mixagem Web Rádio

Depois de três anos, a Mixagem Web Rádio & Produtora de Áudio provou ser uma realidade viável. Diferente das demais emissoras que estão na rede mundial de computadores simplesmente retransmitindo a programação convencional para web, ela foi ousada e criada exclusivamente para ser gerada via internet, com uma nova forma de se comunicar com o ouvinte.
É também a primeira e única emissora com esse perfil na região. Começou a ser gerada em 2007, exatamente no dia 10 de fevereiro, com esforços e sonhos de rio-pardenses. É um projeto totalmente pioneiro que envolve, além da equipe da rádio, as empresas Max.com, responsável pela manutenção dos micros e também do programa de execução, e a WK Tecnomedia, responsável pela tecnologia streaming, do servidor e do site.
Sua sede está localizada na Avenida Independência, 306, centro, local onde é gerada toda programação e também onde está o estúdio de gravações de spots para carro de som, rádio, TV, espera telefônica, campanhas políticas, narrativas de vídeos, entre outros.

Expectativa
Foram muitas as dificuldades e superação até que as empresas envolvidas no projeto chegassem ao nível satisfatório que atendesse a expectativa da equipe e dos ouvintes. Mesmo sendo um projeto experimental, na época, a idéia era levar para a internet, uma programação madura, equilibrada que não agredisse os ouvidos das pessoas com muito falatório e excesso de propagandas. Resumindo, pouco ou quase nada de blá blá blá e muita música.
Maxwell Vigorito Quessada, um dos proprietários da Max.com, lembra da novidade de se levar uma rádio para web. “Tínhamos a idéia e o conceito, mas não sabíamos bem como fazer. Havia problema de velocidade para navegar na Internet e poucas pessoas tinham acesso à banda larga. Mas passados três anos, houve mudanças significativas nessa área, e hoje o servidor está mais robusto e a velocidade para navegar aumentou, isso sem falar das novas possibilidades de se conectar a Internet: computadores portáteis celulares e por ai vai”.
Para o coordenador e idealizador da emissora, Edimir Feriam, com a popularização dos micros computadores e também do acesso à Internet banda larga, a forma de se comunicar vem causando mudanças profundas também nas emissoras de rádio. Ao mesmo tempo, Feriam conta que viu na Internet a possibilidade de eliminar a distância entre o ouvinte e a emissora. “Com ela deixamos de ser uma rádio local, ou regional, e passamos a ser mundial”.
“A grande sacada da rádio na web é justamente romper fronteiras e interagir com pessoas, inimagináveis até 10, 15, 20 anos atrás. Hoje recebemos mensagens, como a do ouvinte Dalmo Marques, de Feira de Santana (BA), parabenizando a qualidade da programação. “Continuem assim... Ouvi, gostei e salvei nos meus favoritos”. Para Edevaldo Ramos Nogueira, o Kuka, proprietário da WKTecnomedia, o desenvolvimento de um site exclusivamente para uma web rádio foi um desafio para ele e o seu sócio, o programador Wilson Amâncio de Oliveira, mas ao mesmo tempo prazeroso. “Foi um trabalho em conjunto entre a equipe da Mixagem, o Maxwell, e nós da Tecnomedia, onde fomos trocando informações, ajustando, adequando, até que conseguimos chegar ao produto final de transmissão que pode ser conferido e ouvido 24 horas sem nenhum problema.”
Além do coordenador, a Mixagem conta com uma equipe que acredita no romantismo do rádio, seja ele como for. Elias Feriam, Maria Elisa, Carla Locatteli e Alexandre Chiconello, todos se revezam, no dia-a-dia, nas mais diversas funções para manter as atividades da emissora. Locução, programação, produção, atendimento ao cliente, ao ouvinte, etc. Parafraseando o álbum dos Titãs: “Tudo ao mesmo tempo agora”, e o resultado disso tudo é música de qualidade.
Quem já conhece sabe que a Mixagem é uma emissora que respeita o ouvinte, nela não se tem playlist (as mais tocadas), e nem jabá. Os pedidos musicais são atendidos pelo espaço do ouvinte, no site, e também pelo chat ao vivo - espaços de interação entre o internauta e o programador – tudo em tempo real.

O fascínio do rádio
A rádio é um meio de comunicação extraordinariamente rico com uma narrativa singular e fascinante. Tradicionalmente conhecida como um meio imediato e sem repetições, com advento da Internet, ele pôde manter esse romantismo e redefinir-se.
A transição do sistema analógico para o digital e a sua difusão na web pressupõe a ruptura de fronteiras locais, regionais e nacionais para ter acesso ao meio de qualquer parte do mundo. Com isso, o ingresso da rádio no ciberespaço permite que os seus canais sejam alcançados a partir de qualquer computador que tenha conexão à rede. Com a web o rádio diversificou os seus serviços, os seus conteúdos e emissões, dando-lhe outro ritmo de produção e distribuição diferente do modo linear até então conhecido.
Por isso, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o rádio não está perdendo espaço para outras mídias, na verdade ele está vivendo um momento de ampliação. Com a Internet ele está se atualizando e se moldando à nova realidade. Isso sem perder a interação com o público nem com o romantismo. “Talvez o romantismo não exista mais para quem nunca realmente foi do rádio, e talvez tenha caído de pára-quedas no meio. É preciso ser muito limitado profissionalmente falando para achar que o rádio está perdendo espaço para outras mídias, como um carro de som, por exemplo,” disse Feriam.
Preocupado com as transformações, desde o início a emissora trabalhou muito para definir um perfil, um público alvo e uma identidade. “É isso que garante a fidelidade do ouvinte – não importa aonde. Na Mixagem, por exemplo, não se toca música sertaneja, ou axé, isso não se trata de gosto, mas de termos definido previamente qual seria nosso público. Isso é respeitar os ouvintes. “Na Mixagem, não se troca a programação como se troca de roupa, aqui temos uma proposta e não copiamos a programação de nenhuma outra rádio. A Mixagem não tem modismos, mas tem uma identidade e uma verdadeira equipe onde todos exercem seu papel com a devida importância para o sucesso final da nossa emissora”.
Foi justamente esse respeito e qualidade na programação que fez com que várias empresas da cidade adotassem a emissora como som ambiente no interior de seus estabelecimentos. “Isso nos orgulha muito, pois sinaliza que estamos no caminho certo”, avalia Feriam.
Outra vantagem de se trabalhar com uma rádio na web é poder comprovar, através do site, o número de pessoas que acessaram a página da emissora, o que é quase impossível numa rádio convencional.
“A única forma de se comprovar a audiência de uma emissora convencional é por meio de uma pesquisa séria, feita por um instituto legalizado, com dados registrados que possam ser utilizados como ferramenta de trabalho”. No caso da Mixagem, onde se comprova o número de ouvintes, no primeiro ano de trabalho havia em média 800 visitas no mês, hoje ela gira em torno de 15 mil.
Michele Darcie, funcionária da Hidrata Pharma, conta que tanto no trabalho quanto em sua casa, quando está com o micro ligado, só ouve a Mixagem. “É uma rádio que não cansa, toca músicas que eu gosto e serve de ambiente enquanto vou trabalhando e ou realizando alguma tarefa em minha casa”.
“Para ter a mixagem como som ambiente basta conectar a saída da placa de som do micro computador à entrada auxiliar de um amplificador ou aparelho de som – pronto estará ouvindo o melhor da música”.

Nenhum comentário: