FEUC terá dois novos cursos


O diretor interino Ary Menardi Junior diz que instituição passa por momento histórico

A direção da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) comemorou a aprovação dos cursos de Engenharia de Produção e de tecnólogo em Gestão de Produção Industrial pelo Conselho Estadual de Educação. A decisão foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira, dia 5. Eles haviam sido protocolados na Secretaria no segundo semestre de 2009.
Com os novos cursos, a instituição passará a oferecer vagas diferentes dos tradicionais, voltados para formação de professores (licenciatura). O curso de Engenharia terá cinco anos de duração, enquanto que o de tecnólogo, dois.
O diretor interino da FEUC, Ary Menardi Junior, disse estar aguardando, ainda para este ano, a deliberação de outros cursos que já estão tramitando na Secretaria. Revelou que um deles também será para a formação de tecnólogo.
Menardi assumiu a direção no lugar de Isabela Custódio Talora Bozzini, que pediu temporariamente afastamento do cargo.
Segundo o diretor é um momento histórico para a Faculdade, porque pela primeira vez ela irá oferecer um curso que não seja voltado para a formação de professores. “Isso não quer dizer que iremos abandonar nossa identidade. Somos responsáveis pela formação de grande parte dos profissionais da área de educação da região. Por isso, antes de tudo, temos um compromisso com a qualidade de ensino, formação e desenvolvimento do município e das cidades circunvizinhas”.
Mas, esclareceu que a abertura de cursos diferentes dos de licenciatura, está relacionada às mudanças naturais do país e do mercado de trabalho. E que somente foram possíveis graças a criação do Instituto Superior de Educação Euclides da Cunha (ISEEC), em 2004. “Sem ele seria impossível abrirmos novos cursos”.
Explicou, por exemplo, que o tecnólogo é uma graduação de nível superior, que habilita o estudante para concursos, para a pós-graduação, para o emprego e para o empreendedorismo. “É realizado em dois anos, pois está totalmente voltada ao desenvolvimento das competências e habilidades que interessam ao mercado de trabalho. O tecnólogo vem conquistando cada vez mais espaço no mundo empresarial”.
Entusiasmado, contou que o próximo passo para a implantação dos cursos são as adequações da instituição e a espera da visita dos conselheiros. “Eles irão avaliar se a FEUC possui espaço físico suficiente e adequado para receber os novos cursos. Eles avaliam também, os laboratórios e biblioteca. Tudo isso deixa claro que para sua ampliação, a construção do campus é fundamental”, explicou.
Disse, no entanto, que a direção fará o possível para que a visita seja agendada até o final deste primeiro semestre e, dependendo do parecer, eles comecem a funcionar já no segundo semestre. “Mas, se por algum motivo não for possível, temos o prazo de até um ano para agendarmos a visita”.
Ary explicou que os projetos pedagógicos foram muito bem redigidos, por isso o resultado positivo. “Agora vamos torcer para que os outros cursos também sejam liberados, pois eles foram feitos com a mesma preocupação que os outros dois já aprovados.
Frisou o interesse e os esforços do prefeito João Luís Cunha para aprovação dos projetos pedagógicos e também do bom andamento da FEUC. “Ele tem apoiado as iniciativas da direção e também chegou a ir pessoalmente ao Conselho Estadual de Educação pedir a aprovação, com urgência, dos cursos”.
Lembrou também do empenho do deputado estadual Simão Pedro, do federal Paulo Teixeira e do senador Eduardo Suplicy, todos do PT, na viabilização de recursos por meio de emendas, para o início da construção do campus.

Nenhum comentário: