Sobe para 5 o número de casas condenadas após alagamento

Obra irregular represou água e causou o acidente, segundo a Cetesb
Fonte: EPTV

Subiu para cinco o número de casas que serão demolidas após um alagamento na segunda-feira (7), no bairro Paula Lima, em São José do Rio Pardo, região Central do Estado de São Paulo.

A prefeitura divulgou um novo laudo nesta quinta-feira (10) sobre a condição das casas atingidas pela enchente. Duas já tinham sido condenadas e, agora, outras três correm o risco de cair.


Sete famílias retornaram para casa, mas muitas ainda estão no abrigo da prefeitura. Para ajudar os prejudicados, o Departamento de Serviços e Obras Sociais está com uma campanha de arrecadação de móveis, alimentos e roupas.

Irregular

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a construção e reforma em duas travessias represaram a água e causaram o rompimento. O órgão afirma que a obra foi feita sem licença ambiental.

No lugar apontado como principal motivo da enchente, máquinas trabalham desde a quarta-feira (9). A cratera que existia no local e que deixou uma chácara isolada por dois dias, já foi coberta com terra, da mesma forma como estava antes do acidente.

A diferença, segundo um funcionário que não quis dar entrevista, é que agora eles colocaram uma tubulação a mais para ajudar no escoamento da água.

A Cetesb está analisando se haverá e como deve ser aplicada uma punição para os responsáveis.

Obra que pode ter causado inundação é irregular, diz Cetesb

30 pessoas ficaram desalojadas e 2 imóveis serão demolidos
Fonte: EPTV

Fiscais da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) fizeram uma inspeção na obra que pode ter causado uma enchente na última segunda-feira (7), em São José do Rio Pardo, e constataram que as duas travessias que romperam, foram construídas irregularmente e reformadas sem licença ambiental.

A água da chuva foi parar em um córrego do bairro Paula Lima, alagando 12 casas. Ao todo, 30 pessoas ficaram desalojadas e foram levadas para um abrigo. Dois imóveis serão demolidos.

A parede de uma das casas caiu e uma máquina de lavar foi arrastada.

O responsável pelo loteamento, Luciano Magalhães, disse que a obra tem autorização da Cetesb. Ele afirmou também que o rompimento aconteceu por causa de excesso de chuva.

Ainda não foi comprovado se a obra causou o transtorno. Com relação às irregularidades, a Cetesb ainda não informou quais medidas serão tomadas.

Duas casas serão demolidas após chuva destruir açude e alagar bairro

30 famílias ficaram desabrigadas; prefeitura vai apurar responsabilidades

Fonte: EPTV

Duas casas que apresentaram o risco de desabar serão demolidas, após a destruição de um açude que alagou 12 residências no bairro Paulo Lima na tarde de segunda-feira (7), em São José do Rio Pardo. Ao todo, 30 pessoas de nove famílias foram levadas para o centro de convivência da terceira idade. Ninguém ficou ferido.


A prefeitura fez uma perícia na manhã desta terça-feira (8) nas casas que ficaram com rachaduras. “Vamos tomar as providências para demolir a edificação e avaliar porque aconteceu isso. A estrutura está comprometida”, afirmou o diretor de Planejamento Urbano, Daniel Cobra.

De acordo com o prefeito da cidade, João Cunha, as famílias que tiverem condições de retornar serão trazidas de volta depois de uma vistoria. “As que não tiverem serão abrigadas pelo aluguel social e terão prioridade no projeto ‘Minha Casa Minha Vida’, que está sendo construído”, disse.

Ainda segundo o prefeito, está sendo feita uma apuração e se houver um responsável ele será punido. “Mas nós acreditamos que isso tenha sido causado pelo excesso de chuva mesmo”, explicou.

Funcionários da prefeitura visitaram o local onde teria começado a enchente. No local, eles encontraram um vazio onde deveria passar uma rua de terra. A suspeita é que obras foram feitas no trecho. Com a elevação do nível da passagem, uma represa se formou e, com a chuva dos últimos dias, tudo se rompeu."Há indícios de irregularidade, mas vamos checar se há documentação para o que foi feito", disse Cobra.

Transtornos

A enchente aconteceu devido à forte chuva. A água do açude veio parar em um córrego que fica a 40 metros do local. Em uma das casas a parede caiu e uma a máquina de lavar foi parar no quintal. Os móveis e eletrodomésticos que não foram arrastados pra fora, ficaram sem condições de uso. Roupas e alimentos já foram providenciados para os moradores.

A força da água também causou um desmoronamento de terra na Rodovia SP-207, que liga São Sebastião da Grama a Mococa, que ficou interditada por duas horas e deixou o trânsito lento.