Ano VII - Edição 150 - São José do Rio Pardo - SP - 16 de janeiro de 2010

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Clube do Pança e o Big Brother


Três são presos suspeitos de matar empresário

O sócio do empresário morto em uma tentativa de assalto em Mococa e outros dois homens foram presos na segunda-feira, 11, suspeitos de envolvimento no crime.
Willian Murias e Ezequiel da Silva, ambos de 20 anos, são suspeitos de matarem o empresário. Além deles, a polícia prendeu José Roberto Soares, que é um dos sócios da fábrica de piscinas da vítima, por suspeitar que ele fosse o mandante do assalto.
O advogado de Soares, Paulo Sérgio de Almeida, negou as acusações. “Ele não admite de maneira nenhuma que isso tenha acontecido ou que tenham até suspeitado dele. Ele está muito chateado com isso e quer que desvende o mais rápido possível, porque ele é dono de um terço da empresa também”, explicou. O delegado Vanderlei Fernandes Júnior suspeita que mais uma pessoa esteja envolvida. O advogado Alexandre Luzia, que defende Ezequiel Batista da Silva, disse por telefone que vai aguardar as investigações antes de tomar qualquer atitude. O outro envolvido ainda não tem advogado, segundo a polícia.
O crime - Na noite do dia 28 de dezembro do ano passado, dois assaltantes invadiram a casa do empresário Ambrósio Buzo Júnior, de 44 anos, que fica em um condomínio de chácaras no bairro Clube do Vale.
O empresário e sua esposa foram rendidos e ameaçados. Enquanto a mulher foi ao quarto buscar o dinheiro exigido, o empresário teria reagido e levado uma facada na barriga e um tiro na cabeça. Os assaltantes fugiram sem levar nada.
Capacetes - Os capacetes deixados no local do crime ajudaram a polícia a encontrar dois suspeitos. Uma pessoa não identificada reconheceu os objetos e denunciou. “Nó começamos a receber informações e os investigadores conseguiram localizar o proprietário do capacete branco. A Justiça então concedeu a prisão temporária do suspeito”, disse o delegado Fernandes.
A descrição física dos bandidos feita pela viúva também confirmou a suspeita.

Prefeitura disponibiliza 30 vagas para qualificação de ex-detentos

A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Centro Paula Souza disponibilizará 30 vagas para que ex-presidiários possam se qualificar profissionalmente e, assim terem mais uma chance de retornarem ao mercado de trabalho.
As 30 vagas são para cursos profissionalizantes do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ). O direcionamento das vagas faz parte do programa Pró-Egresso, cujo objetivo é a ressocialização de ex-presidiários, além da inserção destes para cumprirem medida sócio-educativa no mercado de trabalho.
As inscrições começam na segunda-feira, 18, das 7h às 17h, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), à Rua Benjamin Constant, 570. Os interessados devem levar o RG, o CPF, a carteira de trabalho e a carteirinha de liberado.
O curso é gratuito, com duração de 40 dias, e será realizado no Centro Paula Souza no início de março. Os beneficiados receberão vale transporte, lanche e o benefício de R$ 210 mensais.

Notas de São José

Fábrica de Expressão
Estão abertas as inscrições (matrículas e rematrículas) para todos os cursos da Fábrica de Expressão. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, à rua Francisco Glicério, 64. Estão sendo oferecidos cursos gratuitos de dança, música, teatro, desenho e pintura.

Professores
A Secretaria Municipal de Educação comunica aos candidatos inscritos no Processo Seletivo para Professores Substitutos que a prova será realizada neste Domingo, dia 17, no prédio da UNIP, e não na FEUC, como informado anteriormente. Os horários permanecerão os mesmos publicados em Edital.

Euclides da Cunha
O DEC realizará na próxima quarta-feira, 20, uma cerimônia para lembrar o aniversário de 144 anos do escritor Euclides da Cunha. A cerimônia será realizada no Recanto Euclidiano, a partir das 9h. Alguns nomes já estão sendo cogitados para participarem do evento e da conferência oficial.

Campanha informativa para motociclistas
A Prefeitura em parceria com o DENATRAN realizará uma campanha informativa direcionada a motociclistas de São José do Rio Pardo. A campanha será realizada nos dias 18, 19 e 20, das 11h às 13h, em frente ao banco Bradesco.
A Guarda Municipal estará presente na campanha fazendo a distribuição de uma cartilha “DENATRAN RESPONDE – Motociclista”, que contém diversas informações indispensáveis.

Bolsa Família
A Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social está realizando reuniões com os beneficiários do Programa Bolsa Família, a fim de apresentar palestras educativas e informativas. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem o objetivo central a erradicação da extrema pobreza e a conquista da cidadania. Com esse trabalho a Secretaria pretende criar um espaço com as famílias, onde as ações possam ser efetivadas, gerando a emancipação e a autonomia.

Catador de lixo
A Câmara analisa o Projeto de Lei 6039/09, do deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que inclui o catador de material reciclável entre os segurados especiais da Previdência Social. O autor argumenta que a proposta dá maior eficácia ao princípio da eqüidade, segundo o qual o Estado e a sociedade devem participar, de forma direta ou indireta, do financiamento do sistema de seguridade social.

Lançado o livro "Quando a tarde é de sol"

O escritor e advogado Gasparino José Romão acaba de lançar mais um livro, “Quando a tarde é de sol”. A obra de 256 páginas foi publicada no ano passado pela editora Scortecci – é a 21ª obra do autor.
O prefácio, redigido por ele, deixa claro não ter pretensão de ser chamado de escritor. Entretanto, sempre carrega a vontade indomável de jogar fora o que a mente delineia o que, com publicações, vêm aos poucos realizando. Na obra, ele usa da pureza de um menino do interior de Minas e a maturidade ilibada de um homem da cidade grande para construir e compartilha com os leitores às indeléveis lembranças de sua vida.
Segundo o próprio Gasparino, o livro não chega ser uma obra da história de sua vida, mas lembranças sem nenhuma cronologia, esparsas no tempo. Rastros, reminiscências ao longo dos seus 80 e poucos anos bem vividos. Como bom mineiro, no capitulo Memórias (pág. 171) ele fala do amor pelo seu Estado. “Na minha Terra você ainda topa pelas estradas com o campônio de chapéu de palha, enxada no ombro, regressando, ao tombar da tarde, do seu roçado, assobiando uma música que ele ousa, às vezes, cantar ao compasso da viola, nas suas horas de solidão”.

Casas do S.O.S estão sendo recuperadas

Depois de mais de 20 anos sem receber qualquer tipo de manutenção ou melhoria decente, as 24 casinhas do S.O.S., finalmente, estão sendo recuperadas pela atual administração. As reformas internas de algumas casas começaram ainda em 2009, e agora em 2010, passadas as festas de final de ano, a Prefeitura dará continuidade às obras.
“É preciso esclarecer a população sobre a verdade dos fatos. E essa é a verdade, que a Prefeitura, por meio do Serviço de Obras Sociais e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços resolveu atuar na recuperação destas moradias, que infelizmente, pelo descaso ocorrido em anos anteriores, realmente estavam em situações precárias”, disse a Diretora Administrativa do S.O.S., Maria Isabel Alves Tessari.

Vestibular da FEUC é neste domingo

A Faculdade Euclides da Cunha (FEUC) - uma das mais tradicionais instituições de ensino da região - realiza neste domingo, 17, às 9h30, o seu processo seletivo para o 1º semestre de 2010. Os inscritos irão concorrer às vagas nos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Física, História, Geografia, Ciência Biologia, Educação Física e Arte. Além dos cursos de Licenciatura, a instituição oferece também Bacharelado em Educação Física. E quem já é habilitado em Letras pode fazer, em um ano, habilitação em Espanhol.
Segundo os organizadores, é aconselhável que o candidato chegue ao local da prova com 40 minutos de antecedência portando documento de identidade original ou outro documento com foto. A instituição possui 70% de mestres e doutores e é responsável pela formação da maioria dos professores dos 20 municípios vizinhos.
Quem perdeu a inscrição poderá participar do próximo vestibular marcado para o dia 7 de fevereiro. Mas fiquem atentos, pois as inscrições se encerram no dia 5.
Este ano, uma das novidades do vestibular é o transporte gratuito para alunos que não moram em São José do Rio Pardo. “É mais um atrativo para quem deseja cursar nossa faculdade”, disse o diretor interino Ary Menardi Junior.
“A FEUC possui mais de 45 anos de tradição temos laboratórios de Química, Biologia, Fisiologia Humana, Anatomia, Geodidático e Informática. Temos também Bolsa de Estudos e estágios.
E não é só isso, “a instituição vive um momento importante. Ela passa por reformulações estruturais e em breve estará instalada no tão sonhado campus”.
Menardi finalizou explicando que para viabilizar essas conquistas foi necessário esforço conjunto entre a direção da FEUC e o prefeito João Luís Soares da Cunha com apoio de dirigentes e parlamentares do PT.

Reforma da praça do “Santa Tereza”



A praça Maria Clara Neumayer, localizada no jardim Santa Tereza, está passando por reformas. O local era mantido por uma empresa terceirizada ainda na gestão anterior.
Segundo o diretor de Meio Ambiente, Felipe Quessada, a praça não era mantida pela prefeitura, porém, “já iniciamos o trabalho de revitalização da mesma, com corte e poda de árvores, além da parte de iluminação”.
Explicou que nos próximos dias será realizada a parte de alvenaria - calçadas, guias, bancos, lixeiras -, além da reposição da vegetação, com jardinagem.
Ele explicou que nos próximos dias será realizada a parte de alvenaria (calçadas, guias, bancos, lixeiras), além da reposição da vegetação, com jardinagem. Concomitantemente com esta, a praça Vitório Chiconello (Jardim São Roque) também está recebendo serviços de revitalização, sendo que ambas fazem parte do programa ’Praças da Paz’, desenvolvido desde o ano passado pela Prefeitura, cujo objetivo é recuperar as praças e torná-las, novamente, locais de encontro da comunidade, principalmente com a visitação das famílias rio-pardenses.
“A Prefeitura está fazendo a sua parte, limpando e revitalizando as praças, porém, pedimos para que a população colabore mantendo os locais limpos, sem lixo e entulhos”, ressaltou Quessada.
Além destas, outras praças já foram recuperadas pela Prefeitura, entre elas a Maria F. de Carvalho (praça dos Três Reis), onde ocorreram reformas na parte de alvenaria e instalação de brinquedos (playground) para as crianças. No início de fevereiro será realizada a pintura, reparos na parte elétrica e iluminação, além de canteiros de flores.
“A previsão é que neste ano outras praças da cidade sejam recuperadas pelo programa ‘Praças da Paz’. Muitas já receberam manutenção e a população dos bairros agradeceu muito a prefeitura pela iniciativa”, finalizou Quessada.

Casa histórica é tombada pela prefeitura

O prefeito João Luís Cunha acatou parecer da Procuradoria Jurídica do município e está decretando o tombamento do histórico imóvel situado na esquina entre a rua Costa Machado e avenida Independência. Esta foi a primeira vez que um imóvel de propriedade particular foi tombado pela Prefeitura.
O pedido de tombamento foi feito ainda em 2008 pelo Conselho de Defesa e Estudos do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultura de São José do Rio Pardo (CONDEPHAC), que entendeu que o imóvel tem grande valor histórico e cultural e recomendou sua preservação.
João Luís Cunha assinou nesta semana decreto tombando a casa. Esta é a quarta vez que um bem é oficialmente tombado pelo município, desde a criação do Conselho – o primeiro foi o conjunto formado por capela, cruzeiro e altar no Cemitério Municipal, que foi tombado em 2008; já em 2009, João Luís Cunha determinou o tombamento de um crucifixo histórico, que remonta à fundação da cidade, e que fica na sala de sessões na Câmara Municipal e de parte do mobiliário usado no Fórum local. Segundo avaliaram os membros do CONDEPHAC, o casa tem importância histórica e arquitetônica. Trata-se de construção projetada pelo jornalista Paschoal Artese, “criador de uma arquitetura denominada fantástica, modo corrente no Brasil entre os anos 1900 a 1930”.
Para fundamentar o parecer, os conselheiros se apoiaram em análise das características arquitetônicas do imóvel, com especial destaque à fachada. “Sou do parecer que a fachada e as respectivas dimensões do prédio devem ser mantidas como estão, na sua forma original, podendo ser modificado apenas o interior e, qualquer acréscimo da área construída existente, não pode interferir no conjunto da obra”, conclui o relator do projeto de tombamento, Luiz Paulo Cobra Monteiro, ex-presidente do CONDEPHAC.
O pedido de tombamento foi encaminhado à Procuradoria Jurídica, que instaurou processo administrativo e deu parecer favorável, recomendando a preservação. O parecer foi acatado pelo prefeito, que determinou o tombamento. Nesta semana, está sendo publicado o decreto de tombamento do imóvel.

Fim de contrato com prestadoras não prejudica servidores, diz técnica

A maioria dos contratos entre a Prefeitura de São José do Rio Pardo e os prestadores de serviço do Convênio Médico dos Servidores Públicos Municipais, como Santa Casa, médicos, clinicas, e outros, encerraram em janeiro. Outros encerrarão no mês de fevereiro.
Com isso, as guias para consultas médicas, internações, cirurgias e exames deixaram de ser emitidas - o que gerou reclamações dos usuários do convênio. O contrato entre às partes eram de cinco anos.
Com o fim dos contratos a emissão de guias só é possível para os prestadores de serviço que estão com a situação regularizada junto ao setor de convênios da prefeitura – ou seja, que ainda não encerrou o prazo do contrato ou para aqueles que já assinaram um novo.
Muitos já regularizaram a situação, outros como o Hospital está acertando as documentações exigidas e em poucos dias estará atendendo normalmente.
No entanto, segundo a responsável técnica do Convênio, Fernanda Lúcia dos Santos, nenhum servidor foi prejudicado por isso. Todas as consultas agendadas e também internações necessárias estão sendo realizadas mediante acordo entre o Convênio e os prestadores de serviço. “A intenção é que até o final do mês a situação esteja toda regularizada”.
Em dezembro foi publicado edital no jornal Gazeta do Rio Pardo informando o fim dos contratos e a necessidade dos interessados em providenciar a documentação para acertar a situação. Mas nem todos conseguiram realizar a tempo.
Para Fernanda, o que pode ter dificultado foi que a maioria dos contratos encerrou no início de janeiro, com isso, os prestadores de serviço, através de seus escritórios contábeis, teriam que providenciar os documentos para assinar um novo e possível contrato no mês de dezembro ou início de janeiro deste ano. No entanto, por ser um período de festas, isso não acabou acontecendo – o resultado foi à suspensão da emissão de guias.
Ela também explicou que o executivo está empenhado em agilizar os trabalhos e solucionar o problema que não foi gerado por ele. “O setor de licitação está dando prioridade aos contratos dos prestadores de serviço, com isso muitos médicos já voltaram a atender normalmente com as guias”.

Números
Segundo informações do Convênio Médico dos Servidores Públicos só no mês de dezembro de 2009 foram realizados 18 procedimentos, 28 internações para tratamento, 22 internações cirúrgicas, 20 tratamentos fonoaudiológico, 67 fisioterápico e 779 exames. Sendo que em cada guia emitida para tratamento fisioterápico ou fonoaudiológico o paciente tem direito há dez sessões. No caso dos exames médicos, o caso é semelhante, em uma única guia pode haver o pedido de vários exames, o que elevaria o número de exames em pelo menos três vezes mais.
Ao todo, em 2009 foram realizados 185 procedimentos, 401 internações para tratamento, 282 internações cirúrgicas, 175 para tratamento com fonoaudióloga, 683 para fisioterapia, 8.741 exames e 12.114 consultas.

Carnaval: Rio Pardo Folia será 30% maior

O DEC já começou os preparativos para o Carnaval 2010. De acordo com o presidente da autarquia, Marlon Callegari da Silva, o Rio Pardo Folia será realizado na área externa do ginásio Tartarugão (pátio) entre os dias 12 e 16 de fevereiro, sendo cinco noites e duas matinês (domingo e terça). A proposta de decoração será o meio ambiente.
“Neste ano a estrutura será 30% maior que no ano passado, com 1.700 metros quadrados cobertos. A arquibancada também será bem maior que em 2009, além de área vip para 500 pessoas com abadá (somente convidados).
Além da estrutura, a questão da segurança também foi renovada para este ano, com um número maior de câmeras (16 ao todo) no circuito.
Na rua está programado desfile de blocos, blocos de percussão, a escola Tradissamba, que neste ano terá como enredo o café, e possivelmente outra escola de samba. E para os mais nostálgicos, nos dias 13, 14, 15 e 16, a Secretaria de Turismo promoverá o Carnaval Nostalgia no coreto da Praça XV de Novembro, tocando as inesquecíveis e saudosas ‘marchinhas’.

Desfile da campanha “Liquida Rio Pardo” no Mercado Cultural


A Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José do Rio Pardo e a Secretaria Municipal de Turismo realizaram na noite de quinta-feira, 14, no Mercado Cultural o desfile da campanha “Liquida Rio Pardo”. O evento seria realizado na semana passada, mas acabou sendo transferido em razão das constantes chuvas.
O desfile contou com a participação das lojas que aderiram à campanha, que mostraram ao público, através dos modelos, as tendências de confecções, maquiagem, acessórios e cabelos para o verão 2010.
Além dos munícipes, também prestigiaram o desfile o presidente da ACI, Izonel Tozzini, a vereadora Rosângela Berti e a Diretora de Cultura, Lúcia Vitto. A Campanha conta com forte apoio da prefeitura, e tem como objetivo movimentar o comércio neste início de ano, com várias promoções em diversos setores comerciais da cidade, como já acontece tradicionalmente em grandes capitais do país para queimar os estoques.
De acordo com o Diretor de Turismo, Marcio Barbosa, “o desfile foi um sucesso, onde o público presente pode conferir a variedade do comércio local e ao mesmo tempo conferir a qualidade dos produtos que estão na liquidação”.

LOJAS QUE ADERIRAM À CAMPANHA
Afrodite Moda Feminina; Alma Gêmea; Arcádia Materiais para Construção; Arte Ouro; Bagodi Informática; Bela Perfumaria; Bella Donna; Bia Modas; Carpeluxo; Casa Violeta; Colchões Ortobom; Del Fina Jóias; Della Torre Decoração; Detalhes Presentes; Dri Oliveira; Extreme Board; Foto Líder; Hit Modas, Íntimus Moda Íntima; La No Lu Moda Jovem; Lexus Boutique; Lica Joalheiro; LOFT; Loja de Móveis Dom Bosco; Loja do Zequinha; Lojão dos Enxovais; Michely Modas; Motocor; Mundo Mágico Brinquedos; Nana Modas; Pantano Calçados; Papelaria Ideal; Pequeno Toque; Princezinha Modas; Quissis; Rami Calçados; Rei Magazine; Rosa Flor; Sexto Sentido Jóias; Sicca Imagem; SOS Motos; Stillus Calçados; Stravaganza Boutique e Vernissage.

Momento Espírita: Recolhimento necessário

Grupo Espírita Hilário Silva

No mundo atribulado em que vivemos nossa rotina diária costuma ser cheia de afazeres. Nossa mente é bombardeada diariamente por excesso de informações a partir da televisão, Internet, rádio, jornais e revistas. Estamos constantemente preocupados com o que temos a fazer, imersos na pressa e entregues ao tão propagado stress da vida moderna.
Para compensar a correria diária, os momentos de lazer são, ora de total apatia frente a um aparelho de TV, ora de inúmeras horas de sono, ora de frenesi em shoppings ou em casas noturnas. A maior parte de nós não cultiva o hábito de recolher-se para meditar. Nossa mente é uma maravilhosa máquina, capaz de produzir numerosos pensamentos a cada minuto. Por este motivo muitas pessoas se queixam da dificuldade de concentração, pois não conseguem focar os pensamentos. Entre os jovens, o uso constante de aparelhos, como o computador e o telefone celular, costuma dificultar muito a atenção seja em sala de aula, seja durante o estudo, seja durante a leitura de um livro.
Precisamos aprender a controlar nossa mente, deixando de ser guiados passivamente por ela. A prática da meditação é quase tão antiga quanto a Humanidade, e é a base de muitas filosofias de vida, principalmente no Oriente. Para algumas dessas filosofias, meditar é cultivar a disciplina mental, é permitir a abertura mental para o autoconhecimento e para o conhecimento do Divino. Sócrates, filósofo grego, dedicou sua vida à meditação e ao estudo filosófico. Foi ele quem deu ênfase ao célebre conceito inscrito no templo de Delfos: Conhece-te a ti mesmo, convidando o indivíduo ao autoconhecimento. O autoconhecimento nos dá equilíbrio, nos traz paz de espírito, nos conduz ao caminho da reflexão. Não é necessário que meditemos durante horas, ou que usemos técnicas transcendentais de meditação. Mas é preciso que aprendamos a silenciar nossa voz e a reduzir o turbilhão de pensamentos por alguns minutos.
Podemos começar com alguns minutos de recolhimento em nosso quarto, antes do descanso, quando naturalmente nossa mente busca o repouso. Um ambiente com pouca luz e música suave pode nos ajudar a relaxar. Focar a atenção em um único objeto tem por objetivo controlar nossa mente.O segredo é dominar os pensamentos e serenar a mente.
No início, a dificuldade poderá desanimar, mas a determinação em atingir o objetivo deve ser maior. Quando conseguirmos silenciar a mente poderemos guiar nossos pensamentos dominando-os e não sendo dominados por eles. Conseguiremos, então, refletir serenamente, e com humildade, sobre nossas atitudes, sobre o caminho a ser escolhido, sobre os objetivos nobres a atingir em nossa vida.
A meditação nos permite um maior contato com o mundo espiritual, nos trazendo a inspiração para a escolha do caminho correto a trilhar nesta maravilhosa oportunidade que é a vida.

Logosofia: Perseverança

A perseverança é como um filtro depurador de nossos esforços, que nos permite aproveitar os verdadeiros valores de nossa vontade, com o que adquire solidez o pensamento encarregado de realizar os propósitos que concebemos na hora de inspiração”. (1)
O fator fundamental pra o sucesso de qualquer iniciativa é a perseverança.
Muitos propósitos para a vida malogram devido à falta de perseverança.
É sabido que toda vez que decidimos realizar algo que exija disposição para enfrentar dificuldades, surgem à mente pensamentos de desestímulos, sinalizando com o risco do fracasso. Isso é compreensível porque a mente tende naturalmente à inércia. Porém, a cada dificuldade que vencemos, ela se fortalece com novos pensamentos que estimulam a continuidade do projeto que estamos empreendendo.
A perseverança é uma atitude consciente. Sua sustentabilidade vem da paciência. Significa que com o auxílio da reflexão, concluímos que, apesar de todos obstáculos, decidimos continuar.
A paciência – paciência inteligente – é uma das maiores virtudes do ser humano. Assim a decisão de perseverar é tomada com a segurança do acerto, eliminando dessa forma o risco da persistência naquilo que se mostra inseguro e que pode levar ao erro.
O que enche a vida de energia são as realizações que levam a mudanças que instituímos na forma de conduzi-la. É bom lembrar que se nada muda, estamos andando para trás, porque o tempo não para nem volta jamais.
Quando elaboramos um projeto, estimamos um dispêndio de energias durante sua implementação, e o retorno dessas energias, potencializadas, após sua consolidação. O dispêndio diz respeito aos esforços que teremos que aplicar na luta para vencer as dificuldades que se nos apresentarão: o retorno refere-se aos ganhos que ocorrerão na vida com os resultados alcançados. O termo dispêndio é inadequado, porque trata-se das energias aplicadas no desenvolvimento do projeto, algo semelhante a um investimento.
Toda energia aplicada que não retorna potencializada é energia perdida. O resultado é o enfraquecimento psicológico do indivíduo. Isso quer dizer que a batalha travada na mente entre os agentes (pensamentos) conservadores e aqueles empenhados na concretização do propósito, foi vencida pelos primeiros, A perseverança significa o emprego de mais energia para
retomada do desenvolvimento do projeto.
Um projeto, por melhor que tenha sido elaborado, não pode prever todas as dificuldades que se apresentarão no decorrer de sua implementação; sempre ocorrerão imprevistos. È necessário, portanto, prever uma reserva de energias para enfrentar eventuais imprevistos.
As energias mentais têm sua fonte na consciência; são os conhecimentos que possuímos.
Os imprevistos obrigam-nos a reunir mais conhecimentos, ou seja, concentrar mais energias para vencer os obstáculos. Como conseqüência, a implementação do projeto também se valoriza, promovendo o aumento do retorno das energias por ocasião de sua consolidação.
(1) Logosofia. Do livro O Senhor de Sándara, p.490

Daniel Rodrigues

Eu e o Futebol: Mané Garrincha; um anjo, um deus, ou um demônio de pernas tortas? Parte 1


Emílio Antônio Duva

Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho.”
Palavras de Carlos Drummond de Andrade no dia 20/01/83 –
dia em que falecia Garrincha “alegria do povo”.

Reza-se no mundo do futebol que certas coisas só acontecem no Botafogo (RJ). Verdades ou coincidências à parte, regadas de boas doses de folclore, ou puras e simples mazelas de reles mortais, acontecem sim. Uma delas foi que no comecinho dos anos 50 em General Severiano, aportou um mulatinho de pernas tortas, levado por Araty (zagueiro do Bota naquele tempo). A perna direita era um semi-arco para a esquerda, e a esquerda circundava para a direita. De jeito humilde, tímido e calado, conta-se, que ele não se deslumbrou, e nem pouco tremeu quando pegou a bola e meteu entre as pernas do lendário Nilton Santos. Logo depois, aplicou um drible - que se tornaria marca registrada dele -, no respeitável atleta, que imediatamente parou o treino, pegou a camisa do então titular e entregou-a a Manoel Francisco dos Santos, o nosso inesquecível Mané Garrincha.
Nilton Santos, depois foi tratado por Garrincha, por “um tal de Nilton Santos”, haja vista que nos campinhos do longínquo e pequenino bairro de Pau Grande (RJ), Garrincha tinha por marcadores, os pobres coitados: Pincel e Suingue.
E a vida fluía naquela corrutela carioca, onde o jovem caçador de garrinchas – passarinho cujo nome cientifico é thryothorus - e simples operário da grande fabrica de tecidos, teria o mundo a seus pés, com suas formidáveis pernas tortas, e com dribles demoníacos (que o digam Coronel (Vasco), Jordan (Mengo), Vilela (Flu) e alguns Gustavssons, da qual não guardando nomes complicados dos gringos, tratava-os de “Joãos”.
Conta-se que em plena Copa do Mundo de 1958, contra a temível Inglaterra, no intervalo do jogo, o então já compadre Nilton Santos chega a Mané Garrincha e fala:
- Mané, o médio volante deles disse-me que você é veado.
- O que é isso de médio volante? Pergunta-lhe Garrincha.
- Ora, é o mister Flowers. Retruca-lhe Nilton.
- Não entendo palavra americana.
- Porra Mané, é o numero 5 deles, entendeu?
- Ah... Agora entendi. Deixa ele comigo...
E veio o segundo tempo. Garrincha pegava a bola driblava o lateral esquerdo, voltava, driblava-o novamente, voltava e partia para cima de Flowers, que assustado e zonzo pelas fintas, não entendia tamanha humilhação aplicada por parte daquele mulato envergando uma camisa amarela, como se estivesse brincando, porém o placar foi de 3x1, com 2 gols de Garrincha.
Diz a lenda, que Mané comentou com Pelé & Cia., que “o torneiozinho (a Copa) foi muito curtinho.” E quando ele viu a Tchecoslováquia entrar em campo para enfrentar o Brasil, comentou com seu compadre o que o São Cristovão estava fazendo naquele lugar.
Coisas da vida, coisas da bola... Até a próxima edição, com a segunda parte de alguns momentos da vida de Manoel Francisco dos Santos, o Charles Chaplin do futebol.

Prato do Dia: Lombo suíno trançado


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes:
01 lombo suíno ( 2 a 3 kg)
02 xícaras (chá) suco de abacaxi
01 xícara (chá) vinho branco seco
02 raminhos de alecrim fresco
05 dentes de alho
01 cebola
Sal e pimenta branca a gosto
300 g bacon fatiado
Fatia de abacaxi
Ameixa sem caroço
Cereja
Fio de ovos para decorar

Modo de Preparar
Marque o centro no sentido do comprimento do lombo no sentido horizontal, deste centro marque três dedos para a direita e três para esquerda. Deste ponto fazer três tiras.
Bata no liquidificador suco de abacaxi, alho, cebola vinho, sal e a pimenta. Coloque o lombo numa vasilha funda, junte o molho batido com os ramos de alecrim e deixe temperado na geladeira durante a noite.
Retire do tempero, faça trança nas duas extremidades encaixe fatia de bacon e ameixa, prenda as pontas com palitos, fazendo um acabamento para que não solte.
Coloque em assadeira, cubra com alumínio e asse por uma hora e 15 minutos em forno quente. Retire o alumínio, volte ao forno e deixe dourar.
Decore com fatias de abacaxi, ameixas, cerejas e fio de ovos.
Ao servir retire os palitos.

Elementar, meu caro Watson


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Há alguns raros casos na história do cinema e literatura em que a criatura supera o criador. Por exemplo, todos sabem que o professor Robert Langdon foi criado por Dan Brown, que Hercule Poirrot foi concebido por Agatha Christie, Capitão Nemo veio da imaginação de Julio Verne, e assim por diante. Entretanto, Sherlock Holmes ganhou uma força tão surpreendente que muitas vezes se passa por uma pessoa real. São poucos os casos assim – Drácula é um clássico exemplo.
Quando bem mais jovem, era fã dos livros de Sir Arthur Conan Doyle – especialmente O cão dos Baskervilles, leia quem ainda não conhece, é o melhor de todos – e desde aquele tempo, sempre acreditei piamente que Holmes tinha existido de verdade. Ainda lembro o dia em que li, pela primeira vez, uma curta biografia de Doyle e a explicação amarga de que um dos seus mais famosos personagens era ficção. Minha adolescência desmoronou ali mesmo!
Não é a primeira vez que o detetive aparece no cinema – alias, são inúmeros os filmes- mas Guy Ritchie fez uma mistura que vale a pena investir algumas horas de nossa vida para dar risada do sarcástico Holmes (Robert Downey Jr.), do sensual Dr. Watson (o lindo Jude Law) e da trapaceira Irene Adler (Rachel McAdams).
A história é bem próxima dos livros de Doyle: mistério, assassinato, sobrenatural, ciência, inteligência e muito sarcasmo – aliás, esse foi o toque especial da obra. Holmes continua tocando violino muito mal, ainda é depressivo, com muitas dificuldades de relacionamento interpessoal e o mais puro sangue britânico. Entretanto, ele agora é lutador de boxe, apaixonado pela ação e com uma forma física um pouco diferente da apresentada aos fãs em Um estudo em vermelho, o livro que mais detalhadamente narra o perfil físico do detetive: 1,80m, muito magro, nariz agudo de águia e olhos penetrantes – exceto quando estava sob o efeito de cocaína. Robert Downey Jr. não é tão alto, é muito charmoso e em nenhum momento aparece usando drogas (com exceção de alguns medicamentos pesados). Entretanto, ele tem uma coisa muito importante: o raciocínio brilhante e veloz, o senso de humor duvidoso – o que o torna engraçado – e o carisma da personagem.
Assistam! É bom.

Isso pode mudar a sua vida


Carlos Eugênio Alves – Filósofo e Psicólogo


O que você faria de sua vida, se não tivesse tanto medo?
É mais seguro lutar por algo novo, do que ficar reclamando das coisas que não conseguiu no passado.
O conformismo é o carcereiro da liberdade e o inimigo do crescimento.
Quem quer fazer, procura um meio; quem não quer, procura uma desculpa.
Tenha cuidado com pessoas caladas, desconfie das que sorriem muito e fuja das que falam mal dos outros.
Se você cair 7 vezes, levante 8.
Desligue um pouco o computador e a televisão, substitua-os por uma boa caminhada, um diálogo com a família ou um bom livro.
Tenha hoje um objetivo, comece a lutar contra a rotina, pois a vida sem buscas não passa de uma droga, de um vazio na alma, uma morte em vida.

Ano VII - Edição 149 - São José do Rio Pardo - SP - 10 de janeiro de 2010

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

Festa da Virada leva 8 mil pessoas ao Cristo Redentor


E a festa foi realizada em grande estilo, num dos cartões postais mais bonitos da cidade: o Cristo Redentor, que ficou lotado, com cerca de 8 mil pessoas, que brindaram o início do novo ano na noite do último dia 31.
Além dos munícipes, a família do Prefeito João Luís Cunha e do Vice-Prefeito, José Carlos Zanetti, bem como de Secretários e Diretores Municipais também prestigiaram o evento. “Ficamos muito felizes por notar a presença das famílias rio-pardenses num dos locais mais bonitos da cidade e numa data tão especial. Todos puderam brindar a chegada de 2010 com muita alegria e, principalmente, muita segurança”, destacou o Prefeito João Luís Cunha. Durante o evento, inclusive, muitas famílias elogiaram a atitude do Prefeito João Luís em promover, pela primeira vez na cidade, uma festa de Reveillon tão bonita, segura e gratuita para todos. O evento, que teve início às 22h00, contou com a apresentação da Banda Sunset, além de praça de alimentação e muita segurança, conforme destacado pelo Prefeito. De acordo com o Secretário de Segurança e Trânsito, José Fernando Folharini, “nenhum incidente grave foi registrado no local, que contou com segurança realizada por 12 Guardas Municipais, 8 Policiais Militares, além da Base da PM que também permaneceu próxima ao evento”.

Entidades serão prejudicadas em janeiro


Vereadores discutindo emendas ao orçamento de 2010 no final do ano passado

Entidades que depende de subvenção da Prefeitura de São José do Rio Pardo para manter seus trabalhos ficarão sem os repasses no mês de janeiro. O motivo foi o impasse gerado entre os poderes legislativo e executivo a partir das emendas dos vereadores aditadas ao projeto de subvenção enviado à Câmara durante aprovação do orçamento de 2010 no final do ano. Segundo o secretário de Gestão, Antônio Celso Cardoso Filho, os parlamentares aumentaram em R$ 600 mil o valor do repasse sem indicar receita. Com isso, os gastos subiriam de aproximadamente R$ 3,7 milhões para mais de R$ 4 milhões. “A prefeitura não tem esse dinheiro”.
“Para 2010, colocamos R$ 1 milhão a mais do que no orçamento de 2009. O ano passado foram R$ 2.611.700,00 este ano o valor seria de R$ 3.711.500,00, um aumento substancial no nosso entendimento. No entanto, os vereadores decidiram acrescentar mais R$ 600 mil, o que é inviável”, disse.
Segundo ele, a prefeitura não pode ter despesas sem receita e, neste caso, “não temos receita para assumir o compromisso de mais de R$ 4 milhões”.
Sobre o R$1.7 milhão que a Câmara resolveu destinar para o pagamento da aplicabilidade, o secretário informa que há falhas graves que, se cumprido, compromete o executivo. “Eles tiraram R$ 600 mil da saúde – recurso vinculado que não pode ser mexido - e R$ 516 mil da Educação, vindos do Fundeb. Um absurdo. Mesmo assim, tivemos que sancionar o Orçamento com esses erros para não inviabilizar os andamentos da cidade”.
Disse que esteve com o prefeito João Luís Cunha reunido com o Sindicado dos Servidores Públicos há poucos dias conversando sobre a melhor forma de pagamento da aplicabilidade. “Não há demagogia de nossa parte, e o prefeito João Luis Cunha tem interesse que a ela seja paga ainda este ano. A intenção é usar os R$ 450 mil que seria colocado no Orçamento da Câmara para dar início ao pagamento, depois parcelar o restante ao longo do ano”, finalizou
O executivo enviará à Câmara, após o recesso parlamentar, um Projeto de Lei Substitutivo voltando os valores das subvenções das entidades e também dos R$ 1.7 milhão aos seus lugares de origem.
Mas antes que isso aconteça, a prefeitura deve enviar o veto ao projeto de subvenção para as entidades e depois envia o projeto substitutivo. Já os recursos que a Câmara tirou de verbas vinculadas, será envia apenas um projeto substitutivo.

Servidores receberão R$ 255 de tíquete alimentação

A Câmara de Sao José do Rio Pardo aprovou em sessão extraordinária na tarde de sexta-feira, 8, o projeto de lei do executivo corrigindo o valor do tíquete alimentação dos servidores municipais.
De acordo com o projeto, o tíquete, que atualmente é de R$ 232,50, será reajustado para R$ 255,00, valor correspondente a meio salário mínimo, cujo valor também foi reajustado para R$ 510,00.
Esse valor é o dobro do previsto pelo Estatuto dos Servidores Municipais, que estipula que o valor do tíquete seja correspondente a 25% do salário mínimo, o que daria R$ 127,50. “A Prefeitura continuará adotando neste ano o que fez em 2009, mantendo o tíquete com valor correspondente a meio salário mínimo. Com esta medida, mantemos nosso compromisso de valorizar cada vez mais o funcionalismo público municipal, pois o tíquete é um importante componente salarial”, destacou o Prefeito João Luís Cunha.
Ele salientou ainda que o novo valor do tíquete não beneficiará apenas o funcionalismo, mas também o próprio comércio rio-pardense. “Todos os valores contidos no tíquete alimentação são gastos nas casas comerciais do município, sendo que o aumento proposto acarretará em um maior volume de vendas dos comerciantes, com o consequente aumento também na geração de empregos, e tributos para serem utilizados em benefício da população”, finalizou o Prefeito.

Encontrado o corpo de foragido que se jogou no Rio Pardo

O Corpo de Bombeiros encontrou, na tarde do sábado, 2, o corpo de um rapaz que ao tentar fugir da delegacia da cidade pulou no Rio Pardo. Ele estava desaparecido desde quinta-feira, 31, e a suspeita é que ele tenha morrido afogado.
Denis de Paula Jacoveto, de 25 anos, estava com indulto de Natal e foi preso por furto. Mesmo algemado, ele conseguiu pular o muro da delegacia e se jogar no rio.
O corpo dele foi encontrado por volta de 12h próximo a represa da usina hidrelétrica Euclides da Cunha. Jacoveto foi enterrado às 16h no cemitério de São José do Rio Pardo.

Piso salarial dos professores

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse ter convicção de que estados e municípios têm condições de pagar o piso salarial dos professores, no valor de R$ 1.024,67, conforme interpretação da Advocacia-Geral da União (AGU). O reajuste do piso está vigorando desde o dia 1º de janeiro e corresponde a uma jornada semanal de 40 horas.
Para o ministro há razões que justificam a capacidade de governadores e prefeitos de honrar o reajuste de 7,86% no piso dos professores. A primeira, o aporte adicional de R$ 1 bilhão, a serem transferidos pelo governo federal aos cofres de estados e municípios, com o aumento de 36% nos repasses para merenda e transporte escolares. A segunda razão é o aumento das transferências da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Prefeitura retoma pagamento de precatórios

A Prefeitura de São José do Rio Pardo retomou o pagamento de precatórios judiciais, interrompido desde 2006. Precatórios são ordens de pagamento emitidas após processos judiciais com decisões definitivas. O não pagamento de precatórios pode acarretar em rejeição de contas pelo Tribunal de Contas do Estado e São Paulo.
No último dia útil do ano passado, a Prefeitura depositou judicialmente o valor líquido de R$ 336.732,77 (trezentos e trinta e seis mil, setecentos e trinta e dois reais e setenta e sete centavos), efetuados os descontos legais.
O valores liquidaram alguns precatórios ou representaram o pagamento parcial de outros. Somente não foram pagos precatórios cujos valores ainda estão sendo discutidos judicialmente em tribunais superiores.

Copa DEC/LIGA será realizada neste mês

A Liga Rio-Pardense de Futsal, com o apoio do DEC – Departamento de Esportes e Cultura realizará neste mês de janeiro a tradicional Copa DEC/LIGA de Futsal (antiga Copa Belco)
Os jogos serão disputados no Ginásio Municipal de Esportes “Adhemar Machado de Almeida” (Tartarugão) nas noites de segunda a sexta-feira, divididos nas categorias Adulto (masculino e feminino) e Veteranos.
As inscrições das equipes deverão serão realizadas de segunda a Sexta, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, na sede da Liga, situada à Rua Rui Barbosa, 618 - Centro.

Programa de férias na Ilha São Pedro

Neste mês de janeiro, a garotada de São José do Rio Pardo poderá optar por uma forma de lazer diferente e educativa para curtir as férias. O programa, totalmente gratuito, já está sendo realizado no Zoológico, na Ilha São Pedro, e é voltado para crianças de 5 a 12 anos.
Ele está sendo realizado de terça a sábado, das 9h às 16h, tem como tema “Zôo das cores”, e conta com atividades lúdicas relacionadas à preservação do meio ambiente e conhecimento dos animais, além de “aventuras na selva”, “caça ao tesouro”, oficinas de dissecação de ovos, entre outras. Todas as atividades são coordenadas pela Educadora Ambiental, Elis Catalano.
Já para crianças maiores de 12 anos, a aventura será na Mata do Carneirinho. “Porém, pedimos para que os pais agendem a visita para que as crianças possam fazer a trilha pelo telefone 3681-6660.
As crianças que permanecerem na Ilha por mais de uma hora deverão levar seus lanches individuais. As que irão participar da oficina de dissecação de ovos deverão levar uma seringa descartável e um ovo de galinha.

Rio-pardenses disputam São Silvestre


A São Silvestre, a mais aguardada e importante corrida de rua do Brasil tem seu brilho não só pelas passadas largas e constantes dos atletas africanos, mas também pelos centenas e centenas de amadores, amantes do esporte, que fazem deste evento uma verdadeira festa.
Na última edição da prova, realizada na tarde do dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, dois rio-pardenses estiveram entre os 21 mil inscritos e ajudaram a fazer a festa do atletismo brasileiro.
José Roberto Lopes, 54 anos, e Luiz Fernando Pereira de Jesus, 42, da equipe Loucos por Corrida percorreram os 15Km de percurso em menos de uma hora e meia. José Roberto terminou a prova em 237ª com o tempo de 01:17:28 e Luiz Fernando em 997ª com o tempo de 01:27:40.
Os outros dois membros da equipe, Luiz Carlos de Oliveira e Alexandre Magno, não puderam participar da competição por motivos pessoais.
Com a 85ª edição da São Silvestre, a equipe encerrou o ano de 2009.

Só deu Quênia
Na elite, a decepção do ano passado se repetiu: pelo segundo ano consecutivo, o Brasil sequer chegou ao pódio da corrida. Com grande facilidade, os corredores quenianos faturaram as três primeiras colocações.
Campeão em 2008, Kipsang se desgarrou dos demais competidores e venceu com 44min40s, dois segundos melhor que no ano passado. Ele é o primeiro atleta a conquistar dois títulos consecutivos desde o pentacampeão Paul Tergat, que venceu três vezes na seqüência em 1998, 1999 e 2000. A segunda colocação ficou com o atual campeão da maratona de São Paulo, Elias Chelimo, que foi seguido por Robert Cheruyot, tricampeão da São Silvestre. Em quarto e quinto, dois colombianos: Diego Colorado e William Naranjo. O melhor brasileiro foi Clodoaldo Gomes da Silva, em oitavo - em 2008, Raimundo Nonato havia sido o melhor atleta verde-amarelo, em sétimo.
Entre as mulheres, a vitória também ficou com o Quênia, através de Pasalia Chepkorir, que completou oupercurso em 52min30s. Ela deixou para trás nada menos que seis ex-campeãs da São Silvestre, inclusive gente do porte da bicampeã olímpica Derartu Tulu. A segunda posição da prova feminina ficou com a sérvia Olivera Jevtic. Em terceiro, apareceu a brasileira Marily dos Santos, seguida pelas compatriotas Maria Zeferina Baldaia e Cruz Nonata da Silva.

FEUC terá seu campus ainda este ano

Depois de alguns longos anos sem a atenção merecida, a faculdade, finalmente, está sendo vista com outros olhos pela atual administração.
Prova disso ficou clara principalmente em verbas destinadas pela Prefeitura à Instituição em 2009. O orçamento previa que a administração repassasse R$ 500 mil à FEUC neste ano, no entanto, o valor repassado foi mais que o dobro deste montante previsto. E, depois de muito trabalho e empenho tanto da Prefeitura, quanto da atual direção da FEUC, a outra boa notícia que foi dada neste ano e será concretizada em 2010 é a construção do novo campus. “Uma das principais vantagens do campus será a economia que a FEUC terá com aluguel. A faculdade economizará mais de R$ 20 mil por mês, dinheiro, este, que será investido em laboratórios, equipamentos e biblioteca”, destacou a Diretora, Isabela Talora Bozzini.
Os recursos virão por meio de emendas parlamentares do senador Eduardo Suplicy (R$ 550 mil), deputado federal Paulo Teixeira (R$ 550 mil) e do deputado estadual Simão Pedro (R$ 200 mil). Esses recursos serão somados ao dinheiro que será levantado com as vendas dos terrenos no bairro Santo Antônio. As perspectivas é que o campus esteja pronto ainda este ano.
Ela aproveitou para informar que a FEUC realizará concurso para professores substitutos (em várias disciplinas)
Além do campus, porém, Isabela falou sobre os vestibulares e novos cursos para a FEUC no ano que vem. As inscrições, sem taxa, já estão abertas para as provas que serão realizadas no dia 17 de janeiro e 7 de fevereiro. Os cursos de graduação são Ciências Biológicas, Artes, História, Matemática, Geografia, Pedagogia, Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Física e Letras (português/inglês e português/espanhol).
Outra novidade que vem sendo bastante procurada é o curso de pós-graduação em Ciências Ambientais com ênfase em Gestão e Educação Ambiental. “Procuramos oferecer cursos de graduação e pós com qualidade, porém com preços bem acessíveis”, destacou a Diretora. Disse ainda que novos cursos de bacharelado e tecnólogo estão previstos em 2010 na FEUC. “Inclusive os de Treinamento Desportivo – Deficiência Mental, Auditiva e Visual”, completou.

Campanha irá incentivar vendas no comércio

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de São José do Rio Pardo em parceria com a Secretaria lançaram na noite de sexta-feira, 8, a campanha “Liquida Rio Pardo”. O evento teve início às 20h, em frente à Biblioteca Municipal ‘Monteiro Lobato’, com desfile exclusivo das lojas que aderiram à campanha.
O objetivo da campanha, segundo os organizadores, é movimentar o comércio neste início de ano, com várias promoções em diversos setores comerciais da cidade, como já acontece tradicionalmente em grandes capitais do país para queimar os estoques. “Além de aquecer o comércio, a campanha também visa a satisfação dos clientes, que poderão adquirir mercadorias de excelente qualidade com preços bem acessíveis”, informou o Diretor de Turismo, Márcio Barbosa.
Segundo o presidente da ACI, Izonel Tozine, a entidade juntamente com a administração pública municipal, estará promovendo uma série de ações no decorrer de 2010, “serão muitas surpresas”.
Destacou ainda que as lojas que aderiram à campanha serão identificadas com banners, além de etiquetas nos produtos e mercadorias.
Às empresas que quiserem participar da campanha ainda dá tempo. A cota de participação é de R$ 180, valor que poderá ser dividido em duas parcelas de R$ 90. A campanha “Liquida Rio Pardo” vai até o dia 6 de fevereiro.
Informações na ACI pelo telefone 3682-8800, ou na Secretaria de Turismo 3682 7853.

Eleições gerais em outubro de 2010

Em 3 de outubro de 2010, os eleitores brasileiros irão às urnas eleger o novo presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Para os cargos de presidente, governador e senador, adota-se o princípio majoritário. Quanto aos dois primeiros cargos, será considerado eleito o candidato que obtiver a maioria absoluta dos votos válidos (sem contar brancos e nulos), como prevê o artigo 2º da Lei das Eleições.
Quando nenhum candidato a presidente ou a governador alcançar mais de 50% dos votos na primeira votação, é necessário que haja uma segunda eleição, disputada entre os dois candidatos mais votados – é o chamado segundo turno. Em 2010, o segundo turno será realizado no dia 31 de outubro.
A renovação no Senado Federal será de 2/3. Dessa forma, cada estado e o Distrito Federal elegerão os dois candidatos mais votados em 3 de outubro, o que representa 54 dos 81 cargos de senador.
Deputados - para a escolha dos deputados federais, estaduais e distritais, é utilizado o sistema proporcional. Nesse caso, não é necessariamente eleito quem consegue mais votos. Para elegerem-se, os candidatos a deputado dependem do quociente eleitoral e partidário.
Quociente eleitoral - Só poderão concorrer à distribuição dos lugares na Câmara dos Deputados e nas Assembléias Legislativas os partidos e as coligações que alcançarem o quociente eleitoral — resultado da divisão do número de votos válidos (todos os votos excluídos brancos e nulos) pelo de lugares a preencher.
Quociente partidário - Os partidos elegem a quantidade de candidatos que o quociente partidário indicar. Para chegar à quantidade de cadeiras que cada legenda ou coligação terá, ou seja, ao quociente partidário, divide-se o número de votos que obteve pelo quociente eleitoral. Quanto mais votos a legenda ou a coligação conseguir, maior será o número de cargos destinados a ela. Os cargos devem ser preenchidos pelos candidatos mais votados do partido ou coligação.
Mandatos - Os novos presidente da República, governadores e deputados serão eleitos para um mandato de quatro anos. O mandato dos senadores é de oito anos. Presidente e governadores podem ser reeleitos apenas uma vez.
Eleitores - Até novembro de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrava que, no país, existem 131.883.788 eleitores. No entanto, esse número será diferente até o dia cinco de maio de 2010, quando se encerra o prazo para o registro de novos eleitores. Também nesse dia, termina o prazo para o eleitor que quer mudar o domicílio eleitoral. Desde 2000, todos os eleitores votam por meio da urna eletrônica.
Exterior - Os brasileiros que estão fora do Brasil podem votar, mas somente para o cargo de presidente da República, e desde que estejam regularmente cadastrados para votar fora do país.

Seis núcleos para o Handebol

Com o objetivo de socializar o esporte, e também formar novos atletas, o Departamento de Esportes e Cultura (DEC) está planejando a abertura de mais seis núcleos de Handebol na cidade. O planejamento visa ainda a disputa das equipes em várias competições.
O ano de 2009 foi muito positivo para o Handebol do DEC, tanto no masculino, quanto no feminino. No feminino, por exemplo, as meninas conquistaram o campeonato nas categorias Sub-16 e Sub-21, e o vice – campeonato na categoria Sub1-18. Já no masculino, o DEC sagrou – se campeão na categoria Sub-21 e vice - campeão na categoria Sub-16.

Verbas do PT devem superar R$ 2,1 mi para Rio Pardo

Até o final do mês, a Prefeitura de São José do Rio Pardo deverá assinar convênio com a Caixa Econômica Federal para liberação de R$ 400 mil destinados ao município através de emendas dos deputados federal Paulo Teixeira e Devanir Ribeiro, ambos do PT. De acordo com as informações da direção do partido local, os R$ 375 mil de Paulo Teixeira serão para reestruturação do Estádio “Palmiro Petrocelli”, no Jardim Aeroporto, e os R$ 121 mil, do Devanir, para reformas e construção de um orquidário na Área de Lazer.
Também está previsto a liberação para estes dias R$ 180 mil para aquisição de uma retroescavadeira e R$ 163 mil para construção da Praça do Natal Merli, os R$ 343 mil são do senador Aloizio Mercadante.
Com isso o PT de Rio Pardo enviou, através de parlamentares, em 2009 R$ 839 mil e deverá enviar para 2010 mais R$ 1,3 milhão.
Segundo o presidente do PT, Miguel Paião, mesmo não estando na administração o partido é um dos que mais tem contribuído para o município ao todo R$ 2,1 milhões. “Trabalhamos para o melhor para a cidade”.

Nova versão de um problema antigo


Marcelo Augusto da Silva
http://marceloaugustodasilva.blogspot.com

Ir ao cinema durante os meses de dezembro e janeiro com a intenção de ver algum lançamento que não seja uma superprodução ou então um filminho inocente é uma investida perdida, pois nessa época só há filmes que se encaixam nesses estilos.
Como não há mais nada interessante resolvi assistir a megaprodução do momento, Avatar, do diretor James Camerom, que dispensou milhões de dólares em investimentos e tem lotado as salas de cinemas de todo mundo. Assim fui com a maior despretensão, já preparado para ver algo que não seria nenhuma novidade.
De fato o filme segue o velho esqueminha dos roteiros previsíveis, que conseguimos saber o final já nos primeiros minutos de exibição e com efeitos especiais que o assemelham a um vídeo game de última geração.
O que me chamou a atenção, apesar do enredo tosco, é a versão nova de algo antigo que o longa metragem trabalha. Explico: a história se passa no futuro, num planeta chamado Pandora, onde os seres humanos o invadem com o objetivo, é claro, de explorar algum recurso que lhe traga bons lucros, que nesse caso é um minério que lá existe em abundância. Porém o inconveniente são os nativos desse mundo que não aceitam a invasão humana e lutam como podem para manter o inimigo afastado. Um soldado deficiente é enviado numa missão especial àquele lugar e tem o seu avatar criado – criatura feita em laboratório que se sintoniza com o ser humano numa espécie de simbiose, onde esse humano enquanto dorme numa cápsula passa a ser um elemento nativo, denominado assim de avatar – o qual penetra na paisagem natural de Pandora, uma floresta colorida e habitada pelos mais estranhos seres, cujo aspecto mais se assemelha a uma capa de disco de banda progressiva de 1970 e assim passa a conviver com os seres de Pandora.
Do outro lado há um militar, seu superior, muito parecido com um misto de Rambo com o boneco Max Stell, que deseja a todo custo conquistar as reservas minerais que são habitadas pelos nativos do planeta. Este faz uma proposta ao militar deficiente para trazer o maior número de informações sobre o local e acabar dessa maneira com os nativos. Nesse meio tempo o avatar do militar começa a envolver com os nativos e a ter o mesmo sentimento de amor à natureza, suas ligações com ela e o seu senso de preservação, o que faz ele a não ficar do lado dos terrestres.
Em meio a isso tudo, apesar da mesmice da trama onde o personagem tirano se redime e fica do lado dos oprimidos, o curioso é que por se tratar de um filme atual e futurista o velho problema que vemos acontecer durante toda a nossa história ainda acontece, como a invasão de territórios já habitados, o não respeito às diferenças, a intolerância e a não aceitação daqueles que são diferentes devido ao interesse de enriquecimento. Dessa vez ele é fora da Terra, provavelmente pelo fato de não mais haver onde explorar e a quem dominar por aqui.
Mas, independente do local os acontecimentos são os mesmos; o massacre é o mesmo.
O que fez o roteirista e o diretor desse filme foi mudar de tempo algo que não é novidade, tirou o problema do passado e do presente e o mandou para o futuro e para um local distante. Quanto à mentira de que alguém pode pensar no outro e que os que são molestados podem inverter o jogo foi mantida, talvez para mascarar essa tendência ambiciosa e preconceituosa, tão presente e característica no povo que realizou o filme.

Uma noite com Emmerson Nogueira


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Foi alguns dias antes do Natal. A casa de shows estava lotada e muitos ali estavam na mesma situação que eu: marinheiros de primeira viagem, fãs do músico e esperando que o concerto fosse do mesmo nível que seus CDs acústicos (o que, surpreendentemente foi muito superior).
Imaginando uns 50 minutos de apresentação, nada de muita emoção e nem tanta simpatia com o público, afinal, Emmerson Nogueira era somente um cara legal, que tocava bem e tinha bom gosto para selecionar músicas para gravar. Porém, e esse “porém” deveria ser escrito em letras maiúsculas para evidenciar muito bem essa parte do texto, ele é um conjunto perfeito do que há de maravilhoso no mundo musical e, o que vai além, é acompanhado por uma banda de tirar o fôlego.
Foram mais de duas horas de show com qualidade musical e técnica impecável, um figurino simples mas encantador e que a cada conjunto de músicas nos fazia vibrar de emoção.
Esbanjando simpatia, ele abriu o espetáculo com músicas dos anos 60 e 70, chegando a atender pedido do público e a improvisar. Cantando num inglês perfeito, ele fez uma viagem musical passando pelos saudosos anos 80 e 90.
O público delirava principalmente com o solo de gaita e a voz de Vanessa e Carol (acompanhantes da banda).
Segundo o cantor, esse foi o último show de 2009 - e talvez por isso tenha sido tão emocionante – da banda, que voltará aos palcos em março de 2010. Quem tiver oportunidade, vale a pena conferir ou ouvir seu mais novo trabalho “Versão acústica volume 4”, com regravações de Pink Floyd, Lynyrd Skynyrd (só pelo fato de regravar Sweet Home Alabama já merece todo o respeito e adoração dos fãs) e mais.

Eu e o Futebol: Uma dupla inesquecível


Emílio Antônio Duva

Quando garoto, dirigia-me por quase todos os cantos e campos desta cidade, sempre a procura de jogar futebol, nadar em algum canto do Rio Pardo, atravessar pastagens, e subir alguns morros e colinas.
Estilingues, bolas de capotão, bóias de pneus eram apetrechos inseparáveis por tantas e tantas aventuras da mais gostosa fase do viver. Pude presenciar, ver treinando no campo do Vasco, o querido José Vitta, mais conhecido carinhosamente pela alcunha de Farelo. Seu porte físico e sua altura não eram das mais avantajadas, porém de uma raça e vigor diferente de muitas pessoas neste mundo. Logo depois, já cansado de correr tanto atrás da redonda, nosso estimado Farelo desandou a apitar jogos de futebol, mas sempre com o seu Vascão no coração.
E pelo lado do bairro do Bonsucesso, o clube que leva o mesmo nome, tinha em suas fileiras, um mulato alto, forte, e para variar vestia a camisa 3 ou 4 do Bonsussa impondo respeito, com muita seriedade no jogo da bola, porém, para mim, era um tremendo de um gozador. Seu nome pouco importava para aqueles torcedores, mas seu apelido era o respeitoso Fubá.
E naquelas “jovens tardes de domingo”, onde Roberto Carlos e sua turma, em plena TV Record, embalavam o Brasil com suas músicas, os embates futebolísticos por aqui eram espetáculos à parte. E num desses espetáculos, enfrentaram-se no campo do Bonsucesso, em semifinal das mais acaloradas, o time da casa e o Vasco. Juiz da partida? De Vitta, o Farelo. Duelo das torcidas à parte, Farelinho levava a partida em pulso firme, e Fubá despachava bola, bolim e bolacha. Já no meio do prélio, este zagueiro dá uma entrada violenta em um atacante do Vasco, Farelo, sem titubear apresenta-lhe o indefectível Cartão Vermelho. Delírios, pressão, um ambiente hostil. E Fubá, com seus 2 metros de altura chega ao árbitro, quase lhe encosta o peito suado e rígido sobre ele, e vocifera: “Pô Farelo, você vai me expulsar? Poxa o que é isso...? Nós somos parentes, você é o Farelo e eu sou o Fubá... Coisas da
vida, coisas de seres humanos, coisas da bola...

Prato do Dia: Caldeirada de Carne de Porco


Odair Corsini
odaircorsini@ig.com.br






Ingredientes
01 kg de carne de porco com pouca gordura
05 dentes de alho picados
01 xícara (café) de vinho branco seco
Sal, pimenta branca a gosto.
4 cebolas grandes descascadas
01 kg de batatas
600 gr de tomate maduro e limpo
01 pimentão vermelho
01 pimentão verde
01 xícara (café) de azeite

Modo de preparar
Corte a carne em bifinhos e tempere com sal, pimenta, alho e vinho. Deixe marinar por 2 horas.
Corte as cebolas, os tomates e as batatas em rodelas.
Limpe os pimentões e corte-os em rodelas finas.
Coloque em uma panela a batata, o pimentão, o tomate, a cebola e a carne em camadas alternadas.
Sendo a última camada de batata.
Tempere com um pouco mais de azeite, sal e pimenta.
Tampe a panela e leve ao fogo brando.
Cozinhe lentamente. Quando as batatas estiverem quase cozidas, regue com o vinho branco que sobrou do tempero dos bifinhos.
Deixe cozinhar sem mexer, mas agitando a panela várias vezes. Sirva bem quente na própria panela.

Momento Espírita: Amar ao próximo

Grupo Espírita Hilário Silva

Se alguém diz que ama a Deus, mas não ama o seu semelhante, é mentiroso”. Isso foi escrito pelo Apóstolo João e nos convida a uma profunda reflexão.
Por que o amor a Deus passa inevitavelmente pelo amor ao próximo? Por que não basta amar a Deus no isolamento das criaturas, ou na indiferença ao semelhante? Deus, ao nos criar, não nos criou perfeitos, mas ofereceu as oportunidades e possibilidades de se chegar à perfeição. E, por grandiosidade de Sua justiça, essa perfeição se alcança por esforço próprio, por dedicação, e jamais por gratuidade ou dom divino, a escolher uns ou outros como mais ou menos amados por Ele e, conseqüentemente, com mais ou menos virtudes e dons.
Quando lemos a biografia de grandes vultos do amor ao próximo, como Madre Teresa de Calcutá, Chico Xavier ou Irmã Dulce, vemos a exemplificação do exercício no amor ao próximo. E é natural que questionemos de onde eles retiraram forças para amar incondicional e intensamente, ao longo de toda uma vida? Aprenderam a amar ao próximo no exercício do amor a que se propuseram, saindo de si mesmos, indo em direção ao outro, encontrando Deus.
O amor a Deus não se constrói de forma mística, transcendental ou isoladamente. Entendendo isso, Jesus, personificação maior do amor a Deus, nos ensina que toda vez que auxiliarmos, que dermos de comer, que matarmos a sede de nosso irmão, é a Ele mesmo que estaremos fazendo isso. Convida-nos Jesus a experimentar o exercício do amor a Deus aprendendo a amar ao próximo. Afirma mesmo o Mestre Galileu que o maior mandamento da Lei de Deus é amar ao Pai, seguido do exercício de amar-se para amar ao próximo. Se você busca o entendimento das Leis de Deus, de instaurá-Lo na sua intimidade, um bom início será o de olhar para o próximo, no exercício do amor. Sempre temos recursos e meios de auxiliar, de demonstrar o amor na forma do desvelo, do carinho, da solidariedade ou da compaixão. Ofereçamos a palavra edificante para incentivar os desvalidos, a presença fraterna para aqueles abandonados na solidão, ouvidos pacientes para um coração aflito com necessidade de desabafar.
Somos convidados ao exercício do amor ao próximo construído na compreensão frente àquele em desatino, em benevolência para o irmão em desequilíbrio ou indulgência na ação precipitada. São pequenos gestos que se fazem exercícios de amor ao próximo, no objetivo de amar a Deus. Afinal, como nos alerta o Apóstolo João, se não conseguimos compreender nosso irmão, jamais teremos condições de amar e compreender a Deus.

Logosofia: Tempo Feio

Daniel Rodrigues

O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar. (1)

Agora à tarde fiz uma coisa que há muito não fazia: dormi durante duas horas. Quando acordei fui à sacada do apartamento e observei que o tempo estava chuvoso, com muita neblina.
Frente a esse quadro já ouvi, em muitas ocasiões, a expressão “que tempo feio!”, e recordei, imediatamente, que até minha adolescência eu vivi em Paranapiacaba, na Serra do Mar, onde o clima, durante todo o ano era exatamente esse. O sol era quase um estranho. E as pessoas não diziam que o tempo era feio.
Não existe tempo feio, nem tempo bonito.
Costuma-se dizer que o tempo é bonito quando é ensolarado.
É bom lembrar que o sol está sempre presente. Sem ele não haveria fotossíntese, não haveria vida. O sol pode não ser visível, mas está presente.
O clima ensolarado estimula a expansão. A exemplo da difusão dos raios solares, o homem, na estação em que a difusão solar é exaltada, sente-se com mais disposição para expandir sua vida na vida do semelhante, para se comunicar. A alegria, expressão da vida, brota com mais facilidade. Já o clima chuvoso, fechado, convida ao retraimento, ao recolhimento, à reflexão. Podemos comparar os dois estados com os movimentos do coração: sístole e diástole. Nas localidades onde o sol não aparece esses movimentos também existem, porque são perceptíveis ao espírito humano.
Não há como não fazer a comparação entre o sol e o conhecimento.
O conhecimento é o sol da vida. Mesmo que não o “vejamos”, ele está presente em tudo que nos rodeia. Somente podemos vê-lo com os olhos do entendimento, mas podemos senti-lo em qualquer circunstância. A vida oferece muitas, incontáveis oportunidades para absorver os raios desse sol. Se as perdermos, o sol vai se escondendo e a vida vai se tornando triste, retraída, porque, sem o conhecimento as decisões tornam-se difíceis, crescem as preocupações, aparece a insegurança e escurecem os olhos do entendimento, impedindo-nos de continuar a sentir o conhecimento que nos rodeia. Em outras palavras, o “tempo feio” torna-se permanente.
O conhecimento, como o sol, é a própria vida.

(1) Exegese Logosófica

Ano VII - Edição 148 - São José do Rio Pardo - SP - 19 de dezembro de 2009

MANDE SUA SUGESTÃO, CRÍTICA, ELOGIO, ETC
Envie uma mensagem no endereço abaixo e ajude a fazer um novo jornalismo!
dasilva@ciranda.net
Deixe a sua opinião sobre as notícias diretamente no Blog clicando nos links "Comentários"

FEUC: Construção do campus deve começar em janeiro


A diretora da FEUC Isabela Bozzini e o prefeito João Luís Cunha inauguraram na tarde de quarta-feira, 16 de dezembro, na antiga pista do aeroporto, a pedra fundamental do campus da Faculdade. O evento foi acompanhado por dezenas de pessoas e várias autoridades do município como secretários, diretores e vereadores. Luís Paulo Cobra Monteiro, arquiteto responsável pela planta do futuro prédio da instituição e o assessor parlamentar do deputado federal Paulo Teixeira, José Carlos Colaberdini, também estiveram presentes ao evento. A construção do prédio deverá ter início em janeiro de 2010. Já estão destinados para obra R$ 1,3 milhão que virão através de emendas parlamentares do Senador Eduardo Suplicy, do deputado Paulo Teixeira e do deputado Estadual Simão Pedro, todos do PT. Também fará parte do montante os recursos que serão adquiridos com a venda do terreno da instiuição no bairro Santo Antônio.
No local também ouve apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga, exposição de aeromodelismo e apresentação de Fanfarras.
As atividades fizeram parte da programação de final de ano da cidade.

Rio-pardenses farão parte de coordenação regional do PT


O PT elegeu no domingo, 13 de dezembro, a nova coordenação da Macrorregião. Os novos dirigentes assumirão no dia 20 de fevereiro com mandato de três anos.
Entre os membros estão os rio-pardenses Miguel Paião, que assumirá um cargo na executiva, e Aloísio Calsoni Bozzini, o Professor Bibo, que fará parte do coletivo.
A disputa ao cargo majoritário foi entre os candidatos Ismar Ernani, vereador de Divinolândia, e Gerson Jesus Prado, ex-coordenador da Macro, da cidade de Santa Cruz das Palmeiras.
A eleição ocorreu no Centro Comunitário do Bairro São João na cidade de Casa Branca.
A Macrorregião é uma instância partidária, subordinada ao Diretório Estadual de São Paulo que comanda 21 cidades - Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Santo Antônio do Pinhal, Águas da Prata, São João da Boa Vista, Santo Antônio do Jardim, Aguaí, Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama, Tapiratiba, Caconde, Divinolância, São José do Rio Pardo, Itobi, Mococa, Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira, Tambaú, Santa Rita do Passa Quatro e Pirassununga.
Participaram da votação os delegados eleitos durante o Processo de Eleição Diretas (PED) realizado no dia 22 de novembro em todos os municípios onde há diretório ou comissão provisória do PT. Na região, todos os 62 delegados compareceram à eleição. Foi registrado na apuração 37 votos (60,6%) para o vereador Ismar e 24 votos (39,4%) para Gerson. Foi apurado apenas um voto nulo.
A chapa encabeçada pelo companheiro Ismar – Garantia de Luta – obteve 36 votos. Enquanto que a Compromisso, Perseverança e Luta, representada por Gerson Prado 24. Foram contabilizados dois votos brancos.
Antes da votação, a atual coordenadora, Maria Rosa Lazinho, abriu para que os delegados pudessem colocar suas opiniões e se posicionarem, de acordo com cada chapa que defendiam ou representavam. Em seguida, foi a vez dos candidatos expor suas idéias e projetos para conduzir a direção da Macro em 2010 – ano eleitoral.
A primeira reunião de trabalho do grupo está marcada para janeiro do próximo ano.

Infarto fulminante mata prefeito de Casa Branca

O prefeito de Casa Branca, no interior de São Paulo, Aparecido Antônio Sati (PMN), 50, morreu na noite do sábado, 12 de dezembro, após um infarto fulminante. Ele estava no primeiro ano de seu mandato como prefeito da cidade, que tem cerca de 28 mil habitantes.
Sati participava de uma festa de formatura de alunos da escola Vicente Paulo Zanchetta, em Venda Branca, quando começou a passar mal. Apesar do socorro, não resistiu e morreu a caminho do hospital. Ele deixou esposa e dois filhos.
Antes de ser prefeito, por 346 dias, foi vereador por 16 anos seguidos. O vice-prefeito Roberto Minchillo (PMN) assumiu o cargo. O corpo foi velado na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e o sepultamento ocorreu no período da tarde do dia 13, no cemitério municipal daquela cidade.

Prefeitura prevê fim de ano com contas equilibradas

Apesar da torcida desfavorável de alguns, a Prefeitura novamente afirma que prevê o encerramento do ano com as contas equilibradas. Segundo o Coordenador de Orçamentos e Finanças, Samuel Nahime Andrioli, “A prefeitura não tem déficit e está no azul. Se ela estivesse com um déficit orçamentário na casa de 8 (oito) milhões de reais, conforme citado equivocadamente em matéria veiculada por um jornal local no último final de semana, já teríamos deixado de pagar salários e fornecedores em outubro, ou antes, fechando as portas literalmente, e parando a cidade”, afirmou.
Na semana passada ocorreu uma reunião com os Secretários Municipais para debater justamente sobre o fechamento do ano de 2009. ”Mesmo em um ano extremamente difícil, com as chuvas do começo do ano, equipamentos sucateados, máquinas quebradas, obras de convênios federais e estaduais assumidas com recursos próprios para serem finalizadas, a crise financeira mundial, amortizações de dívidas passadas, precatórios, e a diminuição de repasses federais e estaduais, entre tantas dificuldades, conseguimos investir muito mais do que em 2008 e vamos, com o esforço de todos, fechar o ano com as contas equilibradas”, disse o Prefeito João Luís Cunha.
O Secretário de Gestão Pública, Antônio Celso Cardoso Filho e Samuel Nahime Andrioli alertaram os secretários que para atingir este objetivo eles terão que se empenhar mais ainda na qualidade do serviço público. Eles afirmaram que contas estão sendo pagas normalmente, repasses a entidades sendo realizados, suplementações de verbas, pagamento de salários em dia com aumento de R$ 200,00 no começo do ano, investimentos em tecnologia, equipamentos, veículos, máquinas, feitos em todas as áreas e secretarias.
Eles também afirmaram que, mesmo em um ano atípico como 2009, o 13° e o salário do funcionalismo público da prefeitura será pago em dezembro como previsto. Lembraram também que foi proposta, juntamente com os vereadores Rosangela Berthi, Cláudio de Lima, Vicente Rodrigues, Amilton Pizzoli, uma emenda no orçamento de 2010 para pagamento da aplicabilidade dos funcionários. E pensando no bem coletivo dos munícipes, e no começo de ano, o IPTU só começará a ser cobrado em maio de 2010.
Afirmaram ainda que a Prefeitura não visa lucro, mas sim trabalha para utilizar os recursos arrecadados em investimentos (custo/benefício), e lembraram dos investimentos na ordem de R$ 29 milhões em novas obras e infra-estrutura para o ano de 2010, conquistado com trabalho, empenho e prestigio político do Prefeito João Luís Cunha.

Prefeitura busca solução para ADIs

A Prefeitura Municipal está tentando encontrar uma solução para resolver os problemas com as ADIs (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil), na qual algumas trabalham por seis horas e outras por oito horas com o mesmo piso salarial. “O que acontece é que a Prefeitura tem por lei uma regra para ADI, cuja carga horária de trabalho diária é de oito horas. No passado, por equívoco, fizeram uma redução de jornada, que está errado, e não pode ser acompanhado por essa administração. A Prefeitura tem tentado resolver este problema de quem trabalha por seis horas, já que quem trabalha oito está correto, mas não obteve êxito até o momento”, explicou o Prefeito.

São José pontua no Projeto Município Verde e Azul

Em apenas sete meses São José do Rio Pardo realizou uma gama tão considerável de ações em preservação ao meio ambiente que, finalmente, teve uma pontuação considerável diante do Projeto Município Verde e Azul, desenvolvido pelo Governo de São Paulo, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população por meio da participação de mais de 600 municípios estaduais que promovem ações que visam a preservação ambiental.
Os municípios melhores colocados no ranking do projeto (aqueles que mais pontuam) são privilegiados com recursos estaduais para serem aplicados em diversas áreas, inclusive meio ambiente.
“Digo que foi uma pontuação considerável porque em 2008, ano em que a cidade assinou o protocolo de intenções para aderir ao Projeto, São José teve pontuação zero, pois não desenvolveu nenhuma ação para preservar o meio ambiente. Já neste ano, com as importantes ações que a Prefeitura realizou, as quais tiveram total apoio e respaldo do Prefeito João Luís Cunha, São José obteve esta pontuação de 68,64, ficando em 249 lugar no ranking estadual”, explicou o Diretor de Meio Ambiente, Felipe Quessada. Ele disse que a primeira ação real deste novo olhar para o meio ambiente na cidade foi a implantação da Diretoria de Meio Ambiente. “O Prefeito sempre teve esta preocupação com a qualidade de vida dos munícipes. Depois da criação deste departamento, a Prefeitura realizou ações muito expressivas, em apenas sete meses, principalmente voltadas à Educação Ambiental, com o envolvimento de milhares de crianças, Coleta de Lixo, com a colocação de lixeiras em diversos pontos prioritários e a Arborização, onde foram plantadas mais de 9 mil mudas de árvores neste ano. disse o Diretor.
As 10 Diretivas tratadas no Projeto são Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, sendo que para 2010, as três metas prioritárias serão justamente as citadas acima que foram amplamente desenvolvidas pela Prefeitura neste ano. “No próximo ano, a Prefeitura dará continuidade a este trabalho e nas demais Diretivas tratadas no Projeto. Tenho absoluta certeza que São José pontuará ainda mais, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e, automaticamente, conquistando mais recursos para que sejam aplicados no município”, finalizou Quessada.

Guaxupé: Com liminar, vice assume prefeitura

O juiz Marcos Irani concedeu, na segunda-feira, 14 de dezembro, uma liminar que coloca a vice-prefeita Márcia Zampar (PV) no comando da Prefeitura de Guaxupé. Ela deverá assumir o cargo às 8h desta terça-feira, 15.
Mesmo com a suspensão da decisão tomada pela Câmara de também afastar Márcia da administração pública, os vereadores ainda podem entrar com recurso na Justiça. A vice criticou a votação. “Aquela votação deles foi completamente ilegal, fora dos padrões de qualquer pressuposto de ética, mas a Justiça está aqui para sanar essas irregularidades”.
O assessor jurídico da Câmara de Guaxupé, Elias Abdála, disse que os vereadores vão entrar com recurso para afastar Márcia do cargo de prefeita. Uma sessão realizada na noite desta segunda-feira na Câmara dos Vereadores vota uma possível abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o prefeito Roberto Luciano.

O caso
Há cinco dias o prefeito de Guaxupé Roberto Luciano (PT) foi afastado por 180 dias, por suspeita de fraude em uma licitação para merenda escolar. A vice-prefeita, Márcia Zampar, assumiu o cargo, mas os vereadores também pediram o afastamento dela também por suspeita de fraude em outra licitação. Na última sexta-feira (11), havia um aviso justificando inclusive o fechamento da prefeitura.
Márcia entrou com um mandado de segurança para poder assumir o cargo.

Marley e eu - e Amarildo


Carol Ortiz
cacal.ortiz@hotmail.com

Ok, por que falar de um livro e filme que todo mundo já leu ou assistiu? Ora, pelo simples fato de ser uma história maravilhosamente sensível que todos ou a grande maioria já conhece: fala de uma família em formação que adota Marley, um cão labrador que os ensina valores como amor, fidelidade, respeito, tolerância e inúmeras lições que só o convívio com um animal pode nos mostrar.
Numa dessas noites atrás, assisti na TV o filme (só conhecia o livro) e, minha reação foi a mesma: rios de lágrimas e um profundo sentimento de amor. Por que? Ora, porque tenho um Marley em minha vida. O meu não é um labrador, mas é tão amoroso, arteiro, bagunceiro, engraçado quanto.
Amarildo é um basset daschund caramelo, é uma tripinha magrela, mas tão amoroso, arteiro, com um apetite voraz por tudo o que não é comestível, curioso e elétrico, que é impossível não se apaixonar.
Antes dele vieram outros: Thuska Helena (in memorian), Nani (in memorian), Azul Turquesa, Mancha (in memorian) e Semente(in memorian). Todos esses cachorros me ajudaram a me transformar no ser humano que hoje sou. Aprendi sobre o verdadeiro valor de uma amizade, o amor incondicional, a tolerância e respeito que temos uns com os outros, a ter uma melhor qualidade de vida, a ser humilde.
Amar um animal e tê-lo ao seu lado é algo indescritível. Você nunca se sente sozinho porque eles sempre estarão lá, com seus olhares pedintes de amor, com o rabo elétrico e com sua língua salivante para te dar um enorme beijo canino que irá te lambuzar todo. Há quem diga que é muito trabalhoso cuidar de um ser assim, porque eles fazem sujeira, defecam, etc. Mas, posso garantir que, por mais que essas pequenas coisas possam parecer grandes, na verdade são minúscula perto do afeto que você tem em troca. O animal vive cerca de 10 anos, e nós uma média de 80, então, claro que vamos vê-los envelhecendo, adoecendo e partindo para outro lugar e, quando isso acontece, o buraco que abre na nossa alma é tamanho, a dor da perda é tão profunda que, muitas vezes, chegamos a adoecer. Entretanto, perdas fazem parte da vida e se sentimos tal coisa, é sinal de que isso foi muito importante e forte durante nossa existência (só sentimos falta do que foi realmente bom).
Já ouvi falarem por aí que conviver com o animal é muito doloroso porque esse dia da despedida vai chegar. Poxa, essa é a forma mais egoísta de sentir algo.
Pensem, se um cão está ao seu lado durante 10 anos, serão, no mínimo 10 anos de festa e uma fase de despedida e quando essa acontece, você já não é mais a mesma pessoa, pois, com certeza seus valores, sua sensibilidade se aperfeiçoaram.
Amar um animal é aprender a amar o universo e a si- mesmo. Foi isso que John Grogan conseguiu mostrar na sua obra e eis aí o segredo de tanto sucesso e de vendas tão bem sucedidas. Só quem tem um Amarildo sabe do que estou falando!