Rio-pardenses disputam São Silvestre


A São Silvestre, a mais aguardada e importante corrida de rua do Brasil tem seu brilho não só pelas passadas largas e constantes dos atletas africanos, mas também pelos centenas e centenas de amadores, amantes do esporte, que fazem deste evento uma verdadeira festa.
Na última edição da prova, realizada na tarde do dia 31 de dezembro, na cidade de São Paulo, dois rio-pardenses estiveram entre os 21 mil inscritos e ajudaram a fazer a festa do atletismo brasileiro.
José Roberto Lopes, 54 anos, e Luiz Fernando Pereira de Jesus, 42, da equipe Loucos por Corrida percorreram os 15Km de percurso em menos de uma hora e meia. José Roberto terminou a prova em 237ª com o tempo de 01:17:28 e Luiz Fernando em 997ª com o tempo de 01:27:40.
Os outros dois membros da equipe, Luiz Carlos de Oliveira e Alexandre Magno, não puderam participar da competição por motivos pessoais.
Com a 85ª edição da São Silvestre, a equipe encerrou o ano de 2009.

Só deu Quênia
Na elite, a decepção do ano passado se repetiu: pelo segundo ano consecutivo, o Brasil sequer chegou ao pódio da corrida. Com grande facilidade, os corredores quenianos faturaram as três primeiras colocações.
Campeão em 2008, Kipsang se desgarrou dos demais competidores e venceu com 44min40s, dois segundos melhor que no ano passado. Ele é o primeiro atleta a conquistar dois títulos consecutivos desde o pentacampeão Paul Tergat, que venceu três vezes na seqüência em 1998, 1999 e 2000. A segunda colocação ficou com o atual campeão da maratona de São Paulo, Elias Chelimo, que foi seguido por Robert Cheruyot, tricampeão da São Silvestre. Em quarto e quinto, dois colombianos: Diego Colorado e William Naranjo. O melhor brasileiro foi Clodoaldo Gomes da Silva, em oitavo - em 2008, Raimundo Nonato havia sido o melhor atleta verde-amarelo, em sétimo.
Entre as mulheres, a vitória também ficou com o Quênia, através de Pasalia Chepkorir, que completou oupercurso em 52min30s. Ela deixou para trás nada menos que seis ex-campeãs da São Silvestre, inclusive gente do porte da bicampeã olímpica Derartu Tulu. A segunda posição da prova feminina ficou com a sérvia Olivera Jevtic. Em terceiro, apareceu a brasileira Marily dos Santos, seguida pelas compatriotas Maria Zeferina Baldaia e Cruz Nonata da Silva.

Nenhum comentário: