CUBA

Fidel Castro renuncia



O líder cubano Fidel Castro, de 81 anos, anunciou nesta terça-feira, dia 19, que não voltará a governar o país, lançando dúvidas sobre o futuro do regime que se prepara para escolher um sucessor dentro de apenas uma semana.
Em uma mensagem publicada pelo jornal oficial do Partido Comunista Cubano, o Granma, Fidel disse que não aceitará o cargo de Presidente do Conselho de Estado, para o qual vinha sendo eleito e ratificado desde 1976.
"Trairia minha consciência ocupar uma responsabilidade que requer mobilidade e entrega total que não estou em condições físicas de oferecer. Digo-o sem dramatismo", escreveu Fidel, afastado do cargo há um ano e meio para tratamento de saúde.
"A meus queridos compatriotas, que me deram a imensa honra de me eleger recentemente como membro do Parlamento, em cujo seio devem ser adotados acordos importantes para nossa Revolução, comunico que não aspirarei e nem aceitarei - repito - não aspirarei e nem aceitarei o cargo de Presidente do Conselho de Estado e Comandante-chefe."
"Não me despeço de vocês, desejo apenas combater como soldado das idéias".
Fidel disse que continuará escrevendo no Granma, mas sua coluna "Reflexões do comandante-chefe" passará a se chamar "Reflexões do companheiro Fidel".
A nova Assembléia Nacional foi eleita no final de janeiro, e deve escolher no próximo dia 24 o novo Conselho de Estado e o Presidente do país.


Mensagem de uma estudante que está em Cuba cursando medicina

Hoje o dia aqui em Cuba amanheceu nublado, chuvoso, propício com a data.
Hoje, dia 19 de fevereiro de 2008, Fidel Castro Ruz, propulsor do socialismo em Cuba e na América Latina: renuncia seu cargo. Uma notícia muito complicada para nós brasileiros, e um tanto como avalassadora para os cubanos. Nós porque estamos em um projeto fundado, comandado por Fidel;
e para os cubanos... fica as reticências; alívio ou desespero. Nem nós que
estamos aqui temos uma real idéia sobre.

"Cuba despierta hoy con la lluvia…
El cielo llora la pérdida o mejor la ausencia de nuestro comandante
Fidel sale pero la lucha sigue, hasta siempre."

"Cuba acorda com a chuva…
O céu chora a perda, ou melhor, a ausencia do nosso comandante
Fidel sai, mas a luta segue, até sempre".

Esse é o sentimento de Cuba hoje!!!

Nenhum comentário: