EDUCAÇÃO

Alunos ficam sem transporte no Vila Verde


Na segunda e na terça-feira desta semana, alguns alunos do Vila Verde deixaram de assistir aulas por falta de transporte escolar.
Indignadas, algumas mães reclamaram no setor de transporte da Secretaria de Educação e também ao jornal da Silva sobre a atual situação. “As crianças ficaram esperando o ônibus e ele não passou, ninguém avisou nada”, disse uma mãe de aluno ao jornal.
Os alunos são de 5ª a 8ª séries do Ensino Básico que estão matriculados na escola “Dr. João Gabriel Ribeiro”, na Vila Pereira.
Segundo informações do chefe do transporte, Valdomiro Pereira Dutra, os ônibus que passam pelo Vila Verde e adjacências levam alunos para três escolas: “Euclides da Cunha” e “Dr. Cândido Rodrigues”, no centro, e “Stela Couvert Ribeiro”, no bairro Santo Antônio.
Valdomiro disse que todas as escolas haviam sido comunicadas sobre o trajeto do ônibus e os locais que eles percorreriam. “Agora, eu não sei se não avisaram as mães desses alunos no momento da matrícula que não haveria transporte”, disse.
Mas Valdomiro garantiu que o problema seria solucionado ainda esta semana. Disse que o diretor da João Gabriel estaria realizando um levantamento do número de alunos que estava reivindicando o transporte. Informou que a primeira medida, após esse levantamento, será de encontrar uma vaga para essas crianças no Euclides, Cândido ou Stela. “Somente se isso não for possível que a prefeitura irá disponibilizar um veículo para se deslocar até a Vila Pereira”, informou.
No entanto, disse que não pode impedir que os pais deixem seus filhos estudando na João Gabriel Ribeiro, só que a prefeitura “não se responsabilizará pelo transporte”.

Outras medidas
A principal alteração no sistema de educação este ano no município será em relação ao transporte escolar. Conforme explica a secretária de Educação, a Prefeitura adotou medidas legais visando à redução de custos com o serviço.
A primeira medida, implementada ainda no ano passado foi a adoção de carterinhas para regular a freqüência de alunos que utilizam o serviço. Agora, a Prefeitura determinou, com base na legislação, que o transporte será oferecido somente para alunos que residem a pelo menos dois quilômetros de distância da sua unidade escolar.
“A lei já determina que o município deva oferecer transporte para os alunos da zona rural e isto a Prefeitura está mantendo. Mas na área urbana, somente terão direito ao transporte quem residir mais de dois quilômetros distante da escola e o objetivo dessas medidas são racionalizar o serviço e conseqüentemente reduzir os custos que são bastante significativos”, completou a secretária.
Para aliviar ainda mais os custos com a contratação de veículos, a Prefeitura utilizará dois microônibus e um ônibus próprios, nos serviços de transporte de alunos.
Mensalmente, fica em torno de 200 mil reais os gastos com o transporte escolar de alunos da zona urbana e zona rural.

Nenhum comentário: