MERCADO CULTURAL

3ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José



Começou na sexta-feira, 14, e vai até domingo, dia 16, a 3ª Exposição Nacional de Orquídeas de São José do Rio Pardo. A Exposição está inserida na programação de aniversário da cidade – dia 19 de março – e está instalada no espaço do antigo Mercado Municipal, na praça Barão do Rio Branco.
O evento é realizado pela Associação dos Orquidófilos da cidade e acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de março com a participação de 250 orquidófilos e mais de mil espécies de orquídeas expostas.
Segundo o orquidófilo e membro da associação rio-pardense, José Oswaldo Noronha Grassi, no ano passado a exposição recebeu pouco mais de 7 mil visitantes oriundas de diversas cidades de todas as regiões do Brasil, o que coloca o evento entre os mais prestigiados do país. Ele informou também que, em pesquisa realizada durante o evento, constatou-se que a maioria dos visitantes são pessoas de baixa renda à procura de lazer.
Este ano virão expositores de 17 cidades do Estado de São Paulo e de outras seis de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro. Com a cultura das plantas geneticamente modificadas, maravilhosas novas cores de orquídeas vêm sendo apresentadas em cada nova edição do evento.
Esses grupos participam de eventos em todas as partes do Brasil. José Oswaldo, que mantém oito orquidários com mais de 20 mil plantas — muitas delas exóticas, vindas da Amazônia, dos Andes, Índia e Filipinas, por exemplo —, ganhou vários prêmios em exposições pontuadas. Na 3ª Exposição Nacional de Orquídeas de Araraquara o orquidófilo teve duas de suas plantas premiadas; foi um 1º lugar em Botânica e um 2º lugar em Espécie, ficando na segunda colocação geral entre 198 expositores de todo o Brasil. Uma de suas orquídeas mais exóticas é a Baunilha, que floresce uma só vez no ano e se mantém aberta por apenas um dia.
O evento dé coordenado pela Caob (Coordenadorias das Associações de Orquidófilos do Brasil) e tem o apoio do Banco do Brasil S/A, Savisa/Santa Casa, Associação dos Amigos da Praça Barão do Rio Branco e Secretaria Municipal de Turismo.
A abertura da Exposição ocorreu às 20h00 de ontem e a visitação se estendeu até às 22h. Hoje, sábado, dia 15, a visitação estará aberta ao público das 8h às 22h. E amanhã, 16, último dia, a exposição estará aberta ao público das 8h às 18h. A entrada é franca.

Nenhum comentário: