Plebiscito pergunta: A Vale do Rio Doce deve ser pública ou particular?

-
Até 7 de setembro, ocorre o plebiscito popular para decidir sobre a volta da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) para o patrimônio público. A consulta é organizada por várias entidades da sociedade civil como Marcha Mundial de Mulheres, Conlutas, Pastoral Operária, Rede de Estudantes Populares de Direito, Sindicato dos Petroleiros de SP, Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário, Associação e Educação Católica e Conselho das Associações de Moradores de SP.

A Vale, como é mais conhecida, era uma empresa controlada pelo Estado até 1997, quando foi privatizada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Desde essa época, o leilão de venda da empresa é contestado na Justiça.

Uma das razões da briga judicial, e também do plebiscito, é o fato da Vale ter sido vendida pelo valor de R$ 3,3 bilhões, sendo que o seu patrimônio era avaliado em R$ 92 bilhões. O plebiscito é uma forma de consultar a população sobre um tema de importância nacional. No caso da venda da Vale, a consulta traz quatro perguntas:

1) EM 1997, A COMPANHIA VALE DO RIO DOCE - PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO PELO POVO BRASILEIRO - FOI FRAUDULENTAMENTE PRIVATIZADA, AÇÃO QUE O GOVERNO E O PODER JUDICIÁRIO PODEM ANULAR. A VALE DEVE CONTINUAR NAS MÃOS DO CAPITAL PRIVADO?

2. O GOVERNO DEVE CONTINUAR PRIORIZANDO O PAGAMENTO DOS JUROS DA DÍVIDA EXTERNA E INTERNA, EM VEZ DE INVESTIR NA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO DO POVO BRASILEIRO?

3. VOCÊ CONCORDA QUE A ENERGIA ELÉTRICA CONTINUE SENDO EXPLORADA PELO CAPITAL PRIVADO, COM O POVO PAGANDO ATÉ 8 VEZES MAIS QUE AS GRANDES EMPRESAS?

4. VOCÊ CONCORDA COM UMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA QUE RETIRE DIREITOS DOS TRABALHADORES/AS?


Só no Estado de São Paulo, mais de 400 cidades participam do plebiscito e colocaram urnas para votação em locais de grande circulação de pessoas. Se o resultado da sondagem apontar que a Vale deve voltar a ser pública, os organizadores do plebiscito podem usar os números para pressionar o governo federal a desfazer a venda da empresa.

A potência da Vale é comparada à força da Petrobrás, ainda estatal. A Vale é a maior produtora de minério de ferro do mundo, com jazidas suficientes para 400 anos. Possui ainda duas ferrovias, nove portos, empresas de alumínio, papel e celulose espalhadas por 140 cidades, 10 estados e 11 países.

Os resultados da votação devem ser divulgados nos próximos dias. Na Internet, a página http://www.avaleenossa.org.br/, traz outros detalhes sobre o assunto. Na próxima edição, o DA SILVA traz mais notícias sobre o plebiscito.
Texto: André Merli

Nenhum comentário: