CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA SAÚDE

-


Mais de 200 pessoas participam do evento


Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na noite de quarta-feira, 29, à V Conferência Municipal de Saúde. O evento foi realizado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e, na oportunidade, discutiu os desafios e benefícios do sistema de Estratégia da Saúde da Família, o antigo Programa Saúde da Família.
Entre os muitos participantes da Conferência estiveram: o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Alberto de Souza e a diretora municipal de Saúde Heloísa Helena Ernesto, os médicos Marcelo Galotti, Hamilton Torres (diretor do Centro de Saúde), a secretária municipal de Promoção Social, Rosângela Tinti Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Antonio Carriero, além dos vereadores Lucia Libânio, Márcio Calegari e Marco Gumieri Valério. Da Divisão Regional de Saúde de São João da Boa Vista (DRS XIV) participaram as profissionais Dânia Marcondes Fonseca e Élide Isabel de Pauli Rocha de Moraes. Em viagem, o prefeito João Santurbano não pode comparecer ao evento.
Além de outros profissionais do setor de Saúde do município, dos conselheiros que integram o Conselho Municipal de Saúde e pessoas da comunidade, também fizeram parte da Conferência estudantes do curso técnico de enfermagem da Fundação Educacional e estudantes do curso de enfermagem da Unip.
A discussão principal do evento girou em torno dos trabalhos do PSF. “O objetivo das discussões é fazer a população entender a importância do PSF”, comentou Heloisa Helena, segundo a qual, o sistema aumenta o vínculo entre os profissionais de saúde e os usuários. “Da forma como se fazia antigamente, com o médico indo à residência das famílias, conhecendo os seus pacientes”, completou. E, conforme considerou o médico Marcelo Galotti, “a importância do PSF está na prevenção da doença”.
São José do Rio Pardo tem cinco núcleos do programa. Cada unidade do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) – novo nome do PSF – conta com 1 médico, 1 enfermeira, 1 dentista, 1 técnico em enfermagem e 6 agentes de saúde. Os recursos para pagamento dos profissionais das unidades são repassados pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura entra com a parte de manutenção e equipamentos.
“Existe intenção de implantar mais duas unidades, para atender a população da região do Buenos Aires, Vila Verde”, disse Heloisa, explicando que o projeto ainda não foi viabilizado porque os recursos orçamentários são insuficientes.
Após apresentadas algumas das atividades realizadas pela unidade do bairro Carlos Cassucci, a V Conferência Municipal de Saúde mobilizou profissionais da área e membros do Conselho Municipal de Saúde para a discussão das diretrizes para o melhor funcionamento dos ESF.

Texto: G. Ishikawa - Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nenhum comentário: