Medula Óssea: doação será realizada no dia 9 no Rotary


Os vereadores Lúcia Libânio e José Antônio Tobias durante o lançamento da campanha na Câmara de São José do Rio Pardo

Na última quarta-feira, 30, na Câmara de São José do Rio Pardo, foi dado início à primeira Campanha de Doação de Medula Óssea no município. A iniciativa é da Ordem Demolay, Bethel - Filhas de Jó, Interact e Câmara Jovem com apoio dos parlamentares do município.
Durante a reunião, coordenada pelos vereadores Ana Lúcia Libânia e José Antônio Tobias, foi definido que até a próxima sexta-feira, 9, quando ocorrerá efetivamente a campanha, os membros dos quatros grupos, em sintonia, dariam início a maciça divulgação nas escolas e faculdades. Foi informado também que vários condutores de carros de som estariam doando, por dia, durante dez dias, uma hora de trabalho na divulgação do evento. A rádio Maria e a Mixagem WebRádio também estão empenhados na divulgação.
A prefeitura também está apoiando a Campanha. “Ficamos honrados em participar dessa campanha tão nobre. Temos a certeza que muitas pessoas irão se cadastrar para ser um doador de medula e, com isso, salvar inúmeras vidas”, destacou o prefeito João Luís Cunha. De acordo com a guardiã do Bethel - Filhas de Jó, Geane Fátima Alcântara Ribeiro, “o objetivo da campanha é conseguir o maior número de doadores possível e conscientizar a população que, por meio de um simples gesto, muitas vidas poderão ser salvas”.

Doações
No dia 9, a Campanha será realizada no Rotary Club, das 7h30 às 12h (doação de sangue) e das 7h30 às 16h (doação de medula óssea). Cerca de 21 pessoas da Unicamp virão à São José para a realização dos cadastros dos doadores rio-pardenses. A Secretaria Municipal da Saúde também cederá nove profissionais para auxiliar na Campanha. Conforme instruções do Hemocentro, os doadores devem ter idade entre 18 e 55 anos e não ter doença infecciosa ou incapacitante. O processo consiste na coleta de 10 ml de sangue que será submetido a um exame para a identificação das características genéticas e incluído no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME). Caso houver compatibilidade com o paciente que necessita do transplante, o voluntário será comunicado e passará pelo procedimento de doação de medula óssea, um tecido líquido, popularmente conhecido como tutano, que ocupa o interior dos ossos. A medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 dias.

Nenhum comentário: