O Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, estará em São José do Rio Pardo na próxima segunda-feira, 5, participando das atividades da 97ª Semana Euclidiana – ano do centenário do escritor Euclides da Cunha.
O evento deste ano começa neste sábado, 3, e segue até o dia 11, ele homenageará a euclidiana e ex-diretora da Casa de Cultura Euclides da Cunha Helena Sakae Osakabe e o professor Ivo Vannuchi, que durante muitos anos foi palestrante do Ciclo de Estudos Euclidianos.
Na segunda, às 15h, Vannuchi fará palestra oficial de abertura do Ciclo de Estudos Euclidianos. Em seguida, ele participará da cerimônia de descerramento da foto do Professor Laércio Barbosa, na Casa de Cultura e Cidadania, no Vila Verde, patrono da Casa. O evento está marcado para as 17h30, terá ainda uma apresentação dos alunos da Casa ao Ministro. Paulo Vannuchi é mestre em ciência política pela Universidade de São Paulo e ex-diretor do Instituto Cidadania. Foi preso político durante o regime militar e atua no PT desde a fundação, em 1980.
Em seis meses de atividades, a Casa de Cultura e Cidadania “Prof. Laércio Barbosa” já atende cerca de 800 crianças e adolescentes, entre seis e dezessete anos. A Casa, que foi inaugurada em novembro do ano passado, é um projeto social executado pela H. Melillo, patrocinado pela AES Tietê e conta com a parceria da Prefeitura de São José do Rio Pardo, a qual cedeu o espaço físico para o projeto. A atual administração já executou um prédio (segundo módulo) e executará o segundo (terceiro módulo) até dezembro, o que dobrará o número de crianças e adolescentes atendidos, sendo 1.600 pessoas em 2010. O prefeito João Luís Cunha destacou que a atual administração recebeu o projeto da Casa de Cultura sem funcionamento, porém, este já está funcionando desde março. “Além de colocar para funcionar, também aperfeiçoamos com carinho este Projeto em razão de seu grande alcance social. Estamos empenhados no sucesso de tudo o que é bom para o povo rio-pardense, independentemente de onde vem ou criou o projeto”, ressaltou o prefeito. As aulas na Casa começaram em março deste ano. De acordo com a diretora, Nicole de Oliveira, a Casa oferece sete linguagens (circo, dança, música, artes visuais, artes digitais, área livre, sala de projeto) e uma modalidade esportiva (ginástica artística). Cada criança ou adolescente pode escolher duas destas linguagens. As atividades acontecem duas vezes por semana. Cada aula tem a duração de uma hora e meia, com 30 minutos de intervalo. O Projeto funciona de segunda à sexta-feira. Os alunos participam das atividades no período oposto ao período de aula. Também são oferecidos dois lanches, reforçados, um na entrada e outro no intervalo das aulas.
“O nosso objetivo é a transformação social. Aqui eles aprendem a conviver em sociedade, além de noções de preservação ao meio ambiente, como o uso consciente da água e energia elétrica, reciclagem do lixo, etc. Nós já sentimos os resultados dos nossos trabalhos. Percebemos uma grande melhora no comportamento dos alunos, inclusive sentidas pelos próprios professores das atividades e também pelos pais que afirmaram que os filhos tiveram uma mudança positiva no comportamento familiar. A intenção do projeto é exatamente essa: ensinar o comportamento cidadão como forma de relacionamento pacífico, o que acaba refletindo positivamente em todos os lugares que essas crianças e adolescentes estão”, explicou a Diretora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário