Diretor da FEUC fala sobre a construção do campus em programa de rádio


O diretor da FEUC, professor Marcos De Martini, durante 
a gravação do programa “Em Dia com a Prefeitura”
São José e de toda região passaram pela FEUC. “Ela está há 47 anos formando professores, coordenadores, diretores e supervisores de ensino. Essa contribuição direta com o setor educacional tem feito com que as escolas públicas e particulares tenham um bom desempenho. Temos escolas municipais participando de programas de grande impacto nacional e escolas estaduais e particulares apresentando resultados positivos.”
Para ele, uma cidade que possui uma faculdade de qualidade se diferencia das outras, pois ela representa o clímax do processo educacional. Tudo começa na base, com as creches, com a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Já o ensino superior significa a concretização de um processo educativo completo. “E São José pode se orgulhar disso, pois possui uma faculdade comprometida com a educação e formação da população de nosso País”.
De Martini explicou que aos poucos os problemas da instituição estão sendo superados. Falou que em algum momento da história da Faculdade a direção ficou focada em problemas caseiros, deixando em segundo plano os outros, maiores, que foram surgindo. “Por isso, desde 2009 optamos pela busca de apoio para que a nossa cidade, nossa região, continue tendo uma faculdade de qualidade.”
Ele mencionou o importante trabalho iniciado pelos seus antecessores, Isabela Custódio Talora Bozzini e Ary Menardi Junior que deram início a este processo. “No caso da Isabela, mesmo não estando mais na Faculdade, ela tem se colocado a disposição e nos auxiliado. Ela e o professor Ary, atual vice-diretor, contribuíram e estão contribuindo muito para este momento favorável e importante para a FEUC”.

Festa na FEUC
Para comemorar a conquista, no dia 6 de outubro, no Salão Nobre da FEUC, será realizado o lançamento da licitação para a construção do campus. Na ocasião estarão presentes o prefeito, João Luís Cunha e os técnicos da secretaria de Planejamento Obras e Serviços. “O evento foi a forma que encontramos para compartilhar com os alunos e com todo corpo docente está conquista, que é de todos”.
Mas os trabalhos não param. A direção da Faculdade, já está em negociação com o Instituto Federal de São Paulo para estabelecer parcerias a fim de se criar cursos à distância ou talvez até uma encampação. “Há um sonho de se tornar a Faculdade em uma Instituição Federal. As conversas com a direção do Instituto Federal têm sido positivas. Temos contado com apoio do deputado Paulo Teixeira, para tentar trazer uma instituição pública para nossa cidade transformando a FEUC em um instituto Federal ou até uma extensão de uma universidade Federal.”

Os cursos
A partir de outubro a FEUC dará início a divulgação do processo seletivo de 2012. A instituição oferece cursos de licenciatura de Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia, História, Letras (com Habilitação em Português, Inglês ou Espanhol), Artes e Geografia. “Oferecemos cursos de qualidade com preços acessíveis, além disso, temos descontos especiais que favorecem os alunos que pagam suas mensalidades em dia. Possuímos uma grande quantidade de especialistas, mestres e doutores, o que garante o ensino de qualidade aos nossos alunos”.
Em relação as possibilidades de emprego na área de licenciatura, De Martini disse que são muito boas. “Nos últimos anos, muitos jovens deixaram de optar pela carreira de professor e passaram a buscar outras alternativas, o que fez com que hoje se tenha um grande número de vagas, tanto na rede municipal e estadual, quanto na rede privada. O que de certa forma aumenta a garantia de emprego para quem hoje está se formando”.
No entanto, para dar outras opções para quem queira estudar na FEUC, a direção decidiu buscar novos cursos. “Já entramos com pedido no Conselho Estadual de Educação para a implantação de Engenharia de Produção, bacharelado em Administração e dois cursos de tecnólogos, com duração de dois anos. São cursos rápidos, mas com diploma de nível superior”.
Marcos De Martini finalizou dizendo que é uma alegria ver os alunos concluindo os cursos e já começando a lecionar, outros optam pelo mestrado. “As chances no mercado de trabalho são grandes. O nível de empregabilidade é alto para um profissional de qualidade. Está faltando professores na rede, profissionais bem formados. Já temos alunos no terceiro ano dando aula, isso traz um amparo financeiro razoável para quem ainda está estudando. E, uma vez formado, a possibilidade de emprego é ainda maior”.

Nenhum comentário: